Sei sulla pagina 1di 28

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO DEPARTAMENTO DE MATEMTICA, ESTATSTICA E INFORMTICA

INTRODUO AO ESTUDO DE GEOMETRIA E FUNES

Prof. Dnd. Emerson B. Gomes


Santa Brbara 2012

CAPTULO I

Um pretexto inicial...
Sabemos que a Geometria est presente em diferentes campos da vida humana, seja nas construes, nos elementos da natureza ou nos objetos que utilizamos. Por este motivo, os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e pesquisadores da rea da Educao Matemtica (GLVEZ, 1996; SANTAL, 1996), de modo geral, recomendam que a escola proporcione s crianas o acesso a esse conhecimento, visando compreenso e interao das mesmas com o mundo em que vivem. (VASCONCELLOS, 2005: 1)

Que concluses podemos tecer sobre esse discurso?

Questes estruturantes...

O que Geometria?
Histria e conceitos

A Matemtica surgiu de necessidades bsicas, em especial da necessidade econmica de contabilizar diversos tipos de objetos. De forma semelhante, a origem da geometria (do grego geo = terra + metria = medida, ou seja, "medir terra") est intimamente ligada necessidade de melhorar o sistema de arrecadao de impostos de reas rurais, e foram os antigos egpcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.

Existe uma ou vrias Geometrias?

Subdivises da Geometria
Com o passar dos sculos a compreenso inicial sobre a Geometria foi se modificando, surgindo assim diversas ramificaes, das quais nos interessam, a saber: Geometria Euclidiana; Geometria Descritiva; Geometria Projetiva; Geometria Analtica; Geometria Topolgica; Geometria Fractal.
3

Geometria Euclidiana

Geometria Euclidiana a geometria sobre planos ou objetos em trs dimenses baseados nos postulados de Euclides de Alexandria. Em matemtica, linhas retas ou planos que permanecem sempre a uma distncia fixa uns dos outros independentemente do seu comprimento. Este um princpio da geometria euclidiana. Algumas geometrias no euclidianas, como a geometria elptica e hiperblica, no entanto, rejeitam o axioma do paralelismo de Euclides. Os postulados de Euclides so: 1. Dados dois pontos, h um segmento de reta que os une;

2. Um segmento de reta pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta;

3. Dados um ponto qualquer e uma distncia qualquer pode-se construir um crculo de centro naquele ponto e com raio igual distncia dada;

4. Todos os ngulos retos so iguais; Em especial, o quinto postulado de Euclides:


4

5. Postulado de Euclides "Se uma linha reta cai em duas linhas retas de forma a que os dois ngulos internos de um mesmo lado sejam (em conjunto, ou soma) menores que dois ngulos retos, ento as duas linhas retas, se forem prolongadas indefinidamente, encontram-se num ponto no mesmo lado em que os dois ngulos so menores que dois ngulos retos."

Algumas Consequncias do 5 Postulado de Euclides so: Paralelismo de Euclides - "H um ponto P e uma reta r no incidentes tais que no plano que definem no h mais do que uma reta incidente com P e paralela a r."

Soma das amplitudes dos ngulos internos de um tringulo "Existe um tringulo em que a soma das medidas dos ngulos igual a dois retos."

a + b + c = 2 retos (a + b + c = 180)

Os comentrios que tm sido feitos a estes postulados ao longo dos sculos encheriam um grosso volume, em particular no que respeita ao termo "continuamente" no segundo postulado e em especial no que respeita ao ltimo, chamado o postulado de paralelismo (de Euclides).

Geometria Descritiva
A geometria descritiva (tambm

chamada de geometria mongeana ou mtodo monge) um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de trs dimenses em um plano bidimensional. Esse mtodo foi desenvolvido por Gaspard Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnolgico desde sua sistematizao. Percebida sua importncia, a geometria descritiva foi tratada com ateno e considerada, no incio, uma espcie de segredo de estado. O Ensino de Geometria Descritiva tm o intuito de desenvolver a habilidade de viso espacial em ambientes tridimensionais. No entanto tm sido severamente questionada, pois sua aplicao voltada a aspectos tcnicos como em engenharia e arquitetura, e no existe funo de uso dos conceitos aprendidos no dia-a-dia. Por este fato as redes de ensino tm eliminado de suas grades a Geometria Descritiva, tendo-a substitudo por disciplinas mais condizentes com o nosso cotidiano, como o desenho artstico e ensino de softwares de modelagem tridimensional.

Geometria Projetiva
A geometria projetiva surge com as dificuldades dos artistas do Renascimento, para dar aos quadros que pintavam uma forma real dos objetos inspirados de modo que as pessoas ao olharem os identificassem sem

dificuldades.

