Sei sulla pagina 1di 9

O que so materiais ecolgicos ou eco produtos?

Ecoprodutos so todos artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam no -poluentes, atxicos, benficos ao meio ambiente e sade dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel. Como saber se o material/tecnologia sustentvel ou menos impactante?

Matria-prima virgem ou reciclada? Como extrada? um recurso renovvel? Qual o processo produtivo? Apresenta baixo consumo de energia? E de gua? O processo poluente? (ar, gua, terra, som). Gera que tipo de resduos? O produto poluente? Sua instalao, manuteno gera resduos? Como a logstica de distribuio do produto? Consome muita energia? E a embalagem? Possui potencial de reciclagem ou de reuso? Possui algum tipo de certificao ( tipo ISSO 14001) ou SELO?

Os materiais e tecnologias listados abaixo foram especificados nos projetos de arquitetura sustentvel do Cria Arquitetura.

Economia de gua e energia


Luminrias de LED
aplicao: iluminao descrio: chip emissor de luz que tambm chamado de SOLID STATE LIGHTING, conhecido como LED diferencial ambiental: aparelho com durao de 15 anos sem manuteno. Seu raio

luminoso livre de UV e de calor e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos. Uma tecnologia que supera a iluminao convencional, gerando uma economia que varia de 50 a 80 %.

Automao
aplicao: automao residencial descrio: sistema de quadros sinticos de automao que garante o completo gerenciamento da instalao eltrica. diferencial ambiental: otimiza funcionalidade, conforto, manuteno, flexibilidade de uso, segurana e energia. Sua utilizao minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra.

Torneira e vlvula economizadora com sensor de presena


aplicao: ideal para banheiros de uso pblico descrio: sensores funcionam em 110v e 220v com baixo consumo de energia eltrica, em alta e baixa presso de gua. diferencial ambiental: economia de gua, conforto e higiene

Vlvula de descarga fluxo duplo


aplicao: vlvula de descarga pra banheiros descrio: vlvula com dispositivo de fluxo duplo (6 litros para slidos, 3 litros para lquidos). diferencial ambiental: Permite controle de fluxo com economia e favorece educao ambiental.

Ecomosaico
aplicao: revestimento de paredes descrio:Mosaico feito de material reciclado que utiliza o resduo eliminado pelas mquinas de corte de marmorarias. diferencial ambiental: economia e reuso da gua na sua produo, gesto de resduos.

Conforto termo acstico


Vidros
aplicao: vedao, portas, janelas, divisrias. descrio: material no-poroso e transparente. diferencial ambiental: garante a iluminao natural e pode ser reutilizado vrias vezes para a mesma finalidade.

Pelcula opaca para privacidade


aplicao: tratamento de vidros para arquitetura. descrio: pelcula visa a melhora do desempenho em controle solar, segurana e

decorao. diferencial ambiental: rejeitam at 79% da energia solar incidente no vidro, melhorando o conforto trmico do ambiente, Bloqueiam tambm 99% dos raios ultravioleta, minimizando o desbotamento de objetos expostos ao sol.

Tecidos GreenScreen
aplicao: persianas e cortinas para proteo solar. descrio: tecido para proteo solar, isento de PVC e COVs. diferencial ambiental: reduzem a entrada de calor e evitam a luminosidade excessiva. So mais seguros, pois, em caso de incndio, no h emisso de fumaa densa nem quantidades mensurveis de gs cido hidroclordrico, que nocivo ao sistema respiratrio.

Forro e Painis de Ecoplaca


aplicao: forro e vedao descrio: Placas planas impermeveis fabricadas com matrias-primas nobres como Alumnio, Plstico e Papel Carto. diferencial ambiental: com alto poder de isolamento trmico e acstico, as placas so obtidas a partir do reprocessamento de resduos industriais selecionados, gerados no pr e ps-consumo. Atualmente, suas matrias-primas provm de inmeras empresas do setor de embalagens.

Tijolos de solocimento
aplicao: alvenaria estrutural. descrio: tijolo composto de solo, cimento e gua. diferencial ambiental: produzido sem o processo da queima, evita o desmatamento e, conseqentemente, a poluio do ar. Elimina a quebra de paredes e o desperdcio com materiais.

Placas de Cortia Reciclada


aplicao: revestimento de paredes. descrio: esta cortia um tecido vegetal composto de 30% de cortia extrada da casca do sobreiro e 70% reciclada de rolhas. diferencial ambiental: material reciclado quando utilizado como revestimento possui um bom desempenho trmico-acstico.

Qualidade interna do ar
Resina ECOPISO
aplicao: revestimento de piso. descrio: resina impermeabilizante elaborada com mais de 70% de matrias-primas naturais renovveis, entre elas o leo de mamona. diferencial ambiental: No libera gases txicos durante ou depois de sua aplicao.

