Sei sulla pagina 1di 32

Sol: a fonte da vida

A energia: na fotossntese e na respirao.

O capim precisa de luz e calor do Sol. O gado come o capim. Voc se alimenta das plantas e do gado.

Voc inspira o oxignio fornecido pela planta. Voc libera o gs carbnico e o calor de que a planta necessita...
21

6
Luz do Sol Que a folha traga e traduz... Em verde novo.

Sol: a fonte da vida


a reproduo etc. Esse processo de liberao de energia, anlogo ao de queima, a respirao.

material orgnico + oxignio

CO2 + H2O + energia

A msica do Caetano Veloso conta um fenmeno que acontece no planeta h muitos milhes de anos.

A fotossntese o processo atravs do qual os vegetais produzem o combustvel indispensvel para a vida da planta, do homem e de outros animais. Os vegetais necessitam da luz solar, absorvendo a energia em reaes qumicas e armazenando-a em ligaes qumicas. na fotossntese realizada pelas plantas que ocorre o primeiro e principal processo de transformao de energia no ambiente terrestre. Os vegetais que possuem clorofila absorvem energia solar e gs carbnico do ar e realizam reaes qumicas, produzindo material orgnico como acares, gorduras e proteinas, e liberam oxignio. A reao qumica que ocorre na fotossntese poderia ser esquematizada da seguinte forma: H2O + CO2 + luz material orgnico + oxignio

Essa energia proveniente da reao de queima dos alimentos retirados do meio ambiente, por exemplo das plantas verdes ou de animais como o gado, que come as plantas verdes.

A energia dos alimentos


A quantidade de energia contida em um alimento medida pela energia obtida em sua queima. Se queimarmos a mesma quantidade de po e amendoim para aquecermos uma mesma quantidade de gua, ao medirmos a temperatura da gua perceberemos, no final da queima, que ela ficar mais aquecida quando utilizamos o amendoim como combustvel. O amendoim libera mais energia na queima por conter menor quantidade de gua e por possuir substncias mais calricas que o po.

Fotossntese e a vida animal


As pessoas e os animais tambm necessitam de energia para sua sobrevivncia e suas atividades. No produzimos, como as plantas ver des, a energia inter na que armazenamos. Ao ingerirmos o alimento proveniente das plantas, parte das substncias entra na constituio celular e parte fornece a energia necessria s nossas atividades, como o crescimento,

22

Felizmente no precisamos fazer esta atividade sempre que quisermos saber o poder energtico de um alimento. Encontramos tabelas que nos fornecem essas informaes. Na tabela 6.1, por exemplo, esto especificados os teores de energia expressos em quilocalorias (kcal) por 100 g de alimento.

Devido ao nosso prprio metabolismo, absorvemos quantidades variadas de energia ingerindo os mesmos alimentos que outras pessoas. A perda de energia ao realizar as mesmas atividades tambm uma caracterstica pessoal, dependendo do tamanho corporal e da eficincia dos movimentos. Consumimos em mdia cerca de 3.500 kcal de alimentos diariamente. O conhecimento da quantidade de energia liberada pelos alimentos no organismo de interesse de mdicos e nutricionistas, uma vez que a alimentao com excesso ou deficincia de calorias pode levar obesidade, a doenas vasculares ou subnutrio. As tabelas de dieta fornecem o valor de energia do alimento em grande caloria (Cal) em lugar de quilocaloria (kcal). Neste caso, 1 Cal (caloria mdica) corresponde a 1 kcal em Fsica. possvel se fazer um balano entre a energia fornecida pelos alimentos e a energia consumida por uma pessoa durante um determinado tempo em suas atividades dirias.

1 kcal = 1.000 cal = 1 Cal 1 caloria definida como a quantidade de calor necessria para elevar em 1C a temperatura de 1 grama de gua no estado lquido. Tabela 6.1: Energia fornecida pelos alimentos
Alimentos Pores (100g) g) Energia (kcal)

leite de vaca cru

meio copo

63

queijo branco fresco po ovo carne de vaga (magra) peixe de mar frito

uma fatia

243

EXPERIMENTE CALCULAR A QUANTIDADE DE ENERGIA


FORNECIDA PELOS ALIMENTOS QUE VOC INGERIU HOJE
A energia dos alimentos representava para o homem primitivo a quase totalidade do seu consumo energtico, pois ele, alm de consumir os alimentos, s usava a energia do fogo. Situao muito diferente acontece no mundo moderno. S 5% do que o cidado urbano consome atualmente corresponde energia dos alimentos para sua subsistncia. A maior parte provm dos combustveis dos veculos, da energia eltrica para iluminar, tomar banho, aquecer e resfriar e da energia para a produo dos bens que ele utiliza.

duas unidades duas unidades um bife

269 163 146

dois fils

371

arroz cozido feijo cozido mamo coca-cola refrigerante batata frita

3 colheres (sopa) 5 colheres (sopa) uma fatia meio copo 2 unidades

167 67 32 39 274

23

O ciclo do carbono
Na grande quantidade de transformaes que ocorrem na Terra, a fotossntese, a respirao e a decomposio, alm de promoverem uma circulao da energia proveniente do Sol, tambm so responsveis pela circulao de um importante elemento qumico, o carbono. O gs carbnico dissolve-se nas guas ocenicas e entra em contato com os ons de clcio que vo sendo depositados lenta e continuamente no fundo dos oceanos. Ao longo de milhes de anos esses materiais originam rochas como o calcrio ou o mrmore. Os esqueletos e carapaas dos seres marinhos como lagostas, caranguejos, corais, mariscos etc. so constitudos de carbonato de clcio, a mesma substncia que constitui o mrmore. Esses animais retiram o gs carbnico e os ons de clcio diretamente da gua do mar e, quando morrem, tambm vo contribuir para a formao de carbonato, que poder formar rochas. como a fotossntese, a respirao e decomposio, constituindo o ciclo do carbono. Veja a figura apresentada a seguir:

Balano energtico
Diariamente ingerimos alimentos cuja energia utilizada na realizao de nossas atividades. Veja na tabela ao lado a taxa de utilizao de energia medida em quilocalorias por hora em algumas atividades. Confira se voc se alimenta bem do ponto de vista energtico fazendo um balano. Verifique quanta energia voc gasta durante um dia inteiro. Quanta energia voc consome no mesmo tempo? Voc queima todas as calorias ingeridas? Certas dietas alimentares fixam em 1.500 Calorias ( ou seja, 1.500 kcal de energia) o consumo energtico dirio visando uma gradual perda de peso de pessoas com alguns quilos a mais. Consulte a tabela 6.1 e proponha um cardpio energeticamente balanceado de um dia para essa dieta.

Tabela 6.2
dormir ficar sentado assistir aula ou estudar trabalhar ficar em p andar 78 kcal/h 108 kcal/h

180 kcal/h 180 kcal/h 120 kcal/h 228 kcal/h

24

A atmosfera, os vegetais, os animais e os oceanos so verdadeiros reservatrios de carbono do nosso planeta, e os tomos de carbono migram de um reservatrio para outro, atravs dos processos intimamente relacionados,

O Sol e os combustveis
A lenha. O carvo mineral. O petrleo. O lcool de cana. De onde vem essa energia? Animais e plantas soterrados ao longo de bilhes de anos se transformaram em combustveis fsseis.

Na queima da lenha, do petrleo, do lcool de madeira ou de cana, transformamos energia qumica em trmica, que pode ser transformada em energia de movimento.

25

7
Carvo mineral: um combustvel fssil

O Sol e os combustveis.
As plantas, ao realizarem a fotossntese, garantem a produo de matria orgnica e do oxignio do ar necessrios vida animal. Ao morrer, tanto as plantas como os animais se decompem muito rapidamente. Ao longo de bilhes de anos, muitos organismos foram soterrados por areia ou lama e submetidos a intensas presses, sofrendo um processo de fossilizao. A pergunta que fica : que origem tem a energia solar? Essa energia, tambm chamada energia radiante, resultado da fuso nuclear que se d no processo de evoluo das estrelas. No caso do Sol, por exemplo, o tipo de fuso nuclear que ocorre faz com que ncleos de hidrognio se juntem para compor ncleos mais complexos, como o de hlio. Para a fuso nuclear ser possvel preciso uma temperatura altssima, de milhes de graus. Qual a origem inicial dessa temperatura? Que fonte de energia a promove? Nova surpresa: a energia gravitacional. Estrelas, como o Sol, se formam pela autocompactao gravitacional de grandes nuvens csmicas que "caem sobre si mesmas" . Nesse processo a energia potencial gravitacional se transforma em energia cintica, tr mica, garantindo a alta temperatura, essencial fuso nuclear. A gasolina, o leo diesel e outros derivados do petrleo so formados por fsseis vegetais e animais, assim como os alimentos, a lenha e o carvo vegetal produzidos pelas plantas so resultados da transformao de energia proveniente do Sol atravs da fotossntese, em energia qumica de ligao, principalmente do carbono e do hidrognio. Ser que todas as fontes de energia que existem dependem da energia proveniente do Sol? Uma das fontes de energia no nosso planeta que no tem origem solar a energia de fuso e fisso nuclear, usadas respectivamente nas terrveis bombas A e H e nas controversas usinas nucleares.

