Sei sulla pagina 1di 48

N 119 < Ano 6 < 19 Dezembro 2011

Director: Daniel Santos

Quinzenal< Gratuito

considerada uma poca de paz, conciliao, solidariedade, amor e confraternizao. Essencialmente uma poca vivida em famlia. E assim ser... com um factor novo - a crise. Um pouco por todo lado ela estar presente neste Natal e na passagem para o novo ano. Uma realidade que temos todos de saber viver com. Em Portugal vivem-se momentos de grande preocupao e de descontentamento. No Reino Unido o desemprego aumenta, a contestao em termos da permanncia na UE consolida-se, a hostilidade da Frana e Alemanha ao presente governo britnico e a nossa comunidade tarda em encontrar um rumo e quem lhe d a necessria voz. Contudo so cada vez mais os portugueses que se destacam e ganham posio na sociedade, artes, 'showbiz', ensino, actividade empresarial e na grande finana. Cada vez mais as nossas crianas e jovens aprendem a adaptar-se ao mundo das duas culturas e rumam contra a mar - fazendo-nos a acreditar que h esperana. Tudo isto pode ler e constatar numa edio de 48 pginas, que espelha a crise, mas tambm a tal esperana. Para todos os nossos leitores, colaboradores, amigos, clientes, colegas em especial e para todos os outros, desejamos um Santo Natal e um prspero ano de 2012.
Em Lisboa, na Praa de Comrcio, dezenas de milhares de velas foram expostas em forma de cruz, como acto de solidariedade com as crianas hospitalizadas neste Natal de 2011

NATAL E FESTAS EM TOM DE CRISE

Wrexham

Yolanda Viegas na @67

Pag. 43

REINO UNIDO
Cameron planeia evacuar ingleses de Portugal caso euro colapsar Pag. 4
PUB.

Pag. 44

19 Dezembro 2011

ENTRE NOS
O projecto de 2012
O ano de 2012 para a equipe de "As Notcias", hoje com 14 profissionais, decisivo para consolidar o projecto. Teremos a edio da nova revista TOP STAR, a organizao da Gala noutra dimenso, a passagem do jornal a semanrio e, mais tarde, o lanamento de uma revista em ingls e a Rdio "N". Um ano que ficar com certeza para a histria da nossa comunidade.

17
de Maro ser o dia em que se realizar a IV Gala de As Notcias, onde o Fado ser o tema principal

Gabinete de Apoio na forja


Ser j no princpio do ano de 2012 que conheceremos os pormenores de uma nova organizao em Lambeth que no s representar os portugueses, mas tambm desenvolver aces no seio social e cultural dirigidos nossa comunidade. Organizao que j tem prometido o apoio institucional de Portugal e do Reino Unido e que ser formada por um vasto leque de figuras conhecidas da nossa comunidade.

SOVACOS ILUSTRADOS
No final da dcada de sessenta do sculo passado, circulava pelas ruas de Luanda um indivduo, pretenso jornalista, que se fazia acompanhar, fosse para onde fosse, de um enorme livro, autntico calhamao, que transportava ciosamente debaixo do brao. Confesso que nunca se soube ttulo nem autor de tal obra, mas certamente seria coisa de arromba - talvez "Guerra e Paz", provavelmente "Os Maias", qui "A Bblia" em edio avantajada. O ar circunspecto desse indivduo - sempre de fato escuro naquela terra cujo calor e humidade exigiam roupas leves e claras -, a quem os grossos culos de aros pretos conferiam o aspecto de um qualquer vendedor de caixes, levou a rapaziada de ento, sempre pronta a alcunhar quem no lhe casse no goto, a baptizar o homem de sovaco ilustrado. Pois que outro nome lhe poderiam dar, que outra alcunha caberia naquele ser de que ningum conhecia obra, a no ser uns rabiscos desinteressantes que de vez em quando assinava num dos dirios da capital angolana? Haveria, por acaso, em toda a imensa Angola axila mais erudita? Existiria, porventura, em toda a frica sovaco que transpirasse tamanha sabedoria? garantido que no havia E, por isso, perpetuada ficou to apropriada alcunha, que relembro hoje para vos falar de outros sovacos, onde tambm moram livros e sebentas, cheios de sabedoria, mas que nem por osmose conseguiriam penetrar naquelas cabeas decoradas com orelhas que no sabem ouvir, apenas carregam piercings. uma tristeza ver e ouvir aquele vdeo editado pela revista "Sbado". Mas o mais grave ser, ainda, a postura daqueles jovens, completamente alheios cultura geral, alegremente fazendo prova dos seus (des)conhecimentos. Descarados, alguns deles invocam que a Geografia "no o meu forte", Histria "no ligo muito", ao Cinema "dou pouca importncia", Pintura "no passo carto". Em resumo, um chorrilho de desculpas esfarrapadas proferidas por bocas onde morava uma espcie de esgar, uma tentativa de sorriso amarelo sob o qual se tentava esconder tamanha ignorncia Eles no sabiaem nada de nada, eles apenas andam aqui por ver andar os elctricos! O vdeo "Voz pop - A ignorncia dos nossos universitrios" pode ser procurado no "YouTube" e deve ser visto, por todos, com muita ateno e apreenso. E quando escrevo todos quero significar isso mesmo: pais, professores, alunos, responsveis pela Educao deste Pas cada vez mais ignorante mas cada vez mais cheio de doutores. Sero estes jovens, daqui a trs ou quatro anos, os futuros mdicos, engenheiros, arquitectos, advogados, professores, juzes deste Portugal que paulatinamente vai empobrecendo nas divisas e na sabedoria. So estes os actuais sovacos ilustrados que passeiam pelas salas e escadarias das nossas universidades os livros donde no recebem ensinamentos, so estes os sovacos ilustrados donde exalam os odores do nosso descontentamento.
PUB

19 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Esccia contra Cameron
O primeiro-ministro escocs, Alex Salmond, acusou, numa carta, o homlogo britnico conservador, David Cameron, de arruinar os interesses da Esccia ao se opor a um tratado sobre disciplina oramental na cimeira de Bruxelas. Salmond, do Partido Nacional Escocs (SNP, independentista), que garantiu em Maio a maioria absoluta no Parlamento da Esccia, acusa David Cameron de ter bloqueado o tratado sem ter consultado Edimburgo.

1974
O Parlamento Britnico rejeita a proposta da reintroduo da pena de morte para crimes de terrorismo.

Sarkozy descarta sada do RU


Sarkozy assegura que a Europa anda a duas velocidades.apesar de no pensar na sada do Reino Unido da Unio Europeia pela recusa de David Cameron em aceitar o acordo anticrise na reunio do final da semana passada. Para Sarkozy o Reino Unido limitava-se apenas lgica do mercado enquanto os outros pases pretendiam mais solidariedade e regulao.

Europa quer acabar com privilgios do Reino Unido


O privilgio mais significativo a cortar o chamado "cheque" britnico, que consiste na devoluo ao Reino Unido de 66% da sua contribuio lquida para a UE, uma medida conquistada em 1984 pela ento primeira-ministra britnica Margaret Thatcher, como forma de encontrar um equilbrio entre o contributo e o benefcio que os britnicos tm das verbas europeias. Joseph Daul, lder do maior grupo poltico com assento no Parlamento Europeu, sugeriu que o chamado cheque britnico seja revisto em resposta ao veto reviso dos tratados pelo primeiro-ministro britnico David Cameron. "O 'cheque' britnico deve ser posto em causa. O dinheiro dos nossos contribuintes deve ser aplicado para fins menos egostas. A solidariedade no uma via de sentido nico e preciso dizer isso coligao do senhor Cameron", declarou, entre aplausos. A Daul, juntou-se nas crticas Martin Schulz, que lder dos socialistas europeus e. O deputado alemo do SPD acusou Cameron de ter usado o veto para proteger os especuladores financeiros da City de Londres, que segundo ele foram os que causaram a situao de crise em que se encontra agora a UE.
PUB

Cimeira da UE

A Unio faz a crise


Nicolas Sarkozy poder ter conseguido uma Europa de Naes com a Frana ao leme e a GrBretanha na r. David Cameron com veto s alteraes do Tratado de Lisboa conseguiu o feito de unir a Europa contra ele. Angela Merkel conseguiu impor uma disciplina oramental rgida mas falhou na estabilidade dentro da Unio. Outro vencedor Mario Draghi, o presidente do BCE, que teve influncia decisiva nos moldes do compacto fiscal que agora emerge na zona euro. Contudo, independentemente da interpretao dos resultados das cimeiras europeias, a realidade que as agncias de notao financeira continuam a ditar a sua lei e fazer tremer a Europa dita unida. A Standard & Poor's anunciou que nos prximos dias ir decidir se vai ou no baixar o "rating" de 15 pases da zona euro, incluindo a Alemanha e a Frana, no seguimento do acordo alcanado sobre normas fiscais mais duras.

CAMERON PREPARA-SE PARA O COLAPSO DO EURO


O Governo ingls tem um plano de contingncia para retirar os seus nacionais de Portugal e Espanha de avies, barcos e autocarros se o euro colapsar, noticia ontem a imprensa britnica. "Crise na zona euro: Relaes Exteriores tem plano de retirada de expatriados" a manchete do jornal The Daily Telegraph. O jornal afirma que os britnicos que vivem em Espanha e em Portugal "podem ter ajuda do Governo para deixarem os pases se a crise na zona euro arrastar os seus bancos" e eles deixarem de "ter acesso s suas contas bancrias". Segundo o jornal, vivem em Espanha cerca de um milho de britnicos e 55 mil em Portugal. Ao jornal Sunday Times, o Ministrio das Finanas confirmou os planos, mas recusou-se a dar mais detalhes. O Ministrio das Relaes Exteriores disse ao dirio que se est a preparar para um "cenrio de pesadelo", com milhares de britnicos sem dinheiro a dormir nos aeroportos e sem meios para chegar a casa. Entre os planos de contingncia que o Governo est a preparar consta o envio de avies, navios e autocarros. Segundo uma fonte daquele ministrio, os planos esto a ser debatidos para entrarem em aco caso se verifique o pior cenrio. Em causa est a crise da dvida soberana nos pases da zona euro que tem estado sobre foco nos principais mercados.

1 = 1,192 1 = $1,5546 1 = Real 2,8831

19 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Trata boneco beb como filho
Quando percebeu que poderia no ter mais filhos depois de se separar do marido, Ashleigh Kirby decidiu adicionar um novo membro famlia. Foi quando comprou um boneco que se parece em tudo com um verdadeiro beb. A inglesa, de 36 anos, trata Finlay, o beb-boneco, como se de um filho se tratasse. Leva-o a passear ao parque num carrinho de beb, envolvendo-o em cobertores nos dias de maior frio, leva-o s compras, muda-lhe as fraldas e compra-lhe roupas.

1879
Morre em Cambridge James Maxwell, fsico ingls criador do trabalho que explica o carcter electromagntico da luz.

LA SENZA pode fechar


.Fontes prximas de LA SENZA confirmam que a empresa de contabilidade KPMG obteve indicaes para saber da viabilidade da empresa. Caso a companhia evitar a liquidao, algumas das suas lojas tero de fechar, tentar encontrar um comprador ou mudar de ramo de negcio para salvaguardar o seu investimento.

Portugus despedido por no falar polaco


Um portugus que vive h 11 anos no Reino Unido e fluente na lngua inglesa perdeu o seu emprego de supervisor numa empresa que embala frutas por no conseguir comunicar com a esmagadora maioria dos trabalhadores polacos a seu cargo. Segundo o 'Daily Mail', o drama de Paulo Franco, de 37 anos, comeou h um ms, quando chegou fbrica de Coventry e apercebeu-se de que os 18 trabalhadores a seu cargo no sabiam falar ingls e recusavam-se a aprender a lngua de Shakespeare Um colega do portugus ainda tentou ajud-lo, oferecendo-lhe uma aplicao para 'smartphone' de traduo simultnea, mas Paulo Franco ter acabado por ser dispensado pela administrao da fbrica de Fyffes. "Falo quatro lnguas - portugus, ingls, francs e espanhol -, mas nenhuma serviu. Disseram-me que
PUB.

teria que aprender polaco para continuar na empresa. uma loucura. Passei nove anos a estudar ingls, mas aqui na Inglaterra querem que fale polaco", queixouse Paulo Franco aos reprteres do 'Daily Mail'.

Richard Smith, de 37 anos de idade, foi visto a lavar o carro frente casa da sua famlia em Pudsey, West Yorkshire, num domingo de manh cedo, um dia depois de alegadamente ter morto a sua famlia , mulher, Claire ,e dois filhos de 9, Ben, e um ano de idade, Aaron. A sra. Smith morreu com um simples golpe no peito, tal como o seu filho Aaron. Ben sofreu tambm um golpe no peito mas morreu sufocado. Os quatro corpos foram encontrados por familiares num domingo de manh, depois de terem tentado entrar em contacto com a famlia todo o fim-de-semana. Os corpos foram descobertos todos no

mesmo quarto de cama. O quarto tinha sido consumido pelo fogo e o Sr. Smith morreu sufocado pelo fumo. Percebeu-se que ele se tinha morto a si prprio depois de matar a sua mulher e filhos. Um colcho estava colocado contra a janela para no deixar escapar o fumo. Os vizinhos dizem que conheciam o Sr. Smith e a famlia que tinham muitos amigos e no demonstravam ter qualquer problema familiar. Mr. Smith era tambm treinador de uma equipa local de football de crianas com idades inferiores a nove anos, onde si situava o seu filho, Ben. O seu primo Garry Tempest , de 37 anos, disse que a teoria do assassi-

nato era inacreditvel. Eles formavam uma famlia perfeita e Richard pensava que o mundo era formado pelos seus dois filhos. Adorava football e acho impossvel que ele tenha feito isso. Ambos tinham bons empregos e nada fazia acreditar que tivessem problemas de dinheiro. Esta a ideia generalizada pelos amigos mais chegados. O Detective Superintendente Paul Taylor, que lidera o inqurito, pediu qualquer informao que possa resolver o mistrio. Ele afirmou " Os detalhes no so conhecidos e parece ser uma investigao de assassnio mas neste ponto estamos espera do que pode aparecer."

19 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Nandos serve sapo vivo
Quando pediu uma sandes de frango num conhecido restaurante no centro de Londres, Ross Dance estava longe de adivinhar o que lhe iria acontecer. Enquanto saboreava a sanduche apercebeu-se de um inusitado 'bnus', nada mais, nada menos do que um sapo vivo com 10 centmetros. Ross de 32 anos ficou em estado de choque ao descobrir que no s tinha um sapo vivo no interior do seu 'wrap', como j tinha mastigado e engolido uma das pernas do infeliz batrquio.

1927
O Reino Unido reconhece a Independncia do Iraque

Os maquinistas do metropolitano vo entrar em greve no dia de feriado, arruinando os planos de dezenas de pessoas que tiram o dia para fazer compras. Os trabalhadores querem 3 dias de pagamento (366) para trabalharem no feriado, anuciando o facto precisamente no dia em que era conhecido que o desemprego no Reino Unido era o maior de h 17 anos. Este dia de feriado, anunciaram os sindicados, ser o primeiro de 4 dias de 24 horas de greve.

