Sei sulla pagina 1di 70

de Luciano Antonio Fraga

Os Caras Pintadas
Docu Docudrama para teatro em 2 atos
Pea Teatral Registrada no SBAT sob n 47194. Rio, 17ago2001

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Aviso
Esta pea uma obra de fico ambientada em So Paulo, datada no perodo de novembro de 1989 a dezembro de 1992. Personagens Dramticos: Pai: Adriano Pereira Pinto. Imigrante portugus, sexagenrio, motorista de txi. Me: Alice, mulher do Pai. Imigrante portuguesa, sexagenria, do lar. Adriano: Adriano Pereira Pinto Jr. Filho do casal, advogado, 27 anos, em 1989. Solano: Amigo e ajudante de Adriano, 25 anos, negro. Lena: Amiga de Adriano, 25 anos, fotgrafa. Ernesto: Corretor de imveis, quarento. Boi: Eletricista, amigo de Ernesto. 1 Soldado 2 Soldado Funcionrio (Somente a voz) Obs: O 1 e o 2 Soldado podero ser, devidamente caracterizados, interpretados pelos atores que faro, respectivamente, Ernesto e Boi. Cenrio O palco dever ser composto de 3 Cenrios ou Instalaes denominados por: Cenrio 1, representando as reas externas, tais como, Praa, Chcara, Boteco. Cenrio 2, representando as duas casas famlia de Adriano. Cenrio 3, representando a imobiliria, o escritrio de Ernesto. Indumentria Os personagens trajam roupas comuns da poca, anos 90. Adriano, o filho, alterna roupas esporte e, quando nas suas incurses como advogado, um terno mal cortado e gravata. Lena, comumente, traja cala jeans e camiseta, s vezes, jaqueta. O bedelho do autor Sem querer influenciar as outras funes da companhia, mas, mais precisamente gostaria de deixar a concepo da pea que mentalmente assisti ao escrev-la. Aceito, desde j e de bom grado em favor de outros mtodos, que se desprezem os modos e/ou os recursos utilizados a seguir: As mudanas de cena devem ser rpidas em ritmo televisivo, ou cinematogrfico, entremeadas por blecaute de um a dois segundos. Acompanha o blecaute o som mecnico, amplificado, da abertura do diafragma de uma cmera fotogrfica, de modo que, o blecaute e sonorizao ocorram concomitantemente. Cada cenrio ao atuar se ilumina. No acender da instalao, os atores, tomando suas posies como personagens, devero interpretar um congelamento simultneo, durante um segundo, ou frao, retomando a seguir os movimentos naturais das aes de cada personagem. Busca-se a a sensao de uma memria fotogrfica que no descongelamento ganhe vida, tal qual aquele velho recurso da linguagem cinematogrfica. As cenas foram numeradas, nomeadas e datadas para uso da produo, e tambm, a critrio da montagem, esses dados podero ser projetados de alguma forma para o pblico. Agradeo e desejo que a pea vos agrade.

Luciano Antonio Fraga.

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ato 1
Cena 1- Blitz (Madrugada/nov/89) Personagens: Adriano, Solano, 1 e 2 Soldados. Local: Praa Cenrio: 1 (Madrugada. Uma praa. Entram Adriano e Solano. Esto exaustos. Nada falam. Adriano carrega um processo judicial. Seus cansaos fazem-lhes desabar num banco. De repente, ouve-se uma sirene seguida de uma freada brusca. Entram dois policiais militares, um branco e um mulato, de armas em punho. Adriano e Solano se assustam.). 1Soldado: Mo na cabea. Adriano: Ei, espera a... 1Soldado: Cala a boca. 2 Soldado: Deita no cho. 1 Soldado: No se mexe. Adriano: Calma. Calma. No estamos fazendo nada... 1 Soldado: Cala o boco, seno dou um tiro nele. 2 Soldado: (Revistando-os) Arma no tem. Tem droga? Adriano: No... 1 Soldado: Cala a boca. 2 Soldado: Cad a droga? Adriano: No tem dro... 1 Soldado: Cala boca. 2 Soldado: Cad a droga, no t ouvindo? Adriano: No tem dro... 1 Soldado: Cala boca, ou vai leva uns tapa. 2 Soldado: Cad a droga, j falei. Adriano: Espera a... 1 Soldado: (Ameaa um tapa em Adriano). P cara, como tu gosta de fal... (V o processo) Que essa papelada a? Adriano: Advogado... Sou advogado.

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

(Um Silncio. Os PMs se entreolham). 1 Soldado: Deixa ver tua carteira. Adriano: (Vai ao bolso de trs das calas e pega a carteira e d ao soldado). 1 Soldado: (Olha a carteira) Esse aqui v. mesmo?(olha a foto, olha Adriano, de novo). (Lendo a carteira) Adriano Pereira Pinto Jnior. 2 Soldado: (Rindo) Pinto Jnior? 1 Soldado: o que est escrito aqui. Adriano: Isso mesmo. Alguma coisa errada? 1 Soldado: No doutor. que, advogado, assim vestido...No parece. doutor, porque o senhor no falou logo? Adriano: Porque vocs foram umas bestas. 1 Soldado: doutor, no avacalha a gente que seno desacato... Adriano: Desacato o que vocs fazem. Desacato cidadania. V. sabia que eu podia prestar queixa de voc por abuso de autoridade? 1Soldado: doutor, a gente cumpre ordens... Quase duas da matina, um branco e um crioulo junto, a gente no espera grande coisa. Solano: (Para Adriano) T vendo? Quem mandou voc nascer branco? 1 Soldado: Quer dizer, bem... No bem assim... Adriano: Racismo crime. 1 Soldado: Mas eu no sou racista, juro, no sou no... Que isso... At meu cachorro preto. 2 Soldado: verdade... Eu conheo... O Cafu... Cachorro gente fina t ali... E preto... Isso no quer dizer nada. 1 Soldado: Tudo bem doutor, desculpa o excesso de energia, que essa cidade anda violenta. melhor pr vocs ir embora pr casa. Gente de bem no fica at essa hora na rua. Positivo. Boa noite. (Para o outro soldado) Vamos embora. (Os soldados saem, cochichando e rindo). 1 Soldado: (Para o 2 Soldado, rindo) Voc viu? Pinto Jnior.

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: (depois que os soldados saem) Ah, ah, voc viu? Quando o nego viu tua carteira, o nego arregou. Se eu tivesse uma dessa, eu punha tudo esses meganha na cadeia. Ai, eu punha. Cena 2 - Nosso filho (Manh seguinte/nov/89) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (Os pais de Adriano. Ela lhe serve o caf da manh.). Pai: O teu filho dormiu em casa hoje? Me: Deixa-o descansar, chegou tarde. Pai: Descansar de qu? Do jeito que tu falas, at parece que um grande trabalhador. Deu-te algum dinheiro esta semana? Me: Est ainda pr receber. Pai: Sempre est pr receber. Com uma profisso to bonita, que d muito dinheiro, no conseguiu ainda nem comprar um carrinho. Ainda se mete a fazer outra faculdade. Faculdade de cinema... Era o que faltava... Agora quer ser cineasta... Est a pensar que isto aqui uma Hollywood... Abre tu o jornal e v se algum est a procurar um cineasta pr lhe dar um emprego. O mximo que vai conseguir emprego de lanterninha... um doido varrido... Me: No fala assim, Adriano, nosso filho inteligente. Pai: Ah, isso ele ... O burro sou eu que tenho que trabalhar pr manter a casa. Nesse caso, ele inteligentssimo. O burro sou eu. Me: L ests tu... No vs que ele est a comear a vida dele? Pai: , a comear a dele e a acabar com a minha. Eu comecei a vida a trabalhar no emprio do meu tio, a pesar batatas, a cortar bacalhau, a carregar as caixas de latarias... Isto sim comear a vida, mas ele j tem 30 anos... Me: 27. Pai: Que seja, e ainda no comeou. Acho que est a esperar a hora de se aposentar... E o pior ainda que agora anda s voltas com esse PT... Partido dos Trabalhadores. Que paradoxo: nunca trabalhou e est no partido dos trabalhadores... Era s o que faltava: esse barbudo ganhar a eleio... Me: Deixa que ele tenha as idias dele. Pai: Claro que deixo... Mas se esse barbudo comunista ganhar, ele que arrume outro lugar pr dormir. Sim, porque morar aqui ele no mora, s dorme. Mas, se o teu filho fosse ao menos coerente devia era trabalhar pr PV... Me: Partido Verde?

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Qual Verde, qual nada. PV, Partido dos Vagabundos. Me: s injusto com ele. J se formou em direito, entrou em primeiro lugar na faculdade de cinema... Devias ter orgulho do teu filho, pois se ele meu, teu tambm... Bem ou mal ele no te pede dinheiro... Pai: Porque sabe que no lho dou... Me: Porque tem o dele... Pai: Ai tem? Ento deve esconder bem escondido, pois nunca vi entrar por esta porta com um frango, um galeto sequer. Me: Sabes que ele anda a fazer o regime vegetariano. Pai: Ah, isso eu sei, sei quanto gastaste este ms s de hortalias. Me: Queixas-te sem razo. Pai: Bom deixa-me ir... Os congestionamentos me esperam. Me: Vai, vai... No te esqueas de comprar o remdio da presso... E toma um j. Pai: T, t... (sai) Cena 3 Se voc fosse o presidente (Tardinha/nov/89) Personagens: Adriano, Solano e Lena Local: Boteco Cenrio: 1 (Num bar. Esto alegres, meio bbados) Lena: Se vocs fossem o Presidente do Brasil e tivessem direito a um decreto que pudesse ser o melhor para o pais. Qual a primeira medida que iriam tomar? Adriano: Eu atacaria a educao. Decretaria que nos prximos anos, pelo menos, metade do oramento devesse ser investida em educao... Lena: E voc Solano? Solano: Pr falar a verdade, eu no queria ser presidente. Tem que acordar cedo. Muita responsabilidade... Preferia ser cantor. Jogador de futebol j passei da idade... Lena: Faz de conta. Solano: Faz de conta? Bom... Uma lei... Qualquer lei... Que fosse bom pro pas... Deixa eu ver... Bem... Eu tirava o Lazarentoni de tcnico da seleo... (Risos)

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: No, melhor... Eu punha uma lei de eleio direta pr tcnico da Seleo, serve essa?... Sabe, do jeito que vai, acho que o Lazarentoni no vai traz o caneco... Nem a pau. Jogando nesse esquema, no. Adriano: Ia ser realmente engraado, eleio direta pr tcnico da Seleo... Solano: No, o negcio srio. No gozao... Acho que tcnico da Seleo o cargo mais importante do pas. Tinha que ter debate, horrio gratuito... O tcnico tinha que falar qual o esquema, a escalao, os auxiliares... Adriano: Com 1 e 2 turno? Solano: Igualzinho... Lena: E seria voto obrigatrio? Solano: A no. Vota quem quiser. Adriano: J nem queria ser presidente, ditador muito menos, n, Solano?... E voc, Lena? Lena: E j faria uma coisa muito mais simples... E decretaria que se colocasse a palavra Amor na bandeira nacional. Adriano: No entendi. Lena: Amor, Ordem e Progresso, ora. Solano: Na bandeira? mesmo? Adriano: Mas, no que isso ia melhorar a vida das pessoas? Solano: Amor, ordem e progresso um nome bom pr um pagode. Lena: Amor no importante? Amor social, fraternidade. Ou s futebol que importante? Adriano: Claro, acho amor fundamental, mas... Na bandeira? Solano: No, mas pera a, futebol importante... Voc j pensou o pas sem futebol?... Tinha que fech... Lena: T vendo... Adriano: Espera a... Eu no penso assim... Solano: Claro, v. torce pr Portuguesa... A, j no d pr gost muito de futebol. Adriano: Eu gosto de futebol...

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Lena: T vendo... Adriano: Mas, eu no estou dizendo que seja a coisa mais importante... Lena: Tudo mais importante: nossa terra, nossa gente, a nossa bandeira, o nosso lema, nosso mito... Sempre se falou que o nosso pas o pas das oportunidades, mas eu digo que sim; o pas dos oportunistas... Ordem e Progresso... Ordem, o que tem sido ordem, seno o povo de cabea baixa aceitando o que vem de cima, como se viesse do cu? Pro povo sabe quem o culpado de tanta desigualdade? (Eles ficam esperando a resposta). Lena: Deus... ... Deus que quer assim ou a vontade de Deus... Adriano: cultural... Solano: , cultural... Lena: bestial, no cultural. Que droga de cultura essa? Tem muita gente interessada de que o saber no chegue a todos. , saber poder... Muitos dos que esto no poder no querem perder a mamata, por isso vm conservando o povo na ignorncia. Adriano: Tudo bem, mas o que tem a ver com a bandeira? Lena: P, a bandeira o nosso retrato, cara. O que falta no brasileiro a identidade, cara. A gente pensa que amar a Ptria torcer pr seleo. Eu tambm toro pr seleo, mas amar a Ptria amar nossa gente, nossos irmos. Falo do amor social. Solano: Bonito! Lena: Colocar a palavra Amor na bandeira criar o mito da fraternidade que est faltando, cara. Quando Comte pensou... Solano: Quem? Lena: Comte... Quando Comte pensou sobre o positivismo quis dizer: Amor, como princpio; Ordem, como meio e Progresso, como fim... Solano: Esse Conti no jogou pr Itlia em 82? Lena: Solano. Comte, sculo XIX, filsofo francs. Solano: Podia ser parente afastado, ora. Lena: T bom, Solano. Adriano: Vai ver que os marechais na poca tiraram a palavra amor porque achavam que era coisa de gay.

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Lena: Acho que foi isso mesmo, cara... V o lema francs, que patritico: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Mas, v o nosso retrato: Ordem e Progresso... Belo, lindo binmio pr uma boa ditadura ou pr uma democracia falsa. A gente precisava criar o mito do Amor. isso a... Por isso, cara, eu mandava pr na nossa bandeira as palavras Amor, Ordem e Progresso... S por isso o pas ia mudar... As pessoas iam se olhar melhor na manh seguinte... Solano: Muito bem, j ganhou... Mas, eu acho que voc devia patentear a idia... Lena: O qu? Patentear a bandeira nacional?... Solano: Tu ia ganha a maior grana... J viu o que tem de bandeira por a? Lena: T bom, Solano... Adriano: Isso pr mim romntico demais... Lena: Voc acha? Solano: Lena, voc sabe que eu admiro voc... Verdade... Voc sabe que eu sou seu f... Faria tudo o que voc me pedisse, desde sexo at trocar o pneu do teu carro... Tua idia legal, mas, no sei no. No acho que mudando a bandeira, nem assim , o Lazarentoni vai trazer esse caneco aqui pra nis. Cena 4 Avaliando a casa (Dia/nov/89) Personagens: Pai, Me e Ernesto Local: Casa Cenrio: 2 (Ernesto, o corretor, anda olhando a casa. O Pai e a Me o acompanham e o observam com ateno) Ernesto: E quanto o senhor quer na casa? Pai: Estvamos a pensar que vale pelo menos uns 90. Ernesto: muito dinheiro. Me: Mas nosso vizinho vendeu, no faz muito tempo, por 78 e no estava to bem conservada quanto essa. Pai: Esta est muito melhor e ainda tem o abrigo do carro que no faz nem um ano que o pusemos. Ernesto: , mas essas coisas a nvel de imvel variam muito. Pode ser que a pessoa que comprou no estava bem informada... Ele deve ter ficado muito tempo pr vender at encontrar um otrio. Me: Isso verdade, demorou um pouco. Mas porque no comeo ele estava a pedir 100. Ernesto: No estou falando? Pro senhores vender rpido tem que dar liquidez pr casa, tem que abaixar o preo.