Os combustveis fsseis so reservas da energia solar produzidas no passado

O Sol e a energia que utilizamos


Os motores de automveis e de outros veculos e as turbinas de avies necessitam de uma fonte de energia para a produo do movimento. A energia necessria proveniente da queima de combustveis como a gasolina, o lcool, o leo diesel ou o querosene.

O Sol o responsvel por quase toda a energia que utilizamos

Tanto a hidroeletricidade como a energia dos ventos e as combustes de todos os tipos dependem da radiao solar, seja para a evaporao da gua, seja para a circulao de ar ou para a fotossntese, que garante a formao dos combustveis.

26

Os fornos, foges e aquecedores em geral tm o funcionamento baseado na queima de um combustvel. Quando utilizamos combustveis como gasolina, lcool, carvo, lenha, gs natural e outros, estamos transformando energia qumica em energia trmica.

Temperaturas diferentes resultam em efetiva variao de energia, levada de um sistema para outro. Por isso se define calor como sendo a energia transferida devido a diferenas de temperatura.

Tabela 7.1
Combustvel
Calor Calor de de combusto combusto (kcal/kg) (kcal/kg)

A quantidade de calor liberada durante a queima completa de uma unidade de massa da substncia combustvel denominada calor de combusto.
A tabela 7.1 fornece o calor de combusto de alguns combustveis em kcal/kg. O combustvel mais utilizado nos fornos e foges o GLP (gs liquefeito de petrleo), contido em botijes de gs, que, ao ser liberado, entra em contato com o oxignio do ar e, na presena de uma centelha, transforma energia qumica em energia trmica. Esse processo recebe o nome de combusto.

lcool etlico (etanol)* lcool metlico (metanol)** carvo vegetal coque gs hidrognio gs manufaturado gs natural gasolina lenha leo diesel petrleo querosene TNT

6400 4700 7800 7200 28670 5600 a 8300 11900 11100 2800 a 4400 10900 11900 10900 3600

MAS QUAL O SIGNIFICADO DESSA UNIDADE DE MEDIDA?


Uma maneira de medirmos energia compararmos a quantidade utilizada em determinada situao com a quantidade de energia necessria para elevar a temperatura de 1 grama de gua em 1oC, que chamamos caloria. Considerando que 1 kcal igual a 1.000 calorias, quando o calor de combusto de um determinado combustvel for igual a 1 kcal/kg, significa que em 1 kg de combustvel sero liberadas 1.000 cal de energia durante a combusto. O valor do calor de combusto nos permite comparar a quantidade de calor liberada por massas iguas de diferentes combustveis.

gs de cozinha + oxignio CO2 + H2O + calor


A combusto, presente tanto nos aparelhos residenciais como nos veculos, libera energia para o meio, aquecendo-o. Essa energia, conhecida como calor, depende do combustvel usado e do seu fluxo. Em todos esses processos em que ocorrem trocas de calor, os sistemas mais quentes aquecem os mais frios. Dessa forma, "fonte de calor" qualquer sistema que esteja mais quente que sua vizinhana. O grau de aquecimento de um objeto caracterizado numericamente por sua temperatura, ou seja, quanto mais aquecido, maior sua temperatura. Sistemas que estejam em contato sempre interagem termicamente na troca de radiao ou na coliso entre suas partculas. Quando na mesma temperatura, h equilbrio trmico, sem ganho ou perda de energia.

* obtido de cana-de-acar, mandioca, madeira. Utilizado como lcool combustvel em veculos no Brasil. ** obtido de carvo, gs natural, petrleo.

OS MATERIAIS QUE QUEIMAM QUANDO EM CONTATO COM O AR E UMA CENTELHA SO CHAMADOS COMBUSTVEIS , E O
PROCESSO DE QUEIMA CONHECIDO COMO COMBUSTO
Existem combustveis que no precisam de uma centelha para iniciar a combusto. O palito de fsforo um exemplo desse tipo. Neste caso, o atrito com o material da caixa suficiente para fazer o palito pegar fogo.

27

S produzimos calor por meio da queima?


Existem outras situaes em que ocorrem transformaes de energia trmica e o aquecimento tambm se encontra presente. As freadas, o esfregar das mos, a compresso do ar pelas bombas de bicicleta e as marteladas, que envolvem processos tais como atrito, compresso dos gases e choques mecnicos, so algumas dessas situaes. Nestes casos, ocorre um aquecimento localizado que constitui uma fonte de calor em relao sua vizinhana.

Por outro lado, temos a sensao de frio quando samos de uma piscina. Isso acontece porque as gotculas de gua, em contato com o nosso corpo, retiram calor dele ao evaporar. O conhecimento dos valores de energia fornecidos por cada combustvel importante para o dimensionamento dos queimadores e, em geral, para o planejamento, construo e uso dos foges e outros aquecedores.

Exerccios
7.1 - Consulte a tabela 7.1 e responda: a) Indique o combustvel que libera maior quantidade de calor por unidade de massa. b) Compare as quantidades de calor liberadas pela mesma massa de TNT e gasolina. c) Qual a relao entre as massas de gasolina e de lcool para a liberao da mesma quantidade de calor? d) Pesquise o preo de um quilograma de lcool e de um quilograma de gasolina. Estabelea a razo entre custo e energia liberada para cada um deles. Essas razes so iguais? 7.2 - comum percebermos que a gua de uma moringa mais fresca do que a de uma garrafa de vidro. Explique por que existe essa diferena. 7-3 - Pode-se cortar um arame exercendo nele movimentos de "vaivm" repetidas vezes. Explique essa operao por meio da transformao de energia. 7.4 - Quando alguns veculos descem uma serra longa e ngreme, comum sentirmos "cheiro de queimado" . Voc capaz de explicar esse fato? O que acontece nessa situao?

Outro modo de produo de calor por meio da corrente eltrica que circula em alguns tipos de fio. Este se aquece a ponto de emitir luz, como o caso do tungstnio do filamento das lmpadas ou do nquel-cromo dos chuveiros, aquecedores de ambiente, fornos ou ferros eltricos.

ALM DESSES POSSVEL TERMOS OUTROS PROCESSOS NOS QUAIS OCORRE AQUECIMENTO E EM QUE ALGUMA "COISA" FUNCIONA COMO FONTE DE CALOR?
Podemos perceber a liberao de calor numa situao em que umedecemos um pano com lcool e depois o colocamos na gua. A dissoluo do lcool na gua se constitui numa fonte de calor que vai aquecer a vizinhana, no caso a nossa mo.

28

Calor e conforto
O calor do Sol chegando at ns. Como o calor se propaga nas situaes cotidianas? As trocas de calor que ocorrem numa cozinha.

De toda a energia do Sol que chega Terra, 30% refletida nas camadas superiores da atmosfera. Os 70% restantes so absorvidos pelo ar, gua, solo, vegetao e animais. Essa energia, que garante a existncia de vida na Terra, trocada entre todos os elementos e retorna para o espao como radiao trmica.
29

O homem utiliza a tecnologia para trocar calor com o meio ambiente de uma maneira confortvel.

8
O CALOR FLUI

Calor e conforto
A luz e o calor do Sol quando chegam at ns j percorreram 149 milhes de quilmetros atravessando o espao vazio, o vcuo, pois a camada atmosfrica que envolve a Terra s alcana cerca de 600 km. Esse processo de propagao de calor que no necessita de um meio material a irradiao. O Sol irradia energia em todas as direes. De toda a energia liberada pelo Sol, s 1,4 bilionsimo chega at a Terra.

O CALOR SE PROPAGA NO AR, NA GUA, NO SOLO E NOS


OBJETOS ATRAVS DE UM MEIO MATERIAL
O ar em contato com o solo aquecido atinge temperaturas mais altas do que a das camadas mais distantes da superfcie. Ao aquecer ele se dilata e passa a ocupar um volume maior; tornando-se menos denso, ele sobe. Em contato com o ar mais frio, perde calor, se contrai e desce. O deslocamento do ar quente em ascenso e de descida do ar frio, as chamadas correntes de conveco, constituem um outro processo de propagao de calor, a conveco. Esse processo ocorre no aquecimento de lquidos e gases.

