Sei sulla pagina 1di 9

A representao da Amrica Espanhola nos livros didticos e nas aulas de Histria no municpio de Inhumas-Gois-Brasil (2005-2007)

Luciano dos Santos (CEFET-GO/ Uned-Inhumas)

A imagem que ns temos dos outros povos ou de ns mesmos associada histria que nos foi contada quando ramos crianas. Marc Ferro. Os livros didticos parecem restringir-se a transmitir informaes de carter tcnico-cientfico e a desenvolver habilidades. Aparentemente, eles passam a idia de que transmitem conhecimentos neutros; isto, no entanto, no ocorre. Roberto Martins Ferreira.

Introduo

Os estudos sobre livros didticos de Histria tm avanado muito no Brasil nas ltimas dcadas. No s as vertentes marxistas (com anlises da ideologia), como tambm as perspectivas tericas das mentalidades, do imaginrio e dos estudos culturais tm dado contribuies preciosas para a compreenso desse objeto que tem forte importncia na construo das representaes sociais. Nesses estudos, vem se estudando a representao dos negros, das mulheres, dos povos indgenas, da construo da memria nacional, e logo tambm do nacionalismo. Todavia o que impressiona que nada ainda foi dito sobre a Amrica Espanhola. Na verdade, h quase que uma verdadeira invisibilidade dessa temtica nos livros didticos.

1403

Talvez, uma das possveis razes, como lembra a historiadora Maria Lygia Prado (1993), que o Brasil est de costas para a Amrica Latina e de olhos postos na Europa. Quase o mesmo pode ser dito sobre o universo acadmico dos historiadores. Dentro da oficina da Histria ainda se v um certo menosprezo pelas temticas latino-americanas. Na verdade, entre os historiadores, a Histria da Amrica ainda, de certa forma, vista como a prima pobre, um lugar da produo de algo menos importante. Mas isso, no entanto, deve-se admitir, tem sofrido relativa transformao. J se v grandes produes em Histria da Amrica: dissertaes, teses, grupos de estudos, coleo de publicaes, eventos, associaes etc. No obstante, o mesmo no pode ser dito no que se refere ao livro didtico. Isto , a produo acadmica ainda no se traduziu em desenvolvimento e ampliao da temtica de Histria da Amrica nas produes didticas, ou mesmo, de modo substancial, nas aes dos professores nas salas de aula. Pelo menos no na regio estudada neste trabalho. Em funo disso, o presente trabalho busca analisar a representao da Amrica Espanhola (bem como sua ausncia) nos livros didticos de Histria1 e, sobretudo, compreender em que isso tem impactado na viso de Amrica Espanhola dos alunos do ensino bsico do municpio de Inhumas-GO2 no ano 2005 a 2007. A pesquisa ainda no foi concluda, mas o que se percebeu at aqui que as representaes sobre a Amrica Espanhola e, sobretudo, a ausncia desta, possibilitou que outras representaes construdas, principalmente, pela mdia televisiva, fortalecesse nos alunos o processo de identificao com a cultura estadunidense e uma diferenciao ao mundo hispano-americano.

Livro didtico e mdia televisiva: a luta de representaes

1404

Para analisar a representao sobre a Amrica Espanhola nos livros didticos e na viso dos alunos de Inhumas, partiu-se aqui das proposies tericas da Histria Cultural, principalmente, as proposies tericas de Roger Chartier (1990). Por essa perspectiva, a Cultura poderia ser examinada no mbito produzido pela relao interativa entre dois plos. Quais sejam, prticas e representaes. As prticas so mais especificamente costumes e modos de convivncia, os modos de vida, as atitudes, gerando padres de vida cotidiana; em sntese, os modos de fazer. J as representaes seriam modos de ver, as vises de mundo criadas pelas prticas e criadoras das prticas. Assim as representaes criam prticas e as prticas criam representaes. As representaes sociais sobre determinado objeto, ou sujeito, criam prticas sobre o objeto, ou sujeito; de tal modo, as representaes passam a ser a prpria realidade. O livro, segundo Barros (2004, p. 80), como produto cultural um excelente difusor de representaes e assim contribui para a criao de prticas. Porm, alm dos livros h outros elementos criadores e difusores de representaes, um deles, indubitavelmente, a mdia televisiva. Nota-se, ento, conforme Chartier (1990, p. 17), que as representaes inserem-se em um campo de concorrncia e de competies cujos desafios se enunciam em termos de poder e dominao. Em outras palavras, em lutas de representaes. De tal modo, por mais que autores como Ribeiro (2008) afirmem que o livro didtico tem um poder extraordinrio na sociedade brasileira, percebeu-se que em Inhumas, no que se refere temtica de Histria da Amrica Espanhola, na luta de representaes, a mdia televisiva foi mais forte, e formou boa parte das representaes que os alunos tm sobre a Hispano-Amrica. E um dos fatores foi justamente a pouca visibilidade dada Histria da Amrica nos livros didticos.

