Sei sulla pagina 1di 4

Colquio do LEPSI do IP/FE-USP - Quem tem moral com os adolescentes?: Duas h...

Pgina 1 de 4

Servios Como citar este

ISBN 85-86736-12-0 verso on-line


An. 4 Col. LEPSI IP/FE-USP Out. 2002

Quem tem moral com os adolescentes?


(Duas hipteses sobre a crise na educao no sculo XXI)1

Maria Rita Kehl

RESUMO

Este texto discute a crise na educao atual a partir de duas hipteses levantadas acerca do lao social contemporneo. A primeira diz sobre a identificao dos jovens com o que marginal, uma vez que a est a tica advinda da parece reparar o lugar da autoridade moral deixado vago pelos adultos. E a Segunda fa sobre a "teenagizao", fenmeno que tambm indica a demisso voluntria dos adulto do exerccio do lug autoridade Palavras chave: adolescncia; autoridade; tica

1. "Problemas com a escola eu tenho mil, mil fitas/ inacreditvel, mas seu filho me imita./ No meio de v ele o mais esperto/ ginga e fala gria - gria no, dialeto! (....) Esse no mais seu, tomei, c pelo seu rdio, fiuuu...subiu!"

No tom provocativo de sempre e com grande talento de poeta, Mano Brown lanou seu desafio queles qu chama de "senhores de engenho" no ltimo CD dos Racionais, Vida Lca, de 2002: pelas ondas livres do r rapper negro da periferia "rouba" a identidade do filho da burguesia branca. Alguma coisa mudou na atitud

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC000000003... 25/04/2011

Colquio do LEPSI do IP/FE-USP - Quem tem moral com os adolescentes?: Duas h... Pgina 2 de 4

Brown e seus manos depois de Sobrevivendo no inferno, onde eles demarcavam o territrio do rap excluin "filhinhos de papai" que se faziam passar por malandros escutando os Racionais MCs no rdio do 2002, os msicos mais populares do hip hop paulista entenderam que a potncia de seu "rithm and poetry ultrapassa barreira de classe e de raa. Ningum consegue impedir que os jovens do Jardim Amrica se identifiquem com o discurso produzido pelos moradores do Jardim ngela.

Alguns pais se preocupam - no sei se deveriam. Cada vez mais os adolescentes adotam as roupas, a gria ( "gria no, dialeto!"), a msica, a esttica da favela. Uma amiga me conta que os amigos do filho tomara personagens do filme Cidade de Deus como dolos. O espantoso que os garotos no tm idade para assis filme; identificaram-se com a representao da representao: o carisma dos personagens transmitido p clips de divulgao na TV, ou em conversas com amigos mais velhos. Outro conhecido, morador do Pacaem diz que o filho de 15 anos superou uma crise de insegurana e ansiedade quando comeou a freqentar o mais barra pesada da quadra dos Gavies da Fiel, tentando confundir-se com os torcedores da periferia. U colega de minha filha fez amizade com os garotos da favela vizinha sua casa e sai todas as noites para g muros e fumar com eles.

Pode ser uma estratgia de proteo. Para um adolescente em idade de comear a sair sozinho pelas ruas felizmente, nem todos se conformam com a vidinha claustrofbica de shopping center, motorista e DVD seguro ser confundido com um "mano" do que com um "playboy". Alguns fazem pose de bandidos: ser amigo dos caras do que passar pelo otrio que eles vo assaltar". Uma das polarizaes que nossa sociedade violenta e competitiva criou no entre ricos e pobres, brancos e negros: entre espertos e ot Claro que para o garoto de classe mdia, posar de "esperto" no garante muita coisa: os "enquadres" da p podem oferecer tanto perigo quanto os eventuais encontros com um assaltante.

Mas no s de proteo que se trata. Os adolescentes no esto tentando enganar os bandidos: identificando, de fato, no necessariamente com os criminosos mas com os marginalizados, os meninos e meninas da periferia e das favelas. Identificam-se com a cultura hip hop: rap, skate, grafite, "bombeta e moleton". H um aspecto poltico nesta atitude, claro. Cresce entre os adolescentes uma recusa dos pad consumistas predominantes em sua classe social e uma busca de "autenticidade", de valores que faam m sentido no mundo injusto em que vivem. Verdade que uma recusa ingnua, pois tambm passa pelo consumo: trata-se de comprar outras roupas, outros CDs, freqentar outras casas noturnas. Mas como tod esttica comporta uma tica, a escolha do modelo da periferia faz alguma diferena. como se s fosse p encontrar alternativas para a falta de sentido da vida pautada pelo consumo identificando-se com aqueles no tm recursos para consumir. Vejo tambm um movimento de exogamia, de sada do crculo protegido da famlia para o vasto mundo mundo fora da famlia, hoje, tem sido insistentemente apresentado criana e ao jovem como o perigo. S que no possvel viver indefinidamente protegidos do mundo. Vamos a ele, ento. Sejamos perigosos.