ESPONTANEAMENTE DE UMA FONTE QUENTE PARA UMA FONTE FRIA.

Toda a energia solar absorvida na Terra acaba sendo reemitida para o espao como radiao trmica.

Parte dessa energia (30%) refletida diretamente nas altas camadas da atmosfera e volta para o espao. Cerca de 46,62% dessa energia aquece e evapora a gua dos oceanos e rios; 16,31% aquecem o solo; 7% aquecem o ar e 0,07% usada pelas plantas terrestres e marinhas na fotossntese. Nos slidos o calor conduzido atravs do material. devido conduo de calor atravs do metal que o cabo de uma colher esquenta quando mexemos um alimento ao fogo.

30

Geralmente um objeto aquecido por mais de um processo ao mesmo tempo. Numa cozinha voc encontra vrias fontes de calor e situaes de troca interessantes. Faa a prxima atividade.

A cozinha: um bom laboratrio de Fsica Trmica


Ao entrar numa cozinha em funcionamento voc se depara com algumas fontes de calor e um ambiente aquecido. Relacione essas fontes.

Analise as situaes em destaque 1- Quando se aquece gua em uma vasilha de alumnio, h formao de bolhas de ar que sobem, enquanto outras descem. Se voc colocar serragem na gua esse fenmeno ficar mais evidente.

- A que processo de propagao de calor voc atribui o aquecimento da mo? 3- Como se d a propagao do calor do forno para o ambiente? - Compare a temperatura dos armrios localizados prximos ao cho com a dos localizados no alto. A que voc atribui essa diferena de temperatura? 4- Observe uma geladeira. Ser que o congelador tem de estar sempre na parte de cima? Por qu? E as prateleiras, precisam ser vazadas? Por qu?

- Quais os processos de propagao de calor envolvidos nessa situao? - Se colocarmos uma pedra de gelo na gua fria, poderemos observar as correntes de conveco? 2- Quando colocamos a mo ao lado e abaixo de uma panela que foi retirada do fogo, sentimos a mo aquecida.

5- Quando voc coloca uma travessa retirada do forno sobre uma mesa utilizando uma esteira, qual o processo de troca de calor que voc est evitando? 6- Investigue as diferentes panelas e as travessas que vo ao forno e para a mesa. Faa uma lista dos diferentes materiais que encontrou.

31

Dicas da cozinha:
Na cozinha de sua casa, os fornos atingem temperaturas de cerca de 400oC. Nas indstrias metalrgicas a temperatura dos fornos muito maior, da ordem de 1500oC, mas os processos de propagao de calor so os mesmos. Ao aquecer a gua, a serragem deve ter ajudado a evidenciar as correntes de conveco. A camada inferior de gua aquecida por conduo, pelo alumnio da panela. A gua aquecida se dilata e sobe, sendo que a gua da camada superior, mais fria, se contrai e desce. Tambm observamos as correntes de conveco esfriando a camada superior da gua com uma pedra de gelo. para facilitar a conveco do ar que as prateleiras das geladeiras so vazadas. O ar quente sobe, resfria-se em contato com o congelador, sempre localizado na parte de cima da geladeira, se contrai e desce, resfriando os alimentos. A temperatura mais elevada dos armrios superiores da cozinha so tambm uma conseqncia da conveco do ar. O ar quente sobe e permanece em contato com eles. para evitar a conduo do calor que usamos uma esteira entre a vasilha aquecida e a mesa, que queremos preservar. Voc deve ter ficado em dvida ao colocar a mo ao lado e abaixo da panela. Quando colocada abaixo da panela, a mo no poderia ser aquecida por conveco, pois o ar quente sobe.

se aquece devido conduo do calor do forno e da chama do fogo pelo ar ou por irradiao? Para responder a essas questes vamos procurar mais informaes sobre a conduo do calor pelos materiais. Numa cozinha h uma grande variedade deles, como voc deve ter observado. Esses novos dados vo responder a outras questes relativas aos materiais utilizados em cozinhas, indstrias, moradias e roupas.

Exerccio:
8.1- Para observar correntes de conveco um aluno mergulhou um ou dois objetos de alumnio aquecidos (cerca de 100oC) num balde com gua em temperatura ambiente, em vrias posies. Relacione cada uma das situaes ilustradas com a respectiva corrente de conveco que deve ter sido observada.

32

Neste caso, a propagao do calor se deu por conduo atravs do ar ou por irradiao? Afinal, o piso da cozinha

Transportando o calor
Utenslios. Material de Construo. Por que sentimos um piso de Isolantes ou Condutores? ladrilho mais frio do que um de madeira, apesar de ambos estarem temperatura ambiente? Roupas.

Por que o cabo de panelas normalmente no feito de metal?

Um cobertor de l "quente"? Ele produz calor?


33

Tabela 9.1

9
Coeficiente de condutividade trmica (cal/s.cm.C [20C])

Transportando o calor
O cabo de panelas geralmente de madeira ou de material plstico (baquelite) permanece a uma temperatura bem menor que a panela aquecida, o que nos permite retir-la do fogo segurando-a pelo cabo. Ao tocarmos um piso de madeira, temos a sensao de que este mais quente que o piso de ladrilho. O p e o ladrilho trocam calor muito mais rapidamente do que o p e a madeira. A madeira um mau condutor de calor. Os maus condutores de calor so chamados de isolantes trmicos. quente, a propagao no poderia ter ocorrido por conveco, pois o ar quente sobe, nem por conduo, pois ela muito pequena, tendo sido portanto irradiado. A tabela 9.1 nos mostra tambm que os metais e as ligas metlicas so bons condutores de calor. Ser um bom condutor de calor, entre outras propriedades, faz com que o ao, o ferro e o alumnio sejam a matriaprima das peas de mquinas trmicas, como o motor de carros. Nesses motores a combusto, o calor interno devido exploso do combustvel muito intensa e deve ser rapidamente transferido para o meio ambiente, para evitar que as peas se dilatem e at mesmo se fundam.

Substncias

ar fibra de vidro poliestireno amianto madeira cortia cermica gua concreto gelo (a 0C) vidro tijolo mercrio bismuto chumbo ao ferro lato alumnio antimnio ouro cobre prata

0,006 x l0 -3 0,0075 x l0 -3 0,0075 x l0 -3 0,02 x l0 -3 0,02 x l0 -3 0,04 x l0 -3 0,11 x l0 -3 0,15 x l0 -3 0,2 x x l0 -3 0,22 x l0 -3 0,25 x l0 -3 0,3 x l0 -3 1,97 x l0 -3 2,00 x l0 -3 8,30 x l0 -3 11,00 x 10 -3 16,00 x l0 -3 26,00 x l0 -3 49,00 x l0 -3 55,00 x l0 -3 70,00 x l0 -3 92,00 x l0 -3 97,00 x l0 -3

MAS, AFINAL, COMO QUE ACONTECE A CONDUO DE CALOR NOS DIVERSOS MATERIAIS? EXISTE UMA DIFERENA
Encontrar o material adequado para um uso especfico pode ser uma tarefa simples, como escolher um piso frio para uma casa de praia, ou mais complexa, como definir a matria-prima das peas de mquinas trmicas. importante na escolha de materiais levarmos em conta o seu comportamento em relao conduo trmica. Para isso comparamos esses materiais segundo o seu coeficiente de condutividade, que indica quantas calorias de energia trmica so transferidas por segundo, atravs de 1 cm do material, quando a diferena de temperatura entre as extremidades de 1oC. A tabela 9.1 nos permite comparar a condutividade de alguns materiais slidos. Traz tambm o coeficiente de um lquido (a gua) e de um gs (o ar) com os quais trocamos calor constantemente.

ENTRE A CONSTITUIO DO ALUMNIO TEMPERATURA AMBIENTE OU DO ALUMNIO AQUECIDO?


No podemos ver como as substncias so constitudas, nem mesmo com microscpios potentes, mas podemos imaginar como elas so fazendo um "modelo" baseado em resultados experimentais.

Como so constitudos os materiais?


Um modelo proposto pela comunidade cientfica o que supe que todas as substncias so formadas por pequenas pores iguais chamadas molculas. As molculas diferem umas das outras, pois podem ser constitudas por um ou mais tomos iguais ou diferentes entre si.

34

Sendo o coeficiente de condutividade do ar muito baixo, como mostra a tabela, podemos afirmar que o calor quase no se propaga atravs do ar por conduo. Quando sentimos o calor ao colocar a mo abaixo de uma panela

Cada material formado por tomos e molculas que o caracterizam. No caso do alumnio que est no estado slido, os tomos esto prximos uns dos outros e interagem entre si. Esses tomos no mudam de posio facilmente, e por isso os slidos mantm a forma e o volume.

