Sei sulla pagina 1di 10

UnB/CESPE TRE/ES

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 11
1

10

13

16

19

22

25

28

31

As eleies no Brasil mobilizam os veculos de informao tambm pelo anedotrio que produzem. Curiosamente, a presena crescente de indgenas no processo eleitoral nos transmitida exatamente nesse registro. De certo modo, a participao dos indgenas na disputa por vagas nos Poderes Legislativo e Executivo apresentada no mesmo tom de estranheza com que o jornalismo brasileiro descreve xinguanos paramentados com sandlias havaianas e cales adidas. como se a candidatura indgena selasse, solenemente, a inexorvel aculturao. Para alm desse anedotrio h, de fato, muito que refletirmos. Afinal, os mais diversos povos indgenas esto lidando com as grandes instituies da sociedade branca e com processos polticos pertencentes a uma gramtica social e simblica que lhes absolutamente estranha, ao menos na maneira como estamos acostumados a pensar. A comear pela representao poltica, que envolve, no mnimo, premissas e categorias mentais muito distintas dos modos nativos de fazer poltica. A poltica, que em muitas formulaes nativas atravessa a vida social de maneira ampla, articulando-se simultaneamente s regras do parentesco, ao complexo ritual e religioso, ao discurso cosmolgico, passa ento a circular em uma ordem especfica, a ordem poltica, regida por uma racionalidade burocrtica e fundamentada em valores que se pretendem universalmente vlidos. Formas tradicionais de liderana poltica como, por exemplo, a assumida pelo sbio ancio, com sua oratria sensvel, seu zelo pela reatualizao permanente do legado mitolgico e da tradio, seu prestgio guerreiro cedem lugar para uma nova forma de liderana, dessa vez protagonizada por jovens talentosos, escolarizados, falantes do portugus, minimamente conhecedores dos cdigos e peculiaridades do mundo dos brancos.
Marcos Pereira Rufino. Instituies dos brancos. Internet: <www.pib.socioambiental.org>, set./2000 (com adaptaes).

Com relao a aspectos lingusticos do texto, julgue os itens a seguir.


6

De acordo com a prescrio gramatical, na linha 17, o emprego da vrgula que antecede a expresso no mnimo torna obrigatrio, no texto, o emprego da vrgula que a sucede. O trecho a presena crescente de indgenas no processo eleitoral nos transmitida (R.3-4) equivalente, semanticamente, a transmitem a ns a presena crescente dos ndios no processo eleitoral, enunciado que respeita as normas gramaticais e mantm a coerncia do texto. A forma verbal (R.6) est flexionada no singular porque concorda com o nome disputa (R.5). A locuo verbal esto lidando (R.12-13) poderia ser substituda pela forma verbal lidam, sem prejuzo da correo gramatical ou do sentido do texto. O vocbulo gramtica (R.14), no texto, empregado com o sentido de sistema. A expresso ao menos (R.15) poderia ser substituda, sem prejuzo semntico ou sinttico para o texto, pela expresso at mesmo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ajudam a traar o perfil do eleitor brasileiro da ltima eleio. A incluso poltica dos brasileiros vem, a cada eleio, consolidando-se e os dados so irrefutveis quanto a isso. A cada cinco pessoas aptas a votar nas eleies de 2010, uma era analfabeta ou nunca havia frequentado uma escola. So, ao todo, 27 milhes de eleitores nessa situao no cadastro do TSE. Desses, oito milhes se declararam analfabetos e 19 milhes declararam saber ler e escrever, sem, entretanto, nunca terem estado em uma sala de aula. No total, havia 135,8 milhes de eleitores no pas em 2010. A maior concentrao de eleitores analfabetos e(ou) sem nenhuma escolaridade encontra-se no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, so apenas 12%, o que evidencia o aparentemente eterno fosso socioeconmico que separa as duas regies mais antagnicas do Brasil. Os dados de escolaridade do TSE so uma estimativa, j que foram fornecidos pelos eleitores no momento em que eles tiraram o ttulo e s sero atualizados caso ocorra uma reviso do cadastro. No entanto, h boas notcias: o percentual de eleitores que nunca frequentaram a escola caiu de 23,5%, na eleio presidencial de 2006, para 20,5% na de 2010, ou seja, alm da ampliao da participao da sociedade na escolha dos governantes a cada novo pleito, a qualidade do eleitor tem melhorado, o que significa um voto mais qualificado, visto que o voto das pessoas com menos escolaridade tende a ser menos ideolgico e mais personalista.
De cada cinco eleitores no pas, um analfabeto. In: O Estado. Internet: <www.oestadoce.com.br> (com adaptaes).