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Ento, quanto o senhor acha que vale? Ernesto: Uns sessenta... Me: O qu?! Ernesto: Talvez uns sessenta e cinco, no mximo. Pai: No, assim no queremos. Me: Este lugar timo. Tem tudo aqui perto: aougue, supermercado... Farmcia uma atrs da outra... Ernesto: , mas minha experincia diz isso... Me: Ento no vendemos. Custou-nos muito suor pr conseguir esta casa. Pai: , sessenta e cinco muito pouco. Ernesto: Talvez setenta, quem sabe. Seo Manuel... Pai: Adriano, por favor... Ernesto: Sim, claro, senhor Adriano... O senhor sabe como anda a situao do pas. Hoje o capital importante, muita inflao e os imveis no tm liquidez, isso... Pai: Olha, eu no entendo disso, de capital, de liquidez. O que eu sei que nos custou muito a comprar esta casa e se o senhor acha que no vale, no a vendemos... Ela tudo que conseguimos juntar, alm do nosso txi, claro... Me: Isso verdade. Ernesto: Bom... O que pode acontecer que posso achar outro imvel com preo mais baixo, mesmo porque o senhor quer comprar outro, um tipo de uma troca, no ? Pai: Pois sim. Ernesto: Pois ento, eu lhe arrumo outro com preo favorvel, se o senhor pagar uns 15 ou 20 a menos, ficam elas por elas... Pai: Se o senhor me arrumar uma casa do jeito e lugar que eu quero e eu possa sair lucrando, assim tudo bem. Se nos sobrasse algum dinheirinho para que pudssemos trocar txi por outro mais novo... Na verdade eu gostaria de uma chcara, no longe da cidade, claro, o senhor sabe, eu trabalho na cidade... , o senhor vai vendo, estamos bem aqui, no temos pressa. Ernesto: isso ai... O senhor pode ter confiana, apesar de pouco tempo na regio, estou no ramo fazem muitos anos. Eu vou arrumar um bom negcio, alis j tenho um em vista: sei de uma chcara, no muito longe daqui... Vou falar com o proprietrio.

10

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Poderia ser bom. Ernesto: Ah, vai ser, o senhor vai me agradecer muito... Me: Vamos tomar um caf? Ernesto: Nada melhor que um caf agora... (Sai a Me) Pai: Por acaso senhor Ernesto, em quem o senhor vai votar pr presidente? Ernesto: Quem?... Eu?... E o senhor? Pai: Ora, eu no voto. Ernesto: Eu tambm no vou votar em ningum. tudo uma cambada... Eu penso igual ao senhor... Pai: Mas, eu no penso assim... Ernesto: Mas, o senhor mesmo falou que no ia votar em ningum... Pai: Mas, eu no voto por que sou estrangeiro... Ernesto: Ah ? Bom... No meu caso... que eu no gosto de poltica. No me d dinheiro. Mas quando algum quer saber em quem eu voto, eu sempre voto no candidato do cliente. Eu falo isso pro senhor porque, mais que cliente, o senhor meu amigo. Pai: Obrigado. Ernesto: O voto secreto. Mas, na hora eu no voto em ningum. No me comprometo, ningum pode dizer que eu votei errado, n? Pai: Isso verdade. (Vem a me entrando com caf) Pai: Mas, na verdade, se eu votasse... Me: Adriano, j ests a discutir poltica outra vez... Pai: mulher, l ests tu, quem est a discutir poltica? Estou justamente a dizer ao senhor Ernesto que no voto... Me: Mas se votasses... Votarias em quem? Pai: Sabes que nenhum desses dois me agrada...

11

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ernesto: , concordo, nenhum dos dois merece meu voto... Pai: Mas se estivesse a concorrer o Dr. Ulisses... Ernesto: Bom candidato... Pai: Ou o Silvio Santos... Ernesto: Melhor ainda... Me: Eu, se votasse, votaria na esquerda. Ernesto: ... Quer dizer... No to mal assim... Pai: mulher, esqueceste o perigo que passamos com o comunismo? Ernesto: , o comunismo meio perigoso. Me: Pois eu confio menos no outro... Ernesto: , o outro no muito confivel... Pai: Mas tem mais experincia... Ernesto: , isso verdade... O outro um sujeito experiente... Me: Como sabes? Ernesto: ! Como? Pai: No sou eu que digo, mas a imprensa... Ernesto: Eu tambm li alguma coisa a respeito... Me: Queres saber: a imprensa, os jornais, a televiso tambm tm l seus interesses... Ernesto: Esto vendo? como eu falei no comeo: tudo uma cambada de sem vergonha... Me: Mas, deixemos disso... Ernesto: bem melhor assim... Me: E o caf, senhor Ernesto? Ernesto: Excelente! Me: mesmo? Ernesto: Nunca fui to sincero...
12

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Cena 5 Ernesto telefona (Dia/nov/89) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 (Ernesto entrando e vai ao telefone. Disca) Ernesto: Al, Doutor Armando, como vai o senhor?... Tudo bem. Olha, liguei porque acho que apareceu um negcio que pode dar um bom lucro... Um sobradinho, d vender por uns 90 mil dlares... O sujeito ainda est inseguro pr vender, mas vou trabalhar pr ele soltar por sessenta, sessenta e cinco... At setenta bom negcio... O senhor topa?... Seria um bom investimento... Cena 6 Lena vai casa de Adriano (Dia/nov/89) Personagens: Me, Lena, Adriano, Solano e Pai Local: Casa Cenrio: 2 (Me vindo abrir a porta) Me: Lena, vamos entrando. Vou chamar o Drianinho. Lena: A senhora sabe se ele vai pr Faculdade? Me: No sei, chegou tarde ontem e ainda no falei com ele. Lena: Ah, ele est dormindo? Deixa ento... Me: No, j est na hora de cham-lo. (Para dentro) Drianinho... Adriano:(De dentro) J vou, me. Me: (Para dentro) A Lena est c. (Para Lena) Vou trazer-te um cafezinho... Lena: Obrigada, mas no precisava... (A me sai. Toca a campainha) Me: (De dentro) Podes-me atender, Lena? Lena: Claro. (Lena vai at a porta. Entra Solano) Solano: (Entrando. Cumprimenta beijando Lena) Oi, O Dri ta. Lena: T descendo. Voc sabe se ele vai pr Faculdade? Solano: A gente combinou de ir at o comit. Lena: A campanha est crescendo. (Entra Adriano) Adriano: Oi gente. Lena: Passei aqui porque eu estou de carro e achei que voc ia pr faculdade.

13

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: No, vamos pro comit. Lena: , o Solano falou. (Entra o pai) Pai: Ol, tudo bem? Adriano: (Para Lena) Este o meu pai. Pai: Ol muito prazer, Adriano. Lena: Muito prazer, Lena. Adriano: Lena colega da faculdade. Pai: Vai ser cineasta, tambm? Lena: No, sou formanda de publicidade. Adriano: O lance dela fotografia. uma excelente fotgrafa. Pai: Ai ? Ento, vais votar no barbudo, tambm... Lena: No barbudo? Ah... claro. E o senhor? Pai: Graas a Deus e no voto. Sou estrangeiro. Solano: Eu no sabia que o senhor era estrangeiro... Pr mim era... Portugus... U, portugus estrangeiro? Pai: ... E sendo estrangeiro, graas a Deus, no voto. Adriano: Meu pai da direita... Pai: L ests tu a dizer que sou da direita. No sou nada, mas se fosse alguma coisa, seria de centro, radical de centro... Adriano: Meu pai queria ver os militares de volta no poder. Pai: No isso, s digo que no tempo do militares a situao era melhor, no se gastava tanto dinheiro com eleies, (para Lena) j viste o absurdo que se gasta com as eleies?... Ento, tinha-se um BNH que funcionava... (Para Adriano) Foi no tempo dos militares que compramos esta casa... Lena: Mas tinha tortura... Pai: Eu nunca vi algum ser torturado no tempo dos militares. (Riem-se)

14

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Os militares so homens do povo... Quem quer pode ser militar... No precisa ser rico ou pobre... Tu, Solano, se quisesses tu podias ser militar... Solano: Eu sou reservista da 3a. Categoria. Nem l eles me aceitaram. Pai: que seria um desperdcio mandar um moo to bonito pr guerra... Solano: (Admirado) mesmo! E eu nem tinha pensado nisso. (Risos) Solano: Eu pensava que era preconceito... Pai: No exercito no tem disso. Mas... Agora que o Muro de Berlim est pr cair, o maior monumento ao comunismo, o meu filho vai votar no Barbudo. Lena: Mas, ele no comunista. Solano: mais ou menos, mas, no muito. Pai: Solano, l ests tu, vais na conversa do Drianinho... No sabes o que o comunismo. (Entra a me com caf na bandeja) Me: homem, l ests tu de novo a discutir poltica... Pai: mulher, quem est a falar sobre poltica? Estvamos a falar sobre o BNH Banco Nacional da Habitao, que outrora funcionava, sobre o Muro de Berlim... Enfim, falvamos sobre construo civil. (Para os outros) No mesmo? (Risos) Me: Trouxe-vos um cafezinho... Cena 7 A pegadinha (Dia/nov/89) Personagens: Ernesto e Boi Local: Imobiliria Cenrio: 3 (Boi vai entrando no escritrio de Ernesto que est numa ligao telefnica, acena para Boi entrar e ficar vontade.) Ernesto: Tudo bem querido, at mais ver... Tchau. (desliga) Boi: (Relativamente tmido) Oi, e a, h quanto tempo... Ernesto: (Efusivo) E a, Boi, meu compadre, como vai? Boi: Recebi teu recado. Ernesto: Trabalhando muito?

15

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Boi: Desempregado. Fazendo um bico aqui e ali de eletricista. Ernesto: Eu te chamei porque estou precisando de um favor seu. coisa simples... Se der certo te arrumo um trocado. Se der certo, claro. Boi: Ento fala logo... Ernesto: o seguinte: Na verdade uma brincadeira, tipo uma pegadinha. Vou te explicar: tem um amigo meu, um portugus, que est querendo comprar uma chcara. Bom eu tenho uma aqui pr vender a 120, no jeitinho que ele quer, mas muito mais caro do que ele pode pagar... Boi: Sei, e da... Ernesto: O dono da chcara um tal de Junqueira, Rolando Junqueira, voc conhece? Boi: Nunca vi mais gordo. Ernesto: Melhor ainda... Ento, esse Junqueira me deixou as chaves pr eu mostrar, no caso de aparecer algum comprador... Boi: E da? Ernesto: Bom, como o cara est viajando e o portugus est com pressa, eu queria que voc fosse l e fingisse que era o tal Junqueira... Boi: Mas isso pode dar rolo. L vem voc me arrumar encrenca... Ernesto: Que isso... s uma brincadeira... O cara meu amigo... S vou passar um trote na figura... Boi: Ah no, arruma outro... Ernesto: (Desapontadssimo) P meu, vai negar um favorzinho desse pr mim que sou teu amigo... Boi: E se o dono chega? Vai dar o maior rolo... Ernesto: Chega nada. Ele est viajando pro exterior. Eu s quero que voc chegue l, cumprimenta o portugus, ele vai te dar uma proposta de 40 mil dlares e voc diz que queria mais, que terra um negcio seguro, regateia, mas como voc est precisando do dinheiro urgente, voc aceita, diz que tudo bem e... Negcio fechado. Voc fala que minha comisso fica por conta dele. E pronto, no tem que se preocupar... Eu dou documentao pr ele verificar, ele vai embora, depois voc nunca mais vai ver o sujeito. Boi: Ah, no sei.

16

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ernesto: Eu vou estar l do teu lado, voc acha que eu ia te deixar na mo... P, voc meu melhor amigo, no ia te colocar numa fria, vai ser s uma brincadeira, pr tirar uma com a cara do portuga. P, Boi, voc ou no meu amigo? Boi: Quando vai ser? Ernesto: Assim que se fala. Vamos l que eu te pago um almoo no Bar da Tia e te explico tudo direitinho. Voc est com a identidade a? Boi: Estou, mas pr qu? Ernesto: S pr tirar uma xerox. Pr dar uma maquiada na documentao... Boi: Mas... Ernesto: No se preocupe, tudo brincadeira. que esse amigo meu fala que muito esperto. Ento eu quero provar pr ele que ele no tanto assim, mas, no fundo, s uma brincadeira... Depois eu vou contar direitinho tudo pr ele. Alis, eu estou fazendo isso pro bem dele, pr ele ficar de olho aberto. Boi: Jura que no vai me complicar? Ernesto: P, Boi, s uma brincadeira. Voc acha que eu ia pr o meu melhor amigo em fria? Vamos l... Vou te pagar um almoo no Bar da Tia. Hoje dia de rabada, voc gosta de um rabo? Boi: (Rindo) Quem no gosta, n? Ernesto: Ento, vamos ver como est hoje o rabo da Tia... (Saem rindo) Cena 8 O telefone chegou (Dia/nov/89) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (Pai entrando de fora, vem Me .) Me: Adriano, chegou o nosso telefone. At que enfim... Pai: Ai , onde est? Me: No estavas aqui, no sabia onde met-lo, o homem sugeriu p-lo ali. Pai: A est bem. (Vai ao telefone). Me: Ainda no fala. Est mudo... Pai: (Pegando o telefone) No fala? Al, al... Al... (para a me) , no fala...

17

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Instalou aqui dentro e amanh, diz que vai fazer a ligao l fora... que j estava a ficar escuro... Pai: (Rindo) Tambm parece que no ouve. Deve estar surdo tambm... Me: J te disse, homem, eles vo ligar amanh... Pai: Tu sabes que isto foi um bom investimento? J vale um bom dinheiro este telefone. A linha telefnica nesta regio muito valorizada. Me: (Saindo) homem, estamos h 4 anos a esperar pelo telefone e j pensas em vender. Pai: No penso em vender. Apenas estou a dizer que se quisermos vender teremos um bom lucro... Cena 9 Sobre a vida (Dia/nov/89) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (Est o pai. Adriano, de terno, est com um processo, colocando-o na pasta) Pai: , meu filho, gosto de te ver assim, de terno... Por que no segues a tua carreira de advogado? Podias abrir teu prprio escritrio em vez de ficar a fazer bicos com os teus colegas. Adriano: Estou seguindo tambm, pai, no est vendo? Deixa eu ir levando assim... No estou ganhando o que podia, mas estou fazendo o que eu quero. Pai: O tempo passa rpido. Devias pensar em primeiro fazer teu p-de-meia, depois pensar nas coisas de que tu gostas. Adriano: Depois no sei se vou ter motivao, meu pai. Deixa eu resolver a minha vida... Pai: Podias ter um carrinho... Um advogado a andar de coletivo pr cima e pr baixo... Adriano: Eu vou comprar um, pai... No tenho pressa. Pai: Gosto de ti, mas acho que devias ter mais juzo... Tu achas mesmo que esta faculdade de cinema vai te trazer alguma coisa de til? Adriano: Estou pensando. No sei se vou continuar no cinema, tenho pensado em me transferir para jornalismo. Pai: meu filho, j tens idade pr saberes o que queres... Agora vens com jornalismo? Pareces-me o Bocaje. Andou a vida toda na faculdade e nunca se formou em nada. Adriano: Mas eu j me formei em direito.

