Sei sulla pagina 1di 8

Os benefcios do mega 3 Descubra os benefcios do mega 3 e quais as melhores alimentos fontes deste cido graxo essencial.

O omega 3 um tipo de gordura, conhecido como cido graxo essencial pois muito importante para uma boa sade. O corpo humano no capaz de produzir omega 3, tendo que obt-lo da alimentao. Um grande nmero de pesquisas vem demonstrando os benefcios do omega 3 para o corao e todo sistema circulatrio. Os benefcios do omega 3 incluem:

Atividade antiinflamatria; Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguneos); Reduo dos nveis de colesterol e triglicerdeos e Reduo da presso arterial.

Os benefcios do omega 3 estendem-se para a reduo do risco de desenvolver diversas doenas, incluindo:

Diabetes; Acidente vascular cerebral (derrame); Artrite reumatide; Asma; Sndromes inflamatrias intestinais (colites); Alguns tipos de cncer; Declnio mental.

Alguns estudos tambm indicam que o Omega 3 traz benefcios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunolgico. Os melhores alimentos ricos em mega 3 As melhores fontes de omega 3 so os peixes, algumas espcies possuem maior quantidade. Peixes ricos em omega 3 Cavala Arenque Sardinha Salmo Atum Bacalhau Outras importantes fontes de omega 3:

Semente de linhaa Castanhas e nozes leos vegetais (azeite, leo de soja, canola) Vegetais de folhas verdes escuro. Quanto consumir?

Recomenda-se a ingesto de pelo menos 2 pores de peixe por semana, mas se for possvel incluir outras fontes de omega 3 maiores sero os benefcios. O que evitar? Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. No se deve frit-los, pois este processo destri o omega 3. Alguns peixes so pobres em omega 3, dentre eles a tilpia, que contm quantidades de Omega 6 semelhantes carne vermelha. Apesar de os benefcios do mega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito alm daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda no se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele largamente comercializado nas farmcias na sua forma concentrada em cpsulas, algo que ainda no foi avaliado pela cincia.

Omega 3 : o amigo do corao Alimentao balanceada de fundamental importncia na preveno e no tratamento de doenas. Por isso, existem vrias pesquisas mostrando os efeitos benficos que os alimentos trazem para o ser humano. O mega 3 um tipo de gordura muito benfica para o corao, cujos benefcios vem sendo pesquisados desde a dcada de 70, e hoje j so fatos confirmados. mega 3 um tipo de gordura encontrada em peixes marinhos (salmo, arenque, bacalhau, etc.), e em menores concentraes na soja, castanha e leo de canola. Essa gordura no produzida pelo organismo humano portanto, deve ser fornecida atravs da alimentao. O consumo freqente de alimentos ricos em mega 3 reduzem os nveis de colesterol e triglicerdios no sangue, e tambm a presso arterial. Alm disso, o mega 3 possui efeito anti-inflamatrio. Como as maiores concentraes de mega 3 esto nos peixes marinhos, e nem sempre possvel t-los mesa, a indstria alimentcia est colocando no mercado produtos enriquecidos com o mega 3, como leite longa vida, leite em p e ovos. A tecnologia empregada para o enriquecimento do leite adio do leo de peixe no produto e, no caso dos ovos, o leo de peixe adicionado rao que alimenta as galinhas. Porm, tudo que demais faz mal. E o mega 3 um leo com alto poder de oxidao, ou seja, pode contribuir na formao de substncias prejudiciais ao organismo. Portanto, seu consumo deve ser associado vitamina E, que tem funo anti-oxidante, e encontrada nos leos de milho, de girassol, no espinafre, e em cereais integrais. O consumo de mega 3 e vitamina E, em quantidades devidamente balanceadas, est associado a um menor risco de doenas cardiovasculares. E como j foi publicado aqui anteriormente, uma vida saudvel passa por alimentao balanceada e atividade fsica regular. Portanto, procure um nutricionista, para aprender a tirar dos alimentos o melhor proveito possvel, e consulte tambm um mdico, para orientar-se sobre como est sua sade, e o que fazer para mant-la sempre bem, e obter o melhor desempenho possvel em suas atividades fsicas.