8 9

10 11

Texto para os itens de 12 a 21


1

10

13

A partir das ideias do texto, julgue os itens seguintes.


1 2

No texto, defende-se que, embora no seja um fato notrio, brancos e ndios so culturalmente afins. Conclui-se da leitura do texto que jovens brancos que frequentam ou frequentaram a escola tendem a tomar o lugar dos velhos sbios nas tribos indgenas. Um dos motivos pelos quais as eleies chamam tanto a ateno na mdia o fato de se contarem muitas anedotas nos programas eleitorais. A participao de indgenas no processo eleitoral brasileiro enseja um repertrio de piadas, de acordo com o texto. Afirma-se no texto que a presena de um candidato indgena nas eleies governamentais ratifica a desnaturao dos povos indgenas.

16

19

22

4 5

25

28

UnB/CESPE TRE/ES

Considerando as ideias bem como a tipologia do texto, julgue os itens a seguir.


12 13

Ainda que apresente expresses denotadoras de pessoalidade, o texto pode ser considerado predominantemente informativo. No texto, afirma-se que a participao de pessoas analfabetas e(ou) sem nenhuma escolaridade na ltima eleio denota o processo de incluso poltica por que os brasileiros tm passado. Infere-se do texto que o nvel de escolaridade da populao constitui a maior diferena existente entre as regies Sudeste e Nordeste. Depreende-se do texto que a forma como so coletados os dados acerca da escolaridade dos eleitores brasileiros no favorece a obteno de informaes precisas e atualizadas a esse respeito. De acordo com o texto, a crescente participao poltica da populao do Brasil por meio de sufrgio representa um ganho para o pas no que diz respeito democracia, mas esse fato constitui um benefcio relativo, porque o alto ndice de analfabetismo entre os eleitores brasileiros torna a eleio de representantes polticos pouco criteriosa.

Com relao aos componentes de computadores digitais e aos seus perifricos e dispositivos de armazenamento de dados, julgue os itens que se seguem.
26

O termo ROM utilizado para designar os discos rgidos externos que se comunicam com o computador por meio de portas USB e armazenam os dados em mdia magntica, sendo, portanto, um tipo de memria voltil. A comunicao entre o microprocessador e as memrias RAM e cache de um computador digital sempre feita atravs de uma porta USB, pois essas memrias so as que apresentam o tempo de acesso mais rpido possvel. Quando usado corretamente, um modem adequado pode permitir que um computador transmita e receba dados de outros sistemas computacionais, tambm conectados a dispositivos adequados e corretamente configurados, por via telefnica.

14

27

15

28

16

Julgue os itens subsequentes, acerca dos sentidos e da organizao das ideias do texto.
17

18

Aps o vocbulo Desses (R.8), est implcita a referncia a 27 milhes de eleitores nessa condio no cadastro do TSE (R.7-8). Na linha 14, o termo grupos est empregado em referncia a dois grupos: o de eleitores analfabetos e o de eleitores que nunca frequentaram a escola. A substituio da locuo j que (R.19) por se bem que ou por ainda que no alteraria o sentido do texto nem prejudicaria a sua correo gramatical. A orao visto que o voto (...) mais personalista (R.26-28) constitui uma justificativa para a ampliao da participao da sociedade na escolha dos governantes (R.24-25). Em aptas a votar (R.5), a substituio do verbo votar pelo substantivo votao tornaria obrigatrio, para a manuteno do sentido do texto, o emprego do acento grave: aptas votao. Com relao figura acima, que mostra uma janela do Windows XP, julgue os itens subsequentes.
29

19

20

21

Ao se clicar com o boto direito do mouse no cone , apresentada uma lista de opes, entre as quais uma que permite abrir o arquivo correspondente a esse cone. Ao se clicar o cone correspondente ao arquivo ,

30

Julgue os itens seguintes com relao adequao da linguagem redao de correspondncias oficiais.
22

e, em seguida, se clicar o boto , ser iniciado o programa antivrus que esteja sendo usado na proteo do computador, que permitir identificar se o arquivo est contaminado por um vrus de macro.
31 32

23

Senhor Juiz: As audincias marcadas para a prxima semana sero alteradas em virtude dos fatos recentes. Vossa Excelncia ser informado a respeito das mudanas em at dois dias, a contar desta data. Na data que se realiza a posse dos candidatos eleitos, necessrio a divulgao dos atos solenes para a comunidade em tempo real.

