Sei sulla pagina 1di 10

Exerccios de dico

Actualizado a 2008/11/13 (2 baterias de exerccios)

1. Cada texto deve ser lido calmamente. Primeiro preciso dizer correctamente aquilo que se l. Num segundo momento, depois de j se ler o texto com alguma segurana, deve-se tentar dar a entoao e o ritmo que parecerem mais adequados para cada texto.

B boca de um beco na bica do Belo Um bravo cadelo berrava: bau, bau. Um bbado, um botas de bolsa e rabicho, embirrava com o bicho, bateu-lhe com um pau. Foi grande a balbrdia, a turba se ria, o bruto bramia, e o broma a bater. Com o pau sobre o pobre, e bumba e mais bumba, parece um zambumba. Bendito beber.

C Na toca de uma coruja numa casa escangalhada corria de canto a canto certa cobrinha cintada. Encontra um pinto caludo que por ali andava caa das moscas e sevandijas e que ao ver a cobra embaa. "Comadre", diz o coitado l no seu queriquiqui, "vem caar? Eu j cacei.

Entre que eu saio daqui". Torna a cabea escancarando a boca: "caaste? E eu no. Mas ambos temos faxina, compadre do corao..."

D Um doido destes de pedras, por nome Andrnico Andr, Casado com dona Aldona, Que em vez de dois, tinha um p. Dia de corpo de Deus, disse esposa: "Aldona, andai adornai com as gualdrapas, que herdei de Ado meu padrasto". "Dai-me a capa de bedel, o casaco de mandil, o meu chapu de dedal, e a bengala daguazil." "Gravata dura (que duplex), meu relgio de cadeia. O meio-dia oio dar! Pe-me j depressa a ceia." "Venha o pudim de bedum, que a dona Dulce nos deu, e o presunto quadrilongo, do quadrpede sandeu." E assim ceado a asseado. O tal Andrnico Andr, saracoteando os quadris,

F Florncia, Francisca, Eufrsia, todas de fraldas de folhos, foram fazer uma festa de filhs, bifes, repolhos. Trs tafuis, trs franchinotes, deitaram-lhes fel nos molhos, por tal feito que as trs,

fartas de fome e de zanga, s comeram dessa vez, fgados fritos de franga.

G Eugnio Gomes da Gama e Gil Gonalves Bugio brigaram num desafio pela grulha de uma dama. Grande desgraa e muito digna de lgrimas bem gerais! Seus golpes foram mortais, e aquela magana indigna mangou nos seus funerais.

J Um janzaro em jejum viu num jardim um jarreta, que estava a jantar peru, gergelim e ginja preta. De jbilo encheu-se todo, e pregou-lhe uma peta que tirou o p do lodo e gamou tudo ao jarreta.

L Pondo loja de capela, Pantaleo do Cardeal, alardeia o que tem nela, pregando-lhe um edital: "linhas, lonas, alfinetes, lamparinas, chals, luvas, lenos, lmpadas, colchetes, leques, luto de vivas. Lustres, lacre, l, palitos, ferrolhos, lpis, lanternas, papel, gales, passarinhos, ligas de enlaar as pernas!" Com esta longa parlanda,

o feliz Pantaleo j tem pilhado um milho e vai comprar a outra banda.

M Amaro Simo de Sousa tem mendiga muito fatal: semeando qualquer coisa, jamais lhe nasce outra igual. Suponhamos que semeia mostarda ou manjerico: vem-lhe malvas, vem-lhe aveia, ou melancia ou melo. Malmequeres do-lhe amoras, amoras do-lhe marmelos: marmelos criam-lhe esporas, e estas moncos amarelos. Teima e afirma muita gente de moleirinha machucha que esta mendiga indecente foi manobra de uma bruxa.

P Pedro Paulo Pinto Pereira, pobre pintor portugus, pinta portas paredes e painis, por preos populares, para poder partir para Paris, pois pode praticar Ping-Pong, que desporto parco, mas de prtica particularmente preversa.

Comprei um pinto em prata (que no h preo mais mdico) uma pipa uma pata, um pote, um pente, um peridico. Depois pus tudo isto venda, que parvo negcio fiz! um rapaz moo de tenda prometeu-me uma de xis.

Qu Quem h que queira comprar em Queluz um bom quintal? No Vero muito quente; no Inverno tal e qual. Tem quinze rvores de quina, quarenta cardos de coalho, quatro flores de quaresma que no requerem trabalho. D trs alqueire e Quarta de qussia e doze de milho, e do lquido que esquenta: seis quartolas e um quarlilho. Qualquer pessoa querendo ver este prdio esquisito pode falar com o quinteiro Quirino Joaquim Cabrito.

Que eco que h aqui! Que eco ? o eco que h aqui. O qu, h eco aqui?! H eco, h.

R Comprei na feira do Rato, no largo das amoreiras, arroz de peru num prato arranjado pelas freiras. Sabia a chourio moiro; era comer e gritar! Carne, rins, recheio coiro, ro sem resto deixar. Porm, fiquei muito doente, tanto que o doutor Cabral me receitou para o ventre raspas de unicrnio e tal.

