Sei sulla pagina 1di 3

5348-(2)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 242 20 de Dezembro de 2011 vao clnica, diagnstico, prescrio teraputica, aconselhamento ou verificao da evoluo do seu estado de sade; g) Consulta de enfermagem interveno visando a realizao de uma avaliao, ou estabelecimento de plano de cuidados de enfermagem, no sentido de ajudar o indivduo a atingir a mxima capacidade de autocuidado; h) Consulta de outros profissionais de sade acto de assistncia prestado a um individuo, podendo consistir em avaliao, interveno e ou monitorizao; i) Consulta no domiclio consulta prestada por um profissional de sade ao utente no domiclio, em lares ou instituies afins; j) Consulta de planeamento familiar consulta realizada em cuidados de sade primrios, no mbito da medicina geral e familiar ou de outra especialidade, em que haja resposta por parte do profissional de sade a uma solicitao sobre contracepo, pr-concepo, infertilidade ou fertilidade; k) Consulta sem a presena do utente acto de assistncia mdica sem a presena do utente, podendo resultar num aconselhamento, prescrio ou encaminhamento para outro servio. Esta consulta pode estar associada a vrias formas de comunicao utilizada, designadamente: atravs de terceira pessoa, por correio tradicional, por telefone, por correio electrnico, ou outro ( imprescindvel a existncia de consentimento informado do doente, registo escrito e cpia dos documentos enviados ao doente, se for esse o caso; o registo destas consultas deve ser efectuado separadamente das restantes); l) Hospital de dia servio de um estabelecimento de sade onde os doentes recebem, de forma programada, cuidados de sade, permanecendo sob vigilncia, num perodo inferior a 24 horas; m) Rastreio organizado de base populacional actividade, organizada por uma entidade, de identificao presumvel de doena ou defeito no anteriormente conhecido, pela utilizao de testes, exames e outros meios complementares de diagnstico, os quais podem ser aplicados rapidamente para separar de entre as pessoas aparentemente saudveis as que provavelmente tm a doena, daquelas que provavelmente no a tm; n) Servio de urgncia polivalente (SUP) nvel mais diferenciado de resposta situao de urgncia/emergncia, localizando-se em regra num hospital geral/centro hospitalar garantindo a articulao com as urgncias especificas de pediatria, obstetrcia e psiquiatria segundo as respectivas redes de referenciao; o) Servio de urgncia mdico-cirrgica (SUMC) segundo nvel de acolhimento das situaes de urgncia, que deve localizar-se estrategicamente dentro das reas de influncia respectivas; p) Servio de urgncia bsica (SUB) primeiro nvel de acolhimento a situaes de urgncia, constitui o nvel de cariz mdico (no cirrgico, excepo de pequena cirurgia no Servio de Urgncia); q) Sesso de hospital de dia intervenes, geralmente teraputicas, em doentes, assistidos em hospital de dia. Artigo 3.
Determinao de valor

MINISTRIOS DAS FINANAS E DA SADE


Portaria n. 306-A/2011
de 20 de Dezembro

Nos termos do Memorando de Entendimento firmado pelo Governo Portugus com o Fundo Monetrio Internacional (FMI), a Comisso Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE), em 17 de Maio de 2011, o Governo comprometeu-se a tomar medidas para reformar o Sistema de Sade com vista a garantir a sustentabilidade do Servio Nacional de Sade (SNS), quer no que respeita ao seu regime geral de acesso ou regime especial de benefcios, quer no que respeita aos seus recursos financeiros, designadamente atravs da reviso do regime das taxas moderadoras do SNS. No cumprimento deste compromisso foi aprovado o Decreto-Lei n. 113/2011, de 29 de Novembro, que opera a reviso do regime das taxas moderadoras e regula as condies especiais de acesso s prestaes do SNS por parte dos utentes no que respeita ao regime das taxas moderadoras e aplicao dos regimes especiais de benefcios. Na sequncia da publicao deste diploma importa agora dar execuo ao disposto no n. 1 do seu artigo 3. que prev que os valores das taxas moderadoras so aprovados por portaria dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da sade. Assim: Ao abrigo do disposto no n. 1 do artigo 3. do Decreto-Lei n. 113/2011 de 29 de Novembro: Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanas e da Sade, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

