Sei sulla pagina 1di 16

O que uma empresa necessita para manter seus funcionrios motivados?

empresa deve ser pensada como organizao social, humana. Alm das relaes decorrentes das tarefas, ocorrem outros relacionamentos de carter informal configurao sociotcnica.
A

O Processo Motivacional
O Comportamento orientado por objetivo; desejo de atingir algum objetivo.

conjunto de motivos que levam o indivduo a agir de determinada forma. Os motivos so definidos como necessidades, desejos ou impulsos no interior do indivduo.

Motivao:

O Processo Motivacional
Os motivos so dirigidos para objetivos, e

estes podem ser conscientes ou inconscientes. As necessidades ou motivos no so estticos, so foras dinmicas e persistentes que provocam determinados comportamentos.

A motivao um ciclo orientado pelas diferentes necessidades que se alternam entre si.

O Processo Motivacional

As Teorias Motivacionais
Hierarquia das Necessidades de Maslow

Motivao
Fatores de Higiene

Conjunto de condies extrnsecas ao trabalho e que quando no existem, geram insatisfao entre os empregados. Ex: salrio, segurana no trabalho, condies de trabalho, status, qualidade na superviso tcnica, qualidade nas relaes interpessoais..

Motivao
Motivadores

Conjunto de condies intrnsecas ao trabalho. Incluem sentimentos de realizao, crescimento profissional e reconhecimento que uma pessoa pode sentir no servio que oferece, desafio e amplitude; responsabilidade e progresso.

Motivao
Alderfer necessidades em 3 categorias:

De existncia - ou seja, necessidade de sobreviver. De relacionamento - que trata da interao social e aquisio de status. De crescimento - desejo de realizar e desenvolver seu potencial interior sucesso e autonomia.
. .

Motivao
David McClelland - conceitos de aprendizagem.

necessidades bsicas que as pessoas desenvolvem:


. . .

De realizao De poder De afiliao

Motivao
EXISTNC IA

RELACIONAMENTO PODER ESTIMA

CRESCIMENTO
REALIZA O REALIZAO PESSOAL

AFILIA O

SOCIAIS SEGURANA
FISIOLGICAS

Fatores de satisfao Necessidades bsicas

Fatores motivadores Necessidades de nvel superior

Motivao
Teoria

das Expectativas Vromm

3 componentes:

Expectativa de Desempenho - eu fao um esforo maior e terei melhor desempenho;

Desempenho-resultados (Instrumentalidade) - meu bom desempenho trar recompensas e resultados; Valncia - o valor ou atrao de uma certa recompensa ou resultado para a pessoa.

Motivao

Motivao
Teoria da Motivao pelo CaminhoMeta Derivado da teoria das expectativas. Enfoque bsico: exame da motivao e o modo como um diagnstico pode influenciar a adm. do desempenho Para se estabelecer metas, devemos levar em considerao o seguinte: As metas devem ser claras e especficas; Devem ser difceis, tornando um desafio alcan-las, mas no impossvel..

Motivao
Motivao externa: se refere a um tipo de relao entre meios e fins. Quando adotamos comportamentos (meios) para obter recompensas (fins), ou para evitar punies (fins).

A motivao interna essencialmente a motivao pelo prprio trabalho.

Motivao

As recompensas externas, so tudo o que nos vem cabea quando pensamos sobre recompensas: prmios, salrio, benefcios adicionais, condies de conforto, etc.

recompensas internas dizem respeito realizao profissional, estima de outras pessoas, ou o interesse que um trabalho possa despertar numa pessoa.

As

Motivao

"A motivao um conceito que nos ajuda a compreendermos os gestos dos que nos rodeiam. Dada a sua importncia, todo o campo de anlise sobre o comportamento organizacional est cheio de teorias que visam a explicar o que motiva os seres humanos, para compreendermos como suas necessidades e seus desejos os conduzem a agir desta ou daquela forma. O grande interesse da questo reside evidentemente na hiptese de que, se compreendemos o que leva as pessoas a agir, ns podemos influir sobre seu rendimento." Trres, (1996: 68).

Potrebbero piacerti anche