Sei sulla pagina 1di 4

nCaractersticas dos fungos

Os fungos, tambm conhecidos como bolores, so organismos eucariontes (com clulas nucleadas), existindo espcies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas clulas so impregnadas externamente por quitina, um polissacardeo nitrogenado. Esses seres so heterotrficos (no sintetizam o prprio alimento), incorporando os nutrientes necessrios ao seu metabolismo atravs da absoro de substncias aps digesto extracorprea (saprbios), realizada por enzimas sintetizadas e secretadas sobre a matria orgnica contida no ambiente. Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa chamada de hifas, agrupadas formando um pseudo tecido denominado miclio, caracterizado conforme sua distino citoplasmtica em: Hifas septadas cujas clulas so individualizadas, cada uma contendo o seu ncleo; Hifas cenocticas com aparncia anastomosada (concisa), formada por um citoplasma estendido e polinucleado. O miclio assume tanto a funo vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentao, crescimento e obteno de alimentos, e a segunda, responsvel pela produo de esporos (reproduo sexuada), porm podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentao. A respirao dos fungos pode ser aerbia (na presena de oxignio) ou anaerbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenao. Sistematicamente os fungos so classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Ascomicetos e Deuteromicetos.

A reproduo dos fungos


Os fungos apresentam reproduo assexuada e sexuada. Os cogumelos-de-chapu pertencem a um grupo de fungos chamado de basidiomicetos. Vamos considerar esse grupo para explicar de forma simplificada, como ocorre a reproduo dos fungos pluricelulares. Como vimos, o miclio formado por um emaranhado de filamentos denominados hifas. Nos fungos terrestres, o miclio se desenvolve sobretudo subterraneamente. Mas hifas frteis organizam, geralmente no meio areo, uma estrutura chamada de corpo de frutificao. Essa estrutura contm um "chapu" portador de vrios esporngios. Cada esporngio um estrutura produtora de unidades de reproduo chamadas esporos. Uma vez produzidos nos esporngios, os esporos so limitados no ambiente, podendo se espalhar pela ao do vento, por exemplo; ao encontrar condies favorveis, num certo local, os esporos germinam e originam hifas que formaro um novo fungo. O nmero de corpos de frutificao emitidos por um cogumelo-de-chapu varivel, conforme a

espcie. O miclio de um nico cogumelo Agaricus bisporus, comestvel e conhecido como champignon, capaz de emitir, em mdia, de 80 a 100 "chapus" no meio areo.

A importncia dos fungos para humanidade


Os fungos desempenham importantssimo papel na Natureza: so eles que, juntamente com as bactrias do solo, fazem a decomposio de cadveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos qumicos que constituem a matria orgnica. Se no fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos. Os fungos so antigos aliados da humanidade, utilizados na fermentao do po e na produo de bebidas alcolicas. Alm disso eles emprestam um sabor caracterstico ao queijos tipo roquefort, camembert, gorgonzola e muitos outros, sem falar na utilizao de fungos diretamente na alimentao, como o caso dos famosos champignons. Os fungos tm importncia mdica pois podem causar doenas no homem, nos vegetais e nos animais. As doenas causadas por fungos recebem o nome de micoses. As principais micoses humanas so: o sapinho, a frieira e as micoses de pele. Nos vegetais os fungos podem causar doenas como: as "ferrugens, e os "carves". Ainda temos os fungos do gnero Penicillium, que so empregados na fabricao de antibiticos naturais.

Algas Podem habitar ambientes aquticos e midos. Na gua, constituem o fitoplncton, conjunto de organismos flutuantes da superfcie aqutica. Dessa maneira, so extremamente importantes como base das cadeias alimentares nesse ambiente, sendo indispensveis para a manuteno da vida. Outra grande importncia das algas produo de oxignio atmosfrico, sendo responsveis por cerca de 90% do O2 liberado. As algas so comumente, em muitas culturas, usadas na alimentao. Muitas vezes, de suas estruturas, so extradas substncias de ampla utilidade, como o gar extrado de algas vermelhas, diatomito de carapaas de diatomceas, algina de algas pardas,... Esses compostos tm papel na indstria de cosmticos, balas, doces, e inclusive consultrios de dentistas!

Principais grupos de fungos


O filo Chytridiomycota rene fungos em sua maioria aquticos, que apresentam flagelos em algum estagio do ciclo de vida. Nenhum dos outros grupos de fungos apresenta flagelo. Como os outros fungos, os quitridiomicetos apresentam quitina em sua parede celular e armazenam glicose. Algumas espcies so unicelulares, mas na maioria filamentosa com hifas cenocticas. Muitas espcies de quitridiomicetos e de oomicetos so saprofgica, decompondo cadveres de plantas e animais.

Filo Zygomycota O filo Zygomycota rene fungos que no formam corpo de frutificao durante os processos sexuados. Eles so tambm os nicos fungos multicelulares, alm dos citridiomicetos, a apresentaremhifas cenocticas; todos os outros tm hifas septadas. Rene espcies de vida livre, como Rhizopus sp., um bolor negro que cresce sobre superfcie midas de alimentos ricos em carboidratos, como po velho, frutas e verduras. Existem tambm zigomicetos parasitas de protozorios de vermes e de insetos e espcies que formam associaes mutualisticas com raizes e plantas, as chamadas micorrizas.

Filo Ascomycota Os ascomicetos representam cerca de metade das espcies descritas de fungo. Eles caracterizam-se por formar, no ciclo de reproduo sexuada, clulas especiais em forma de saco, os ascos, de onde provm o nome do filo. No interior dos ascos formam-se esporos sexuais denominados ascsporos. Em certos ascomicetos, os ascos ficam reunidos em corpos de frutificao carnosos chamados de ascocarpos, ou ascomas. Existem ascomicetos comestveis como Morchella esculenta, muito apreciado pelos amantes da culinria, e espcies que vivem em associaes mutualisticas com algas ou

cianobacterias, formando liquens. Na maioria dos liquens, o fungo participante um ascomiceto.

Basidiomycota O filo Basidiomycota rene os fungos que formam, durante o ciclo reprodutivo sexuada, clulas especiais, os basdios, onde se originam os esporos sexuais.

Filo Deuteromycota Rene as espcies de fungo que aguardam melhor classificao, uma categoria de convivncia e tendncia a ser extinto: muitos fungos classificados inicialmente como deuteromicetos esto sendo reclassificados principalmente como ascomicetos.O filo deuteromycota foi idealizado, assim, para abrigar os fungos sem processos sexuais conhecidos.

Potrebbero piacerti anche