Sei sulla pagina 1di 24

Curso de Fisiologia da Voz Introduo

Material preparado por Lisley Viana. Atravs deste excelente trabalho, podemos conhecer um pouco mais sobre como a nossa voz produzida, que partes do corpo influenciam mais para a produo de um bom som, e quais os cuidados que se devem tomar para evitar danos ao aparelho fonador. O nosso objetivo fornecer informao. Se voc tem algum problema mdico mais srio, procure um especialista.

Introduo O ponto principal para quem canta ou quem fala a comunicao. A mensagem a ser transmitida deve ser recebida e entendida pelo ouvinte. Para tanto, preciso se conhecer mais a respeito do aparelho responsvel pela comunicao: o corpo. Quem canta tambm precisa comunicar-se de forma falada durante as apresentaes, e por isso, o cantor no deve ignorar os cuidados com a voz falada. importante saber que todos tm a capacidade de comunicao, desde que queiram dedicar-se e tentar sempre o aprimoramento de seus conhecimentos. Todos esto sujeitos falha e imperfeio, porm cabe a cada um procurar desenvolver seu dom, conhecer suas limitaes e capacidades. Para se comunicar no basta apenas falar, ou simplesmente cantar. Comunicar-se colocar sentimento na mensagem, no apenas com a voz, mas com o corpo em geral. O corpo funciona de modo conjunto, no podendo ser fracionado de modo a serem usados apenas alguns rgos que produzem som. O comunicador deve ser consciente dos aspectos que envolvem o seu trabalho, como a voz, postura, respirao, e tudo o mais que pode interferir no seu objetivo central: levar adiante a mensagem de vida e salvao.

Curso de Fisiologia da voz - Parte 01 Lisley Viana

1. Aparelho Fonador O aparelho fonador formado por 2 aparelhos e tem a funo de produzir sons - voz cantada e voz falada. Nestes quadros, o aparelho fonador est esquematizado de forma bastante resumida. APARELHO DIGESTIVO rgo Lbios Dentes Funo Biolgica Contm os alimentos na boca Tritura os alimentos Funo Fonatria Articulao de sons bilabiais (B,P,M) e labiodentais (F,V) Escoamento do som

Lngua

Joga o alimento para o esfago

Participa de todos os sons produzidos Projeo da voz

Palato duro (cu Suporte da lngua da boca) Faringe

Direciona o ar para os pulmes, e os Caixa de ressonncia alimentos para o esfago APARELHO RESPIRATRIO

rgo Cavidades Nasais

Funo Biolgica Filtrar, aquecer e umidificar o ar

Funo Fonatria Vibrao e amortizao do som ressonncia nasal Amplia os sons - caixa de ressonncia Vibrador - contm as cordas vocais

Faringe Laringe Traquia

Via de passagem do ar Via de passagem do ar

Via de passagem do ar - defesa Suporte para vibrao das cordas a via area vocais Trocas gasosas e respirao vital Desencadeia o processo respiratrio Fole e reservatrio de ar para vibrar as cordas vocais Produo de presso no ar que sai

Pulmes Musculatura respiratria

O aparelho fonador dividido em 5 partes Parte Componentes Pulmes, msculos abdominais, diafragma, msculos intercostais, msculos extensores da coluna Laringe Cavidade nasal, faringe, boca Lbios, lngua, palato mole, palato duro, mandbula Ouvido - capta, localiza e conduz o som; crebro - analisa, registra e arquiva o som Funo Produzem a coluna de ar que pressiona a laringe, produzindo som nas cordas vocais Produz som fundamental Ampliam o som Articulam e do sentido ao som, transformando sons em orais e nasais Captam, selecionam e interpretam o som

Produtores

Vibrador Ressonadores

Articulador

Sensor / Coordenador

Curso de Fisiologia da Voz - Parte 02 Lisley Viana

2. Como Produzida a Voz Humana

A produo do som depende, basicamente, de ar e da laringe, onde esto as cordas vocais. A laringe composta por trs anis de cartilagem. Dentro destes anis, esto as cordas vocais, que so pequenos msculos com grande poder de contrao/extenso. So classificadas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras (com cerca de 1 cm nos homens e at 1,5 nas mulheres) esto na parte inferior da laringe e as falsas na parte superior. O som da voz normal produzido pelas verdadeiras e o falsete pelas falsas [*].

