Sei sulla pagina 1di 9

Crianas, sons e msicas: trajetrias e territrios do fazer musical da infncia Teca Alencar de Brito tecamusica@yahoo.com.

br

Resumo

O presente artigo tece algumas consideraes acerca das relaes das crianas com sons e msicas. Considerando a msica como manifestao da conscincia e uma das formas de relao que o ser humano estabelece com o seu ambiente, proponho pensar no jogo musical infantil sob o prisma da singularidade que caracteriza a infncia, de um lado, e cada criana, de outro. Tomando de emprstimo conceitos vindos da filosofia de Deleuze e Guattari, relaciono o modo musical da criana ao modo menor deleuziano, na integrao de fazer e pensar, na congruncia de suas ideias de msica, que escapam, ainda, ao modo maior dominante, da msica estabilizada da cultura, do adulto, enfim. Em sintonia com o conceito de sonoridade apresentado por Pierre Schaeffer, o texto defende que o beb e a criana priorizam a produo de sonoridades, em oposio musicalidade que migra das notas do pentagrama para a realizao sonora, ainda segundo Schaeffer. Do impreciso ao preciso, o fazer musical da infncia migra em direo a territrios de estabilidades, percurso que deve ser acompanhado por um educador companheiro, que partilhe experincias, exploraes de possibilidades, que estimule o pensar, o criar, o intuir. Concluindo, o trabalho em questo aponta a necessidade de ampliar as ideias de msica para compartilhar a singularidade do jogo musical de cada criana.

Palavras chave: fazer musical, infncia, singularidade.

Introduo

Como uma das formas de relao que o ser humano estabelece com seu ambiente e como acontecimento que se atualiza no contnuo tempo/espao, a msica confere significados (de ordens diversas) s vibraes que o corpo percebe e transforma (pela escuta, pelo tato, pelo contato, enfim...). Tais significados

esto sintonizados com os diversos e singulares modos de perceber e simbolizar o mundo prprios a cada ser humano, em cada fase de seu viver, j que a msica uma das formas de manifestao da conscincia que, interrelacionando os mundos interno e

externo, se reorganiza contnua e dinamicamente, a exemplo do que ocorre com o todo constitutivo dos seres humanos.

Perceber movimentos e vibraes como sons, conferindo-lhes sentidos e significados, reafirma o estado de interao entre sistemas (seres humanos natureza cultura), bem como o estado de interdependncia entre sujeito e objeto, entre corpo e ambiente. Corpo que percebe, reage, relaciona, cria, produz [...] (BRITO, 2007, P.17)

As tantas funes e os muitos sentidos atribudos ao fazer musical dialogam com variados modos de produo e de recepo, os quais incluem os materiais sonoros disponveis, bem como, os meios propiciadores e facilitadores de seu acontecimento. Fazer musical, por sua vez, entendido como o contato entre a realizao acstica de um enunciado musical e seu receptor, seja este algum que cante, componha, dance ou simplesmente oua (FERRAZ, 1994, p.18). A concepo ou ideia de msica acima apresentada pode ser estendida e aplicada aos distintos modos, nveis, graus de imerso e complexidade prprios aos acontecimentos musicais. Alm do que, para alm do sistema tonal ocidental, coexistem modos distintos de pensar, de fazer e significar a atividade musical e nesse sentido essencial incluir e considerar as trajetrias e os territrios musicais da infncia, que se transformam dinamicamente, em contextos educativos ou no, vale lembrar. Cada criana reconstroi a ideia da msica como parte de seu exerccio de interao com o mundo e de sua caracterstica de viver na linguagem (MATURANA, 1997) - simblica, expressiva e reflexivamente. Assim sendo, a percepo, a apreenso e o relacionamento com o sonoro e musical no curso da infncia revelam modos de perceber, apreender e se relacionar com o mundo, em sua integralidade.

