Sei sulla pagina 1di 5

SISTEMA DE DEFESA ELETRNICA

by Le Magicien

O propsito deste projeto proporcionar ao leitor um sistema experimental de defesa eletrnica baseado em descargas eltricas de alta voltagem. Basicamente o Sistema de Defesa Eletrnica -SDE-, compe-se de um gerador e um multiplicador de voltagem. O gerador foi desenvolvido mediante o emprego de dois transistores Q1 e Q2 trabalhando em contrafase com realimentao indutiva provista pelo bobinado L2 (ver Figura 1). R2 limita a corrente de base dos transistores e R1 proporciona a assimetria necessria para comear a oscilao. A freqncia de trabalho do oscilador esta controlada principalmente pelas propriedades magnticas do circuito primrio. Neste projeto, a freqncia de trabalho de 30 kHz.

Na sada do bobinado secundrio L1 obtemos uns 800 volt, os quais so aplicados ao multiplicador (D3 a D10 e C2 a C9) proporcionando assim uma sada de aproximadamente 3000 volt ou mais no extremo de aplicao (terminais HV - GND). A lmpada de non NE indica que o sistema esta em operao e ainda que o multiplicador possui uma carga acumulada pronta para ser dissipada. Componentes:

R1 = 2200 C1 = 10 F/ 16 volt eletroltico R2 = 220 C2 a C9 = 68 nF/ 1 kV papel, polister ou cermico R3 = 190 k D1 e D2 = 1N4002 D3 a D10 = 1N4007 Q1 e Q2 = EM6122 (NPN, 4 amp) NE= lmpada non miniatura T1 = ncleo : NE 30 / 15 / 7 (duas peas E de ferrite ) carretel : CE 30 / 15 / 7

CONSTRUO DO TRANSFORMADOR T1 O transformador elevador de tenso T1 observado na Figura 1 deve ser feito mo pois um componente sob medida. Nas figuras 2, 3, 4 e 5 observamos a construo de T1:
Bobinado secundrio L1 : fio esmaltado AWG # 32, 350 voltas (5 camadas), sentido horrio. Bobinado de realimentao L2 : fio esmaltado AWG # 32, 9 voltas, sentido horrio. Bobinado bifilar primrio L3 e L4 : fio esmaltado AWG # 22, 9 voltas, bifilar, sentido horrio.

O transformador T1, aps a montagem deve ter a aparncia da figura 6:

DETALHES DA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO e MULTIPLICADOR Na placa do circuito impresso, dada na figura 7, se observa o lado correspondente s trilhas de cobre, e tambm a vista contrria, do lado dos componentes, com a respectiva localizao dos mesmos. A montagem deve ser realizada da maneira mais compacta possvel para que a placa do circuito caiba dentro do tubo de PVC.

A montagem sugerida para o multiplicador, deve corresponder da figura 8.

O circuito colocado em um tubo de PVC de 1 polegadas de dimetro. Observando a figura 9b, no tubo #1 se coloca a bateria de 9 volt e o gerador. Na luva se coloca o push-button S e a lmpada NE indicadora. No tubo #2 se coloca o multiplicador e, na extremidade do mesmo, uma tampa plstica

do tipo usado nos aerossis de desodorante. Nesta ltima so colocados dois parafusos de bronze o lato com os fios ligados segundo o esquema. O aparelho j montado deve ter a aparncia da Figura 9a.

Finalmente importante mencionar que aps carregado o multiplicador, o mesmo deve ser descarregado, para isso se curtocircuitam os terminais 1 e 2.

Potrebbero piacerti anche