Um rato roendo roa

o rabo do rodovalho e a Rosa Rita Ramalho de o ver roer se ria.

O rato roeu a rolha da real garrafa do rei da Rssia. O Borges relojoeiro ruminara roendo raspas de raiz de romzeira. O tambor rufar rpido: trs rufos e seis batidas, para o remador desamarrar rente o remo e remar contra a corrente. O doutor receitou remdios drsticos: trs colheres de leo de rcino e raspas de rosa rara. O livro raro traz trais trechos que rapidamente se o rasga.

S Nasce-se, cresce-se, desce-se... os senhores as senhoras... os senadores as senadoras... Se os seis sbios so susceptveis, seguramente sereis satisfeito. Cus! se Ceclia sabe, seus sentimentos sero sempre sinceros. Os assassinos sobre seus seios sugavam sangue sem cessar.

Susana! Se sares sai s. Sou o sempre seu Serafim S de Sousa.

S (z) Um rapaz tendo uma Zebra metida num casaro, desancou-lhe um dia a febra que a ps magra como um co. A azmola era cinzenta, e, depois daquela tosa,

ficou da cor da pimenta e a atirar para fanhosa.

T Triste trolha atrapalhado de taipar tanta trapeira, consertar tanto telhado, estragar tanta goteira. Na festa de Santo Entrudo entra trpego e zoupeiro, de tamancos, tosco e rude, no interior do seu palheiro. Sentou-se num tamborete, sem dizer nem chus nem bus e ps-se a entrudar sozinho com tripas de atum de truz.

Eis trinta ces famintos (outros dizem trinta e seis) entram de tropel ladrando. Que estrago!... Agora o vereis. Trastes, trancas, tocos, troncos, estoiram...tudo tropel. Bater, latir, tombos, roncos terminam este aranzel.

V Vinde ouvir caros ouvintes. Vale a pena! Era uma vez Vitorino Vaz Ventura dos Arcos de Valdevez. Vai ele um dia e vestiu-se com a vstia verde-gris, luva nova cor de couve e vernica de Aviz. Adivinhais o motivo porque assim se ataviou? porque ia a Vila Verde voda do pai-av.

- Como vens vioso e grave! Diz o pai-av. - Trago-vos trovas em verso, lhe volve o vivo camelo. E tais trovas e tais versos dum livro lhe vomitou que virou de uma vez o bucho ao ciso do pai-av.

X Excelente ch da China em caixotes de charo trouxe a charrua xarroco, que xaveco de feio. Alm deste ch de luxo, mil coisas muito curiosas trouxe da China. Por exemplo Chambres roxos, seda fina. Chibatas e chifarotes, lenos para chischisbus, Chorinas de franchinotes, frascos de leo de xarus. Xarges, enxergas, enchovas, enxofre, enxs, chocolate, enxdias, enxertos, lixas, lagartixas e um orate. Xavier consignatrio, chineiro gordo e convexo, vendo tanta esquisitice dizem que ficou perplexo. 2. Cada frase deve ser lida calmamente. Primeiro preciso dizer correctamente aquilo que se l. Num segundo momento, depois de j se ler o texto com alguma segurana, deve-se tentar dar a entoao e o ritmo que parecerem mais adequados para cada frase. NVEL FCIL 1. Xuxa! A Sasha fez xixi no cho da sala. 2. O rato roeu a roupa do Rei de roma a rainha com raiva resolveu remendar. 3. Trs pratos de trigo para trs tigres tristes.

4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizar. 5. Qual o doce que mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que mais doce que o doce de batata doce o doce que feito com o doce do doce de batata doce. NVEL MDIO 1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que no sabes e o que no sabemos, ambos saberemos se somos sbios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores. 2. O tempo perguntou ao tempo qual o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que no tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo o tempo que o tempo tem. 3. Em baixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia! 4. A sbia no sabia que o sbio sabia que o sabi sabia que o sbio no sabia que o sabi no sabia que a sbia no sabia que o sabi sabia assobiar. NVEL DIFCIL 1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos h! Quem os desmafagafiz-los, um bom desmafagafizador ser. 2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas. 3. Perlustrando pattica petio produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervenc-la porquanto perecem pressupostos primrios permissveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretrita perfeitssima. 4. No confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, ornitorrinco, ornitologista, ornitologista, e otorrinolaringologista otorrinolaringologista. 5. Disseram que na minha rua tem paraleleppedo feito de

paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paraleleppedo. Mil paraleleppedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Ento uma paralelepipedovia uma paralelogramolndia? NVEL (QUASE) IMPOSSVEL Verbo Tagarelar no Futuro do Pretrito Eu tagarelaria Tu tagarelarias Ele tagarelaria Ns tagarelariamos Vs tagarelarieis Eles tagarelariam

Potrebbero piacerti anche