Geometria Fractal
A geometria fractal o ramo da matemtica que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. O termo fractal vem do latim

fractus, frao, quebrado e diz respeito a figuras da geometria no-Euclidiana.


Descreve muitas situaes que no podem ser explicadas facilmente pela geometria clssica, e foram aplicadas em cincia, tecnologia e arte gerada por computador. As razes conceituais dos fractais remontam a tentativas de
7

medir o tamanho de objetos para os quais as definies tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.

Geometria Analtica

A Geometria Analtica foi concebida por Ren Descartes. Aliando a lgebra Geometria, ela possibilita o estudo das figuras geomtricas, associando-as a um sistema de coordenadas. Desse modo, as figuras podem ser representadas por pares ordenados,

equaes ou inequaes.

Topologia
Topologia (do grego topos, "lugar", e logos, "estudo") o ramo da matemtica que estuda os espaos topolgicos, sendo considerado uma extenso da geometria.

A palavra topologia usada tanto para descrever essa rea de estudos quanto para designar uma famlia de conjuntos (conjuntos abertos), que so utilizados para definir o conceito bsico da teoria, o espao topolgico. Uma classe de funes particurlamente importante no estudo dos espaos topolgicos so funes conhecidas como homeomorfismos. Elas so as funes que preservam a "estrutura topolgica" do seus espaos, assim se entre dois espaos existe um homeomorfismo ento eles so topologicamente indistinguveis. Os elementos bsicos que nos dizem respeito na disciplinarizao da topologia nas sries iniciais so as noes de: Vizinhana; Contorno; Ordem; Separao; Continuidade.

O que necessrio ensinar sobre Geometria?

O que dizem os referenciais...


As Matrizes de Referncia de Matemtica, que tm por diretriz os Parmetros Curriculares Nacionais, devem ser apresentadas em duas dimenses. Em uma dimenso devem ser expressos os temas relacionados a cada rea do conhecimento e, em outra, devem ser descritas as habilidades a serem
9

desenvolvidas ao longo de cada ciclo, e que resultam nos descritores avaliativos dos testes nacionais. Dentre os quatro temas da Matriz de Matemtica nos interessa nesse curso o de nome Espao e Forma.

E o que so os descritores?...
Os descritores constituem os objetivos e metas a serem alcanados em nvel de desenvolvimento de competncias e habilidades. Para o tema Espao e Forma nas sries iniciais, temos: D1 Identificar a localizao/movimento de objetos em mapas, croquis e outras representaes grficas; D2 Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificaes; D3 Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais pelo nmero de lados e pelos tipos de ngulos; D4 Identificar quadrilteros observando as posies relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares); D5 Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos lados do permetro, da rea em ampliao e/ou reduo de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

Agora voc!
Com base no que foi apresentado e em suas experincias, desenvolva uma atividade que cumpra um dos Descritores do tema Espao e Forma. Descreva a atividade, seu objetivo, recursos necessrios e faixa etria do pblico a ser atendido.

10

CAPTULO II

Introduzindo conceitos bsicos de formas geomtricas por meio do Tangram

A lenda do Tangram
Diz a lenda que um sbio chins deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sbio tropeou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaos geometricamente perfeitos. Eis que o sbio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura. Depois de muito tentar, ele, finalmente, conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaos representariam as sete virtudes chinesas, onde uma delas, com certeza seria a pacincia. O sbio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangram.

Agora voc!
A lenda do tangram certamente uma estria fantasiosa, mas o jogo sem dvida uma grande descoberta. Segundo pesquisadores se podem construir at
11

1700 figuras com as sete peas do Tangram. Para conhecermos um pouco mais as potencialidades desse instrumento, vamos confeccionar o nosso? 1 Passo - Construir o molde O molde dever ser construdo em papel A4 utilizando-se dobraduras para transform-lo em um quadrado perfeito considerando que o Tangram em sua forma de origem constitui-se num quadrado. As dobraduras sero efetuadas durante todo o processo de construo do molde como vemos nas fotos a seguir: i. Sobrepomos um dos lados menores sobre um dos lados maiores (fig. 1) do papel A4 visto que ele um retngulo e depois o vincamos (fig. 2)

(fig. 1) ii. Cortamos o excedente do papel com tesoura ou estilete, ou ainda, fazemos uma dobradura e a rasgamos na falta de um instrumento cortante (fig. 3).

(fig. 2)

(fig. 3) iii. Utilizamos a marca da dobradura para traar uma linha com rgua e caneta ou lpis (fig. 4).

