Sei sulla pagina 1di 4

O crescimento descontrolado da populao um dos motivos da degradao ambiental.

. O desenvolvimento de Mtodos Anticoncepcionais pode ajudar a controlar essa exploso demogrfica.

Ligaes Qumicas: Ligao covalente, os tomos se mantem unidos ao compartilhar pares de eltrons. Esse tipo de ligao ocorre nas molculas. Ligao inica, forma-se quando h transferncia de eltrons de um tomo para outro; o tomo que cede eletros fica com carga positiva, sendo chamado de ction, e o que os recebe fica com carga eltrica negativa, sendo chamado de nion. Reaes qumicas: Nas reaes de quebra (anlise), chamado de Catabolismo, h perda de energia (uso) e hidratao do meio (reaes de hidrolise). J nas reaes de construo, juno ou condensamento (sntese), chamada de Anabolismo, h ganho de energia (armazenagem) e desidratao ou perda de molculas de gua. ATP: Trifosfato de Adenosina (3 fosfatos + Adenina + Ribose) Tenso superficial: um efeito fsico que ocorre na camada superficial de um lquido que leva a sua superfcie a se comportar como uma membrana elstica. Este efeito permite que insetos caminhem sobre a gua. O uso de surfactantes e detergentes rompe a tenso superficial, por reduzir as foras de coeso entre as molculas do lquido. Glicdios ou Carboidratos (aucares): monossacardeos (uma pentose ou hexose na sua formula estrutural), dissacardeos ou oligassardeos (duas pentoses ou hexoses na sua formula estrutural), polissacardeos (varias hexoses na sua formula estrutural). Tambm so glicoses: Amido (energia armazenada das plantas, pode ser digerida pelo homem), glicognio (energia armazenada dos animais), celulose (energia armazenada das plantas e fonte de alimento de ruminantes). Lipidios: Acidos graxos e glicerol (fontes de energia). Proteinas: Aminoacidos. Formula geral: R - CH (NH2)- COOH Fenilcetonria: Doena caracterizada por a pessoa no produzir a enzima necessria para a anlise da fenilalanina que se transformaria em tirosina. Assim, a fenilalanina se acumula no corpo, podendo causar danos s clulas celebrais, principalmente na infncia. Essa deficincia diagnosticada pelo teste do pezinho. Pessoas Fenilcetonria devem evitar o excesso de protenas na alimentao, assim como adoantes que contem fenilalanina e acido asprtico. Glicoclix: Ou glicoclice uma matriz extracelular, uma camada externa membrana, presente em clulas animais, formada por glicolipdios, esfingolipdios, glicoprotenas e proteoglicanas. Nas clulas vegetais este revestimento chamado de Parede Celulsica. Transporte passivo: Difuso: Busca tornar isotnicas as concentraes do meio. Difundir = espalhar / Hipertonico = meio com maior concetraao de soluto / Hipotnico = meio com menor concentrao de soluto / Isotnico= mesma concentrao.

Difusao Simples: Transito de solutos. O soluto do meio hipertnico vai para o meio hipotnico para manter isotnico. Difusao Facilitada: Transito de solutos. O soluto do meio hipertnico vai para o meio hipotnico atravs de protenas enzimticas, acelerando a difuso (so protenas, as permeases, com stios especiais que vao reconhecer determinada substancia, acelerando sua passagem para o meio intracelular). Osmose: Transito de solvente. O solvente vai do meio hipotnico para o meio hipertnico para manter isotnico (como neste caso somente o solvente esta em transito, ento uma clula em meio salgado por exemplo, ir perder agua, para manter a mesma concentraao de solvente/soluto dentro e fora da clula). Transporte ativo: + Bomba de Sdio-Potssio: Mantem a concentrao interna de Potssio (K ) e externa de + Sodio (Na ). Essa bomba compensa a passagem de ions pela difuso simples. O Potassio importante para vrios processos celulares, como sntese de protenas, respirao celular, entre outros. CLULA: Membrana Plasmtica: Proteo e controle de sada e entrada de substancias. Citoplasma: 1- Citoesqueleto: Manunteao da forma, movimento celular e organizao de organelas. 2- Citosol:Plasma de sustentao para as organelas. 3- Retculo Endoplasmtico Liso: Sintese de lipdios, esteroides e armazenamento de clcio. 4- Lisossomos: Digestao celular: - Funao heterofgica (digesto de substancias pinocitadas e fagocitadas) - Funao autofgica (digesto de material interno, como mitocndrias, auxilia no processo da autofagia do rabo do girino). 5- Reticulo Endoplasmatico Rugoso: Proteao e transporte de protenas. 6- Ribossomos: sntese proteica. 7- Complexo de Golgi: Armazenagem de protenas e excreo da clula. Forma o acrossomo (topo da cabea do espermatozoide). 8-Peroxissomos: Oxidaao de cidos graxos. 9- Vacolos: Armazenamento de substancias e digesto. 10- Centrolos:Formaao de clios, flagelos e fuso acromtico da diviso celular. 11- Mitocondrias: Metabolismo e respirao celular. 12- Cloroplastos: Fotossintese. Ncleo: Encontrado somente em clulas eucariticas, onde se encontram os cromossomos. Desaparece temporariamente durante a diviso celular. Existem as clulas com mais de um ncleo e as que perdem seu ncleo (leuccitos hemcias). - Carioteca: membrana celular. - Cromatina: conjunto de cromossomos do ncleo, desoxirribonucleicos (DNA). - Nucleotideo: conjunto de ribossomos (RNA). - Nucleoplasma: soluo aquosa da cromatina e nuclolos. Genoma humano: Conjunto de molculas de DNA. Constitudo por 24 moleculas de DNA, que formam os 24 tipos de cromossomos humanos. 23 pares autossmicos e 1 par cromossmico sexual (X e Y). Gene: Determina a produo especifica de RNA, transcrevendo seu cdigo para ela. As molculas de RNA orientam a produo de protenas especificas. Autossomos: so cromossomos que existem em celulas masculinas e femininas. Cromossomos sexuais: so os que variam entre os sexos e diferenciam clulas masculinas e femininas.

