Sei sulla pagina 1di 5

EFEITO DE DIFERENTES DOSES DE VERMICOMPOSTO NO DESENVOLVIMENTO DO MILHO

Elizngela Gomes de Souza1; Regiane da Silva Miranda2; Eliade Rocha dos Santos2; Jayane Santos Nunes2; Andrea Hentz de Melo3.
1

Discente do curso de Agronomia. 2Discentes do curso de Agronomia da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab Campus Universitrio de Marab BOLSISTAS PIBEX; E SINDCERV e-mail: remirandaagro@hotmail.com; Prof Adjunta II da . FCAM/UFPA e-mail : andreahentz@ufpa.br.

RESUMO Com o desgaste do atual modelo de produo agrcola apoiado no uso intensivo de insumos externos s propriedades rurais, surgiu necessidade de uma nova forma de fazer agricultura. O uso de adubos orgnicos fundamental na melhoria das caractersticas qumicas, fsicas e biolgicas das plantas e dos solos. O vermicomposto o produto da ao dos microorganismos em resduos orgnicos, contando com o auxlio das minhocas, como forma de apressar a decomposio. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do vermicomposto no vigor inicial de plantas anuais com destaque para o milho (Zea mays L) em doses de 0, 10, 20, 30 e 40% em relao a solo de barranco argiloso, bem como verificar emergncia, crescimento e melhor dose de vermicomposto para a produo das mudas. O experimento foi instalado na casa de vegetao da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab. Os tratamentos consistiram: T1, T2, T3, T4 e T5 da mistura. A adio de 40% de vermicomposto possibilitou em altura e circunferncia a obteno das maiores mdias/plantas. O vermicomposto influenciou positivamente no desenvolvimento das mudas de milho, sendo a dose de 40% indicada para a produo de mudas. PALAVRAS-CHAVE: Adubos orgnicos, minhocas, mudas. ABSTRACT With the erosion of the current model of agricultural production supported by the intensive use of external inputs to the farms, the need arose for a new form of agriculture. The use of organic fertilizers is crucial in improving the chemical, physical and biological plant and soil. The vermicompost is the product of the action of microorganisms in organic waste, with the aid of earthworms as a way to accelerate decomposition. This study aimed to evaluate the effect of vermicompost on the initial force of annual plants with emphasis on maize (Zea mays L) in doses of 0, 10, 20, 30 and 40% for clayey soil embankment, and to verify emergence, growth and best dose of vermicompost in the production of seedlings. The trial was placed in a greenhouse at the Faculty of Agricultural Sciences of Maraba. The treatments were: T1, T2, T3, T4 and T5 of the mixture. The addition of 40% vermicompost allowed height and circumference to obtain the highest averages per plant. The vermicompost has positively influenced the development of maize seedlings and the dose of 40% indicated for the production of seedlings. KEY WORDS: Earthworms, Organica fertilizers, seedlings.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO Segundo Schiedeck et al., (2006) o desgaste do atual modelo de produo agrcola apoiado no uso intensivo de insumos externos s propriedades rurais, surgiu a necessidade de uma nova forma de fazer agricultura, baseada em prticas, que, alm de tcnica e economicamente viveis ,sejam adequadas do ponto de vista ambiental e incentivadoras da autonomia dos agricultores. O uso de adubos orgnicos fundamental na melhoria das caractersticas qumicas, fsicas e biolgicas. Sua atuao se d tanto na melhoria das condies fsicas, como na aerao, na maior reteno e armazenamento de gua, e nas caractersticas qumicas e fsicoqumicas, no fornecimento de nutrientes s plantas e na maior capacidade de troca catinica do solo (CTC), alm de proporcionar um ambiente adequado ao estabelecimento e atividade da microbiota (SOUZA et al.,2005). Gusmo e Gusmo (2007) chamam de agricultura orgnica o processo que visa a construo de sistemas agrcolas ecologicamente estveis e economicamente produtivos, eficientes no aproveitamento dos recursos naturais de produo e socialmente bem estruturados. Com base no exposto alguns produtos podem ser utilizados para a adio de adubos orgnicos no solo tais como estercos, casca de arroz e serragem, sendo, porm necessrio que alguns passem por processos de decomposio atravs da compostagem e da vermicompostagem. Segundo Ricci (2002), a vermicompostagem o termo usado para a transformao biolgica de resduos orgnicos, em que as minhocas atuam acelerando o processo de decomposio. O vermicomposto cria melhores condies de vida para a planta cultivada permitindo que ela produza mais, pois melhora as propriedades fsicas do solo, estimula a absoro de elementos nutritivos, abastece as plantas de elementos fertilizantes, assegura uma maior disponibilidade de gua e ativa a vida microbiana do solo (MORSELLI, 2000). O objetivo deste trabalho analisar o efeito do vermicomposto no vigor inicial de plantas anuais com destaque para o milho (Zea mays L) em dosagens de 0%, 10%, 20%, 30% e 40% do composto orgnico, alm de verificar a porcentagem de ermegncia, os parmetros de crescimento da cultura, e a melhor dose de vermicomposto para a produo das mudas.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