Em materiais em que as molculas interagem menos umas com as outras a conduo do calor menos eficiente. o caso do amianto, da fibra de vidro, da madeira. Veja que isso est de acordo com os valores dos coeficientes de condutividade da tabela 9.1. Assim como os slidos, os lquidos e os gases tambm so formados por molculas; porm, essas molculas no formam redes cristalinas. Isso faz com que a propagao do calor nos lquidos e nos gases quase no ocorra por conduo.

Nos slidos a irradiao do calor ocorre simultaneamente conduo

Os tomos do alumnio formam uma estrutura regular chamada de rede cristalina.

Num lquido, as molculas se movimentam mais livremente, restritas a um volume definido, e a sua forma varia com a do recipiente que o contm. Nesse caso, o calor se propaga, predominantemente, atravs do movimento de molculas que sobem quando aquecidas e descem quando resfriadas, no processo de conveco. Nos gases, as molculas se movimentam ainda mais livremente que nos lquidos, ocupando todo o espao disponvel; no tm forma nem volume definidos. A conveco tambm o processo pelo qual o calor se propaga, predominantemente, nos gases.

Neste modelo de slido cristalino as molculas no ficam paradas, e sim oscilam. Essa oscilao mais ou menos intensa, dependendo da temperatura do material. Os tomos do alumnio de uma panela aquecida vibram mais do que se estivessem temperatura ambiente. Os tomos que esto em contato com a chama do fogo adquirem energia cintica extra e vibram mais intensamente, interagem com os tomos vizinhos que, sucessivamente interagem com outros, propagando o calor por toda a extenso da panela. dessa forma que o nosso modelo explica a propagao do calor por conduo.

Escolhendo os materiais
Dependendo das condies climticas de um lugar, somos levados a escolher um tipo de roupa, de moradia e at da alimentao. Roupa "quente" ou "fria"? Mas a roupa que quente? Uma roupa pode ser fria? O frio que sentimos no inverno devido s perdas de calor do nosso corpo para o meio ambiente que est a uma temperatura inferior. A roupa de l no produz calor, mas isola termicamente o nosso corpo, pois mantm entre suas fibras uma camada de ar. A l que tem baixo coeficiente de condutividade trmica diminui o processo de troca de calor entre ns e o ambiente. Esse processo deve ser facilitado no vero, com o uso de roupas leves em ambiente refrigerados.

Nos lquidos e nos gases a conduo e irradiao de calor tambm ocorrem simultaneamente conveco

Em lugares onde o inverno rigoroso, as paredes so recheadas de material isolante e os encanamentos de gua so revestidos de amianto, para evitar perdas de calor por conduo e conveco

35

Trocas de calor
Como trocamos calor com o ambiente?
Apesar de perdermos calor constantemente, o nosso organismo se mantm a uma temperatura por volta de 36,5oC devido combusto dos alimentos que ingerimos. Quanto calor ns perdemos? Como perdemos calor? Os esportistas sabem que perdemos mais calor, ou seja, gastamos mais energia, quando nos exercitamos. Um dado comparativo interessante que quando dormimos perdemos tanto calor quanto o irradiado por uma lmpada de 100 watts; s para repor essa energia, consumimos diariamente cerca de 1/40 do nosso peso em alimentos. Voc j observou que os passarinhos e os roedores esto sempre comendo? Por estar em constante movimento, esses animais pequenos necessitam proporcionalmente de mais alimentos que um homem, se levarmos em conta o seu peso. Um animal pequeno tem maior superfcie que um de grande porte proporcionalmente ao seu peso, e por isso que tem necessidade de comer mais. No s a quantidade de alimentos que importa, mas sua qualidade. Alguns alimentos, como o chocolate, por exemplo, por serem mais energticos, so mais adequados para ser consumidos no inverno, quando perdemos calor mais facilmente. ascendentes de ar quente para subir e planar em pontos mais elevados do que o do salto. Para descer procuram as correntes de ar frio, e descem lentamente. Em todos esses vos o ngulo de entrada na corrente de conveco do ar, o "ngulo de ataque", determina a suavidade da subida ou do pouso, e at mesmo a segurana do tripulante, no caso de mudanas climticas bruscas (ventos fortes, chuvas etc.). 9.3 - Geladeiras e fornos normalmente tm a estrutura (carcaa) de chapas metlicas, que so bons condutores de calor. Como elas conseguem "reter" o calor fora da geladeira ou no interior do forno? RESOLUO: Tanto a carcaa de geladeiras como a de fornos so fabricadas com duas paredes recheadas com um material isolante. Os isolantes trmicos mais eficientes so a l de vidro e a espuma de poliuretano. Eles evitam que o calor seja conduzido do ambiente para o interior da geladeira. No caso dos fornos, eles impedem as perdas de calor por conduo do interior do forno para fora. 9.4 - No livro No Pas das Sombras Longas, Asiak, uma personagem esquim, ao entrar pela primeira vez numa cabana feita de troncos de rvores num posto de comrcio do Homem Branco, comenta: "Alguma coisa est errada, em relao ao Homem Branco. Por que ele no sabe que um iglu pequeno mais rpido de ser construdo e mais fcil de manter aquecido do que uma casa enorme?". Discuta esse comentrio fazendo um paralelo entre os tipos diferentes de habitao. (Obs.: compare os coeficientes de condutividade da madeira, do gelo e do concreto.)

Trocando calor...
9.1 - Cenas de filmes mostram habitantes de regies ridas atravessando desertos com roupas compridas de l e turbantes. Como voc explica o uso de roupas "quentes" nesses lugares, onde as temperaturas atingem 50oC? RESOLUO: Em lugares onde a temperatura maior do que a do corpo humano (36oC) necessrio impedir o fluxo de calor do ambiente para a pele do indivduo. A l, que um bom isolante trmico, retm entre suas fibras uma camada de ar a 36oC e dificulta a troca de calor com o ambiente. Ao anoitecer a temperatura no deserto cai rapidamente e a roupa de l proteje os viajantes, impedindo o fluxo de calor do corpo para o exterior. 9.2 - Asas-deltas e paragliders, conseguem atingir locais mais altos do que o ponto do salto, apesar de no terem motor. O mesmo ocorre com planadores, que, aps serem soltos dos avies rebocadores, podem subir. Como voc explica esse fato?

36

de

de

de

RESOLUO: As pessoas experientes que saltam de asas-deltas ou paragliders conseguem aproveitar as correntes

pela superfcie que um corpo perde calor.

Cercando o calor
A estufa. A garrafa trmica. O coletor solar.

10

Quem j entrou num carro que tenha ficado estacionado ao sol por algum tempo vai entender o significado da expresso "cercando o calor".
37

Se o calor "consegue" entrar no carro, por que ele no sai? Como os materiais "absorvem" e emitem calor?

10

Cercando o calor
A estufa
Quando um carro fica exposto ao sol, o seu interior se aquece muito, principalmente porque os vidros deixam entrar a luz, que absorvida pelos objetos internos e que por isso sofrem uma elevao de temperatura. Costumamos dizer que o carro se transformou em uma estufa. De fato, as estufas utilizadas no cultivo de algumas plantas que necessitam de um ambiente aquecido para se desenvolver so cobertas de vidro. Mas, por que o lado de dentro fica mais quente que o lado de fora?

desbotamento dos tecidos e papis expostos ao sol, que s ocorre em alguns pontos. Esse efeito localizado s explicado se interpretarmos que a luz nessa interao com a matria se comporta como partcula. Esse modelo, o modelo quntico, considera a energia luminosa como gros de energia, os ftons. Os objetos absorvem ftons de energia da luz incidente e depois emitem ftons de energia mais baixa, o calor. Estes dois aspectos da luz: comportar-se como onda ou como partcula nas interaes com a matria so conhecidos como a "dualidade onda-partcula". Este modelo ser estudado com mais detalhes no curso de ptica e Eletromagnetismo. Veja agora como "aprisionamos" calor impedindo a absoro ou emisso de radiao e outras trocas de calor num utenslio de uso dirio em nossa casa.

NA IRRADIAO SOMENTE
A ENERGIA TRANSMITIDA .

AS ONDAS
ELETROMAGNTICAS NO NECESSITAM DE UM MEIO MATERIAL PARA SER TRANSPORTADAS.