A presente portaria aprova os valores das taxas moderadoras previstas no artigo 2. do Decreto-Lei n. 113/2011 de 29 de Novembro, bem como as respectivas regras de apuramento e cobrana. Artigo 2.
Conceitos

Para os efeitos da presente portaria, entende-se por: a) Acto complementar de diagnstico exame ou teste que fornece resultados necessrios para o estabelecimento de diagnstico; b) Acto complementar de teraputica prestao de cuidados curativos aps diagnstico e prescrio teraputica; c) Atendimento em urgncia acto de assistncia prestado num estabelecimento de sade, em centros de sade ou hospitais, em instalaes prprias, a um indivduo com alterao sbita ou agravamento do seu estado de sade; d) Consulta de especialidade consulta mdica em centros de sade e hospitais prestada no mbito de uma especialidade ou subespecialidade de base hospitalar, que deve decorrer de referncia ou encaminhamento por mdico de outra especialidade; e) Consulta de medicina geral e familiar consulta mdica prestada em centros de sade no mbito da especialidade que, de forma continuada, se ocupa dos problemas de sade dos indivduos e das famlias, no contexto da comunidade; f) Consulta mdica acto de assistncia prestado por um mdico a um individuo, podendo consistir em obser-

1 Os valores das taxas moderadoras a vigorar durante o ano de 2012 so os constantes da tabela anexa presente portaria e da qual fazem parte integrante.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 242 20 de Dezembro de 2011 2 O montante total devido pela aplicao das taxas moderadoras em cada atendimento na urgncia, acrescido do valor das taxas moderadoras aplicveis aos meios complementares de diagnstico e teraputica realizados no decurso do mesmo no pode exceder o valor de 50 (cinquenta euros). 3 O montante total devido pela aplicao das taxas moderadoras em cada sesso de hospital de dia corresponde soma do valor das taxas moderadoras aplicveis aos meios complementares de diagnstico e teraputica realizados no decurso da mesma, no podendo exceder o valor de 25 (vinte e cinco euros). 4 O montante da taxa moderadora a cobrar pelos prestadores de cuidados de sade convencionados pelo Servio Nacional de Sade nunca pode ser superior ao preo estabelecido na respectiva conveno. 5 Para efeitos de cobrana do respectivo valor, o montante de cada taxa moderadora arredondado para a metade de dezena de cntimo imediatamente superior, sempre que aplicvel. 6 Nos casos em que os actos complementares de diagnstico e teraputica sejam integrantes de um atendimento de urgncia ou de uma sesso de hospital de dia, o apuramento do valor devido no final est sujeito a acerto de liquidao, globalmente considerando o montante total devido e os limites constantes do n. 2 e n. 3 do presente artigo. 7 A Administrao Central do Sistema de Sade, I. P. divulga na sua pgina electrnica as tabelas actualizadas das taxas moderadoras e a correspondente taxa de actualizao anual aplicvel. Artigo 4.
Cobrana e pagamento das taxas moderadoras

5348-(3)

5 A cobrana da taxa moderadora devida pela realizao de acto complementar subsequente a outro e de realizao diferida no tempo conforme indicao clnica e consentimento informado do utente, deve ocorrer no momento da realizao desse acto complementar e no local de realizao correspondente. 6 No caso de o utente no comparecer no momento da realizao da prestao de servio de sade pela qual devida e j foi paga taxa moderadora, apenas h lugar ao reembolso da importncia liquidada se a ausncia for justificada por motivos no imputveis ao prprio. Artigo 5.
Revogao

So revogadas: a) A Portaria n. 395-A/2007, de 30 de Maro; b) A Portaria n. 1320/2010, de 28 de Dezembro. Artigo 6.


Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2012. O Ministro de Estado e das Finanas, Vtor Lou Rabaa Gaspar, em 20 de Dezembro de 2011. O Ministro da Sade, Paulo Jos de Ribeiro Moita de Macedo, em 19 de Dezembro de 2011.
ANEXO
Designao Taxa moderadora