Ao se clicar o boto , prximo ao canto superior direito da janela, essa janela ser minimizada. Para se criar uma pasta nova, que fique armazenada na pasta , suficiente se clicar o boto .

Com referncia formatao de correspondncias oficiais, julgue os prximos itens.


24

Considerando que um usurio necessite instalar alguns programas em seu computador, para a realizao de algumas tarefas, julgue os itens que se seguem.
33 34

No h necessidade de se seguir uma estruturao rgida em mensagens enviadas por meio de correio eletrnico, diferentemente das outras formas de comunicao oficial. O aviso, o memorando e o ofcio so expedientes que podem apresentar uma diagramao comum, denominada padro ofcio.

O aplicativo Impress, do BrOffice, pode ser instalado para auxiliar na criao de apresentaes multimdia. O aplicativo Calc, do BrOffice, pode ser instalado para auxiliar na criao de planilhas eletrnicas, que permitem, entre outras tarefas, a criao de tabelas e de grficos de dados de diversos tipos.
2

25

UnB/CESPE TRE/ES

Com relao Internet e a intranet, julgue os itens a seguir.


35

Na URL http://www.unb.br/, a sequncia de caracteres http indica um protocolo de comunicao usado para sistemas de informao de hipermdia distribudos e colaborativos. Esse protocolo utilizado na World Wide Web. Caso um usurio envie uma mensagem de correio eletrnico para uma pessoa e inclua no campo Cc: o endereo de correio eletrnico de uma outra pessoa, ento esta pessoa ir receber uma cpia do email, mas nem ela nem o destinatrio principal sabero que uma outra pessoa tambm recebeu a mesma mensagem. Os caracteres TCP/IP designam um conjunto de protocolos de comunicao entre computadores ligados em rede que utilizado para comunicao na Internet.

36

37

Considerando que a figura acima mostra uma janela do Word 2003, que contm trecho de um texto em processo edio, no qual a palavra preparativos est selecionada e nenhum caractere est formatado como negrito, julgue os itens seguintes.
41

Para se diminuir o recuo da primeira linha do primeiro pargrafo, de forma que o incio desse pargrafo fique alinhado com o das suas demais linhas, suficiente clicar imediatamente esquerda do trecho A cerimnia e, em seguida, clicar o boto .

42

A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 8, que est sendo executado em um computador com sistema operacional Windows XP. Com relao a essa figura, ao Internet Explorer e pgina da Web que est sendo visualizada, julgue os prximos itens.
38

Para se formatar o trecho Cerimnia de Diplomao, no primeiro pargrafo, como negrito, suficiente selecion-lo e, em seguida, realizar as seguintes aes: pressionar e manter pressionada a tecla

; teclar N; liberar a tecla .


,

43

Ao se selecionar um trecho de texto e se clicar o menu

Ao se clicar o boto

, ser exibida a pgina que havia sido


44

exibido um menu com diversas opes, entra as quais, a opo Copiar, que permite copiar o trecho selecionado para a rea de transferncia. De acordo com a situao mostrada na figura, o pargrafo iniciado em Todos os preparativos est alinhado esquerda. Para format-lo como centralizado, suficiente: pressionar e manter pressionada a tecla

exibida imediatamente antes da pgina que est exibida na figura.


39

Ao se clicar o boto do boto

, que aparece imediatamente direita

, a janela do Internet Explorer ser fechada.

; teclar C; liberar a tecla

40

Caso, no campo para pesquisa (rea onde se encontra a marca do cursor), sejam inseridos os caracteres Carlos Gomes, com as aspas includas na busca, o Google iniciar uma procura por todas as pginas que contenham ou apenas a palavra Carlos, ou apenas a palavra Gomes ou as duas, no necessariamente na ordem apresentada. Por outro lado, se as aspas forem retiradas dos caracteres, a busca ser feita pela expresso exata Carlos Gomes , ou seja, apenas as pginas onde a palavra Gomes aparea logo aps a palavra Carlos.

.
45

Na situao mostrada na figura, possvel alterar a fonte usada na palavra preparativos para a fonte Arial por meio de um procedimento que envolve a troca dos caracteres em pelos os caracteres Arial.