Durante a respirao, as cordas vocais permanecem abertas, enquanto que para a produo de som elas se fecham, e o ar faz presso, causando uma vibrao que produz o som.

Laringe: Cordas Vocais em movimento (vista transversal)

[*] Nota dos editores do Msica Sacra e Adorao:

Estudos mais recentes e aprofundados acerca do fenmeno da emisso vocal demonstram que o falsete produzido por estiramento das pregas vocais em seguida inclinao da cartilagem tireidea, que gera vibrao por justaposio das pregas ao invs de por batimento. O msculo TA (tireoaritenoideo), o msculo da prega vocal. Para conseguirmos colocar a voz em falsete, por este som ser muito agudo, as pregas vocais devem ficar hiperalongadas e quem faz esse alongamento outro msculo, chamado CT (cricotireoideo), que se contrai alongando o msculo vocal (TA). Assim, o CT no o msculo que d o som agudo (e agudssimo), mas ele fundamental para que este som acontea. (voltar) Curso de Fisiologia da Voz - Parte 03 Lisley Viana

3. Articulao e Clareza do Som Cantar um elemento da articulao. As palavras da msica devem ser muito claras e objetivas, para causar um processo de ao e reao imediata. Para que isto acontea, deve-se levar em conta dois processos: Articulao: processo pelo qual os rgos da fala moldam o som vocal em sons reconhecveis da fala. Interpretao: processo pelo qual se carrega o esprito ou significado da msica atravs do modo como se executa.

O primeiro passo para uma boa interpretao o domnio de uma boa articulao. Tanto no canto, quanto na fala (a muitas pessoas), os movimentos articulares devem ser mais acentuados do que na conversao usual.

Os elementos na figura acima esto intimamente envolvidos no que se refere articulao e clareza do som. Qualquer alterao no funcionamento deles ir interferir no som emitido.

Lbios H pessoas que possuem um problema de excessiva tenso labial, o que impede a boa mobilidade e flexibilidade. Por outro lado, existem pessoas que possuem um tnus labial baixo, ou seja, flcido.

A posio ideal para os lbios, aquela que ajuda o rosto a Ter uma expresso agradvel, feliz. Deve-se evitar pux-los exageradamente para os cantos ou para frente quando se estiver cantando ou falando, pois isto pode modificar a qualidade sonora. Para aqueles com problema de tenso ou flacidez labial, existe um procedimento muito simples e bastante eficaz, sugerido pelo fisioterapeuta e fonoaudilogo Nolio Duarte. Primeiramente, deve-se visualizar a boca e seus pontos-chave:

Quem tem excessiva tenso, deve relaxar os lbios, apertando com o indicador e o polegar nos pontos indicados acima, seguindo a ordem numrica referida. Deve apertar cada ponto com firmeza, no entanto, sem exageros, durante 5 a 10 segundos. Pode ser incmodo, mas, ao final, os resultados vo valer pena. J quem tem lbios flcidos, precisa de tonificao. O procedimento o mesmo, s que ao invs de apertar demoradamente, d-se ligeiros apertes (apertando e soltando imediatamente) no mesmo sentido numrico do esquema. Estas pessoas tambm podem fazer exerccios do "i" ou do "u", torcendo a boca para um lado e para o outro.

De um modo em geral, neste exerccio das vogais, pode-se utilizar o "p" e o "b" para treino labial, pois estas consoantes so totalmente dependentes dos lbios.

Lngua A lngua o principal rgo da articulao, pois interfere na formao das vogais e consoantes. Em mdia, a lngua trabalha numa velocidade de 370 movimentos por minuto. Cerca de 90% dos problemas que envolvem a lngua so de tenso. Isso causa o ressecamento da boca pela retrao constante da lngua. Este posicionamento no estimula muito a produo de saliva em termos fisiolgicos, e tambm interfere consideravelmente na emisso do som, por razes explicadas mais adiante quando falarmos da faringe. Existem, tambm, aqueles que precisam tonificar a lngua, sendo caracterizados pelo acmulo excessivo de saliva. A lngua deve permanecer numa determinada posio, chamada de "posio de repouso", ao longo do "assoalho" da boca tocando os dentes inferiores. Veja os seguintesexerccios de relaxamento.

