Sei sulla pagina 1di 16

Manual de Instalao do Curso Informtica Instrumental

As informaes contidas no presente documento foram elaboradas pela International Syst. Qualquer dvida a respeito de seu uso ou relativa a informaes nele contidas deve ser dirigida International Syst S/A.

Belo Horizonte Av. Raja Gabglia, 4055 - Bloco A Cj. 215- Bairro Santa Lcia 30.360-370 - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 3296-9040 Fax: (31) 3296-9793

Contatos comercial@syst.com.br suporte@metasys.com.br

Portal Metasys http://www.metasys.com.br

Copyright (c) 2007 International Syst S/A. Todos os direitos reservados. Informtica Instrumental Verso 1

Sumrio
1 Instalao do CD do Curso de Informtica Instrumental...........................................5
1.1 Acessando o modo texto......................................................................................... .............5 1.2 Acessando o CD-ROM........................................................................................ ..................6 1.3 Instalando o CD Informtica Instrumental................................................................. .............6 1.4 Finalizando a Instalao................................................................................................ .......7

2 Configuraes para acessar o Curso Informtica Instrumental.................................8


2.1 Iniciando o banco MySQL do curso Informtica Instrumental....................................................8 2.2 Parando o banco MySQL do curso Informtica Instrumental......................................... .............8 2.3 - Atribuindo permisses....................................................................................... ................9 2.4 Conectando-se ao banco................................................................................... .................10 2.4.1 Mysqlcc........................................................................................... ......................11

3 Contatos..................................................................................................................16

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

ndice de Ilustraes
Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura 1 Tela do Gerenciador Metasys............................................................................5 2 Tela de login no modo texto.............................................................................5 3 Tela de Progresso da Instalao do CD Informtica Instrumental.........................7 4 Submenu do Curso Informtica Instrumental para acesso ao Banco de Dados.....10 5: Tela inicial do mysqlcc.................................................................................. ..12 6: Tela de criao de conexo com banco..............................................................13 7: cone de conexo com o banco da Barra de Ferramentas....................................14 8 Tela que ilustra exemplo de conexo estabelecida............................................15

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

ii

Instalao Instrumental

do

CD

do

Curso

de

Informtica

O CD do Curso de Informtica Instrumental deve ser instalado no Servidor Metasys Corporate. Desta maneira, ser necessrio realizar login no servidor como root e em modo texto. Nos tpicos seguintes sero descritos os passos para acessar o modo texto do servidor, montar o CD e iniciar a instalao.

1.1 Acessando o modo texto


A tela inicial do Metasys Corporate, conforme pode ser observada na figura abaixo, refere-se ao Console do Servidor Metasys. Atravs desta tela, voc poder selecionar opes diversas para gerenciar o servidor Metasys.

Figura 1 Tela do Gerenciador Metasys

Para acessar o modo texto, pressione as teclas ALT+F2. E ento, a tela de login, ilustrada abaixo, ser apresentada.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Figura 2 Tela de login no modo texto

Basta ento que voc digite root, pressione ENTER, digite a respectiva senha, e pressione ENTER novamente. Importante: O Linux faz distino entre caracteres maisculos e minsculos, portanto importante observar se o Caps Lock est ativado ao digitar o nome do usurio e sua senha para realizao de login.

1.2 Acessando o CD-ROM


preciso montar o CD-ROM para ter acesso a seu contedo. Para tanto, realize os seguintes passos:
Insira o CD no drive; Digite

mount/mnt/cdrom no modo texto; cd/mnt/cdrom, tambm no modo texto; ls.

Acesse o CD, digitando

Caso queira verificar o contedo do CD, basta digitar o comando

1.3 Instalando o CD Informtica Instrumental


Aps montar o CD-ROM e acessar o diretrio /mnt/cdrom, conforme demonstrado no item anterior, basta executar o comando ./instalar, no modo texto. E ento ser exibida uma tela informando sobre o progresso da instalao, conforme ilustrado abaixo.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Preparing...################################################## Verificandoalteraesno/etc...nenhumaalteracaoencontrada. aguardeinstalandopacoteseaplicativos Preparing...########################################### freetype############################################### menuinformaticainstrumenta########################################## fontconfig################################################## pango################################################## jackaudioconnectionkit########################################## tk################################################## tix################################################## pkgconfig##################################### perlDBI################################################## libsamplerate############################################## liblo################################################## apr################################################## aprutil################################################## ....... aguardeatualizandoosistema

Figura 3 Tela de Progresso da Instalao do CD Informtica Instrumental

Aviso: O Servidor precisa ter no mnimo 2GB de espao em disco disponvel para instalao do Informtica Instrumental. Se o espao for inferior 2GB, ser exibida uma tela de erro e o processo de instalao ser interrompido.

