Sei sulla pagina 1di 2

Regras para uma Alimentao Saudvel

Uma alimentao equilibrada importante para termos uma boa sade. Por isso, se queres ser saudvel deves seguir as seguintes regras: 1- Consumir alimentos de qualidade e frescos; 2- Tomar sempre o pequeno-almoo; 3- Incluir nas refeies alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos; 4- Comer de 3 em 3 horas; 5- No comer alimentos com muito sal; 6- No comer alimentos com muito acar (bolos, rebuados, refrigerantes, etc.); 7- No comer fritos ou comida com muita gordura; 8- Consumir diariamente leite, iogurtes, queijo; 9- Comer pelo menos trs peas de fruta por dia; 10- Comer hortalias e legumes; 11- Comer leguminosas (feijo, gro) pelo menos duas vezes por semana; 12- Comer sopa todos os dias; 13- Preferir po escuro (mistura de centeio e trigo); 14- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; 15- Evitar consumir bebidas alcolicas antes da idade adulta; 16- Beber gua em abundncia ao longo do dia; 17- Fazer pequenas refeies, vrias vezes ao dia; 18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

No te esqueas que para crescermos de forma saudvel temos que ter uma alimentao equilibrada. Cuida da tua alimentao comendo: legumes, fruta, alimentos com pouca gordura, alimentos com pouco acar e outros alimentos saudveis. No comas alimentos que no fazem bem sade como por exemplo: hambrgueres, batatas fritas, pizzas e doces.

Trabalho elaborado por:


Vanessa Garcia 7 A Adelaide Diogo 7 A M. Isabel Domingos 5 D Adriano Gonalves 5 D Elioenei Diogo 5 D Nidia Borges 5 D Solange Maria 5 D Rute Costa 5 D Marta Man 5 D Vera Frederico 5 F

Distrbios Alimentares
O que so Distrbios Alimentares? So doenas psiquitricas, que tm origem numa diversidade de factores, tais como: psicolgicos, biolgicos, familiares e socioculturais. E caracterizam-se, fundamentalmente, por alteraes significativas do comportamento alimentar. Os distrbios alimentares ocorrem principalmente nos pases industrializados, afectando sobretudo as mulheres jovens, aparecendo no homem apenas em cerca de 10 % dos casos. Estes dados parecem indicar que os distrbios alimentares esto interligados a factores socioculturais. Os investigadores consideram que a presso cultural para a magreza, a insatisfao e a preocupao com o peso podem contribuir, juntamente com outros factores, para o iniciar uma dieta. Dos vrios distrbios alimentares existentes destacam-se a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e a Ingesto Compulsiva. Sinais de Risco e de Alerta: Emagrecimento rpido sem causa aparente; Reduo na quantidade de alimentos ingeridos; Escolha de produtos magros ou de baixas calorias; Desculpas frequentes para no comer; Mudana de Humor (maior agressividade, irritabilidade e isolamento social); Praticar exerccio fsico em excesso; Atitude critica em relao imagem; Comer grandes quantidades de comida e em seguida vomitar; Entre outros...

Erros Alimentares e Doenas


Hoje em dia, sabe-se que algumas doenas, como a obesidade, a diabetes, doenas cardiovasculares e at alguns tipos de cancro, esto associadas a erros alimentares que grande parte da populao comete no dia-a-dia. Como tal, urgente combater estes erros para prevenir doenas. Erros Alimentares Doenas / Problemas Associados Hipertenso arterial, cancro do estmago, doenas crebro-vasculares e cardiocirculatrias. Problemas psico-sociais e afectivos, cirrose heptica e diversos acidentes de viao e de trabalho. Doenas cardiovasculares e obesidade. Obesidade, diabetes e cries dentrias. Priso de ventre e alguns tipos de tumores.

A Nova Roda dos Alimentos


A Roda dos Alimentos tem uma forma circular para nos ajudar a escolher e a combinar os alimentos que devero fazer parte da nossa alimentao. Assim, est dividida em segmentos de diversos tamanhos que se designam por Grupos e que renem alimentos semelhantes no que diz respeito s suas propriedades nutricionais. A Nova Roda dos Alimentos est dividida em sete grupos ao contrrio da anterior que s apresentava cinco. Por exemplo, a gua no fazia parte da roda antiga e agora j faz, porque a gua muito importante para a nossa vida.

Elevado consumo de sal

Elevado consumo de bebidas alcolicas Elevado consumo de gorduras Elevado consumo de acar e alimentos aucarados Reduzido consumo de alimentos ricos em fibras (Hortalias, legumes e frutos)

Cada grupo que constitui a Nova Roda dos Alimentos deve estar presente na nossa alimentao nas seguintes propores: Cereais, seus derivados e tubrculos - 28% Hortcolas - 23% Fruta - 20% Lacticnios - 18% Carnes, pescado e ovos - 5% Leguminosas - 4% Gorduras e leos - 2%

Saltar refeies e no tomar o pequenoalmoo

Hipoglicmias matinais (baixo nvel de acar no sangue), falta de ateno, diminuio do rendimento intelectual na escola e no trabalho.

Potrebbero piacerti anche