Sei sulla pagina 1di 22

Aproveitar ao mximo o seu quadro interativo

Editora

European Schoolnet Rue de Trves 61 - B1040 Brussels www.europeanschoolnet.org info@eun.org

Autor

Diana Bannister e a equipa de Tecnologias Educativas da Universidade de Wolverhampton

Aproveitar ao mximo o seu quadro interativo


Nota para a edio portuguesa
com prazer que a Direo-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) lana agora a verso portuguesa desta publicao, resultante do trabalho realizado no mbito do projeto EuSCRIBE e da participao do Ministrio da Educao e Cincia Portugus, atravs da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGIDC), no Grupo de trabalho sobre Quadros Interativos da European Schoolnet. Esta edio tem como objetivo apoiar os Diretores de agrupamentos de escolas e de escolas no agrupadas, os coordenadores PTE e, sobretudo, os docentes na utilizao eficaz dos equipamentos de que as escolas dispem. O Plano Tecnolgico para a Educao (PTE) dotou as escolas de Quadros Interativos QI (cerca de mil e seiscentos na primeira fase e outros seis mil na segunda, com o objetivo de ter um QI por cada trs salas de aula). Nesse mbito, foi igualmente realizada a primeira fase do Plano Nacional de Formao Competncias TIC, tendo sido, data desta publicao, assegurada formao a trinta e um mil duzentos e trinta docentes portugueses em Competncias profissionais e pedaggicas TIC: Quadros interativos Multimdia nas diferentes reas disciplinares. O quadro interativo seguramente um instrumento fundamental para a promoo de um processo de ensino mais inovador e de aprendizagens mais efetivas, sendo a presente publicao um contributo para que o seu uso seja otimizado por toda a comunidade escolar. Fernando Egdio Reis Diretor da DGIDC

Edio

Jim Ayre European Schoolnet

DTP

Dogstudio

ISBN

Publicado em setembro de 2010. O projeto EuSCRIBE foi conduzido pela equipa de Tecnologias Educativas do Midlands Leadership Centre da Universidade de Wolverhampton e encomendado pelo Grupo de Trabalho sobre Quadros Interativos da European Schoolnet com o apoio da e-Instruction, da DYMO/Mimio, da Promethean Ltd. e da SMART Technologies. As presentes orientaes foram publicadas nos termos e condies de uma licena Creative Commons Attribution 3.0 Unported (http://creativecommons.org/licenses/ by/3.0/)

Prefcio
O Grupo de Trabalho sobre Quadros Interativos da European Schoolnet (GT QI) uma iniciativa estratgica sob a responsabilidade dos ministrios da educao dos paises participantes que tem como objetivo a partilha de experincias relacionadas com a utilizao crescente das tecnologias dos QI nas escolas e a explorao de reas de interesse comum. Na sequncia da sua participao no grupo de trabalho, os Ministrios aprofundaram as suas prprias estratgias nacionais de TIC relativas utilizao dos QI e desenvolveram um enfoque ao nvel europeu sobre questes-chave, como a interoperabilidade dos contedos dos QI, essenciais para uma implementao bem sucedida destas tecnologias em contexto de sala de aula. Depois de identificar boas prticas e desenvolver nove estudos de caso relacionados com a utilizao dos QI em vrios pases, o grupo de trabalho publicou as Guidelines for Effective School/Classroom Use of IWBs (Orientaes para uma utilizao eficaz dos QI na escola/sala de aula) em junho de 2010. Com base neste documento, elaboramos agora Making the most of your interactive whiteboard (Aproveitar ao mximo o seu quadro interativo), uma verso mais curta do estudo completo efetuado a nosso pedido pela Universidade de Wolverhampton do Reino Unido. Gostaria de agradecer a Diana Bannister e sua equipa da Universidade de Wolverhampton pelo empenho e esforo demonstrado em ajudar o GT QI a elaborar ambas as publicaes. Esta verso mais curta das orientaes ser especialmente til para professores muito ocupados que procuram apoio e informaes prticas sobre como planear e utilizar de forma eficaz a tecnologia dos QI na sala de aula. No final deste ano, o grupo de trabalho ir publicar um segundo estudo de grande importncia que ir apresentar orientaes relativas aos contratos de fornecimento de QI com vista a apoiar as decises de aquisio tanto dos Ministrios como das escolas a ttulo individual. Por ltimo, gostaria de agradecer aos meus colegas de todos os Ministrios participantes por partilharem os seus conhecimentos e por participarem to ativamente nas discusses do GT QI. Para se manter informado sobre as atividades do GT QI, visite o nosso website: http://moe.eun.org/web/iwbworkinggroup/iwb