DIVISAO CELULAR: 1 Interfase: - Fase G1: Nesta fase h o ponto de checagem para a duplicao do DNA cromossmico. A clula cresce para se tornar adulta. - Fase S: Ocorre a duplicao do DNA. - Fase G2: Novo ponto de checagem para iniciar as fases da diviso celular.Ocorrem todos os procedimentos necessrios para que a clula experimente a diviso celular. 2 Mitose: - Prfase: Os cromossomos se prendem as fibras polares atravs de fibras cromossmicas. Assim os cromossomos se movem em direao ao equador da clula. Metfase (fase do meio): H novo ponto de checagem, para iniciar o desmembramento celular. A placa equatorial a grande marca dessa fase, ao qual mantem um conjunto de cromossomos estacionados na regio mediana da clula. Anfase: As cromtides-irms se separam chegando aos polos da clula. Telfase: Ocorre a reorganizao do envoltrio nuclear, atrao dos fragmentos membranosos e inicia a produo de RNA-r, provocando o reaparecimento dos ncleos. Selando a divisao celular. Ponto de checagem: o principal no final da Fase G1, onde verificara se existem fatores necessrios a duplicao. Se no existir, a clula entrar na Fase G 0, onde poder no mais se dividir. Outros pontos de checagem existem na Fase G2 e na Metafase. Caso seja encontrado danos no DNA, provocados por agentes mutagnicos, o inicio da Mitose ser retardado at que a clula faa os reparos necessrios. Entretanto se no for possvel faz-los, desencadeado um processo que leva a clula a morte (apoptose). Esse processo de retardamento da Mitose e/ou morte da clula (apoptose) so regulados pela protena p53, que quando no funciona corretamente, clulas danificadas podem vir a se multiplicar, transformando em clulas cancerosas. Se as clulas cancerosas ficarem restritas a um local, ser tumor benigno, mas se for capaz de migrar para outros tecidos, ser tumor maligno, ou cncer. Celulas especializadas que nunca se dividem: clulas musculares e nervosas. Metodos contraceptivos: 1 - Coito interrompido: 2 - Tabelinha ou ritmo ovulatorio: 3 - Camisinha: 4 - Diafragma: 5 - Pilula anticoncepcional: 6 - DIU (Dispositivo Intra-uterino) 7 - Vasectomia: 8 - Laqueadura tubaria: 9 - Aborto: Doenas sexualmente transmissveis: 1 AIDS: 2 Cancro Mole: 3 Condiloma Acuminado (crista de galo): 4 Gonorreia: 5 Herpes Genital: 6 Linfogranuloma venereo (mula): 7 Sifilis: 8 Tricomoniase:

Categorias taxonmicas: Reinos Filos Classes Ordens Familias- Generos Especies Reinos: Monera:bactrias e arqueas Protista: protozorios e algas microscpicas Fungi: Fungos Plantae: plantas e vegetais Animalia: animais

Filos do Reino Animalia: Poriferos: esponjas Platelmitos: vermes Moluscos: aneldeos Artropodes: aranhas, insetos e crustceos Equinodermos: animais do mar Vertebrados: mamferos, aves, repteis, anfbios e peixes.

Smog fotoqumico: a poluio do ar, sobretudo em reas urbanas, por oznio troposfrico e outros compostos originados por reaes fotoqumicas, reaes qumicas causadas pela luz solar. O efeito visvel disto uma camada roxa acinzentada na atmosfera. Descobriu-se esse tipo de smog pela primeira vez em Los Angeles, na dcada de 1940, e costuma-se acontecer em cidades com uma grande movimentao de veculos, que causam grande acumulao de poluentes, como o xido ntrico (NO) e os Compostos Orgnicos Volteis (COVs). Ex: NO2 + O2 NO + O3 Chuva cida: - cido carbnico: Na ausncia de qualquer contaminante atmosfrico, a gua precipitada pela chuva levemente cida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5,2 a 20 C, , segundo a reao: CO2 + H2O H2CO3 - cido sulfrico: um gs proveniente da oxidao de compostos de enxofre (S) contidos nos combustveis fsseis e na matria orgnica que queimada. Outra importante fonte de gases contendo enxofre so as emisses dos vulces. S + O2 SO2 / SO2 + 1/2O2 SO3 / SO3 + H2O H2SO4 - cido nitroso: formam cido nitroso (HNO2) e cido ntrico (HNO3): 2NO + 1/2O2 HNO3 Magnificao trfica: um fenmeno que ocorre quando h acmulo progressivamente maior de uma substncia txica de um nvel trfico para outro ao longo da cadeia alimentar por causa da reduo da biomassa. Desse modo os consumidores apresentam maior concentrao dos produtos txicos que os produtores. Os seres dos ltimos nveis acabam absorvendo doses altas dessas substancias prejudiciais a sade. Esse fenmeno conhecido como magnificao trfica (M.T) ou amplificao biolgica.

Potrebbero piacerti anche