1.4 Finalizando a Instalao


Ao trmino da instalao, o CD poder ser retirado do drive de CD do servidor. Entretanto, antes de retir-lo necessrio desmont-lo. Para tanto, basta proceder da seguinte forma:
Saia do diretrio de montagem, caso se encontre no mesmo digitando:

cd/ ou cd..
Execute o seguinte comando para desmontar o CD:

umount/mnt/cdrom
Agora voc j pode retirar o CD.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Configuraes para acessar o Curso Informtica Instrumental


Para que os programas das estaes clientes possam a acessar o banco de dados do Curso Informtica Instrumental preciso iniciar o MySQL no servidor, atravs de comando no modo texto. O banco de dados deve ser parado ao final da aula, pois j existe uma instncia do mesmo sendo executada no Corporate. O MySQL do Informtica instrumental outra instncia, que escuta na porta 3360.

2.1 Iniciando o banco MySQL do curso Informtica Instrumental


Para iniciar a instncia do MySQL utilizada no curso de Informtica Instrumental, abra um terminal no modo texto como usurio root e realize os seguintes passos:
Digite o comando

mscli_installe pressione ENTER e ento surgir o prompt mscli_install>

Digite o seguinte comando para iniciar o MySQL:

/etc/init.d/mysqlstarte pressione ENTER


E ento ser exibido no terminal:

StartingMySQLSUCESS! mscli_install>
Para sair do ambiente

mscli_instal basta digitar o comando exit no

terminal e teclar ENTER. Ao realizar estes passos o MySQL ser iniciado na porta 3360. Se quiser verificar a porta, digite o comando abaixo no prompt:

netstattanu|grep3360
Se o banco foi iniciado com sucesso a seguinte ser exibida no terminal:

tcp

0.0.0:3360

0.0.0.0:*

LISTEN

2.2 Parando o banco MySQL do curso Informtica Instrumental


Ao trmino da aula preciso parar o banco novamente. Existem duas alternativas: (1) Deixar a tela mscli_install aberta e ao final digitar o seguinte comando:
Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1 4

mscli_install>/etc/init.d/mysqlstop
(2) Caso tenha sado do mscli_install, com o comando exit, os seguintes passos sero necessrios:

Digite o comando seguinte no terminal:

mscli_installe tecle ENTER

Surgir o prompt, conforme exibido:

mscli_install>

Digite o comando seguinte para parar o MySQL:

/etc/init.d/mysqlstop

Digite o comando seguinte para sair do prompt:

exit
Aviso: No se esquea de sair do terminal em que estava logado. Isso pode ser feito, digitando o comando logout ou o comando exit no prompt de comando.

2.3 - Atribuindo permisses


Os aplicativos no precisam ser acessados pelo mysql.sock, basta utilizar a porta de conexo Exemplo: se o nome do banco de dados no qual se quer trabalhar Escola, deve-se fazer o seguinte:
logar no mysql como usurio root

mysql -u root
executar o comando:

grant all privileges on Escola.* to usuario@'%' identified by 'senha'; onde: Escola o nome do banco de dados que se deseja acessar .* sendo todas as tabelas do banco Escola. usuario o nome do usurio (aluno ou professor) que ter acesso ao banco de dados '%' indica que o usurio ter acesso ao banco de dados em qualquer computador da rede que tenha um programa cliente mysql 'senha' a senha de login do usurio necessrio executar este procedimento para todos os usurios
Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1 5

2.4 Conectando-se ao banco


No menu de Acesso ao Curso Informtica Instrumental, existe o submenu com as opes do Banco de Dados MySQL, conforme mostra a figura abaixo.

Figura 4 Submenu do Curso Informtica Instrumental para acesso ao Banco de Dados Na opo Introduo a Banco de Dados, as seguintes alternativas de cursos de Banco de Dados podem ser acessadas:
Apostila de Introduo a Banco de Dados; DBDesigner4 Modelador de Tabelas Mysql: O Dbdesigner4 funciona

corretamente no sistema Metasys. Entretanto, no funciona para o treinamento de Informtica Instrumental pois no tem opo de conectarse a uma porta diferente de 3306, que a padro do MySQL e a porta de conexo ao banco do curso de Informtica Instrumental a 3360.
DbWrenchw Modelador de Tabelas Mysql: Possui as mesmas

funcionalidades do DBDesigner4, e pode conectar-se a outra porta diferente de 3306.