Jerome Morrissey Chair, European Schoolnet IWB Working Group

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

ndice
Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 Liderana e organizao . . . . . . . . . . . . . . 12 Aquisio, instalao e manuteno . . . . . 14 Acesso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16 Gesto da sala de aula . . . . . . . . . . . . . . . 18 Formao contnua e desenvolvimento profissional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 Ensino e aprendizagem . . . . . . . . . . . . . . . 22 Recursos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24 Ferramentas, tcnicas e aplicao dos QI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29 Websites . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Introduo
O projeto EuSCRIBE (European Schools and Classroom Research of Interactive whiteBoards in Education [Investigao sobre os quadros interativos na educao realizada em escolas e salas de aula europeias]) foi encomendado por treze Ministrios da Educao do Grupo de Trabalho sobre Quadros Interativos da European Schoolnet com o objetivo de desenvolver orientaes para a utilizao dos quadros interativos na educao.
O projeto comeou com um inqurito aos utilizadores de quadros interativos de toda a Europa. Este inqurito permitiu equipa do projeto definir alguns temas-chave que necessitavam de uma investigao mais aprofundada. A equipa realizou depois algumas visitas de investigao a quatro pases, nomeadamente Irlanda, Itlia, Portugal e Reino Unido. As visitas envolveram a observao de aulas, entrevistas a professores, coordenadores TIC e direes escolares com vista a analisar a utilizao da tecnologia dos quadros interativos (QI). O diretor do projeto reuniu ainda com vrios fornecedores comerciais a fim de debater os temas emergentes. O relatrio descreve as ferramentas, tcnicas e aplicaes mais frequentes dos quadros interativos, que devem fazer parte da formao base de todos os utilizadores de QI. A observao includa no relatrio permite aos tcnicos considerar reas de desenvolvimento e aos utilizadores considerar competncias-chave que necessitam de trabalhar. O relatrio completo est disponvel para download no website1 da European Schoolnet. Esta brochura contm as principais orientaes para a utilizao da tecnologia dos QI, as quais se encontram divididas em sete temas principais: 1. Liderana e organizao ajuda as direes escolares a considerar a forma como a tecnologia dos QI pode ser utilizada. 2. Aquisio, instalao e manuteno identifica alguns dos pontos-chave a ter em conta antes, durante e aps a aquisio dos QI. 3. Acesso ajuda diretores e tcnicos a ponderar o local onde dever ficar situado o QI em cada sala de aula. 4. Gesto da sala de aula ajuda os tcnicos a estudar a forma de integrar o QI com os restantes recursos da sala de aula. 5. Formao contnua e desenvolvimento profissional cada pessoa tem necessidades de formao especficas para usar o QI. Esta seco ajuda os docentes a refletir sobre como planear a sua formao e o seu desenvolvimento profissional. 6. Ensino e aprendizagem d pistas para pensar sobre os tipos de atividades a desenvolver utilizando o QI. 7. Recursos apoia o docente na escolha do tipo de recursos que poder necessitar e os processos que dever assegurar para facilitar a partilha de materiais da aula. Cada um destes pontos considerado de forma independente, permitindo ao utilizador conhecer os resultados da investigao e perceber como pode dar um passo em frente na utilizao desta tecnologia. Estas orientaes no se destinam apenas aos novos utilizadores dos QI, antes constituem uma oportunidade de reflexo para todos sobre como podem assegurar a utilizao e aplicao eficazes desta tecnologia.
Diana Bannister MBE, Diretora do projeto EuSCRIBE Diretora de Desenvolvimento de Tecnologias Educativas Diretora Associada, Parcerias da Educao Universidade de Wolverhampton, Reino Unido

http://moe.eun.org/web/iwbworkinggroup/guidelines

10

11

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Liderana e organizao
Como que o QI est integrad o na escola? criar uma Ponderou a possibilidade de equipa multidisciplinar? com um Quem que v a dar uma aula as e O QI faz parte das suas prtic planificao? ar em De que forma poder trabalh sua prpria conjunto com os docentes da s de forma a escola e/ou de outras escola QI? desenvolver materiais para os cola Esto todos os docentes da es tecnologia? preparados para utilizar esta gurana Quem o responsvel pela se gura da electrnica e pela utilizao se Internet? QI?

09:05 AM
Cada escola dever criar uma equipa multidisciplinar que seja represe ntativa das disciplinas e dos nveis de ensino, a qual funcionar como um microcosmos da escola. A equipa dever conhecer o plano educativo da escola e estabelecer a ponte entre a equipa de gesto e a prtica na sala de aula.
09:05 AM Antes da aquisio da tecnologia e de forma integrada na forma o contnua e no desenvolvimento profissional, as escolas devero proporcionar oportunidades de observa o prtica. Os fornecedores comerciais podem apoiar esta iniciativa fornecendo incentivos s escolas pioneiras a nvel regional. Os novos utilizadores tm de perceber como podem tirar o mximo proveito desta tecnologia.

Poder ser nomeado um responsvel para trabalhar com todo o pessoal docente com vista a demonstrar a utilizao eficaz do software, apoiar a equipa, orientar na planificao de aulas e fornecer feedback. Embora possa ser o docente a fazer a coorden ao de tudo isto, ser til que o desenvolvimento tenha lugar em equipa. As autoridades regionais devero proporcionar oportunidades para grupos de escolas desenvolverem iniciativas em conjunto. Tais iniciativas podem passar pela formao conjunta e pela criao de contedos. Podero ser igualmente teis para abordar materiais especficos a determinada disciplina. Sempre que possvel, as direes escolares e os docentes devero tentar desenvolver sesses de partilha de experincias. Contudo, os docentes devero ser incentiv ados a criar, demonstrar e refletir em grupo.

12

13

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aquisio, instalao e manuteno


Quem o responsvel pelo apoio tcnico? O seu equipamento encontra-se dentro da garantia? Onde guarda as lmpadas suplentes do projetor? Onde guarda o comando do projetor e as canetas do QI? Quem o responsvel pela limpeza dos filtros do projetor? Quem o responsvel na escola pela atualizao do software dos QI?