- colocar a lngua um pouco para fora da boca e morder levemente a pontinha da lngua

- pressionar a lngua fortemente contra os dentes fechados por 5 segundos;

Em seguida, deve-se associar os dois exerccios lentamente. Alguns problemas da pronncia do "S" podem ser resolvidos com a colocao da lngua na posio de repouso.

Maxilar A tenso um grande fator limitante da boa atuao dos maxilares. Pode-se perceber a tenso existente ao se fechar os dentes e engolir a saliva. Quando se canta de boca fechada ocorre isto. Por isso, aparecem dores aps o ensaio ou apresentao, ou mesmo aps a fala. O maxilar interfere nos msculos da face, modificando o poder de contrao. Portanto, deve-se relaxar esses msculos, facilitando a abertura e a flexibilidade da boca e liberando os msculos da garganta. Nunca se deve usar posies foradas, tais como empurrar o maxilar para frente, pux-lo para trs ou tranc-lo numa posio. A sonoridade vai depender, em parte, da abertura que for dada ao maxilar. Em relao tenso ao maxilar inferior, pode-se realizar alguns exerccios, lembrando que devem ter maior cuidado ao realiz-los aqueles com tendncia luxao do maxilar.

1. Lateralizao Abrindo a boca e movimentando o maxilar para a direita e para a esquerda.

2. Abertura total Abrindo bem a boca por alguns segundos.

3. Projeo anterior Com a lngua na posio de repouso, projetando-se o maxilar para a frente, permanecendo assim por alguns segundos. 4. Projeo posterior Com a ajuda de um dedo, fazendo-se um recuo do maxilar por alguns

segundos.

Faringe A faringe tem a funo de ampliar o som, e embora no seja essencial para a articulao, est intimamente ligada posio assumida pela lngua. Seu melhor desempenho depender do comportamento da lngua. A ampliao do som ser tanto melhor quanto melhor for o espao que o som puder ocupar dentro da boca.

Como se pode ver neste esquema, a voz ter uma melhor ampliao na posio 1, a qual tem o dobro do tamanho da posio 2. Deve-se notar como o hbito to comum da posio 3 diminui consideravelmente o espao para a ampliao da voz. Existem exerccios que facilitam a aquisio do hbito da posio 1: - sabe-se que ao se fazer o movimento de engolir, a lngua inicialmente sobe e em seguida, sua parte posterior desce. Ento, com o dedo indicador e o polegar em cada extremo do maxilar inferior, faz-se o movimento de engolir. Quando a parte posterior da lngua estiver descendo, mantm-se uma presso para baixo, forando os dedos, sem esquecer que a ponta da lngua deve estar no padro de repouso. - pode-se escolher um tom mdio, e com as vogais "a", "o", e "u" as pessoas podem cantar variando 0 padro de lngua na posio 2 (representado pela vogal em minsculo) e posio 1 (representada pela vogal em maisculo).

Palato O palato se divide em 2 partes: o palato duro (cu da boca) e o palato mole (vula, conhecida como campainha). O palato duro est envolvido com a projeo da voz, e o palato mole com a formao de sons orais e nasais. O som, na verdade, formado por ondas. As ondas s se propagam em linha reta, da a importncia do palato duro aliado a uma boa postura da cabea:

Sabe-se que as narinas so responsveis pela ressonncia nasal. Porm, o som nasal s ser emitido com a "permisso" do palato mole (a vula).

Sons nasais

Sons orais Para emitir esses sons nasais, a vula desce. Caso suba, os sons emitidos sero orais. O excesso ou a falta de nasalidade podem representar srios problemas de voz, afastando-se da normalidade e modificando o som original que deveria ser produzido. A origem dos problemas pode estar no hbito de colocao errada da voz, at problemas mais srios, como tumores, sinusite, adenide e excesso de muco. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 04 Lisley Viana

