Sei sulla pagina 1di 12

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil

Auto Avaliao 09/05/11 Lisiane S. Vieira Loureno 1-Que idias? Concepes. R: Plano do Dia, Rotina escrita no canto da lousa 2-Como essas idias mechem com as minhas idias? R: Fizeram-me refletir tambm a grande importncia da escrita do plano do dia com as crianas, me veio uma dor na conscincia pelo fato de nunca ter exposto, escrito e explicado o que estava planejado para o dia e o porqu de cada atividade; s no me senti to culpada, pois realmente tive um desenvolvimento tacanho, que me persegue at hoje escondido em forma de insegurana; tudo que fao, tenho que perguntar para algum se est bom, no consigo me expressar bem em reunies, falar minhas idias e opinies, sem perceber duvido da minha prpria capacidade, consegui melhorar um pouco na faculdade, mas olhando para traz me lembro de muitas aes e poucas atividades, onde se fazia, mas no sabia o verdadeiro motivo, o porqu, a motivao que faz a ao se transformar em atividade. 3-Como essas idias mechem com as minhas praticas? R: Reconheo que no achava importante o fato das crianas saberem o que estava planejado para o dia. Repensei muito minha pratica, tenho escrito o Plano do Dia e estimulado ainda mais as crianas a falar sobre as atividades, opinar e sugerir; eles esto mais motivados e curiosos, ficam empolgados e se surpreendem com a quantidade de atividades que realizamos no dia.

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil

INTRODUO.....................................................................................................................3 OBJETIVOS...........................................................................................................................5 METODOLOGIA..................................................................................................................6 RECURSOS E MATERIAIS DIDTICOS..........................................................................8 PRODUTO FINAL................................................................................................................9 AVALIAO......................................................................................................................10 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES...............................................................................11 REFERNCIAS...................................................................................................................12

INTRODUO

No decorrer dos anos o brincar sofreu grandes transformaes devido a diversos fatores como: reduo do espao fsico ocasionado pelo crescimento das cidades, falta de segurana relacionado a violncia urbana, reduo do espao temporal sendo que as vezes

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil dentro da prpria Instituio Escolar as brincadeiras so deixadas de lado em detrimento de atividades julgadas mais importantes, a sofisticao da indstria de brinquedos que oferecem objetos mais atraentes sendo que a propaganda televisiva contribui para aquisio dos mesmos. Segundo Adriana Friedmann:Tais transformaes com suas vantagens e desvantagens, no podem ser negadas. Deve, pois pensar como possvel atuar para mudar o aspecto negativos da realidade ldica atual: A falta de espao para brincar, a falta de tempo, enfim, a falta de oportunidade de brincar. A ao fundamental a ser empreendida de resgatar o espao da brincadeira na vida das crianas ( Friedmann Adriana. O direito de Brincar: a Brinquedoteca. So Paulo. Scritta: Abring. 1992. pg 29). Concordando com a colocao feita por Adriana Friedmann, o brincar tem que ser resgatado dentro ou fora da Instituio Escolar como uma ao ldica importante j que esse direito vem sendo tolhido de nossas crianas. atravs do olhar, do conhecer, do tocar, do manipular, do brincar e experimentar que a criana tambm vai construindo e ampliando o seu conhecimento. Com a brincadeira a criana tem a oportunidade de aprender a conviver com pessoas diferentes, de compartilhar idias, regras, objetos tendo a construo de pertencimento; aes essas to importantes para a autonomia da criana desenvolvendo assim de pouco a pouco ainda mais a sua personalidade. Numa entrevista dada por Cyrce Andrade para a revista Nova Escola ela menciona: ... preciso enxergar o brincar como a maneira que os pequenos tm de produzir cultura e como a forma de expresso da infncia por excelncia. Caso se iniba essa linguagem, que opo restar a eles?... ( Revista Nova Escola. Edio Especial n33 pg 9). Realmente as crianas pequenas atravs do brincar produzem culturas, pois expressam emoes, cria e recria assumindo papis interiorizando modelos e representam realidade que esto inseridas, e cabe ao educador interpretar essa linguagem dando a oportunidade de ampli-las. Analisando a proposta feita pelo Curso de Especializao em Educao Infantil da Universidade Federal de So Carlos que reafirma a idia da criana como criadora de cultura e produzida na cultura e conhecendo a caracterizao da Turma do Pr-I B, da

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil EMEI Professora Eneida Crio Cornachioni-Municpio de Itirapina com qual trabalho, foi pensado o projeto tempo de Brincar. O Projeto tempo de Brincar ser efetuado com 24 crianas na faixa etria dos trs anos e meio a cinco; sendo a maioria residente da Zona Urbana. Crianas essas que brincam em parques com a presena de um adulto sendo que suas famlias tambm nunca tiveram experincia e oportunidade em participar de projeto desenvolvido pela Escola. Ento a idia de proporcionar novas vivncias com as crianas e as famlias com os brinquedos e brincadeiras dentro do Espao Escolar, respeitando suas cultura, vivncias e linguagens, ser de grande valia e importncia efetuao desse projeto.