10:12 AM
do apoio tcnico. Algumas te projeto sublinham a importncia . Os dados recolhidos no mbito des durante algumas horas por semana mo que seja apenas las tm um tcnico prprio, mes s na utilizao da esco o apoiado erem como que os docentes ser importante para os responsveis sab ico. tecnologia, do ponto de vista tcn da contratao conjunta/ 09:05 AM a questo do apoio tcnico atravs Algumas escolas tentaram resolver partilhada de um tcnico externo. os projetores, sobretudo se a vrias lmpadas suplentes para As escolas devem ter em reserva esta tecnologia. Esta medida de salas de aula equipadas com escola possuir um grande nmero pre que estas atingem o seu pela substituio de lmpadas sem poder reduzir o tempo de espera tempo de vida til. o, as salas de aula podero eza regular dos filtros. Caso contrri As escolas devem realizar a limp manuteno. encontra no exterior em ficar sem projetor enquanto este se quando e como estas sero es e os docentes devem saber O software necessitar de atualiza r a par de todas as atualizaes, ico deve, igualmente, esta efetuadas. O pessoal de apoio tcn net ou discos externos. que podem estar disponveis na inter incluindo dos recursos,

14

15

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Acesso
Tem acesso adequado ao software tanto durante o dia como aps o horrio escolar? Todos os alunos conseguem ver o QI?

10:47 AM
O acesso significa tambm que o docente capaz de praticar utilizand o o software do QI antes da aula e que pode preparar os materiais fora do perodo escolar. Para isso, dever poder ter acesso fora das instalaes escolares. 09:05 AM No se trata apenas de ter acesso ao QI, mas tambm de aceder a um computador que possua os recursos necessrios para que o docente possa preparar os materia is das aulas. Planeie a disposio da sala com base nas atividades que os alunos tero de fazer. Os alunos devero ser dispostos de forma a que todos consigam ver o QI. Tenha em conta que outros quadros que estejam ao lado do QI podem constituir um fator de distrao para os alunos. Se conseguirem ver demasiados materiais, a sua capacidade de concentrao na informao relevante ser menor. Embora nem todas as aulas exijam que os alunos se desloquem ao QI, essencial que todos consigam ver bem tudo o que est no ecr. Certifique-se de que existe espao para o docente e o aluno ficarem ao lado do QI, fora da imagem projetada, e sem mobilir io no caminho. Com os alunos do 3 ciclo e secundrio/alunos mais velhos, ser mais apropriado deix-los sentados s suas secretrias/mesas. Todavia, os docentes devero ponderar igualmente a criao de oportunidades de dilogo ou atividades mais participativas que no envolvam o QI.

09:05 AM
Os alunos conseguem aceder ao QI? A disposio da sua sala de aula tem de ser mudada?

16

17

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Gesto da sala de aula


Quando que o QI ser utilizado na aula? Onde so guardadas as canetas suplentes e o comando? Que atividades individuais planeou para a aula? Como trabalha com os seus colegas a fim de reunir recursos e partilhar ideias?

11:58 AM
escrever para alm do quadro Os docentes so de opinio que til ter uma outra superfcie para branco para alm do quadro interativo interativo. Muitos docentes utilizam regularmente um quadro trabalho de casa, o vocabulrio objetivos para anotar os09:05 AM da aula, os resultados da aprendizagem, o s. determinada informao esteja sempre visvel para alunos e docente chave, etc., de modo que se distraiam com demasiada Mantenha a zona em volta do QI vazia para que os alunos no informao. Certifique-se de que os objetivos da aula e os resultados de aprendi para os alunos. zagem ficam totalmente visveis

iro realizar na aula para Pense nas atividades individuais ou em grupo que os seus alunos . demonstrar a aquisio de conhecimentos is para a aula, o que no incio, Regra geral, os docentes gostam de criar os seus prprios materia bastante morosa. Tente identificar uma rea especfica para cada disciplina, pode ser uma tarefa optar por desenvolver recursos para desenvolver. Por exemplo, um docente do 1 ciclo poder trabalhar a literacia, mas sim que de literacia. Isto no significa que use o quadro apenas para desenvolver e partilhar as d prioridade a este aspeto e, como tal, passa mais tempo a reunir, Se os docentes de uma escola identificarem a sua rea de eleio, atividades da aula nesta rea. isso poder levar produo de mais recursos. Da mesma forma, um docente do ensino secundrio poder optar por se concentrar num determinado ano de escolaridade. Por exemplo, se um docente trabalhar os recursos cientficos do 10 ano e outro os do 12 ano, isso significa que so produzidos mais recursos adaptados ao seu contexto escolar.

18

19

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Formao contnua e desenvolvimento profissional


Realizou formao para a utili zao do QI no mbito do Sistema Naci onal de Formao de Competncias TI C? Quem o responsvel pela fo rmao dos docentes na escola? Que formao est disponvel no Centro de Formao de Associao de Escolas da sua rea? Como so partilhadas as prt icas existentes e as novas ideias?

01:17 PM
O formulrio de observao do projeto EuSCRIBE (presente no relatrio integral) pode ser til para os docentes que pretendam avaliar os nveis de competncias. Quer a escola, quer os docentes, a nvel individual, devero estabele cer metas anuais para o seu prprio desenvolvimento profissional ao nvel das TIC. Alm do Sistema Nacional de Formao TIC e de outras modalidades de Formao na utilizao de Quadros Interativos promovidas pelos Centros de Formao, alguns fornecedores comerciais de QI disponibilizam formao disponvel online. 09:05 AM As escolas deveriam ainda dar formao aos alunos para que estes percebam as competncias inerentes utilizao dos QI. As evidncias comprovam que os alunos gostam de aprender a dominar o software e h exemplos de alunos mais velhos que criam recursos para os alunos mais novos. Certifique-se de que, pelo menos um tero dos docentes da escola frequentou a formao no mbito do Sistema Nacional de Formao TIC e de que foram criadas as condies para que essa formao fosse disseminada. Tente organizar workshops que permitam aos docentes criar juntos

materiais para as aulas.

