Sei sulla pagina 1di 6

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

Biologia e Geologia Nvel I Folha de Registo da Actividade Experimental n

Observao de organelos em clulas animais

Objectivos
Observar organelos (ncleo) e incluses de clulas eucariticas animais do epitlio bucal atravs do Microscpio ptico Composto (MOC); Aprender a utilizar o MOC, a fazer preparaes e a utilizar a tcnica de imerso na colorao do material orgnico.

Material
MOC 1 lmina de vidro 1 lamela 1 palito azul-de-metileno agulha de disseco material biolgico clulas do epitlio bucal

10 A

25/3/2011

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

Observaes
Procedimento II, Actividade Experimental, pg. 32 Manual (sem alteraes)

Ncleo Membrana Plasmtica Hialoplasma

Legenda Geral: Observao ao MOC de clulas do epitlio bucal (animais) em Azulde-metileno At = Aobj x Aoc =16 x 40 = 640x

Interpretao de Resultados e Concluses


A clula a unidade bsica, estrutural e funcional da vida e comum a todos os seres vivos. Estes esto divididos, em relao s clulas, entre seres unicelulares, compostos por uma nica clula que realiza todas as actividades vitais, e seres pluricelulares, constitudos por vrias clulas que se organizam em tecidos com funes especficas. As clulas podem ainda ser classificadas como procariticas e eucariticas. As clulas procariticas, caractersticas do reino monera, so as mais simples e mais pequenas, sem sistema endomembranar nem organelos. So principalmente caracterizadas pela ausncia de ncleo. Assim, os cidos nucleicos encontram-se dispersos numa zona denominada nucleide. As clulas eucariticas so cerca de 1000 vezes maiores que as procariticas e pensa-se que evoluram a partir destas. Ao contrrio das primeiras, as clulas eucariticas possuem um ncleo organizado, uma grande variedade de organelos e esto representadas em todos os outros reinos de seres vivos. Com a evoluo das

10 A

25/3/2011

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

tnicas e materiais de observao microscpica, os conhecimentos sobre a organizao celular foram sendo aprofundados. As clulas eucariticas tm uma grande variedade morfolgica de acordo com o organismo que constituem e com a funo que desempenham. Assim, foi possvel distinguir dois tipos de clulas eucariticas: animais e vegetais. Apesar de diferentes em alguns aspectos, ambas possuem trs partes fundamentais: o ncleo, o citoplasma (hialoplasma e organelos) e a membrana.

As clulas eucariticas tm em comum os seguintes constituntes: Ncleo: o maior organelo celular. Encontra-se delimitado por uma membrana com poros denominada de membrana nuclear. Contm nucleoplasma (material amorfo que preenche os espaos entre a cromatina e os nuclolos), cromatina (contm quase a totalidade da informao gentica) e nuclolos (coordenam o processo reprodutivo da clula e organizam os cromossomas). Retculo endoplasmtico: sistema de sculos e vesculas, envolvido na sntese de protenas, lpidos e hormonas. Intervm no transporte de substncias. Ao retculo endoplasmtico esto associados ribossomas, essenciais no sntese das substncias. Complexo de Golgi: conjunto de cisternas e sacolos que participa na secreo de vrias substncias. constitudo por uma face de maturao e uma face de formao e liberta vesculas contendo enzimas (lisossomas). Mitocndrias: constitudas por duas membranas. So responsveis pela obteno de energia por parte da clula.

10 A

25/3/2011

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

Membrana plasmtica: delimita a clula e mantm a sua integridade. Tem funo protectora, identifica substnicas extriores clula e responsvel pela troca de substncias entre o meio intra e extracelular. constituda por fosfolpidos, protenas e glcidos. Vacolos: armazenam gua, gases, pigmentos, acares, protenas e outras substncias. So rodeados por uma membrana, o tonoplasto. So de grandes dimenses e em nmero reduzido nas clulas vegetais e de pequenas dimenses e em nmero elevado nas clulas animais. Citoesqueleto: constitudo por fibras entrecruzadas. Mantm a forma da clula. As clulas animais contm organelos caractersticos: Centrolos: tm aspecto cilndrico, constitudos por microtbulos e intervm na diviso celular. As clulas vegetais tm outros constituntes prprios: Cloroplastos: tm uma membrana dupla e contm tilacides e estroma. So essenciais para a fotossntese e os seus pigmentos conferem cor s folhas. Parede celular: rgida e envolve e suporta a clula conferindo-lhe a sua forma. Portanto, as clulas animais e vegetais apresentam algumas diferenas morfolgicas. Devido parede celular, as clulas vegetais apresentam uma forma mais geomtrica e constante. Por outro lado, as clulas vegetais so mais irregulares e variam de forma constantemente. Outra vantagem da parede celular que impede o acontecimento da lise celular nas clulas vegetais, ao contrrio do que acontece nas animais. Mas, para chegar a estas concluses, foi preciso todo um processo de evoluo, especialmente no que toca aos materiais utilizados, entre eles, os corantes.

10 A

25/3/2011

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

Quando observados ao MOC, os constituntes celulares tm um nvel de transparncia que nos impede de distingui-los, de modo que, aparentemente, o contedo celular homogneo. Assim, necessrio aumentar o nvel de contraste entre os vrios organelos de modo a poder identific-los mais facilmente. Isto feito atravs dos corantes. No entanto, no existe um corante que evidencie todos os constituntes celulares em simultneo, at porque se tornaria demasiado complexo para se distinguir seja o que for. A seguinte tabela mostra as estruturas celulares evidenciadas por alguns corantes:

Corantes Soluto de lugol Vermelho neutro Azul-de-Metileno Eosina

Estruturas Ncleo, parede celular, amido Vacolos Ncleo Citoplasma

Na actividade realizada, foi efectuada uma preparao de clulas animais do epitlio bucal em azul-de-metileno, com uma ampliao total de 640x (ocular-16x, objectiva-40x). A escolha deste corante permitiu que fossem visualizadas trs estruturas: o ncleo (mais evidente), a membrana plasmtica e o hialoplasma. Foi possvel verificar a aparncia disforme e varivel da clula ao observar vrias clulas dobradas e com vrios formatos diferentes, devido ausncia de uma parede celular. No entanto no foram observadas quaisquer incluses nas clulas representadas anteriormente. Em concluso, as clulas observadas so clulas eucariticas animais, tendo sido observadas as suas principais estruturas: ncleo, citoplasma e membrana. So estas clulas que constituem tecidos com variadas funes, formando organismos, tais como os seres humanos. So as unidades estruturais da vida.

10 A

25/3/2011

Patrcia Isabel Ruivo Manso

N 18

Bibliografia
MATIAS, Osrio; MARTINS, Pedro; 2009; Biologia 10 Biologia e Geologia 10; Areal Editores; Porto; Portugal http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula#C.C3.A9lulas_Procari.C3.B3ticas http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula.asp http://www.prof2000.pt/users/biologia/ptemporarias.htm

10 A

25/3/2011

Potrebbero piacerti anche