Sei sulla pagina 1di 2

Dimmer Digital de Alta Resoluo (AND8011/D On Semi)

http://www.epopeiaeletronica.com/v3/index.php?option=com_content&...

Principal Home Iluminao

Contato

Projetos

Notas Tcnicas

Datasheets

Dimmer Digital de Alta Resoluo (AND8011/D On Semi)

Notas Tcnicas Amplificadores Baixa Potncia Baterias Controle de Motores Conversores de Sinal Displays Dispositivos Lineares Dispositivos Lgicos Entradas e Sadas Fontes de alimentao Iluminao Memrias Microcontroladores Opto-Eletrnica Potncia Propsito Geral RF Sensores e Medies

Dimmer Digital de Alta Resoluo (AND8011/D On Semi)


Seg, 22 de Fevereiro de 2010 13:54

Dimmer Digital de Alta Resoluo


Nota de traduo Esta uma traduo livre de uma nota tcnica da On Semiconductor. O documento original pode ser encontrado em PDF aqui.

Introduo Controle de Fase com Tiristores


Um efetivo e amplamente utilizado mtodo de controlar a potncia mdia de uma carga atravs de um TRIAC por controle de fase. Controle de fase um mtodo de utilizar o triac para aplicar o fornecimento de CA para a carga controlando uma frao de cada ciclo. Neste modo de operao, o triac est em uma condio de aberta ou fechada em um meio-ciclo, determinado pelo circuito de controle. Na condio de ligado, a corrente do circuito limitado apenas pela carga, ou seja, a tenso da linha inteira (menos a queda de conduo do TRIAC) aplicada carga. Como se poderia esperar, apesar da sua utilidade, controle de fase tem algumas desvantagens. A principal desvantagem no uso de controle de fase em aplicaes com triac a gerao de interferncia eletromagntica (EMI - ElectoMagnetic Interference). Cada vez que o TRIAC disparado a corrente de carga sobe de zero para um valor limitado a carga atual em um tempo muito curto. O resultado di/dt gera um amplo espectro de rudo que pode interferir com o funcionamento de equipamentos eletrnicos prximos, a menos que a filtragem adequada seja utilizada. A figura abaixo mostra a funo do controle de fase.

A figura acima ilustra o conceito de controle de fase. Durante a primeira parte de cada meio ciclo da onda senoidal de corrente alternada, uma chave eletrnica aberta para impedir o fluxo de corrente. Em algum ngulo de fase especificada (Alpha), esta chave fechada para permitir que a tenso total seja aplicada carga para o restante do meio ciclo. A variao de Alpha vai controlar a poro da onda senoidal total que aplicado carga (rea sombreada), e, assim, regular o fluxo de energia na carga. O diagrama seguinte mostra um dimmer digital com controle de fase de 10% para 95% da onda senoidal AC.

1 de 2

3/12/2011 00:12

Dimmer Digital de Alta Resoluo (AND8011/D On Semi)

http://www.epopeiaeletronica.com/v3/index.php?option=com_content&...

No diagrama anterior, o comparador (LM339) est realizando um cruzamento por zero da funo, e devido a isto, o circuito integrado (555) est sendo ativado cada vez que a condio de um cruzamento por zero ocorre. Portanto, uma vez que este circuito integrado (555) ativado (devido a uma condio de cruzamento por zero), ele vai esperar um tempo pequeno de atraso antes que ativa o transistor, e, por sua vez, o triac BTA08-600BW3G. Devido a este tempo de atraso, o triac BTA08-600BW3G ser ativado em diferentes pontos (ngulos de fase) de cada semi-ciclo da onda senoidal de corrente alternada, assim que a carga vai receber apenas uma parte da onda de corrente que determinada para o tipo de atraso de tempo definido. Este tempo de atraso selecionado pelo resistor ajustvel, neste exemplo, 2K5 Ohms. capaz de controlar quase 100% da onda senoidal AC completa. Por outro lado, o tipo de triac para ser usado no circuito dimmer determinado pelas caractersticas de carga, tendo em conta a corrente, tenso, potncia e as suas caractersticas fsicas (indutiva ou resistiva da carga). Portanto, muito importante selecionar o triac adequado de acordo com os requisitos de carga. Concluindo, o Dimmer Digital descrito nesta nota de aplicao oferece um controle de fase muito confivel (de 10% a 95% da onda senoidal AC). Pode ser uma opo muito til e de baixo custo para aplicaes de iluminao, ou um controle de velocidade de motor por fase, ou qualquer outro tipo de circuitos de aplicao em um controle de fase confivel seja necessrio. No entanto, importante mencionar que a principal desvantagem do uso de controle de fase nos circuitos de aplicao a gerao de interferncias eletromagnticas (EMI). Portanto, uma filtragem adequada s necessidades deve ser utilizada a fim de eliminar os fenmenos EMI, caso contrrio, o rudo pode interferir com o funcionamento de equipamentos eletrnicos nas proximidades. Outro fator que importante levar em considerao, que temperaturas extremas ambientais podem causar mau funcionamento do dimmer, e, portanto, um controle errado de fase para a carga. Portanto, necessrio para o designer determinar em que condies o dimmer necessita operar, a fim de fazer os clculos adequada dos dispositivos eletrnicos de acordo com essas necessidades.

Copyright 2011 epopeiaeletronica.com. Todos os direitos reservados. Joomla! um Software Livre com licena GNU/GPL v2.0.

Epopeia Eletrnica / 2005 - 2011

2 de 2

3/12/2011 00:12

Potrebbero piacerti anche