Sei sulla pagina 1di 24

Famlia: Mais antiga forma de proteo familiar

Assistncia voluntria de terceiros tambm conhecido como terceiro setor permanece at os dias de hoje
Atuao da igreja

Mutualismo: pessoas com interesses comuns se renem visando cotizar valor certo para resguardo de todos (atual consrcio).

Imprio Romano: Seguros coletivos ao do Estado era de fiscalizao.

2 FASE ESTADO INTERVENTOR

Marco inicial da Assistncia Social no Mundo

Sculo XVII - criao do Poor Relieft Act na Inglaterra em 1601. O Estado assume o papel de administrador de um sistema protetivo

Deixou de ser voluntrio. Contribuio compulsria da sociedade Proteo s pessoas carentes e necessitadas

A Lei de Bismarck de 1883 Marco inicial da Seguridade Social no Mundo


Carrega o nome do seu criador Otto Von Bismarck Sistema compulsrio Destinado aos industririos Contribuio dos trabalhadores

Estabeleceu a lgica de contribuio dos sistemas existente at hoje, inclusive no Brasil


Protegia infortnios de doena

Em 1884 foi estendida proteo em casos de acidente e em 1889 invalidez e velhice

Os EUA inovaram em 1935 com o Social Security Act Durante o governo Roosevelt. Mais abrangente que a lei de Bismarck

Protegia a todos os trabalhadores que exerciam atividade remunerada Atendia todos os eventos que pudessem causar a cessao do recebimento da remunerao como:

a idade avanada incapacidade temporria invalidez.

Inglaterra reformulou seu mecanismo protetivo em 1942 como o Plano BEVERIDGE.

Aps a Segunda Guerra Mundial realizou trabalho de grande escopo com proteo de todas as pessoas da sociedade e no apenas os que exerciam atividade.

Proteo do bero ao tmulo contra qualquer demanda social.


Estado do bem estar social

O Estado passou a visar no s as aes tpicas, mas tambm atividades paraestatais nos segmentos de previdncia social, assistncia social e sade

Estado do bem estar social:


a essncia do conceito de Seguridade Social adotado pelo constituinte de 1988 no art. 194: A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Evoluo Histrica da Proteo Social no Brasil

Em 1795: 1795 Criao do 1 Montepio que se tem notcia na histria do Brasil Montepio da Marinha. Concedia penso s vivas e aos filhos dependentes. Montepios: instituies em que, mediante o pagamento de cotas, cada membro adquire o direito de, por morte, deixar penso pagvel a algum de sua escolha. So essas as manifestaes mais antigas de previdncia social.

Em 1835:
Aprovao do Montepio dos Servidores do Estado. Foi o primeiro modelo de previdncia privada existentes no Brasil. Os filiados se organizavam de forma mutualista. Funo do Estado: Normatizar a criao e fiscalizar a ao dos Montepios. Os Montepios eram organizados de acordo com as categorias de trabalhadores que no eram obrigados a se filiar. Posteriormente alguns Montepios passaram a ser obrigatrios para algumas categorias e contemplar benefcios de aposentadoria. Algumas aposentadorias foram criadas para servidores do Rei na forma de jubilao Aposentadoria sem contribuio.

A Alvorada da Previdncia O alvorecer da Previdncia Social ocorreu em 24 de janeiro de 1923 com a Lei Eloy Chaves. O Decreto n 4.682 de 24/01/1923, mais conhecido como Lei Eloy Chaves, considerada o marco inicial da Previdncia Social no Brasil. A lei Eloy Chaves, previa a criao de uma Caixa de Aposentadoria e Penses (CAP) para cada empresa de Estrada de Ferro e com abrangncia a todos os seus empregados.

O sistema bsico de Previdncia era constitudo pelas CAPs Caixas de Aposentadoria e Penso e pelos IAPs: Institutos de Aposentadoria e Penso. CAP: Arrecadavam as contribuies IAP: Pagavam os benefcios. Em 1940: existiam 97 CAPs com 274.845 associados. A maior delas era a dos ferrovirios. A menor era a dos Servios Oficiais de Fortaleza 18 associados.