Nada disso muito grave. prefervel, para a formao moral de um adolescente, que ele veja o mundo c uma selva a desbravar do que como uma vitrine de butique. O que preocupante, a meu ver, no a identificao dos meninos da elite com a esttica dos excludos, mas a identificao com a violncia. O preocupante que a curiosidade e a ousadia em romper com o circuito estreito da vida burguesa desembo na identificao com a esttica da criminalidade. Que no exatamente a linguagem dos criminosos conhecemos de fato quando estamos na posio de vtimas. O "estilo" da vida bandida que os adolescente tentam imitar a linguagem elaborada e estetizada pelo cinema, pelo rap, pela televiso.

Ocorre que os rappers, assim como os personagens de filmes como O Invasor e Cidade de Deus, vm ocup um lugar de autoridade moral junto aos adolescentes justamente porque os adultos esto deixando vago e lugar. As letras dos raps gravados pelos Racionais MCs, que conheo melhor, sustentam claramente uma posio tica, de crtica ao fascnio dos meninos da periferia pelos padres de consumo que a elite ostenta se fossem os valores mais importantes da vida. A relao entre os valores da sociedade de consumo e a delinquncia fica claramente demonstrada nas letras de Mano Brown. Assim, h uma escolha tica entre o adolescentes que preferem identificar-se com os poetas e os marginais da periferia do que com os adultos elite irresponsvel que tambm povoam o noticirio policial.

Em junho desse ano (2003), por exemplo, trs adolescentes morreram pisoteados em um tumulto ocorrid um show de rock em um clube de Curitiba. Os jornais noticiaram que a festa havia sido organizada sem comunicado Polcia Militar, para garantir a segurana dos participantes. O promotor do show -

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC000000003... 25/04/2011

Colquio do LEPSI do IP/FE-USP - Quem tem moral com os adolescentes?: Duas h... Pgina 3 de 4

suponho - acusado da negligncia na organizao do evento que atraiu 30 mil jovens da cidade, tomou um providncia muito comum no Brasil: fugiu.

Os jovens esto acostumados com notcias assim mas no deixam de se indignar. Os donos da companhia celulose Cataguases, custaram a ser encontrados pela polcia depois do grave acidente ecolgico provocad indstria, no Sul de Minas. O deputado Srgio Naya - quem ainda se lembra? - no foi encontrado quando edifcio Palace I, de responsabilidade de sua construtora, desabou matando cinco moradores. Em alguns onde a vergonha o sentimento que prevalece na relao entre o pblico e o privado, polticos renunciam empresrios se demitem ou tentam suicdio quando responsabilizados por falhas escandalosas em assunto sua competncia. No Brasil, eles se escondem e esperam a mar baixar. Alguns acabam se elegendo cargos pblicos.

Os pais das famlias de classe mdia, preocupados com a dificuldade em educar (ou controlar?) seus filhos adolescentes, temem em primeiro lugar as ms influncias dos "maloqueiros" do bairro - mas no percebe que os piores exemplos de irresponsabilidade e falta de educao provm da prpria elite nacional, a conviver com uma srie de prticas ilegais, de maior ou menor gravidade. Uma parte da classe dirigente brasileira considera que a lei s serve para enquadrar os outros. A lei para os mans. Os espertos e os privilegiados sabem como se colocar acima, ou margem dela. "Quem tem trinta contos de ris no Brasil vai para a cadeia", dizia Lampio.

Os adolescentes ricos convivem com essa criminalidade soft dentro, ou perto, de suas prprias casas. o que oferece caixinha ao guarda para escapar a uma multa por excesso de velocidade, ou vai escola pedi cabea do professor que reprovou, por razes justas, seu filho. Os pais que se apavoram quando um filho comea a fazer amizade com os favelados da vizinhana so os mesmos que contratam e demitem sem pagar direitos trabalhistas e oferecem suborno aos fiscais da receita que descobrem as irregularidade suas empresas.

So mes que se consideram no direito de estacionar em fila dupla na porta da escola atrapalhando o trn como se a rua fosse sua propriedade privada. Ou jogam latas de refrigerante e embalagens de comida pel janela do carro como se a cidade, onde caminham os "outros", fosse sua lata de lixo. Esses pais e mes es ensinando a seus filhos que o dinheiro compra at o que no tem preo: a vergonha, a educao, a lei. "S pago, eu posso, diz o pai de famlia burgus aos seus rebentos, sem imaginar que por esse caminho autoridade vai se desmoralizando at o ponto dele perder o respeito dos filhos. De um modo ou de outro, adolescentes lhes respondem: se voc quer que eu te obedea, me pague.