18

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: E ento... uma profisso to bonita... Podias ganhar muito dinheiro, se trabalhasses num banco. O filho do Olavo est a trabalhar num banco e engenheiro. J est bem em to pouco tempo de carreira. Adriano: Ele ele, eu sou eu. No gosto quando o pai me compara com os filhos dos seus amigos. Pai: No estou a comparar, estou a dar exemplos... E ainda inventaste esta de ajudar esse partido que no te d nada em troca... Poltica s enche a barriga de poltico. Adriano: Pai, deixa eu cuidar da minha vida, t. (Adriano saindo) Pai: (Falando enquanto ele sai) Mas, isso mesmo que eu estou a falar: que cuides da tua vida. Cena 10 Sobre a Chcara (Dia/nov/89) Personagens: Pai e Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 (O Pai vem entrando) Pai: Com licena. Ernesto: Ol. Obrigado por passar aqui. Eu tinha que lhe falar pessoalmente: O cabloco t no papo... O preo t bom demais... O senhor tem que aproveitar, seo Manuel... Pai: Adriano, porra... Vs pensais que todo portugus se chama Manuel... Ernesto: Desculpa, que acabei de passar na padaria e, por coincidncia, o dono se chama Manuel... Mas, eu ia dizendo que o cara t dando a chcara... Pai: Mas como? Corretor: E mais uma coisa, j tenho um comprador pr sua casa... Por sessenta e cinco... E o cara tem dinheiro... Falei que o negcio no cacau. Pai: Ai ?... Mas, sessenta e cinco, eu queria pelo menos 90. Ernesto: Mas, o caboclo t pedindo 50 na chcara que vale, pelo menos, 100... O caboclo est apertado. O senhor me d 5 de comisso e ainda lhe sobra 10. Pai: No, mas eu queria que me sobrasse mais. Ernesto: Ah ?... Ento o senhor vai fazer o seguinte: Vai l, olha a chcara e oferece 40. O caboclo no tem onde cair morto e est precisando urgente de dinheiro... Se o senhor gostar da chcara, por 40, o senhor no venderia a casa por 65?

19

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Por quarenta, sendo bom como tu falas... Mas o senhor lhe disse ao que quer comprar a nossa que eu preciso de um tempo pr mudar... Ernesto: J, ele vem do Rio de Janeiro pr trabalhar no Banco do Estado. A pressa dele relativa, mas ele pode esperar, sim. Pai: Sendo assim... O senhor Acha mesmo que vou fazer um bom negcio? Ernesto: O senhor vai fazer o maior negcio a nvel de China. ... mosca branca. Desde o mundo mundo o melhor negcio terra, imvel, e isso nunca vai acabar. O senhor no v l no Oriente Mdio, os caras se esborrachando por um pedacinho de deserto. Pai: verdade. Ernesto: Ento, o caboclo t pedindo 50, mas tenho quase certeza que por 40 ele solta ... E o lugar maravilhoso: tem uma casa de trs quartos mais 3000 m2 de terreno, fica encostadinho na estrada... Em 10 minutos o senhor j est no centro... Cena 11 Sobre o corretor (Dia/nov/89) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (A me varre a casa, entra o pai) Pai: Alice, falei com o corretor. Me: E ento? Pai: Tem uma chcara que ainda vou ver. Me: Tens certeza do que queres? Pai: Vai ser melhor pr ns, ele disse que um lugar sossegado, inda nos vai sobrar algum dinheiro com a venda da casa... Me: que j estamos to acostumados aqui... Pai: Mas vai ser melhor... Acostumamos l tambm... uma regio que est em ascenso. Logo, logo vai estar mais valorizada... O senhor Ernesto disse que vale muito mais que o cabloco est a pedir. Me: Tu que sabes. (A Me vai saindo e o Pai atrs) Pai: Disse que casa tem uma cozinha grande... Que est pronta pr morar...

20

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Cena 12 Adriano e a casa (Dia/nov/89) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 Pai: Estou a pensar em vender a casa e comprar uma chcara, que tu achas? Adriano: Quando o pai resolveu isso? Pai: Tenho pensado, passei na imobiliria, no tem nada certo, estou a resolver... Adriano: E porque est me falando s agora? Pai: Tu no te interessas por nada da casa. Claro ia te falar uma hora, no estou a esconder nada. At quero que, como advogado, vejas tudo direitinho... Estive a pensar que, como a acabei de quitar a casa, aqui a regio de bom valor e que mais que isso ela no valoriza... Logo, logo estou para me aposentar... Tenho, claro, que continuar com a praa, mas queria trabalhar menos, queria a vida mais sossegada com tua me... Mas, tu vens conosco... Meu sonho foi sempre ter uma quinta... L so 3000 m2 de terreno e tem uma casa com trs quartos... Adriano: E a me, o que acha? Pai: Ela diz que faz o que eu quiser. Adriano: E qual imobiliria... Pai: um corretor da imobiliria da praa que abriu ainda h pouco. Do senhor Ernesto, tu o conheces? Adriano: No... Bom, faa o que o senhor quiser. Vai ser uma mudana brusca, nem consigo imaginar o pai num lugar desses... (Adriano sai para o quarto, o Pai vai atrs) Pai: s isso que achas? Cena 13 A mulher a chorar (1/dez/89) Personagens: Pai, Me e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (O Pai vem de fora. O telefone toca. Me vem correndo atender ao telefone que pra de tocar. A Me fica no meio do caminho e v o Pai) Me: No venhas apressado. J est tudo pronto para o almoo. Pai: Calma mulher, ests nervosa. E o Drianinho? Me: Saiu s pressas por causa de uma mulher que entrou aqui a chorar? Pai: O qu? O Drianinho est metido com alguma mulher?

21

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Por causa do filho. Pai: Filho de quem? Me: Da mulher... Pai: Com quem? Me: Eu sei l que o pai do filho da mulher que entrou aqui a chorar... homem, no me deixas acabar de falar... Pai: Tu que no vais direto ao assunto... Concluso: Que tem o filho da mulher a chorar com o nosso Drianinho? Me: Se tu me deixares falar, eu falo. Pai: No falas porque no queres... Me: Porque no deixas... Pai: Fala, ento. (Me assinala uma pausa) Pai: Agora, no falas, depois dizes que te atrapalho... Eu que no falo mais nada... (Me com a mo na cintura. Pausa. Silncio) Me: (Pausadamente) Uma mulher, que nunca vi antes, entrou aqui a chorar, pois tinham lhe prendido o filho, porque ele estava num baseado... Pai: (Admirado) Onde? Me: Num baseado. Pai: E ele estava mesmo num baseado? Me: Sim, pois parece que foi isso que eu ouvi. Pai: Caramba...Queriam prend-lo s por estar num baseado? E por isso a mulher que chorava? Me: Pr tu veres. Pai: E que o Drianinho tem a ver com isso? Me: Ora pois, porque ele advogado. Pai: Ah, a mulher queria o nosso Drianinho para lhe tirar o filho da cadeia?

22

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Pois parece que sim. Pai: E crime estar num baseado? Me: Pelo que se v, . Pai: Afinal, onde fica esse baseado? Me: Ah, isso eu no sei, mas no deve ser longe porque foram a p... Tu sabes o que se faz num baseado? Pai: Realmente, no. Nunca fui a um baseado. Mas, pr mim; primeira impresso me parece at que deveria ser at um stio bom, com bases, slido, seguro... Mas, sinceramente, nunca l fui. E olha que j fiz corrida pr todo lado. Me: Estou comear a ficar preocupada... E se esse baseado no for coisa boa? (Entra Adriano) Me: Ai, meu rico filho. Que bom que chegaste. Estvamos preocupados. No sabamos o que podia te acontecer l naquele baseado. Adriano: Onde? Me: No baseado. No foste a um baseado onde estava o filho daquela mulher a chorar? Pai: Afinal, onde fica esse baseado? Adriano: Baseado? Baseado no lugar nenhum. Baseado um cigarro de maconha, ora. Me, a senhora entendeu errado, o garoto no estava num baseado, estava com um baseado. Pai: Ai Jesus, que garoto filho da... Me. (Os pais se entreolham, riem-se com cumplicidade. Drianinho, sem nada entender, sai) Me: (Saindo) Vamos, vou pr o almoo. (Me sai) Cena 14 Pai, empresta o carro? (Noite - 3/dez/89) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 Pai: Drianinho, quero que depois me vejas uma documentao, da imobiliria. Adriano: Tudo bem... Pai, posso pegar o carro hoje noite? Pai: Aonde vais?

23

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: pai, aqui perto. Eu no vou demorar... Pai: Sabes que no gosto que pegues o carro, no por ti, mas sabes que contra a lei utilizar txi para servios particulares e... Adriano: J sei, pai, j ouvi isso mais de cem vezes, mas eu tomo cuidado e volto logo, p, pai... Pai: Est bem, mas toma cuidado... Adriano: Tomo, pai... Pai: Sabes que a chave ignio tem girar ao contrrio? Adriano: Claro, pai, h mais de 2 anos que a ignio vira ao contrrio, p, pai... Pai: Era s pr te lembrar. No corras... Adriano: Claro, pai, eu no vou correr... Pai: Nem estaciones em lugares escuros, ou proibidos... Adriano: T, pai. Que mais? Pai: Sabes que a chave do guarda-malas no a mesma da porta... No ma quebres, pois no tenho cpia... Adriano: T, pai. Pai: Lembra-te que a segunda marcha tem vir bem pr esquerda, seno arranha... Adriano: Ah pai, obrigado, no quero mais o carro, vou a p... Pai: No, no... Podes levar, mas no te esqueas de... de... Adriano: No esquecer de que, pai? Pai: Agora no estou a me lembrar... Adriano: Posso, ou no? Pai: Claro que podes... Mas toma cuidado. Adriano: T, pai, eu tomo, t?... (Com pressa. D-lhe um beijo na testa) Valeu, pai, vou tomar um banho... (Sai) Cena 15 Os adesivos (Manh - 4/dez/89) Personagens: Pai, Me, Adriano, Lena e Solano. Local: Casa Cenrio: 2 (O Pai est para sair, vai at l fora e volta irado.)
24

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: mulher, o que foi aquilo? (Lamuriando-se) Anda ver o que aconteceu com meu carro. Me: Roubaram-te o carro? Pai: (Indo frente) mulher, se mo tivessem roubado, como que ia mostrar-te o carro?... Isto so coisas desse teu filho... Olha l! Me: (Olhando pela janela) Ai Jesus, tens certeza que esse o teu carro?. Pai: Alice, no vs a placa, a mesma cor, a mesma garagem, Alice...Estou desgraado. Me: Mas, no deve ter sido culpa do Drianinho. Ele no ia fazer isso. Ele muito cuidadoso. Pai: No d pr trabalhar com o carro assim. Como eu vou fazer? Chama-mo, porque, no mnimo, eu quero uma sugesto do que que eu fao. Afinal, o burro fui eu de terlhe emprestado o carro. Me: Adriano, se quiseres, podes trabalhar com o carro assim... Pai: Como eu posso sair com o carro naquele estado? Vo pensar que sou amigo do Lula ou irmo dele. Nem o Barbudo tem tanto adesivo do PT no carro dele quanto eu tenho no meu... Ests louca, achavas que seria capaz de sair com o carro naquele estado... Detesto adesivos. Nem a bandeira de Portugal eu pus no carro... O escudo da Portuguesa, eu no pus... Eu no quero que saibam quem sou, o que penso, pr quem toro, em quem eu voto, se eu por acaso votasse... Eu quero que o mundo se esquea de mim, por isso eu no suporto adesivos. Se um passageiro do outro partido precisar dum txi... Pronto, perdi o fregus... Agora, imagina tu, eu que no voto, graas a Deus, no quero saber de poltica, posso sair com esse carro? Todos vo pensar que eu vou votar no Barbudo, que sou do PT, comunista, e eu no sou, no sou nada... Me: Ora, no fiques assim, s tudo pr mim... Mas, Drianinho disse que Barbudo no comunista. Pai: Mas... Alice... Esse teu filho um sonhador... Olha l, est l no quarto a sonhar, podes ter certeza. Me: Esteve a trabalhar at tarde, deixa-o dormir. Pai: , deixa-o sonhar... (na direo do carro) Vai me estragar toda pintura... Cuido to bem deste carrinho... Nosso ganha po... Acabei de lhe tirar as ferrugens... , Alice, esse nosso filho... O que eu fao...Isso no pode ficar assim... (Gritando) ACORDA-O ... Me: J vai, homem, eu vou cham-lo. J tomaste o remdio da presso?

25

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: J, j, vai logo. Me: Senta-te, toma mais um caf (Serve-o). (Para dentro) Drianinho, meu filho... Drianinho... Vou te levar um caf... Drianinho, levanta-te... Drianinho (Vai saindo. Para o pai) No te exaltes, vai se resolver. Pai: Ento anda logo. (O pai fica s coloca o caf e o toma introspectivo). Pai: Era o que faltava...(Vai olhar o carro da janela e lendo para si os adesivos e os contando). Sem ter medo de ser feliz... Lula Presidente... PT, PT, PT, PT...7, 8, ... 11,12... Que que eu fiz pr merecer isso?. (Vem Drianinho, meio sonado, a Me atrs) Pai: (Para Drianinho) Desculpa-me se te interrompi nos teus lindos sonhos. Adriano: , pai... Desculpa... J sei do que o pai vai falar, eu vou arrumar isso a. Pai: Ai , vais me comprar outro carro?(Irado) Aquela porra no sai... Estragaste-me a pintura. Vou perder o meu dia, j o perdi... Adriano: P pai, deixa que eu dou um jeito. No vai estragar a pintura. Pai: Mas que jeito que tu vais dar? Diz-me: que jeito vais dar? Adriano: Hoje o pai fica em casa, eu vou pegar o carro, mandar lavar num amigo meu que vai fazer um servio legal... Me: Pronto. Resolvido. Pai: E o que vou ficar a fazer aqui? Me: Ficas a descansar. Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz. Fazes-me companhia. Tens trabalhado at aos fins de semana. Descansas um pouco, homem... Adriano , o pai descansa. Pai: E eu l quero descansar. Adriano: Hoje o pai no tem sada. Me: Descanso merecido. H males que vm pr bem. Pai: (Magoado, para Adriano) Queres me matar... Adriano: pai, no fala assim, foi sem querer...

26

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Como sem querer? Como algum coloca tantas estrelinhas vermelhas num carro, sem querer ? Diz-me: como esse acaso possvel? Adriano: Pai, parei no estacionamento do comit, fui assistir ao debate. Quando voltei, j era... A maior festa, o Barbudo deu um show. O pai viu o debate? Me: Viu-o a dormir. Ligou a televiso e fechou os olhos. Pai: Eu ia ver para s para me distrair, sabes que no voto, vi dois blocos. Afinal dormi, ganhei mais. Me: Mas eu vi . Achei que o Barbudo foi melhor. Pai: E tu l entendes de poltica? Adriano: Achou mesmo, me? Pai: A tua me acha qualquer coisa. Outro dia ficou a assistir ao futebol comigo. At estranhei, mas ela ficou l a olhar pr televiso, viu o jogo todo, os melhores lances, as entrevistas... Quando me levantei sabes o que ele perguntou? Adriano: O que me?... Quem ganhou o jogo? Pai: Pior que isso. Me: Perguntei-lhe quem estava a jogar e ele se aborreceu. Pai: (Para o filho) Por a, tu vs... Me: que eu estava entretida com o croch... Ora, eu vou cuidar da minha vida. (sai). (Entram Lena e Solano) Lena: (Da porta) (Entrando) de casa! Pai: Chegaram os trabalhadores da Ptria Amada. No vo me dizer que o comcio, hoje, aqui? Solano: Bom dia... E a seo Adriano, viu o debate? Pai: Sabeis que no me interesso por poltica. Mas, assisti a uma parte. Solano: E, a? Pai: E a, e a dormi na outra. Solano: Mas quem o senhor acha que ganhou?

