Sei sulla pagina 1di 10

Teste de Avaliao PSICOLOGIA PASTORAL DA FATTEFAMI

Question1 Notas: 1

0 pastor, sem levar em conta o seu treinamento, no tem o privilgio de escolher se ir ou no aconselhar o seu povo. Eles inevitavelmente levam-lhe os seus problemas, a fim de obter orientao e cuidado. No possvel evitar tal coisa caso permanea no ministrio pastoral. A sua escolha no feita entre aconselhar ou no aconselhar, mas entre aconselhar de maneira disciplinada e hbil ou aconselhar de modo indisciplinado e inbil.
Resposta: Verdadeiro Falso

A fim de ajudar as pessoas, o aconselhamento busca estimular o desenvolvimento da personalidade: Ajudar os indivduos a enfrentarem mais eficazmente os problemas da vida, os conflitos ntimos e as emoes prejudiciais; Prover encorajamento e orientao para aqueles que tenham perdido algum querido ou estejam sofrendo uma decepo; e, Para assistir s pessoas cujo padro de vida lhes cause frustrao e infelicidade.
Resposta: Verdadeiro Falso

Jesus certamente o melhor exemplo que possumos de um "maravilhoso conselheiro cuja personalidade, conhecimento e habilidade capacitaram-no eficazmente para assistir as pessoas que precisavam de ajuda.
Resposta: Verdadeiro Falso

Jesus dedicou-se a servir seu Pai celestial e seus semelhantes (nessa ordem), preparou-se para sua obra mediante perodos freqentes de orao e meditao, conhecia profundamente as Escrituras, e buscou ajudar as pessoas necessitadas a se voltarem para ele, onde podiam encontrar paz, esperana e segurana. Jesus servia muitas vezes as pessoas atravs de sermes, mas tambm combateu os cticos, desafiou os indivduos, curou os doentes, falou com os necessitados, encorajou os desanimados e deu exemplo de um estilo de vida santo.
Resposta: Verdadeiro Falso

De acordo com a Bblia, os cristos devem ensinar tudo o que Cristo nos ordenou e ensinou. Isto inclui certamente doutrinas a respeito de Deus, autoridade, salvao, crescimento espiritual, orao, a igreja, o futuro, anjos,

demnios e a natureza humana. Todavia, Jesus tambm ensinou sobre o casamento, interao entre pais e filhos, obedincia, relao entre raas, e liberdade tanto para homens como para mulheres. Ele ensinou igualmente sobre assuntos pessoais como sexo, ansiedade, medo, solido, dvida, orgulho, pecado e desnimo.
Resposta: Verdadeiro Falso

Ensinar tudo o que Cristo ensinou, portanto, inclui instruo na doutrina, mas abrange tambm ajudar as pessoas a se entenderem melhor com Deus, com o prximo e consigo mesmas. Essas so questes que se referem a todos praticamente. Alguns aprendem atravs de palestras, sermes ou livros; outros pelo estudo pessoal da Bblia ou discusses; outros ainda aprendem atravs de aconselhamento formal ou informal; e talvez a maioria de ns tenha aprendido mediante uma combinao dos elementos acima.
Resposta: Verdadeiro Falso

Aps a morte, ressurreio e asceno de Jesus, a igreja continuou seu ministrio de ensino, evangelizao, servio e aconselhamento. Essas atividades no foram vistas como responsabilidade especial de lderes eclesisticos do tipo "super-star"; mas sim por crentes comuns trabalhando, compartilhando e cuidando uns dos outros e dos incrdulos fora do corpo. Se lermos o livro de Atos e as Epstolas, torna-se aparente que igreja no era apenas uma comunidade de evangelizao, ensino, discipulado, mas tambm uma comunidade teraputica.
Resposta: Verdadeiro Falso

Em anos recentes, profissionais de sade mental passaram a apreciar o valor de grupos teraputicos em que os membros se ajudam uns aos outros provendo apoio, desafio, orientao e encorajamento que no seria possvel de outra forma. Como natural, tais grupos podem ser prejudiciais, especialmente quando se transformam em encontros no-controlados que buscam criticar e embaraar os participantes em lugar de desafi-los franqueza ou ao eficaz. Quando conduzidas por um lder sensvel as sesses em grupo podem ser, porm, experincias teraputicas grandemente eficazes para todos os envolvidos.
Resposta: Verdadeiro Falso