2. Some-se a isso o fenmeno de "teenagizao" que vem prevalecendo na cultura dos pases industrializa do ocidente, a partir dos anos 1960. O adolescente, enfant gat da publicidade, ocupa hoje o lugar do idea todas as geraes. Todos querem sentir-se adolescentes, vestir-se como adolescentes, agir como adolesce Isso sgnifica que a vaga de ''adulto'', na nossa cultura, est desocupada. Ningum quer estar ''do lado de lado careta, do conflito de geraes, de modo que o tal conflito, bem ou mal, se dissipou. Mes rock, funk e reggae como seus filhos, fazem comentrios cmplices sobre sexo e drogas, frequentemente posicionam-se do lado da transgresso nos conflitos com a escola e com as instituies.

O adulto que se espelha em ideais teen sente-se desconfortvel ante a responsabilidade de tirar suas conc sobre a vida e pass-las a seus descendentes; mais desconfortvel ainda em sustentar a diferena de ante o filho ou o aluno adolescente, a partir da qual a dose necessria de autoridade justa possa se exerce adulto teen deixa o adolescente livre, to livre quanto ele mesmo gostaria de ser.

Esta liberdade cobra seu preo em desamparo: os adolescentes parecem viver num mundo cujas regras s feitas por eles e para eles, j que os prprios pais e educadores esto comprometidos com uma leveza e u ''nonchalance'' jovem. No que os pais ''de antigamente'' soubessem como os filhos deveriam enfrentar a mas pensavam que sabiam, e isso era suficiente para delinear um horizonte, constituir um cdigo de - ainda que fosse para ser desobedecido.

Quando os pais de hoje dizem: ''Sei l, cara, faz o que voc estiver a fim'', a rede de proteo imaginria constituda pelo o que o Outro sabe se desfaz, e a prpria experincia perde significao. E, como nenhum de produo de discurso fica vazio muito tempo sem que algum aventureiro lance mo, ateno! o Estado autoritrio, puro e simples, pode vir fazer as vezes dos adultos que se pretendem teen. Neste caso, em ve elaborao da experincia, teremos ''razes de Estado'' (ou pior, as razes de mercado ou as do FMI) dita que fazer de nossas vidas.

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC000000003... 25/04/2011

Colquio do LEPSI do IP/FE-USP - Quem tem moral com os adolescentes?: Duas h... Pgina 4 de 4

A desvalorizao da experincia esvazia o sentido da vida. No falo da experincia como argumento de autoridade - ''eu sei porque vivi''. Sobretudo numa cultura plstica e veloz como a contempornea, pouco podemos ensinar aos outros partindo da nossa experincia. No mximo, ensina-se que a alteridade a experincia, assim como a memria, produz consistncia subjetiva. Eu sou o que vivi. Descartado o pass em nome de uma eterna juventude, produz-se um vazio difcil de suportar.

Parece contraditrio supor que uma cultura teen possa ser depressiva, sobretudo quando se aposta no imp das sensaes - adrenalina, orgasmo, cocana - para agitar a moada. Mas no meio de tanta agitao, o IV, relatrio da Organizao Mundial de Sade sobre os problemas de sade mental, aponta a depresso c forma de mal estar que vem tendo um crescimento epidmico no ocidente. Depresso e delinqncia (com componente colateral inevitvel: a drogadio) so as formas de mal estar que denunciam a falncia do la social hoje, como a histeria no final do sculo XIX denunciava a condio insuportvel das mulheres na era vitoriana.

Se a histeria era o protesto das mulheres contra a ordem burguesa falocntrica, a depresso e a drogadi atuais so a expresso da posio impossvel dos adolescentes e jovens na sociedade regida pelos do gozo, onde todos so teenagers e ningum se dispe a sustentar as condies de renncia necessrias a transmisso da lei. So os bandidos do cinema e os msicos da periferia que, na posio de quem no te nada a perder, acenam para os adolescentes com uma vontade tica com a qual muitas vezes seus pais j querem se comprometer.

1 - As idias que compem este artigo so extradas de um ensaio publicado no caderno MAIS! Da Folha d Paulo em 20/09/1998 e de duas colunas publicadas na revista poca nas semanas de 5 de maio e 9 de jun 2003.

2011 LEPSI IP/FE-USP Av. da UNiversidade, 308 CEP: 05508-900 - So Paulo - SP - Brasil

lepsi@fe.usp.br

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC000000003... 25/04/2011

Potrebbero piacerti anche