Metropolitano paralizado

A quadra que vivemos natalcia mas no parece ser nada pacfica. O veto poltico usado por David Cameron no Conselho Europeu de 8 de Dezembro ltimo quando os 27 pases que compem a Unio Europeia ali tomaram assento para tentar resolver a questo do EURO, desencadeou j uma tempestade poltica cujos contornos ainda no so verdadeiramente conhecidos. O que se sabe que David Cameron no foi a Bruxelas para negociar nada, mas, ao contrrio, chantagiar politicamente todos os outros membros da Unio com as suas exigncias , coisa que ainda antes de ele partir para Bruxelas j sabamos. Em verdade, o primeiroministro estava apenas interessado em que a City Londrina ficasse a salvo de qualquer nova taxa sobre as transaces ou qualquer legislao reguladora da actividade financeira dos banqueiros. Ora, os 26 teriam que garantir esta condio sine quanon de Mr. Cameron para obterem o seu apoio ao plano de reestruturao do EURO. Obviamente os outros membros da Unio no aceitaram o dixit do primeiro-ministro britnico e este vetou o tratado. interessante verificar que um pas que no faz parte do universo da moeda EURO- a Gr-Bretanha- queira impr a suas "solues" a todos os que a usam na actualidade. Mas, h mais. Provavelmente j ningum se lembra das promessas feitas por Mr.Cameron quanto questo da presena da Gr-Bretanha na Unio Europeia. Nessa altura em 2005 Mr.Cameron afirmou sem papas na lngua que queria repatriar poderes da Unio e deixou claro que a presena do seu Partido Conservador no seio da ala centro-direita no Parlamento Europeu ( O Partido Popular Europeu) teria os dias contados. E teve. Os Tories esto agora agrupados com xenfobos e fascistas do leste num grupo sem qualquer expresso ou influncia no Parlamento Europeu. Na passada quinta-feira o veto de Mr. Cameron correspondeu exigncia de 81 filibusteiros que se sentam na bancada do seu Partido e subservincia aos banqueiros da City, que como j aqui afirmei mais que uma vez , so em conjunto com outros actores da finana os responsveis pela misria de milhes de pessoas que vem perdendo os seus empregos nos ltimos trs anos. So estes senhores que Mr. Cameron proteje os quais, com a sua ganncia, irresponsabilidade e incompetncia nos afundaram no lodo da recesso em que vivemos. No outro partido da coligao governamental , os Liberais-Democratas, levantam-se algumas vozes contra a aco de David Cameron. Ao que parece NicK Clegg ter ficado furioso com o veto de David Cameron considerou em declaraes pblicas que o isolamento da Gr-Bretanha no seio da Unio Europeia perigoso para o pas, para o emprego e diminui a influncia britnica . Ser que desta vez que Nick Clegg deixa de ser o pajem de David Cameron? A deciso de vetar a reviso do Tratado de Lisboa proteje os banqueiros e os seus gananciosos interesses colocando-os acima de muitos outros entre os quais por exemplo os da indstria manufactora, criadora de empregos reais. , assim, uma deciso que favorece os interesses privados contra o interesse nacional. O isolamento a que David Cameron ousou levar a Gr-Bretanha no tem paralelo. Como se pode aceitar que no mundo multipolar de hoje se pense que a negociao bilateral o melhor caminho poltico para a defesa dos interesses nacionais? Como reagiro os americanos a esta situao?- Para qu falar com os britnicos se os centros decisores da Europa passam agora por Paris e Berlim? - E os Chineses que vm investindo largas somas de dinheiro na Gr-Bretanha, vo continuar a faz-lo? E as empresas exportadoras britnicas cujo mercado do EURO absorve mais de 60% do total das exportaes deste pas, como vo reagir ao isolamento poltico e decisrio da Gr-Bretanha , dos grandes foruns ? Se estvamos espera do brinde alusivo quadra que vivemos, desenganemo-nos pois sau-nos a fava. Para todos os leitores um Bom Natal e um Ano Novo com sucesso.
PUB.

O aumento das propinas, a subida do custo de vida e os cortes em apoios do Estado deixam muitos jovens perante a deciso de terem de comear a trabalhar para pagar os estudos. Mas no sendo fcil encontrar emprego e as exigncias de horrio muitas vezes colidindo com a frequncia escolar resta o recurso economia informal. A prostituio ou outras actividades relacionadas com a indstria do sexo aparecem cabea, mas uma dirigente da National Union of Students adiantou num programa da BBC Radio5 que h tambm quem se dedique ao jogo ou se inscreva como cobaia em experincias mdicas. Mas os dados que emergiram recentemente em Inglaterra mostram claros sinais de que as raparigas esto a recorrer cada vez mais prostituio para poderem pagar os estudos. A denncia sai reforada pela English Collective of Prostitutes, uma associao de profissionais do sector: as chamadas de estudantes para a linha de apoio duplicaram no ltimo ano. Muitas das raparigas que recorrem indstria do sexo para financiar

os estudos no so, sequer, maiores de idade. "Clare", uma jovem de 18 anos entrevistada pela BBC online e que solicitou anonimato, j conseguiu entrar na universidade e deixou entretanto a actividade de acompanhante. Comeou aos 16 anos, quando estava a finalizar o secundrio. "Fiz isto para poder entrar para a universidade, para que tivesse um efeito positivo no resto da minha vida. Mas sou agora uma pessoa diferente de quem era quando comecei. Perdi muita da minha auto-estima e deixei de ter confiana em muita gente." Est longe de ser uma histria isolada. Bem pelo contrrio: marca uma tendncia crescente. Segundo dados avanados BBC, estima-se que 20% das mulheres que trabalham nos bares de strip ingleses sejam estudantes e um estudo realizado em 2010 pela Universidade de Kingston mostra que a percentagem de estudantes universitrios que conhecem algum a trabalhar na indstria do sexo subiu de trs para 25% nos ltimos dez anos. E 16 por cento admitiram a possibilidade de fazer o mesmo.

10

19 Dezembro 2011

P O RTUGAL
Natal s com Made in Portugal
O Natal portugus vai este ano ser sinnimo de poupana, mas tambm saber aproveitar a crise para promover os produtos nacionais.. o que est acontecer no Campo Pequeno, em Lisboa, onde as vendas comearam a mostrar o empenho de investir naquilo que do pas.

1924
Nasce em Lisboa , a 7 de Dezembro, o poltico portugus, Mrio Soares

Fabrica Nissan cancelada


O investimento de 156 milhes de euros que a Nissan previa ter pronto em Dezembro de 2012 com a abertura de uma fbrica de baterias em Cacia, Aveiro, j no vai ser concludo. A deciso foi comunicada ao Governo pela aliana Renault-Nissan, que decidiu recuar e desistir do projeto. Para trs ficam 200 postos de trabalho que a empresa j tinha comeado a recrutar e 50 mil baterias de ies de ltio previstas serem produzidas por ano em Cacia.

No pagamos no pagamos!
Ele economista; ele deputado na XII Legislatura; ele vereador da Cmara Municipal de S. Joo da Madeira; ele Presidente da Federao de Aveiro do Partido Socialista; ele j foi Presidente da Assembleia de Freguesia de S. Joo da Madeira; ele j foi membro da Direco da Associao de Estudantes do ISEG; ele j foi membro do Senado da Universidade Tcnica de Lisboa; ele j foi Presidente da Mesa da RGA do ISEG; ele j foi adjunto da Administrao da TECMACAL,SA E, como se tudo isto no chegasse, ele faz parte de vrias Comisses Parlamentares: Comisso de Oramento, Finanas e Administrao Pblica; Comisso de Economia e Obras Pblicas [Suplente]; Comisso Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistncia Financeira a Portugal. Impressionante currculo o deste jovem economista que d pelo nome de Pedro Nuno de Oliveira Santos. Sim, esse mesmo que parece no ter papas na lngua nem vergonha na cara. Sim, esse mesmo que, na linha de pensamento do seu mentor Scrates afirmou, alto e em bom som, que Portugal, chegado triste situao econmica e financeira pela mo do pretenso engenheiro que agora filosofa em Paris, no deve pagar a sua dvida. E mais: o deputado socialista garante que, com tal recusa lusa, os bancos alemes e franceses haveriam de tremer, haveriam de baquear. No pagamos no pagamos canta, alegremente, este senhor que parece ter responsabilidades dentro do partido a que pertence. E foi por isso que, logo de seguida, um tal Zorrinho se apressou a deitar gua na fervura embora, por outro lado, um tal Alegre se tenha prestado a corroborar as desbocadas declaraes do senhor Nuno, numa prova de que este PS, inseguro pela mo de Seguro, no sabe o que fazer. Nem o que dizer. No pagamos no pagamos e depois vamos ver quais os bancos que tremem, caro Nuno. Provavelmente o banco de jardim em que se sentar para esmolar uns trocos para a sopinha do Barroso! s mesmo o que falta para completar o seu vasto e rico currculo
PUB.

Os dados provisrios do Censos 2011 divulgados no Instituto Nacional de Estatstica (INE), em Lisboa, demonstram que 12 % da populao possui o ensino superior completo, 13% o secundrio, o que contrasta com os 19% da populao sem qualquer nvel de ensino. So as mulheres quem possui qualificaes mais elevadas, sendo 61% dos licenciados do sexo feminino, mas so tambm as mulheres que predominam no grupo de pessoas sem qualquer escolaridade. 19% das pessoas no tm qualquer nvel de ensino. O ensino bsico do 1. ciclo corresponde ao nvel mais elevado da populao 25%. 19% dos portugueses tm 65 ou mais anos de idade. Mas h excepes, "as regies autnomas so uma espcie de reserva demogrfica", sublinhou. Na Madeira a populao aumentou 9,3% e nos Aores 2,06%. As ilhas superam as restantes regies na populao jovem e nas menores percentagens de populao idosa. No grupo etrio mais jovem, at aos 14 anos de idade, inclui-se 15% da populao residente em Portugal. De acordo com o INE, h "um duplo envelhecimento dos portugueses", por um lado pelo aumento da populao idosa, e por outro pela reduo da populao jovem, especialmente nas regies do Alentejo e Centro. Na ltima dcada houve um agravamento do ndice de dependncia total, que passou de 48 para 52, o que significa que por cada 100 pessoas em idade activa existem 52 depen-

Resultados do CENSUS 2011


dentes. As chamadas famlias unipessoais foram as que mais cresceram, 37,3% em dez anos, o que resultar sobretudo do envelhecimento da populao, um valor muito acima das chamadas "famlias clssicas", cujo aumento se ficou pelos 10,8% no mesmo perodo de tempo. No Portugal de 2011 so 21,4% os que vivem sozinhos, uma realidade mais vincada no interior do

pas, na regio Centro e Sul do pas, mas que tambm atinge valores muito elevados nos muncipios de Lisboa e Porto. As maiores taxas de mortalidade no masculino e a sua menor esperana de vida ajudam a explicar este fenmeno, que no se verifica em todas as faixas etrias. Por exemplo, at aos 24 anos predominam eles em relao a elas (13,1% face a 12,6% do total da populao).

Deputada portuguesa a melhor da Europa


programas simples e bem financiados com as prioridades certas." Durante os seus trabalhos tem-se dedicado, nomeadamente, s reas de Simplificao, Financiamento da Cincia e da Inovao e Horizon 2020, na qualidade de membro da Comisso ITRE e da Comisso dos Oramentos.
Maria da Graa Carvalho, eurodeputada do PSD, foi a escolhida pelos restantes colegas, como a melhor eurodeputada do Parlamento Europeu 2011 para a Investigao e Inovao. Graa Carvalho declarou que o prmio atribudo se trata de uma vitria da Comisso de Indstria, Investigao e Energia e da Comisso dos Oramentos do parlamento Europeu. Defendeu tambm que a investigao" essencial para o futuro da Europa e que por este motivo, precisamos de

"Tal como as dvidas so para se pagar, os acordos so para se cumprir "


Pedro Passos Coelho

primeiro-ministro

12

19 Dezembro 2011

P O RTUGAL
Revoluo chega Autoeuropa
O grupo Volkswagen est actualmente a fazer uma revoluo ao nvel das novas plataformas modulares,ou seja, as bases dos carros, que servem de suporte s rodas, aos traves e ao motor, entre outros componentes, sero produzidas com base em mdulos iguais para todo o grupo. A produo est "praticamente garantida, sem grandes presses"e no final da dcada, todos os modelos sero construdos dessa forma.

1980
Morre S Carneiro, primeiro ministro de Portugal, num acidente de aviao em Camarate.

Barcos corridos de Marrocos


O Parlamento Europeu recusou prorrogar o acordo e Marrocos deu um ultimato UE para que os barcos pesqueiros abandonem as suas guas. O convnio, previa 119 autorizaes, incluindo 14 para Portugal, e uma contrapartida financeira de 36,1 milhes de euros. O secretrio-geral da Associao dos Armadores de Pesca Industrial, Antnio Cabral, diz no entender a deciso do Parlamento Europeu.

Depsitos garantidos at 100 mil euros


PROSTITUTA PRINCIPAL TESTEMUNHA DE RUI PEDRO Alcina Dias, a prostituta que alegadamente esteve com Rui Pedro, confirmou que o menor foi levado por Afonso para que tivesse relaes sexuais. Perante o choro do menino Alcina tentou acalm-lo e Rui Pedro teria dito que, apesar da me o ter proibido, Afonso o tinha obrigado porque o encontro j estava combinado. POR DIA EMIGRAM 408 PORTUGUESES 3,5 milhes de portugueses vivem no estrangeiro. A crise sentida nos ltimos anos est a levar cada vez mais pessoas a emigrar Frana, Brasil, Angola, Reino Unido e Sua lideram o crescimento. JOS MALHOA EM TRIBUNAL POR CONDUTA VIOLENTA O canonetista Jos Malhoa alegadamente agrediu, a murro, o diretor executivo de uma agncia de viagens, em Janeiro de 2009, no Centro Comercial GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia. A agresso ocorreu aps protestos provocados pela forma como o canonetista ter estacionado o seu carro. "O Ministrio Pblico vai manter a acusao. Entende que h indcios bastantes que, a manterem-se em julgamento, do motivo a condenao", considerou a procuradora junto do TIC/Porto, durante o debate instrutrio do caso. TAP - A MELHOR COMPANHIA AREA DA EUROPA A TAP foi considerada a melhor companhia area da Europa, entre trinta outras companhias. O prmio foi atribudo na oitava gala anual da Global Traveler em Beverly Hills e resulta de inquritos feitos a mais de 36.000 passageiros frequentes e executivos. A TAP faz recordar que este prmio como um scar de Viagens pois os inquiridos so levados a nomear os melhores em vrias categorias. A TAP foi ainda distinguida com o prmio " o melhor vinho tinto servido em classe Executiva Internacional" pela mesma revista do concurso.
PUB.

Quase todos os bancos a operacionalizar em Portugal, com algumas excepes, garantem at 100 mil euros por cada titular de depsitos em cada banco, desde que participe no Fundo de Garantia de Depsitos e no Fundo de Garantia do Crdito Agrcola Mtuo. O limite de garantia que foi tornado permanente, foi introduzido na sequncia da crise financeira internacional que deflagrou em Setembro de 2008, quando estavam garantidos apenas 25 mil euros por depositante em cada banco. A garantia assegurada por estes fundos pode ser accionada no caso de se verificar a indisponibilidade dos depsitos, que so reembolsados na totalidade at ao limite de 100 mil euros. Se os recursos se revelarem insuficientes para fazer face s suas obrigaes, o Fundo de Garantia de Depsitos pode solicitar contribuies especiais ou recorrer a emprstimos, l-se no site da instituio. Todas as instituies de crdito

com sede em Portugal autorizadas a receber depsitos participam obrigatoriamente nestes fundos, bem como as instituies de crdito com sede em pases que no sejam membros da Unio Europeia, relativamente aos depsitos captados pelas suas sucursais em Portugal, salvo se esses depsitos estiverem cobertos por um sistema de garantia do pas de origem em termos que o Banco de Portugal considere equivalentes aos proporcionados pelo Fundo e sem prejuzo de acordos bilaterais

existentes sobre a matria. Os depsitos so garantidos independentemente da moeda em que se encontram denominados e de o depositante ser ou no residente em Portugal. No entanto, alguns depsitos encontram-se excludos deste esquema de garantia - como os depsitos das instituies de crdito, sociedades financeiras, companhias de seguros, fundos de investimento, fundos de penses e de organismos da administrao central ou local.

Portugueses cortam nas frias


De acordo com o estudo sobre o impacto das medidas de austeridade nas intenes de frias dos portugueses no Natal e no Ano Novo de 2011 realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, 93 por cento dos inquiridos no vai viajar durante as festas de fim de ano. Conteno a palavra de ordem onde outrora esta altura do ano era conhecida como uma pausa ou tempo de mini-frias. O estudo, realizado com base em 422 entrevistas telefnicas vlidas, efectuadas entre 15 e 30 de Novembro, avaliou tambm as intenes de frias dos portugueses para o Vero de 2012. Segundo as respostas dos entrevistados, sete em cada 10 inquiridos no tenciona viajar durante o perodo das frias grandes do prximo ano.