MATERIAL E MTODOS

O experimento foi instalado na casa de vegetao da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab, localizada na Universidade Federal do Par, Campus Universitrio de Marab-PA. As mudas foram produzidas em sacos plsticos de polietileno em que o peso total foi de 1kg de solo de barranco argiloso, misturado a doses de vermicomposto peneirado em malha de 8mm na dosagem de 10, 20, 30 e 40% .O processo de enchimento dos sacos foi obtido da seguinte maneira: cada dosagem continha 10g de hmus medida que se aumentava as dosagens, aumentava-se tambm mais 100g de hmus. Para o total de 150 mudas foi usado 120 kg de solo e 30 kg de hmus. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 5 doses de vermicomposto e 10 repeties com uma espcie vegetal, o milho (Zea mays L), totalizando 50 vasos. Os tratamentos consistiram em: T1, T2, T3, T4 e T5. As Amostras do solo de barranco e do vermicomposto foram enviadas ao laboratrio de anlise qumica Fullin S/A no Esprito Santo, para a avaliao da fertilidade, no solo obtevese 9 mg/dm3 de Potssio, no vermicomposto 2550, enxofre 17 mg/dm3 no solo, no vermicomposto 117, Clcio 0,3 cmol, 4,1 no vermicomposto. Todos os outros nutrientes obtiveram valores maiores no vermicomposto do que no solo. O vermicomposto utilizado foi proveniente de um dos minhocrios pertencentes ao Projeto Introduo de extenso agroflorestal no curso de Agronomia de Marab, atravs da criao de minhocas Eisenia foetida para produo de vermicomposto. Em seguida foi feita a semeadura manual direta, sendo semeadas 3 sementes por recipiente e irrigadas 2 vezes por dia. Depois foi realizada a contagem da emergncia de plntulas. Decorridos 45 dias aps a emergncia, foi realizada avaliao dos seguintes parmetros: altura, o nmero de folhas e dimetro. Os dados foram submetidos anlise de varincia e de regresso.

RESULTADOS E DISCUSSO De acordo com a anlise qumica, do solo e do vermicomposto os teores de macronutrientes e micronutrientes apresentou melhores caractersticas para produo da cultura, em relao ao solo utilizado como substrato, seja nas quantidades de nutrientes importantes para a cultura quanto na melhor facilidade de absoro pelo pH mais elevado. Aps a semeadura, a taxa de emergncia do milho foi de 66%, com base nesse resultado foi feito anlise de varincia do milho.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Na Tabela 1 o resumo da anlise de varincia representado pelos valores do quadrado mdio e nveis de significncia das variveis, nmeros de folhas, altura e circunferncia do caule das mudas de milho, em relao s diferentes dosagens de vermicomposto de minhoca. observado o efeito significativo das doses sobre todas as variveis analisadas. Tabela 1 - Esquema da anlise de varincia para nmero de folhas, altura e circunferncia do milho (Zea mays L) no perodo de 45 dias em casa de vegetao em tratamento de diferentes dosagens de vermicomposto. F. V. G. L. Nmero de folhas Altura Circunferncia TRATAMENTO ERRO
** Significativo a 1% * Significativo a 5%