Como um campo de estudo, a psicologia cientfica tem cerca de 100 anos de idade. Durante o sculo passado, Deus permitiu que os psiclogos desenvolvessem instrumentos de pesquisa para o estudo do comportamento humano e publicaes profissionais para apresentarem suas descobertas. Centenas de

milhares de pessoas buscaram ajuda e os conselheiros profissionais aprenderam o que faz as pessoas reagirem e como podem mudar. Nosso conhecimento est longe de ser completo e perfeito, mas a pesquisa psicolgica cuidadosa e a anlise de dados levaram a um vasto reservatrio de concluses sabidamente teis aos aconselhados e a quem quer que se disponha a ajudar eficazmente as pessoas. At mesmo os que querem por de lado o campo da psicologia, usam freqentemente termos psicolgicos em seus escritos e tcnicas de origem psicolgica em seu aconselhamento.
Resposta: Verdadeiro Falso

Limitamos nossa eficcia no aconselhamento quando assumimos que as descobertas da psicologia nada tm a contribuir para a compreenso e soluo dos problemas. Comprometemos nossa integridade quando rejeitamos abertamente a psicologia, mas a seguir introduzimos clandestinamente os seus conceitos em nosso aconselhamento algumas vezes ingenuamente e sem sequer perceber o que estamos fazendo.
Resposta: Verdadeiro Falso

A Bblia no um livro de receitas infalveis, destinado a produzir conselheiros geniais. Os seres humanos so demasiadamente complexos para poderem ser sempre mudados, mesmo mediante a interveno dos mais hbeis conselheiros. Todos os que aconselham tm os seus insucessos, algumas vezes devido sua prpria inaptido ou erro, outras, e com mais freqncia, porque o aconselhado no pode ou no quer modificar-se. Mas as melhoras so mais provveis quando o conselheiro tem algum conhecimento dos problemas e de como intervir.
Resposta: Verdadeiro Falso

Existem conselheiros bem sucedidos, cujo aconselhamento grandemente eficaz. Essas pessoas so caracterizadas por uma personalidade que irradia compreenso, sinceridade e aptido para confrontar de maneira construtiva. Esses conselheiros so tambm hbeis na aplicao de tcnicas que estimulam os aconselhados a se dirigirem para alvos teraputicos especficos. Iniciaremos este captulo com uma considerao desses alvos de aconselhamento, discutindo as qualificaes de um ajudador eficaz, resumindo algumas tcnicas bsicas de aconselhamento, dando

uma breve viso geral do processo de aconselhamento e concluindo com um exame das tarefas para casa ligadas ao processo em questo.
Resposta: Verdadeiro Falso

Quais so alguns dos alvos que devem ser alcanados no aconselhamento: 1. Auto-compreenso 2. Comunicao 3. Aprendizado e Modificao de Comportamento 4. Auto-realizao 5. Apoio
Resposta: Verdadeiro Falso

O conselheiro sincero "real" uma pessoa aberta, franca, que evita o fingimento ou uma atitude de superioridade. A sinceridade implica em espontaneidade e honestidade sem confrontao impiedosa. Isto significa que o ajudador profundamente ele ou ela mesmo no sendo do tipo que pensa ou sente uma coisa e diz algo diferente.
Resposta: Verdadeiro Falso

H vrios anos atrs um famoso psiquiatra infantil escreveu um livro com o ttulo O Amor No Suficiente (Love Is Not Enough) e discutiu a importncia da disciplina, da estrutura e outras influncias teraputicas. O ajudador cristo eficiente mostra amor. Isto bsico, fundamental. Mas ele ou ela tambm busca desenvolver qualificaes teraputicas e tenta tornar-se perito no conhecimento e uso das tcnicas fundamentais de aconselhamento.
Resposta: Verdadeiro Falso