27

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Ora, quem ganhou? No era boxe. Um debate para expor as idias, mostrar a personalidade do candidato... Lena: E ento, quem o senhor achou que apresentou as melhores idias? Quem tem a melhor personalidade? Pai: Achei aquele Collor um bom moo! (Os trs vaiam o pai) Pai: (Para a Me) L esto os democratas... No se pode ter idias diferentes das deles. Adriano: Poder pode, mas que idias, hein, pai! Lena: Ah, seo Adriano, o Barbudo ganhou, hein? Pai: Ai, ganhou? E quanto foi o resultado? Estais enganados, o Bonito tem mais experincia, j foi prefeito, governador, tem uma bandeira boa contra os marajs, a corrupo. Solano: Mas tudo isso propaganda... Pai: Que a alma do negcio. Adriano: Vai se descobrir a verdade... A campanha do Barbudo est crescendo... Pai: Mas as pesquisas do o Bonito na frente. Solano: Mas vai mudar. Pai: Eu acho que no. Ora, que vs nunca vivestes num pas comunista? Cena 16 As pesquisas (Dia - 12/dez/89) Personagens: Lena, Solano e Adriano Local: Boteco Cenrio: 1 (Lena, Adriano e Solano vm chegando alegres e vo mesa do boteco. Lena est com o jornal, todos esto com a ateno para o jornal.) Adriano: Solano, pega uma bem gelada. (Solano vai. Para Lena, pedindo o jornal) Deixa eu ver logo. (Traz pr si o jornal) Beleza, amanh ou depois, vamos passar. Lena: Pelo que se v, os indecisos esto passando pro nosso lado. (Solano vem voltando com a cerveja e os copos) Solano: J passou? Lena: Empatou tecnicamente, mas a tendncia mostra o Bonito caindo e o Barbudo crescendo...

28

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: Se empatar como faz? Disputa em pnalti? Lena: impossvel, quer dizer, quase impossvel empatar... Adriano: Mas se acontecesse, ns ganharamos porque o Barbudo mais velho. Lena: Mas preciso cuidado. O ltimo debate vai ser decisivo, mesmo porque vai acabar o programa eleitoral. A ltima imagem a que fica. Adriano: ... No pode ter vacilo no ltimo debate... Realmente, ele vai ser decisivo. Cena 17 Dia da eleio (Manh 17/dez/89) Personagens: Pai, Me e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (Alice arruma o caf da manh. Vem o pai) Pai: hoje! (Vai at janela). Me: O Drianinho j levantou? Pai: Est no banheiro. Quando no est na cama, est no banheiro... Se morasse s, bastava-lhe um grande banheiro para que l metesse uma cama. Me: J ests a implicar com o moo... Pai: No estou a implicar com nada... (Entra Adriano. Est com pressa. Senta para o caf) Adriano: Bom dia, pai. Pai: Bom dia, filho. Onde estavas? Adriano: No banheiro, porqu? Pai: Por nada. E antes do banheiro? Adriano: Na cama, ora. Levantei da cama e fui direto pro banheiro, porqu? Pai: Por nada. que sempre quando digo algumas verdades, a tua me que diz que estou a implicar. Adriano: Que verdades, me? No estou entendendo. Me: melhor que no entendas. Toma o caf que o melhor que fazes. Pai: E a, pai, vai sair?

29

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Achas que sou louco? Nunca se sabe o que pode acontecer no dia de eleio. Vais votar agora? Adriano: Vou, depois vou pro comit. Pai: No vs fazer boca de urna. Podes ir preso. Adriano: Deixa que eu me cuido. Me: Cuida-te, meu filho. Pai: Ouviste falar do seqestro do homem do supermercado? Adriano: Ouvi, j pegaram os caras, n? Pai: O secretrio de segurana disse que encontraram material de campanha do Barbudo no esconderijo dos seqestradores. Adriano: Esse secretrio da situao. desespero. T querendo defender o candidato dele injuriando o outro. O pai acredita nessa bobagem? Pai: Eu no sei de nada. Eu nem voto... Poltica no comigo... Mas, ouvi as pesquisas ontem, e o Bonito est na frente. Adriano: Tecnicamente, estamos empatados. Pai: Mas, com o Bonito est um pouco na frente... Adriano: hoje que ns vamos ver... O Brasil precisa mudar... Pai: Precisa nada. Alis, o problema deste pas que est sempre a mudar. Um poltico faz uma coisa que est a dar certo, vem um outro e muda. At o dinheiro muda: cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo... O maior problema do pas que est sempre a mudar o rumo, e por isso est sempre a dar voltas no mesmo lugar... Adriano: Mas outro tipo de mudana que o pas precisa. Pai: Ai ? Que tipo, ento? Adriano: Social, pai. Social... Pai: O comunismo que o tu queres... Adriano: No, pai, socialismo, a social democracia. Pai: A Rssia tambm se dizia socialista e democrata... Me: J esto a discutir poltica...

30

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Eu no, eu nem voto. Teu filho que vai votar. Ele que um engajado. Adriano: (Levantando-se) Bom, j vou. Tchau me. Tchau pai... (Vai saindo) Pai: Cuidado com a boca de urna. Cena 18 Pesquisas da boca de urna (tarde 17/dez/89) Personagens: Pai, Me e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (O pai est contente. A me arrumando a mesa) Pai: Ouviste as pesquisas? O Bonito vai ganhar... Vai ganhar?... J ganhou... Me: Coitado do Drianinho. Trabalhou tanto. Pai: Mas que coitado... Teve ele sorte... J pensaste se o Barbudo ganhasse... Parece que esqueceste o que passamos em Portugal com os comunistas... E ainda se queixavam do Salazar. Me: Mas, Adriano, l foi uma revoluo, aqui uma eleio. E agora l j est normal. Falas dos comunistas, mas eu bem sei o que meu o tio Arago passou com o Salazar. Tinha que andar sempre a fugir, sempre a fugir... E aqueles amigos dele que nunca mais se viu? Pai: Mas j pensaste o comunismo? ... Corramos o risco de perder nossa casa, nossa poupana. No te esqueas que somos estrangeiros. (Entra Adriano cabisbaixo.) Me: meu filho, que bom que tu chegaste. Pai: (Segurando o riso) Pela tua cara j ouviste as pesquisas? Adriano: J. Me: Tambm no o fim do mundo, meu filho... Pai: Sabes, no fundo o povo tem medo a grandes mudanas. Se eu votasse, sabes que no voto, mas se votasse: no arriscaria. Est ruim, mas melhor ficar ruim que pior. Adriano: P pai, pra com esse papo... Pai: (Para me) , l est o democrata. Se tivesse ganho estava a a cheirar a cerveja e a cantar Lula-l, Lula- acol... Me: J vo comear de novo com a poltica...

31

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: No se trata de poltica. E eu nem gosto de poltica... (Para Adriano) Deixa pr l... Foi bem melhor assim... J pensaste o comunismo; tu teres que dividir teu quarto com outros dois barbudos? Adriano: (Sorrindo) Pra pai. Eu vou dormir... Vou trabalhar de fiscal na apurao... Pai: Isso que vai ser duro pr ti... A isto se chama de masoquismo. Adriano: Ainda no est definido... A melhor pesquisa a urna. Pai: Se achas assim, vai l e define... Me: No vais comer nada, meu filho? Adriano: No, me, estou sem fome. (Adriano sai) Pai: Ser que ele tem esperanas mesmo? Ests a ver, podia aproveitar o tempo com um trabalho produtivo... Que lhe desse dinheiro. Aposto que no vai ganhar nada por isso... Fiscal de eleio... Com a profisso que tem podia sim ser fiscal da Fazenda. um doido varrido... Cena 19 Visita chcara (8/mar/90) Personagens: Pai, Ernesto e Boi Local: Chcara Cenrio: 1 (Ernesto carrega os documentos na mo, o Pai vem atrs observando em volta. Boi est um pouco distante. Vo falar em segredo, para que o Boi no os oua). Pai: Mas esta chcara muito boa! Ernesto: No falei que eu ia arrumar uma coisa boa pro senhor? Pai: Tu achas que ele aceita s 40. Ernesto: Oferece pr ele os 40. Olha l a cara dele de idiota. O homem est cheio de dvida, est enforcado... Pai: Mas, est tudo em ordem, a documentao? Ernesto: Mas claro. (Mostrando a documentao) Tudo aqui: identidade, escritura, certido vintenria, os impostos, est tudo limpinho. O homem bastante organizado. Chcara e preo igual a esse, o senhor no vai encontrar em lugar nenhum, nem na China. Pai: Ento, vamos l falar com ele... (Aproximam-se do Boi) Ernesto: Tudo bem, senhor Junqueira? Este aqui o senhor Man... senhor Adriano ...

32

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Boi: Muito prazer... Pai: Adriano Pereira Pinto. Ernesto: Ento, o senhor Adriano est interessado na chcara, mas est com um pouco dificuldade no preo. Quer fazer uma outra oferta. Boi: De quanto? Pai: O que eu posso oferecer so 40 mil dlares. Boi: Mas, s 40 mil? Ernesto: Mas 40 mil no deixa de ser uma boa oferta um bom capital pr aplicar... Boi: Mas imvel um negcio seguro. Terra terra... Ernesto: Que nada, isso era no tempo do feudalismo. O negcio agora capital, money, capital lquido o grande negcio. O senhor aplica, diversifica, investe aqui, ali... Imvel, no. Imvel no tem liquidez, no d pr diversificar a nvel de investimento. So 40 mil, pombas! Senhor Junqueira, no d pr desprezar, no mesmo? Boi: Tudo bem. A gente fecha por 40, mas a comisso do Ernesto fica por conta do senhor. Ernesto: Tudo bem. Negcio fechado. Pai: Mas quanto a comisso? Ernesto: Normalmente de 6%, mas fao por 5% pro senhor. O senhor me paga 2000 s depois que o senhor fechar o negcio, depois de assinar a escritura. Pai: Mas... Ernesto: Vai, senhor Adriano, o senhor est fazendo um bom negcio. No vai agora regular uma micharia. Pai: Est bem, eu pago os 2000, mas s depois da escritura assinada. Ernesto: Ento, vamos apertar as mos pr selar o compromisso. (Cumprimentam-se) Ernesto: isso a. Pai: O senhor espera eu vender a casa?

33

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ernesto: Uma semana... Duas, no mximo. Tudo bem senhor Junqueira? O senhor espera, t? Boi: Tudo bem, eu espero. Ernesto: Negcio fechado! Cena 20 A documentao (Manh 13/mar/90) Personagens: Pai e Adriano Local:Casa Cenrio: 2 (Adriano est com uma mala. Vai viajar. O pai entra) Adriano: Oi pai, vou pr Ribeiro Preto. Vou fazer uma audincia pro Andr. Pai: Demoras? Adriano: Volto sexta-feira... Olha, dei uma olhada na documentao. Precisa autenticar a carteira de identidade do tal de Junqueira. Acho tambm que o senhor deveria ter uma proposta por escrito, assinada por esse Junqueira e pelo corretor, com o nmero do registro dele. Pai: Achas isso mesmo? Adriano: Do jeito que est, o pai no tem garantia que o sujeito vai te vender. E se o cara desiste? Pai: Mas, o senhor Ernesto diz que ele est com a corda no pescoo. Precisa vender. Adriano: Mas, mesmo assim, de hoje pr amanh ele pode vender pr outro. Pai: Tu achas mesmo? Adriano: Pai, assim melhor. Nem que o pai tenha que dar um sinal e colocar no contrato multa se o homem desistir... Pai: Mas, o Ernesto marcou a escritura desta casa pr depois de amanh. Adriano: Pai, por que o pai no espera at eu voltar? Segunda-feira a gente trata disso. Se aquele que comprasse fosse o mesmo que vendesse tudo bem, mas, no o caso. Deixa pr semana. Pai: Mas, eu dei a minha palavra. Adriano: O pai no est desistindo do negcio. Est apenas adiando. Alm do mais, esse corretor no deu a documentao como deveria. O pai precisa de mais garantias. No assine nada, ouviu. Deixa eu voltar. (Adriano vai saindo) Pai: (Sem convico) Est bem, eu vou falar com o corretor.

34

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Cena 21 Ernesto promete (Manh - 14/mar/90) Personagens: Ernesto e Adriano Local: Imobiliria Cenrio: 3 (Ernesto est ao telefone. Entra o Pai) Pai: Com licena? Ernesto: (Faz sinal para que ele se sente) Sei... Tudo bem... T bom querido, eu ligo amanh. (Desliga. Para o Pai.) Como vai, senhor... Pai: (Rapidamente) Adriano. Ernesto: Senhor... Adriano. Mas, marcamos a escritura para amanh, no foi? Pai: Eu sei senhor Ernesto, mas que meu filho... Ernesto: Seu filho o qu? No vai dizer que o senhor desistiu?... Pai: No, no isso. Ernesto: O que ento? Pai: que ele preferia estar presente, mas foi viajar, foi pr Ribeiro Preto, ele advogado, foi ver uma audincia... Ernesto: Mas, ele no precisa estar, no tem que assinar nada. S o senhor e sua esposa. Pai: Sim, eu sei... Ernesto: E ento? Pai: que ele me disse que eu no tenho garantias de que o senhor Junqueira v realmente me vender chcara, que no tenho nenhuma proposta assinada por ele... Ernesto: Mas, o senhor mesmo no viu ele falando que vendia? Pai: Sim, mas, de hoje pr amanh, pode ele no querer vender, ou pode vender pr outro... Ernesto Mas, ele no faria isso. Est com a corda no pescoo. Pai: Outra coisa: a documentao, a identidade dele no est autenticada... Ernesto: Como no est? Pai: No est. (Procurando no bolso) Olhe aqui. Ernesto: (Pegando a cpia) Olha, mesmo. Mas, isso no quer dizer nada... Olha a foto dele. O senhor no lembra da cara dele?

35

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Sim, mas... Ernesto: Carimbo. Agora o senhor no quer fechar o negcio s porque falta um carimbo. Carimbos so carimbos nada mais que carimbos. Mas, no tem problema. Eu mando autenticar. Amanh eu trago uma cpia autenticada pro senhor. Pai: Sim, mas isso no tudo... Ernesto: (Irritado) Olha, eu trabalhei o seu imvel, confiei no senhor e pelo que vejo o senhor no est confiando em mim. Levei o senhor at o homem... Pai: Ento, mas segunda-feira a gente trata disso. Ernesto: Senhor... Pai: Adriano... Ernesto: Ento, senhor... Adriano? O homem que vai comprar sua casa j visou o cheque, tirou o dinheiro da poupana pr colocar na conta corrente, j mandou pr mim a procurao pr eu assinar a escritura, j est tudo pronto, agora vem o senhor vem ultima hora pr me dizer que vai desistir do negcio... Pai: No se trata de desistir, mas de adiar... Ernesto: Mas tempo dinheiro... A gente vive numa inflao de 80% ao ms, como que eu vou dizer pro dizer pro outro que o senhor desistiu? Pai: Mas eu no desisti... Ernesto: Bom, vamos fazer o seguinte: o senhor vai pr casa e eu vou providenciar os carimbos... Pai: A autenticao e a proposta de venda da chcara... Ernesto: Sim, a autenticao e proposta de venda... Vou deixar tudo em ordem e gente faz o negcio amanh... A semana que vem o dlar j outro... Pai: Mas... Ernesto: Pode confiar em mim. Desse jeito, o senhor vai acabar perdendo um grande negcio. Se o senhor fizer muita exigncia, o Junqueira acaba vendendo a chcara pr outro... Pai: Mas, ento o senhor me traz toda a documentao como pediu o meu filho... Ernesto: Pode ficar tranqilo. Confie em mim...