46

O pargrafo Todos os preparativos (...) de concluso ser selecionado caso se aplique um clique triplo entre duas letras da palavra que est selecionada.
3

UnB/CESPE TRE/ES

A figura acima mostra uma janela do Excel 2003, com uma planilha em processo de preparao, em que se tabulam dados sobre uma eleio estadual, em trs cidades diferentes. Com relao a essa figura e ao Microsoft Excel 2003, julgue os itens subsequentes.
47

Aps a execuo da seguinte sequncia de aes, os nmeros 143 e 33 estaro contidos, respectivamente, nas clulas F3 e F4: clicar a clula F3; digitar =D2+$E$2 e, em seguida, teclar

; clicar novamente a clula F3 e clicar .

; clicar a clula F4; clicar

48

Para se calcular a mdia aritmtica dos nmeros contidos nas clulas B2, B3 e B4, inserindo-se o resultado na clula B5, suficiente clicar a clula B5, digitar =B2+B3+B4/3 e, em seguida, teclar

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Microsoft PowerPoint 2003, julgue o item que se segue.
49

Ao se clicar o menu apresentao.

, exibida uma lista de opes, entre as quais a opo Novo slide, que permite inserir um novo eslaide na

Com relao a mecanismos de segurana da informao, julgue o item abaixo.


50

A assinatura digital realizada por meio de um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual so funo. Esse mecanismo garante a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento associado.
4

UnB/CESPE TRE/ES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos e s garantias fundamentais.
51

Julgue o seguinte item, relativo ao Sistema Tributrio Nacional.


62

Uma associao j constituda somente poder ser compulsoriamente dissolvida mediante deciso judicial transitada em julgado, na hiptese de ter finalidade ilcita. Para o Supremo Tribunal Federal (STF), habeas corpus no medida idnea para impugnar deciso judicial que autoriza a quebra de sigilo bancrio e fiscal em procedimento criminal, visto que no decorre constrangimento liberdade da pessoa investigada.

52

A iseno tributria no se confunde com a imunidade tributria. Entre seus traos distintivos, destaca-se o carter discricionrio do ato de concesso da iseno, praticado por ente federativo competente para a instituio do tributo, que pode incidir em face de todas as espcies tributrias, mediante estrito respeito ao princpio da reserva legal; j a imunidade tributria constitui matria tpica do texto constitucional.

Considerando as disposies constantes da Constituio Federal de 1988 (CF) relativas aos direitos polticos e aos partidos polticos, julgue os itens subsequentes.
53

Acerca de direito administrativo, julgue os itens a seguir.


63

Os partidos polticos adquirem personalidade jurdica mediante o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os que sofrem condenao criminal com trnsito em julgado esto com seus direitos polticos suspensos at que ocorra a extino da punibilidade, como consequncia automtica da sentena condenatria.

54

Ainda que no lhe seja permitido delegar o poder de polcia a particulares, em determinadas situaes, faculta-se ao Estado a possibilidade de, mediante contrato celebrado, atribuir a pessoas da iniciativa privada o exerccio do poder de polcia fiscalizatrio para constatao de infraes administrativas estipuladas pelo prprio Estado. De acordo com deciso do STF, no caso de dano causado por magistrado decorrente de atos jurisdicionais por ele praticados, a ao indenizatria deve ser ajuizada diretamente contra o prprio magistrado, visto que no se qualificam magistrados como agentes polticos. vedada a outorga de concesso ou permisso de servios pblicos em carter de exclusividade, uma vez que qualquer tipo de monoplio expressamente proibido pelo ordenamento jurdico brasileiro. A desconcentrao mantm os poderes e as atribuies na titularidade de um mesmo sujeito de direito, ao passo que a descentralizao os transfere para outro sujeito de direito distinto e autnomo, elevando o nmero de sujeitos titulares de poderes pblicos. De acordo com a CF, os atos de improbidade administrativa, entre outras consequncias, importaram a cassao dos direitos polticos. A durao dos contratos regidos pela Lei n. 8.666/1993 fica adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, excetuando-se os contratos relativos a projetos de longo prazo que estejam autorizados no plano plurianual. Nesse caso, os contratos podem ser prorrogados motivadamente, desde que tal prorrogao tenha sido prevista no ato convocatrio. Como expresso da participao popular no controle da atividade administrativa, a legislao sobre licitaes prev, expressamente, que, nas contrataes de grande valor, obrigatria a realizao de audincia pblica com antecedncia mnima de quinze dias teis da data de publicao do edital. Entre os princpios que orientam a conduo do processo administrativo, est o da verdade formal, segundo o qual a administrao pblica deve decidir a controvrsia fundamentando-se somente nas provas produzidas no processo.
5

64

Julgue os prximos itens, relativos organizao do Estado.