4. O Mau Uso da Voz Deve-se ter em mente que o mau uso da voz no comea ao se cantar de forma errada, mas sim ao se falar de forma errada. Os cantores esto duplamente expostos a ter problemas nas cordas vocais. Por isso, necessrio saber como preservar a voz tanto ao se falar quanto ao se cantar. O incio dos problemas nas cordas vocais pode ser sutil, uma rouquido aqui, uma dorzinha ali. No entanto, este um assunto extremamente importante para ser ignorado, pois, s vezes, o descaso pode levar perda completa da voz. Ao menor sinal de que algo no vai bem com as cordas vocais, ou em qualquer outro rgo envolvido com a fonao, deve-se procurar um especialista, o fonoaudilogo. Um dos problemas comuns sentir gosto de sangue na boca aps uma apresentao musical, ou se falar muito. Apesar de o ferimento ser minsculo, gotculas de sangue so jogadas pelo ar na boca, causando essa sensao. Outra sensao comum o de areia. As dores, geralmente, so em pontadas. Com o tempo, uma simples leso pode-se tornar em uma espcie de cicatriz chamada fibrose, apresentar vrios cistos, calos e at mesmo se tornar em um tumor.

Timbre Um erro comum, porm muito grave, em relao ao timbre. O timbre o fato determinante do tipo de voz: soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, bartono e baixo. O timbre de uma pessoa no escolhido aleatoriamente, ele existe por razes anatmicas: o tamanho da laringe. Por exemplo, os homens que tm o "gog" pronunciado ou pontiagudo tm maior facilidade de ressonncia, e conseqentemente voz mais grave. O desconhecimento disto muito srio e pode destruir a voz de uma pessoa. Muitas pessoas com caractersticas de voz grave tm cantado por a com uma voz aguda e viceversa. Alguns deles at com uma voz "linda". Porm, esta voz "linda" foi apenas fabricada, e no vai durar muito. Em quase 100% das pessoas existe um padro anatmico determinante do timbre. Diz-se que as pessoas com pescoo comprido e "gog" proeminente possuem timbre grave (baixo e contralto); pessoas com pescoo de tamanho mdio com pouca proeminncia possuem timbre mdio (bartono e mezzo); e pessoas com pescoo mais curto, praticamente sem salincia possuem um timbre agudo (tenor e soprano). Cantar e falar fora do prprio timbre natural pode provocar um "destimbramento" vocal, ou seja, uma descaracterizao da voz com perda da qualidade.

Tenso da Corda Vocal Em relao tenso da corda vocal, podem ocorrer 3 tipos de problemas: 1. Frouxido completa 2. Excesso de compresso 3. Desequilbrio no funcionamento Na Frouxido completa, as cordas no se fecham totalmente, resultando em um som soprado, pois uma dose excessiva de ar est fluindo, e devido a esta interferncia na voz, a pessoa far mais esforo para produzir sons. Quando h excesso de compresso, as cordas vocais ficam muito apertadas. Isto pode ser devido a tenses, falta de orientao tcnica, e resulta em um som difcil, tenso, irritante, estrangulado ("taquara rachada"), forado, provocando tenso nos outros msculos associados na produo vocal. Havendo Desequilbrio no funcionamento das cordas vocais (ora tensas, ora relaxadas), ocorrero mudanas sensveis na produo do som vocal. O ideal que a corda fique num meio termo, suficientemente contrada para no deixar o ar escapar rapidamente.

Sustentao e Fora Os problemas de sustentao de nota e tambm a falta de fora sonora (voz de pouco alcance, volume), tem sua origem nos produtores (elemento do aparelho fonador), ou mesmo em razes pessoais, como o medo de soltar a voz, talvez no por falta de capacidade, mas por no ter aprendido a us-la. Ento, necessrio um trabalho de conscientizao de voz orientada por um professor de canto.

Por outro lado, a pessoa que tem o hbito de falar alto demais, no pronunciando bem as palavras, correm um alto risco de apresentar calos de corda vocal, alm de outros problemas como dor de cabea, sinusite, faringite, e at mesmo cries pelo desgaste do esmalte.