Trajetrias e territrios do fazer musical infantil

A criana - dotada de percepes, pensamentos e modos de ser prprios vive em um dinmico e contnuo fluxo de transformaes: acrscimos de complexidade comumente chamados de desenvolvimento (Thelen, 1998). A insero na sociedade, bem como os processos de formao ou de educao, em seus muitos domnios, oportunizam situaes que favorecem mudanas relacionadas ao contato consigo e com

o outro, s normas sociais que incluem os modos de conviver, ao conjunto de saberes culturais, aos domnios da arte etc. Neste jogo dialtico e dialgico emergem territorializaes e desterritorializaes que criam tramas geradoras de acrscimo de complexidade nos muitos domnios (motor, cognitivo, emocional, esttico etc...). A realizao musical da infncia agrega o pensar, elaborado e reelaborado continuamente. Assim sendo, a maneira como uma criana entende e confere valor ao acontecimento musical aos quatro anos ou aos oito, para exemplificar, revela o todo de sua conscincia e tambm o modo como se d o jogo de interao com sons e msicas. Em movimento dinmico, ento, as vivncias musicais se transformam em complexidade, sobretudo quando ocorrem planos de formao musical orientada, obviamente. E quando falo em vivncia, importante frisar, valho-me do conceito no sentido proposto pelo msico e educador alemo Hans-Joachim Koellreutter (19152005), o qual implica em integrar prtica e reflexo, no mbito, ento, da efetiva interao entre fazer e pensar (conectando, no caso das vivncias musicais, um conjunto de acontecimentos que envolvem perceber, escutar, improvisar, reproduzir, compor, registrar, cantar, construir instrumentos, elaborar conceitos e, enfim, o todo constitutivo do fazer musical). Minha longa convivncia com crianas1 para juntos fazermos msica, despertou e amadureceu o desejo de capturar aquilo que escapa ao territrio oficial do adulto - e que singulariza seus modos musicais, ou seja, suas ideias de msica. Ideias que, na integrao entre fazer e pensar, tambm revelam ideias de ser e viver neste mundo. Escutando e respeitando a maneira como elas cantam, tocam, criam e repetem msicas, assim como, seus processos singulares de elaborao de conceitos, suas opinies, seus anseios, temores etc, migrei, no decorrer de minha trajetria como educadora, para um outro lugar: lugar onde emergiu, ao invs da professora pronta para ensinar, uma companheira disposta a compartilhar, trocar, aprender e ensinar. Disposta a colaborar no sentido de criar e fortalecer crculos de convivncia nos quais todos se tornem autores da histria musical que sonorizada coletivamente (como o caminho traado ao caminhar, lembrando o poeta espanhol Antonio Machado).

Dedico-me educao musical h mais de trs dcadas, sendo que nos ltimos 25 anos trabalhei com grupos de musicalizao com crianas (a partir de trs anos) e adolescentes, na Teca Oficina de Msica, em Pinheiros, SP.

Em tais ambientes eu pude me acercar mais profundamente do pensamento musical das crianas com quem trabalhei e trabalho, o que no s favoreceu a transformao qualitativa de minha interao musical com elas, como aumentou minha paixo e encantamento pela infncia, pela msica e pelo fazer musical da infncia.

Crianas so seres brincantes, musicais, receptivos energia que emana das foras sonoras. Conectando a escuta (do entorno, de sonoridades e obras musicais diversas) e os gestos produtores de sons vocais, corporais ou com materiais diversos -, o fazer musical infantil integra uma gama de possibilidades: cantar, tocar, movimentar-se, desenhar e registrar sons, improvisar etc. Se caractersticas que marcam cada etapa do

desenvolvimento tendem a padronizar as condutas musicais, necessrio considerar a presena dos rudos, ou seja, das interferncias que singularizam cada percurso. (BRITO, 2009, p.12-13)

O fazer musical infantil atualiza-se por meio de um jogo dialogal entre as estruturas internas emergentes e os sistemas musicais do meio externo. No jogo de construo dos planos de organizao musical das crianas, o modelo da cultura territorializa uma espcie de modo oficial que captura e maioriza, a cada vez, a msica da infncia. Usando o termo maioriza, aludo aos conceitos de maior e menor propostos pelos filsofos franceses Gilles Deleuze (1925-1995) e Flix Guattari (19301992) a partir do conceito de literatura menor, criado como um dispositivo para analisar a obra de Franz Kafka. Proibido de escrever em seu idioma, o escritor tcheco criou um idioma margem, uma mquina de resistncia ao controle por operar uma subverso da lngua alem, da qual [...] se apropriou. (BRITO, 2007, p.257).