OBJETIVOS

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil Sendo a criana produtora de cultura quando brincam, espera-se: Propiciar a interao entre as crianas atravs dos brinquedos e das brincadeiras. Respeitar e observar a linguagem usada pelas crianas quando se brinca. Estimular a imaginao e a criatividade na confeco e aprendizagem de novas brincadeiras e brinquedos. Sensibilizar a famlia e as crianas sobre a importncia do ato de brincar. Interagir famlia/professor e criana no espao da Unidade Escolar. Valorizar os registros das crianas.

METODOLOGIA A metodologia usada ser: Aplicao de um questionrio de caracterizao da turma do Pr I B

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil Elaborao de um segundo questionrio para os pais responderem sobre as brincadeiras e brinquedos preferidos dos filhos, e se brincam junto com sua criana. Apresentao do Projeto tempo de Brincar aos pais na Reunio de Pais e Mestre objetivando a parceria da famlia. Nessa reunio tambm ser agendado o dia para a participao efetiva dos pais junto com seu filho no processo final do projeto. Roda de conversa com as crianas para levantamento das brincadeiras e brinquedos preferidos registrado pelos pais no questionrio II. Ser escrito num cartaz sendo a professora a escriba. Escrita do bilhete aos pais para deixarem as crianas trazerem para a Escola o seu brinquedo preferido para brincarem, fazendo o dia do Brinquedo Preferido. Selecionar da listagem com as crianas as brincadeiras que gostariam de brincar no ptio da Escola ou no jardim Pblico. Deixar as crianas fazerem o Registro dos momentos utilizando diferentes materiais. A Professora tambm registrar atravs de fotos e do caderno de anotaes. Com os registros das crianas confeccionaremos um livro coletivo feito com a ajuda delas Confeccionar novos brinquedos com sucatas para brincarmos e tambm apresentarmos para os amigos das outras salas. No dia do Brincar com a famlia na escola sero expostos as fotos e os registros realizados pelas crianas. Ser proposta tambm uma avaliao aos pais e as crianas do que sentiram em participar desse projeto. Elaborar junto com as crianas um convite aos pais para a Virada Cultural que acontecer na Universidade Federal de So Carlos, onde sero expostos os trabalhos e brinquedos confeccionados, l tero tambm a oportunidade de verem produes das crianas de outros municpios envolvidos.

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil

RECURSOS E MATERIAIS DIDTICOS Para o desenvolvimento do projeto no espao escolar da EMEI Professora Eneida Crio Cornachioni do Municpio de Itirapina os recursos e materiais didticos sero fornecidos em parceria com Professora/Famlia/ Criana e Instituio. Esses materiais sero:

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil

Sucatas em Geral ( garrafas plsticas, latas, caixas, tampinhas, etc ) Brinquedos das crianas Papis de diferentes texturas Tintas Canetinhas Cola branca e colorida Cmara digital, etc.

Para apresentao do projeto na Virada Cultural promovida pela Universidade Federal de So Carlos, ser necessrio: Mesa para expor os brinquedos e o livro confeccionados pelas crianas. Painel para expor as fotos dos momentos.

PRODUTO FINAL O produto Final do Projeto tempo de Brincar acontecer em dois momentos:

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil Primeiro momento: O dia do Brincar na Escola com os Pais, apresentando os brinquedos confeccionados e o registro dos momentos. Segundo momento: Exposio dos trabalhos das crianas na Virada Cultural promovida pela Universidade Federal de So Carlos em parceria com todas as professoras do Curso de Especializao em Educao Infantil.

AVALIAO

A avaliao do referido projeto acontecer durante toda a sua execuo atravs de observao e registro da participao dos alunos e pais em cada uma das etapas.

10

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

ABRIL

Elaborao da escrita do projeto

11

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO Envio do questionrio de caracterizao aos pais Tabulao dos dados do questionrio Entrega do projeto dia 16-04-11 para a Professora Gabriela G. de Campos Tebet Reviso do projeto se necessrio Reunio de pais e mestre para apresentao do projeto Incio do projeto com aplicao do questionrio II Roda de conversa para partilha das informaes do questionrio II registro num cartaz Envio de bilhete para trazerem o brinquedo favorito Brincando com brinquedo. Registro Brincando com as brincadeiras. Registro Confeco do Livro coletivo Confeco dos brinquedos com sucatas Brincando com os brinquedos de sucatas e apresentao aos colegas de salas Registro dos momentos Dia do Brincar com a famlia na Escola Confeco do convite para a virada cultural Virada Cultural para apresentao dos trabalhos na Universidade Federal de So Carlos

REFERNCIAS Friedmann Adriana. O DIREITO DE BRINCAR: A BRINQUEDOTECA. So Paulo: Scritta: Abrinq ,1992.

12

Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Educao Infantil Andrade Cyrce. REVISTA NOVA ESCOLA. Edio Especial n 33. Set ,2010.

13

Potrebbero piacerti anche