MySQL Administrator - Administrador de Banco de Dados: O MySQL

Administrator uma ferramenta desenvolvida com o propsito de facilitar as tarefas de administrar o banco de dados MySQL. Requer uma conexo com o SGBD MySQL, que ser feita utilizando o usurio root, que possui todos os privilgios do sistema. Todas as tarefas da administrao do sistema podem ser desempenhadas atravs da utilizao deste grupo de funes disponveis nas janelas da ferramenta.
Mysqlcc Centro de Controle do Mysql: Substitui, com as mesmas

funcionalidades, o MySQL Query Browser, mencionado na apostila de treinamento do curso de Informtica Instrumental.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Aviso: Este manual abranger apenas a conexo com o banco de dados. Portanto, ser utilizado o Mysqlcc Centro de Controle do Mysql.

2.4.1 Mysqlcc Mysqlcc (Centro de Controle do MySQL), um cliente independente plataforma que fornece um interface grfica ao usurio (GUI) para o servidor banco de dados MySQL. Ela suporta uso interativo, incluindo destaque sintaxe e complementao com tab. Ele fornece gerenciamento de banco dados e tabelas e permite a administrao do servidor. de de de de

Assim que o mysqlcc aberto, exibido tela para conexo ou configurao de conexo ao banco. A tela inicial do mysqlcc est apresentada a seguir.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Agora preciso criar a conexo com o banco de dados. Isto poder ser feito atravs da opo de menu File->New, ou atravs boto New da tela inicial do MySQLCC, conforme mostrado na figura abaixo.

Clique aqui para criar uma conexo com o banco de dados

Figura 5: Tela inicial do mysqlcc E ento a tela ilustrada a seguir se abrir, para que voc possa entrar com as informaes da conexo com o banco. No campo Name, defina um nome para a nova conexo, por exemplo Mysql5. No campo Hostname, informe o nome ou endereo IP do servidor Corporate. No campo User Name, informe o usurio com permisso de conectar ao banco. Para o curso de Informtica Instrumental o usurio root. No campo Password, informe a senha do usurio com permisso de conectar ao banco. Para o curso de Informtica Instrumenta a senha em branco. No campo Port, informe a porta de conexo com o banco. Para o curso de Informtica Instrumenta a porta 3360. No campo Socket File digite /var/lib/mysql/mysql.sock. Na tela ilustrada a seguir voc pode observar um exemplo de uma nova conexo com o banco para o curso de Informtica Instrumental. Aps entrar com as devidas informaes nos campos, basta clicar no boto Add para criar a nova conexo.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Clique aqui para adicionar uma nova conexo com o banco

Figura 6: Tela de criao de conexo com banco Aps ter realizado a configurao de uma nova conexo, agora s efetuar a conexo com o banco. Para tanto, basta clicar no cone de conexo da Barra de Ferramentas, conforme mostra a figura a seguir.

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

Clique aqui para conectar-se ao banco

Figura 7: cone de conexo com o banco da Barra de Ferramentas

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

10

Outra maneira de se realizar a conexo com o banco, atravs da opo de menu Action -> Connect. Quando a conexo for estabelecida com sucesso, uma tela, semelhante ilustrada abaixo, exibida.

Figura 8 Tela que ilustra exemplo de conexo estabelecida

Para encerrar conexo com banco, basta clicar no cone Disconnect da Barra de Ferramentas, conforme ilustrado abaixo.

Ou ainda, voc poder encerrar a conexo com o banco, atravs da opo de menu Action -> Disconnect.
Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1 11

3 Contatos

International Syst S/A Av. Raja Gabglia, 4055 Bloco A Cj. 215 Santa Lcia 30360-670 Belo Horizonte MG Brasil

Telefone: Fax: Home page: E-mail: Suporte Metasys Telefone: Skype: MSN Help Desk:

(31) 3296-9040 (31) 3296-9793 http://www.metasys.com.br comercial@syst.com.br

(31) 3296-7270 suporte.metasys suporte.metasys@hotmail.com www.metasys.com.br/suporte

Instalao Curso de Informtica Instrumental Verso 1

12

Potrebbero piacerti anche