O "calor" do Sol chega at ns principalmente na forma de luz visvel, por irradiao, isso porque quase todo calor proveniente do Sol refletido ou absorvido na atmosfera terrestre. Para explicar a irradiao, seja a do Sol, seja a de um forno ou de qualquer objeto aquecido, temos de pensar na luz como uma onda eletromagntica, semelhante s ondas de rdio ou s de raios X. Novamente estamos recorrendo a um modelo para explicar um fenmeno. Essas ondas no necessitam de um meio material para ser transportadas. Nesse processo de propagao de calor, somente a energia transmitida. A luz do Sol, interpretada como uma onda eletromagntica, atravessa o vidro do carro ou da estufa e incide nos objetos internos. Eles absorvem essa radiao e emitem radiao infravermelha (calor), que fica retida no interior do carro, impedida de sair porque o vidro "opaco" a ela, tendo um efeito cumulativo. Alm disso, a troca de calor com o ambiente externo por conduo dificultada porque o ar de fora tambm est quente e o vidro um mau condutor de calor.

A garrafa trmica
Inventada no final do sculo XIX pelo cientista Dewar, essa vasilha dificulta muito a propagao do calor por conduo, por conveco ou por irradiao. constituda de paredes duplas. Quase todo o ar contido entre as paredes retirado, evitando-se assim que o calor se perca por conveco ou por conduo. Para evitar as perdas de calor por radiao, as paredes so prateadas: a interna, na parte em contato com o lquido, para refletir as ondas de calor do interior, impedindo-as de sair, e a externa, na parte de fora, para refletir as ondas de calor que vem do meio ambiente, impedindo-as de entrar.

NAS INTERAES COM


OS MATERIAIS A LUZ SE

Absoro da luz
Qualquer objeto que receba a luz do Sol absorve energia, se aquece e emite calor. A interao da luz com a matria s ocorre nos pontos onde a luz incidiu. Isso pode ser observado no

COMO A GARRAFA TRMICA


TAMBM MANTM LQUIDOS A TEMPERATURAS INFERIORES DO AMBIENTE?

38

COMPORTA COMO PARTCULA.

Um aparelho construdo para "cercar" o calor com a funo de aquecer a gua o coletor solar. Depois das leituras sobre a propagao do calor e com algumas investigaes voc pode fazer a prxima atividade.

Atividade: Construo de um coletor solar


O sistema de captao de energia solar foi idealizado no sculo XVIII pelo cientista suo Nicolas de Saussure. Utilizado hoje em residncias e indstrias, esse aparelho capta a energia solar e impede as perdas de calor por irradiao e conduo para o ambiente, com a finalidade de aquecer a gua. O Sol, fonte de energia gratuita, disponvel algumas horas por dia, ao substituir os combustveis comuns preserva as reservas de energia fssil e no polui. Voc pode construir um aquecedor simples levando em conta o que aprendeu e com alguma pesquisa. 1- Escolha um tubo atravs do qual deve circular a gua e que ser exposto ao sol. Da escolha de um tubo de borracha, PVC ou metal depender a eficincia do seu coletor. Consulte a tabela de condutividade. 2- Voc acha que necessrio que o tubo forme uma serpentina como o do esquema apresentado? Por qu? 3- Esse tubo deve ser pintado? De que cor? Investigue a influncia da cor dos objetos na absoro da energia trmica medindo a temperatura de objetos brancos (de mesmo material), pretos e de outras cores que tenham ficado expostos ao sol durante o mesmo tempo. A partir da sua investigao, qual cor de tinta a mais indicada. Por qu? 4- Os coletores solares industrializados so cobertos por uma placa de vidro. Verifique como a colocao desse dispositivo melhora a eficcia de seu aparelho. Lembre-se da estufa! 5- Encontre solues para evitar as perdas de calor do seu aquecedor para o exterior. Consulte a tabela 9-1. 6- No aquecedor esquematizado, qual deve ser a entrada e a sada de gua do reservatrio de gua quente para o coletor? Por qu? 7- Mea a temperatura atingida pela gua no seu coletor solar. Compare a eficincia do seu aparelho com a dos seus colegas e com a dos aparelhos industrializados.

39

Transformando luz em calor


O efeito estufa
A Terra recebe diariamente a energia solar, que absorvida pelo planeta e emitida na forma de radiao infravermelha para o espao. Uma parcela desse calor volta para ns retido pela atmosfera. O vapor de gua, o gs carbnico e o CFC (clorofluorcarbono) presentes na atmosfera deixam passar luz solar, mas absorvem a radiao infravermelha emitida pela Terra e a devolvem para a superfcie, o que constitui o efeito estufa. O oxignio e o nitrognio, transparentes tanto luz solar como ao infravermelho, no colaboram para o efeito estufa. devido ao efeito estufa que o nosso planeta se mantm aquecido durante a noite. Sem esse aquecimento a Terra seria um planeta gelado, com poucas chances de propiciar o surgimento da vida. H milhares de anos, a temperatura mdia da Terra de 150C, isso porque toda energia que chega do Sol emitida como radiao infravermelha para o espao. Porm, no ltimo sculo, a temperatura mdia da Terra aumentou cerca de 0,50C. Alguns pesquisadores atribuem esse aumento ao efeito estufa causado por um acrscimo da concentrao de gs carbnico (CO2) na atmosfera, devido combusto de carvo usado na gerao de energia eltrica e do petrleo nos meios de transporte. Se a concentrao de CO2 na atmosfera aumentar muito, quase toda radiao infravermelha voltar para o planeta, que se aquecer cada vez mais. um aquecimento de grandes propores que tememos. Ele poderia transformar terras frteis em solos ridos e provocar o derretimento das geleiras dos plos, inundando as regies litorneas. No toa que o efeito estufa para ns sinnimo de ameaa. O grfico ao lado apresenta as curvas de Irradiao solar fora da atmosfera terrestre (1) e ao nvel do mar (2). Podemos identificar, na regio hachurada, a absoro do calor pelos gases da atmosfera terrestre, bem como estimar a parcela da radiao refletida nas altas camadas da atmosfera. Note que na parte direita a curva corresponde ao calor, e que a ampla absoro impede a chegada dessa radiao superfcie terrestre.

1 2

Que cor esquenta mais?


Os pigmentos, responsveis pelas cores dos objetos e das tintas, so conjuntos de substncias que refletem parte da luz incidente - compondo a cor que vemos - e que absorvem o restante - transformando luz em calor. A tabela ao lado relaciona o ndice de reflexo da luz incidente para alguns materiais e cores. Agora responda: que cores esquentam mais? Em seu livro Paratii: Entre Dois Plos, Amyr Klink narra a sua deciso de importar um mastro para seu barco Paratii, que navegaria at a Antrtida. O mastro deveria ser anodizado, isto , ter a superfcie do alumnio coberta por uma cor, sem ser pintada. Amyr conta tambm como essa deciso foi, para ele, de vital importncia.
Material ou cor Branco Gesso Amarelo Esmalte branco Azulejo branco Mrmore claro Cinza-claro Rosa Cimento claro Azul-claro Verde-claro Madeira clara Ocre Concreto claro Cinza mdio Laranja Vermelho-claro Tijolo claro Concreto escuro Granito Azul-escuro Madeira escura Marrom Verde-escuro Cinza-escuro Vermelho-escuro Tijolo escuro Preto reflexo (%) 70 - 85 70 - 80 65 - 75 65 - 75 60 - 75 60 - 70 45 - 65 45 - 60 35 - 50 30 - 55 30 - 55 30 - 50 30 - 50 30 - 40 25 - 40 25 - 35 25 - 35 20 - 30 15 - 25 15 - 25 10 - 25 10 - 25 10 - 25 10 - 25 10 - 20 10 - 20 10 - 15 5

"...e ento descobri o quanto foi importante insistir na cor preta do mastro. Ao tocar no gelo, ele desprendeu-se como um picol saindo da frma. Subi at a primeira cruzeta e em segundos no havia mais gelo sobre a superfcie escura do mastro. Todas as outras ferragens, que no eram pretas, estavam cobertas." (pg. 178)

40

Aquecimento e clima
Brisas amenas ou vendavais assustadores? O que propicia a formao dos ventos? A inclinao do eixo da Terra e a localizao de uma regio (latitude e longitude) determinam a quantidade de radiao solar que a regio recebe.

11

O solo, a gua e a vegetao, entretanto, alcanam temperaturas diferentes ao receberem a mesma quantidade de radiao solar. Esse aquecimento diferenciado, juntamente com as caractersticas de cada regio, determinam o seu clima.