4 45

4,75 * 1,36

1071,13 ** 210,32

1,32 * 0,21

A porcentagem de vermicomposto no influenciou no nmero de folhas do milho em relao testemunha sendo significativa em relao aos demais tratamentos (figura 1).
4 3,5 y = 0,003x2 - 0,1261x + 3,6705

Nmero de folhas

3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 0 10 20 30 40 50 % de Vermicomposto

Figura 1: Modelo de regresso para nmero de folhas do milho (Zea mays )

A curva permanece decrescente at a dose de 20%, aumentando a partir da dose de 30%. Estes dados podem ter sofrido influncias externas como temperatura, umidade, etc. Tambm houve diferena significativa nas mdias dos tratamentos para a varivel altura das plantas (figura 2) e circunferncia (figura 3). O valor de R2 nas anlises foi de aproximadamente 1.
45 40 35 30
Altura

1,6

y = 0,4057x + 25,3
1,4 1,2 y = 0,0139x + 0,842

Circunferncia
0 10 20 30 40 50

1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 0 10 20 30 40 50

25 20 15 10 5 0 % de Vermicomposto

% de Vermicomposto

Figura 2: Modelo de regresso para altura do milho Figura3: Modelo de regresso para circunferncia domilho

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

A maior altura para o milho ocorreu na dose de 40% de vermicomposto, atingindo 40 cm de altura e 1,4 para circunferncia do caule, havendo diferena significativa entre as mdias, corroborando assim, com os dados de Maia (2009), onde a maior altura de mudas de alface foi encontrada em tratamento com 40% de vermicomposto e a menor nas testemunhas, com zero de vermicomposto.

CONCLUSES A adio de 40% de vermicomposto no substrato (solo) possibilitou para as caractersticas altura e circunferncia a obteno das maiores mdias/plantas. O aumento da concentrao de vermicomposto influenciou positivamente no desenvolvimento inicial das plantas de milho, sendo a dose de 40% de vermicomposto indicada para a produo de mudas. LITERATURA CITADA GUSMO, S. A. L.; GUMO, M. T. A. Produo de hortalias com princpios orgnicos. Belm: UFRA, 2007, 24p MAIA, R.E.F. Efeito de diferentes doses de vermicomposto na produo de mudas de alface, Altamira, Par. Trabalho de concluso de curso apresentado Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Par. Altamira-PA. 51p. 2009 MORSELLI, T. B. G.A. Vermicultura e vermicompostos-Processos e aplicaes. Projeto apresentado no Curso de Ps- Graduao em Agronomia-rea de Produo Vegetal. Exame de Qualificao. 2000. 70p. Departamento de Solos, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande de Sul RICCI, M. S. F. Cultivo orgnico do caf: recomendaes tcnicas. Braslia: Emprapa Informao Tecnolgica, 2002. 101p SCHIEDECK,G.; GOLALVES,M.M.; SCHWENGBER,J.E.Minhocultura e produo de hmus para a agricultura familiar. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006.11 p. (Embrapa Clima Temperado, Circular Tcnica, 57) SOUZA, E. D.; CARNEIRO, M. A. C.; PAULINHO, H.B. Atributos fsicos de um Neossolo Quartzarnico e um Latossolo vermelho sob diferentes sistemas de manejo. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, 2005. p.22 a 30

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Potrebbero piacerti anche