Perda de Tons A perda de tons, no , necessariamente, um problema vocal. Esta uma questo mais ligada a um fator hormonal. As crianas possuem timbres muito semelhantes, no sendo distintos os timbres de meninos ou meninas. Porm, por volta dos 10 -12 anos, o corpo comea a receber uma descarga de hormnios, e os rapazes passam por um processo de transio de voz mais significativo que as moas, pois podem chegar a perder at 7 tons, enquanto que as moas apenas cerca de 3 tons. Outra situao que isto acontece nas mulheres aps os 45 anos, devido a perda de hormnios, com uma perda de cerca de 3 tons. Isto pode ser remediado com a reposio hormonal, sob prescrio mdica, evidentemente. Nos homens, aps 50-55 anos, ocorre o oposto, pois tm sua voz "agudizada", tambm por questes hormonais. Quando se cuida bem da voz, as mudanas so mais sutis, no provocando nenhum distrbio vocal. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 05 Lisley Viana

5. Mitologia Vocal A maioria das pessoas acredita em certas formas de terapia para tratar a voz. Essas crendices so infundadas, portanto incorretas.

Voz Cansada Alguns dizem que a voz cansada uma coisa natural ou normal depois de uma fala prolongada, ou mesmo fala leve. Falando assim, fica parecendo que os msculos da laringe e faringe (msculos que produzem voz) se cansassem e aceitassem a rouquido, a ardncia ou mesmo a perda parcial da voz, faringite e at laringite como algo plenamente normal. Outros acreditam que algumas pessoas nascem com garganta dbil, ou com voz insuficiente, e que sempre tendero a transtornos vocais. Isto tudo no verdade, e sim coisa de gente mal informada, pois a voz bem empregada no se cansa, no produz sintomas negativos e nem esforos extras para falar. O uso constante em si no leva a problemas de voz; o que causa esses problemas o uso indevido, mal administrado, abusivo e vocalizao incorreta. A voz bem definida (tom apropriado, entonao e ritmo corretos) pode ser usada durante jornadas de trabalho de at 8 horas dirias. No entanto, deve-se lembrar que o cansao fsico acarreta cansao vocal, assim como a sade geral do indivduo deve ser levada em conta. O que deve acontecer identificar o problema e procurar o especialista, seja mdico, fonoaudidlogo, professor de canto, e no sair por a fazendo as receitinhas caseiras

aleatoriamente, pois alm de no trazer benefcios, podem, algumas vezes, constituir riscos em potencial. comum se confundir faringe e laringe ao se pensar nesses preparados e receitas. importante se ter em mente que nenhum desses xaropes, chs e gargarejos chegam at as cordas vocais. Basta conhecer a anatomia para verificar este fato:

menor gota ou farelo tocar as cordas vocais, desencadeia-se um processo muito desagradvel de tosse, desespero, falta de ar. Alguns especialistas acreditam que no se deve fazer o gargarejo com o objetivo de medicar as cordas vocais, uma vez que o lquido no chega efetivamente at elas. Alguns mtodos caseiros podem ser at teis, porm durante perodos limitados, apenas mascarando os sintomas verdadeiros sem eliminar a causa do problema, que pode ser uma vocalizao incorreta ou uso abusivo da voz, ou at problemas como faringite.

Problema Central Um erro freqente a no focalizao no problema central causador da doena. Assim, muitas pessoas chegam a trocar de profisso para usar menos a voz, ou fazer um repouso vocal exagerado (que no significativo nas terapias da voz), e at mesmo, alguns se utilizam de tranqilizantes por tempo indefinido. Os relaxamentos (ioga, meditao transcendental, regresses psquicas...) no devem ser tentados como resoluo do problema vocal. A pessoa deve procurar um especialista.

Educao Vocal Um grande mito que s se educa a voz para o canto. A voz falada merece tanta ateno quanto a voz cantada, pois uma pode acabar interferindo na outra. H casos de pessoas que perdem completamente sua voz devido ao modo de falar errado, sendo s vezes necessrio uma cirurgia para a retirada das cordas vocais. Existem "dicas" para "melhorar" a voz que so to fora da realidade que chegam a agredir a inteligncia. Algumas destas so o uso de lpis ou bolinhas na boca durante a fala; fazer massagem com lcool canforado na garganta; fazer vocalizes com grande intensidade, de madrugada, para aumentar a extenso vocal...

Diante de tais afirmaes, preciso usar o bom senso e perceber que se deve trabalhar os rgos envolvidos na produo do som com sensibilidade, conscientizao, percepo. Algumas "receitas" podem ser perigosas, podendo causar at queimaduras. E alguns vocalises feitos com grande intensidade levam Parafonia Hipercintica (distenso das cordas vocais).

