Sei sulla pagina 1di 1

6

Direito em Ao
Jos Carlos de Arajo Almeida Filho RETROSPECTIVA 2011 ESSA GENTE QUE FAZ!
Diversas foram as pessoas homenageadas, durante o ano, em nossa coluna. Todos, sem exceo, merecem o nosso reconhecimento, pelo trabalho desenvolvido por nossa cidade, pela comunidade jurdica e pela populao, de um modo geral. Representando todos que fizeram parte deste espao, denominado GENTE QUE FAZ, porque so pessoas que merecem o destaque, fica como representante o advogado Joo Ricardo Ayres da Motta. E o seu reconhecimento no apenas nosso, mas de toda uma comunidade. Personalidade Petropolitana de 2011, com votos da OAB, inclusive, Joo Ricardo, um amigo e advogado combatente, fica com o encargo de representar a todos que fizeram pelo Direito. E que com o Direito, fizeram um pouco para que o mundo seja melhor.

No suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas sempre mais digna
Charles Chaplin

O QUE MARCOU 2011 ESSA GENTE QUE FAZ!


Terminamos o ano lamentando a deciso, ainda que seja legtima e sustentada pelo Supremo Tribunal Federal, que retirou poder do CNJ para apurar graves falhas de magistrados envolvidos em processos julgados pela Corregedoria Nacional. A deciso do STF, ainda em fase de liminar, foi em virtude de mandado de segurana impetrado por entidades de classe dos magistrados. Tamanha foi a repercusso, que gerou nota do presidente do STF, Ministro Cesar Peluzo. Tambm de se lamentar que advogados manipulem o Poder Judicirio. s vsperas da virada do ano, o Presidente do TJERJ anunciou que advogados tiveram priso preventiva decretada, em virtude de conluio para grandes indenizaes. Segundo o site do TJERJ, durante a entrevista, o presidente do TJRJ tambm informou os nomes dos dez investigados que tiveram a priso preventiva decretada: Jorge Baptista Rangel Filho (ex-advogado, expulso da OAB), os advogados Anderson da Costa Gadelha, ngela Maria Rios Gomes Soares Brando, Jos Orisvaldo Brito da Silva, Ilza de Souza, Fabio Santos Vidal, Fabiano Silva Rodrigues, Pedro Borba Taboas, Fernanda Kengen Taboas e do estagirio Leonardo Ferraz Cuerci.

Em matria de Direito Processual, 2011 foi um ano profcuo. A Cmara dos Deputados deu uma lio de cidadania, realizando diversas audincias pblicas, para que tenhamos um processo mais justo e eficaz. No devemos esquecer o julgamento, pelo STF, relativamente FICHA LIMPA. A populao esperou um resultado diverso, como a aplicao para as eleies de 2010. Empatado o resultado, com o assento do Ministro Luiz Fuz no STF, decidiu-se no aplicar a lei retroativamente. Com a deciso, alguns candidatos impedidos, acabaram por ser diplomados. O presidente do Conselho Federal da OAB enfrenta problemas. Um site jurdico publicou o seguinte: Um grupo, liderado por Jarbas Vasconcelos, presidente eleito e afastado da OAB do Par, acusa Ophir de corrupo e improbidade. Tambm foram apresentados pedidos de afastamento do vice-presidente Alberto de Paula Machado e da secretria adjunta Marcia Regina Machado Melare. Entre trancos e barrancos, a retrospectiva de 2011 no parece a melhor dos ltimos anos, apesar de termos avanos em vrios setores. Mas, o que pode ser considerado negativo, pode, tambm, ser visto positivamente, porque a imprensa est mais livre e as denncias tm sido investigadas - pelo menos enquanto no se tem uma liminar impedido o andamento! Em Petrpolis, infelizmente, a OAB quase nada conseguiu fazer para os advogados! No Frum, so quase nada as vagas e as multas aos carros parados na Baro do Rio Branco tm sido frequentes. Sim, porque as vagas anunciadas pela OAB so na rua, e, ainda, quase em frente ao hidrante. Pelo menos carro de advogado no pega fogo! Se pegar, d tempo de salvar. Mas com multa! Falando em OAB-Petrpolis, fontes fidedignas afirmam que o atual presidente, apesar de ter anunciado que no mais concorreria OAB, est firme em sua campanha. Sim... est antes do tempo, mas o Defensor Pblico que preside a OAB est desejando manter-se na presidncia. Boa sorte! Mas, ao que consta, tambm por fontes fidedignas, ele concorerr contra mais dois colegas. Esperemos 2012! O Superior Tribunal de Justia no ano de 2011 proferiu diversas decises em favor de consumidores. Sem dvida, o Tribunal, denominado Cidado, contribuiu para uma justia mais prxima do povo. Especialmente contra osbancos. E, realmente, o STJ est atuando. Foram, em 2011, julgados mais de 309 mil processos. O que preciso diminuir a litigiosidade. Mas, ainda tem quem faa propaganda de demandas infundadas e assoberbe VISITE