De modo diferente das discusses casuais entre amigos, a relao de ajuda, pelo menos para os profissionais, caracterizada por um propsito claro ajudar o aconselhado. As necessidades do ajudador so, na maior parte, satisfeitas em outra situao e ele no depende do aconselhado para receber amor, para afirmar-se ou ser ajudado.
Resposta: Verdadeiro Falso

O conselheiro deve ser amvel, bondoso, fortemente motivado compreenso. Ele deve estar sempre vigilante quanto a algumas dasdistraes ntimas que nos impedem de oferecer ateno integral: fadiga, impacincia, preocupao com outros assuntos, devaneios e inquietao. A ajuda s pessoas naturalmente difcil, sendo uma tarefa exigente que envolve sensibilidade, expresses genunas de cuidado e estar sempre vigilante para atender a outrem tanto fsica como psicologicamente.
Resposta: Verdadeiro Falso

O Aconselhamento no um processo tipo passo-a-passo, como assar um bolo, mudar um pneu, ou mesmo preparar um sermo. Cada aconselhado nico com problemas, atitudes, valores, expectativas e experincias peculiares. O conselheiro (cujos problemas, atitudes, valores, expectativas e experincias pessoais so tambm parte das situaes de aconselhamento) deve abordar cada indivduo de modo um pouco diferente e descobrir que o curso do aconselhamento ir variar de pessoa a pessoa.
Resposta: Verdadeiro Falso

O aconselhamento, como natural, pode ser um trabalho muito gratificante, mas no leva tempo para descobrirmos que se trata de uma tarefa rdua, emocionalmente exaustiva. Ele envolve concentrao intensa e algumas vezes nos faz sofrer, ao vermos tantas pessoas infelizes. Quando esses indivduos no conseguem melhoras, como acontece com freqncia, fcil culpar-nos, tentar dar mais ainda de ns mesmos e ficar imaginando o que aconteceu de errado.
Resposta: Verdadeiro Falso

Em Romanos 12.8 lemos a respeito do dom da exortao (paraklesis), uma palavra cujo significado "andar ao lado para ajudar" e implica em atividades tais como advertir, apoiar e encorajar outros. Ele mencionado entre os dons espirituais possudos por algumas pessoas, mas no todas. Os que possuem este dom e o desenvolvem, vero resultados positivos em seu aconselhamento, medida que as pessoas so ajudadas e a igreja edificada.
Resposta: Verdadeiro Falso

H ocasies em que os aconselhados precisam enfrentar o pecado ou comportamento incomum em sua vida, mas isto no o mesmo que pregar e condenar na clnica de aconselhamento. Quando os aconselhados se sentem atacados eles ou se defendem (freqentemente com irritao) com uma atitude de indiferena resignada, ou ainda aceitam as palavras do conselheiro temporariamente e sob protesto. Nenhum desses tipos de reao contribui para o

amadurecimento do aconselhado e todos so uma resposta a uma tcnica de aconselhamento que geralmente reflete a ansiedade, incerteza e necessidade do prprio conselheiro. Jesus descrito como algum que "tomou sobre si as nossas enfermidades". Ele jamais fez vista grossa para o pecado, mas compreendia os pecadores e sempre manifestou bondade e respeito por aqueles que, como a mulher junto ao poo, estavam dispostos a aprender, arrepender-se e mudar seu comportamento.
Resposta: Verdadeiro Falso

O aconselhamento seria mais fcil se pudssemos supor que todo aconselhado quer ajuda, e ir cooperar plenamente no aconselhamento. Mas, infelizmente, isto nem sempre acontece. Alguns aconselhados tm o desejo consciente ou inconsciente de manipular, frustrar, ou no colaborar. Esta uma descoberta difcil para o conselheiro que deseja ser bem sucedido e cujo sucesso depende principalmente da mudana operada no paciente. sempre difcil trabalhar com pessoas assim, principalmente quando no tm esprito de cooperao. Ao decidirmos ajudar, estamos necessariamente aceitando a possibilidade de luta pelo poder, explorao e fracasso.
Resposta: Verdadeiro Falso

