Sei sulla pagina 1di 3

Gabarito Aluno(a): __________________________________________________ Data PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 4 BIMESTRE A - TEXTO 3 ano

1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1 9 2 0 A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

O TEMPO E O VENTO Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas... O ano de 81 trouxera um acontecimento triste para o velho Maneco: Horcio deixara a fazenda, a contragosto do pai, e fora para o Rio Pardo, onde se casara com a filha de um tanoeiro e se estabelecera com uma pequena venda. Em compensao, nesse mesmo ano Antnio casou-se com Eullia Moura, filha dum colono aoriano dos arredores do Rio Pardo, e trouxe a mulher para a estncia, indo ambos viver no puxado que tinham no rancho. Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando a perder toda a colheita. Em 86, quando Pedrinho se aproximava dos oito anos, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos escravos. Foi em 86 mesmo ou no ano seguinte que nasceu Rosa, a primeira filha de Antnio e Eullia. A verdade era que a criana tinha nascido pouco mais com que separara Pedrinho da me.

de um ano aps o casamento. Dona Henriqueta cortara-lhe o cordo umbilical com a mesma tesoura de podar E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia, a lua passava por todas as fases, as estaes iam e vinham, deixando sua marca nas rvores, na terra, nas coisas e nas pessoas. E havia perodos que Ana perdia a conta dos dias. Mas entre as cenas que nunca mais lhe saram da memria estava a tarde em que dona Henriqueta fora para cama com uma dor aguda no lado direito, ficara se retorcendo durante horas, vomitando tudo que engolia, gemendo e suando frio. E quando Antnio terminou de encilhar o cavalo para ir at o Rio Pardo buscar recursos, j era tarde demais. A me estava morta. Era inverno e ventava. rico Verssimo B - INTERPRETAO DO TEXTO 1) O elemento que deixa as suas marcas nas rvores, na terra, nas coisas e nas pessoas : a) O vento b) A memria c) O tempo d) A saudade 2) De acordo com o texto, em que momento ocorreu um acontecimento positivo acompanhado de uma dvida: a) Em 8l b) No ano seguinte do nascimento de Rosa c) Em 85 d) No mesmo ano em que a peste atacou o gado ou no ano seguinte

3) A personagem central do texto : a) Ana Terra b) Henriqueta c) Eullia Moura d) Rosa 4) O fato que deixou o velho Maneco triste foi: a) a nuvem de gafanhotos que desceu sobre a lavoura b) a partida de Horcio para Rio Pardo c) o casamento de Antnio d) a morte de dona Henriqueta 5) O tempo verbal predominante no texto que assegura o carter memorialstico :

a) Presente c) Pretrito

b) Futuro d) Particpio

6) O pronome pessoal oblquo lhe (3 pargrafo) se refere a: a) Pedrinho b) Eullia c) Dona Henriqueta d) Rosa 7) Em qual estado do Brasil ocorre a histria escrita por rico Verssimo: a) Rio Grande do Sul b) So Paulo c) Rio de Janeiro d) Paran C - ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHE CORRETAMENTE AS LACUNAS 8) Era para _______ falar _______ ontem, mas no _______ encontrei; se ningum _______ a verdade e precisarei lutar para _______ nada _______ a respeito.
a) eu contigo o me disse - o encontrar se falou
b) mim com voc lhe disse me encontr-lo falou-se

14) Como no _______ vi, chamei o contnuo e mandei _______ ento _______ a) lhe ele procurar voc. b) o o procur-lo. c) lhe - o procura-lo. d) o ele procurar-lhe. 15) Assinale a opo correta quanto regncia: a) Os autores fazem referncias desabonadoras as caractersticas do brasileiro. b) A ateno modernidade indispensvel queles comentrios. c) As pessoas so crticas no tocante as virtudes que possuem. d) Os entrevistados se pem a responder as perguntas feitas. 16) _______ voc estima o oramento _______ solicitei? a) Quanto - em que lhe b) Quanto - por que lhe c) Em quanto - que lhe d) Em quanto - de que o 17) Visando _______ objetivo, visou _______ cheque e retirou-se. a) o - ao b) a - ao c) ao o d) ao - ao 18) Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente, s lacunas: 1. A aurora o terceiro tom _______ fala o poeta. 2. A aurora o terceiro tom _______ se refere o poeta. 3. A aurora o terceiro tom _______ prope o poeta. 4. A aurora o terceiro tom _______ faz meno o poeta. a) de que, a que, a que, que b) que, a que, que, a que c) de que, a que, que, a que d) a que, a que, que, que 19) Marque a alternativa incorreta quanto regncia verbal: a) Na verdade, no simpatizo com suas idias inovadoras. b) Para trabalhar, muitos preferem a empresa privada ao servio pblico. c) Lamentavelmente, no conheo a lei que te referes. d) Existem muitos meios a que podemos recorrer neste caso. 20) Assinale a alternativa em que a regncia verbal incorreta: a) saudvel aspirar o ar da manh. b) Concentrei-me, visei o alvo ... e errei. c) Informe a ele que o trem j partiu. d) Os torcedores assistiram um grande jogo de futebol.

c) mim com ele lhe me disse encontr-lo se falou d) eu - com ele o me disse encontr-lo se falou

9) No _______ razes para acreditarmos nele, pois _______ provas suficientes e _______ anotaes memorveis a seu favor. a) faltava havia existia b) faltavam havia existiam c) faltava havia existiam d) faltavam havia existia 10) Comunico _______ que enviei _______ requerimento _______no escritrio, podero _______ atentamente os documentos no _______ haver rasuras. a) lhe anexo fazem podero b) o anexos faz poder c) te anexo fazem poder d) lhe em anexo faz poder 11) Ningum _______ ajudou, nem _______ pediu nada, nem _______ julgou e nem _______ condenou por isso. a) o lhe o o b) o lhe lhe o c) lhe lhe o o d) o o lhe lhe 12) As tarefas cumpriram _______ e, alm disso, ningum _______ e outros trabalhos. a) nas negou-se b) as se negou c) las negou-se d) nas se negou 13) Convm _____________________________ a) obrigar-lhe a voltar . b) obrig-lo a voltar. c) obrigar-lhe a voltar . d) obrig-lo a volta.

GABARITO 1.c 2.d 3.a 4.b 5.c 6.d 7.a 8.d 9.b 10.d 11.a 12. d 13.b 14.b 15.b 16.c 17.c 18. c 19.c 20. d

Potrebbero piacerti anche