Se possvel, as escolas deveriam igualmente trabalhar em parceria com outras escolas da regio a fim de desenvolverem prticas conjuntas.

20

21

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Ensino e aprendizagem
Em que tipo de atividades utiliza o QI? O que fazem os alunos no mbito da aula? Que oportunidades existem para o dilogo e discusso de ideias? Como organiza os alunos com quem trabalha? Como prepara atividades adequadas para as diferentes necessidades de aprendizagem?

01:55 PM
O quadro pode ser particularmente til sempre que: introduzir ideias-chaves; pesquisar informao; apresentar os contedos a abordar na aula; mostrar gravaes/filmes; 09:05 AM avaliar aulas e projetos; partilhar o trabalho dos alunos. O contedo da aula pode ser guardado, modificado, impresso, usado outros colegas. novamente e partilhado com

ades dos alunos com quem Sempre que usarem o QI, os docentes devem ter em conta as capacid os no QI, a quantidade de dos alunos, os conted esto a trabalhar, nomeadamente a posio contedos visveis para os alunos e a forma de apresentao no QI. ou resultados. No se trata A avaliao pode ser feita por meio de perguntas, atividades prticas seguinte. O docente dever avanando no software do QI para passar para a atividade apenas de ir fim de alimentar o processo de analisar continuamente o sucesso dos alunos e fazer avaliaes a ensino e aprendizagem. Os docentes devem registar todos os pormenores das atividades efetuad a repetio ou duplicao. Tente no usar demasiado texto no ecr. Verifique o tipo de letra e as cores que utiliza. (alguns parecem timos perdem definio quando projetados.) no ecr do computador, mas as nas aulas a fim de evitar

a forma como utilizam os Os docentes devem saber como dar a conhecer aos seus colegas a dos QI muito importante, os digitais e o QI. Dar evidncias de uma utilizao bem sucedid conted dos recursos digitais sem porque, de outra forma, os docentes podem fazer uma utilizao repetida competncias. incutir nos alunos qualquer tipo de novas como parte da sua planificao Est demonstrado que, quando os docentes no consideram o QI web apenas como forma de d de materiais da a longo prazo, se limitam a fazer o downloa as atividades so selecionadas aprendizagem ad hoc e espontnea. Isto significa que, por vezes,ntes, e no necessariamente por os alunos, por serem divertidas e estimula sobretudo para motivar uentemente, as atividades estarem associadas ao programa curricular ou planificao. Conseqsimplesmente para motivar zagem e so utilizadas podem no ter resultados em termos de aprendi os alunos.

22

23

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Recursos
02:16 PM

Identificar - Desenvolver - Criar - Modificar Avaliar - Partilhar possvel a docentes e alunos acederem aos recursos depois da aula dentro da escola / a partir de casa? De que outros recursos necessita durante a aula? Tem acesso a outros dispositivos interativos? Que software utiliza ou que websites consulta regularmente? Possui todas as competncias necessrias para criar os seus prprios materiais? Como so guardados os recursos / materiais educativos na escola?

09:05 AM As escolas devem designar docentes responsveis pelos recursos que saibam como criar / desenvolver os seus prprios recursos e demonstrar novos mtodos de ensino e aprendizagem. Isso poder ser uma funo da equipa de apoio utilizao das tecnologias educativas.

Os novos utilizadores de QI esperam ter acesso a uma gama completa de recursos digitais, mas para se familiarizarem com eles preciso tempo. Os docentes devem dispor de tempo suficiente para se familiarizarem com o software fornecido com o quadro interativo. igualmente importante que os recursos tenham sido completamente instalados e estejam disposio dos docentes.

fundamental no esquecer a importncia dos recursos reais. Se verdade que as aulas ganham vida atravs do contedo visual dos QI, os alunos tambm beneficiam com o manuseamento de objetos. Por exemplo, o QI pode mostrar imagens de dinheiro, mas os benefcios educativos so maiores quando os alunos podem ver, tocar e segurar moedas verdadeiras.

Alguns docentes gostam de ter acesso a outros recursos para alm do QI. Poder ser til dispor de um quadro branco grande e de outros mais pequenos dispersos pela sala.

Devem ser proporcionadas oportunidades de criao colaborativa de recursos educativos.

Os recursos necessitam de ser transferveis, organizados, entendidos e integrados com a avaliao.

24

25

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Recursos
O que acontece aos recursos que cria? rsos com os Como so partilhados os recu colegas?