55 56

Tanto a decretao quanto a execuo de interveno federal so da competncia privativa do presidente da Repblica. No processo de formao de novos estados-membros, a CF considera pressuposto fundamental o parecer favorvel das assembleias legislativas dos estados envolvidos. Caso o posicionamento destas seja contrrio formao, no se poder dar prosseguimento ao processo.
65

No que se refere aos poderes da Repblica, julgue os itens que se seguem.


57

66

Ao apreciar a legalidade de ato administrativo praticado por membros ou rgos do Poder Judicirio, o Conselho Nacional de Justia pode desconstitu-lo, sem prejuzo da competncia do Tribunal de Contas da Unio. A CF veda, em carter absoluto, que matria constante de projeto de lei rejeitado seja objeto de novo projeto na mesma sesso legislativa. De acordo com o disposto na CF, compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as nomeaes para cargos de provimento em comisso. Nos crimes de responsabilidade, o presidente da Repblica suspenso de suas funes aps a instaurao do processo pela Cmara dos Deputados.

67

58

59

68

60

69

Acerca do controle de constitucionalidade no ordenamento jurdico nacional, julgue o item seguinte.


61

Segundo o STF, na ao direta de inconstitucionalidade genrica, cabvel a concesso de medida cautelar que suspenda a vigncia da lei ou do ato normativo arguido como inconstitucional, assim como vivel a concesso de medida liminar na ao declaratria de constitucionalidade; em ambas as aes, tal concesso tem efeito vinculante.

70

UnB/CESPE TRE/ES

Julgue os itens seguintes, referentes a organizao, composio e competncia da justia eleitoral.


71

Julgue o item seguinte, relativo s relaes de parentesco.


83

O nmero de juntas eleitorais que podem ser organizadas igual ao nmero de juzes de direito que gozam das garantias constitucionais inerentes magistratura, mesmo que estes no sejam juzes eleitorais. Na ausncia do chefe do cartrio eleitoral, as atribuies da escrivania de zona eleitoral podem ser exercidas por outro servidor designado pelo chefe do cartrio, desde que esse servidor no seja membro de diretrio partidrio, candidato a cargo eletivo, seu cnjuge ou parente consanguneo ou afim at o segundo grau. As juntas eleitorais, compostas de um juiz de direito, a quem compete presidi-la, e de dois ou quatro cidados de notria idoneidade, so nomeadas antes da eleio, depois de aprovao do tribunal regional, pelo presidente deste, a quem cumpre tambm designar-lhes a sede.

A destituio do poder familiar sobre o filho extingue o vnculo de parentesco, embora se mantenham os impedimentos com relao ao casamento.

72

A respeito de prescrio e resoluo de contratos, julgue os itens subsequentes.


84

Caso fornecedor ajuze ao visando, com base na teoria da impreviso, a resoluo de contrato de fornecimento de mercadorias do qual parte, o juiz pode alterar clusula contratual a fim de evitar tal resoluo. Se, na constncia do casamento, o marido causar dano material a sua esposa, ou vice-versa, a prescrio da pretenso de reparao civil por parte do cnjuge prejudicado somente comear a correr aps o trmino da sociedade conjugal.

85

73

Julgue o item seguinte, referente a domiclio e capacidade das pessoas naturais.


86

Julgue o item abaixo, acerca de transferncia de domiclio eleitoral.


74

Na hiptese de transferncia de domiclio eleitoral, o eleitor permanece com o nmero originrio da inscrio, devendo ser, obrigatoriamente, consignada, em campo prprio, a sigla da unidade da Federao anterior.

De acordo com o que dispe o Cdigo Civil brasileiro, correto afirmar que nem todas as pessoas possuem domiclio.

No que concerne a competncia e condies da ao, julgue os itens que se subseguem.


87 88

Julgue os itens a seguir, a respeito de elegibilidade e inelegibilidade.