PLANTO JUDICIAL EM 2011 e 2012


28/12/2011 (quarta-feira) TERESOPOLIS JUIZ ESP CIVEL - RAFAEL RODRIGUES CARNEIRO; 29/12/2011 (quinta-feira) MIGUEL PEREIRA - JUIZO DE DIREITO - LUIS CLAUDIO ROCHA RODRIGUES; 30/12/2011 (sexta-feira) VASSOURAS 1 VARA - VICTOR SILVA DOS PASSOS MIRANDA; 31/12/ 2011 (sbado) ITAIPAVA REG PETROPOLIS 1 VARA CIVEL MARCELO TELLES MACIEL SAMPAIO; 01/01/2012 (domingo) ITAIPAVA REG PETROPOLIS 2 VARA CIVEL - RONALD PIETRE; 02/01/2012 (segunda-feira) ITAIPAVA REG PETROPOLIS JUIZADO ESPECIAL CIVEL - LUIZ SIMOES CARDOSO; 03/01/2012 (tera-feira) PETROPOLIS 1 VARA CRIMINAL - RICARDO ROCHA; 04/01/2012 (quarta-feira) PETROPOLIS 2 VARA CRIMINAL - MARCELO MACHADO DA COSTA; 05/01/2012 (quinta-feira) TRES RIOS 2 VARA ELEN DE FREITAS BARBOSA; 06/01/2012 (sexta-feira) PARAIBA DO SUL 2 VARA - LUIZ FERNANDO FERREIRA DE SOUZA FILHO

o Poder Judicirio com falsas esperanas!!! O nmero de processos recebidos pelo STJ cresceu 38,52% em relao ao ano passado, chegando a 297.028. Para cada relator, em mdia, foram distribudos 9.510 novos casos. A mdia de julgamentos por relator, includos agravos regimentais e embargos de declarao, foi de 10.261. Em 2011, o STJ publicou 69.408 acrdos. A comunidade jurdica lamentou a morte da Juza Patricia Acioly. Mas, felizmente, os mandantes e o assassino foram julgados com rapidez. O episdio, contudo, foi conturbado. Ora o TJERJ informava um dado, ora outro. Mas, o importante, foi o julgamento rpido e clere. Em relao ao Estado, enquanto litigante maior, nada mudou. Muitas vivas, pensionistas, ainda aguardarm julgamentos de suas aes. E, nada! No cenrio acadmico, a Universidade Catlica de Petrpolis foi sensacional. A aprovao do Mestrado em Direito para Petrpolis foi um ganho enorme. E os esforos de todo o corpo docente deve ser reconhecido. Para no dizer que no falei das flores, 2011, apesar de grandes descompassos, deixar marcas no cenrio jurdico. Houve, sim, grandes avanos.Em relao a mim, ainda nutro esperanas, talvez quixoteanas, de um mundo melhor. Mas certo que enquanto houver flores e alguns moinhos de vento, o mundo poder ser mais justo e fraterno. E todos ns entenderemos que tudo pode se resolver com conciliao. Ainda estamos vencendo os canhes... E combatendo os moinhos!

FALE CONOSCO

almeidafilho@e-tribuna.com.br

www.almeidafilho.adv.br/direitoemacao

CIDADE

Potrebbero piacerti anche