A Amrica Espanhola nos livros didticos de Histria

1405

A anlise dos livros didticos usados pelos professores do municpio de Inhumas que em grande medida so os mesmos usados por quase todos os municpios do Estado de Gois revelou que estes reservam um espao muito pequeno para tratar da histria da Amrica Espanhola. Em mdia so trs captulos sobre histria da Amrica Espanhola para um total de quarenta e trs sobre o mundo europeu e estadunidense. Na maioria das vezes, os captulos se restringem a poucos pargrafos sobre a colonizao, um captulo sobre a independncia da Amrica Espanhola e outro sobre a Amrica Latina no sculo XX. Mais de trezentos anos de colonizao e explorao se transformam em poucos pargrafos; o complexo processo de independncia em um captulo de duas a trs pginas e de igual modo todo longo sculo XX se resume a algumas pginas. Excelente poder de sntese, ou reflexo do que seja a real importncia atribuda Amrica Espanhola? Outro fato interessante que os livros mostram apenas uma perspectiva da Amrica Espanhola. patente constatar que os perodos mais destacados so justamente os mais conturbados, o que reafirma as representaes eurocntricas construdas ou reforadas pela mdia de uma Amrica completamente entregue barbrie. Uma Amrica que no avanou na civilizao. H, ainda, em alguns livros, confuses e afirmaes desprovidas de qualquer sentido histrico. Em um determinado livro, o autor confunde expressamente as aes de Simon Bolvar, o libertador venezuelano, e suas proposies de Grcolmbia com o pan-americanismo da doutrina Monroe dos Estados Unidos da Amrica. obvio que em ambas propostas h uma afirmao pan-americanista. Todavia, as razes e os fins de cada uma das propostas so absolutamente diferentes.

1406

Mas alm dos criadores e reprodutores das representaes tambm foram analisados os receptores dessas representaes. Para tanto, os problemas que nortearam essa parte foram: Como os alunos do ensino bsico vem a Amrica Espanhola? Qual a fonte das representaes que eles tm da Amrica Espanhola? Em que medida essas representaes tm se refletido em prticas? Vejamos os resultados parciais das investigaes.

A viso dos alunos: as prticas e o processo de diferenciao

Os representao

dados

quantitativos pela

as

entrevistas sem

demonstraram uma

que

construda

mdia

televisiva,

contraviso

que

apresentasse a vida cultural na Amrica Espanhola com toda sua riqueza e brilho, reforou a prtica dos alunos de Inhumas-GO de verem a Amrica de lngua espanhola como um lugar estranho, extico, atrasado, violento, sem ordem, cultura e avanos tecnolgicos. Essas representaes tendem a construir uma prtica de pouco interesse e de pouca identificao dos discentes com o mundo hispano-americano, e por outro lado, uma dinamizao de uma viso preconceituosa e de uma busca de identificao com a Amrica de lngua inglesa. A pesquisa tem mostrado, a partir das proposies de Liliana Giorges (1993), com destaque para o conceito de processo de identificao-diferenciao, que os alunos, em funo dessas representaes miditicas, tm cada vez mais se identificado com os EUA e se diferenciado da Amrica Espanhola, o que reflete em seu no reconhecimento como latino-americano. Quando perguntados sobre o que conheciam sobre a Amrica Espanhola, a grande maioria dos que responderam disseram que no sabiam nada, ou que era um lugar que tinha muita violncia, drogas e prostituio. Afirmavam que no tinham muito interesse em visitar os pases que eles viam na televiso, pois l havia muita