19 Dezembro 2011

13

P O RTUGAL
Tesourada chega aos professores
Com a reviso curricular que o Ministrio da Educao e Cincia pretende implementar j no prximo ano lectivo prev-se a eliminao de mais de 2600 horrios completos de professores nas escolas pblicas, entre o 5. e o 12. ano de escolaridade. Isto vem em consequncia da reduo de perto de 60 mil horas de aulas semanais. professores e exigem o estudo de impacto financeiro.

1836
Um decreto real determina a abolio do comrcio de escravos nos domnios portugueses.

CP corta salrios a grevistas


As greves esto a afectar a receita que permite pagar os vencimentos dos trabalhadores entre outras despesas de conta corrente. Se as aces de protesto continuarem com a facturao mdia diria de 57 mil euros, com a dvida acumulada de 3.300 milhes de euros, a CP v-se obrigada a esquivar-se aos salrios dos trabalhadores. Isto surge depois de marcada uma nova greve dos maquinistas no Natal.

Associao Portuguesa das Empresas de Distribuio diz que o retalho alimentar est a ter, pela primeira vez, quebras de 1 a 2%. Sendo o sector alimentar o mais resistente significa que quando este se contrai a crise s pode ser mesmo violenta. Em algumas categorias de consumo, as quebras chegam a ultrapassar os 10%. Depois de um primeiro semestre de estagnao, os supermercados esto a ressentir-se da diminuio de rendimento disponvel das famlias e dos indicadores de confiana que, em Portugal, se tm mantido em valores mnimos histricos. Este ano, em Maio, foi declarada a

Supermercados em crise fecham


insolvncia dos supermercados AC Santos, cadeia fundada h 39 anos, e detida pela famlia Adelino Cardoso dos Santos. A empresa chegou a ter 21 lojas na zona da Grande Lisboa. Em 2010, foi ainda notcia o encerramento da rede de supermercados Freitas, com 238 trabalhadores. Tambm a cadeia francesa E. Leclerc encerrou, pelo menos,

duas lojas no Algarve o ano passado. A APED est a preparar o seu IV congresso, entre 17 e 18 de Janeiro com o tema " Ganhar o Futuro", depois de um interregno de quatro anos. Nessa altura, o Nobel da Economia Joseph Stiglitz e a "guru" das tendncias globais Lidewij Edelkoort vm a Portugal para discutir os desafios actuais.

Juros sobre crdito regulamentados


As taxas aplicadas aos crditos pessoais no podem superar os 20,7 por cento a partir de Janeiro e at Maro de 2012, divulgou O Banco de Portugal J no crdito automvel, a locao financeira ou aluguer de longa durao de carros novos pode ter uma taxa mxima de 8,8 por cento enquanto em usados foi estabelecida em 10,1 por cento.
PUB

14

19 Dezembro 2011

INTERNACIONAL
Uma rede de mexicanos, canadianos e um dinamarqus tinham comprado imobilirio no Mxico, para servir de refgio a Saadi Kadhafi e outros membros da famlia, onde viveria com documentos falsos. Isto aconteceu no momento dos mais intensos combates na Lbia. O plano envolvia o uso de avies privados para transportar para o litoral mexicano Saadi Kadhafi, de 38 anos, que acabou por fugir da Lbia pela fronteira sul do pas, para o Nger.

A fuga do filho de Kadhafi

1799
Morre George Washington, o primeiro presidente dos EUA

Islamismo ganha o mundo rabe


O Centro Cultural Francs de Roma, destacou a dificuldade de prever o embate final criado pelo crescimento do islamismo no mundo rabe e as ameaas que incitam os cristos a emigrar. Os cristos encontram-se divididos entre o desejo de defender o cristianismo abertamente e evitar o seu estigma. No Egipto, Tunsia, Lbia, Marrocos, Sria, Imen e Iraque o islamismo avana.

BLGICA
AIR FRANCE PROPE CONGELAMENTO DE SALRIOS A companhia area Air France vai propor administrao em Janeiro que congele os salrios dos seus empregados para poupar "dezenas de milhes de euros", noticia esta tera-feira o dirio econmico 'La Tribune'. ALEMANHA PAGA PENSES A VTIMAS DO HOLOCAUSTO O governo da Alemanha acordou pagar penses a mais 16.000 vtimas do Holocausto a nvel mundial, aps um ano de negociaes com a "Claims Conference", uma organizao sedeada em Nova Iorque. Com o novo acordo, anunciado na segunda-feira, a Alemanha passa a pagar penses de indemnizao a um total de 66.000 sobreviventes dos campos de concentrao e guetos nazis, incluindo pessoas que tiveram de viver escondidas sob falsa identidade. "No uma questo de dinheiro. o reconhecimento da Alemanha do sofrimento causado a estas pessoas", disse Greg Schneider, vice-presidente executivo da conferncia. LIDER DO CL "CASALESI" DETIDO EM ITLIA Michele Zagaria, de 53 anos, lder do cl "Casalesi", acusado de associao criminosa, homicdio, posse ilegal de armas e extorso, foi encontrado num esconderijo subterrneo numa das suas residncias no Sul da Itlia. Era um dos dez fugitivos mais perigosos em Itlia e um dos elementos da Camorra sem paradeiro conhecido desde 1995. Tambm conhecido como "Capastorta", era tambm alvo de um mandado de deteno internacional desde 2000. Segundo os meios de comunicao social locais, aps a deteno, Zagaria afirmou que o Estado italiano "tinha ganho". Michele Zagaria j tinha sido condenado revelia por trs vezes a uma pena de priso perptua, em 2008 e 2010. GENRO DO REI DE ESPANHA INVESTIGADO O marido da infanta Cristina, Inaki Urdangarin, a filha mais nova do rei Juan Carlos, est a ser investigado por apropriao de dinheiros pblicos quando era presidente do Instituto Nos, entre 2004 e 2006. Um porta-voz da famlia real, Rafael Spottorno, considerou hoje que o comportamento de Urdangarin "no parece ter sido exemplar" e esta investigao levou a famlia real a anunciar que sero divulgadas as contas relativas aos 8,4 milhes de euros que recebe anualmente para despesas pessoais, incluindo viagens e segurana.
PUB

Tresloucado mata quatro e fere 122anos, foi o Amrani saiu de sua Lige pessoas em casa com uma Nordine Amrani , de 33
atirador que matou quatro pessoas e feriu 122 num ataque no centro de Lige. O corpo de uma mulher de 45 anos foi descoberto durante buscas feitas ao seu apartamento. Amrani, que tambm residia em Lige, tambm morreu no ataque. O agressor, de 33 anos, que cumpriu penas de priso por posse ilegal de armas e devido ao trfico de estupefacientes, tambm foi chamado a interrogatrio pela polcia num caso de abuso sexual. Deveria ter-se apresentado polcia mas em vez disso decidiu atirar queima-roupa contra as pessoas que se encontravam junto a uma paragem de autocarro e em lojas da cidade. mochila e armado com granadas, um revolver e uma espingarda de assalto. O agressor caminhou at uma praa movimentada do centro da cidade, onde comeou a disparar e atirar granadas contra uma paragem de autocarro, lojas e transeuntes. Aps o ataque muitos transeuntes refugiaram-se nas lojas circundantes. A ministra do Interior, Joelle Milquet e o recm-empossado primeiro-ministro Elio DjRupo, lamentaram o sucedido expressando os seus sentimentos s respectivas famlias das vtimas, em Lige, onde se deslocaram.

Frana junta-se ao peloto dos euro negativos


A agncia de notao financeira Fitch baixou para "negativa" a perspectiva do 'rating' da Frana ameaando o seu triplo A, a nota mxima, pela Standard and Poor's. Mas j anunciou que o mantm para a dvida de longo prazo, baixando as perspectivas de 'estveis' para 'negativas', o que significa que h uma probabilidade de reviso em baixa nos prximos dois anos de 50 por cento. A agncia justifica a nota mxima dada Frana pela sua "economia rica e diversificada, as suas instituies polticas, pblicas e sociais eficazes e a sua flexibilidade de financiamento".

Nova vacina pode combater o cancro


Foi desenvolvida uma vacina que pode produzir resultados em sete dos dez cancros mortais. Segundo testes realizados pode reduzir um tumor do peito em 80 %, e os cientistas acreditam que tambm eficaz contra o cancro da prstata, pncreas, intestinos e ovrios. At os tumores mais resistentes aos melhores medicamentos do mercado, incluindo Herceptin, podem ser combatidos com esta vacina. As experincias foram feitas at agora em ratos, mas os cientistas acreditam poder ministr-la aos seres humanos dentro de dois anos. Se tudo correr bem, a vacina - a primeira no combate ao cancro - pode entrar no mercado em 2020.

19 Dezembro 2011

DESTAQUE

O PLANO DE ASSISTNCIA FINANCEIRA EST QUASE A SER ACORDADO


Alberto Joo Jardim diz que o plano de assistncia Financeira Madeira, est quase a ser acordado. Primeiro havia uma certa diferena entre o clculo proposto pela Madeira e o total que o governo queria suportar. Mas a Madeira aceitou a diminuio proposta porque foram salvaguardados os projectos de investimento pblico assim como a reconstruo da Madeira e outros de cariz social com que a Regio Autnoma se tinha j comprometido. Alberto Joo Jardim fez questo de assegurar publicamente que tinha comunicado todos os procedimentos deste Plano ao Presidente da Repblica, Cavaco Silva. Entretanto no deixa de fazer vrios avisos de que os madeirenses vo ter de ter capacidade de sofrimento para vencer a crise que assola a regio.

Continuam as negociaes para encontrar uma plataforma de acordo com O Governo Regional para o pagamento da dvida. Mas o primeiro ministro Pedro Passos Coelho lana vrios avisos de que o PAG. 17 Governo Regional ter de ser mais rigososo. Leia tudo na

O programa tem de ser credvel e muito rigoroso"- Passos Coelho


Artistas mudaram a cara das ruas do Funchal
Pag. 16

Jardim apela capacidade de resistncia


Pag. 17
PUB.

16

19 Novembro 2011

Artistas mudam a cara s ruas do Funchal


Residentes e comerciantes agradecem esta aposta da Cmara Municipal do Funchal, dinamizada por Joo Carlos Abreu e por Jos Zyberchema, que tornaram as portas das antigas casas em grandes telas para os artistas. Assim, de h um ano para c, as ruas da Zona histrica de Santa Maria tm nova vida. Se antes durante o dia eram bem poucas as pessoas que circulavam pela Rua de Santa Maria e ruas adjacentes, actualmente a qualquer hora do dia h muito movimento naquela zona. Os jovens procuram os bares mais "in", os turistas gostam de passear pelas ruas e apreciar as portas pintadas e os madeirenses procuram, hora de almoo, a esplanada mais atractiva. Alm disso, as muitas iniciativas culturais que vo surgindo, principalmente na Tasca Literria, e, mais recentemente, na Casa dos Poetas e dos Artistas est a dar, Zona Velha, uma maior notoriedade. "Acho que toda a zona ganhou e ganhou a cidade do Funchal em ter uma zona histrica com este museu ao ar livre, outra coisa no se pode chamar", afirmou Joaquim Sabino, um dos scios do restaurante "A Venda da Donna Maria". O conceito do seu estabelecimento integra-se no ambiente da Zona Velha que, h um tempo atrs, "estava um pouco mal ao nvel de aspecto e frequncia e isso inibia algumas pessoas de virem para esta zona". Responsvel ainda por um bar, o Trendy, Joaquim Sabino, revelou que a aposta, agora, vai para um bar de ginja que ir abrir em breve, "j h muitos de poncha", rematou. Indo mais em frente na Rua de Santa Maria encontrmos um jovem de 27 anos nascido e residente na Zona Velha. Hugo Monteiro j contribuiu, pintando a porta de sua casa com imagens do Forte de So Tiago. E, tal como Joaquim Sabino, considera que a nova Zona Velha " como se fosse um museu ao ar livre e isso afastou o mau clima que havia aqui", reconhece.

Feira do artesanato continua com grande popularidade


De feira para feira esta exposio e venda de produtos artesanais cresce em nmero de artesos inscritos, bem como em nmero de visitantes. Esta feira bimensal que comeou em 2009, est a cargo da Autarquia e Casa do Povo da Ponta do Sol. Esta feira contou com a presena de cerca de 30 artesos, oriundos de toda a Regio, que levaram proPUB

dutos como os bordados, produtos feitos em tricot e crochet, bijuterias, madeiras, pinturas em tecido e em vidro e, ainda, doaria regional e licores. Numa ronda a esta feira, ficou a saber-se que a maioria do expositores participam habitualmente neste tipo de eventos e que, de acordo com os seus testemunhos, so os estrangeiros aqueles que

mais valor do ao artesanato e privilegiam a originalidade dos produtos feitos pelas mos dos madeirenses. Todos os produtos so feitos-mo mas o preo em que so colocados venda nem sempre compreendido e aceite pelas pessoas. O mesmo acontece com os doces tradicionais, que tm por detrs receitas antigas e so cozinhados a

19 Dezembro 2011

17

Jardim apela capacidade de resistencia


Alberto Joo Jardim, dirigindo-se aos militantes que se reuniram no Madeira Tecnopolo no jantar de Natal do PSD-M, destacou a unidade da famlia social-democrata madeirense e a importncia do "esprito positivo, ganhador, de resistncia e confiana sabendo aquilo que tm de fazer para aguentar a tempestade e saber super-la". O lder social-democrata insular, visivelmente bem disposto, afirmou pretender deixar "uma mensagem pela positiva". "Vamos ter dificuldades sem dvida, vamos enfrent-las pela positiva e vamos demonstrar que as capacidades de que demos prova nos ltimos trinta e tal anos so as mesmas que temos hoje, intactas e reforadas pela nossa experincia", disse. Jardim destacou que mesmo em tempo de dificuldades, o Natal tempo para o PSD-M festejar, sobretudo pelas trs vitrias eleitorais alcanadas este ano (Presidenciais, Legislativas Nacionais e Regionais), numa conjuntura difcil. "Apesar de termos tanta gente contra ns, de termos foras que se julgavam imbatveis contra ns, ganhmos e humilhmos essas foras que pensavam que nos derrotavam", afirmou.

AVISO DE PASSOS COELHO

O programa tem de ser credvel, muito rigoroso"


Passos Coelho assegurou que devido s fracas receitas fiscais a Madeira ter de aumentar os impostos. Isto apesar de ainda no conhecer a proposta de ajustamento a ser apresentada ao secretrio regional das finanas pelo ministro Vtor Gaspar. "O programa tem de ser credvel, muito rigoroso" pois, a crise tem um maior impacto na Madeira. Com uma dvida que at ao final do ano poder aproximar-se dos oito mil milhes de euros, a Madeira tem necessidades de tesouraria que, segundo a Inspeco-geral de Finanas, podero ascender a 3737 milhes nos prximos quatro anos. Neste momento, todas as verbas disponveis esto a ser canalizadas para o pagamento de salrios da funo pblica, o que levou ao incumprimento de contratos, nomeadamente com a Associao Nacional de Farmcias que decidiu suspender, a dispensa de medicamentos aos utentes do Servio Regional de Sade, devido a uma dvida de 77 milhes. Mais tarde, a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, informou que 2 milhes de euros, em dvida nas Farmcias ser transferido para a respectiva conta, ficando criadas as condies para que o aviamento de medicamentos continue a ter a comparticipao no acto da compra.

Madeira nas misses da Unio Europeia


Todos os anos, disponibilizado um conjunto de vagas na Unio Europeia por pas e Portugal no sendo excepo aponta agora dois tcnicos da Madeira que esto preparados para integrar misses da Unio Europeia em pases ou reas que sofram acidentes graves ou catstrofes. Estes elementos tiveram formao no Servio Regional de Proteco Civil. Depois de ter sido realizado um protocolo entre a Autoridade Nacional de Proteco Civil e o Servio Regional de Proteco Civil, a Madeira "enviou" dois tcnicos para o programa de formao da Unio Europeia, no sentido de os mesmos poderem vir, no futuro, a integrar as equipas que forem escolhidas para trabalhar na interveno em acidentes de grande gravidade.