Aquecimento Vocal A laringe muito sensvel, e um dos primeiros rgos a ser afetado diante do estresse, emoes, cansao e outros. Isso faz com que haja modificao na voz, e muitas vezes, a situao obriga s pessoas a forarem seu "instrumento ". E, algumas vezes, a situao se torna pior, pois "soltam" a voz de qualquer jeito , sem um aquecimento prvio. O aquecimento vocal to importante para o cantor quanto o aquecimento fsico para um jogador de futebol, por exemplo; pois pode evitar leses importantes. Por outro lado, no correto gastar tempo demais "esquentando" a voz. H pessoas que passam 30 minutos neste processo, e ao final, em vez de terem "aquecido", tero mesmo "fervido" a voz. Isto resulta em pouca produtividade durante o perodo que se segue. O ideal que o vocalise no exceda 5 minutos. Existe uma tcnica elaborada por um pesquisador fonoaudilogo chamada "Manipulao da Laringe". Ainda h controvrsias quanto ao uso deste mtodo, mas aparentemente no h nenhum efeito colateral malfico. Ele consiste em o que seria uma "massagem" na laringe, em pontos especficos prdeterminados, diferenciados para voz grave e aguda. A necessidade e a forma de utilizao deste mtodo devem ser definidas por um profissional capacitado. No tente faz-lo por conta prpria. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 06 Lisley Viana

6. Caractersticas Vocais Voz Rouca A rouquido pode ser causada por vrios fatores, tais como o uso abusivo, processos patolgicos (calos, tumores...), e tambm pela mb colocao da voz devido a algum processo emocional (traumtico ou no). No raro encontrar crianas que se expressam atravs de berros. Isso acontece por vrios motivos: moram em lugares com alta poluio sonora, ou mesmo porque seus familiares falam muito alto. Neste caso, o referencial que acompanha a criana desde pequena que o normal falar com um volume de voz elevado. Outras vezes comum que numa mesma famlia todos falem com voz rouca, sem necessariamente existir algum impedimento fsico por tanto, sendo apenas uma questo de referencial adquirido com a convivncia familiar. Assim, as pessoas vo assimilando este comportamento, e, ao emitir a voz, foram as cordas vocais sem saber, e o que antes era apenas um costume familiar, torna-se um problema orgnico srio: calor, inchao, plipos, etc. O que deve acontecer identificar o problema e procurar o especialista, seja mdico, fonoaudilogo, professor de canto, e no sair por a fazendo as receitinhas caseiras

aleatoriamente, pois alm de no trazer benefcios, podem, algumas vezes, constituir riscos em potencial. Outro fator causador de srios problemas nas cordas vocais o cigarro. No s o fumante ativo est sujeito aos problemas vocais, mas tambm, os fumantes passivos, que absorvem a fumaa emitida pelo ativo. Portanto, um crime familiares fumarem perto de crianas, principalmente em ambientes fechados, pois a poluio envenena o sistema respiratrio e afeta as cordas vocais, causando rouquido e outros problemas mais graves, como tumores malignos. Vale lembrar que de acordo com uma pesquisa de 1997, 73% dos tumores de corda vocal so malignos. No se deve ignorar o problema da voz rouca. de extrema importncia realizar o trabalho de correo dos problemas orgnicos com um otorrinolaringologista (medicaes/cirurgias) e tambm dos problemas "mecnicos" com um fonoaudilogo (timbre, colocao, exerccios, volume, etc.).

Voz Fina Em 99% dos casos, segundo pesquisas, a voz fina de origem emocional. O mais comum , ao entrar na puberdade, o rapaz assustar-se com a mudana e procurar manter a voz da infncia, apesar de sua laringe j estar pronta para a transformao. Um ponto perigoso o excesso de mimo na infncia em ambos os sexos, podendo alterar o ritmo da fala, alm de manter a voz infantil. Isso muito perigoso para os meninos, que podem ser taxados de homossexuais logo cedo, podendo gerar traumas muito profundos na criana. Outro desencadeador da voz fina so os traumas, como os cirrgicos. A retirada das amdalas um bom exemplo, pois a criana pode ficar com medo de falar firme, mantendo a voz infantil. As causas orgnicas so mais raras, e ocorrem, normalmente, diante de uma atrofia fsica de origem hormonal. Existem alguns mtodos de tratamento, e a pessoa deve procurar um especialista.