36

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Cena 22 Pai vende a casa (Dia 15/mar/90) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (Ambos entrando em casa) Me: S assinei porque insististe. No fizeste o que o Drianinho te pediu. Pai: Mas, o senhor Ernesto no encontrou o homem. Ele nem podia autenticar, nem dar a proposta, deu-nos uma resposta razovel. O importante foi que o banco era o mesmo e garantiu o cheque. Viste que o Ernesto nem fez questo de eu dar-lhe o cheque da comisso dele pr semana que vem. Assim, no perdemos nem um dia do juro da poupana... Acho que ele um bom rapaz. Eu confio nele, no nos ia passar pr traz... Tambm no d pr viver a desconfiar de tudo e de todos. Me: Se assim julgas. Mas, o Drianinho no vai gostar... Pai: O homem tem interesse em vender chcara porque vai receber a comisso. Segunda-feira levo-te chcara. Vais gostar. Lembra-me a quinta do meu tio. Uma pechincha pelo terreno e construo que tem... Cena 23 Ernesto conseguiu: (Tardezinha 14 /mar/90) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: (Ao telefone) ...No foi mole, Dr. Armando, mas assinaram direitinho... O sobrado j seu, Dr Armando... Tive que ceder um pouco... , aceitei descontar o cheque da minha comisso a semana que vem pr eles no ficarem com frescura. O portuga no queria perder nem um dia do rendimento da poupana. um mo-devaca, mas na segunda eu j estou depositando... Precisava ver a cara do Boi no dia que o portuga foi l... At eu estava quase acreditando... Cena 24 A posse do presidente (Manh - 16/mar./90) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (Adriano chegando e o pai saindo) Adriano: Oi pai, estou num prego. Viajei a noite toda. O nibus teve problema, tive que trocar, no consegui dormir. Vou tomar um banho. Pai: Ento, depois te conto da casa e do corretor. Adriano: Fala agora. Pai: Depois, tenho que pegar um fregus e lev-lo cidade e uma histria comprida. A tua me te adianta. Ah, ouviste o discurso de posse do presidente? Adriano: Ouvi no hotel. Pai: Ento, o que achaste?

37

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: No achei nada. No confio nesse cara. Vou tomar banho. (Vai saindo) Pai: No confias em ningum. Pois ele me pareceu ter boas intenes. Adriano: (Para no meio do caminho) O inferno est cheio de bem-intencionados. Pai: Ai ? Como sabes? (Adriano indo para dentro) Adriano: O Pai no viu? Deu no Jornal Nacional e no Fantstico. Pai: (Saindo para a rua) Sinceramente, no vi. Cena 25 Ernesto traz ms notcias (Manh 16/mar/90) Personagens: Me, Ernesto e Adriano Local:Casa Cenrio: 2 (A me vem atender a porta) Me: senhor Ernesto, vamos entrar, o Adriano est para chegar. O senhor espera que eu trago um cafezinho... (Vem Adriano.) Me: (Para Ernesto) Este meu filho. advogado. Ernesto: Como vai, doutor? Desculpem, mas eu preciso falar algo srio? Adriano: Fala ento. Ernesto: que... que o seo Adriano se acidentou. Adriano: O qu? Me: O meu Adriano? ... O que aconteceu? Adriano: Espera, me, deixa ele falar? Alice: Fale. O que aconteceu? Ernesto: Ligaram pro meu escritrio... Acho que pegaram meu carto no bolso dele... Me: Sim, mas ele como est? Morreu? Diz-nos a verdade: Ele morreu? Ernesto: Acho que no... Quer dizer, no... Claro que no... Eu perguntei como ele estava e uma moa falou... Estvel, parece que foi isso... Estvel... Adriano: Onde ele est? Me: Estvel bom Drianinho? O que estvel?
38

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ernesto: Hospital So Francisco. (Procura no bolso) Est aqui o endereo... Me: Bateu o carro? Contra o qu? Ernesto: Isso no sei. Adriano: Me, a senhora fica aqui. Me: No, eu vou junto. Adriano: No demoro... Me: No, eu vou... Adriano: Eu aviso assim que... Me: (Irada) Tu no me contraries! Vou me arrumar, j volto. (Saindo) Adriano: Tudo bem, eu espero... (Para Ernesto) s isso que voc sabe mesmo? Ernesto: , s isso... Eu estou de carro... Eu deixo vocs l... Adriano: Eu agradeo, eu pago a despesa... Ernesto: No precisa... (Olhando e falando para a me no ouvir) Sabe, no se devo falar na frente da sua me... Adriano: Fala homem, o que ? algo mais grave? Fale homem... Ernesto: No isso. que o seo Adriano est me devendo parte da comisso e o doutor sabe... a gente mortal... Adriano: Mas, porque essa desconfiana agora... Voc no est com o cheque? Ernesto: No doutor, no desconfiana... que eu estava ouvindo no rdio de um plano... Sabe, um pacote econmico... Adriano: Que plano? Ernesto: Tambm no entendi direito... mas est dando direto no rdio. Eu estou com o cheque dele, mas os bancos... (Entra a me, eles cessam o assunto) Me: Vamos Adriano: Vamos. Ernesto: Vamos, eu deixo vocs l! (Saem apressados) FIM do ATO 1

39

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ato 2
Cena 26 Amigos solidrios (Noite- 16/mar./90) Personagens: Adriano, Solano e Lena Local:Casa Cenrio: 2 (Adriano entra em casa cabisbaixo. Vai e volta com uma sacola. Campainha, vai atender. Entram Lena e Solano) Adriano: Oi, entrem. Solano: Como est o seo Adriano? Adriano: No sei te dizer ao certo... Quer dizer... Teve um derrame... Lena: Falaram pr gente que foi acidente de carro. Adriano: Tambm... Passou mal enquanto dirigia, subiu na calada, bateu em um poste. Sorte que no pegou mais ningum. Solano: No brinca? Lena: Voc est precisando de alguma coisa? Adriano: (Para Lena) Voc est de carro? Est com tempo? Lena: Claro, onde v. quer ir? Adriano: Vou levar uma roupa para o hospital, minha me vai ficar l com ele. Solano: Mas como ele est? Est consciente? Adriano: T sim, mas no quer falar. Fala muito pouco... Quando fala, fala: (imitando o pai) a nossa casinha, a nossa casinha... Acho que o pior j passou... Mas, vai ser preciso fazer mais exames... No se sabe ainda tudo o que poderia ter afetado... Parece que perdeu alguns movimentos do lado esquerdo... Mas, como ele teve alguns ferimentos, no se pode mexer muito com ele... (Para Lena) Lena, voc pode me levar l? Lena: Claro, vamos embora... Cena 27 Ernesto e Dr. Armando (Dia 18/mar/90) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: Dr. Armando, eu falei que ia ser um bom negcio. Se o senhor no fizesse, tambm ia estar com o dinheiro retido... Agora o senhor tem uma boa casa... Sai, ele sai... Sabe, esse negcio do plano foi bom porque eu ainda no tinha conseguido inventar uma situao que convencesse o portugus de como o Junqueira ia desistir de vender a chcara... , agora eu falo que por causa do plano, que o cara ficou com
40

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

medo e no quer vender mais...Tem outra, ele tambm no ia ter o cacau pr pagar... , Deus ajuda a quem madruga... Tenho que arrumar um jeito agora de pegar a comisso dele... No, no sou bobo, eu estou com o cheque dele, qualquer dificuldade eu ponho ele no pau... Cena 28 Ernesto cobra a comisso (Dia- 19 /mar./90) Personagens: Ernesto e Adriano Local: Imobiliria Cenrio: 3 (Ernesto mesa. Entra Adriano) Adriano: E ento, o que voc quer? Ernesto: Doutor, no se trata de desconfiana, que o seo Ma..., quer dizer, o seu pai me deu um cheque de 200 mil cruzados novos da comisso da venda da casa, e agora?... Estou com cheque de 200 mil, como eu vou ficar? Se vocs no me pagam ou protesto? Adriano: Qual a tua, cara? Se voc protestar, a eu vou fazer de tudo pr voc nunca receber. Ernesto: P, doutor, eu trabalhei a casa... Adriano: Uma droga de um trabalho. A maior besteira que meu pai fez na vida foi vender a casa. Grande trabalho o seu... Mas, vamos te pagar... S que voc vai ter que esperar... Ernesto: Mas, at quando... Adriano: Logo, meu pai no vai faltar com a palavra. Voc sabe que o dinheiro est bloqueado... Eu estou entrando amanh com um mandado de segurana para poder liberar... Ernesto: Mas essas coisas de justia demoram, como que se vai fazer? O senhor no pode me adiantar algum? Adriano: No, eu no tenho... mas, mandado de segurana requer julgamento rpido... Ernesto: Mas quando... Como que vou ficar? Adriano: Voc precisa dar um tempo... sei l, eu ligo pr voc... Ernesto: Mas quando? Adriano: Eu no sei... Vamos ver se a gente consegue pelo menos alguma parte, at 50 mil cruzados a gente pode arrumar, mas eu tambm no posso fazer nada sem a assinatura do meu pai... ou uma procurao... Ernesto: T ferrado... Adriano: No s voc, o pas inteiro t ferrado...

41

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

(Adriano sai) Ernesto: Mas... (Para fora) No vai ficar assim, no. Cena 29 O Anticomunista (Dia /mar/90) Personagens: Me e Solano Local: Casa Cenrio: 2 (Solano est tomando caf e comendo um po-de-l) Me: Tnhamos um Caf em Portugal. Nos tempos da Revoluo entraram l umas pessoas que se diziam do Sindicato e comearam a chamar o meu Adriano de explorador, porque andava l um rapaz que no tinha registro. Era um rapaz dos seus 18 anos que vinha a ser filho de um amigo do Adriano, o Rocha. Morreu o Rocha e a mulher veio aos prantos para que o Adriano lhe empregasse o filho, o Rochinha. O Adriano teve pena da mulher, mas falou-lhe que s poderia registr-lo, quando fosse embora algum outro empregado. O menino ia bem, nunca se queixou de nada. A me sempre que l passava no Caf, agradecia ao Adriano. Mas, naquele dia, o rapaz entrou com os do sindicato e insultou o Adriano, apontava pr Adriano e dizia aos do sindicato que o Adriano certo dia lhe bateu. E isso era mentira, pois o meu marido nunca lhe ps a mo. Os do sindicato bateram no Adriano e jogaram-no aos pontaps na rua. Os outros dois empregados que tnhamos no acudiram o Adriano. Teve um que se escondeu, e o outro, a tremer de medo, nada falava quando os do sindicato e o prprio Adriano lhe perguntavam se o que o rapaz falava era verdade. Os do sindicato achavam que o tal empregado estava medo do Adriano, mas o medo do rapaz era deles mesmo. No me bateram por eu ser mulher, mas ainda assim me empurraram pr fora... Foi um tempo que a justia no funcionava, o pas estava muito conturbado, no se tinha a quem recorrer. O Adriano queria fazer justia com as prprias mos e eu tive que lutar muito para que ele no voltasse ao Caf, at que o convenci vir pr Brasil, pr gente esquecer tudo. Mas como sabes: o bom e o ruim a gente nunca esquece. O tal rapaz ficou com o estabelecimento e parece que o dono dele at hoje. Por isso ele no gosta de qualquer coisa que se parea com o comunismo... Queres mais po-de-l? Solano: S mais um pedacinho e no me oferece mais D. Alice, seno eu como tudo. Esconde de mim, Da. Alice, esconde... Cena 30 Adriano conheceu Solano (Dia/mar/90) Personagens: Me e Solano Local: Casa Cenrio: 2 (Solano mesa, tomando caf e comendo po-de-l) Me: Solano, como conheceste o Drianinho? Solano: Meu irmo, o Moiss, foi preso e me indicaram o Dri de advogado. ... minha me estava toda contente do meu irmo ter arrumado um emprego. Ele falava pr ns que trabalhava numa pizzaria, de entregador de pizza... Mas, na verdade, era um DiskCoca... Me: Disk-Coca? Sei, sei, refrigerantes?

42

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: No, dona Alice, cocana. Me: Ai Jesus! Solano: , tinha um pessoal gr-fino que pedia droga pelo telefone. O Moiss entregava de moto. A polcia descobriu, ficou de campana, e a, ele danou no maior flagrante. Foi a que eu conheci o Dri. Ele fez o que pde, no cobrou nada... Deu a maior fora pr minha velhinha, mas foi flagrante. No teve jeito. Me: E tu achas que ele se recupera? Solano: J se recuperou, anda com a bblia pr cima e pr baixo. Foi a necessidade. Meu pai tinha morrido fazia pouco tempo... Ele mesmo no tinha vcio. Agora s fala em sair pr ajudar nossa me. No fundo foi uma lio. Me: E tua me? Solano: Coitada da me, quando soube da verdade ela queria morrer. Antes, estava to orgulhosa... Todo sbado, meu irmo passava em casa e levava pizza. Minha me adorava pizza. Agora, quando ela v uma pizza, ela chora. Cena 31 Pai volta pr casa (Dia 31/mar/90) Personagens: Adriano,Pai, Me e Ernesto Local: Casa Cenrio: 2 (O Pai vem na frente. Tem o brao direito enfaixado. Vem arrastando o lado esquerdo do corpo. Atrs vm Adriano e Me) Pai: Deixa-me que eu ando sozinho. Estais a ver, olhai... (O pai anda com dificuldade) Adriano: Cuidado pai! Pe a mo no meu ombro. Me: (Para o pai) No sejas teimoso, homem. Pai: mulher, no estou aleijado... estou manco apenas... Adriano: Pai, senta aqui, depois o sr. prossegue... Me: No, melhor ir j pr quarto. Pai: Quero ficar aqui. No vou dormir... No me quero deitar... J passei muito tempo na cama. Adriano: Me, deixa ele aqui um pouco. (O pai se ajeita com dificuldade, geme. Entra Ernesto)

43

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Ernesto: Senhor Adriano, com licena, vi a porta aberta. Estou vendo que o senhor est pronto pr outra. Pai: senhor Ernesto, como vai?... Mas, no estou pr outra, no... Me: Ele vai ficar bom logo. Adriano: (spero) Voc veio pr ver o meu pai, ou pr cobrar? Ernesto: No, doutor, eu passei no hospital, vi que ele estava de alta, a, vim pr c, para visit-lo. Pai: Drianinho, explica-me como est tudo. Ns perdemos o dinheiro, a casa, como est? Adriano: No pai, no bem assim... a poupana est retida at 50 mil cruzados novos... Como v. tem conta conjunta com a me podem tirar 100 mil... 50 mil cada... A moeda mudou agora pr cruzeiro. Pai: Mudou de novo... e o resto do dinheiro... Adriano: S depois de um ano e meio e ainda um pouco por ms, durante um ano... Pai: Ai Jesus... Me: homem, no estejas a te afligir. Faz-te mal. Adriano: Pai, eu j estou trabalhando num mandado de segurana. Eu e o Andr estamos tratando disso. No e s o seu caso... Estamos preparando vrias aes... Essa medida inconstitucional... Isso um confisco... Fica tranqilo. A gente vai ganhar. Ernesto: Mas, quando? Adriano: Isso no sei, mas tem que ser logo, sei l, um ms, dois, seis meses, sei l... Pai: E at l... vamos viver como... Alice, estamos bombardeados, que pixotada que eu fiz... Perdi nossa casinha... Quando temos que sair... que dia hoje?... Alice, perdoa-me. Ernesto: Pelo o que o senhor combinou, mais uns quinze dias Pai: Ai Jesus! Adriano: Calma, pai. Vamos ter que dar um jeito... Pai: Sr. Ernesto, e o senhor Junqueira? No d pr fazermos um acordo com ele? Ernesto: Ento... Eu ia falar pro senhor com essa histria de plano econmico ele desistiu de vender. Mas, em todo caso, eu ainda vou tentar falar com ele.