Uma literatura menor no a de uma lngua menor, mas antes a que uma minoria faz em uma lngua maior. No entanto, a primeira caracterstica , de qualquer modo, que a lngua a modificada por um forte coeficiente de desterritorializao. BRITO, 2008, p.257) I (DELEUZE e GUATTARI apud

A ramificao poltica apontada como uma segunda caracterstica da literatura menor, indicando a atitude de desafio e resistncia ao controle, enquanto que o valor coletivo corresponde terceira caracterstica, como nos explica o filsofo e educador Slvio Gallo (2003), propondo um deslocamento do conceito para o territrio da Educao. Ele sugeriu que educao menor corresponderiam os investimentos em processos comprometidos com a busca de singularizao e com valores libertrios enquanto que a educao maior, por sua vez, seria aquela instituda e que quer instituir-se, fazer-se presente, fazer-se acontecer (GALLO apud BRITO, 2007, p.257). Cometendo outro roubo, desloquei o conceito de menor para os planos da msica e da educao musical sugerindo que a criana vive um modo menor de fazer e significar a atividade musical, modo que guarda relaes, evidentemente, com o modo maior do adulto, dos sistemas musicais estabilizados na cultura, repetidos pela mdia, pelas instituies etc. O modo menor da criana capturado pelo maior no jogo da convivncia, da aprendizagem, do contnuo e dinmico transformar que caracteriza o ser humano.

A reinveno da Msica
Fazendo msica as crianas no apenas sonorizam percepes, pensamentos, sentimentos..., como reproduzem, numa espcie de faz-de-conta, os modelos que observam e assimilam. comum escut-las inventando canes, bem como imitando gestos, toques e sons de instrumentos musicais (com ou sem materiais mo), atitudes que no se restringem s crianas que tm aulas de msica, prprias aos modos de expressar e brincar infantis. [...] As crianas cantam ou tocam sem se preocuparem com regras, estilos, ou mesmo, com a permanncia do que fazem. Na interao com o ambiente, entretanto, emergem mudanas contnuas que agregam, ao fazer musical, variveis, possibilidades,

condies, novos conhecimentos, mas tambm, limitaes decorrentes de territorializaes que tendem a maiorizar os modos de fazer e considerar a msica. (BRITO, 2007, p.6970)

A relao com o espao-tempo tambm se reflete no modo musical da criana, pois como j apontou Koellreutter (BRITO, 2001), a conscincia espao-temporal um elemento de fundamental importncia no que concerne realizao musical. E se a autonomia corporal, que inclui o controle e o domnio de movimentos, gestos e aes, questo de primeira ordem no chamado desenvolvimento humano, podemos constatar que no que tange produo sonora infantil, a explorao e a produo de gestos so prioridades em meio ao conjunto de aspectos que integram a relao com o sonoro e musical.
A garatuja sonora do beb e da criana pequena sintonizase com o modo como ela explora os materiais sonoros que tem em mos, com a explorao de sons vocais com que se entretm por longos perodos, sem que importe o resultado e sem que o uso de regras gramaticais dessa linguagem faa o menor sentido, como, alis, s poderia ser. Importa explorar os materiais, imitar a ao, nessa fase que o pedagogo e pesquisador musical ingls Keith Swanwick chama de manipulativa, com nfase na explorao dos materiais, e que, para Franois Delalande, corresponde ao perodo de explorao sensrio-motora, ambos apoiando-se nas

pesquisas de Jean Piaget (BRITO, 2003, p.43).

na integrao entre o gesto e a escuta, dois aspectos de crucial importncia quando pensamos no acontecimento musical, que bebs e crianas transformam suas experincias sonoro-musicais. Quando um beb emite sons vocais, como exemplo, ele explora movimentos e possibilidades diversas e em nveis compatveis com seu momento enquanto ser humano, transformando, pela ao da escuta, as qualidades de seus gestos e impulsionando suas pesquisas para outros territrios. O mesmo ocorre com relao manipulao de materiais. Assim sendo, o fato que ele interage com o sonoro com a complexidade prpria a seu modo de ser e de se relacionar com o mundo. (BRITO, 2007, p.82) Considero, ento, que as diferenas entre as experincias vocais ou instrumentais de bebs e crianas e a improvisao ou interpretao musical realizada por msicos residem nos distintos graus de complexidade envolvidos em tais produes. No entanto, cabe perguntar:

Seria mais msica uma melodia simples, de trs ou cinco notas, que uma criana repete no piano que recm comeou a estudar ou as improvisaes livres que ela realiza quando pode demarcar seu territrio com liberdade? O que define a msica o sistema que lhe organiza ou as foras sonoras que emanam de gestos, fundando tempos e espaos? Seria msica apenas aquela que se orienta pela ordenao das notas musicais ou tambm aquela que prima pela produo de sonoridades? Msica das notas ou das sonoridades? (BRITO, 2007, p.83)

Msica das notas ou das sonoridades?