1407

guerra, seqestros, mortes e bandidos. A Venezuela, a Colmbia e Cuba eram os pases que os alunos mais tinham averso. O interessante que so justamente esses pases os que tm suas representaes mais veiculadas na mdia. Alm disso, parte substancial dos alunos entrevistados disseram que uma das principais fontes de conhecimento que tinham da Amrica Espanhola era a televiso. Por essa perspectiva, o que se percebeu que as representaes construdas pela mdia em geral de um mundo moderno e sofisticado ligado aos Estados Unidos da Amrica, e em contrapartida, de um mundo atrasado, violento e sem cultura ligado Amrica Espanhola, sem uma contraviso criada pelos professores, livros e acesso dos discentes a outros veculos de transmisso de conhecimento, fizeram se consolidar essas representaes e, logo, a criar prticas de repulso e diferenciao com a Amrica Espanhola. Todavia, deve-se dizer que em outras turmas de outras escolas, em que o professor, percebendo as limitaes da temtica de histria da Amrica nos livros didticos, buscou outros materiais didticos e tambm a construo de atividades interdisciplinares que pudessem contribuir com a ampliao das vises que se construam sobre a Amrica Latina, os alunos tiveram outras prticas. Na escola em que os professores usavam outros materiais que no apenas o livro didtico, um dos alunos respondeu pergunta Para qual pas da Amrica Espanhola voc no iria e por qu? da seguinte maneira: Eu irei para todos, pois mesmo que exista pases com menor nvel de desenvolvimento, eles tambm produziram uma cultura enorme (Fala de A.). J um aluno da escola em que os professores no usam outros materiais alm do livro didtico, a mesma pergunta foi respondida da seguinte forma: Nenhum (Fala de B.), ou ento, Cuba, porque l muito pobre, tem muita guerra e fome, l to violento que Fidel Castro de l, os guerrilheiros das foras armadas brasileiras trabalham l impedindo bombardeios e

1408

ataques terroristas contra o povo (Fala de C.). Outras repostas tambm manifestaram forte averso Venezuela e Colmbia.

Concluso

De modo geral, o que se percebeu at aqui que as prticas criam representaes e que as representaes criam prticas. Que a representao da Amrica Espanhola como lugar de atraso, violncia e drogas, criou nos alunos prticas de desinteresse, diferenciao da Hispano-Amrica e, sobretudo, em contrapartida, uma forte associao aos elementos representados pelos Estados Unidos da Amrica. Em muitas escolas de Inhumas, qui do Brasil, a grande maioria dos estudantes da educao bsica no se reconheceram como latino-americanos, ou pelo menos acreditavam que isso fosse um smbolo de inferioridade. Em contrapartida, nas escolas em que o professor buscou apresentar materiais didticos que complementassem as limitaes do livro didtico, isso se traduziu em uma outra postura dos alunos. Muitos discentes dessas escolas, no todos, apresentaram uma viso crtica e mais global com relao ao processo de formao da Amrica Latina. Assim, a pesquisa tem afirmado um lugar-comum, mas que ainda no foi superado e por isso deve ser reafirmado, ou seja, que o livro didtico deve ser compreendido apenas como um dos elementos do processo de ensino-aprendizagem. O seu efeito real no est apenas no seu contedo, mas tambm nos elementos agregados a esse contedo. De tal forma, por mais que haja diminuta importncia atribuda a um determinado contedo no livro didtico, so tambm fatores importantssimos as condies de ensino, a formao e remunerao do professor, a integrao entre as vrias disciplinas. Enfim, todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem conjugam-se para a construo das representaes sociais.

1409

Referncias

BARROS, Jos DAssuno. O campo da Histria. Especialidades e abordagens. Petrpolis: Editora Vozes, 2004.

CHARTIER, Roger. A histria cultural. Lisboa: Difel, 1990.

DAVIS, Nicholas. O livro didtico de Histria do Brasil: ideologia dominante ou ideologias contraditrias? Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, UFF, Niteri, 1991.

FRANCO, Maria Laura P. B. O livro didtico de Histria do Brasil. So Paulo: Global Editora, 1982.

GIORGIS, Liliana. El hombre en las fronteras de la identidad. Crdoba, Argentina, mimeo, 1993. p. 1-6.

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produo social da identidade e da diferena. In: Identidade e diferena. A perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2000.

ZEA, Leopoldo. Ibero-Amrica 500 aos despus. Identidad e integracin. Mxico: UNAM, 1993.

Notas

1410

Os livros usados pelos professores de Inhumas so: Histria moderna e contempornea, de Tereza Rodrigues, da editora IBEP; A escrita da Histria, de Flvio de Campos e Renan Garcia, da editora Escala Educacional, e Histria geral, de Cludio Vicentino, da editora Scipione.
2

Foram entrevistados alunos do ensino mdio e fundamental dos seguintes colgios: Manuel Vila Verde, Joaquim Pedro Vaz, Ari Ribeiro Valado Filho e Francisco Alves. Todos os colgios so da rede estadual de educao de Gois.

1411

Potrebbero piacerti anche