44

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Ai Jesus. Onde eu fui me meter... (Para a me) Alice, perdoa-me. Ernesto: Senhor Adriano... No por nada, mas a minha comisso... Adriano: Escuta aqui meu chapa... Voc vai receber tua comisso... Mas vai ter que esperar... tem um monto de gente esperando... um pas inteiro esperando... meu pai tambm est esperando... Assim que a gente tiver os teus 200 mil, eu mesmo quero te dar s pr no ver mais a tua cara, ouviu? Me: Calma, Drianinho... (para Ernesto) O senhor vai receber... tenha um pouco de pacincia. Eu vou fazer um caf pr acalmar os nervos... (sai) Ernesto: doutor , ficou irritado, eu trabalhei o imvel, vendi... Eu mereo... no estou pedindo nada que no seja meu... Adriano: que voc fica que nem urubu em cima da carnia... Pai: Se podemos tirar 100 mil, damos-lhe 50 mil, tambm no podemos ficar sem nada... (Para Adriano) E o carro? Adriano: Est na oficina, fazendo oramento. Pai: Ai, meu carrinho... Machucou muito? Adriano: Deixa vir o oramento, pai. Pai: Ai meu carrinho... Como que vou trabalhar... (A me volta com a bandeja do caf.) Me: Calma, homem, ainda no podes trabalhar assim... Ernesto: O telefone... Me: O que tem? No est a tocar, est? Ernesto: Vocs podiam me dar os 50 mil, mais o telefone. Eu aceito. Eu quebro essa pr vocs. Adriano: Voc ficou louco? Com o meu pai doente, ns vamos te dar o telefone? Vamos precisar dele... Me: , o telefone vai nos ajudar... Adriano: Sabe quanto custa um telefone neste bairro? Pai: D-lhe o telefone e os 50 mil... Adriano: Mas, pai... Pai: J disse... (Para Ernesto) Ficamos certos assim, senhor Ernesto? Ernesto: Como eu falei, eu quebro essa pr vocs... Adriano: Mas, como voc legal, cara. Que sensibilidade! (Para o Pai) No, pai...
45

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: (Resoluto) Drianinho, faz o que falei. D-lhe o dinheiro e o telefone, esta parte j fica arrumada, um problema a menos. Adriano: Mas, pai... Pai: No me canses, no quero repetir... Me: (Arrumando a bandeja) Est bem, o Drianinho vai arrumar tudo. Tudo bem senhor Ernesto, pode ficar tranqilo que vamos cuidar da papelada e do dinheiro, o senhor no vai perder nada... Vamos tomar um cafezinho... (Tocam a Campainha) Pai: Quem ser? Adriano: Eu vou ver. (Vai em direo porta) Pois no? (Do lado de fora um funcionrio da Companhia de luz. Adriano tambm est fora, s se ouvem suas vozes. Os personagens da sala no ouvem, tomam caf.) Funcionrio: Adriano P. Pinto aqui? Adriano: Sim, o meu pai, porqu?. Funcionrio: da Companhia de Luz. Ele o proprietrio de um txi. Adriano: Sim. Funcionrio: pr ele comparecer pr saldar o prejuzo no poste. Ele foi responsabilizado por perda e danos, B. O. nmero tal barra 90. Tem prazo de 72 horas para sanar o prejuzo. O valor este. Adriano: Mas, isso muito dinheiro. Funcionrio: A j no sei. Acho melhor o senhor Adriano comparecer l e se explicar, porque seno a Companhia vai entrar com uma ao judicial... Aqui, nome por extenso, por favor... (Adriano volta) Me: Quem era, meu filho? Adriano: Ningum, quer dizer, era um sujeito pedindo esmola. Cena 32 Lena na Folha (Dia /abr/90) Personagens: Solano, Lena e Adriano Local: Boteco Cenrio: 1 (No boteco. Lena e Solano tomando cerveja. Solano servindo o copo da Lena. Meio bbados, alegres. Adriano vem chegando um tanto desolado)

46

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: (Rindo) i quem vem l? ... o Pinto Jnior. Lena: Eis que no outro, seno o Dr. Adriano Pereira Pinto Jnior. Senta a, cara, a conta minha... Saiu aquele trabalho na Folha. Adriano: Que legal, Lena, parabns. Era o que voc queria, no era? Lena: P cara, parece que voc no gostou. Me d um beijo... Adriano: Adorei. (Abraa Lena) Voc tima. Estou feliz mesmo. Solano: Mas no parece. Adriano: Desculpem. que eu estou vindo de levar o meu velho do fisioterapeuta e do neurologista. Lena: E a? Adriano: O velho no sabe, mas as esperanas dele voltar a trabalhar so quase nulas... Nem sei se digo isso pr ele. Solano: P. Lena: Que chato. Adriano: Mas... Deixa pr l. (Exaltando) Viva voc, Lena. (Animando-se). Vamos fazer um brinde pr mais nova e mais bela fotgrafa da Folha. Lena: Legal, cara. Obrigada. Solano: Desculpa eu voltar ao assunto. que eu adoro teu velho... Adriano: , Solano, obrigado, ele gosta de voc tambm. Solano: Eu sei, mas o que eu acho o seguinte: p, o teu velho j trabalhou o que tinha que trabalhar... como eu sempre falo: trabalhar demais no bom negcio, nem faz bem pr sade... o negcio agora deixar o velho curtir... (canta o samba) a vida, e bonita, e bonita. Solano, Lena e Adriano: (Continuando e levantando os copos) Viver e no ter a vergonha de ser feliz / E cantar e cantar... (Fecha a cena e ainda ouve-se de algum: Esse Gonzaguinha...) Cena 33 O Pai e o trabalho (Manh/abril /90) Personagens: Adriano e Me Local: Casa Cenrio: 2 (A me est tomando um caf, com os olhos de quem chorou. Adriano vem) Adriano: Oi me.

47

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: (Enxugando os olhos, disfarando o choro) Oi , meu filho... Adriano: Oh me, voc est chorando... (Abraa-a) Vai passar... e o pai? Me: Est a dormir... Sempre foi o primeiro a se levantar... no sei mais o que eu fao... Adriano: Me, no fica assim, tudo vai se ajeitar... Me: Ele no vai se recuperar para trabalhar... Adriano: Quem sabe, me? Ele vai fazer fisioterapia e o neurologista ainda no deu o diagnstico como definitivo. H esperanas. Me: No quero ser pessimista, mas acho que teu pai no volta mais a trabalhar... Adriano: Bom... Estive no sindicato, tratando da caixa. O ms que vem ele j recebe... Me: E quanto vo dar? Adriano: Pouco mais que trs salrios. Me: Como vamos fazer? Isto no d pr nada. Temos que entregar esta casa e alugar outra. Trs salrios mal d metade do aluguel de uma casa como esta... meu filho! (chora) Adriano: Calma, me, ns vamos sair desta... Eu vou trabalhar com o Andr... H muito ele me pede pr eu ir ajudar no escritrio dele que est indo bem... Me: Mas, a tua faculdade? Adriano: J tranquei a matrcula. Vou deixar a poeira baixar um pouco, depois vou ver o que fao... Me: Ah meu filho, no queria que fizesses isso por nossa causa... Adriano: minha obrigao, me. No carregue culpa. O melhor eu agora investir no ramo da advocacia. Me: E o carro? Adriano: Acho melhor vender do jeito que est. O conserto sai a metade do valor do carro hoje. No temos o dinheiro pro conserto e consertar pr que, se o pai no pode trabalhar. Estamos precisando de dinheiro, no de um carro. O prprio dono da oficina fica com o carro. A proposta dele no foi to m assim. Temos ainda aquele acerto com a companhia de luz Me: Ento, explica pr teu pai... Ele tinha tanto amor ao carro... J pedi para o senhor Ernesto ver se acha alguma casa.

48

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: Sr. Ernesto, sr. Ernesto... Se no fosse ele, no estvamos nesta situao... Deixa que eu procuro, no quero ver mais a cara desse Ernesto... Me: Drianinho, o homem no tem culpa... Adriano: Se o pai no tivesse vendido a casa, tambm no tinha ficado doente. Foi a notcia do confisco do dinheiro da casa que o deixou assim. Ele mesmo disse pro neurologista que estava ouvindo o plano pelo rdio quando comeou a se sentir mal e... Me: No fales mais... Deixa, o homem no teve culpa. Ningum teve culpa... Adriano: Ser? Cena 34 Petio (Dia/abril/90) Personagens: Solano e Adriano Local: Boteco Cenrio: 1 (Solano sentado no bar, vem Adriano chegando com uma pasta) Solano: (Para Adriano) E a, j t pronta a petio? Adriano: (Vai at a pasta) Est aqui. (Vai ao bolso e pega um dinheiro) Toma pr conduo. Hoje o prazo final, no vai furar. Solano: Claro, pode confiar. P Dri, o negcio t ruim. No d pr voc me arrumar algum? Adriano: Quanto? Solano: Mil pelo menos. S pr eu pr umas comidinhas l em casa pr minha velhinha. Adriano: Mil no vai dar. Passa aqui na volta que eu vou ao banco e te trago quinhentos... Solano: No d pr nada, 500. Adriano: Hoje o que eu posso. Estou falando com o Andr, vou ficar com ele l no escritrio. Esse negcio do confisco est dando bastante servio. J falei de voc. Voc vai trabalhar com a gente. Decidi, vou parar a faculdade. Do jeito que o velho est, vou precisar segurar o rojo. Amanh eu falo com o Andr e te arrumo mais. Vai ento, no esquenta. Cena 35 A nova casa (Noite/abril/90) Personagens: Adriano, Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (Esto Me e Pai sentados, vem Adriano. Me faz croch. Vem Adriano.) Me: meu filho! Conta ao teu pai sobre a casa que vimos.

49

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: A casa no to boa quanto esta, mas at um pouco parecida e bem perto daqui. Nem a me nem o pai vo estranhar muito. Pai: Mas, achei caro o aluguel. Adriano: Vai dar pr pagar, isso que importa. Me: Eu gostei. No m. E o senhorio parece ser um bom homem. Pai: Se est bom pr vs, est tambm pr mim. Cena 36 Ernesto pe casa venda (Dia/abril/90) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: (Ao telefone) Mal eles mudaram, j pus a placa... Estou pedindo 100 mil, mas 90 um bom preo... Por 90 a gente vende logo... , fiquei com o telefone... no quer comprar, hein doutor? Seria um bom investimento... o portugus queria dar uma de esperto, mas a eu falei que minha comisso era imexvel... A gente no pode ser bonzinho que j querem abusar... , nesse pas, pr dar certo, a gente tem que ser filho da... Cena 37 O delegado e a mulher a chorar (25/abril/90) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Nova Cenrio: 2 (Como esto na Casa Nova, poder haver uma nova disposio da mesma moblia.) Pai: E o caso da mulher a chorar? Prenderam-lhe o filho? Adriano: No. Pai: Conseguiste livr-lo? Adriano: Mais ou menos. Pai: Como, mais ou menos? Adriano: L na delegacia, a mulher contratou outro advogado... Pai: Nossa, como est a concorrncia... E tu o conhecias? Adriano: Quem? Pai: O tal advogado. Adriano: Claro. Pai: De onde?

50

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: De l mesmo... O delegado... Pai: O qu? O delegado? Adriano: , o delegado ficou com a minha cliente. Ele resolveu sozinho e pegou os honorrios pr ele. Ela achou melhor assim, teve medo... no era a primeira vez que o garoto foi apanhado... j tinha ficha... Pai: Queres dizer que o delegado fez um acerto e o garoto saiu. Bem, foi melhor assim. Adriano: , isso foi... A lei dura pr esses casos pequenos. Pai: Ah, mas no tempo do Salazar isso no acontecia... No tempo do Salazar eles tinham-lhe medo... Corrupo: nem a pensar. Vejam s... Quer dizer que delegado advogou... e pelo visto advogou bem... Quanto cobrou ? Adriano: Cinco mil dlares, na poca, 250 mil cruzados novos... Pai: 250 mil cruzados novos! O delegado? Mas, que aldrabo... Teve coragem de cobrar 250 mil... Que malandro... Como est este mundo... Adriano: A mulher deu o que no tinha. Foi buscar emprestado, sabe Deus a que custo. Nem tive coragem de cobrar as minhas horas. Pai: 250 mil. Como possvel? Um delegado, um homem pblico, um funcionrio do povo. Assim, na cara de pau? uma pouca vergonha. Como pode? Tu falaste: 250 mil? Adriano: (Saindo) Uma em cima da outra... Bom vou dormir... Pai: Puxa, 250 mil! Bem que te falei pr prestares concurso pr delegado, mas tu no me ds ouvidos nunca. (Riem-se. Adriano sai.) Cena 38 Aniversrio do Pai (Tarde 16/mai/90) Personagens: Pai, Solano, Lena, Me e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (O pai est s sentado. Entram Lena e Solano com um embrulho de uma garrafa) Solano: Com licena? Lena: Oi seo Adriano. Pai: (Voltando-se pr ambos) Lena, Solano, vamos entrando. O Drianinho no est c. Estou s. A Alice foi ao supermercado, deixou-me aqui, s. Solano: Tudo bem, seo Adriano. Mas, ns viemos aqui pr falar com o senhor mesmo. Pai: Comigo?

51

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Lena: Parabns. Feliz aniversrio. Pai: Ai ? Que dia hoje... mesmo. Porra, ningum me disse nada... Solano: Ih, acho que estragamos alguma surpresa... Lena: Viemos aqui pr dar um abrao no senhor... Pai: (Levantando-se com dificuldade) Lena, Solano, vs me emocionais... No precisveis vos incomodar... Solano: (Dando o vinho) Espero que o senhor goste... Pai: O que ? (Mostra desajeitamento para abrir o embrulho) Abre pr mim, por favor. Solano: (Abrindo e mostrando) Olha s, um vinho... portugus... Pai: E do verde. o que eu mais gosto... da regio do meu pai. Solano... muito obrigado... Vai l ao armrio pega o saca rolhas e os copos. Vai, vai... Solano: (Saindo) pr j. Pai: (Falando alto para Solano que est fora) Pega daqueles copos mais finos na parte de cima. O saca rolhas est com os talheres, na gaveta... Anda logo que minha garganta j est a me fazer morrer de saudades da santa terrinha. Lena: (Mostrando um presente) Esse aqui o meu? Eu abro pro senhor (Vai abrindo e mostrando) Que tal? Pai: Lena, estava mesmo pr pedir um rdio de pilhas ao Drianinho. Gosto muito de rdio. Ouvir notcias. Quando tinha o txi, ouvia o rdio o dia todo. Muitbrigado. A televiso boa, mas temos que ficar perto dela. O radinho no, posso andar com ele. Preciso andar, o mdico falou que pr eu me recuperar mais rpido, preciso andar... Tenho que voltar a trabalhar, no posso ficar aqui pr sempre... Lena: O senhor vai voltar, no tenha pressa... (Solano voltando com os copos, entra a me) (Entra a me) Pai: Alice, como demoraste. Deixaste-me aqui sozinho... Me: Adriano, tu sabes que dia hoje? Pai: J no mais dia. J noite. (Solano comea a cantar enquanto tenta abrir o vinho)

52

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: Parabns pr voc... (Entra Adriano e pra prximo a porta. Lena vai pr perto dele) Todos: Nesta data querida... (O pai vai se levantando com dificuldade) Cena 39 Sobre futebol (Dia/jun/90) Personagens: Pai e Solano Local: Casa Cenrio: 2 Solano: E a, seo Adriano. Tem acompanhado a copa? Pai: A melhor Copa do mundo foi a de 66, quando Portugal tinha o Eusbio. Dizem que o Eusbio foi melhor que o Pel. Solano: Melhor que o Pel? No sei no. Pai: Na poca, foi o goleador da copa. Solano: Eu sei que o senhor torce pr Portuguesa, mas mesmo assim d pra gostar de futebol? Pai: Claro que gosto de futebol. Mas a copa em si um torneio sem graa, quando no joga Portugal. Alis, o futebol um esporte que observo h muitos anos, e claro que, depois de tanto observar, fatalmente, chega-se a muitas concluses. Solano: Ento, e o senhor manja de ttica? Pai: Meu caro Solano, o futebol um esporte muito simples. Vivem a falar do W- M, do 4-2-4, do 4-3-3, alm de outras teses, mas na verdade o que se precisa para vencer ter a melhor equipa. Solano: Equipa, sei. Time, isso mesmo. Concordo. Pai: Primeiro: toda a equipa comea por um bom guarda-redes, assim como por uma boa defesa para que no se tome os golos. Solano: O senhor quer dizer: os gols. Pai: Sim, os golos. Solano: isso a, os gols Pai: Mas, precisa-se tambm ter um bom ataque para que se faa os golos. No adianta, claro, ter a melhor defesa, que no tome golos, e no ter um ataque que os faa, pois, se s assim fosse, a nossa equipa sempre empataria em zero a zero. E a, perde-se o esprito competitivo e a prpria emoo do golo, percebes? Solano: Com certeza. Mas tem tambm o meio de campo?