Quais alimentos possuem Omega 3 Culinria

Todos sabem o quanto importante seguir uma dieta balanceada. Nos ltimos anos, a mdia vem alertando enfaticamente sobre os perigos do sedentarismo e do consumo de produtos ricos em acar e gordura. Como todos j sabem, esses fatores causam obesidade, presso alta, aumento no nvel de colesterol, doenas cardiovasculares, diabetes, etc. Uma forma de evitar esses problemas ter uma alimentao rica em Omega 3, que trs vrios benefcios para o nosso organismo. Esse nutriente diminui o risco doenas cardiovasculares, prolonga a juventude do corpo, fortalece o sistema imunolgico, reduz o nvel de colesterol ruim (LDL), de triglicerdeos muito mais. Ele tambm necessrio para a formao das prostaglandinas inflamatrias e leucotrienos. Esta substncia pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente em peixes e alguns tipos de leo. Entretanto, o Omega 3 tambm est presente em frutas, cereais, verduras e muitos outros produtos. Abaixo, voc tem uma pequena lista de alimentos que possuem esse nutriente. Alimentos ricos em Omega 3 Crustceos Olhos vegetais Castanha da ndia Nozes Rcula Brcolis Amendoim Mamo Abbora Sementes em geral Abacate Canola Soja Milho Como j foi dito, o Omega 3 fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Segundo estudos realizados pela Unicamp (Universidade de Campinas), ele reduz as chances de leso por esforo. Mas, no para por a, este nutriente tambm combate seqelas de infarto, combate a depresso, ajuda no tratamento do cncer, previne doenas neuro degenerativas, como a esclerose lateral amiotrfica, etc. Alm disso, o Omega 3 fundamental para o funcionamento do corao, pois diminui as chances de ataques cardacos e evita acumulo de gorduras ruins nos vasos sanguneos. O crebro tambm necessita deste nutriente para manter seu bom desempenho, j que constitudo de 20% de gordura. Apesar de todas essas vantagens, preciso cuidado no consumo deste nutriente. O indicado apenas 10% do valor calrico ingerido diariamente.

Alimentos ricos em mega 3 Lista de alimentos com mega 3


Peixe em geral Avel Germen de trigo Lino Alface Soja Espinafre Pepino Couve Couve de Bruxelas Abacaxi Almendras Nozes Abbora

O consumo de alimentos ricos em mega 3 aporta benefcios como:


Previne doenas cardiovasculares, j que favorece a circulao Contribui a regular a presso arterial Aumenta os niveis de colesterol bom Reduz os triglicridos Evita a obstruo das arterias Interven na atividade dos rgos reprodutivos Pode melhorar o rendimento intelectual Melhora a asma, psoriasis

Hoje em dia tambm encontramos alimentos enriquecidos com mega 3 como: leite, manteiga,queijos e ovos.