Os conselheiros manipulados geralmente tm pouca utilidade. Os indivduos que tentam manipular seu conselheiro quase sempre fizeram da manipulao um modo de vida. Eles agem bem e com sutileza, mas no conseguem viver sem praticar o embuste e a arte de dominar. O conselheiro precisa opor-se a essas tticas, recusar-se a ser movido por elas e ensinar meios mais satisfatrios de relacionar-se com outros.
Resposta: Verdadeiro Falso

As pessoas algumas vezes buscam ajuda por desejarem alvio imediato da dor, mas quando descobrem que o alvio permanente pode exigir tempo, esforo e maior sofrimento ainda, elas resistem ao aconselhamento.
Resposta: Verdadeiro Falso

Sempre que duas pessoas trabalham juntas em direo a um alvo comum, surgem sentimentos de camaradagem e cordialidade entre elas. Quando esses indivduos possuem um estilo de vida similar (ambiente semelhante), e especialmente quando so do sexo oposto, os sentimentos calorosos quase sempre incluem um componente sexual. Esta atrao sexual entre conselheiro e aconselhado foi chamada de "problema ignorado pelos clrigos". Trata-se, porm de um problema que quase todos os conselheiros enfrentam, quer falem ou no sobre ele com outros.
Resposta:

Verdadeiro

Falso

0 aconselhamento freqentemente envolve a discusso de detalhes ntimos que jamais seriam tratados em outro lugar especialmente entre um homem e uma mulher que no so casados um com o outro. Isto pode despertar sexualmente tanto o conselheiro como o aconselhado. 0 potencial para a imoralidade pode ser ainda maior se o aconselhado atraente e/ou tende a mostrar-se sedutor, se o aconselhado indicar que ele ou ela necessita realmente do conselheiro, e/ou se o aconselhamento envolver discusses detalhadas de informaes sobre o despertamento sexual.
Resposta: Verdadeiro Falso

Quando a atrao sexual se faz presente e reconhecida, o conselheiro pode interromper o aconselhamento, transferir o trabalho para outra pessoa, ou at mesmo discutir esses sentimentos com o aconselhado. Antes de qualquer coisa, porm, melhor estabelecer certos limites definidos, prescrevendo claramente a freqncia e durao das sesses de aconselhamento e apegar-se a esses limites.
Resposta: Verdadeiro Falso

O conselheiro cristo respeita cada indivduo como uma pessoa de valor, criada por Deus imagem divina, manchada pela queda da humanidade no pecado, mas amada por Deus e objeto da redeno divina. Cada pessoa possui sentimentos, pensamentos, vontade e liberdade para comportar-se como achar adequado. Como um ajudador de pessoas, o conselheiro busca sinceramente o melhor para o bem-estar do aconselhado e no tenta manipular ou imiscuir-se na vida do mesmo. Como servo de Deus, o conselheiro tem a responsabilidade de viver, agir e aconselhar de acordo com os princpios bblicos. Como empregado, ele tenta cumprir as suas responsabilidades e executar seusdeveres com fidelidade e competncia. Como cidado e membro da sociedade, busca obedecer as autoridades governamentais e contribuir para o bem da cultura.
Resposta: Verdadeiro Falso

Os alunos que se diplomam em aconselhamento com freqncia supem que o trabalho de ajudar pessoas ir prover uma vida inteira de satisfao e realizao vocacional. Algum tempo depois de formados, a maioria dos conselheiros descobre, porm que seu trabalho rduo, que muitos consulentes no melhoram, e que o envolvimento constante com os problemas e misrias de outros psicolgica e fisicamente extenuante.
Resposta:

Verdadeiro

Falso

O conselheiro precisa encontrar equilbrio nas suas atividades, tempo para descansar ou divertir-se, e oportunidade para rir. Caso contrrio, a vida torna-se aborrecida, entrando na rotina e perdendo o brilho. Isto no agradvel para o conselheiro e com certeza no contribui em nada para ajudar eficazmente os aconselhados a enfrentarem as presses da vida.
Resposta: Verdadeiro Falso

medida que avanamos na vida, a maioria de ns tem um comportamento bastante consistente. Como natural, todos experimentamos altos e baixos espirituais e temos s vezes de aplicar um esforo extra para tratar de emergncias ou problemas inesperados, mas ao nos aproximarmos da idade adulta, cada um de ns desenvolve um repertrio de solues de problemas baseado em sua personalidade, treinamento e experincias passadas. Usamos repetidamente essas tcnicas e conseguimos assim enfrentar com sucesso os desafios da vida.
Resposta: Verdadeiro Falso