53

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: Disseste-o bem: Tem-se que ter um bom meio de campo tambm, para fazer a ligao da boa defesa com o bom ataque. A distribuio do jogo... Solano: O meio de campo muito importante. Pai: Mas, isso no tudo. Finalmente, e isto sim primordial: tem-se que fazer mais golos que o adversrio, pois que seno, ou se empata, ou, o que bem pior, se perde... Como vs, o futebol uma coisa simples. No sei porque o complicam tanto. Solano: (Irnico) P, seo Adriano, o senhor manja pacas do esporte breto. O senhor nunca pensou em ser treinador? Pai: Pensar, pensei. Mas, como tu mesmo deves saber: o futebol uma caixinha de surpresas... Cena 40 Brasil X Argentina (Domingo, 24/jun/90) Personagens: Lena, Adriano e Solano Local: Boteco Cenrio: 3 (Esto num bar Adriano e Lena. Todos olham para um ponto onde supostamente se encontra uma TV. Chega Solano. Solano sentando) Lena: (Para Solano) E a, Solano, est com a cueca da sorte? Solano: Claro. Essa cueca me acompanha desde a copa passada. Adriano: 4 anos, e a mesma cueca. Solano: No, mas eu cuido bem dela... Sabo neutro, no seca no sol, no de uso no dia a dia. S em jogo importante da Seleo. Lena: Quer dizer que essa tua cueca no falha nunca? Solano: Nunca, nunquinha. Bom, com o Coringo ela no funciona legal. A do Coringo uma preta, mas s vezes ela d zica. Mas essa aqui da seleo nunca falhou, nunca, nem uma vezinha. Adriano: Mas, na Copa passada o Brasil foi eliminado pela Frana. Solano: Perdeu justamente porque nesse jogo eu no estava usando a cueca. Foi a que eu descobri que a cueca dava sorte. A comecei a fazer um teste. Eu usava a cueca, a seleo sempre ganhava. s vezes que no usei a cueca, a seleo perdeu ou empatou. Pode crer que verdade, essa cueca milagrosa, juro. (Olha para a TV) l, t na hora do hino. O hino tambm importante. Se eu no vejo tocar o hino, a seleo se estrumbica. Isso tambm batata. Foi assim contra a Itlia em 82, cheguei atrasado, no ouvi o hino, e a Seleo sifu. (Levanta-se) De p melhor ainda. De p capaz de sair goleada. Silncio, silncio... (Os outros dedicam respeito, apesar de sentados. Acaba o hino. Solano relaxa a postura.)

54

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: (Alto, para fora). Traz uma geladinha. (Para os amigos) O Lazarentoni tem que por o Dunga em cima do Maradona, fungando no cangote do homem o tempo inteiro, que o baixinho no vai fazer nada. Eles s tm o baixinho. (Comea a partida. No tiram os olhos da TV. Quando o Brasil ataca se levantam. A Argentina ataca se encolhem. Vo soltando us a todo momento. O Brasil chuta uma bola na trave, muita vibrao. Outra bola na trave. Muita vibrao. Termina o primeiro tempo) Adriano: , no primeiro tempo o Brasil foi melhor, bem melhor. Solano: Eu no falei? O Dunga no t deixando o baixinho nem respirar. Se eu fosse o tcnico deles tirava esse baixinho. Lena: Vou pegar mais uma cerveja. Adriano: E o esquema o esquema, Solano, voc est gostando? Solano: Agora eu acho que o Lazarentoni est no caminho certo. O time est mostrando conjunto. s fazer um e liquida. A, eles vm pr cima da gente e d-lhe contra-ataque. Lena: (Voltando) Pelo que eu estou vendo, eles que esto esperando pro contraataque. Solano: Que nada. Eles querem zero a zero pr levar a deciso pros pnaltis, s assim eles tm chance. Olha l, vai comear. agora, silncio... (Volta a mesma torcida us daqui us dali. At que vem o gol da Argentina). Solano: Ah, no. No possvel. P, Dunga, porque no deu um cacete no baixinho? Adriano: At que ele tentou, mas esse baixinho muito liso. Solano: Quanto falta? Adriano: Menos de 10. Solano: S... Mas ainda d, ainda d. Lena: Eu no falei? Solano: Falou o qu? Lena: Que eles que estavam esperando uma brecha pro contra-ataque. Solano: Ainda d tempo, solta logo essa... bola, Taffarel. Adriano: Olha l, olha ...

55

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

(Volta a cena da torcida. O Brasil perde um gol quase impossvel de se perder. Muita vibrao. Mais um pouco e o jogo acaba com o placar de 1X0 para a Argentina.) Solano: Acabou? Adriano: , acabou. Lena: Agora, s daqui a 4 anos... quem sabe? Solano: Mas no possvel. No possvel. (Olha atravs da cintura para a cueca). MAS NO POSSVEL ... Lena: Pra Solano, acabou- acabou Solano: No isso gente... No possvel... Eu me enganei de cueca, amarela igual, mas... No possvel... No a cueca de 86. A culpa foi minha, a culpa foi toda minha, como eu pude?... Mas, eu tinha certeza que estava com a cueca campe... (Olhando a tela, ajoelhando-se, aos prantos). Me perdoa, Brasil! Me perdoa! Foi minha culpa, minha culpa, minha mxima culpa. Brasil, me perdoa. Cena 41 Namoro da ministra (Dia /set/90) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (O Pai sentado mesa com o rdio de pilha ao ouvido) Pai: Alice. J ouviste isso: A ministra da economia est a ter um caso amoroso com outro ministro. E ele casado. Me: uma pouca vergonha. Eu j ouvi falar na televiso. E ele ministro do que mesmo? Pai: o da Justia. Me: Logo o da Justia...Este mundo est perdido. Pai: Esto a dizer que os dois danaram o Besame Mucho, agarradinhos... Ah, se fosse no tempo do Salazar iam todos pr cadeia. Cena 42 Liberou o dinheiro (Noite/jan/91) Personagens: Adriano, Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (O Pai e a Me em casa. Vai entrar Adriano, alegre festivo.) Adriano: Pai, me, enfim uma boa notcia: O juiz liberou o dinheiro... Me: O qu? Adriano: O juiz liberou a poupana do pai. Podemos tirar o dinheiro.

56

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: meu rico filho! Ouviste, Adriano, o nosso filho conseguiu... Pai: E isso bom? Adriano: Claro pai, o dinheiro seu, de volta... Pai: E o que eu fao agora... Me: , o que podemos fazer? Adriano: No sei o que melhor. Talvez, possamos comprar uma casa, no importa... O importante que conseguimos recuperar o dinheiro, no tudo, a inflao comeu um pedao. Amanh sai publicado. A semana que vem j devemos ter o dinheiro disponvel. Me: (Abraando Adriano) Graas a Deus, meu filho! Viste Adriano, como nosso filho um bom advogado? Adriano: Olha, pai, o dinheiro seu, mas o que o senhor acha se gente oferecesse ao proprietrio daqui pr comprar esta casa? Ele mostrou j inteno de vender. Est todo mundo sem dinheiro. A gente at pode pechinchar, que acham? Me: No como era a nossa casa, mas uma boa casa. E a gente tem mais segurana sendo nossa. Me: Que achas Adriano? Pai: Antes achava o que eu achava, agora sou eu que acho o que tu achas. Pensa tu e resolve. Me: Isso filho, vamos ver o saldo e depois falamos o senhorio. Quem sabe ainda nos sobra algum? Adriano: T legal gente, vamos resolver assim. Eu vou falar com o proprietrio. Agora, outra coisa. Pai, vem ver aqui... Pai: O qu? (Levantando-se) Adriano: Aqui na janela. Vem tambm, me, vem ver... olha l pai... Pai: Um fusca, branco. Conseguiste comprar um fusca... Que ano? Adriano: 80, nico dono, muito bem conservado... Recebi como parte de pagamento de uma ao. Me: Vs o teu filho? Era s ele querer... Pai: Est bonito mesmo. Levas-me pr eu dar uma volta?

57

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: Claro, pai... Vamos num restaurante, hoje. Vamos me? Me: Mas, j estava a comear a fazer a janta... Adriano: No, me, hoje no. Recebi tambm um dinheiro. Vamos pai, vamos ouvir uns fados e tomar vinho... Me: Mal recebeste, j vais gastar... Pai: Vamos sim, Alice, ele est a pagar... ficas sempre metida a nesta cozinha. Vamos dar uma volta no carro... (para Adriano) E o motor? Adriano: Um relgio. Pai: O melhor carro do mundo o fusca. Me: (Saindo) Ento, vou vestir-me melhor. Pai: A nica coisa boa que fez aquele Hitler mandou fazer. Adriano: O qu? Pai: O fusca. Leva-me l, que eu quero ver de perto. Cena 43 Queda da ministra (8/maio/91) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (O pai com o radinho de pilha, entra a Me se arrumando pr sair) Me: Eu vou ao supermercado. Pai: No te digo que este pas est sempre a mudar. A ministra fez uma barafunda com o dinheiro de todo mundo e agora vai sair... J se tem outro ministro das finanas. Mas este no mulher, no... E o Presidente que disse que todo o ministrio iria ficar com ele at o fim do mandato. Ao que ns chegamos, no se pode acreditar nem nos presidentes. Me: Deixa pr l, homem. O importante que conseguimos comprar esta casinha... Esta no ningum vais nos tirar... Pai: No sei no. No acredito em mais nada... Cena 44 Portuguesa X Corinthians (19/2/92) Personagens: Pai e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (Pai sentado na cadeira com radinho de pilha ao ouvido. Entra Adriano) Adriano: (Entrando e indo em direo ao quarto). Oi pai.

58

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: meu filho. E o Solano? Adriano: (Parando) No sei, por qu? Pai: Queria ver a cara dele. Adriano: O senhor quer que eu d algum recado? Pai: No. Eu s queria ver a cara dele. Adriano: Ah pai, que isso? Um cara feio daqueles... Pai: que a Portuguesa ganhou hoje do Corinthians de trs a dois... Adriano: (Contente) Ganhou mesmo? Ah, ? Eu no estava sabendo... Pai: Ganhou. Um, dois, trs. Trs a apenas dois. Pede pr ele passar aqui amanh que eu quero ver a cara dele. Adriano: Ta legal, pai. Eu vou me encontrar com ele, depois eu trago ele aqui. (Vai saindo e sorrindo). Pai: (Para dentro) No te esqueas. Eu no posso perder essa. (Sorri solitrio) Cena 45 O irmo do presidente (Dia - 23/mai/92) Personagens: Lena, Adriano e Solano Local: Boteco Cenrio: 1 (Entra Lena com uma revista) Lena: Oi caras. Olha s. (Mostrando a revista) Vocs j viram? Adriano: O qu? Lena: o irmo do presidente que conta tudo... Denuncia uma baita sujeira... o maior antro de corrupo... Adriano: Deixa eu ver? Solano: O irmo? Lena: , o prprio irmo. J tem gente falando em Impeachment. Adriano: ? J falam que pode dar em Impeachment? Solano: Dar no qu? Adriano: Impeachment. impedimento em ingls.

59

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Lena: isso mesmo que se comenta... Aqui fala que o tesoureiro da campanha eleitoral est envolvido, mas ainda no se tem provas da ligao entre os dois... Solano: P, eu pensava que impedimento em ingls era off-side. Cena 46 Ernesto e o irmo do presidente (Dia - 25/mai/92) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: (Ao telefone) Isso no vai dar em nada. Vai acabar em pizza... Muito se fala, mas pouco se prova... Mas que coisa, o irmo... ainda se fosse a sogra, ou o cunhado, o primo, at a prpria mulher... Mas o irmo, o prprio irmo, no meio estranho? ... Quer apostar que tem grana por trs de tudo isso?... Cena 47 Sobre o motorista (Dia - 2/jul/92) Personagens: Lena, Adriano, Solano Local: Boteco Cenrio: 1 (Lena e Solano no boteco. Adriano vem chegando) Lena: Voc viu o motorista? Contou tudo sobre os cheques que levava e trazia. Adriano: Vamos e venhamos, o cara foi corajoso, peitudo. Lena: Voc viu quando perguntaram se ele tinha feito isso s por patriotismo... Adriano: E ele falou: O senhor acha pouco? A cara do deputado foi parar no cho. Lena: mais uma prova que, do ponto de vista moral, o nosso povo infinitamente superior s nossas elites... Cena 48 Motorista ingrato (Dia - 3/jul/92) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: (Ao telefone) Mas que peitudo, que nada. O cara um ingrato. Com um emprego deste: motorista do presidente. Devia andar com a primeira dama pr cima e pr baixo... Estava comendo do bom e do melhor... Vai fazer isso com o patro? Est cuspindo no prato que comeu... , o cara um kamikaze... Est com os dias contados... Ou o cara um idiota mesmo, ou deve ter entrado muita grana por fora... Da revista que publicou, sei l... Gente interessada... Patriotismo, uma conversa... Tudo tem um preo... Pode crer que tem grana por trs disso... Cena 49 Subsdios aos Txis (Dia 13 /ago/92) Personagens: Pai e Me Local: Casa Cenrio: 2 (Alice passa roupa e entra o pai.) Pai: Alice, no sabes o que eu ouvi no rdio? Me: O qu? Alguma desgraa?

60

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Pai: No, ao contrrio. O presidente vai dar subsdios aos taxistas pr comprar um carro novo, zero, sem imposto e a Caixa Econmica financia. Me: E da? Pai: Podamos ver. Se o Drianinho nos ajudasse... Me: Mas, pr que queres o txi, se no podes dirigir? Pai: Mas, pr quando eu ficar bom. Eu vou ficar bom, no vou? Me: Claro que vais, homem. Pai: Ento, est a uma chance. Eu sempre quis ter um carro zero. Sabes que tudo muda no governo. Depois o homem muda a lei e, quando eu puder dirigir, l esto os impostos de novo, e eu a no posso comprar o carro, ora porra. Me: Mas eu acho um grande desperdcio ficares com o carro a parado e a pagar as prestaes. Pai: Mas, logo eu volto a trabalhar... Me: Mas no sabes quando. Pai: Achas que ainda demora? Tenho feito a fisioterapia como o mdico mandou... Me: No sei, mas pode levar uns... No sei, olha, vamos falar com o Drianinho e ver o que ele acha. Ele conhece as leis, ele vai nos aconselhar... Que achas? Pai: Tens razo Mas acho que ele vai concordar... Sem os impostos o carro sai pela metade do preo... Um carro novo outra coisa, mais econmico, pneus novos, aquele cheirinho de fbrica... at mais fcil para arrumar as corridas... Me: Por que no vais descansar? Pai: No. Quero esperar o Drianinho pr falar com ele sobre essa lei dos txis. Me: Fala amanh, sabes que ele no tem hora pr chegar... Pai: Mas temos que agir depressa, a lei pode mudar... Me: Mas, no de hoje pr amanh, que o presidente vai mudar a lei. O homem doido, mas nem tanto... Pai: , mas nunca se sabe. Me: Vai deitar, homem... S vou passar mais isto e vou tambm. Espera-me l. Pai: No demoras?