75

Se, no curso do processo, o juiz verificar a ausncia de uma das condies da ao, o processo dever ser suspenso. Caso uma execuo fiscal ajuizada para cobrana de multa eleitoral fixada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Esprito Santo (TRE/ES) seja distribuda ao juiz eleitoral da XX zona eleitoral de Vitria, este dever declinar da competncia para uma das varas da justia federal. No caso de ao de indenizao por danos morais decorrentes de ofensa verbal ser ajuizada em Vitria, e distribuda a juiz da XX vara cvel, contra ru residente em Belo Horizonte, restar configurada incompetncia relativa.

O recurso administrativo interposto contra deciso sancionatria de rgo profissional competente que tenha reconhecido a excluso do exerccio profissional de pretenso candidato, em decorrncia de infrao tico-profissional por ele cometida, afasta a inelegibilidade do candidato por tal motivo. Tanto a simulao quanto o desfazimento de vnculo conjugal ou de unio estvel com o intuito de evitar caracterizao de inelegibilidade, assim reconhecidos por rgo judicial colegiado, geram o reconhecimento de inelegibilidade para qualquer cargo. A condenao pelo crime de peculato culposo, transitada em julgado, no gera inelegilibidade de servidor pblico. Eventual representao julgada procedente pela Justia Eleitoral, em deciso transitada em julgado ou proferida por rgo colegiado em processo de apurao de abuso do poder econmico ou poltico, no tem o condo de atingir candidato j diplomado.

89

76

A respeito de recursos e coisa julgada, julgue os itens a seguir.


90

77 78

Considerando ter o processo corrido revelia do ru, que no foi validamente citado, caso transite em julgado sentena que lhe foi desfavorvel, tal deciso poder ser invalidada mesmo aps o prazo para ao rescisria. Pode haver converso de um recurso em outro, no caso de equvoco da parte, desde que no se trate de erro grosseiro e no tenha precludo o prazo para interposio.

91

Acerca de partidos polticos, julgue os prximos itens.


79

Com relao a intimao do Ministrio Pblico, suspeio do juiz e prazo para contestar, julgue os itens subsecutivos.
92 93

Eleitor considerado inelegvel no pode se filiar a partido poltico em razo do fato de que tal condio afasta o reconhecimento do pleno gozo de seus direitos polticos. Compete ao partido poltico em formao indicar, no pedido de registro, o nmero da legenda. Por se tratar de matria meramente administrativa, inexiste previso de sustentao oral nos julgamentos de requerimentos de registros de partidos. O partido poltico com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode credenciar, respectivamente: at dois delegados perante o juzo eleitoral; at trs delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral; e at quatro delegados perante o TSE.

A posterior verificao de suspeio do juiz no autoriza o ajuizamento de ao rescisria. Se, em determinada ao ordinria, os rus forem citados no dia 6 de setembro de determinado ano e o mandado citatrio cumprido for juntado aos autos no dia 13 de setembro desse mesmo ano, uma segunda-feira, ento, o termo final para apresentar contestao ser o dia 13 do ms seguinte, caso os procuradores sejam diferentes. Se o Ministrio Pblico no intervier em processo que envolva interesse de incapaz, ainda que seja intimado, ocorrer a nulidade do processo.
6

80 81

82

94

UnB/CESPE TRE/ES

Julgue os itens que se seguem, luz dos dispositivos do Cdigo Penal (CP).
95

108

Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado. O erro que recai sobre elemento constitutivo do tipo permissivo tambm conhecido como descriminante putativa, embora nem todo erro relacionado a uma descriminante seja erro sobre elemento constitutivo do tipo permissivo. A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia. Aplica-se ao peculato culposo a figura do arrependimento posterior previsto na parte geral do CP, que implica reduo da pena de um a dois teros se reparado o dano at o recebimento da denncia ou da queixa, desde que por ato voluntrio do agente. Erro de pessoa o mesmo que erro na execuo ou aberratio ictus.

O paradigma burocrtico da administrao pblica pressupe que o aparelho do Estado funcione como uma extenso do poder do dirigente. Em uma viso empreendedora da gesto pblica, que se pauta em pressupostos da administrao pblica gerencial, os resultados da ao do Estado so considerados bons se os processos administrativos esto sob controle e so seguros. A adoo do modelo do GESPBLICA assegura a excelncia nos servios pblicos, mas no permite que se realizem avaliaes comparativas entre organizaes congneres.