Negociaes da dvida vo no bom caminho


O presidente do Governo Regional voltou a assegurar, que as negociaes com o Governo da Repblica, em torno do plano de resgate financeiro da Regio, "tm decorrido muito bem". Jardim sublinhou que no ser necessria a sua interveno, uma vez que "o secretrio das Finanas tem conduzido muito bem essa matria e tem a confiana toda do Governo". "Temos de fazer aquilo que tem de ser feito" disse Alberto Joo Jardim. E recordou que "a Regio infraestruturou-se a tempo" ao contrrio de outros que "gastaram o dinheiro em subsdio, transportes e coisas do gnero" Em consequncia desse trabalho feito, "a Regio tem de pagar a sua dvida, porque as dvidas so para se pagar". Na certeza, porm, de

que a Madeira "no conta com o Estado para nada", nem para "pagar a dvida". Alis, "o Estado nesta matria assumiu apenas os encargos do continente", situao que, de resto, tem sido uma constante desde o incio da Autonomia, observou. "O Estado nunca investiu, praticamente, na Madeira. Ns aguentamos tudo sozinhos. Vamos continuar a aguentar tudo sozinhos, at o dia em que se chegue concluso de que no vale a pena estarmos na mesma Nao", disse. Por outro lado, Alberto Joo Jardim lamenta a posio das instncias europeias face a toda esta questo "Muitas destas imposies so feitas pela "troika" que imps Repblica portuguesa para que as impusesse Regio da Madeira".
PUB

18

19 Dezembro 2011

LIMPEZA DA ESTRADA APS DERRAME DE GASLEO Os bombeiros de Santa Cruz tiveram vrias horas de trabalho para a limpeza da estrada, com recurso a farelo, devido a um camio que derramou gasleo desde a rotunda de Santo Amaro, nas zonas baixas, at a zona do Campo de Golpe, Santo da Serra. No Funchal, os BVM foram tambm chamados para espalhar farelo na via por causa de derrame de leo na Rua do Til. SENHORA AGREDIDA NO CAMINHO DR. BARRETO Uma senhora foi assaltada e agredida no Caminho Dr. Barreto, a quem roubaram dinheiro e objectos pessoais. A vtima foi transportada pelos bombeiros para o hospital. ASSALTO POR ESTICO NA CAMACHA Na Camacha ocorreu o assalto por estico a uma senhora que caminhava entre o Bairro da Nogueira e um centro comercial daquela rea.No assalto, o indivduo roubou uma bolsa que continha dinheiro, documentos pessoais e o telemvel. A Polcia foi chamada ao local com vista a identificar o suspeito autor daquele crime. DESPISTE DE MOTORIZADA EM CMARA DE LOBOS Um ferido ligeiro, eis o resultado de um despiste de motorizada, em Cmara de Lobos, acima da Ponte dos Frades. A vtima foi socorrida pelos bombeiros e assistida no hospital. De igual modo ocorreu um despiste de moto no tnel da Boaventura, mas a vtima, no incio, prescindiu assistncia hospitalar. ENTRARAM EM "GATEIRA" PARA ROUBAR Os amigos do alheio aproveitaram uma gateira para entrarem no bar de apoio instituio das Irms Hospitaleiras, na Penteada, para roubarem produtos comestveis. ASSALTO A RESIDNCIA Uma das residncias localizadas na Rua Maria Ascenso, na Camacha, foi alvo de um assalto. Segundo dados recolhidos, desconhecidos roubaram diversos artigos em ouro e dinheiro, deixando prejuzos superiores a dois mil euros.
PUB

Natal no Funchal rene coros


Com o objectivo de divulgar, promover e difundir a msica coral, Orfeo Madeirense est a organizar um Festival de Coros, inserido no "Natal do Funchal" que visa valorizar todo o trabalho desenvolvido na Regio e ter lugar na S Catedral e na Igreja do Colgio. No evento deste ano, a XIV edio, inserida no "Natal no Funchal" conta com a presena de um coro proveniente da Cidade de Aveiro e de vrios agrupamentos musicais da Regio, oriundos do Funchal, Porto da Cruz, Arco da Calheta e Boaventura, informa a Agenda Cultural, divulgada pela Direco Regional dos Assuntos Culturais. O presente evento conta com a participao especial do grupo Estimma - projecto musical mais recente do Orfeo Madeirense e que se apresenta ao pblico nos dias 29 e 30 de Dezembro. De salientar ainda que, na agenda do rfeo Madeira, consta o concerto de ano novo, no dia 8 de Janeiro, na Igreja do Carmo.

Campo de frias inovador do Colgio Martimo


Mrio Santos, responsvel pelo campo de frias do colgio do Martimo, assegura o incio do mesmo com potencialidades para desenvolver competncias e talentos nas crianas, em reas como o desporto, workshops de ingls e MBA jnior. Tambm haver aulas de empreendedorismo e apresentao ao pblico. Frisou as inscries que entretanto ainda decorrem em que podem participar crianas com idades entre os 3 e os 16 anos, que sero inseridos em grupos etrios diferenciados. O MBA Jnior vai decorrer nas salas de aula em grupos de trabalho cujas tarefas visam desenvolver capacidades scio-emocionais ao nvel da liderana e dilogo, entre outras matrias.

500 anos de S. Jorge


O momento alto da celebrao "foi assinalado com a colocao, a ttulo permanente, da imagem processional do padroeiro, So Jorge, no corpo da igreja matriz. A preparao foi, de certa forma, antecipada, isto de modo a acompanhar a caminhada programada para os 500 anos da Diocese do Funchal.

19 Dezembro 2011

19

Natal na Madeira desde o aeroporto do Funchal


At 5 de Janeiro, os passageiros e utentes dos aeroportos da Madeira usufruem de vrias iniciativas de carcter ldico e cultural. Desta animao consta um conjunto de aces alusivas poca com actuao de grupos musicais e de animao. Uma exposio, intitulada " Volta ao Mundo no Universo das Memrias" de uma srie de trs, em parceria entre o Universo de Memrias Joo Carlos Abreu e Os Aeroportos da Madeira. Por outro lado, o ambiente natalcio fica tambm assinalado com as " famosas luzes de Natal".

CONCEIO ESTUDANTE NO PARLAMENTO REGIONAL A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, que tem a seu cargo igualmente a pasta das Comunidades Madeirenses, esteve na Assembleia Legislativa da Madeira, na passada semana, onde apresentou e debateu o Programa de Governo, para os prximos quatro anos. PORTO DO FUNCHAL RECEBEU 44 MILPASSAGEIROS O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que escalam o Porto do Funchal subiu nos primeiros onze meses deste ano 11% ou seja, houve mais 44.682 passageiros, em comparao com o mesmo perodo do ano anterior. O nmero de escalas subiu 1,2%, o que significa que houve mais trs escalas de navios de cruzeiro do que nos primeiros onze meses do ano anterior. Segundo, a Administrao dos Portos da Madeira, registou-se um "grande crescimento tanto no nmero de embarcados como no de desembarcados". 3.402 BENEFICIAM DE AJUDA DOMICILIRIA O Governo Regional presta ajuda domiciliria, segundo os ltimos dados estatsticos disponveis, a 3.402 pessoas. A maioria destes vive no Funchal (36,3%). Um esforo muito importante, sobretudo na actual conjuntura financeira e que, conforme j anunciou o presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, para manter. MADEIRA SEM TAXAS MODERADORAS Numa altura em que, no territrio continental, as taxas moderadoras na sade iro aumentar, o secretrio regional dos Assuntos Sociais garantiu que na Madeira o Governo Regional no tenciona apliclas. Numa entrevista RJM, Francisco Jardim Ramos lembrou que na Regio as taxas moderadoras nunca foram aplicadas e adiantou que "ns no temos inteno, por iniciativa prpria, de introduzi-las na RAM". ANIMAO NA BAIXA NATAL COM MSICA E FOLCLORE Associando-se s exposies etnogrficas e quadros vivos de animao, a msica esteve no passado fim-de-semana presente na placa central da Avenida Arriaga. ROMAGENS NO DIA 26 NA RIBEIRA BRAVA A Cmara Municipal da Ribeira Brava est a desenvolver um conjunto de actividades culturais que visam manter vivas as tradies que "fazem lembrar a Festa". Na passada quinta-feira foi inaugurada uma exposio no Mercado, pela Escola B1/PE da Ribeira Brava. ALEGRIA E F MARCAM O ADVENTO Um grupo de 69 jovens da Parquia do Canial recebeu, na passada semana tarde, o sacramento da Confirmao durante uma eucaristia presidida pelo Bispo do Funchal. Muita "alegria e f" caracterizaram a cerimnia, no dia em que a Igreja celebra tambm o "Domingo da Alegria na liturgia do Advento", lembrou D. Antnio Carrilho.
PUB.

20

19 Dezembro 2011

ANGOLA
Aulas nocturnas acabam
O curso noturno de formao de professores da escola Comandante Cuidado vai ser extinto em 2012, porque no prximo ano vai funcionar um curso de formao de docentes distncia. O Director provincial, Gabriel Boaventura, falava numa cerimnia da abertura da sesso de defesa dos trabalhos de fim de curso dos finalistas da 13 classe, salientou a importncia do ensino que esta escola manteve no curso de formao de professores.

1956
fundado o MPLA, Movimento para a Libertao de Angola

Futebol faz filho matar o pai


Filho e pai, divergindo sobre o valor de duas equipas, nomeadamente Real Madrid e Barcelona, iniciaram acesa discusso que terminou com o disparo de duas balas no corpo do pai, de 48 anos de idade. O autor dos disparos foi o filho, que se ps em fuga, sendo agora acusado de assassnio. O jovem cuja idade de 17 anos, atirou sobre o pai no Golfe II em Luanda.

TAAG investe em dois novos avies


FMI D BOA NOTA ECONOMIA ANGOLANA Angola continua a fazer progressos rumo estabilidade macroeconmica. Quem o reconhece o Fundo Monetrio Internacional (FMI). Entre os indicadores o FMI refere a estabilidade da taxa de cmbio, a reduo das taxas de juro e a restaurao das reservas internacionais num ritmo mais acelerado do que o esperado. GAS NATURAL ANGOLANO VAI SER EXPORTADO O Director nacional de comercializao do Ministrio dos Petrleos, Albino Ferreira, assegurou que Angola vai comear a exportar gs natural a partir do primeiro trimestre de 2012. O gs natural proveniente do Projecto Angola LNG no Sovo, o que vai obrigar as entidades angolanas no setor dos produtos de exportao a incrementar conhecimentos sobre este novo mercado. PALCIO PRESIDENCIAL ABERTO S CRIANAS Vrias crianas de 18 provncias de Angola, na maioria oriundas de escolas pblicas e privadas, lares de acolhimento e creches, viveram momentos inesquecveis com a oportunidade de receber brinquedos e carinho de Jos Eduardo dos Santos e de Ana Paula dos Santos. Durante horas, as crianas conheceram ao pormenor alguns dos locais do Palcio Presidencial da Cidade Alta, com realce para a sala de reunies, onde se realiza o Conselho de Ministros. ACIDENTES EM LUANDA MATAM 3 MIL PESSOAS Trs mil e seiscentas pessoas morreram em acidentes de aviao registados de Janeiro a Novembro deste ano em Luanda, segundo o chefe do departamento de preveno rodoviria da Direco Nacional de Viao Trnsito (DNVT), Jeremias Manuel. margem da campanha "Paz na estrada", foi pedida reflexo sobre as causas dos acidentes.
PUB.

Os dois "triple seven", orados em mais de 375 milhes de dlares, so a mais recente aquisio da TAAG. As aeronaves tm uma capacidade para 293 passageiros, sendo 12 em primeira classe, 56 em executiva e 225 em econmica. Estes dois Boings vem rentabilizar a companhia consolidando as rotas existentes, por imposico do prprio mercado. A Unio Europeia autorizou a TAAG, em novembro, a adicionar estas duas aeronaves. Atualmente a TAAG voa para Lisboa, Porto, Pequim, Dubai, Rio de Janeiro, So Paulo, Havana, Cidade do Cabo, Joanesburgo, So Tom, Praia, Brazzaville, Bangui,

Douala, Harare e Whindock. Para alm das rotas domsticas, a transportadora angolana opera em partilha de cdigo (code share),

com as companhias de bandeira locais, para Paris, Londres, Frankfurt, Bruxelas, Maputo, Nairobi e Casablanca.

ANGOLA RECEBE PRMIO DA UNESCO PELO COMBATE AO ALNALFABETISMO


Antnio Paulo Kassoma, presidente da Assembleia Nacional, informou que foi atribudo a Angola o prmio internacional KrupsKaia, em reconhecimento do sucesso obtido no pas pela reduo do ndice de analfabetismo. Este prmio atribuido para Cincia, Educao e Cultura (Unesco). A informao foi prestada no discurso de abertura do workshop sobre Que Estratgias para a Reduo da Pobreza Atravs do Processo de Alfabetizao? uma iniciativa da 6. Comisso da Assembleia Nacional. Segundo o responsvel, a Unesco distinguiu Angola por ter desencadeado um vasto e participativo programa de combate ao analfabetismo, a partir de 1978.

Parte da Edio 119 de 19 de Dezembro 2011

A RAZO PARA FESTEJARMOS O NATAL


O Natal surgiu para festejar o aniversrio do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, tornando-se numa das festas catlicas mais importantes e significativas, no s por razes religiosas, mas porque simboliza a mais importante reunio familiar um pouco por todo o Mundo. Inicialmente, a Igreja Catlica no comemorava o Natal. Foi em meados do sculo IV depois de Cristo que se comeou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Jlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, j que se desconhece a verdadeira data do nascimento do filho de Deus. Uma das explicaes para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnlia dos romanos e com as festas germnicas e clticas do Solstcio de Inverno. Como todas estas festividades eram pags, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotao pag. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada chegada dos Reis Magos e no ao nascimento de Jesus Cristo. O Natal , assim, dedicado pelos cristos a Cristo, que o verdadeiro Sol de Justia (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada e por muitos considerada mais importante que a Pscoa. Apesar de ser uma festa crist, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradies pags, em parte germnicas e em parte romanas. Sob influncia franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construrem prespios, j que estes reconstituam a cena do nascimento de Jesus. A rvore de Natal surge no sculo XVI, sendo enfeitada com luzes smbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradio de Natal a troca de presentes, que so dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradio de cada pas. Apesar de todas estas tradies serem importantes (o Natal j nem pareceria Natal se no as cumprssemos), a verdade que no nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um nico propsito: o de justificar os nossos pecados atravs da sua prpria morte. Nesses tempos, sempre que algum pecava e desejava obter o perdo divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifcio. Ento, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade atravs da Sua morte, para que um dia possamos alcanar a vida eterna, por intermdio Dele, Cristo, Filho de Deus. Assim, o Natal no se resume a bonitas decoraes e a presentes, pois a sua essncia o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por ns, Jesus Cristo.

PUB

22

19 Dezembro 2011

PUB

23

19 Dezembro 2011

NATAL EM THETFORD
Tal como no ano passado a Festa de Natal em Thetford teve nas crianas as grandes vedetas da festa. Elas cantaram, danaram, pintaram-se de pitorescas imagens de flores, feras e palhaos. Elas aplaudiram, subiram ao palco e fizeram o dia da festa, um dia muito especial. De parabns est de novo Custdio Prates, por ter mais uma vez dado a oportunidade a estas crianas e jovens sentirem mais de perto as razes portuguesas. Incansvel esteve tambm Jos Figueiras que soube tirar partido do ambiente festivo e da boa vizinhana do mar de crianas que o envolveu e ali ficaram at ao fim. S o trocaram pelo Pai Natal. Outro dos momentos altos pertenceu ao grupo folclrico madeirense do Clube "O Cultural" que de Londres trouxe o cheirinho da msica da Madeira. Aos bancos e outros patrocinadores o grande abrao desta pequena vila que mantm laos fortes com tudo o que portugus. Para o ano, Custdio Prates promete uma Festa no centro da cidade e mais cedo, possibilitando a todos de a poderem festejar em conjunto, antes de abalarem para Portugal. Sem dvida um momento nico dirigido s nossas crianas e jovens, por to poucas as actividades organizadas em que possam tomar parte. Uma meno especial para o Chocolate Mirror, a Rdio Galo de Barcelos e o nosso jornal, que deram um forte apoio festa. Para o BANIF o prmio da melhor e mais requisitada presena. A pintura das caras foi sem dvida uma prenda muito especial para a centena e meia de crianas que a utilizaram.