02:57 PM
s idade de partilhar recursos e atualmente muitos docentes criam recurso Por vezes, 09:05 AM no h oportun ador. As escolas necessitam de repensar a de forma isolada, arquivando-os no seu prprio comput aproveitar o Ambiente Virtual de questo do local onde esto guardados os materiais das aulas e no s escolas criaram oportunidades, nas reunies de professores ou Aprendizagem (AVA). Alguma recursos, atividades ou tempo de desenvolvimento profissional, para que os professores partilhem novas competncias. ser tidos em conta antes da Os Direitos de Autor / Direitos de Propriedade Intelectual devem os recursos que so partilhados nas partilha de recursos. Os docentes devero considerar licenciar Creative Commons. comunidades ou ambientes virtuais de aprendizagem com uma licena es e recursos adicionais para Os fornecedores comerciais disponibilizam regularmente atualiza instalar estas atualizaes porque no os softwares, mas muitas vezes os docentes no podem Quando os docentes possuem possuem direitos de administrador da rede ou do computador. de por outro lado, isso pode levar a situaes em que algumas salas privilgios de administrador, nte que os docentes da importa aula fazem atualizaes de software regularmente e outras no. es tipos de funcionalidades mesma escola no utilizem verses de software diferentes, com diferent de rede percebam a importncia de manter os recursos e ficheiros, e que os tcnicos ou gestores e o software do QI atualizados. o e depois us-lo noutro No passado, era impossvel criar um contedo para um quadro interativ impossvel aos professores utilizarem os seus recursos se quadro. Isto impedia a partilha e tornava ficheiro comum que permite a mudassem de escola ou de tecnologia. Existe agora um formato de .*iwb, sendo necessrio que o interoperabilidade. Nos QI o formato do ficheiro reconhecido como QI possua a verso mais recente e compatvel do software.

reitos de J pensou na questo dos di as Creative autor e na utilizao das licen Commons? m com Os recursos que cria funciona outras tecnologias de QI?

26

27

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Melhorar o seu nvel de competncias...


Caixas de verificao
Canetas e marcadores Arrastar e larg ar / Corresponder

Ferramentas, tcnicas e aplicaes dos QI


Canetas / marcadores
Todos os softwares de quadros interativos permitem ao utilizador escrever no software do QI e no ambiente de trabalho. Como primeiro passo, os utilizadores comeam geralmente por variar as cores que usam para destacar pontos especficos ou por usar a ferramenta do marcador para realar texto e imagens. Outras aplicaes comuns so a legendagem de diagramas e as simples anotaes numa pgina em branco. As ferramentas da caneta permitem alterar o tamanho, a cor e as propriedades da linha de acordo com as necessidades da atividade. Alguns softwares de QI permitem que as propriedades da linha sejam alteradas de modo a comearem e terminarem com setas para poderem ser utilizadas em exerccios de correspondncia. Os utilizadores mais avanados podem usar canetas mais grossas para pintar sobre palavras e imagens no ecr com vista a ocult-las. A maioria dos softwares de QI possui um apagador digital, uma ferramenta usada para remover a escrita do ecr.

Usar texto

Focos

Cortina, somb ra de ecr ou funo Revelar

Reconhecimen to de texto manuscr ito

Empilhar obje tos / Duplicar / Cop iar inde nidamen te

Relgios

Ferramentas matemticas

Gravador de ec

os sp m QI i s d os e o o utr ativ com O er to int njun co

Transparncia

s ivo it

Agrupamento

Sobrepor

Arrastar e largar / corresponder


Apagar e reve la r Tcnicas e ferramentas d e preenchimento
A ao mais simples a realizar num QI arrastar e largar objetos, movimentando-os de um lado para o outro dentro do ecr. Muitas atividades interativas podem ser realizadas com base nesta ideia simples. No primeiro exemplo, os alunos arrastam, largam e rodam as formas de modo a encaix-las. No segundo exemplo, os materiais so classificados sendo arrastados para a coluna correta.

e e as tas d to ic cn men en T ra him fer enc pre

a tiv a ter a in

Cmara / Captu ra de imagem de ec r / Recorte

Animao

Comunidades de utilizadores

Autoria interati va

s ivo sit po dis em o QI s os utr ativo com O er to int njun co

Outros dispos itivos interativos em conjunto com o QI

i tor Au

Canetas e marcadores

Arrastar e larga r/ Corresponder

Usar texto

Focos

de se ica tas o cn men ent T ra him fer enc pre

a tiv era int ia

Reconhecimen to de texto manuscrito

Empilhar objet os / Duplicar / Copia r inde nidamente

Relgios

la ve

28

29
r ec

Ferramentas matemticas

to Au

Agrupamento

Transparncia

Sobrepor

Apagar e revel

ar

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Ferramentas de texto
As ferramentas de texto permitem adicionar caixas de texto ao ecr, servindo para inserir palavras soltas ou texto mais longo. Possuem todas as ferramentas normais de um processador de texto, permitindo escolher tamanhos e estilos de letra diferentes. No exemplo, foram empilhadas vrias caixas de texto para que os alunos no consigam ler as palavras. O segundo ecr mostra os alunos a retirarem frases e a decidirem qual a sequncia correta. Por vezes, os utilizadores preenchem ou realam textos de forma a enfatizarem determinadas caractersticas. Um texto pode ser escondido e revelado de vrias formas: por exemplo, preencher uma palavra com a mesma cor do fundo do ecr e depois mudar a cor para a fazer aparecer.

Reconhecimento de texto / escrita


A maioria dos softwares dos quadros interativos permite transformar imediatamente em texto tudo o que o utilizador escrever mo no QI com a caneta. Muitas vezes o software fornecer vrias alternativas de texto de forma a ter em conta caligrafias diferentes. Algumas marcas permitem reconhecer texto manuscrito num outro idioma, como acontecer, por exemplo, com um professor em Frana a escrever em alemo numa aula de lngua estrangeira.

Foco / lupa
A ferramenta de foco ou lupa permite ao professor ou aluno explorar separadamente determinadas partes ou aspetos do ecr. O utilizador pode tornar a rea dentro da lupa maior ou mais pequena e pode ainda mudar a sua forma para quadrada ou retangular. Esta ferramenta frequentemente utilizada para explorar imagens ou textos e pode igualmente ser utilizada em conjunto com outros softwares e websites.