61

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: J te disse, homem. J vou j. (Ela fica a passar roupa. V que o marido se foi e sem perder ateno no afazer, chora, chora baixinho para no ser percebida) Cena 50 Os caras pintadas (Manh 16/ago/92) Personagens: Adriano, Solano, Me, Pai, Lena Local: Casa Cenrio: 2 (Adriano vem abrir a porta entra Solano vestido de preto e com a cara pintada de verde e amarelo) Solano: (Exibindo-se) Que tal? Adriano: Ficou legal, cara. Solano: Vamos logo, o pessoal est esperando. Vamos no carro da Lena. Pega essa camiseta preta pr voc. Adriano: S vou pegar minha carteira, j volto. (Adriano sai. Solano fica. Distraidamente vem a me e se depara com a figura fantasiada do Solano) Me: (Um tremendo susto) Aaaaaaaaiiiiiiii Solano: (Um susto igual) (Ambos se olham, mas ficam gritando. Drianinho vem apressado) Solano: Calma, Da. Alice, sou eu, o Solano. Drianinho: Calma me... (Entra o Pai) Solano: Calma, Da. Alice, sou eu, o Solano. Pai: O que foi? Me: Ai, ai, no foi nada. que eu pensei que fosse um bandido. Solano: que nos vamos pr avenida Paulista. Pai: E precisas ir fantasiado. Que fantasia essa? Ests a me parecer uma mistura do Tonto com o Zorro. Adriano: (Rindo) No pai. Vai todo mundo de preto com a cara pintada pr protestar contra o governo... (Para a Me) T melhor, me?

62

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Ento isso... Sim, agora estou bem. Pai: No te falei, Alice. Agora que o governo est a melhorar com a lei dos subsdios aos txis, querem mudar tudo de novo... Solano: Vamos l tambm, seo Adriano. O senhor anda um pouco. Pai: Sabes que no me meto em poltica, no voto... Vou l pr falar o qu? Esses moos no sabem o que querem... O homem me tira a poupana, ningum fala nada, agora quando vai me ajudar a comprar um txi zero, querem p-lo pr fora. (Entra Lena tambm de preto e pintada, com uma cmera fotogrfica) Lena: P gente, vamos embora. Me: Lena, tu tambm. Lena: Oi Da. Alice... oi, seo Adriano. Vamos gente, vamos logo... Me: No vo tomar um caf? Lena: No Da. Alice, obrigada, na volta quem sabe... Adriano: Vamos embora, vai... Tchau me, tchau pai... Me: Tomem cuidado. (Saem os trs) Pai: Tu viste? Me: O qu? Pai: Pareciam um bando de ndios indo guerra. Me: Deixa os moos se divertirem. Pai: Ora, eu os deixo. Essa boa... Como so ingnuos. Acham que vo derrubar o presidente... Ah, no tempo Salazar, iam todos pr cadeia... o Salazar os mandava pr ilha do Tarrafal. Me: Graas a Deus, graas a Deus que o tempo do Salazar j passou, o que diria meu tio Arago se ainda estivesse vivo.. Pai: verdade, j passou. (olha pela janela) A chuva tambm est a passar. Cena 51 O presidente afastado (Tarde 30/set/92) Personagens: Adriano e Solano Local: Boteco Cenrio: 1

63

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: E agora? Como que fica? Adriano: Agora, assume o vice-presidente. O presidente afastado e o senado abre o processo de impeachment. Solano: O tal do impedimento? Adriano: Impeachment do presidente quer dizer o mesmo que cassar o mandato dele. Mas, ele s est afastado, entendeu? Solano: Ele pode voltar, ento? Adriano: Poder pode, mas acho difcil. Levou o maior banho na cmara. O mais provvel que o senado repita a dose. Acho que no tem por onde escapar. Ficou sozinho, at aqueles que mamaram nas tetas do governo, tiraram o time... Agora, ainda tem contra ele, um bando de covardes e de interesseiros disfarados de democratas, querendo tirar o couro dele, aproveitando a situao... Cena 52 Rebelio na deteno (Noite 2/out/92) Personagens: Me, Solano, Adriano e Pai Local: Casa Cenrio: 2 (Alice vai atender porta. Entra Solano) Alice: Solano. Como vai... Solano: (Aflito) O Drianinho, D. Alice?... Alice: Calma, homem... O que foi? Ele acabou de vir do frum. Solano: Desculpa, D. Alice, urgente... Alice: Mas, o que foi? Acalma-te... (Chama para dentro) Drianinho, est c o Solano... (Para Solano) Espera, que vou te trazer um cafezinho (saindo para dentro). Solano: Obrigado, D. Alice, no preciso... (Entra Adriano) Solano: Dri, voc no sabe, invadiram a deteno... Adriano: Com que ? Solano: Ainda se sabe pouco, mas parece que foi no Pavilho 9, o do Moiss. Teve muito tiro. O negcio no foi brincadeira. Minha velhinha, j est sabendo, no pra de chorar. Eu falei que ia pr l contigo. Ela confia muito em voc. Ela que pediu se voc ajudava... Adriano: Claro. Vamos l...

64

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: P, meu velho, s mais essa (Comea a chorar e se abraa a Adriano). Quebra mais essa pr mim... o negcio foi feio. Adriano: Que isso, Solano, claro, eu estou com voc, vamos l deve estar tudo bem com seu irmo, ele esperto... Solano: Disso que eu tenho medo: Ele no muito esperto... O Moiss um cara azarado. Esto falando em 30, 40 mortos. (Entra Alice com cafezinho. V Solano chorando) Alice: Solano, toma um caf... Adriano: Isso Solano, toma, que a gente vai l... (Solano toma tremendo) Alice: Vai passar, meu filho... (Tambm chorando) No deu pr deixar de ouvir. Tem f em Deus. Se quiseres traz tua mezinha pr c. Ela fica c comigo. Tomamos um caf juntas... Solano: Obrigado, D. Alice. (devolvendo a xcara)... Adriano: Vamos, ento... Alice: Meu filho, toma cuidado... Adriano: Fica tranqila, me. Vamos nessa. (Saem. Entra o Pai de pijama) Pai: Alice, deixaste-me dormir muito, j so quase oito horas... Alice: Vi-te a dormir to tranqilo, que no te quis incomodar... Pai: E o Drianinho?... Que tens? Estiveste a chorar? Me: No foi nada... O Drianinho saiu com o Solano. Acho que est haver uma balburdia, no sei como c chamam, uma balburdia na cadeia. Pai: E da? Me: Sabes que o Solano tem l o irmo hospedado. Pai: Mas, isso l tem todo dia. Me: Parece que hoje a situao mais grave. O Solano estava at a chorar. Pai: Ai, ? Nunca o vi a chorar...

65

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Por isso eu me emocionei tambm. O Solano sempre to alegre, deu-me muita pena da sua preocupao. Da mezinha dele. Pai: Mas, se Deus quiser, no vai acontecer nada. Ai Jesus, no se tem sossego nem na cadeia. Cena 53 Bandido bom... (Manh 3/out/92) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 (Ernesto ao telefone) Ernesto:... como disse aquele coronel: Bandido bom bandido morto. Esse que t certo. Como mesmo o nome dele?... esse mesmo... E ainda tem que enterrar de p pr no ocupar muito espao... ah, ah, ah... Por um outro lado tambm foi bom porque sobra mais lugar... Menos bia... Vai melhorar a vida do contribuinte... Quantos a menos? 200 ou 300?... Vai sobrar feijo, capaz que baixe o preo... ah, ah, ah... Viu a pesquisa no jornal? ... 30% ficou favorvel operao... E todo mundo achou ruim quando o Rei falou que brasileiro no sabia votar... , se soubesse dava muito mais... (Toca o outro telefone) Um minutinho, Dr. Armando... (pega o outro telefone)... Al... oi, est bem, j-j te ligo... estou em outra ligao... At j. (Desliga, volta ao primeiro) Al, Dr. Armando, onde a gente estava mesmo? ...Ah , o povo no sabe votar... Cena 54 Lena leva o recado (Manh 3/out/92) Personagens: Lena e Me Local: Casa Cenrio: 2 Me: (Indo porta) J vai... (Entra Lena) Lena: Oi, Da. Alice. Me: Vamos entrar, o Drianinho no est... Lena: Eu sei, eu estive com ele l na deteno. Ele me pediu que se eu passasse aqui perto pr lhe dizer que est tudo bem... Me: E o irmo do Solano? Lena: Ainda no se sabe de nada. Eu estou trabalhando nessa reportagem. A senhora no fique preocupada que eles esto bem. Ainda podem demorar, mas fique tranqila? Me: Obrigada, Lena. Lena: Desculpe a pressa tenho que revelar umas fotos importantes que consegui tirar. Tem muita gente querendo saber de familiares. Preciso ir... Me: Obrigada, mas, no queres tomar uma cafezinho... Lena: Fica pr outra vez, Da. Alice, obrigada, preciso fazer estas fotos urgente.

66

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Me: Vai ento, minha filha... (Lena sai) Cena 55 A volta da Deteno (Manh 3/ out/92) Personagens: Me, Adriano, Solano e Pai Local: Casa Cenrio: 2 (Pai e a Me na casa. Entram Adriano, nauseabundo, e Solano, contente) Me: Ai, meu filho, demoraste tanto... Estava preocupada... No dormiste noite... Como foi? Solano: Graas a Deus, Da. Alice, ele escapou dessa, est vivo, um pouco machucado. O maior susto foi que tinha uma lista de mortos com o nome dele. Me: Ai Jesus... Mas viste-o? Solano: Sim, estava na enfermaria. Da deteno mesmo. Adriano: Um holocausto, me, no d pr esquecer. Horrvel. Horrvel... Solano: A gente foi no necrotrio, no IML, mas s fomos encontrar ele na enfermaria da deteno mesmo. Adriano: Quase que ele foi... Solano: Jogaram um grupo num canto e passaram fogo de metralhadora, mas ele no recebeu nenhuma bala... O nico da cela dele que escapou... Adriano: Fingiu-se de morto... Solano: Mas mesmo assim, os caras passavam com aquela lana na ponta da arma... Adriano: A baioneta Solano: isso a: a baioneta... E se o cara se mexia, levava bala... Me: Ai Jesus... Solano: Mandaram uma baionetada no p dele e ele segurou, nem gemeu, nem mexeu , ficou no mesmo jeito e foi a que se salvou... (Para Adriano) E eu que falei que ele no era esperto, n? Graas a Deus queimei a lngua... Pai: Que absurdo... Adriano: Horrvel, pai, horrvel. Mais que isso, pai, no tem nome. Mordidas de cachorros nos cadveres... Quem viu, jamais vai esquecer... Me: Ai Jesus, mas pelo menos teu irmozinho est bem.

67

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Solano: T timo. S levou uns 30 pontos no p... Me: E a tua me? Solano: J passamos l, nem falei que ele machucou o p. Ela ficou aliviada... Pai: Drianinho, mas eles no podiam fazer isso. E como que fica... Adriano: assim aqui, n, pai. O governador est dizendo que ele no o secretrio, o secretrio falou que no era o comandante, o comandante fala que no deu a ordem, os soldados que foi legtima defesa, concluso: a culpa de quem morreu, e se o culpado est morto, ento ningum tem culpa, arquiva-se. Pai: Mas, e a justia? Adriano: Bom, tem o ministrio pblico, a justia estadual, a federal, a justia militar... Temos um monto de justia para atrapalhar, pr demorar, pr esquecer, at os culpados morrerem de morte natural. Me: Nada. Quem com ferro fere com ferro ser ferido. Justia Divina. Adriano: Se for assim mesmo, o inferno que estaria com superlotao... Bom, preciso de um banho urgente. Me: E eu vou fazer um cafezinho. Cena 56 A foto da Lena (5/out/92) Personagens: Adriano, Solano e Lena Local: Boteco Cenrio: 1 (Lena sentada com um jornal, vm chegando Adriano e Solano) Lena: (Levantando triunfante) Oi gente. Olha s (mostrando o Jornal), na primeira pgina... Adriano: tua a foto? (Pegando o jornal) Lena: Advinha?... L, no IML... Entrei com a cmera escondida, no bolo dos parentes do Pavilho Nove. L dei um jetinho. Deu nisso a. Solano: Deixa eu ver. (Solano vai at o jornal) Nossa... Meu Deus... Adriano: Meus parabns... (Examinando a foto) Nossa, que horror... Cena 57 A pontaria (Manh - 6/out/92) Personagens: Ernesto Local: Imobiliria Cenrio: 3 Ernesto: (Ao telefone) Viu o jornal hoje?... No foi duzentos nem trezentos... Mataram s 111... ... Saiu tambm escrito que a polcia gastou mais de 5 mil balas na operao. P, mas 5 mil no muito? Como os caras esto mal de pontaria, hein?

68

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Cena 58 O presidente renuncia (Manh - 29/dez/92) Personagens: Pai, Me e Adriano Local: Casa Cenrio: 2 (O pai est sentado com um rdio de pilha encostado ao ouvido. Alice entra para colocar o caf da manh) Me: Adriano... Pai: Psiu, no fala nada. Me: O que ests a ouvir? Pai: Est a dar direto do Senado. O julgamento do presidente. Me: Dizes sempre que no te interessas por poltica... Est-se a ver a quem o nosso Drianinho puxou. Pai: A mim no foi, seno ele no era comunista. Vai ver puxou ao comunista do teu tio Arago, que era sempre do contra, e por isso andava sempre a fugir. Me: Mal conheceste meu tio Arago, no podes falar dele... Pai: (Interrompendo com o rdio colado) No o conheci, porque estava sempre a fugir... Escuta! Cala-te, deixa-me ouvir... Me: O que ests... Pai: Deixa-me ouvir... deixa-me ouvir... Espera... Vai falar o advogado... (Ela pra. Ele ouve atento. Ela nada sabe o que ele ouve) (Pausa) Pai: Renunciou. Me: O qu? Pai: Renunciou. O presidente renunciou... O presidente renunciou... Me: Ontem mesmo ele declarou que jamais renunciaria. Pai: que os polticos so assim mesmo assim mesmo. Quando declaram uma coisa, porque esto a querer fazer outra. Me: Vou chamar o Drianinho, ele vai querer saber. (Para dentro) Drianinho, meu filho, no sabes o que aconteceu... Drianinho... (Sai) Pai: (Para si mesmo) Era o que faltava... Era o que faltava... (Entra Adriano seguido da Me)

69

Os Caras Pintadas
Luciano Antonio Fraga

Adriano: Renunciou? Pai: No vos falei? Me: O que falaste, homem? Pai: Este pas est sempre a mudar, sempre a mudar... Adriano: Mas precisa mudar, pai... O Brasil precisa mudar... Pai: Mas, e os txis? Ai Jesus: Ser que vo tambm mudar a Lei dos Txis? Me: Deixa pr l isso, homem! Com os subsdios ou sem eles que a vida continue!!!

Pano

70

Potrebbero piacerti anche