(fig. 4).

12

iv.

Dobramos o lado oposto da primeira dobradura de forma que as duas marcas formem uma cruz perfeita (fig. 5). Em seguida, traamos uma linha tambm na marca da dobradura de uma das pontas at o centro (encontro das dobraduras) surgindo assim, os dois tringulos maiores (fig. 6).

(fig. 5) v.

(fig. 6)

Em seguida, colocamos o vrtice oposto ao da ultima linha traada (fig. 7) exatamente no centro do molde dando origem a uma reta paralela a primeira (fig. 8), construindo desta forma, o tringulo mdio do nosso tangram sem deixar de desenh-lo (fig. 9).

(fig. 7) vi. Aproveitando desenhada (do a segunda ao

(fig. 8) linha centro),

(fig. 9)

vrtice

damos sequncia do centro at a paralela menor, desta forma: (fig. 10)


13

vii.

Para criar o quadrado pequeno contido no tangram, dobramos uma das pontas que contm a primeira reta at ao centro e marcamos a dobradura no espao entre as duas linhas paralelas sempre desenhando a reta na marca da dobradura. Com esse procedimento conseguimos o quadrado e um tringulo pequeno (fig. 11 e 12). Veja:

(fig. 11) viii.

(fig. 12)

Enfim, a ltima dobradura com a qual conseguiremos as duas ltimas peas. Vale ressaltar que quando a reta paralela reta central foi traada, ela incidiu justamente no ponto mdio de dois lados do quadrado. Ento, podemos levar esse ponto mdio exatamente ao centro e traar um segmento de reta paralelo ao lado do quadrado (tangram) dentro do espao entre a linha central e a paralela ela conseguindo assim, um segundo tringulo pequeno congruente ao terceiro e um paralelogramo. Neste momento surgem todas as peas do tangram (fig. 13, 14 e 15).

(fig. 13)

(fig. 14)

(fig. 15)

14

ix.

Enfim, o molde do tangram est pronto para ser colado em outro material. Nossa sugesto papel carto ou papelo. (fig. 16) (fig. 16)

2 Passo - Construir o tangram usando o molde i. ii. Colamos o molde no verso do papel (se for colorido). Em seguida cortamos o tangram de acordo com as linhas desenhadas. Pronto, podemos brincar!

Atividades

1) Com as peas do tangram monte figuras livres. 2) Reproduza as figuras abaixo com seu tangram;

15

3) Tente descobrir com que peas foram montadas as figuras abaixo:

4) Depois de discutir sobre as formas das figuras da atividade anterior, classifique-as em convexas e no-convexas. 5) Depois de discutir sobre as formas das peas que constituem o tangram, classifique-as em Trilteros e quadrilteros. 6) Desafiamos que voc monte um quadrado usando: a) Duas peas; b) Trs peas; c) Sete peas. 7) Desafiamos que voc monte um tringulo usando: a) Duas peas; b) Trs peas; c) Cinco peas; d) Sete peas.

16

CAPTULO III

Introduzindo conceitos bsicos de formas geomtricas por meio de dobraduras

O Origami
Origami (do japons: , de oru, "dobrar", e kami, "papel") a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representaes de determinados seres ou objetos com as dobras geomtricas de uma pea de papel, sem cort-la ou col-la. A origem exata do origami desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido como uma decorrncia natural da inveno e divulgao do papel, e ainda segundo alguns pesquisadores est relacionada com um costume ou crena religiosa de pocas passadas. Os origamis de origem ocidental apresentavam as formas geomtricas como caracterstica predominante, enquanto que as do Japo sempre foram mais figurativas, ou seja, imitando formas de animais, pessoas, flores, etc. Por este motivo em uma determinada poca o origami foi bastante criticado, pois se acreditava que era uma arte imitativa, mas s com o tempo que se provou o contrrio. Acreditamos que utilizar desta arte milenar na sala de aula poder fazer grande diferena, enriquecendo a aula e tornando a aprendizagem mais interessante e mais divertida.

17

Agora voc!
Recorte dezenas de fichas quadradas de papel lustroso ou de revistas ou de panfletos com medidas de 12 centmetros de lado. Observe que ainda no trabalhamos medida, assim, com os alunos recomendvel que j leve as fichas recortadas para a sala de aula ou recomende que faam do mesmo tamanho de uma ficha tomada por referncia. Depois de confeccionadas suas fichas, siga os 12 encaminhamentos a seguir:

1) Tome uma ficha de 12cm x12 cm.

2) Dobre horizontalmente ao meio.

