Sei sulla pagina 1di 6

Cada macaco no seu galho ou ...

existem diodos e diodos Jornal cone n 172 Paulo Brites (*) Foi o tempo em que para se testar um diodo bastava um multmetro analgico na escala hmica:- conduziu para um lado e no conduziu para outro, ento o diodo estava bom e no se fala mais nisso. A vieram os multmetros digitais, que atualmente podem ser comprados at em qualquer camel a 20 real e com la garantia soy yo, que incorporam uma posio para testar diodo. E ai que mora o perigo; os tcnicos se habituaram a testar diodos com este recurso e esqueceram que os tempos mudaram e os diodos de hoje no so apenas aqueles da era das fontes queixo duro que retificavam uma senide de 60 Hz. Com fontes chaveadas trabalhando em frequncias de 100 KHz ou mais e com ondas quadradas as coisas mudaram e MUITO, portanto deve-se tomar bastante cuidado quando se necessitar substituir algum diodo em fontes chaveadas, inversores de LCD ou da sada horizontal de TVs e monitores. Voc deve estar pensando: - ento eu no devo confiar nos testes de diodo que eu fao no meu poderoso multmetro digital de 20 real que eu comprei no meu camel de confiana? Eu diria que se o teste indicar que o diodo est em curto ou aberto voc pode confiar no seu multmetro e partir para troca do dito cujo, sem deixar, claro, de pesquisar se houve uma causa mortis plausvel ou foi um mero caso de diodo desiludido que optou pelo suicdio. Por outro lado se voc ficou feliz pela desgraa do diodo achando que j est na hora de faturar o dindin do seu cliente, digo-lhe, mesmo correndo o risco de me tornar um estraga prazeres, para no ficar to alegre porque talvez no seja to simples assim. Agora que comearo os seus problemas, ou seja, trocar o diodo sim, mas por qual diodo eis a questo. Se voc est reparando uma fonte chaveada, um inversor de LCD ou uma etapa de horizontal, todo o cuidado pouco, no basta se preocupar em tenso e corrente como nos velhos tempos.

A menos que voc tenha comprado o diodo numa autorizada e ele tenha vindo embaladinho corretamente bem provvel que ele no seja um diodo de primeira linha e, portanto nada garante que ele seja o que deveria ser. Portanto se o diodo foi comprado na lojinha da esquina, mesmo que traga impresso no corpo o mesmo cdigo que voc procura a e aparncia no seja de algo remarcado (to comum nos diais atuais), eu, se fosse voc, no poria a mo no fogo por ele. Voc pode se queimar! H uma grande chance de que o material que vai parar no mercado paralelo, at seja realmente original, mas faa parte de um lote que no passou no controle de qualidade, ou seja, numa adaptao asitica moderna da Lei de Lavoisier na produo nada se perde, tudo se vende (para Amrica do Sul de preferncia)! Usar um diodo original fora de especificao pode ser pior do que usar 1N4007 que ao passar por uma metamorfose asitica tenha se transformado em um fast diode 1N4937, cujo recovery time da ordem de 200 ns e, portanto no tem nada a ver com um retificador comum. Um diodo rpido que, por uma falha de produo, no atende as caractersticas que deveria ter, e foi utilizado como se as tivesse, certamente trar problemas, s vezes, no de imediato, mas a qualquer momento. Isso no um diodo, uma bomba relgio! Ele pode ser, por exemplo, a causa daquele aparelho que voc conserta, entrega e volta a apresentar o mesmo defeito num curto espao de tempo que pode variar de alguns dias a alguns meses. Outra situao muito comum com a qual tcnico se depara hoje em dia no encontrar de jeito nenhum o diodo que necessita. E a, o que fazer numa hora dessas? No passado isto se resolvia com auxlio das famosas tabelas de equivalncia que atualmente no sevem para mais nada. preciso estar atento que dentro da categoria dos chamados diodos rpidos temos basicamente trs grupos, a saber: Diodos de mdia velocidade Diodos rpidos (Fast Diodes) Diodos ultra rpidos ou Schottky (Ultra Fast Diodes) Quando se fala da velocidade de um diodo estamos nos referindo ao tempo de comutao que costuma aparecer nos data sheets como recovery time cuja traduo tempo de recuperao.
2