Alguns Institutos:
IAPM - Instituto de Aposentadorias e Penses dos Martimos IAPI - Instituto de Aposentadorias e Penses dos Industririos. IAPC - Instituto de Aposentadorias e Penses dos Comercirios. IPASE - Instituto de Previdncias dos Servidores do Estado IAPTEC Instituto de Aposentadorias e Penses dos Estivadores e Transportes de Cargas IAPFESP - Instituto de Aposentadorias e Penses dos Ferrovirios e Servidores Pblicos

Em 1941: Criada a Justia do Trabalho Em 1943: Aprovada a CLT Consolidao das Leis do Trabalho. Nessa poca a Previdncia estava vinculada ao Ministrio do Trabalho.

Principais problemas em existirem vrios institutos: As legislaes que regiam eram distintas e portanto haviam benefcios diferentes de acordo com o instituto; Quando um trabalhador mudava de categoria e precisava ser transferir suas contribuies de uma Caixa de Aposentadoria para outra.

Em 1960: Criado em 22/06/1960 o MTPS: O Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio passa a chamar Ministrio do Trabalho e Previdncia Social Lei 3.807 de 26/08/1960: (Governo de JK) criou a LOPS Lei Orgnica da Previdncia Social uniformizou os regimes: Benefcios, custeio e Gesto iguais. Decreto 48.959-A de 10/09/1960 Regulamento Geral da Previdncia Social. aprovou o

Em 1963: Foi aprovado o Estatuto do Trabalhador Rural Criado o Regimento nico dos Institutos de Aposentadoria e Penso Em 1964: Criado o Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas Criada a FUNABEM: Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor Em 1966: Criado o INPS: O Decreto-Lei n 72 de 21/11/1966 unificou todos os IAPs em um nico Instituto Nacional de Previdncia Social

Em 1971: Criao da DATAPREV: Em 01/11/1971 foi autorizada a constituio da DATAPREV empresa de processamento de dados da Previdncia Social a partir do Centro de Processamento de dados do IAPI( Instituto dos Industririos) Em 1974: Criao do MPAS: A Lei 6.062 de 25/06/1974 disps sobre o desdobramento do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social em Ministrio da Previdncia e Assistncia Social.

Em 1977:
A Lei n 6.439 de 01/09?1977 criou o SINPAS Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social coordenado e controlado pelo MPAS e composto por 7 unidades: INPS concesso e manuteno de benefcios INAMPS Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social responsvel prestao de servios mdico populao LBA Legio Brasileira de Assistncia responsvel por prestar assistncia populao carente FUNABEM Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor promotora da poltica do bem-estar do menor CEME Central de Medicamentos IAPAS: Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social responsvel pela arrecadao, fiscalizao e cobrana das contribuies previdencirias DATAPREV: Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social responsvel pela informatizao do sistema previdencirio.

Em 1978: O comerciante ambulante foi classificado para fins trabalhistas e previdencirios. Em 1979: O Decreto N 83.080 de 24/01/1979 aprovou o Regulamento Geral de Benefcios da Previdncia Social Em 1988: Em 05/10/1988 foi promulgada em Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Foi a primeira Constituio Brasileira a tratar da Seguridade Social e seus pilares. Em 1990: Criao do SUS: Em 1990 as atribuies do extinto INAMPS foram transferidas para o Ministrio da Sade com a criao do SUS.

Em 1990: Criao do INSS: Decreto n 99.350 de 27/06/1990 extinguiu o INPS e criou o INSS. A DATAPREV continuou existindo. Em 1991: Entram em vigor as Leis 8.212/91 (Custeio da Previdncia) e 8.213/91 (Benefcios) Em 1993: Criao da LOAS: Decreto n 994 de 05/09/1993 criou a Lei Orgnica da Assistncia Social que dispe sobre a organizao da Assistncia Social

Em 1999: Aprovado o Regulamento da Previdncia Social: Decreto n 3.048 de 06/05/1999 Em 2003: A Assistncia Social passou a compor o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Ministrio voltou a ser somente Ministrio da Previdncia Social - MPS Em 2005: Criao da Secretaria da Receita Previdenciria vinculada ao MPS e responsvel pela arrecadao, fiscalizao e cobrana das contribuies previdencirias, bem como pela normatizao das receitas previdencirias. Em 2007: Criada a Super Receita Federal do Brasil que incorporou a Receita Previdenciria passou a planejar, executar, acompanhar, avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana de recolhimento das contribuies sociais da Previdncia Social

Potrebbero piacerti anche