3) Dobre cada metade horizontalmente...

ao

meio

4) ...obtendo a seguinte forma.

5) Dobre a pea da ponta inferior direita trazendo-a ao centro superior.

6) Gire a pea 180 e faa o mesmo na outra ponta.

18

7) Dobre a aba interna para dentro...

8) ... e introduza dobradura.

a ponteira

na

9) Faa o mesmo do outro lado.

10) Dobre a ponta para a costa da pea.

11) Faa o mesmo na outra ponta e ter uma pea pronta. Obs: extremamente importante que em cada etapa se discuta com os alunos que figura geomtrica esto sendo formadas, recapitulando o aprendido com o tangram. Com outras dezenas de peas iguais a esta podemos formar diversas figuras espaciais, tais como o cubo, prismas, icosaedro estrelado e o que mais a imaginao permitir.

19

Em resumo:

Outra tcnica utiliza as seguintes dobraduras:

20

Obs: Dobre os excessos para dentro, isso permitir que voc utilize a pea como face de vrios

poliedros que poder construir


com vrias peas como essa.

Exemplos:
Hexaedro ou Cubo Icosaedro Estrelado

21

CAPTULO IV

O problema da Medida

Medir uma operao com que nos deparamos todos os dias: o engen heiro ao construir uma casa, uma dona de casa ao fazer suas compras, o agricultor ao limitar seu terreno, a costureira ao fazer um vestido etc. Como vemos, nas mais variadas circunstncias temos a necessidade de efetuar medies. O problema de medir bem antigo, segundo nos relata o historiador Herdoto (considerado o pai da histria): o rei Sestris repartiu o Egito em (cerca de 4000 mil anos atrs) em pores retangulares da terra entre a populao egpcia, com a obrigao de cada indivduo pagar um certo tributo por ano. Se algum terreno fosse diminudo pelas guas do Nilo, que o dono reclamasse ao rei, este mandaria medidores ao local saber de quanto tinha diminudo, e, conseqentemente, o tributo seria diminudo.

Mas o que significa medir?


Medir, podemos dizer, comparar duas grandezas de mesma espcie rea com rea, volume com volume, comprimento com comprimento, velocidade com velocidade, etc.

22

Atividade: Suponha que voc tem que medir a rea do hexgono abaixo.

O problema consiste em comparar a rea da figura dada com a rea de uma outra figura qualquer, que o leitor escolher. Essa figura pode ser qualquer uma (a que resolve melhor o problema); suponhamos que o leitor escolheu o tringulo eqiltero cujo lado tem o mesmo comprimento do lado do hexgono. Em seguida o leitor dever ver quantas vezes o tringulo se acha contido no hexgono, resultando um nmero (que neste caso 6)

esse nmero que chamamos de medida da grandeza (hexgono). Sendo o tringulo a grandeza tomada como termo de comparao, temos:

A 6. A
Onde:

A rea do hexgono A rea do tringulo


A grandeza que serve de termo de comparao chamada de unidade. Em resumo, para se efetuara operao de medio necessrio:

1) Estabelecer um nico termo de comparao para todas as grandezas de mesma espcie a unidade. 2) Procurar responder a pergunta quantas vezes? a fim de obter um nmero, que a medida da grandeza dada, na unidade adotada.

23

Qual a influncia da unidade na medida?

Para responder a esta pergunta, observemos a relao abaixo:

Grandeza = medida . unidade, ou em smbolos, G = m . u


Se diminuirmos u, teremos que aumentar m, a fim de conservar o produto m . u constante e igual a G, e vice-versa. No caso da medida do hexgono, tomando-se o tringulo eqiltero de mesmo lado que o hexgono resultou m = 6. Se, porm, tomarmos como unidade um tringulo menor, como mostra a figura abaixo, m aumentar.

No exemplo acima, tomamos um tringulo de rea quatro vezes menor, e m que era 6 passou a ser 4 vezes maior (m = 24). Ento tanto faz dizer que a rea do hexgono 6u ou 24u. De uma maneira geral, se uma grandeza, medida com uma unidade u, mede m, e sendo u subdividida em n partes iguais (u = u/n), a medida m ser dada m.n por (no caso anterior m.n = 24 e n = 4). n Geralmente medimos reas em metros quadrados. Tal procedimento se deve a adotar para unidade a rea de um quadrado e no tringulos com fizemos anteriormente. Esse hbito nos foi legado pelos povos da antiguidade, a citar, os egpcios que plantavam arroz e cevada em terrenos retangulares por terem verificado que o ladrilho levava vantagem como unidade de medida em substituio s espigas de arroz e de cevadas. Assim a medida do terreno retangular seria um nmero de ladrilhos. Nasce deste modo a frmula base x

altura.