PUB

24

19 Dezembro 2011

NO BAR RESTAURANTE MADE

IN BRAZIL

Helena Napoleo mesa, com elas


- Uma rubrica mensal na TOP STAR
Convidei um grupo de senhoras e levei-as jantar ao MADE IN BRASIL, em CamdenTown. Sim, porque as senhoras tambm fazem jantares s de mulheres, no porque seja feminista, nem porque concorde com jantares s para homens, mas acho que tambm sabe bem estar mesa s com mulheres e falar de coisas que no interessam minimamente aos homens como; moda, fofoca ou a decorao da casa, coisas que os homens no tm pacincia para ouvir, isto porque estas coisas tambm relaxam e aliviam da correria diria do trabalho e da casa. Por isso minha senhora prepare-se porque na prxima pode ser voc a minha convidada, sim porque este jantar correu to bem que vou fazer um por ms. E... antes de falar das minhas convidadas tenho que falar das delicias que o RENATO nos serviu: Devo dizer que sou uma f da cozinha brasileira, costumo at dizer que se vivesse no Brasil era uma, "bola", pois cada vez que vou ao Brasil uma semana engordo 2kgs, imagino se l vivesse. Entradas: Variadas e deliciosas, donde faziam parte tambm, aqueles pastelinhos de massa tenra com queijo e pozinho de queijo. Pratos principais: feijoada e muquequeca de camaro, a muqueca repetimos trs vezes, por isso imaginem a maravilha, como se tudo isto no nos tivesse j satifeito, fizemos um pequeno intervalo e fomos ao piso de baixo, Copacabana Beach Bar, onde assistimos a um show de stand-upcomedy e conhecemos e fotografmos a actriz brasileira que apesar de jovem, j fez cerca de doze novelas para a Globo, CAROL CASTRO. Quando voltmos ao piso de cima tinhamos uma banda dejazz a tocar para ns e na nossa mesa, fomos surpreendidas com vrias travessas de doces, pois o RENATO fez questo que provassemos todos os doces que tem na carta, e no que as travessas ficaram vazias? No vos digo, nem vos conto, regmos tudo isto com caipirinhas clssicas, outras de morango ou de maracuj, claro que aquelas que o marido no foi buscar, viemos para casa de txi. As minhas convidadas: SUSANA SOARES, vive em Londres h cerca de 4 anos, conhecemo-nos de Portugal. Juni, o marido tinha um restaurante em Cascais no famoso Largo de Cames e a Susana era relaes pblicas dos restaurantes do meu amigo Zeno.Tem dois filhos, o Daniel e o Diogo, dois teen-agers que j fazem a perdio das colegas de escola, porque so girissimos e simpticos. A Susana continua ligada alimentao, mas agora supervisiona a qualidade, a confeco e o servio e as doses de vitaminas e proteinas, que so servidas aos doentes do S.Georges Hospital em Tooting. SNIA FUMEGALLI, brasileira vive no Reino Unido h 11anos, tambm est ligada alimentao, responsvel pelo catering da Directoria de uma das depedncias do Banco RBS, exactamente aquela com 400 anos, onde Sua Majestade a Rainha tem conta.A SNIA, em mais nem menos do que a mulher do maior distribuidor de publicaes de edio em lingua portuguesa, Marcus. RAQUEL BRAGA, brasileira, jornalista e a comercial deste jornal na zona Norte Weste de Londres. A Raquel alm de culta e inteligente a jornalista mais calma que eu conheo, uma querida, e daqui lhe desejo umas boas frias e Fim de Ano, no Rio de Janeiro, como votos de uma grande e feliz festa de formatura para o seu querido e nico filho, parabns de toda a equipa do jornal "as noticias". ISABEL AMORIM, brasileira, os nossos leitores j a conhecem, a empresria de doaria Strawberry Dream que est a fazer furor, com os seus bom-bons de chocolate nicos e deliciosos, que podemos encomendar por telefone ou email para festas ou caixas para presente, so feitos diriamente com frutos frescos e arte de trabalhar o chocolate. Porque sou uma apreciadora de arte sobre qualquer forma, tenho uma grande admirao pela ISABEL, porque a considero uma artista, tenho a dizer tambm que sou uma grande gulosa e os chocolates dela so divinais. OLGA GONDIM, minha conterrnea, de Cascais, por isso que temos este acento, a que chamam de "tias", mas pormenor sem qualquer importncia. A OLGA tambm minha ilustre colega neste jornal, desde h um ms que passou a ser coordenadora de vendas, supervisionando os comerciais das vrias reas de Londres, actualmente ainda visita alguns clientes especiais, coisa que a partir de Janeiro deixar de fazer, pois vai passar mais tempo sentada, nas nossas novas instalaes de Londres. me da Catarina uma jovem de 10 anos. Gosto muito da OLGA acho que alm de simptica e com perfil para vendas uma excelente pessoa. Bom Natal e Fim de Ano na baa de Cascais. Falando do nosso anfitrio, RENATO, o proprietrio do MADE IN BRASIL, h 7anos no corao de Camden Town, brasileiro dos arredores do Rio de Janeiro, possui a maior garrafeira de cachaa do Reino Unido, com cerca de 200 diferentes tipos de cachaa, facto de que muito se orgulha.Faz questo de ter um restaurante diferente, o tipo de culinria Moderna Brasileira, sexta e sbado depois de jantar vira night-club, com bandas ao vivo ou DJs. Todos os meses faz exposies de arte, sempre com artistas diferentes. Para o Reveillon 2011/2012 vai fazer a grande festa com uma banda ao vivo, DJs e Escola de Samba ao grande estilo Carnavalesco. Se pretender reservar uma sala, para festa privada ou apenas para jantar, aqui fica o endereo de email: madeinbrasil@hotmail.com ou visite o website www.made-inbrasil.co.uk. Obrigada, RENATO.

Helena Napoleo

25

19 Dezembro 2011

PUB

28

19 Dezembro 2011

As ementas de natal

Os vinhos foram sugeridos por

BACALHAU NATALCIO
Ingredientes:
600 kg de bacalhau 2 dl de azeite 2 cebolas mdias cortadas em meias luas finas 3 dentes de alho 1 pimento vermelho 1 folha de louro salsa fresca 3 ovos cozidos 50 g de amndoas laminadas 5 dl de leite 8 colheres de sopa de maionese + ou 150 g de pur de batata azeitonas pretas q.b. Em seguida coloque-o no leite. Corte as cebolas em meias luas finas e os alhos e o pimento em tiras. Refogue o preparado em metade do azeite e junte o louro e a salsa. Coza o bacalhau no restante azeite, junte o refogado e leve a cozinhar no forno. Terminada a cozedura, coloque o bacalhau num pirex, faa uma bordadura volta do bacalhau com o pur de batata e salpique com o ovo cozido picado e as amndoas laminadas. Cobre-se com a maionese e vai ao forno a corar. No momento de servir enfeite com as azeitonas e raminhos de salsa.
www.portugaliawines.co.uk

Para acompahar os pratos de Bacalhau

Confeco :
Ponha o bacalhau a demolhar cerca de 24 horas.

Peru Recheado com Frutos Secos e Vinho do Porto


Ingredientes:
1 peru de 5 kg (reserve o fgado) fatias finas de toucinho fresco ou fumado 2 colheres de sopa de manteiga derretida Para o recheio 500 g de ameixas secas, cozidas por 10 minutos, escorridas e sem caroo, cortadas ao meio 1 chvena e 1/2 de ch de passas sem grainhas 1 kg de salsichas frescas sem pele 2 chvenas de ch de vinho do Porto 1 fgado de peru ou 5 fgados de galinha bem picados 2 colheres de ch de regos sal q.b. pimenta moda na altura q.b. 2 fgados de peru na manteiga. Junte as passas com o vinho, as ameixas, o fgado, os regos, o sal e a pimenta a gosto. Recheie o peru com a mistura e tempere de sal e pimenta. Caso sobre recheio, asse em separado. Costure o peru e cubra o peito com as tiras de toucinho. Despeje a manteiga derretida sobre o peru. Leve ao forno em temperatura moderada (170C) e asse por 4 horas ou at que esteja macio e dourado. Pincele frequentemente com o molho da assadeira. De vez em quando humedea o peru com 1 colher de sopa de gua ou caldo de carne. Coloque o molho numa molheira e sirva separado.

Para acompanhar os pretos de per

Confeco :
O recheio: Coloque as passas de molho no vinho e deixe descansar por 5 a 6 horas. Numa frigideira frite as salsichas

30

19 Dezembro 2011

DESTAQUE DA QUINZENA
ALMA LUSA - um novo espao portugus na Wilcox Road

NOVA OFERTA DE MERCEARIA FINA E CAFETARIA


Na minha ronda pr-natalicia pelos clientes do "as noticias", na Wilcox Road, quando entrei no ALMA LUSA, um caf e mercearia portuguesa com produtos muito bem seleccionados e de qualidade, encontrei um dos scios, Sr. AUGUSTO,e no tive o prazer de entrevistar, porque no estava presente o outro scio o Sr. GILBERTO. Comi uma carcacinha deliciosa com queijo fresco que a Carla preparou muito bem com manteiga e uma pitada de pimenta e pude constatar que a ALMA LUSA, tem realmente, tudo do melhor que se pode comprar em matria de mercearia fina. Para regar a sua refeio de consoada e ANO NOVO, no deixe de passar pelo ALMA LUSA, onde encontra uma excelente garrafeira de vinhos portugueses, brancos, tintos, ross e vinho verde, se pretender espumantes, tambm os pode encontrar na garrafeira do ALMA LUSA. O ALMA LUSA, preparou para si o verdadeiro Cabaz de Natal, com o bacalhau as passas o vinho do Porto. Mas se preferir passe pelo ALMA LUSA e prepare o seu prprio Cabaz de Natal, para levar para casa ou para oferecer. Uma variada gama de produtos congelados, onde no falta mesmo o pozinho de queijo brasileiro, que j caiu nos hbitos dos portugueses, e de que fui logo cliente para trazer para casa. Entre um caf, um sumo, uma sanduiche ou uma mini, faa, as suas compras no ALMA LUSA. No pude deixar de conversar um pouco com o SR AUGUSTO, que alm de profissionalmente estar ligado ao grupo Madeira, um dos scios do ALMA LUSA, um homem de trato fcil e simptico, com um profundo conhecimento do que a comunidade portuguesa no Reino Unido e com quem sem dvida d gosto conversar. Portanto caro leitor para encher a sua dispensa com produtos de qualidade nesta poca natalicia, passe pelo ALMA LUSA, aproveite tambm para renovar o stock da sua garrafeira e pode ser que tenha a sorte de dar dois dedos de conversa com o SR AUGUSTO, que em nome do ALMA LUSA, deseja aos seus clientes BOM NATAL e PRSPERO ANO NOVO. Helena Napoleo

PUB

32

19 Dezembro 2011

COMUNIDADE
Tastes of Portugal

Bacalhau e congelados para todos os gostos e paladares


Fui at ao Taste of Portugal, onde fui amavlmente recebida pelo simptico casal Filomena Luis e Paulo Luis, responsveis por esta loja portuguesa desde 2009, que me ofereceram um saboroso cafzinho e um bolinho, no sector da loja dedicado a caf/ pastelaria que completa o servio que este casal presta sua clientela. Ora vejamos, se quiser adquirir o bacalhau para a consoada, o marisco para o Reveillon ou apenas polvo, lulas, chocos ou o saboroso espada da Madeira, escolhe; e enquanto o Paulo Luis, pesa e embrulha a Filomena serve-lhe um cafzinho e um pastelhinho. Os responsveis pelo Taste of Portugal desejam aos seus clientes e amigos BOM NATAL E UM ANO DE 2012 CHEIO DE FELICIDADE, aproveitando esta
PUB

minha visita para os lembrar de quais os produtos que pode encontrar na loja. Nos congelados vindos directamente de Portugal, pode encontrar, pescada, espada e marisco, bem como bacalhau j demolhado, ou o polvo as lulas e os chocos. Se preferir levar a refeio j pronta, tambm tem congelada, pronta a levar ao forno. Mas se quer mesmo ter as entradas portuguesa na sua mesa de consoada e fazer um figuro, porque ningum precisa de saber, que comprou no Taste of Portugal as ovas, os pastelinhos de bacalhau os rissis e at o po congelado directamente de Portugal , s levar ao forno. Assim os deixo com este bom apetite de quadra festiva, boa consoada

Helena Napoleo

19 Dezembro 2011

33

COMUNIDADE
Comunidade lana 'Movimento para defesa do ensino do portugus'
50 postos de trabalho de professores da rede no estrangeiro vo desaparecer at Janeiro, anunciou o Instituto Cames, medida que vai afectar a Frana, (20), Sua (209 e a Espanha (9). Rui Vaz no quer isto v afectar tambm a Alemanha. Por isso a comunidade portuguesa residente na Alemanha iniciou um " Movimento para a Defesa Do Ensino de Portugus" para lutar contra a situao. Para o movimento a supresso do ensino de Portugus na Alemanha " ser apenas uma questo de tempo, porque o Instituto Cames j disse aos sindicatos que estes 50 postos foi apenas o comeo", acrescentou Rui Paz. O ex-membro do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, onde era responsvel pelo pelouro do ensino, acrescentou que no Estado federado de Baden-Wuerttemberg "h actualmente centenas de crianas sem aulas de Portugus, porque as professoras de licena de maternidade no foram substitudas". Em comunicado, o 'Movimento pela defesa do ensino de Portugus' na Alemanha lembra que, em 2007, a rede de ensino no estrangeiro tinha em toda a Europa 598 professores, em 2011 passou a ter 517 e em 2012 quedar-se- pelos 468. Na Alemanha existem 54 professores a cargo do Estado portugus e, nas reas consulares de Frankfurt e Dusseldorf, existem mais alguns professores contratados pelas autoridades alems. "De um sistema de ensino que funciona bem, agora pouco resta", refere o comunicado do novo movimento enviado Lusa, que critica o Instituto Cames por ter passado a exigir um maior nmero de alunos por professor, por exemplo. "Receamos que, a partir do prximo ano, muitos pais j no encontrem professores quando forem levar as crianas s aulas de Portugus porque o governo est a fazer as coisas pela calada", razo pela qual "queremos pr a comunidade de sobreaviso, e estender a aco de protesto a toda a Alemanha", explicou Rui Paz. O grupo dinamizador do 'Movimento para A Defesa do Ensino de Portugus' assinado, alm de Rui Paz, pelos cinco conselheiros das comunidades eleitos na Alemanha, por dirigentes associativos, empresrios e professores. No Reino Unido, Jos Cesrio, em entrevista ao As Notcias afirmou que no haveria cortes e que o Estado estaria em condies de apoiar associaes ou iniciativa privada para aulas de portugus.

Emigantes ameaam cortar remessas para Portugal


"Osnabrck No Desiste", movimento de emigrantes portugueses na Alemanha anunciou uma campanha de boicote ao envio de remessas de dinheiro para Portugal, que poder nos prximos tempos ser seguida noutros pases. Os conselheiros das comunidades portugueses falam em sentimento de revolta devido ao encerramento de postos consulares e aos cortes na rede do ensino do Portugus no estrangeiro anunciados pelo Governo. De acordo com dados do Banco de Portugal, os emigrantes portugueses na Alemanha enviaram, em 2010, 120 milhes de euros para Portugal. No total das , o valor das remessas ascende, a 2400 milhes de euros.
PUB.

Deseja a todos um Feliz Natal e um prspero Ano de 2012

34

19 Dezembro 2011

COMUNIDADES
Sequestros na Venezuela
.Fontes policiais e consulares, na Venezuela informaram, numa situao decorrente de campanhas de sensibilizao, que o nmero de participaes de sequestro de cidados portugueses, aumentou. Houve j 51 casos participados contra 39 no ano passado. Isto deve-se ao facto de haver uma maior confiana nas entidades portuguesas, na Embaixada e consulados.