Uma crise um perigo porque ameaa vencer a pessoa ou pessoas envolvidas. As crises envolvem a perda de algum ou de algo importante, a mudana brusca de nosso papel ou posio, ou o aparecimento de pessoas ou acontecimentos novos ou ameaadores. Em vista desta situao crtica ser to intensa e nica, descobrimos que nossos hbitos costumeiros de tratar da tenso e de resolver problemas no funcionam mais. Isto leva a um perodo de confuso e espanto, geralmente acompanhado de comportamento negativo e distrbios emocionais inclusive ansiedade, ira, desanimo, tristeza ou culpa. Embora este tumulto intelectual, comportamental e emocional geralmente seja de curta durao, ele pode persistir por vrias semanas ou at mais.
Resposta: Verdadeiro Falso

Quando os mdicos falam de uma crise clnica, com freqncia referem-se a esse momento crucial no tempo em que ocorre uma mudana, seja em direo recuperao ou ao declnio e morte. As crises emocionais e espirituais, da mesma forma, so pontos crticos inevitveis na vida. Viver passar por crises. Experimentar

crises enfrentar pontos crticos que traro seja crescimento e maturao, ou declnio e imaturidade contnua. O conselheiro cristo est numa posio vital para influenciar a direo que as solues para a crise vo tomar.
Resposta: Verdadeiro Falso

Grande parte da Bblia trata de crises. Ado, Eva, Caim, No, Abrao, Isaque, Jos, Moiss, Sanso, Jeft, Saul, Davi, Elias, Daniel e vrias outras personagens enfrentaram crises que o Velho Testamento descreve em detalhe. Jesus enfrentou crises (especialmente quando de sua crucificao) e o mesmo aconteceu aos discpulos, Paulo, e muitos dos primeiros crentes. Vrias das Epstolas foram escritas a fim de ajudar os indivduos ou igrejas a enfrentarem crises, e Hebreus II resumiu tanto crises cujo final foi feliz como aquelas que resultaram em tortura, incrvel sofrimento e morte.
Resposta: Verdadeiro Falso

As crises acidentais ou situacionais ocorrem quando surge uma ameaa repentina ou perda inesperada. A morte de um ente querido, uma doena sbita, a descoberta de uma gravidez fora do casamento, distrbios sociais tais como guerra ou depresso econmica, perda da casa ou das economias do indivduo, perda sbita da reputao e posio todas essas so tenses situacionais, muitas das quais podem ser observadas em um homem do Velho Testamento J. Num perodo muito curto de tempo ele perdeu sua famlia, riqueza, sade e posio. Alm disso, seu casamento parece ter estado sob tenso e ele passou por um prolongado perodo de incerteza, ira e tumulto ntimo.
Resposta: Verdadeiro Falso

Ao ajudar as pessoas a enfrentarem as suas crises, as diferenas entre os indivduos precisam ser reconhecidas. As pessoas diferem em sua flexibilidade, maneiras de enfrentar as dificuldades, capacidade para aprender novas tcnicas para a soluo de problemas, fora fsica e psicolgica, assim como nvel de maturidade espiritual e emocional.
Resposta: Verdadeiro Falso

Em todo aconselhamento mais provvel haver melhora quando transmitido ao aconselhado um senso realista de esperana para o futuro. A esperana traz alvio ao sofrimento, baseado numa crena de que as coisas sero melhores no futuro. A esperana nos ajuda a evitar o desespero e liberta a energia para enfrentar a situao de crise.
Resposta: Verdadeiro Falso

O aconselhamento foi dividido, classificamente, em trs reas: teraputica, preventiva e educativa.


Resposta: Verdadeiro Falso

O aconselhamento teraputico envolve a ajuda ao indivduo,

Potrebbero piacerti anche