41

11

Aquecimento e clima
O aquecimento diferenciado do solo, da gua e da vegetao, a presena de maior ou menor quantidade desses elementos numa localidade, as diferentes formaoes rochosas, como as montanhas e vales, determinam o clima de uma regio. O homem pode interferir nesse equilbrio ao lanar no ar partculas de gs carbnico (CO2) em quantidades que alterem significativamente a atmosfera, ao represar os rios nas construes de hidreltricas, desmatando florestas, provocando eroses, poluindo o solo e a gua. Essas alteraes, poderiam provocar um aumento na temperatura mdia do nosso planeta, que de 15oC e no se modifica ao longo de muitos anos. Um aumento de cerca de 2oC na temperatura mdia da Terra seria suficiente para transformar terras frteis em ridas e duplicar o nmero de furaces. Retirando as vasilhas do sol, voc pode comparar as quedas de temperatura da areia e da gua ao longo do tempo.

Aquecendo areia e gua


Deixe em duas vasilhas rasas a mesma massa de gua e de areia expostas ao sol. Mea a temperatura da gua e da areia algumas vezes e anote esses valores.

MAS COMO O AQUECIMENTO DA TERRA INFLUI NA FORMAO DE FURACES? ESSE AQUECIMENTO TAMBM
RESPONSVEL PELA OCORRNCIA DE VENTOS MAIS AMENOS ?
Vamos discutir esse aquecimento pela formao de ventos brandos e agradveis. Voc vai verificar com essa atividade que para massas iguais de areia e gua que recebem a mesma quantidade de calor a elevao da temperatura da areia bem maior. A areia tambm perde calor mais rapidamente do que a gua quando retirada do sol. A quantidade de calor necessria para elevar em 1oC a temperatura de uma unidade de massa de cada substncia chamada de calor especfico. Quando a radiao solar incide sobre o solo, ela quase totalmente absorvida e convertida em calor. Alm disso, esse aquecimento fica restrito a uma fina camada de terra, uma vez que esta m condutora de calor. Por outro lado, sendo a gua quase transparente, a radiao, ao incidir sobre o mar, chega a aquecer a gua em maior profundidade. Assim sendo, a massa de terra que troca

A brisa martima.
Diferentemente dos ventos que ocorrem eventualmente, a brisa martima um fenmento dirio, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrrio noite. Durante o dia a areia atinge uma temperatura bem maior do que a gua. Voc pode fazer a prxima atividade para comprovar essa afirmao.

42

calor muito menor que a de gua, e acaba tambm sendo responsvel pela maior elevao de temperatura da terra. Um outro fator que contribui da mesma forma para essa diferena de aquecimento que parte da radiao recebida pela gua utilizada para vaporiz-la e no para aumentar sua temperatura. Como a terra fica mais aquecida durante o dia, o ar, nas suas proximidades, tambm se aquece e se torna menos denso, formando correntes de ar ascendentes. Acima da superfcie da areia "cria-se" ento uma regio de baixa presso, isto , menos molculas de ar concentradas num certo espao.

noite, os mesmos fatores ocorrem de forma inversa, e a brisa sopra da terra para o mar. A gua se mantm aquecida por mais tempo, enquanto a terra diminui rapidamente sua temperatura. Diferentes resfriamentos, diferentes presses; o ar sobre a terra est mais frio e mais denso (alta presso), o ar sobre o mar, mais quente e menos denso (baixa presso), e a brisa sopra da terra para o mar,.

Outros ventos peridicos


Alm das brisas martimas temos ventos dirios que sopram dos plos para o equador. Esses ventos se formam porque o ar prximo s superfcies aquecidas da regio equatorial se torna menos denso e sobe, criando uma regio de baixa presso. Ocorre ento uma movimentao horizontal de ar frio da regio de alta presso (plos da Terra) para a regio de baixa presso (equador da Terra). Existem tambm ventos peridicos anuais. Devido inclinao do eixo da Terra, em cada poca do ano um hemisfrio recebe maior quantidade de calor que o outro, o que provoca a formao de ventos que esto associados s quatro estaes do ano. Os ventos se formam devido ao aquecimento diferenciado de solo, gua, concreto, vegetao e da presena de maior ou menor quantidade desses elementos.

O ar prximo superfcie da gua, mais frio e por isso mais denso, forma uma regio de alta presso.

Esse ar mais frio movimenta-se horizontalmente do mar para a terra, isto , da regio de alta presso para a de baixa presso. Essa movimentao se constitui numa brisa que sopra do mar para a terra e que ocorre graas conveco do ar.

43

A altitude de uma regio, bem como a sua localizao no globo (latitude e longitude), definem a quantidade de radiao solar recebida e caracterizam o seu clima em cada poca.

O fenmeno El Nio
At cerca de 30 anos atrs, o "El Nio" era um fenmeno conhecido apenas por pescadores peruanos. Os cardumes de anchovas sumiam das guas onde eram pescados, o que acontecia com periodicidade de alguns anos, geralmente na poca do Natal, da o seu nome El Nio (O Menino Jesus). El Nio visto at hoje como um fenmeno climtico que ocorre periodicamente e altera o regime de ventos e chuvas do mundo todo. Consiste no aquecimento anormal da superfcie das guas do oceano Pacfico na regio equatorial, que se estende desde a costa australiana at o litoral do Peru. Hoje, acredita-se que os ventos tropicais que sopram normalmente da Amrica do Sul em direo sia, atravs do Pacfico, so responsveis pelas baixas temperaturas no oceano Pacfico junto costa das Amricas. Os ventos "empurram" constantemente a camada da superfcie do oceano, aquecida pelo sol, para a costa da sia e da Austrlia, deixando esposta a camada mais fria. Quando esses ventos diminuem de intensidade, provocam esse aquecimento "anormal" e o fenmeno El Nio. As causas do enfraquecimento dos ventos tropicais ainda no so conhecidas, mas so peridicas. Normalmente os ventos tropicais so fortes e deixam tona as guas mais frias, que juntamente com os seus nutrientes atraem os peixes. Essa mistura de guas mantm a temperatura da regio equatorial do oceano Pacfico em torno de 240C. Com a diminuio da intensidade dos ventos tropicais, que acontece periodicamente, no ocorre o deslocamento das guas superficiais, o que muda o equilbrio global. A gua da superfcie chega a atingir 290C, por uma extenso de 5000 km. Devido elevao de temperatura, h maior evaporao dessa grande massa de gua, e as chuvas caem sobre o oceano em vez de chegar at o sudeste da sia, provocando tempestades martimas e desregulando os ciclos das chuvas de toda a regio tropical. Como conseqncia, temos chuvas intensas no sudeste dos Estados Unidos, no sul do Brasil e na regio costeira do Peru. O El Nio responsvel tambm pelas secas mais intensas no nordeste brasileiro, no centro da frica, nas Filipinas e no norte da Austrlia.

Atualmente, os pesquisadores mantm bias no oceano Pacfico que registram diariamente a temperatura da gua. Dados coletados nos anos 80, mostram que em doze anos aconteceram quatro aquecimentos. Anteriormente a esse controle, pensava-se que o El Nio ocorresse a cada sete anos. Para alguns cientistas, o homem o vilo, que ao poluir o ar interfere no seu ciclo, tornando-se responsvel pelo fenmeno El Nio. Mas existe tambm uma teoria que afirma ser o calor liberado pelo magma vulcnico do fundo do oceano Pacfico o responsvel por esse aquecimento, que se constitui no maior fenmeno climtico da Terra.

44

O que voc acha? Faa uma pesquisa sobre as medidas que tm sido tomadas pelo homem para diminuir os efeitos desse fenmeno. Procure saber tambm sobre o fenmeno oposto ao El Nio, a La Nia. Qual ser a diferena?

Aquecimento e tcnica
Carro refrigerado a ar ou a gua?

12

Calores especficos to diferentes como o do ar e o da gua determinam sistemas de refrigerao que utilizam tcnicas bastante diferentes.
45

12
Tabela 12.1

Aquecimento e tcnica
As cmaras de combusto do motor de automveis, onde ocorre a queima do combustvel, atingem altas temperaturas (em mdia cerca de 950oC). Se esses motores no forem refrigerados continuadamente, suas peas fundem-se. Essa refrigerao pode ser feita pela circulao de gua ou de ar, duas substncias abundantes na natureza mas que se aquecem de maneira bastante diferente. Enquanto 1 grama de gua precisa receber 1 caloria de energia calorfica para elevar sua temperatura em 1oC, 1 grama de ar tem a mesma alterao de temperatura com apenas 0,24 caloria. A tabela 12.1 mostra o calor especfico da gua, do ar e de alguns materiais utilizados em construes e na indstria. Esses valores to diferentes de calor especfico da gua (considerada como elemento padro) e do ar, juntamente com outras caractersticas, so determinantes na escolha entre os dois sistemas de refrigerao. No sistema de refrigerao forada de ar temos disponvel uma grande massa de ar em contato com o carro em movimento.