Empilhar objetos / clonar e duplicar


Uma forma simples de aceder a cpias mltiplas de um nico objeto empilhar vrias cpias de um objeto em cima umas das outras. O primeiro exemplo mostra uma pilha de moedas que esto a ser utilizadas numa aula de matemtica. Assim que se familiarizarem com o software, os utilizadores comearo rapidamente a usar as ferramentas de duplicao automtica. As ferramentas de clonagem e duplicao permitem ao utilizador aceder rapidamente a vrias cpias da mesma palavra ou imagem durante uma aula. Em princpio, esta funo permite criar pilhas infinitas de objetos. O utilizador seleciona o objeto e define as suas propriedades para que este duplique automaticamente sempre que for selecionado. No segundo exemplo, as moedas foram programadas para se reproduzirem a pedido. As prprias pginas podem ser duplicadas individualmente no software e os utilizadores avanados podero usar esta funo para poupar tempo quando desenvolvem materiais para a aula. Podero duplicar uma pgina e fazer-lhe pequenas alteraes ao invs de construir uma pgina semelhante de raiz.

Ferramenta de sombra de ecr, persiana, cortina ou funo revelar


Esta ferramenta trata-se de uma simples cobertura de ecr utilizada pelos professores para ocultar parte ou a totalidade do ecr. frequentemente utilizada para introduzir gradualmente certos pontos ou atividades. Funciona de forma idntica a uma persiana, mas pode tambm ser aberta na horizontal. No primeiro ecr, a ferramenta puxada para baixo de forma a revelar gradualmente um mapa. No segundo exemplo, usada para revelar diferentes camadas da floresta tropical numa aula de Geografia. No terceiro ecr, est a ser usada para tapar a parte do ecr onde estaria o planeta Terra.

Relgios / cronmetros
Os cronmetros so muito utilizados pelos professores na prtica letiva quotidiana. Os cronmetros do software do QI permitem ao professor gerir a durao dos segmentos da aula e podem ser programados para emitir um sinal sonoro que indique o final de uma tarefa. A maioria das marcas inclui vrios tipos de cronmetros especficos adaptados s diferentes idades dos alunos. Os relgios podem ser programados para mostrar o tempo em formato de 12 e 24 horas e so frequentemente colocados no canto do ecr, substituindo os relgios tradicionais. O software do QI dispe ainda de muitas outras aplicaes adicionais, como calculadoras e termmetros.

30

31

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Ferramentas especficas para determinadas disciplinas


O software do QI contm uma srie de ferramentas que se encaixam na perfeio a determinadas disciplinas. Este exemplo apresenta uma variedade de ferramentas interativas para a Matemtica. Estas ferramentas funcionam da mesma forma que as suas correspondentes reais e podem ser usadas com preciso. Inicialmente, muitas das ferramentas foram desenvolvidas para o ensino da Matemtica e das Cincias. Todavia, mais recentemente, ferramentas para criar linhas temporais (timeline markers), corretores ortogrficos e geradores de palavras (word generators) foram desenvolvidos a pensar em outras reas disciplinares.

Agrupamento
O agrupamento permite ao utilizador do QI combinar mais de uma imagem ou texto de forma a fazer uma imagem composta. Esta ferramenta pode ser til para criar legendas ou exerccios de correspondncia. No exemplo apresentado, foram agrupadas uma seta e uma pergunta. A seta colocada parcialmente fora do ecr e arrastada para dentro do ecr com o dedo ou a caneta no momento pretendido no decorrer da aula. O agrupamento normalmente usado em exerccios de arrastar e largar e de classificao.

Usar texto

Focos

Cortina, somb ra de ecr ou funo Revelar

Relgios

Ferramentas matemticas

Gravador de ecr

Transparncia
A ferramenta da transparncia permite aos utilizadores do QI alterar imagens e texto de forma que fiquem parcial ou totalmente transparentes. No exemplo, a forma foi tornada parcialmente transparente de forma que o papel quadriculado possa ser visto atravs dela. Esta ferramenta pode ser til se estiver numa aula de Matemtica sobre reas. Os docentes de outras disciplinas podem tambm usar esta funo para sobrepor mapas de forma que os elementos de mais do que um mapa possam ser visualizados ao mesmo tempo.

Sobrepor

Apagar e revel

ar

Tcnicas e ferramentas de preenchimento

Comunidades de utilizadores

Autoria interativa

Outros dispositivo s interativos em conjunto com o QI

Cor ecr tina, s o u fu ombr n a de oR eve lar

Camadas
Gra vad o
A sobreposio em camadas permite ao utilizador do QI colocar os objetos do ecr numa determinada ordem. Os utilizadores podero usar este conceito de variadssimas formas para criar atividades. O exemplo 1 mostra texto oculto por baixo de um balo de texto. O balo de texto est bloqueado para no se mover e o utilizador pode tirar uma citao que est por baixo do balo em qualquer momento durante a aula. No exemplo 2, o aluno retira os mosaicos para revelar gradualmente a imagem mistrio escondida.