1 Sem prejuzo do disposto no artigo 7. do Decreto-Lei n. 113/2011, de 29 de Novembro, as taxas moderadoras so devidas e devem ser pagas no momento da apresentao do utente na consulta, da admisso na urgncia ou da realizao das sesses de hospital de dia e, ainda, no momento da realizao de actos complementares de diagnstico e teraputica. 2 A taxa moderadora devida pela realizao da consulta no domiclio, deve ser paga no momento em que a entidade responsvel pela cobrana considerar mais adequada ao seu funcionamento interno. 3 Os servios e estabelecimentos que integram o Servio Nacional de Sade ou que tm contrato ou conveno com o Servio Nacional de Sade devem providenciar todos os meios para a efectiva cobrana das taxas moderadoras, designadamente atravs de terminais de pagamento automtico com carto bancrio, e, nos casos de pagamento a ttulo excepcional em momento posterior, providenciar a possibilidade de pagamento atravs de referncia bancria. 4 Nos casos excepcionais em que as taxas moderadoras no sejam cobradas no momento da realizao do acto, as entidades, com a obrigao de cobrana respectiva, devem proceder identificao e notificao do utente logo de imediato no momento em que a taxa devida, considerando-se o utente interpelado, desde esse momento, para efectuar o pagamento no prazo mximo de 10 dias, nos termos do n. 3 do artigo 7. do Decreto-Lei n. 113/2011 de 29 de Novembro.

Consultas: Consulta de medicina geral e familiar ou outra consulta mdica que no a de especialidade . . . . . . . . . . . . . . Consulta de enfermagem ou de outros profissionais de sade realizada no mbito dos cuidados de sade primrios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Consulta de enfermagem ou de outros profissionais de sade realizada no mbito hospitalar . . . . . . . . . . . . . Consulta de especialidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Consulta no domiclio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Consulta mdica sem a presena do utente . . . . . . . . . . Atendimento em Urgncia (a): Servio de Urgncia Polivalente . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servio de Urgncia Mdico-Cirrgica . . . . . . . . . . . . . Servio de Urgncia Bsica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servio de Atendimento Permanente ou Prolongado (SAP) Sesso de Hospital de Dia (b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5,00 4,00 5,00 7,50 10,00 3,00 20,00 17,50 15,00 10,00 -

(a) Acrescem as taxas moderadoras de MCDT realizados no decurso do atendimento at um mximo de 50,00 . (b) Corresponde ao valor das taxas moderadoras aplicveis aos actos complementares de diagnstico e teraputica realizadas no decurso da sesso at um mximo de 25,00 .

Meios Complementares de Diagnstico e Teraputica Tabela de preos do SNS


Limite Inferior Limite Superior Taxa Moderadora

1,10 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50

1,49 1,99 2,49 2,99 3,49 3,99

0,35 0,50 0,65 0,80 0,90 1,00

5348-(4)
Limite Inferior Limite Superior Taxa Moderadora

Dirio da Repblica, 1. srie N. 242 20 de Dezembro de 2011

Limite Inferior

Limite Superior

Taxa Moderadora

4,00 4,50 5,00 6,00 7,00 8,00 9,00 10,00 12,50 15,00 17,50 20,00 22,50 25,00 30,00 35,00 40,00 45,00 50,00 55,00

4,49 4,99 5,99 6,99 7,99 8,99 9,99 12,49 14,99 17,49 19,99 22,49 24,99 29,99 34,99 39,99 44,99 49,99 54,99 59,99

1,10 1,20 1,30 1,40 1,50 1,60 1,80 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 5,00 6,00 7,00 8,00 9,00 10,00 11,00

60,00 65,00 70,00 75,00 100,00 125,00 150,00 175,00 200,00 225,00 250,00 350,00 500,00

64,99 69,99 74,99 99,99 124,99 149,99 174,99 199,99 224,99 249,99 349,99 499,99 > 500,00

12,00 13,00 14,00 15,00 17,50 20,00 22,50 25,00 27,50 30,00 32,50 40,00 50,00

A aplicao da tabela de valores de taxas moderadoras aos meios complementares de diagnstico e teraputica no pode implicar uma variao superior a 100 % em relao aos valores anteriormente em vigor, nem um valor superior a 50 euros por acto.

I SRIE

Dirio da Repblica Electrnico: Endereo Internet: http://dre.pt Contactos: Correio electrnico: dre@incm.pt Tel.: 21 781 0870 Fax: 21 394 5750

Depsito legal n. 8814/85

ISSN 0870-9963

Toda a correspondncia sobre assinaturas dever ser dirigida para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. Unidade de Publicaes Oficiais, Marketing e Vendas, Avenida Dr. Antnio Jos de Almeida, 1000-042 Lisboa

Potrebbero piacerti anche