24

Ex: 4 x 3 = 12 ladrilhos ou 12 metros quadrados.

Ladrilhos

Surge uma dificuldade! Nos casos anteriores, as unidades foram escolhidas de tal maneira que se achassem contidas um certo nmero (inteiro) de vezes dentro da figura que se queria medir. Isto, na prtica, s por um acaso acontece, sendo que na maioria dos casos a unidade no se contm um nmero inteiro de vezes na grandeza a medir. o que acontece no caso abaixo, onde desejamos medir o seguimento
CD adotando para unidade o segmento AB u .

Na figura notamos que AB no cabe um nmero inteiro de vezes em


CD (sobra um pedao ED ). Para resolver isso, podemos lanar mo de uma

subdiviso de AB em trs partes iguais.

A nova unidade u se achou contida em CD 10 vezes, isto ,

CD 10.u '
Assim como,

AB 3.u '
Logo,
CD 10.u ' 10 3 AB 3.u '
25

ou seja

CD

10 AB 3

Mas, 10 no divisvel por 3, isto , a razo

10 no resulta um nmero 3

inteiro. Isso nos sugere uma nova classe de nmeros, isto por reconhecermos a insuficincia dos inteiros para resolver o problema. Esta nova classe o conjunto dos nmeros racionais, que so definidos a como o conjunto de todos os nmeros da forma com a e b inteiros e b b diferente de zero.

Nmeros Racionais e Medidas de rea

Se voc tomar um quadrado de lado igual a um como unidade de rea, estar afirmando que sua rea um, e, portanto, se dividir esse quadrado em partes iguais, cada uma dessas partes ter 1/n da unidade da rea. Assim, por exemplo, quando voc divide em 3 partes iguais, cada parte mede um tero de unidade de rea.

Concluso: 1 = 3 . (1/3) ou 1 : 1/3 = 3, ou seja, 1/3 est contido 3 vezes na unidade.

Se dividirmos um lado de um quadrado unitrio em 3 partes iguais e o lado adjacente em 4 partes iguais, obteremos 12 retngulos de rea 1/12, como mostra o desenho a seguir:
26

Observe que 1/12 = (1/3).(1/4) representa a medida de rea do retngulo de dimenses 1/3 e 1/4. Alm disso, 1 : (1/12) = 12, ou seja, o quadrado unitrio contm 12 retngulos de rea 1/12 e, isto quer dizer que a medida da

rea do quadrado unitrio 12 (1/12).


Generalizando:

Se o retngulo de rea 1/p est contido exatamente p vezes no quadrado unitrio, ou seja, p(1/p) = 1, ento 1 : (1/p) = p, e o nmero p dito a medida do quadrado unitrio em relao unidade 1/p.

Agora voc!
1) Usando uma folha de papel A4 ou jornal, construa um quadrado unitrio

dividido em: a) 3 linhas e 5 colunas; b) 2 linhas e 4 colunas; c) 5 linhas e 2 colunas; d) 4 linhas e 7 colunas.

2) Tomam-se folhas de papel A4 contendo figuras geomtricas e recortes de figuras menores feitas em cartolina ou papel carto.

Fase 1 mede-se o retngulo maior tomando-se por unidade a figura recortada do retngulo;
27

Fase 2 mede-se o retngulo menor tomando-se por unidade a figura recortada do retngulo; Fase 3 mede-se o hexgono com o tringulo recortado maior; Fase 4 mede-se o hexgono com tringulo recortado. Ao final de cada medio realizar um debate sobre o observado, procurando construir a noo de medida, unidade de medida, grandeza e comensurabilidade.

3) De posse de uma folha de papel comum ou jornal, recortar duas faixas, uma grande e outra pequena. Cada pessoa deve medir o colega primeiro com a faixa grande, depois com a faixa pequena. Deve-se deixar com que os alunos meam da maneira que quiserem depois se pode discutir seus resultados e como os obtiveram. O objetivo da tarefa mostrar o que vem a ser incomensurabilidade.

4) Escolhem-se dois colegas quaisquer da sala. Pede-se a cada um que d um salto distncia. Depois se pede para um colega baixinho e outro mais alto medirem com seus passos as distncias dos saltos dos colegas (se o espao for pequeno pede-se que meam com o comprimento de seus ps). O objetivo da tarefa criar uma situao para discusso da necessidade de estabelecimento de um padro de medida para indicar o vencedor da brincadeira.

28

Potrebbero piacerti anche