Recorte

gar

ter ativ a

32

Ap ag

ar e

Ou t inte ros d i con rativo sposi jun s em tivo s to c om oQ I

Fer ma ramen tem tas tic as

Esta ferramenta pode ser usada para gravar todas as atividades que tm lugar no quadro interativo durante uma sesso. Pode ser aplicada totalidade do ecr ou apenas a uma parte especfica. O vdeo resultante da gravao pode ser guardado em vrios formatos e visualizado atravs da maioria dos leitores multimdia. Alguns professores podero usar esta ferramenta para gravar a resposta a um problema antes da aula ou gravar um processo e depois reproduzi-lo durante a aula com o objetivo de reforar a aprendizagem.

tex to

Usa r

rev e

lar

Tc ferr nicas pre amen e enc tas him de ent o

Gravador / cmara de vdeo de ecr ou de pgina


Foc o s

r de

ecr

33

gio s

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Apagar e revelar
Apagar e revelar uma das tcnicas mais comuns usadas na maioria dos softwares de quadros interativos. O utilizador oculta um objeto, que pode ser um texto ou uma imagem, sob uma camada de tinta. Em algumas situaes, a tinta da mesma cor do fundo da pgina, noutras contrasta. O utilizador usa simplesmente a ferramenta do apagador para retirar a camada de tinta e revelar a palavra ou imagem por baixo no momento adequado durante a aula. O texto coberto com uma camada de tinta verde que depois gradualmente apagada para revelar a totalidade do texto.

Animao
Os objetos no ecr podem ser animados de vrias formas. A abordagem mais simples criar uma pgina e duplic-la muitas vezes. O utilizador desloca ligeiramente os objetos em cada pgina numa sequncia semelhante a uma animao em papel (flipbook). medida que o utilizador vai virando as pginas, os objetos movimentam-se ou mudam. Esta tcnica especialmente til na explicao de processos ou ciclos. Uma segunda tcnica de animao muito usada a de programar objetos no ecr de forma que eles se movimentem, desapaream ou se alterem quando forem selecionados pelo utilizador no QI. Por exemplo, a imagem de uma porta pode ser programada para abrir na horizontal. Esta ao pode revelar quem est atrs da porta. Por fim, os objetos podem ser programados para se movimentarem no ecr, de forma semelhante ao software de apresentao tradicional. possvel obter uma animao mais complexa atravs da importao e insero de objetos Macromedia Flash ou de clipes de vdeo que o utilizador tenha obtido por outros meios.

Tcnicas e ferramentas de preenchimento


A ferramenta de preenchimento permite aos utilizadores alterar a cor de uma forma, objeto de texto ou imagem de fundo clicando no objeto e selecionando uma cor. No exemplo abaixo, a ferramenta de preenchimento foi utilizada para preencher as formas regulares a azul e as formas irregulares a verde. Para preencher uma forma com o objetivo de desvendar uma informao, coloque o texto dentro de uma forma que seja da mesma cor para que no se veja. Mude a cor da forma com a ferramenta de Preenchimento de modo a que o texto aparea (ver abaixo). Neste exemplo, o docente introduziu palavras-chave no incio de uma aula atravs desta tcnica.

Criao interativa
O software do QI avanou ao ponto de ser relativamente simples para os utilizadores criarem atividades que combinam movimento, som, imagem e texto com a funcionalidade de programar respostas corretas e incorretas especificamente relacionadas com essas atividades. O primeiro exemplo apresenta um questionrio interativo de escolha mltipla com auto-correco. O segundo exemplo mostra uma aula sobre Reciclagem em que se aplaudem os alunos, usando um ficheiro de som, sempre que estes reciclam corretamente os artigos.

Captura de imagem de ecr / recorte / cmara


Esta ferramenta permite ao utilizador cortar partes de uma imagem quer do software do QI quer de uma fonte externa. A imagem pode ser quadrada ou retangular ou de uma forma livre. Durante o projeto EuSCRIBE, os docentes usaram esta ferramenta para cortar uma personagem de uma imagem tirada de uma gravao de vdeo. Outras utilizaes incluem a captura de diagramas retirados de websites ou a criao de um puzzle a partir de uma imagem.

Canetas e marcadores

Arrastar e larga r/ Corresponder

Usar texto

Focos

Cortina, somb ra de ecr ou funo Revelar

Reconhecimen to de texto manuscrito

Empilhar objet os / Duplicar / Copia r inde nidamente

Relgios

Ferramentas matemticas

Gravador de ecr

Agrupamento

34
Cmara / Captu ra de imagem de ecr / Recorte

Transparncia

Sobrepor

Apagar e revel

ar

Tcnicas e ferramentas de preenchimento

35

Animao

Comunidades de utilizadores

Autoria interativa

Outros dispositivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Comunidades de utilizadores
Nos ltimos anos, muitos fabricantes criaram comunidades de utilizadores de QI. Estas comunidades online permitem aos utilizadores comunicar e partilhar recursos e ideias atravs de um website. Os utilizadores podem partilhar aulas para serem descarregadas pelos membros. Alguns fabricantes fornecem ainda galerias de recursos de QI para download e disponibilizam notcias sobre software e atualizaes de produtos aos membros via e-mail. Algumas autoridades regionais e agrupamentos de escolas desenvolveram tambm os seus prprios grupos e redes de utilizadores que partilham a sua experincia prtica com o QI a nvel local.