Refrigerao a gua
Nos motores refrigerados a gua, os cilindros so permeados por canais atravs dos quais a gua circula. Bombeada da parte inferior do radiador para dentro do bloco do motor, a gua retira o calor dos cilindros e depois de aquecida (aproximadamente 80oC) volta para a parte superior do radiador.

Substncia
Substncia gua a 20 C gua a 90 C lcool alumnio ar chumbo cobre ferro gelo hidrognio lato madeira (pinho) mercrio nitrognio ouro prata tijolo vapor de gua d'gua vidro zinco
0 0

Calor especfico (presso constante) (cal/g. C) 1 1,005 0,6 0,21 0,24 0,031 0,091 0,11 0,5 3,4 0,092 0,6 0,03 0,247 0,032 0,056 0,2 0,48 0,2 0,093
0

Refrigerao a ar
No sistema de refrigerao a ar um ventilador acionado pelo motor do carro (ventoinha) que joga o ar nas proximidades dos cilindros, fazendo-o circular entre eles. Essa ventilao forada retira o calor das peas do motor e joga-o na atmosfera.

Ao circular pela serpentina do radiador (feito de cobre ou lato) com o carro em movimento, a gua resfriada, pois troca calor com o ar em contato com as partes externas do radiador. Ao chegar parte de baixo, a gua se encontra a uma temperatura bem mais baixa, podendo ser novamente bombeada para o bloco do motor.

46

Esse controle feito por um termostato operado por diferena de temperatura, que se comporta como uma vlvula: mantm-se fechada enquanto o motor est frio e se abre quando a gua atinge uma temperatura alta, deixando-a fluir atravs de uma mangueira at a parte superior do radiador. Os carros refrigerados a gua dispem tambm de uma ventoinha, acionada pelo motor do carro, que entra em funcionamento quando o veculo est em marcha lenta ou parado, ajudando na sua refrigerao.

Eles so projetados para que a gua seja aproveitada em efeitos decorativos, imitando cascatas, por exemplo, como se v em lojas, jardins etc. Conseguimos utilizar na refrigerao duas substncias com calores especficos to diferentes como o ar e a gua empregando tcnicas diversificadas. Entretanto, fica ainda uma questo:

E AS MOTOCICLETAS, COMO SO REFRIGERADAS?


As motos tm um sistema de refrigerao bastante simplificado e de fcil manuteno. Seu motor externo e dispe de aletas que aumentam a superfcie de troca de calor com o ambiente, dispensando a ventoinha.

POR QUE AS SUBSTNCIAS TM VALORES DE CALOR ESPECFICO TO DIFERENTES?


Para essa explicao temos de recorrer novamente constituio dos materiais. As substncias diferentes so formadas por molculas que tm massas diferentes. Um grama de uma substncia constituda de molculas de massa pequena conter mais molculas do que 1 grama de outra substncia constituda de molculas de massas maiores. Quando uma substncia atinge uma certa temperatura, imaginamos que todas as suas molculas tm, em mdia, a mesma energia cintica: energia de movimento ou vibrao. Pensando dessa forma, para aumentar em 1oC a temperatura de 1 grama de uma substncia que contenha mais molculas, necessrio fornecer uma maior quantidade de calor, pois preciso que ocorra um aumento de energia de cada uma das molculas. Assim, para aumentar a temperatura da substncia A da figura em 1oC temos de fornecer mais energia trmica do que para aumentar, tambm em 1oC, a temperatura da substncia B. Isso est de acordo com os resultados encontrados para o calor especfico tabelados para essas substncias. O calor especfico da substncia A maior que o calor especfico da substncia B.
de

Nas motos e em alguns tipos de carro a refrigerao de ventilao natural. Em condicionadores de ar, o ar quente do ambiente circula entre as tubulaes do aparelho, que retiram o seu calor e o devolvem resfriado ao ambiente. Desse modo, o local se resfria, mas a tubulao do lado de fora se aquece e, por sua vez, resfriada custa de uma outra substncia. Geralmente, isso feito pelo ar de fora do ambiente. Em alguns condicionadores utiliza-se a gua para retirar o calor das tubulaes aquecidas.

de

47

Tcnicas de aquecimento: fornos domsticos


Tipo de forno Fontes de calor Localizao da Aquecimento do forno fonte e construo
Queima sob os fornos de cozinha ou dentro dos fornos de pizzaria. Construdo de paredes metlicas pretas, revestido de tijolos ou de cermica refratria. As paredes se aquecem por irradiao e conduo de calor. O interior do forno tambm aquecido por conveco do ar, do vapor de gua e dos vapores liberados pelos alimentos em seu interior. Pelos mesmos processos do forno a lenha. As paredes se aquecem por irradiao e conduo de calor. O interior do forno tambm aquecido por conveco do ar, do vapor de gua e dos vapores liberados pelos alimentos em seu interior.

Aquecimento do alimento

Controle de temperatura
Controla-se a temperatura do forno aumentando-se ou diminuindo-se a quantidade de lenha a ser queimada.

Tempo de aquecimento
Cada alimento necessita de um tempo especfico para se aquecer, dependendo do calor especfico dos seus ingredientes e da sua quantidade (massa). O efeito desejado, assar, cozinhar ou dourar, requer maior ou menor temperatura, por um tempo maior ou menor.

A lenha

Combusto da lenha

Irradiao direta da fonte e das paredes do forno. O recipiente e o alimento so aquecidos por conduo e tambm conveco, do ar e dos vapores no interior do forno.

A gs

Queimadores de gs ficam abaixo do compartimento do forno. Constitudo de GLP: propano e paredes metlicas butano (botijo) pretas e revestido com Natural: metano e material isolante. L de etano (encanado) vidro ou poliuretano Combusto do gs.

Irradiao direta da fonte e das paredes do forno. O recipiente e o alimento so aquecidos por conduo e tambm conveco, do ar e dos vapores no interior do forno.

Dispe de regulador de temperatura que dimensiona a quantidade de gs queimada, dimensionando a intensidade da chama. Atinge cerca de 350oC. Tem regulador de temperatura mais preciso, que pode funcionar com termostatos ou termopar, e dimensionar o nmero de resistncias ligadas, ou simplesmente ligar e desligar as resistncias eltricas. Atinge temperaturas maiores que as do forno a gs. No h como controlar a temperatura no interior do forno, nem mesmo ter um controle preciso da temperatura que o alimento atingir. Ainda assim, o controle do aquecimento promovido se faz pela escolha da potncia (alta, mdia ou baixa) e do tempo de preparo do alimento. Durante o funcionamento ele requer um rigoroso controle de segurana e deve desligar automaticamente se a porta for aberta, caso contrrio a gua dos rgos internos de algum prximo seria aquecida!!!

Eltrico

Resistncia eltrica

A radiao emitida pelas resistncias incide nas As resistncias paredes polidas, sendo eltricas ficam dentro do compartimento e so refletida sucessivas vezes, visveis. As paredes so acumulando-se dessa forma, energia trmica no interior metlicas e polidas. revestido com material do forno. Parte da radiao absorvida nas reflexes e isolante. aquece as paredes do forno. O magnetron, embutido e blindado no interior do forno, emite ondas eletromagnticas de energia de microondas que so direcionadas por guias de onda para a cavidade do forno, onde ficam os alimentos. Ao chegar cavidade (ressonante), as microondas so espalhadas por uma hlice giratria, de modo a preencher toda a cavidade. As paredes so metlicas, e s vezes esmaltadas.

Irradiao emitida diretamente pelas resistncias e indiretamente pela reflexo sucessiva nas paredes no interior do forno. O recipiente e o alimento se aquecem por irradiao e por conduo

O efeito desejado, assar, cozinhar ou dourar, requer uma maior ou menor temperatura, por um tempo maior ou menor.

48

Ondas eletromagnticas geradas pelo magnetron com freqncia de aproximadamente 2,45 GHz, Microondas especfica para o aquecimento de gua, acares e gorduras. Obs.: Em aplicaes industriais podem ser utilizadas ainda 13,56 MHz 27,12 MHz 896 MHz

A energia absorvida indiretamente pelos alimentos, no alinhamento das molculas polares, como as da gua, com o campo eltrico varivel das microondas. O forno e demais objetos desprovidos de gua no se A freqncia escolhida a de ressonncia de rotao das aquecem. Entretanto, o molculas de gua, promovendo o acmulo de energia aumento de sua energia de eletromagntica na vibrao, com o conseqente cavidade ressonante aumento da temperatura do promove grandes diferenas alimento. Recipientes e demais molculas desidratadas, como o de potenciais eltricos amido, s se aquecem se estiverem dentro do forno, por isso no se deve inserir objetos em contato com alimentos que contm gua, e nesse caso se metlicos, que podem aquecem por conduo. provocar fascas e danificar O microondas no deixa nenhum o microondas. tipo de resduo nos alimentos. No modifica sua estrutura molecular nem os "contamina" com radiao eletromagntica.