1964
A PIDE prende vrios cidados moambicanos, entre eles. Jos Craveirinha e o artista plstico Malangatana

Dia Mundial dos Migrantes


Quarenta e cinco pases ratificaram a Conveno Internacional sobre os Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famlias e Ban Ki-moon aos outros para aderirem ao Tratado como uma afirmao real do seu empenho em proteger e promover os direitos humanos. Ban Ki-moon chamou a ateno para falsas noes sobre migrao que conduzem adoo de polticas "irrelevantes ou at mesmo perigosas".

52 mil licenciados rumo ao Brasil


S nos primeiros seis meses deste ano, cresceu em 52 200 o nmero de portugueses que regularizaram os seus passaportes no novo El Dorado da Amrica do Sul. A onda de emigrao que se compara com as sadas registadas nas dcadas de 50 e de 60 representa a maior entrada de estrangeiros no Brasil. A comunidade portuguesa surge como a maior com 328 826 residentes, em Junho. Em Dezembro de 2010, o Brasil registava 276 703 pessoas com passaporte portugus. Recorde-se que os brasileiros a viver em Portugal eram 119 363,
PUB

em Dezembro 2010. Em seis meses, a comunidade portuguesa cresceu assim 18%. Para o secretrio brasileiro de Justia, Paulo Abro, a crescente procura de trabalho de alta qualificao no Brasil resultado da boa prestao da economia brasileira e da crise de emprego verificada na Europa. Apesar de o nmero de portugueses que emigram para o Brasil ser elevado, a investigadora Beatriz Rocha--Trindade no fica surpreendida. " um dado que vem confirmar o que sabemos. Andmos a pagar com os impostos a formao a jovens, que agora iro dar a fora do seu trabalho no

estrangeiro por ausncia de respostas em Portugal", referiu a sociloga, Doutorada pela Universidade de Paris V (Sorbonne). O jornal brasileiro 'O Globo' fez as contas e chegou concluso de que o salrio de profissionais qualificados como advogados, engenheiros, arquitectos e informticos chega a ser 85% superior aos praticados em pases desenvolvidos, como Portugal, mas com elevada taxa de desemprego. A empresa de consultoria Michael Page revelou ao jornal que um engenheiro electrotcnico no Brasil recebe um salrio mensal de 3600 euros.

19 Dezembro 2011

35

COMUNIDADE
O Conselho das Comunidades Portuguesas, recomendou ao assinado,pelos represengoverno, que os professores no colocados de portugus, fos- tantes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, sem admitidos em cursos de profissionalizao para Moambique, Guinpreencher as horas de ensino reduzido. O texto da iniciativa Bissau e So Tom e do conselheiro eleito pela Sua e enviado ao secretrio de Prncipe, o acordo Estado da Administrao Educativa, recomenda a celebrao ortogrfico da lngua de um protocolo entre a Secretaria e a Universidade Aberta portuguesa como forma de permitir o acesso desses docentes aos cursos.

Proposta para soluo do ensino

1990

No prximo nmero dia 7 de Janeiro de 2012 reportamos a histria e os feitos de uma das mais importantes Associaes em Norfolk - Heris do Mar. Manuel Mendona, presidente, encaminha o nosso jornal pela actividade da colectividade atravs dos tempos e explica a actual situao, onde se podem encontrar aces didcticas, de formao, desportivas e culturais. Um bom exemplo como sobreviver em tempos difceis.

Associao Heris do Mar

Armando Gama no Clube Latino


Armando Gama, cantando ao vivo, abriu a nova temporada de msica e alegria no Clube Latino, em Harlesden. No sbado, dia 3 de dezembro e no domingo, dia 4, Armando Gama apresentou o seu show "xitos da msica portuguesa e tributo aos The Beatles", e levou a seleta platia a cantar e a danar com ele. Um artista multifacetado, como ele prprio se define, Armando Gama um dos mais conceituados nomes da msica portuguesa, sendo lembrado por sua destacada participao em festivais da Cano de Portugal. E, anos atrs ele representou Portugal em festival na Europa, com uma balada muito bonita de nome "Esta palavra que te dou", letra e msica de sua autoria. Na poca, ele destacou-se tambm porque adotou algo no muito usual: apresentava-se vestido de branco, acompanhado de um longo piano de cauda, tambm branco. Lembrando antigos sucessos, ele fez com que os freqentadores e amigos do Clube Latino o acompanhassem e cantassem as msicas. O proprietrio do Clube Latino, Carlos Francisco, disse que j esto previstos novos shows para o prximo ano, com outros conhecidos nomes da msica portuguesa. Na passagem do ano ser possvel confraternizar e brindar a chegada de 2012, no Clube Latino, ao som de Mnica Cintra. Para os meses de janeiro, fevereiro e maro ele promete outras boas surpresas aos clientes, que fazem do local uma verdadeira casa da famlia portuguesa, em Londres. Amigo de Armando Gama h 28 anos, Joaquim Santos, o conhecido Quim, " o cliente nmero 1 do Clube Latino", segundo Carlos Francisco. Quim diz que "recomenda esta casa a todos os portugueses porque um local muito bom e seguro. um ambiente espetacular e toda a malta deve experimentar e vir a esta casa onde se pode conversar, beber, danar e cantar com tranqilidade". Armando Gama concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal "As Notcias" e falou de sua experincia de cantar para a comunidade portuguesa fora da terra natal. "Eu vou sempre imbudo daquela ternura que levo de Portugal para eles. Canto as canes sentindo o imenso carinho do povo de meu pas". Tanto que Armando Gama tem planos de voltar em breve a Londres, desta vez com o quarteto que o acompanha. (R. Braga)

PUB

36
Fernanda Jorge

19 Dezembro 2011

Vero 2012 de pernas ao lu


O vero ainda est longe e est um frio de rachar, mesmo assim, nada melhor do que ir se preparando para receber a prxima estao de Vero 2012 e preparar-se para usar roupas confortveis e fresquinhas. A saia curta uma das peas-chave do guarda-roupa feminino que promete fazer sucesso na temporada de calor, proporcionando liberdade e feminilidade mulher moderna.

2004
A jornalista Letizia Ortiz encontra o seu prncipe encantado e casa em Espanha com o Filipe de Borbn

Rabo de cavalo volta este Natal


Os especialista em moda por todo o Mundo sugerem este Natal o uso do to popular rabo de cavalo para a ceia ou almoo de Natal. Se quiser ser mais elaborada ento falam num coque banana.

LETIZIA ORTIZ

A princesa jornalista
Ao eleger Letizia Ortiz como noiva, o prncipe Felipe manteve-se fiel sua promessa de casar por amor. A futura rainha de Espanha uma jornalista da TVE de 31 anos, divorciada e oriunda de uma famlia da classe mdia. Do Telejornal ao Trono." Era assim que um meio de comunicao social europeu definia ontem a situao de conto de fadas daquela que ser a futura rainha de Espanha, Letizia Ortiz Rocasolano, uma jovem espanhola de classe mdia, culta, bela, elegante e, sobretudo, jornalista. Porque se Letizia demonstrou at agora algo de essencial na sua personalidade que sempre foi, acima de qualquer outra coisa, jornalista por vocao, das que desde pequenas estavam j "condenadas" ao exerccio da profisso. A futura rainha de Espanha, que nasceu nas Astrias em 15 de Setembro de 1972, filha e neta de jornalistas. O seu pai, Jesus Ortiz, um conhecido profissional asturiano que fundou e dirigiu a emissora da Antena 3 de rdio em Oviedo, e a sua av, Menchu lvarez del Valle, que agora est reformada e ontem se mostrava eufrica, trabalhou durante anos na Rdio Nacional de Espanha. Letizia (que se chama assim em vez de Leticia devido a um erro do funcionrio do Registo) comeou bem cedo a trabalhar em meios de comunicao. Depois de realizar uma tese de doutoramento sobre o jornal mexicano Siglo XXI, iniciou-se profissionalmente no dirio asturiano La Nueva Espaa, de Oviedo, para prosseguir depois no ABC e na agncia EFE.

Rania Al-Abulah

Uma rainha sensvel e intelegente


Rania Al-Abdullah nasceu no Koweit a 31 de Agosto de 1970. Filha de pais palestinianos, tornou-se rainha da Jordnia em 1999 ao casar com o ento prncipe e actual Rei da Jordnia, Abdullah II. Actualmente com 38 anos, Rania formou-se em Gesto na Universidade do Cairo e tem quatro filhos: Hussein, Iman, Salma e Hashem. O seu trabalho humanitrio valeu-lhe o Prmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2008, que recebeu em Portugal, na Assembleia da Repblica, a 16 de Maro de 2009, pela mo de Jorge Sampaio. O Prmio Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, entregue todos os anos a duas figuras pblicas que tenham trabalhado na proteco dos direitos humanos, defesa do pluralismo e da democracia. A rainha da Jordnia considera que os maiores problemas da relao entre os pases do Norte e do Sul so a falta de confiana. A confiana crucial para construir relaes estveis e pacficas, a base fundamental para a cooperao e prosperidade". A situao dos palestinianos um dos problemas que mais lhe "toca o corao". Para Raina, "o recente conflito em Gaza s veio acrescentar mais ressentimento a um conflito que j causou tanta destruio e morte. Agora, mais do que nunca, precisamos que o processo de paz retome o caminho para que no se percam ainda mais geraes no conflito". Em relao aos direitos das mulheres rabes, considera que algo est a mudar, embora muitos pases da regio "ainda estejam longe da mdia da paridade de gnero". Contudo, o seu pas "tem dado grandes passos nesse sentido, com mais mulheres no mercado de trabalho, em empregos mais bem pagos, em postos governamentais e no Parlamento". Para a rainha da Jordnia, o maior desafio que as mulheres rabes enfrentam nos dias de hoje "mudar a mentalidade dos homens".

19 Dezembro 2011

As orgias do Rei do Jet Set


O empresrio Joo Ferreira e a sua mulher vo ser julgados no Tribunal de Famalico. Jos Castelo Branco est envolvido porque um anel de alta joalharia, da coleco de Betty Grafstein, serviu para pagamento da sesso de sexo em grupo onde o rei do Jet-set Jos Castelo Branco esteve envolvido. A jia foi comprada por 35 mil euros. A orgia decorreu num quarto de um hotel de luxo de Lisboa e teve como intervenientes Castelo Branco, o empresrio Joo Ferreira e a sua mulher. A companheira do empresrio acusa-o de ser obrigada a participar naqueles encontros sexuais. Joo Ferreira est em priso domiciliria e ter de responder por violncia domstica e posse de arma proibida. O arguido tem uma verso diferente da mesma histria: diz que nunca obrigou a mulher a ter sexo e por isso quer que as fotos e os vdeos em que o casal aparece com Jos Castelo Branco, e que foram apreendidos pela Polcia Judiciria nas buscas sua casa, sejam tidos em conta. O 'conde' e a mulher, Betty Grafstein, vo ser ouvidos como testemunhas, arrolados por Joo Ferreira. O depoimento da ex-companheira do empresrio ser determinante. A mulher j se constituiu como assistente e poder dizer efectivamente o que acontecia nos encon-

tros. Tambm ter de explicar as agresses de que diz ter sido vtima e que redundaram na acusao que agora chega a tribunal. Como testemunhas, Jos Castelo Branco e Betty so obrigados a responder a todas as perguntas. Os depoimentos devero ser proferidos porta fechada, por se tratar de matria do foro ntimo. A defesa de Joo Ferreira defende que a joalheira sabia dos encontros e da forma como o marido promovia o seu trabalho.

PUB.

38

19 Dezembro 2011

Com o aproximar da quadra natalcia decidi partilhar uma histria diferente das minhas crnicas habituais. Mudar de temas pode tambm ser refrescante. a mensagem natalcia de um grande amigo, o Joo Neto. Com ele partilho a busca incessante de outros mundos e tambm oponho a imagem de Cristo de um certo "Menino Jesus". Se calhar tambm como ele posso dizer que "odeio o natal". Por tudo isso tempo de vos deixar com ele. "Ol eu sou o Joo. Natal de 2007! Andava pela cidade iluminada, naquele dia gelado de 24 de Dezembro. Todas as cores do mundo a enfeitar as ruas que, muitas vezes, me pareciam apenas cinzentas. Os sorrisos colados cara de toda aquela gente apressada e o sentir do cheiro bom das castanhas assadas. Sem perceber porqu sentia-me, de certa forma, feliz. s vezes, fazia de conta que estava sozinho no meio da multido. Divertia-me ver aquelas senhoras to atrapalhadas a embrulhar tantos presentes e os senhores a atender muita gente ao mesmo tempo, muito depressa. Naquele dia gelado decidi falar com os mais carenciados. No achava grande piada ver o Pai Natal, em todas as esquinas das ruas enfeitadas, dentro das lojas a pegar nos meninos ao colo. Alguns chegam a chorar. No tinha graa nenhuma. Nunca acreditei naqueles homens gordos de barba branca e vestidos de
PUB

O Natal do meu descontentamento


encarnado, sempre me pareceram um bocado estpidos. Nesse dia conheci um menino, que tambm se chamava Joo, e dei-lhe um rebuado. Tambm ele no acreditava no Pai Natal. Gostei muito dele apesar de no o ter visto nunca mais. Mesmo assim, no faz mal, ficmos amigos. Chamaram-me a ateno dois homens deitados, embrulhados num cobertor rasgado. Sozinho na cidade senti mais frio. Um dos homens tinha um velho rdio na mo, mas estava desligado. Tinha um co castanho muito quieto. Parecia doente: - Ol! Eu sou o Joo. Os homens no responderam. Deviam estar a dormir, mesmo com o frio e o barulho daquela msica que parecia no ter fim. Ao lado dos homens deitados no cho estava um menino loiro que os olhava fixamente, sem parar, mas no dizia nada. Estava sujo, descalo e at cheirava mal. Eu sabia que havia meninos que no tinham prendas, que nunca comiam bacalhau, que nunca se sentavam com a famlia volta de uma mesa. Aquele era, por certo, um deles: - Ol! Eu sou o Joo. O menino fugiu assustado. No queria brincar ou, ento, era muito envergonhado. Assim fiquei sem um amigo que tambm no acreditava no Pai Natal. Naquela mesma rua havia tambm uma senhora pequenina, toda vestida de preto. - Ol! Eu sou o Joo. A velhinha mandou-me embora e virou costas. No parou, nem olhou. Sentado num degrau de pedra, ali ao lado, estava um rapaz com barba preta e um casaco azul, sujo e j rasgado. Tinha a cabea encostada e parecia no estar a fazer nada. - Ol! Eu sou o Joo. O rapaz de casaco azul, j estragado, olhou para baixo e nem me disse palavra. Tambm no queria falar comigo. Parecia-me estranho nada quererem de mim, com to visveis dificuldades. Eram as nicas pessoas que ali estavam paradas... Mais longe vi ainda uma menina a chorar. Estava tambm muito suja, tinha uns sapatos rotos e ningum lhe ligava nenhuma. Se calhar era por estar assim despenteada. Tinha a cama ali feita ao lado, por certo costumava dormir ali mesmo, em cima de papeles embrulhada em cobertores rotos e muito sujos. Aquela menina, tinha a certeza, tambm no recebia prendas e devia estar muito cansada. Fui at l: - Ol! Eu sou o Joo. Mal olhou para mim a pobre menina. Senti-me

Foto do Joo
muito s e muito frio. Tinha falhado a minha estratgia de falar com algum, sem anunciar nada. Tinha inteno de trocar o calor de algumas palavras e de convidar um deles para lanchar comigo. Tinha-me faltado o mrito e a frieza para conseguir tal xito. J sem acreditar na cidade iluminada, sem carinho, perdido, fiquei muito longe de mim. A lgrima que segurei a custo, no canto do olho, acabou por cair. Gelou-me o peito. Deixei de gostar de passear pela cidade iluminada que voltou a parecer-me mais cinzenta que nunca. Afinal no era to bonita, como me parecia. Muito envergonhado, naquele dia gelado de 24 de Dezembro, tive vontade de contar uma histria. Seria triste, mas podia comear como quase todas as histrias, por "Era uma vez... o Natal" e acabar com "Ol! Eu sou o Joo."