Sem entrar em muitos aprofundamentos tericos podemos dizer que o recovery time o tempo que o diodo gasta para se livrar dos eltrons que ficaram presos quando o diodo no estava conduzindo. Assim, se o diodo estava retificando uma onda de 50 kHz, por exemplo, o perodo da mesma 200 s e, portanto o diodo tem que se livrar dos eltrons em, no mximo, 100 s caso contrrio, ao cabo de algum tempo o aquecimento produzido na juno ir destruir o pobrezinho. Embora a faixa de recovery time que enquadra cada uma das trs categorias de diodos citadas acima no seja muito precisa podemos trabalhar, na prtica, com os seguintes valores: Entre 50 e 500 ns ficam os diodos rpidos Acima de 500 at 1000 ns ficam os diodos de mdia velocidade Abaixo de 50 ns temos os Ultra Rpidos ou Schottky Os retificadores convencionais esto na casa dos 10 s Outra questo que muda quando trabalhamos com cada um destes diodos a sua barreira de potencial que aquele valor que aparece na leitura do seu multmetro digital na posio para medir diodo. Como exemplo podemos citar um retificador comum como 1N4007 que apresenta uma leitura da ordem de 600 mV, enquanto um diodo Schottky como o SB 340 apresenta uma barreira de potencial mais baixa, da ordem de 180 mV. Mas de todo este papo o que certamente voc deve estar querendo saber como solucionar a questo, ou seja, ter certeza que o seu diodo especial est ou no dentro dos padres. Uma possibilidade retir-lo de um aparelho que virou sucata e que possua um diodo igual e original. Mas nem sempre temos uma sucata mo para fazer o canibalismo. E a? Ai voc acaba comprando um diodo que o vendedor lhe garante que substituto que vai funcionar. E voc acredita? Tem tcnico que cego!

No desespero voc pode at comprar, mas dever comprovar que se trata mesmo de um diodo rpido ou ultra rpido como voc deseja. E como fazer isso? Uma idia simples seria coloc-lo a retificar uma onda retangular com uma frequncia da ordem de 50 kHz ou mais e ver como o dito cujo se comportar numa situao destas. Resolvendo o problema Nas minhas buscas encontrei recentemente um projeto simples no livro Instrumentos Especiales do Eng. Alberto Picerno (www.yoreparo.com) que faz exatamente o que foi dito acima e isso e nos ajuda a identificar se um diodo rpido ou no. A idia me pareceu boa e resolvi testar e gostei. Como no sou egosta vou passar a vocs os resultados que obtive comeando com a apresentao do circuito que usa apenas um CI fcil de achar que o CD 40106.. O aparelhinho no tem a inteno de medir o recovery time dos diodos, mas servir para identificarmos como o diodo se comporta quando retifica uma onda de frequncia alta. Na figura 1 temos o circuito sugerido no livro cuja montagem extremamente simples e na figura 2 voc v o meu prottipo montado em uma plaquinha de circuito impresso padronizada.
Diodo em teste

Voltmetro e osciloscpio

Figura 1 Circuito para teste da velocidade de um diodo

Figura 2 Montagem do circuito

Como avaliar um diodo? Antes de mais nada importante chamar ateno de que o objetivo deste instrumento no testar o diodo para verificar se o mesmo est bom ou no. Para isto voc continuar usando o multmetro, seja analgico ou digital, da maneira como sempre fez at hoje. O que se requer agora, depois do velho teste conduz - no conduz, saber se o diodo que compramos como um diodo rpido realmente se enquadra nesta categoria. Aps alimentar a plaquinha do testador com uma fonte de 12 V DC colocamos o diodo que queremos testar nos terminais indicados e um voltmetro DC nos outros dois bornes destinados a ele como se v na figura 2 Se voc possui um osciloscpio poder lig-lo em paralelo com o voltmetro ajustando-o em 5 seg/div. Se observarmos as formas de onda num osciloscpio, usando nosso testador de velocidade de diodos veremos a diferena radical entre a onda fornecida por um diodo comum e um diodo rpido. Nas figuras 3 e 4 temos respectivamente as duas formas de onda, sendo uma para o 1N4007 e a outra para o 31FF4 que um diodo Ultra Fast com recovery time de 30 ns.

Figura 3 Forma de onda para diodo comum

Figura 4 Forma de onda para diodo rpido

Repare que o diodo rpido (fig 4) fornece um dente de serra perfeito, enquanto no diodo comum (fig 3) temos um pico com uma descida exponencial. Quem ainda no tem osciloscpio pode utilizar um voltmetro digital na escala de tenso DC e observar que no caso do diodo rpido medir um valor mdio maior para os diodos rpidos do que para os diodos comuns. No exemplo obtivemos 2,86 V o 1N4007 e 8,68 V o 31GF4. Concluses Para se habituar a utilizar o aparelhinho sugiro que voc pegue alguns diodos rpidos confiveis e realize medies com o voltmetro e construa uma tabela com os valores obtidos para futuras comparaes com um diodo que voc venha a comprar. Fazendo isso, mesmo que lhe vendam gato por lebre voc no vai mais usar um diodo falsificado e esperar ele fazer miau dentro do TV que voc est consertando. Fique atento, pois vivemos num mundo da banalizao da tica e dos princpios em que se falsifica at remdio, ento porque no falsificar diodos e transistores? Esta foi mais uma contribuio para os tcnicos que pretendem continuar na, cada vez mais rdua, profisso de reparador e que precisa estar consciente de que tem que estar se atualizando permanentemente. Por falta de espao aqui no entrarei em maiores detalhes sobre a construo deste aparelhinho; brevemente devo colocar mais informaes no meu blog (http://profpaulobrites.blogspot.com). At sempre!
(*) Tcnico em Eletrnica da Fundao CECIERJ/CEDERJ Professor de Eletrnica Aplicada ao udio do IATEC Professor de Matemtica (disponvel, mas s de meia noite as seis da manha. kkkk).

Potrebbero piacerti anche