Outros dispositivos interativos em conjunto com o QI


Existem vrios dispositivos interativos disponveis que podem constituir uma soluo interativa completa para algumas escolas, mas podem igualmente ser usados para complementar o QI. Entre eles, tablets interativas sem fios que permitem o acesso ao quadro distncia de qualquer ponto da sala e Sistemas de Resposta do Aluno (LRS) ou de votao que permitem aos alunos responder individualmente a perguntas colocadas pelo professor atravs dos seus prprios dispositivos manuais sem fios. As respostas LRS so apresentadas no QI e podem ter formatos numricos e de texto, bem como respostas tradicionais de escolha mltipla. Os utilizadores podem ainda utilizar um dispositivo de visualizao ou uma cmara de documentos que permite ao professor projetar uma imagem de vdeo, parada ou em movimento, no ecr do QI, acrescentando depois notas ou capturando imagens de ecr se necessrio.

Cmara de documentos MimioView

Sistema de resposta eInstruction

Canetas e marcadores

Arrastar e larga r/ Corresponder

Usar texto

Focos

Cortina, somb ra de ecr ou funo Revelar

Reconhecimen to de texto manuscrito

Empilhar objet os / Duplicar / Copia r inde nidamente

Relgios

Ferramentas matemticas

Gravador de ecr

SMART Slate

Promethean ActivWand

Agrupamento

Transparncia

Sobrepor

36
Cmara / Captu ra de imagem de ecr / Recorte Animao

Comunidades de utilizadores

era tiva

Ou int tros d e con rativ ispos jun os e itiv os to m com oQ I


Apagar e revel ar Autoria interativa

Tcnicas e ferramentas de preenchimento

37

Outros dispositivo s interativos em conjunto com o QI

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Dois utilizadores
Os fabricantes dos quadros interativos do agora aos utilizadores a opo de adquirir e usar tecnologia de mltiplas-entradas / mltiplos-utilizadores. Isto significa que mais do que uma pessoa pode usar o quadro interativo ao mesmo tempo. Tal possvel dividindo o ecr de forma que cada utilizador tenha a sua prpria seco e que a possa controlar atravs de um dispositivo distncia, como uma tablet, ou dando a um segundo utilizador do QI o seu prprio conjunto de ferramentas que funcione em metade ou em todo o ecr. Este um desenvolvimento relativamente recente na tecnologia de QI e no foram vistos utilizadores a usar esta possibilidade durante as aulas observadas no mbito do projeto EuSCRIBE.

Websites
Links europeus e nacionais
European Schoolnet
http://moe.eun.org/web/iwbworkinggroup/iwb Grupo de Trabalho sobre Quadros Interativos http://lreforschools.eun.org LRE Learning Resource Exchange for Schools (Repositrio de Recursos Educativos)

Repblica Checa
http://dum.rvp.cz Portal para partilha de recursos digitais, parte do LRE www.veskole.cz Portal mais frequentado sobre objetos de aprendizagem interativos (administrado pelas escolas) http://www.dzs.cz Cooperao Europeia em Educao www.rvp.cz Portal checo de programas curriculares que inclui um arquivo nacional de materiais educativos digitais

Itlia
http://www.scuola-digitale.it Website ANSAS dedicado ao QI http://wiidea.scuole.bo.it Comunidade italiana de professores WiiMote

Portugal
http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=396 Quadros Interativos, plataforma Moodle da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/00_recursoseducativos/ Portal das Escolas, Ministrio da Educao, seco de Recursos Educativos http://interactsite.blogspot.com Testemunhos de professores e comentrios de blogues relativos aos QI desde 2006 http://interactic.ning.com Comunidade de Professores sobre a Prtica com o QI e ferramentas Web 2.0 para ensino e aprendizagem http://r21.ccems.pt/ R21, Recursos Interativos para o sculo XXI

Sua
O dossier sobre o QI encontra-se no servidor suo da Educao: http://iwb.educa.ch (verso alem) http://tbi.educa.ch (verso francesa) http://lim.educa.ch (verso italiana)

Reino Unido
http://www.becta.org.uk Agncia Britnica de Tecnologia e Comunicao Educativa http://www.teachers.tv/ Pgina principal da TV do Professor Muitas referncias utilizao do QI se utilizado como termo de pesquisa http://www.teachernet.gov.uk/wholeschool/ictis/infrastructure/iwb Aconselhamento e orientaes sobre a utilizao dos QI nas diferentes reas curriculares http://t-media.educ.cam.ac.uk/T-Media-Mathematics/start.html

38

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Links de Direitos de Autor


http://creativecommons.org/about/ Informao sobre as licenas Creative Commons http://www.copyrightaware.co.uk Informao da Industry Trust sobre direitos de autor http://jisc-casper.org/content/view/about Projeto de apoio e aconselhamento sobre Direitos de Autor para recursos e-learning http://seguranet.pt/creativecommons Projeto de apoio aos professores portugueses sobre as licenas creative commons

Links de fornecedores de QI que apoiaram o projeto EuSCRIBE


http://www.einstruction.eu O website da eInstruction para a EMEA http://www.einstruction.com O website oficial da eInstruction https://www.eicommunity.com A eIcommunity grupo de utilizadores de einstruction http://www.mimio.dymo.com O website oficial da DYMO/Mimio http://www.mimioconnect.com Comunidade de utilizadores Mimio e banco de aulas http://www.prometheanlearning.com Formao e Centro de Aprendizagem Online da Promethean http://www.prometheanplanet.com Comunidade de utilizadores Promethean http://www.prometheanworld.com O website oficial da Promethean http://smarttech.com/ O website oficial da SMART http://www.exchange.smarttech.com/index.html Comunidade de utilizadores e cmbio de recursos online da SMART

40

41

Aproveitar ao mximo o seu quadro interactivo

Produzido por:

Com o apoio de:

42

Potrebbero piacerti anche