Licenciado em Direito e estudante em Relaces Internacionais e Polticas

Votos de Bom Natal e prspero Ano de 2012

19 Dezembro 2011

39

COMUNIDADES
Jovens prontos a emigrar
Muito jovens, sem perpetivas de futuro, querem tentar a sorte alm-fronteiras , de preferncia longe da Europa. Trata-se de uma elite com formao superior, que recupera a tendncia migratria da dcada de 60 e se junta agora engrossando as filas de espera s portas dos consulados de Angola e Brasil.

1970
O Dirio de Lisboa publica a proposta de lei de reviso constitucional em que as provncias Ultramarinas podero vir a ser chamadas Estados.

16 luso-descendentes vencem
Dezasseis luso-americanos que concorreram pelas listas do partido Democrata nas eleies locais, em Rhode Island e Massachusetts, Estados Unidos, conseguiram na maioria ser eleitos. No Estado de Rhode Island, Teresa Paiva Weed e Daniel Ponte, do partido Democrata, forem reeleitos com facilidade para o Senado estadual, obtendo respectivamente 66 por cento e 64,8 por cento dos votos.

Centro Desportivo e Portugueses ignoraram abertura do luso-CCP de Steve Reed Cultural de Londres A comunidade portuguesa pagou a esto organizados os servios
Agenda de Actividades
15 a 24 de Dezembro Tradicional Missa do Parto todos as noites s 21h, excepto domingo que ser s 17h Local: Igreja Scalabrini Aps a missa o tradicional chocolate quente e doces tradicionais portugueses
traio de alguns portugueses, liderados por Lia Matos e Lus Ventura, com completa indiferena na abertura do CCP. Para alm da presena do Cnsul Geral de Portugal em Londres, Jos Macedo Leo, que ignorou a vontade dos portugueses, poucos foram os que compareceram, tornando a abertura num autntico fiasco. O edifcio decrpito e imprprio para receber condignamente utentes, carece de pesadas obras, que Steve Reed esperava que os portugueses pagassem. Na abertura no ficou claro se prometidos, se o CCP vai ou no pagar a renda e qual o projecto a desenvolver no centro. Para j certo que deixou de ser portugus e vai dar lugar a um servio de apoio a cidados de lngua portuguesa e hispnico-americanos. Um projecto de longa data que Lus Ventura concretizou agora custa da comunidade portuguesa e da passividade e conluio da Embaixada e Consulado em Londres. Para j certo, os portugueses ouviram os apelos dos lderes da comunidade e pagaram na mesma moeda a quem os traiu. (JN)

Agenda
O Pico Bar j est no Facebook apresentando o seu Men para o Natal. No perca e visite o novo site. Luis Alexys Est de volta ao Sporting de Londres, sextas, sbados e domingos de tarde NOITE DE RVEILLON No Restaurante A TOCA no dia 31 de Dezembro s 20:00 A grande festa num dos locais mais inn de Londres. Reserve pelo telefone 02076272919 A TASCA de SOHAM Promove uma noite de Fim de Ano, com um servio de mesa nas suas novas instalaes, a estrear mno dia de Natal. Para marcaes e informaes tel: 01353 721 560
PUB

GRANDE FESTA DE FIM DE ANO

No Royal Nacional Hotel em Londres, na Galleon Suite, Bedford Way, London, WC1H 0DG Para reservar contacte a Andreia t: 07944 441 113 Adulto: 65 Criana (5/12) 35 Criana (0/4) Gratis com bebida de entrada; Jantar de Gala com meia garrafa de vinho; Um copo de champagne meia noite Baile at s 2 horas da manh com msica do conjunto Lusofonia

MESTRE VIDENTE DJABULA


Herdeiro de uma das maiores famlias do Mandingua. Iniciao desde os 6 anos de idade! 35 anos de experincia. O poder da sua vidncia ir ajud-lo(a) a resolver TODOS OS SEUS PROBLEMAS, mesmo que sejam de longo tempo, dio, lcool, maus-olhados, financeiro, afectivo, negcios, depresses, insucessos. 10 tipos de doena, incluindo casos desesperados, trabalho, quaisquer complexos fisicos ou morais. Torna invulnervel a qualquer pessoa que o queira mal! Prev os perigos indicando todas as precaues a tomar. Conhecido por grandes personalidades no mundo inteiro. xito em todos os dominios. Exame do sexo para ter fora no amor. Se o teu marido ou a tua mulher foi embora, vem consultar-me, irs v-lo(a) na mesma semana! Resultados rpidos e garantidos a 100% em 3 dias. Trabalho honesto, srio, eficiente e rpido (por correspondncia, envia um envelope com selo). Se quer comear uma nova vida, contacte-me. Pessoalmente todos os dias, todas as consultas com marcao. Pagamente depois do resultado. Telf.01502583083 /Telm.07553139411

AVON
Procura

ANUNCIE NA NOSSA SECO DE CLASSIFICADOS PREOS DESDE

ANUNCIE 07424 917 347

Vendedora Candidatos devem contactar:

07424 917 347

DOG TRAINING ESSEX CLUB


Professional and qualified dog trainer.AGILITY,OBEDIENCE (basic and advanced level),General training,Behaviour Consultation/Correction,Preparation for BH, SchHVPG & IPO,Levels 1, 2, 3 Puppy classes,VPG/IPO (Obedience/tracking/Pers pro adanced) One to one sessions or group sessions,Dog Training classes aren't for everyone, so private dog training sessions allow you to get the benefit of dog training classes, but in the comfort, of your own home

Home visits, Our field call Vitor Braga for further details 07554681220 www.uk9unit.co.uk

Presisa-se
de Tcnico de frio para equipamento hoteleiro e restaurao Oferece-se bom vencimento, viatura e horas extras Procura-se pessoas com experincia para entrada imediata Contacte pelos tel: 07957644072 ou 07438744554

FastTrack Management Service (London) Ltd

COSTUREIRA PROFISSIONAL
(NA REA DE THETFORD)

Aceitam-se Encomendas
Rissis, Empadas, Bola de Fiambre e Queijo, Queijadas, Queques de Cenoura e muito mais... Contacte:

Procuramos pessoas para as seguintes reas:


Serventes, Armadores de Ferro Concrete Finishers, Carpinteiros de Cofragem,Manobradores de Mquinas (360, F Lift, Dumper, Gruistas ) Com o carto do Cscs ou CPCS Ligar Carla Monteiro 07879630568 Carla.Monteiro@Ftrack.co.uk

OFERECE-SE PARA TODO O TIPO DE TRABALHO DE COSTURA GRANDES E PEQUENOS CONTACTE MARTA 07503228168

Telefone: 07940335664

Sheet Metal workers


Norwich, Norfolk workshop role no CSCS required Call Nathan on 08452414088

CRB Multi Trade Technitian


Contract Type: Freelance Salary: 12 to 13 Discipline: Domestic Building Maintenance Location: Bournemouth Country: United Kingdom job description: Two positions have become available for plumbers to look after ocupied properties in the Bournemouth, Dorset area. As a Multi Trader you will need to have a full driving licence and be CRB cleared in the last year. You will be expected to carry out all aspects of plumbing repairs, plastering, tiling and carpentry maintenance in Social occupied properties.

We are looking for an experienced machinery technician to install, repair and do general maintenance of beer coolers, coffee machines ! Immediate Starting ! to apply must: Have previous experience, Have clean driving licence, ... Speak Portuguese and English Have some Knowledge of UK, Be Flexible on working hours including working weekends and late nights. SALARY 300.00PW + DEPENDING ON THE EXPERIENCE AND NEGOTIABLE! Please send your CV by email to CV@netosagency.com 587 Wandsworth Road Vauxhall London SW8 3JD United Kingdom t: +44 (0) 207 819 9300 f: +44 (0) 207 819 9301 e: mail@netosagency.com w: www.netosagency.com http://www.netosagency.com/

01842 338 610

Please send CV''s to charlie.neocleous@ra ndstadcpe.com

VENDEDORES EM TODO O PAS


Empresa de venda e distribuio de produtos para a industria hoteleira, catering e escolas, procura aumentar a sua fora de vendas. Se tem alguma experincia no sector, bom comunicador e capaz de integrar uma equipa comercial muito competitiva, se tem carta de conduo e disponibilidade para viajar. Envie-nos o seu CV para: jonor.catering.equipment@gmail.com

O SEU JORNAL NO REINO UNIDO ANUNCIE AQUI

NO FALA INGLS POSSO AJUDAR!


Acompanho voc ao Banco Mdico (GP) Hospital ou a outro lugar que necessitar

Fao tambm Tradues Lucy: 0783 171 933

42

19 Dezembro 2011

LAZER
Prostituta cobra dvida dentada ao pnis do cliente
A noite tinha tudo para correr bem, mas terminou da pior forma para o zimbabueano Brain Shumba. A prostituta com que tinha um encontro mordeu-lhe o pnis, depois de este se ter recusado a pagar. O homem e a prostituta j eram velhos conhecidos. Brian, de 32 anos, e Wadzani Marimo, de 34, costumavam frequentar um bar da cidade de Gweru para beber e depois mantinham encontros sexuais. Mas na passada semana a harmonia teve um ponto final, quando Brian disse a Wadzanai que lhe pagaria num prximo encontro. A mulher no aceitou e mordeu-lhe o pnis, deixando o homem inconsciente. Brian precisou de receber tratamento hospitalar e Wadzanai foi detida e condenada ao cumprimento de 420 horas de trabalho comunitrio.

As velas do alto mar!


Os marinheiros j estavam h meses em alto mar, sem sexo, ento tinham que se virar como podiam. Para no sujar a embarcao, eles depositavam todo o resultado das aventuras sexuais solitrias em barris e, que quando ficavam cheios, eram jogados em alto mar. Meses depois, uma notcia estranha apareceu no jornal - "57 freiras ficam grvidas ao mesmo tempo num convento da ilha de Kuamalaca", local deserto e sem nenhum especime masculino. Uma equipa de mdicos foi designada para desvendar o mistrio. Chegando no convento, o chefe da equipe pergunta: - H quanto tempo no aparece um homem nesta ilha? - H 15 anos! - garante a madre. - Houve algum acontecimento estranho que chamasse a ateno de vocs nos ltimos meses? - Nada muito importante. Mas me lembro que h poucos meses surgiu na praia um barril cheio de parafina. Acreditamos que caiu de algum navio cargueiro. - E o que vocs fizeram com essa parafina? - perguntou um outro membro da equipa mdica. - Ns?? ...Fizemos velas!

At lhe metemos um setinha! O que que lhe deu, cego? ou apenas contra o uso de aerosois na defesa do buraco do ozono? ou ser apenas envergonhado e vai olhar quando ningum estiver a notar? Ou ser que no sabe abrir o buraquinho na areia, ou mesmo alrgico areia? Ora al+ergico o homem concerteza... Ou ser apenas daqueles que no fazem concorrncia... Ou ento no gosta!

SUDOKU
As mulheres russas despiram-se em protesto daciorrupo nas eleies russas. Mas para qu? Isto agora s incentiva uma maior corrupo, porque os depravados vo aproveitar... Ora essa!

NUAS EM PROTESTO

Utilizando apenas os nmeros de um a nove, preencha os espaos vazios de modo a que cada linha, colunas e os quadrados 3x3 contenham os nmeros de 1 a 9. Soluo no prximo nmero.
SOLUES DO N 114

7 1

7 1 9 8 6 2 4 3 5

2 5 8 4 3 7 9 6 1

4 6 3 1 5 9 2 8 7

8 7 1 3 4 6 5 9 2

5 2 6 9 8 1 3 7 4

3 9 4 7 2 5 8 1 6

6 3 2 5 1 8 7 4 9

9 4 5 6 7 3 1 2 8

1 8 7 2 9 4 6 5 3

1 3 65 1 2 5

9 5 7 5 1 3 6 7

1 3 6 7
3

4 3 9 3 1

PUB.

19 Dezembro 2011

43

COMUNIDADES
Yolanda V iegas e a @ 67 em Wrexham

Mais um trabalho exemplar no apoio social


Yolanda Viegas, nasceu em Moambique viveu em Portugal desde os 6 anos local que deixou para vir trabalhar para Wrexham em 2001 local que considera a sua casa.. Tem uma considervel experincia em trabalhar com minorias tnicas e comunidades de trabalhadores emigrantes e na rea do seu trabalho inclui-se a assistncia a pessoas que enfrentam barreiras tanto no trabalho, na sua integrao, ou na vida particular. Trabalhadores estrangeiros que enfrentam diversas dificuldades por causa da lngua para defender os seus direitos laborais. Tambm trabalha como interprete e tradutora e j ajudou pessoas vtimas de violncia domstica e outros problemas sociais tais como o acesso a habitao, benefcios ou problemas de sade. Yolanda tambm trabalha em projectos locais que visam encontrar os meios de ajuda s comunidades de minorias tnicas. Yolanda diz que " no meu trabalho, tenho tido a oportunidade de encontrar muitas pessoas com uma experincia considervel em problemas como o racismo no local de trabalho. Eu acredito que h muito trabalho para ser feito para assegurar que as pessoas tenham um tratamento igual e justo no seu trabalho e na sua vida pessoal" isto que a motiva no seu trabalho na @67, tentar cortar barreiras. @67 uma empresa social baseada em Wrexham, North East Wales, estabelecida pela prpria e pela sua colega Wendy Paintsil para trabalhar com indivduos , organizaes e empresas sociais.
PUB

44

19 Dezembro 2011

DESPORTO
J. Rodrigues garante apuramento
O velejador veterano madeirense Joo Rodrigues garantiu o apuramento de Portugal para os Jogos Olmpicos de Londres2012, com o oitavo lugar, na classe de RS:X e vai disputar a "Regata das Medalhas" dos Mundiais de Classes Olmpicas. O portugus, dever competir pela sexta vez em Jogos Olmpicos, tornando-se no atleta com mais presenas olmpicas.

1947
inaugurado o estdio do Real Madrid, o estdio Santiago Barnabu, concebido pelos arquitectos Lus Almany Soler e Manuel Munoz Monastero.

Sporting vai ao mercado


Lus Duque, pouco antes da partida da comitiva leonina para Roma, onde o Sportingdefrontou o Lazio, assegurou que o Sporting vai ao mercado em Janeiro. "Tendo em conta factores excepcionais, como a leso de Rinaudo, do Rodrguez e do prprio Jeffrn, para manter os nveis de competitividade e os objectivos inicialmente definidos pela administrao, o Sporting dever ir ao mercado.