Tinta natural
aplicao: pintura de paredes internas e externas descrio: revestimento natural cujo principal componente a terra crua. diferencial ambiental: A utilizao da tinta de terra natural possibilita o uso de recursos do local, economia de materiais e combustveis, sade para os habitantes, tecnologia simples e tradicional, dentre outros.

Cola base de gua


aplicao: adesivo de contato descrio: produto no fenlico,isento de COVs (compostos orgnicos volteis) diferencial ambiental: no agride a camada de oznio e garante a boa qualidade interna do ar.

Selador verniz e stain a base de gua


aplicao: proteo para madeira descrio: produto sem odor , isento de COVs (compostos orgnicos volteis) diferencial ambiental: substitui os similares convencionais base de solventes volteis, no agride a camada de oznio e garante a boa qualidade interna do ar.

Tinta Colaza Eco-Paint Clarus


aplicao: pintura de paredes e forros. descrio: produto ecolgico, biodegradvel, aquoso, com alto poder de recobrimento e alta durabilidade. diferencial ambiental: sua secagem rpida e livre de COVs, portanto, no possui os odores desagradveis das tintas convencionais e garante a boa qualidade do ar interior.

Chapas de gesso Cleaneo


aplicao: forro descrio: chapas com propriedades acsticas e capacidade de melhorar continuamente a qualidade do ar nos ambientes em que esto instaladas. diferencial ambiental: o forro de chapas Cleaneo transforma partculas nocivas e odores em substncias inofensivas. Acstico, promove a absoro sonora e contribui para o conforto acstico dos ambientes.

Madeiras
Madeira Taxodium ( taxodium distichum )
aplicao: produo de mveis. descrio: rvore originria do canad, produz madeira leve, com boa trabalhabilidade e resistente ao apodrecimento. diferencial ambiental: madeira de reflorestamento.

Madeira Teca ( tectona grandis )


aplicao: produo de mveis , esquadrias e pisos de qualidade decorao e construo naval . descrio: rvore nativa das florestas tropicais do sudeste asitico diferencial ambiental: reflorestamento racional com certificao florestal do FSC, Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council).

Madeira de Demolio
aplicao: produo de mveis, revestimento de piso. descrio: madeiras nobres de lei, em extino, provenientes principalmente de elementos de antigas construes, como esquadrias, assoalhos entre outros. diferencial ambiental: possibilita o reuso de peas que seriam descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.

Bambu
aplicao: produo de mveis, construo civil. descrio: composto basicamente de longas fibras vegetais. uma planta muito resistente, possvel de ser cultivada em solos ruins. diferencial ambiental: material altamente renovvel que pode substituir o uso da madeira (material e combustvel), impedindo o corte indevido de rvores essenciais ao equilbrio natural. Conhea exemplos de utilizao de madeiras ecologicamente corretas

Tipos de madeira - Eco-Banheiro Uso conscinete de Madeiras - Sala de Descanso

Madeira Lyptus
aplicao: confeco de mveis, piso para rea interna. descrio: madeira de alta qualidade e grande resistncia mecnica produzida em escala comercial. diferencial ambiental: madeira totalmente obtida de fontes renovveis, a partir de rvores plantadas, o que assegura um suprimento confivel e ambientalmente sustentvel.

Tamburato
aplicao: confeco de mveis. descrio: o painel estrutural composto de duas camadas externas de partculas finas de madeira prensada, e miolo colmia de papel reciclado. diferencial ambiental: Com Certificado FSC, o produto adequado para fabricao de mveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho.

Objetos em Madeira de Redescobrimento

aplicao: decorao. descrio: As irregularidades ou rachaduras constituem a originalidade da pea, devendo-se escolha de espcies no comerciais nas quais so priorizadas as reas em que a rvore apresenta desenhos, cores e veios nicos. diferencial ambiental: A partir do manejo florestal sustentado, em acordo com os princpios ecologicamente corretos, Pedro Petry executa cada pea com resduos de rvores cadas.

Tecidos e Fibras Sustentveis


Biofuton
aplicao: decorao. descrio: um produto elaborado com enchimento natural de algodo orgnico e ltex revestido com tecidos sustentveis. diferencial ambiental: confeccionado com matrias-primas de carter renovvel o Futon favorece o fluxo de energia corporal e d uma sustentao especial sua coluna durante o sono.

Tecido Locomotiva Eco Juta


aplicao: decorao descrio: tecido composto de 60% algodo e 40% juta diferencial ambiental: desenvolvida a partir da fibra da juta, cujo plantio no utiliza fertilizantes ou defensivos. No descarte, a juta se decompe em 2 anos enquanto o algodo leva 10, e o polister pode chegar a 100 anos.

Sedas artesanais
aplicao: confeco de cortinas, almofadas, revestimento de estofados, etc descrio: tecidos artesanais em fio 100% seda. diferencial ambiental: produzidos a partir de casulos refugados da indstria e tingidos naturalmente.

