Sei sulla pagina 1di 4

Celulas de Memoria

se pode definir clula de memria como o local ou dispositivo capaz de armazenar um bit de informao e permitir a verificao de seu estado (ou seja, determinar, em um dado momento, qual o valor do bit armazenado, zero ou um).

Clulas de memria
Mas com que se parece (ou seja, o que pode ser usado como) uma clula de memria? Se voc lembrar que um bit um algarismo ou dgito binrio que s pode assumir dois valores, zero e um, ver que h uma imensa quantidade de coisas, objetos corriqueiros, que podem ser usados como clulas de memria. Por exemplo: uma lmpada (acesa representa um, apagada zero), um copo (cheio representa um, vazio zero), uma casa de um tabuleiro de damas (ocupada, um, vazia, zero) e assim por diante. O que todos estes dispositivos tm em comum? Bem, todos eles cumprem as trs condies necessrias para que um dispositivo possa ser usado como clula de memria. Que so as seguintes (lembre-se delas, so importantes): Qualquer dispositivo pode ser usado como uma clula de memria desde que obedea obrigatoriamente s trs condies seguintes: 1. Poder assumir dois estados diferentes, mutuamente exclusivos;(0 e 1) 2. Permitir que esses estados sejam alterados (pelo menos uma vez); 3. Permitir que o estado assumido em um determinado instante seja lido. As condies so bvias por si mesmas e nem preciso analis-las muito mas, por amor clareza, vamos faz-lo. Mutuamente exclusivos significa que um exclui o outro, ou seja, ou o dispositivo est em um estado ou em outro (uma lmpada no pode estar ao mesmo tempo acesa e apagada nem um copo pode estar simultaneamente cheio e vazio; para a nossa anlise no existe o conceito de meio cheio ou meio vazio). A exigncia da possibilidade de alterar o estado evidente por si mesma: a clula deve poder armazenar tanto o um quanto o zero (e a restrio para que isto seja feito pelo menos uma vez para levar em conta os dispositivos que s podem ser gravados uma vez, como os discos CD R). E a terceira condio tambm evidente: de pouco me adiantaria armazenar algo que mais tarde eu no pudesse recuperar. Pois assim uma clula de memria e nela armazenamos a menor quantidade possvel de informao, um bit. O que parece pouco, mas pode representar muita coisa (considere o sinal vermelho que, aceso, indica que um trem no deve entrar em um determinado ramal

porque nele circula outro trem em sentido contrrio; armazena apenas um bit, mas pode salvar milhares de vidas). Ento agora j temos uma idia genrica do que uma clula de memria e que operaes podemos nela realizar. A Figura 1 mostra esquematicamente as operaes de leitura e escrita em uma clula de memria (de qualquer tipo) em um sistema de computao.

Figura 1: Operaes de leitura e escrita em uma clula de memria.

Em geral toda clula de memria dispe de pelo menos trs terminais ou contatos que podem receber um sinal eltrico (ou pulso de tenso), mostrados como T1, T2 e T3. Para executar uma operao qualquer (leitura ou escrita) na clula, a primeira coisa a fazer selecion-la, ou seja, informar que nela que a operao ser realizada e no em qualquer outra eventualmente ligada aos mesmos circuitos. Isto feito aplicando-se um sinal a seu terminal de Seleo, T1. O segundo passo informar que operao ser executada, leitura ou escrita. Isto feito atravs da presena ou ausncia de tenso no terminal T2, o terminal de controle. O terceiro passo depende da operao a ser executada. Em uma operao de escrita aplicada uma tenso no terminal T3 que ir ajustar o estado da clula de memria para o valor que se quer representar (zero ou um). Em uma operao de leitura aplicado um sensor ao terminal T3 que permitir determinar (ou ler) seu estado. O tipo de sinal, os estados que representam um ou zero (carregado/descarregado, magnetizado/desmagnetizado, energizado/desenergizado, etc.) e a temporizao em que os sinais so aplicados dependem do tipo fsico de memria (de semicondutores, de superfcie magntica, tica, etc.) e da tecnologia usada para fabricar o dispositivo. Mas de uma forma bastante genrica, qualquer que seja seu tipo, o funcionamento de uma clula de memria o acima descrito. Quando se faz uma operao de escrita, sempre se armazena um novo valor na clula de memria. Note que at possvel (na verdade, teoricamente, h 50% de probabilidade)

que o novo valor seja igual ao velho, ou seja, a clula armazenava, digamos, o valor um e eu escrevo nela o valor um. Aparentemente nada mudou (a clula continuar armazenando o valor um) mas na prtica o que se fez foi apagar (destruir) o valor um originalmente contido e escrever novamente na clula um novo valor um no lugar daquele. O novo valor pode ou no ser igual ao anterior, mas a operao de escrita sempre destrutiva. J a natureza da operao de leitura conservativa. Ela apenas consiste em utilizar uma espcie qualquer de sensor (magntico, eltrico ou tico, dependendo do tipo de memria) para inspecionar o contedo da clula e emitir um sinal informando qual este contedo, sem contudo modific-lo. Na prtica, tudo se passa como se o interior da clula fosse examinado e determinado o que l havia, que ser copiado em um outro lugar (o dispositivo que solicitou a leitura, geralmente a UCP). Em suma: quando se escreve algo na memria (qualquer que seja o tipo de memria) destri-se aquilo que l estava previamente armazenado, mas quando se l algo na memria, o contedo da memria se mantm preservado e pode ser lido novamente quantas vezes se desejar e permanecer inalterado at que seja efetuada uma nova operao de escrita naquela mesma clula.

Endereeamento de MEMORIA
o endereamento de memoria o Nmero que identifica uma parte fixa da memria

Tm os seguintes principais objectivos:

*para ter acesso eficiente a certas estruturas de dados: matrizes, estruturas ou records, listas, pilhas; *para especificar um endereo completo de memria, mas usando um menor nmero de bits no campo de endereo da instruo *para calcular endereos relativos posio da instruo corrente ou a outra posio de base, permitindo assim que um programa fique independente da zona de memria central onde carregado pelo Sistema de Operao.

Registrador
O Registrador de uma CPU (unidade central de processamento) so unidades de memria capazes de armazenar n bits. Os registradores esto no topo da hierarquia de memria, sendo assim, so o meio mais rpido e caro de se armazenar um dado. registradores tem como funo a capacidade de armazenar dados. So utilizados na execuo de programas de computadores, disponibilizando um local para armazenar dados. Na maioria dos computadores modernos, quando da execuo das instrues de um programa, os dados so movidos da memria principal para os registradores. Ento, as instrues que utilizam estes dados so executadas pelo processador e, finalmente, os dados so movidos de volta para a memria principal.

Registradores de dados so utilizados para armazenar valores, tais como inteiros e pontos flutuante. Em algumas UCPs antigas e mais baratas, um registrador de dados especial, conhecido como acumulador, e utilizado implicitamente em muitas operaes. O acumulador funciona como um recipiente onde so colocados e somados valores de clculos e comparaes. Registradores de base so registradores que recebem o endereo-base de um dado objeto. Este tipo de registrador oferece aos programadores um subterfgio para a criao de "ponteiros" (variveis, contendo o caminho para um endereo no software). Imagine-se da seguinte forma: Um programa que, tendo dois nmeros, recebe de um outro programa outros valores. Ento, o que se faz criar "atalhos" (path) que indicam qual valor ser usado. Assim, havendo somente uma imagem do valor, podem ser usados os valores, sem alter-los diretamente.

Potrebbero piacerti anche