Sei sulla pagina 1di 4

Calnia / Injria / Difamao

Criana vtima Calnia/Difamao Roubo de dados Intimao/e-mails de cobrana Delegacias Cibercrimes

A SaferNet Brasil s pode encaminhar s autoridades competentes as denncias de crimes contra os Direitos Humanos cuja ao penal seja pblica e incondicionada representao. Por isso a SaferNet s recebe por meio da Central de Denncias os casos de Pornografia Infantil, Racismo, Homofobia, Xenofobia, Apologia e incitao a crimes contra a vida e Neo Nazismo. Os crimes de:

Ameaa (art. 147 do Cdigo Penal); Calnia (art. 138 do Cdigo Penal); Difamao (art. 139 do Cdigo Penal); Injria (art. 140 do Cdigo Penal); Falsa Identidade (art.307 do Cdigo Penal);

dependem, por determinao legal, de queixa realizada pela prpria vtima. Estes crimes, mesmo cometidos pela Internet, devem ser denunciados pela vtima na delegacia mais prxima da residncia dela ou em uma delegacia especializada em crimes cibernticos. Apesar de no receber denncias destes crimes, a SaferNet sugere as seguintes orientaes para ajudar as vtimas nestes casos:

1. Preserve todas as provas


Imprima e salve:

o contedo das pginas ou "o dilogo" do(s) suspeito(s) em salas de bate-papo, mensagens de correio eletrnico (e-mail) ofensivas. necessrio guardar tambm os cabealhos das mensagens; Preserve as provas em algum tipo de mdia protegida contra alterao, como um CD-R ou DVD-R; Todas essas provas ajudam como fonte de informao para a investigao da polcia;

No entanto, essas provas no valem em juzo, pois carece de f pblica. Uma alternativa ir a um cartrio e fazer uma declarao de f pblica de que o crime em questo existiu, ou lavrar uma Ata Notarial do contedo ilegal/ofensivo. Esses procedimentos so necessrios porque, como a Internet dinmica, as informaes podem ser tiradas do ar ou removidas para outro endereo a qualquer momento.

No esquea: A preservao das provas fundamental. J houve casos de a Justia brasileira ter responsabilizado internautas que no guardaram registros do crime on-line do qual foram vtimas. Voltar ao incio

2. Procure a Delegacia de Polcia


De posse das provas, procure a Delegacia de Polcia Civil mais prxima do local de residncia da vtima e registre a ocorrncia. Voc tambm pode ir a uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernticos.

3. Solicite a remoo do contedo ilegal e/ou ofensivo


Para fazer esta solicitao, envie uma Carta Registrada para o prestador do servio de contedo na Internet, que deve preservar todas as provas da materialidade e os indcios de autoria do(s) crime(s). Confira modelo de carta sugerido pela SaferNet Brasil.

Entenda a diferena entre os tipos de crime na Internet

Ameaa (art. 147 do Cdigo Penal):


- Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico - Somente procede mediante representao.

Calnia (art. 138 do Cdigo Penal):


- Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 - punvel a calnia contra os mortos.

Difamao (art. 139 do Cdigo Penal);


- Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa.

Injria (art. 140 do Cdigo Penal):

- Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. 1 - O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria; II - no caso de retorso imediata, que consista em outra injria. 2 - Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. 3o Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes raa, cor, etnia, religio, origem ou condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia: (Redao dada pela Lei n 10.741, de 2003) Pena - recluso de um a trs anos e multa. (Includo pela Lei n 9.459, de 1997)

Falsa Identidade (art.307 do Cdigo Penal):


- Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito prprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

A ao penal, no casos de Calnia, Difamao e Injria na Internet, privada ou pblica condicionada representao, e depende, por determinao legal, do registro de uma queixa-crime que deve ser formalizada perante uma autoridade policial. Entenda a diferena entre os tipos de ao penal: Privada: quando a lei confere somente e *exclusivamente* vtima a legitimidade para a propositura da ao penal. Normalmente, em tais casos a existncia da ao criminal diz respeito to somente pessoa da vtima. Entre os crimes de ao penal privada que demandam o comparecimento a uma delegacia de polcia ou juizado especial criminal esto: crimes contra a honra: injria, calnia, difamao. Pblica incondicionada: quando somente o representante do Estado, o Ministrio Pblico, pode intentar a ao penal independentemente da manifestao de vontade de quem quer que seja. Para tanto, basta haver indcios suficientes de autoria e prova da materialidade do(s) crime(s). o caso de todos os crimes contra os Direitos Humanos, objetos de denncias annimas recebidas pela SaferNet Brasil.

Pblica condicionada representao: quando o Ministrio Pblico possui legitimidade para intentar a ao penal somente aps a permisso expressa da vtima. Tal previso legal existe para proteger a imagem e a vtima pois, em determinados casos, poder existir demasiada exposio. Exemplos: crime de ameaa e corrupo de menores. Voltar ao incio

Potrebbero piacerti anche