O tempo de preparo e de aquecimento dos alimentos fornecido pelo fabricante, no manual do equipamento. Para cada alimento deve-se programar a potncia e o tempo, que tambm depende da quantidade de alimento (massa). O aquecimento mais eficiente em alimentos que contm bastante gua.

Calculando a energia trmica


Como varia a temperatura de um objeto que recebe calor?

13

Para controlar o aquecimento e resfriar objetos, mquinas ou ambientes, levamos em conta o calor especfico. Do que mais depende o aquecimento e o resfriamento? A energia trmica necessria para variar a temperatura de slidos, de lquidos... pode ser calculada.

49

13

Calculando a energia trmica


A capacidade trmica
O calor especfico de uma substncia nos informa quantas calorias de energia necessitamos para elevar em 1oC a temperatura de 1 grama dessa substncia. Portanto, para quantificar a energia trmica consumida ao se aquecer ou resfriar um objeto, alm do seu calor especfico, temos de levar em conta a sua massa. Consumimos maior quantidade de calor para levar fervura a gua destinada ao preparo do macarro para dez convidados do que para duas pessoas. Se para a mesma chama do fogo gastamos mais tempo para ferver uma massa de gua maior, significa que precisamos fornecer maior quantidade de calor para ferver essa quantidade de gua. Tambm para resfriar muitos refrigerantes precisamos de mais gelo do que para poucas garrafas. Se no houver perda para o exterior (ou se ela for desprezvel), consideramos o sistema isolado. Neste caso, a quantidade de calor cedida por um dos objetos igual recebida pelo outro. Matematicamente podemos expressar a relao entre a quantidades de calor como:

Qcedido + Qrecebido = 0
Os motores de combusto dos carros necessitam de um sistema de refrigerao. Para que a refrigerao a ar ou a gua tenham a mesma eficincia, as duas substncias tm de retirar a mesma quantidade de calor do motor.

Exerccios:
13.1- Compare as quantidades de ar e de gua necessrias para provocar a mesma refrigerao em um motor refrigerado a ar e em um a gua. Resoluo:

- Q a quantidade de calor fornecida ou cedida medida em calorias (cal) - m a massa da substncia medida em grama (g) - t a variao de temperatura medida em grau Celsius (oC) - c o calor especfico da substncia medido cal em g 0C

Se pensarmos em como as substncias so formadas, quando se aumenta sua massa, aumenta-se a quantidade de molculas e temos de fornecer mais calor para fazer todas as molculas vibrarem mais, ou seja, aumentar sua energia cintica, o que se traduz num aumento de temperatura. Matematicamente, podemos expressar a relao entre o calor especfico de um objeto de massa m e a quantidade de calor necessria para elevar sua temperatura de t 0C, como:

Qgua = mgua x cgua x tgua Qar = mar x car x tar

Supondo que a variao de temperatura da gua e do ar seja a mesma, como : Qgua = Qar

mgua x cgua = mar x car

c=

Q m x t

ou

Q = m x c x t
Ou seja, as capacidades trmicas do ar e da gua so iguais.

O produto do calor especfico de uma substncia pela sua massa (m.c) conhecido como a sua capacidade trmica (C).

mgua mar mgua mar 0,24 1

car cgua 1

50

C=mxc
Quando misturamos objetos a diferentes temperaturas, eles trocam calor entre si at que suas temperaturas se igualem, isto , eles atingem o equilbrio trmico.

mar =

0,24

mgua= 4,2 x mgua

13.2- Uma dona-de-casa quer calcular a temperatura mxima de um forno que no possui medidor de temperatura. Como ela s dispe de um termmetro clnico que mede at 41oC, usa um "truque".

Qfrma + Qgua = 0 mfrma x cfrma x (tf - ti) + mgua x cgua x (tf - ti) = 0 400 x 0,21 x (30 - ti ti
frma

- Coloca uma frma de alumnio de 400 gramas no forno ligado no mximo, por bastante tempo. - Mergulha a frma quente num balde com 4 litros de gua a 25oC. - Mede a temperatura da gua e da frma depois do equilbrio trmico, encontrando um valor de 30oC. Calcule a temperatura do forno avaliada pela dona-de-casa. Utilize a tabela de calor especfico. Questione a eficincia desse truque. Resoluo: O calor cedido pela frma recebido pela gua.

frma

) + 4.000 x 1 x (30 - 25) = 0 = 268 0C

20.000 + 2.520 84

A temperatura do forno a mesma da frma. A eficincia do truque questionvel quando se supe que a frma atinge a temperatura mxima do forno e tambm quando desprezamos as perdas de calor para o exterior (balde, atmosfera). 13.3- Se voc colocar no fogo duas panelas de mesma massa, uma de cobre e outra de alumnio, aps alguns minutos qual delas estar com maior temperatura? Justifique sua resposta. RESOLUO: Consultando os dados apresentados na tabela 12.1, vemos que o calor especfico para as duas substncias :

Qfrma + Qgua = 0 m mfrma = 400 g ti =?


frma

d= V 1= m
x

ccu = 0,091 cal/g 0C g cm3 cal = 0,21 cal/g 0C Razo = 0,21 0,091
Ou seja, o calor especfico do alumnio 2,3 vezes maior do que o do cobre. Como Q = m c t, para a mesma quantidade de calor podemos afirmar, ento, que a panela de cobre se aquece mais que a de alumnio, alcanando uma temperatura maior, uma vez que elas tm a mesma massa.

4.000

= 2,3

tf = 30 0C
frma

mgua = 4.000 g ti = 25 0C

calumnio = 0,21 cal/g . 0C cgua = 1cal/g . 0C

gua

51

tf = 30 0C
gua

Teste seu vestibular...


13.4- (UECE) Este grfico representa a quantidade de calor absorvida por dois corpos M e N, de massas iguais, em funo da temperatura. A razo entre os calores especficos de M e N : 13.7- (Fuvest) Um recipiente de vidro de 500 g com calor especfico de 0,20 cal/goC contm 500 g de gua cujo calor especfico 1,0 cal/goC. O sistema encontra-se isolado e em equilbrio trmico. Quando recebe uma certa quantidade de calor, o sistema tem sua temperatura elevada. Determine: a) a razo entre a quantidade de calor absorvida pela gua e a recebida pelo vidro; b) a quantidade de calor absorvida pelo sistema para uma elevao de 1,0oC em sua temperatura. 13.8- (Fuvest) A temperatura do corpo humano de cerca de 36,5oC. Uma pessoa toma 1litro de gua a 10oC. Qual a energia absorvida pela gua? a) 10 000 cal b) 26 500 cal a) 0,5 b) 1,0 c) 2,0 d) 4,0 13.9- (UFCE) Dois corpos A e B esto inicialmente a uma mesma temperatura. Ambos recebem iguais quantidades de calor. Das alternativas abaixo, escolha a(s) correta(s). 01. Se a variao de temperatura for a mesma para os dois corpos, podemos dizer que as capacidades trmicas dos dois so iguais. 02. Se a variao de temperatura for a mesma para os dois corpos, podemos dizer que as suas massas so diretamente proporcionais aos seus calores especficos. 03. Se a variao de temperatura for a mesma para os dois corpos, podemos dizer que as suas massas so inversamente proporcionais aos seus calores especficos. 04. Se os calores especficos forem iguais, o corpo de menor massa sofrer a maior variao de temperatura. c) 36 500 cal d) 46 500 cal e) 23 250 cal

13.5- (UCMG) A capacidade trmica de um pedao de metal de 100 g de massa de 22 cal/oC. A capacidade trmica de outro pedao do mesmo metal de 1000 g de massa de: a) 2,2 cal/oC b) 400 cal/oC c) 220 cal/oC d) 22 cal/oC e) 1100 cal/oC

13.6- (UFPR) Para aquecer 500 g de certa substncia de 20oC a 70oC, foram necessrias 4 000 cal. O calor especfico e a capacidade tr mica dessa substncia so, respectivamente:

52

a) 0,08 cal/g.oC e 8 cal/oC

d) 0,15 cal/g.oC e 95 cal/oC

b) 0,16 cal/g.0C e 80 cal/oC e) 0,12 cal/g.oC e 120 cal/oC c) 0,09 cal/g.oC e 90 cal/oC

Potrebbero piacerti anche