109

96

110

97

98

99

No que concerne s regras de competncia que regem o processo penal brasileiro, julgue os itens a seguir.
100 101 102

Em 2000, Joo ingressou no servio pblico federal como mdico concursado de um hospital pblico. Desde 2008, Joo o diretor desse hospital e, em 2010, ele foi aprovado em concurso e nomeado para o cargo de professor em uma universidade federal. Em virtude do grande volume de trabalho nos dois cargos, Joo sai, habitualmente, da universidade, durante as aulas, para atender chamados urgentes do hospital. Nos momentos em que se ausenta da universidade, Joo comunica a ausncia a um colega professor, que, ento, o substitui. A filha de Joo ocupa cargo de confiana, como sua assessora, na direo do hospital, o que o deixa vontade para se ausentar do hospital com frequncia, pois sabe que o deixa em boas mos. Com referncia situao hipottica acima, e considerando as normas aplicveis aos servidores pblicos federais, julgue os seguintes itens.
111 112

O tribunal de justia no tem competncia para julgar prefeito municipal pela prtica de crime eleitoral. O tribunal do jri competente para julgar promotor de justia que comete crime doloso contra a vida, consumado ou tentado. Conforme entendimento sumulado do STF, quando o foro por prerrogativa de funo for estabelecido exclusivamente pela constituio estadual, prevalecer o juzo natural previsto na CF, ou seja, a competncia do tribunal do jri, para os crimes dolosos contra a vida, por exemplo.

Joo somente poder perder o cargo pblico de mdico em razo de sentena judicial transitada em julgado. Eventual procedimento administrativo disciplinar para apurar as faltas de Joo ao hospital deve-se dar por procedimento sumrio. No concurso para professor, houve provimento originrio. Joo pode acumular os dois cargos pblicos em questo. Joo poder sofrer sano administrativa, nos mbitos civil e penal, por manter sua filha sob sua chefia imediata.

113 114 115

luz dos conceitos e das normas aplicveis ao e ao processo penal, julgue os itens subsequentes.
103

No exigida capacidade processual para a impetrao de habeas corpus, pois qualquer pessoa pode faz-lo, em seu favor ou de outrem, conforme disposto no Cdigo de Processo Penal. O inqurito policial no indispensvel propositura de ao penal, mas denncia desacompanhada de um mnimo de prova do fato e da autoria denncia sem justa causa. H descumprimento de uma das condies da ao, por impossibilidade jurdica, no pedido de anulao de pena de multa em habeas corpus.

Julgue os prximos itens com base no disposto no Regimento Interno do TRE/ES.


116

104

105

A distribuio de processos e peties deve-se dar mediante competncia temtica entre os membros efetivos, que, aps examinar tais processos e peties, devem submet-los apreciao do presidente do tribunal. Em qualquer momento do processo, vivel a alegao de impedimento ou suspeio. Jurista que exera, h mais de quatro anos, cargo de confiana de assessor jurdico de rgo da administrao direta poder ser nomeado membro efetivo do tribunal. A indicao e a eleio do presidente do TRE/ES so de competncia do TSE, com a participao dos membros efetivos do tribunal eleitoral na votao. Servidor efetivo do tribunal cujo irmo seja juiz eleitoral poder ser nomeado para cargo em comisso.
7

117 118

Julgue os itens de 106 a 110, relativos administrao pblica.


106

O modelo do GESPBLICA no focaliza resultados, pois a excelncia nos servios pblicos, objetivada por esse modelo, se pauta em critrios como cidadania, estratgia e responsabilidade socioambiental. O estado de bem-estar, que considera como foco da gesto pblica o atendimento ao cidado-cliente, deve evitar intervir nos mecanismos de mercado, mesmo se o objetivo da interveno for proteger determinados grupos.

119

107

120

UnB/CESPE TRE/ES

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de determinada unidade da Federao, com fundamento na competncia que lhe foi atribuda pela Constituio Federal (CF) para elaborar seu regimento interno e fixar normas procedimentais e de organizao (art. 96, I, da CF), editou resoluo estabelecendo como regra geral a vedao de retorno de juiz do Tribunal Eleitoral para integrar a Corte na mesma classe ou em classe diversa da ocupada, salvo aps o decurso de dois anos do trmino do binio relativo ao primeiro mandato.

Considerando a situao hipottica apresentada acima, redija um texto dissertativo, respondendo, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal, se constitucional a regra estabelecida pelo referido TRE. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< <

autonomia do TRE para tratar da matria; compatibilidade material da mencionada regra com a CF.

UnB/CESPE TRE/ES

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Potrebbero piacerti anche