Rolinhos e almofadas em fibra de bananeira


aplicao: decorao descrio: produtos desenvolvidos a partir do uso consciente de fibras naturais diferenciadas diferencial ambiental: produzidos artesanalmente por uma comunidade do Vale do Ribeira expressam a identidade brasileira.

Manta e puff com fibra de bambu


aplicao: decorao. descrio: confeccionados manualmente com fios de fibra de bambu e algodo. diferencial ambiental: resgata antigas tcnicas manuais gerando renda para mais de 100 artess.

Toalhas
aplicao: decorao. descrio: confeccionada com fio de fibra de bambu. diferencial ambiental: alm de ser uma fonte natural e altamente renovvel, as fibras de bambu possuem maciez, conforto, excelente absoro e alta concentrao de vitamina B, protenas e agente biobactericida.

Tapete Broinha
aplicao: decorao. descrio: tapete confeccionado com a tira da rama, apara de malha descartada pela indstria Txtil. diferencial ambiental: os trabalhos so feitos mo por um grupo de tecels no sul de Minas Gerais , mas proposta de Claudia Arajo reaproveitar inovando no design, sem perder de vista a utilizao e manuteno do produto.

Comrcio solidrio e consumo consciente


Flores do Cerrado
aplicao: peas de decorao. descrio: a Cooperativa Flores do Cerrado coleta folhas cadas (no colhidas) que utilizam como matria prima para sua obra. A folhagem esqueletizada (um processo que retira a clorofila) e tingida com pigmentos naturais. Um punhado delas, unidas manualmente, compe flores que so pregadas a painis de 30 30 cm, tramados com sisal e palha. diferencial ambiental: comrcio solidrio.

Papel Artesanal
aplicao: diversas. descrio: A Moinho Brasil fabrica papis artesanais atravs de tcnicas orientais aplicadas em aparas industriais e fibras naturais extradas de resduos agrcolas. diferencial ambiental: qualidade ambiental: A Ao Moinho Brasil orienta pequenos agricultores na escolha da cultura, na produo e utilizao de resduos da agricultura regional, aumentando, assim, a possibilidade de ganho em regies de baixa renda.

Objetos em Pedra Sabo


aplicao: decorao. descrio: fazem parte do mix de produtos comercializados pelo Instituto Meio dentro dos conceitos do comrcio justo. diferencial ambiental: o objetivo do Instituto estreitar o relacionamento entre as comunidades e o comrcio atacadista. So, principalmente, produtos artesanais com valor agregado, matria-prima local e uso de tcnicas tradicionais e de baixo impacto ambiental.

Quadros com fotos


aplicao: decorao. descrio: imagens so retratos da paisagem local e foram emolduradas com madeira de demolio recolhida na reforma da Estao Guanabara e passe-partout de papel artesanal. diferencial ambiental: incentivo a artista local e uso de material reciclado.

Fonte Cermica e objetos


aplicao: decorao. descrio: peas em cermica. diferencial ambiental: com Atelier instalado em Sousas, Nil Rocha desenvolve um trabalho em Cermica bastante diversificado. Utiliza sempre materiais minerais naturais e esmaltes de sua prpria fabricao.

Objetos de artesanato Ecomercado Avis Rara


aplicao: decorao. descrio: produtos feitos com matrias primas naturais e obtidos de maneira scioambientalmente responsveis. diferencial ambiental: procura divulgar a arte tnica de todas as culturas, estimulando a preservao da diversidade dos povos e suas tradies.

Alternativas
Linha Fulget da Braston
aplicao: revestimento. descrio: placas cimentcias unem a rusticidade das granilhas resistncia do concreto. diferencial ambiental: ainda que possua cimento em sua composio, o produto menos impactante, pois produzido em frmas que secam naturalmente, dispensando fornos. Assim, torna-se uma boa opo na substituio das pedras convencionalmente utilizadas na construo civil.

Piso Tecnocimento
aplicao: revestimento piso. descrio: material cimentcio aplicado com uma espessura de 2 mm, sobre o substrato, no necessita de juntas de dilatao e no apresenta nenhum tipo de trinca ou fissura. diferencial ambiental: ainda que possua cimento em sua composio o produto menos impactante pois pode ser aplicado sobre pisos pr-existentes, como cermicas, placas de cimento, mrmores e pastilhas, evitando assim os resduos habituais de reformas.

Acessrios em ao inoxidvel
aplicao: ferragens. descrio: o ao inoxidvel , basicamente, uma liga de ferro e cromo que apresenta

propriedades fsico-qumicas superiores aos aos comuns, sendo a alta resistncia a oxidao atmosfrica as suas principais caractersticas. diferencial ambiental: ainda que possua alta energia incorporada, o inox a opo mais sustentvel entre os metais para substituir metais cromados, que geram um dos mais perigosos rejeitos conhecidos, ainda sem qualquer possibilidade de reuso.

Potrebbero piacerti anche