RBITRO INGLS A BORRIFAR-SE PARA A EUROPA O rbitro ingls, Mike Dean, que dirigiu o encontro entre o Sporting e a Lazio, referente ltima jornada da fase de grupos da Liga Europa, fez saber que, semelhana do seu primeiro-ministro, David Cameron, est-se a borrifar para a Europa. Segundo Mike Dean, os rbitros britnicos devem evitar pertencerem a instituies dominadas pela Frana e pela Alemanha, como a UEFA, devendo apenas participar em jogos entre equipas da Europa continental para defender os interesses do Reino Unido. Por essa razo, Mike Dean vai fazer tudo ao seu alcance para que Sporting e Lazio ganhem o jogo, fazendo com que exista uma equipa a mais na Liga Europa e assim o Manchester United no tenha lugar na competio qual foi relegado, voltando Champions League, onde pode ganhar muito dinheiro. Segundo inquritos realizados ontem, a esmagadora maioria dos ingleses concorda com Mike Dean, no querem saber para nada do Sporting-Lazio e, por eles, o Euro podia acabar j amanh e o Jos Peseiro voltar ao Sporting. MORREU SCRATES, CRAQUE DO FUTEBOL BRASILEIRO Scrates, ex-jogador de futebol brasileiro, com 57 anos de idade, morreu domingo dia 4 de dezembro, em So Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde esteve internado durante quatro dias. De acordo com o site TerraBrasil, ainda no foram divulgados detalhes a respeito do enterro de Scrates. A famlia do ex-jogador tambm no se pronunciou. Scrates deixa a mulher Ktia e seis filhos. RONALDO E JOS MOURINHO NA " BOLA DE OURO" Os vencedores vo ser anunciados a 9 de Janeiro de 2012, na Gala da "Bola de Ouro FIFA 2011", uma organizao conjunta do organismo que superintende o futebol mundial e a revista francesa " France Football". Ambos do Real Madrid, jogador e tcnico, esto entre os trs finalistas nas categorias respectivas. Ronaldo vai lutar pelo prmio com o argentino Lionel Messi e o espanhol Xavi, ambos do FC Barcelona e Jos Mourinho concorre com o espanhol Pep Guardiola do FC Barcelona e Alex Fergunson do Manchester United. GARAY SONHA COM A CHAMPIOS LEAGUE O defesa-central argentino, de 25 anos, confessou-se, em declaraes UEFA, muito feliz pelo apuramento para os oitavos-de-final. "Qualquer adversrio ser difcil. Trabalhmos muito para alcanar este objectivo. J todos viram do que somos capazes e se continuarmos assim podemos conseguir coisas importantes. Temos conscincia do valor da nossa equipa e s podemos estar confiantes em ns prprios. Estamos a fazer um percurso excelente na Champions e queremos continuar assim", afirmou Garay, que agradeceu o apoio de todos, na qual salientou que as guias conseguiram j "algo importante". AVALANGE DEMITE-SE DO COMIT OLIMPICO O mais antigo membro do Comit Olmpico Internacional (IOC) demitiu-se das suas funes. Joo Havelange antecipou-se suposta e iminente suspenso da qual seria alvo, devido a acusaes de corrupo de ter recebido subornos que aceitou em 1997 MOURINHO NO DESARMA " Somos Lideres" disse Mourinho que no se sente inferior ao Barcelona. Mourinho no vacila apesar da derrota. Em casa perante o Barcelona. "Se o mundo est perto de acabar, no vai ser por aqui nem por ns. Ganhar faz-te mais feliz e perder menos. No a nossa situao, porque na verdade no mudaria a nossa situao por nada", conta Mourinho, citado pelo jornal "El Mundo". "Somos a melhor equipa na fase de grupo em toda a histria da Champions. Na Liga olho para cima e no vejo ningum. disse ainda.

Resumo da jornada da Liga Portuguesa Benfica e FC Porto juntinhos este Natal Sporting cada vez mais longe
O Sporting sofreu hoje para empatar a um golo no terreno da Acadmica e ficou ainda mais longe de FC Porto e Benfica, lderes da Liga portuguesa de futevou o sexto lugar, com 17 pontos. Nos jogos da tarde, o Beira-Mar cotou-se como um dos vencedores da jornada: venceu no campo do Paos de Ferreira, por 3-0, e subiu bm est na luta pela manuteno, empatou (1-1) na receo ao Vitria de Setbal, apesar dos sadinos terem terminado o encontro com menos dois jogadores. Igor (75 minutos) e Hugo Leal (90) viram o carto vermelho. Mesmo assim, este resultado foi suficiente para tirar a equipa madeirense dos lugares de despromoo, estando agora na 14. e antepenltima posio. Mais tranquila ficou a vida do Feirense, que venceu na receo Unio de Leiria, por 2-1, e deu um salto na classificao at ao nono lugar. Buval bisou (22 e 62) e foi a grande figura da equipa de Santa Maria da Feira, enquanto Bruno Moraes reduziu para os leirienses (72). A formao de Manuel Cajuda continua a realizar um campeonato irregular e ocupa a 13. posio, apenas um ponto acima da linha de gua. No sbado, o FC Porto regressou ao comando da Liga, aps vencer o Martimo, por 2-0, no Estdio de Drago, e continua em igualdade pontual com o Benfica, que na sexta-feira iniciou a 13. ronda com uma goleada (5-1) sobre o Rio Ave.

bol, na 13. jornada. Em Coimbra, Ederzito colocou os estudantes em vantagem, aos 28 minutos, mas Elias refez a igualdade, aos 80, num encontro em que os lees falharam vrias oportunidades de golo, sobretudo pelo seu principal avanado, o holands Ricky van Wolfswinkel. Aos 89 minutos, Elias viu o carto vermelho, por acumulao de amarelos, e deixou o Sporting com menos uma unidade nos instantes finais. O mdio brasileiro falha assim o encontro frente ao Martimo, dos quartos de final da Taa de Portugal. Com este resultado, o Sporting continua no terceiro lugar, mas agora a seis pontos dos dois principais rivais, e pode ver ainda o Sporting de Braga, quarto, colocar-se a apenas dois, caso vena na segunda-feira o Olhanense, no jogo que encerra a ronda. Nas ltimas trs jornadas, os lees perderam cinco pontos para FC Porto e Benfica. Por seu lado, a Acadmica conser-

at ao stimo lugar. De mal a pior vai a formao da Mata Real, que sofreu a segunda derrota sob o comando de Henrique Calisto e continua na ltima posio, agora a quatro pontos da salvao. O Nacional da Madeira, que tam-

19 Dezembro 2011

45

DESPORTO
Messi o melhor no jogo da final
O argentino foi eleito o melhor jogador da final do Mundial de Clubes , ao marcar nas seis competies oficiais de 2011 (Champions, Taa do Rei, Supertaa Europeia, Liga Espanhola, Supertaa de Espanha e Mundial de Clubes). Xavi ficou em segundo e Neymar com o ltimo lugar do pdio.

1985
Morre o piloto Carlos Torres, campeo nacional de ralis em 1978

Hooligans portugueses presos


Um dos arguidos acusados de dano qualificado no mbito de espetculo desportivo, na sequncia dos incidentes ocorridos depois do jogo de futebol Benfica-Sporting, foi condenado a um ano de priso, com pena suspensa pelo mesmo perodo. Devido aos antecedentes criminais de Bruno Mouta, entre eles injurias agravadas e posse ilegal de armas, o Juzo decidiu pela pena de priso.

Vitor Pereira quer manter o FC Porto na senda do sucesso Paulo Futre acredita no Benfica Como treinador exigente gostaria "O Andr pensou, na altura, que quistmos esse direito e h que
que a equipa continuasse na Liga dos Campees e na Taa de Portugal. Mas considera que esto dentro do objectivo fundamental. Tm ainda a oportunidade de defender um ttulo na Liga Europa, e a Taa da Liga. "No posso dizer que seja uma poca de grandes xitos e que me satisfaa, mas temos evidenciado crescimento" disse o tcnico"Isso cria a expectativa de termos um FC Porto mais forte". Na poca passada Andr Villas Boas dizia no concordar com a passagem Liga Europa das equipas que terminaram no terceiro lugar a fase de grupos da Champions. devia dizer disso. Mas os regulamentos so os regulamentos, conaproveitar a oportunidade para defender um ttulo que nosso Paulo Futre, foi orador do II Encontro Nacional de Estudantes de Organizao e Gesto de Eventos falou com A BOLA de futebol, do campeonato, da Taa de Portugal e da Liga dos Campees. Paulo Futre acredita no sucesso do Benfica, clube que representou em 1993. Quanto ao FC Porto, onde venceu uma Taa dos Campees em 1987, Futre afirma que foi uma "surpresa negativa" a sada dos drages da Liga dos Campees, numa situao que foi "m para o FC Porto e para o futebol portugus". No entanto, Futre da opinio que esta sada pode ser a fora do clube nas outras competies. "Eles estaro mais fortes no campeonato e vo tentar revalidar o ttulo da Liga Europa, e podem consegui-lo uma vez que tm basicamente a mesma equipa, menos o Falco". Esta competio, que alm do FC Porto tem tambm a presena do Sporting e SC Braga, foi apelidada pelo antigo internacional portugus de "Champions League 2", tal a "qualidade das equipas que l esto".
PUB

46

19 Dezembro 2011

DESPORTO
Vtor Pereira e a corda bamba
O treinador Vtor Pereira cumpre o primeiro meio ano frente da equipa de futebol do FC Porto, num trajeto que tem vivido quase sempre em sobressalto, na corda bamba. A liderana na Liga, prova em que os drages seguem invencveis, o elo que tem permitido ao ex-adjunto de Andr Villas-Boas manter-se no cargo, ao qual chegou de forma inesperada.

1986
Goleada histrica num jogo entre Benfica e Sporting com vitria dos lees por 7-1 em Alvalade.

Lus Filipe Vieira em Levante


O presidente do Benfica, Lus Filipe Vieira, esteve em Granada, onde assistiu vitria da equipa de Carlos Martins sobre o Levante, por 2-1, na Liga espanhola de futebol, e visitou filho do internacional portugus. Segundo o stio oficial do Benfica na internet, o presidente do Benfica "deu o seu apoio pessoal a Carlos Martins", cujo filho, Gustavo, sofre de aplasia medular e necessita de um dador de medula ssea

Braga quer vencer para poder andar nos lugares da frente


O treinador do Sporting de Braga disse hoje que quer terminar "o ano em beleza", com uma vitria diante do Olhanense, que lhe dar mais trs pontos, cujo recinto os bracarenses visitam em partida da 13. jornada da Liga de futebol. Apesar de s terem uma vitria fora de casa o treinador ressalvou que a equipa, na condio de visitante, "j venceu em todas as provas e s sofreu duas derrotas", em Leiria e no Drago, ambas para o campeonato. " Sabemos que s podemos andar nos lugares da frente conquistando pontos e isso que queremos fazer, com motivao e ambio de vencer este jogo para consolidarmos a nossa posio", frisou o tcnico. Leonardo Jardim espera, do outro lado, um Olhanense "forte nas transies rpidas e em contraataque", com jogadores "experientes e altos". No horizonte continua a Liga Europa.

Sporting e Martimo no tira teimas da Taa de Portugal


Sporting, o nico dos grandes ainda em prova, tem na quintafeira o teste mais difcil dos quartos de final da Taa de Portugal em futebol, com a vantagem de jogar em casa, mas frente ao difcil Martimo. Nas rondas anteriores os lees apenas jogaram fora a primeira ronda, com o secundrio Famalico (2-0), enquanto nas seguintes o fizeram no Estdio de Alvalade, primeiro com o complicado Sporting Braga (2-0) e depois com o Belenenses (2-0). Nos quartos de final, definidos h muito tempo, o Sporting tinha a possibilidade, se vencesse o
PUB

Belenenses, de vir a receber o Benfica, mas os encarnados no conseguiram ultrapassar o Martimo nos Barreiros (2-1). A eliminao do Benfica seguiu-se s do detentor do trofu, o FC Porto, do Sporting Braga, e do finalista vencido Vitria de Guimares, num cenrio que deixou demasiado cedo potenciais candidatos de fora e empobreceu a atual edio da Taa. O Martimo, uma das equipas a fazer melhor campanha na Liga (quinto classificado), chega a Alvalade com o estatuto de ter eliminado o Benfica e poucos dias depois de ter perdido no Drago

para o campeonato (2-0). O jogo para a Liga, com o FC Porto, voltou a mostrar uma equipa forte mesmo sem os trs habituais titulares no meio-campo -, e o campeo nacional, que teve uma penalidade no assinalada, s conseguiu desbloquear o marcador a partir dos 80 minutos. A equipa de Pedro Martins no contar com o central Roberge, expulso no Drago, nem o Sporting ter em campo o mdio Elias, que tambm viu um carto vermelho no empate de domingo em Coimbra, frente Acadmica de Coimbra (1-1).Um grande jogo em perspectiva.

19 Dezembro 2011

47

DESPORTO

Treinadores portugueses do cartas na Europa


Tudo somado, Portugal tem oito tcnicos garantidos nas prximas eliminatrias das duas provas europeias, contra cinco italianos (e um sexto no horizonte) e quatro holandeses. Ingleses? Zero. Nem um. Na verdade, o Reino Unido conta apenas com um sobrevivente: chama-se Tony Pulis e orienta o Stoke City desde 2006. De um lado esto Jos Mourinho, Andr Villas-Boas e Jorge Jesus. Do outro Domingos Pacincia, Vtor Pereira, Carlos Carvalhal, Jos Couceiro e Leonardo Jardim. Nmeros que fazem de Portugal o pas mais bem sucedido neste domnio. Foi custa do mrito dos tcnicos portugueses que Real Madrid, Chelsea e Benfica asseguraram uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campees. Mourinho levou os "merengues" a uma fase de grupos perfeita (s vitrias: 18 pontos e 19 golos marcados), Villas-Boas apurou os londrinos na ltima jornada e ainda foi a tempo de vencer o grupo (bastaram 11 pontos) e Jesus conquistou, sem derrotas, uma poule onde constava o Manchester United. Entre os treinadores que surgem entre as 16 melhores equipas da Europa, s os italianos esto em maior nmero, surgindo depois os alemes e os franceses, tambm com trs representantes. Quando se alarga o leque segunda prova da UEFA, Portugal impe-se definitivamente, graas performance do Sporting de Domingos, do Besiktas de Carvalhal e do Lokomotiv Moscovo de Couceiro. A estes trs tcnicos, h que juntar ainda Vtor Pereira, que leva o FC Porto aos 16 avos-de-final da Liga Europa, vindo da Champions. Na Liga Europa, a Lazio , para j, a nica equipa comandada por um italiano com uma vaga assegurada nos 16 avos-de-final (a Udinese tambm est perto de o conseguir, no Grupo I). Nesta competio, porm, reina a Holanda, com quatro tcnicos (PSV Eindhoven, AZ, Twente, Schalke 04) e um quinto em perspectiva (Salzburgo). Ainda que possam ser os "campees" da Liga Europa neste duelo particular - ex-aequo com Portugal -, os holandeses no tm representantes na Champions.

48

N 119 - Ano 6 19 Dezembro 2011

CONTRACAPA
O deputado de quatro patas!
Ser que verdade ou uma mera coincidncia? Estava eu a 'pensar de que'... Vejam bem! O meu co dorme em mdia 20 horas por dia. Doulhe toda a comida preparada. Pode comer qualquer coisa quando lhe apetea. A comida -lhe dada sem custo. Vai ao veterinrio uma vez por ano, ou quando necessrio, sempre que algum mal lhe acontece. E, por isso, no paga nada e nada lhe pedido em troca. Mora numa zona central, com boa vizinhana e numa casa que muito maior do que ele necessita, mas no precisa limpar nada. Sempre que faz borrada, algum vem atrs e limpa. Escolhe os melhores lugares da casa para fazer a sua soneca e ocupa o seu espao sem qualquer custo. Vive que nem um rei, sem que isso lhe acarrete qualquer despesa extra. Todos os seus custos so pagos por outras pessoas que tm de sair de casa para ganhar e fazer pela vida todos os dias. Isto faz-me pensar e, ser verdade ou mera coincidncia? E de repente, fez-se luz! Encontrei a pea do 'puzzle' que me faltava... raios me partam!!!... O meu co mesmo um verdadeiro deputado!!!..."
PUB

Desde que Alex Loudon terminou a relao com Pippa Middleton, em Novembro, todas as semanas surgem novos rumores em torno da vida amorosa da irm da duquesa de Cambridge. Se no incio a imprensa noticiou que o namoro tinha acabado porque a famlia de Loudon no considerava Pippa um "bom partido", a revista 'In Touch' garante agora que o relacionamento chegou ao fim porque a irm de Kate Middleton se envolveu com um homem casado. O homem em questo Ben Goldsmith, um empresrio de 31 anos e pai de trs filhos. Pippa, de 28 anos, ter conhecido o seu novo amor em Outubro, numa festa. "O caso com Ben Goldsmith ter sido o motivo do fim do namoro com Alex. Pippa e Ben telefonam um ao outro constantemente, trocam mensagens e jantam juntos muitas vezes", assegurou uma fonte prxima revista 'In Touch'. O casamento do empresrio com Kate Emma Rothschild estar em crise "h j algum tempo". Ainda segundo a publicao, Kate Middleton ter ficado "furiosa" com este novo romance da irm e ter-lhe- mesmo pedido para terminar o caso.
PUB

PIPPA MIDLETON ENVOLVIDA COM HOMEM CASADO

Potrebbero piacerti anche