mega 3: alimentos ricos mas muito mais caros

Leite, ovos, leos e margarinas, po, bolachas e tostas, fiambre, nctares e peixe. H cada vez mais alimentos que ostentam ser enriquecidos ou fonte de mega 3, cidos gordos essenciais com vrios efeitos benficos para a sade. A maioria vale a pena. Contudo, as marcas fazem pagar bem este enriquecimento. Eis a principal concluso do teste publicado na revista TESTE SADE de Abril. A maioria dos consumidores preocupados com a linha procuram banir totalmente as gorduras. Contudo, tambm so necessrias, alerta aquela revista da DECO PROTESTE: fornecem cidos gordos essenciais para o bom funcionamento do organismo, nomeadamente os chamados mega 3. Como o organismo no os sintetiza, s h duas formas de suprirmos as nossas necessidades: atravs da ingesto de alimentos naturalmente ricos ou enriquecidos em mega 3. Uma alimentao variada e equilibrada, incluindo peixe, pelo menos duas vezes por semana, legumes de folha verde diariamente e, para petiscar, umas nozes ou amendoins, conseguir suprir as necessidades do organismo em mega 3, revela esta revista dedicada a assuntos de sade. Assim, os alimentos enriquecidos podem ser teis se no seguir uma alimentao saudvel que inclua peixe e legumes de folha verde, como espinafres ou couve, ou em situaes que requerem uma maior quantidade destes cidos gordos essenciais (gravidez, amamentao, crianas em crescimento). As anlises revelam que a maioria dos alimentos que mencionam mega 3 nos rtulos, como o leite, o po, os ovos, os peixes, os leos e as margarinas, so boas fontes de mega 3. So produtos vantajosos face s verses clssicas, pois o seu consumo permite aumentar consideravelmente a quantidade de mega 3, sem ser necessrio ingerir grandes doses destes alimentos. As bolachas e o fiambre analisados tambm apresentam um significativo enriquecimento face verso comparativa. As tostas e os nctares analisados no compensam, pois pouco contribuem para suprir as nossas necessidades em mega 3. O reverso da medalha o preo. Algumas marcas fazem pagar bem este enriquecimento: chegam a custar o dobro, como o caso dos leos, do leite, das tostas e dos ovos, adverte esta revista de defesa do consumidor. Os peixes so fontes naturais de mega 3. Ou seja, tm j estes cidos gordos na sua composio, reala esta revista que analisou salmo e pescada congelada, sardinha e atum em conserva. Dos peixes testados, destaca-se a sardinha e o salmo. Comer meia lata de sardinhas ou uma pequena posta de salmo fornece a quantidade necessria de mega 3. No caso do peixe, o facto de uma marca destacar, no rtulo, que o alimento rico ou fonte de mega 3 no deve influenciar o consumidor a escolh-la em detrimento de outra. Dentro dos alimentos naturalmente ricos, o

conselho escolher o mais barato, pois as anlises no revelaram diferenas a este nvel. A TESTE SADE lamenta a ausncia de lei que especifique a dose necessria para os fabricantes poderem incluir alegaes enriquecido, rico ou fonte natural de mega 3 nos rtulos. Esta associao de defesa dos consumidores faz um apelo ao Ministrio da Agricultura, do Desenvolvimeto Rural e das Pescas neste sentido. At l, cada fabricante livre de alegar o que lhe apetecer, ficando o consumidor merc da sua boa f, uma situao que a DECO considera inadmissvel. ESSENCIAIS PARA O ORGANISMO

Aps observar que os esquims da Groenlndia e os habitantes da Ilha de Creta praticamente no apresentavam doenas cardiovasculares, associou-se este facto ao tipo de alimentao. Ambos so grandes consumidores de alimentos ricos em mega 3. Os primeiro ingerem grandes quantidades de peixe gordo; a alimentao dos segundos assenta essencialmente em peixe gordo, caracis e legumes de folha verde, todos ricos em mega 3.

Os mega 3 reduzem os nveis de gordura no sangue (nomeadamente dos triglicridos). Previnem a formao de placas de aterosclerose responsveis pelo entupimento progressivo das artrias e asseguram uma maior elasticidade das paredes das veias. Alguns produtos referem que os mega 3 agem ao nvel do colesterol, mas esta aco nunca foi validada de um modo consensual.

Os mega 3 so essenciais para o desenvolvimento e bom funcionamento do crebro, dos nervos, da retina e do todos os rgos sensoriais, pelo que se aconselha as grvidas, as mes que amamentam e as crianas a ter uma alimentao rica em mega 3. Estes cidos gordos tambm desempenham um papel importante na memria, concentrao e faculdades de aprendizagem.

Embora os mega 3 no interfiram nos nveis de acar no sangue, o seu consumo pode ser muito til em diabticos, por reduzir o nvel de triglicridos.

Alimentos Funcionais: http://www.nutrijr.ufsc.br/jornal/jornal_eletronico_06-08.pdf http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/cadastro/dual1/cadastro_01.php? origem=Parc_Google_2010_tabelas%20de

%20calorias&af=469&altura=0&peso=0&naveg=NAS&kw=tabela%20de %20alimentos%20calorias&gclid=CIPg-M_4n60CFdKR7QodbBMelQ

Potrebbero piacerti anche