Tal indagao repete proposies do msico e engenheiro francs Pierre Schaeffer (1910-1995) que apresenta os conceitos de sonoridade e de musicalidade ao tratar da emergncia da msica concreta e da consequente necessidade de rever posturas e procedimentos estticos. musicalidade corresponderiam os preceitos estticos da msica tradicional europeia, que da abstrao das notas musicais escritas chega ao som, enquanto que sonoridade corresponderia o ambiente da msica concreta, na retomada do sonoro como ponto de partida e de chegada do musical. No mais o caminho que vai do papel para o som, mas o contato direto com o objeto sonoro, conceito que no deve ser confundido com o material produtor do som. Em minhas observaes e reflexes acerca do modo musical das crianas, percebi sintonia com as colocaes schaefferianas: a busca de sonoridades vem em primeiro lugar, migrando para a msica das notas musicais, da musicalidade proposta por Schaeffer, que implica tambm na preciso de alturas e duraes, nos contornos definidos, nas regras que vo se tornando mais e mais estritas. E se a esttica da preciso dominante quando pensamos no pensamento musical ocidental, preciso respeitar, conviver e, principalmente, aceitar como legtimo e musical as maneiras como as crianas transformam em sons suas percepes, sensaes e pensamentos. As muitas maneiras como elas produzem qualidades sonoras. Nesse sentido, preciso que o espao da educao musical no tenha como ideia de msica apenas aquela que concerne musicalidade schaefferiana, ou seja, esttica da msica tonal tradicional.

Para as crianas, fazer msica uma questo de vontade, de desejo, de conquista. E como potncia de vontade que a tcnica, o detalhamento, os ganhos de complexidade e, consequentemente, de aproximao com a msica maior deve acontecer. Da apreenso intuitiva emergem delimitaes, territorializaes, regras e sistemas estabelecidos e estabilizados, que transformam o conhecimento musical e o aproximam do modo maior, no sentido apresentado anteriormente neste artigo. essencial, no entanto, que o fazer musical mantenha e assegure a integrao corpo/mente, sensao, intuio, razo, emoo etc, atualizando-se como experincia de ordem do sensvel, da dimenso esttica que caracteriza o humano na cultura. essencial tambm que a experincia musical seja territrio para o criar, para a repetio do diferente, para a singularidade que caracteriza e valoriza cada ser. So muitas as escutas e as msicas da msica e me parece que captur-las constitui o verdadeiro jogo. Jogo da singularidade de cada ser humano, jogo do msico, jogo do educador. Jogo musical, enfim.

Bibliografia

BRITO, Teca Alencar de. educao musical.

Koellreutter educador: o humano como objetivo da

So Paulo: Editora Fundao Peirpolis, 2001. ____________. Msica na educao infantil: propostas para a formao integral da criana, So Paulo: Editora Fundao Peirpolis, 2003 _____________. Criar e comunicar um novo mundo: as idias de msica de H-J Koellreutter, Dissertao de Mestrado, Programa de Comunicao e Semitica, PUC/SP, 2004. _________________. Por uma educao musical do Pensamento: novas estratgias de comunicao. Tese de Doutorado. Programa de Comunicao e Semitica, PUC/SP, 2007. DELALANDE, Franois. La musique est un jeu denfants. Paris: ditions Buchet/Chastel, 1984. DELEUZE, Gilles e GUATARI, Flix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977. _______________________. O que a filosofia?; traduo de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muoz Rio de Janeiro: Ed.34, 288 p. (Coleo TRANS), 1992

FERRAZ, Slvio. Elementos para uma anlise do dinamismo musical in: KATER< Carlos (org.). Cadernos de Estudo/Anlise Musical n 6/7. So Paulo: Atravez, 1994. GALLO, Slvio. Deleuze & a Educao. Belo Horizonte: Ed.Autntica, 2003. SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales.traduo espanhola de Araceli Cabezn de Diego. Madrid; Alianza Msica, 1988. THELEN, Esther e SMITH, Linda B. A dynamic systems approach to the development of cognition and action; 3 edition. Cambridge: The MIT Press (A Bradford Book), 1998.

Sobre a autora Prof. Dra. Teca Alencar de Brito- Doutora e Mestre em Comunicao e Semitica pela PUC-SP. Bacharel em ano, licenciatura e educao artstica com habilitao em msica, na USP. Criou h 24 anos a TECA-Oficina de Msica, ncleo de educao musical em So Paulo. Autora de livros e artigos na rea. Produziu 6 CDs documentando o trabalho musical desenvolvido com crianas e adolescentes.

Potrebbero piacerti anche