Voz Trmula Embora seja um problema de difcil resoluo, existem mtodos, que bem aplicados e praticados podem surtir excelentes resultados. Este um problema difcil, pois advm de um trauma muito forte, onde a pessoa insiste em falar apesar de tudo. A voz falha, fica trmula, o que causa uma forte tenso nas cordas vocais. Ento, a pessoa sente dificuldade de se adaptar ao enfrentar situaes semelhantes ao trauma. interessante notar que durante o relaxamento da musculatura das cordas vocais, como no sorriso, a pessoa consegue emitir a voz corretamente. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 07 Lisley Viana

7. Postura Corporal Correta

impossvel imaginar um piano que tenha um som perfeito se estiver com alguma parte faltando, ou quebrado, ou mesmo mal posicionado. Uma flauta amassada no ter o mesmo som de uma que est perfeita. Desta forma, acontece com o corpo humano. O som produzido ser sempre influenciado pela postura que se adota, por diversas razes. Uma boa postura: bem menos cansativa do que uma postura m ou relaxada, pois assim, os ossos e msculos fcam posicionados de modo que haja o mnimo de esforo e tenso. Causa um melhor aproveitamento respiratrio. D um melhor aspecto visualizao, alm de transmitir maior segurana. Coloca o mecanismo vocal na melhor posio para o seu posicionamento, tornando mais fcil a produo de uma sonoridade com qualidade. Traz confiana, bem-estar psicolgico e fsico o todo o organismo. Faz o corpo funcionar melhor, conseqentemente beneficia a sade vocal. A boa postura para cantar deve ser aprendida e praticada at que se torne um bom hbito. 1. Ps: uma boa base d maior segurana e firmeza. Inicialmente, devero estar um pouco afastados. Em apresentaes mais demoradas, o ideal variar a sustentao do peso entre os ps, porm no de forma demorada, para evitar fadiga e tenso. No se deve colocar o peso apenas sobre os calcanhares. 2. Pernas: como ajudam a fixar e sustentar o corpo, elas nunca ficam totalmente relaxadas. No entanto, elas devem ficar flexveis, nunca rgidas, prontas para o movimento. No se deve apoiar todo 0 peso do corpo somente em uma perna, pois haver uma forte tendncia a tremer. Para ajudar a resolver a tenso nas pernas e ps, pode-se fazer algum alongamento nesta regio. 3. Quadris: devem estar equilibrados, evitando um lado estar mais elevado que o outro. Porm, uma leve alternncia, ou movimentao ajuda a relaxar esta regio, pois no bom que esteja muito rgida durante a apresentao. 4. Abdome: no deve estar exageradamente projetado para dentro ou para fora. Devese evitar tenses demasiadas neste local, pois a musculatura desta regio de extrema importncia para a respirao controlada, como a de um cantor ou orador. 5. Costas: manter a coluna ereta de forma no rgida favorece o bem estar do som, por melhorar as condies da expanso do trax, melhorando a respirao. Deve permanecer de forma equilibrada, sem inclinaes exageradas. 6. Trax: deve estar numa posio relaxada, evitando-se qualquer contrao muscular exagerada, para facilitar o mecanismo do ar. Deve-se sentir todo o trax agindo em conjunto. 7. Ombros: devem estar descontrados, sem nenhuma tenso nestas articulaes. Qualquer rigidez nesta regio pode comprometer a ao dos msculos do trax e do pescoo. Eles no devem se mover muito para frente, nem para trs, nem para baixo, muito menos para cima. A rigidez local pode complicar a toda a postura.

8. Braos e mos: devem estar cados livremente ao longo do corpo, de forma natural, o mais livre de tenso possvel. Os maneirismos devem ser evitados, como ficar apertando as mos frente ou atrs, ou torcendo-as, pois isso causa uma tremenda tenso nos braos e no trax, alm de interferir na ao dos outros msculos do corpo. Esse tipo de atitude tambm bastante deselegante. E ao segurar o microfone, deve-se ter o cuidado de manter os ombros e braos relaxados, para evitar tenso no pescoo. 9. Cabea: deve estar centralizada. O olhar deve estar na direo das pessoas, e o queixo no deve estar nem muito baixo nem muito alto. 10. Posio sentada: quando se est sentado, o principal apoio do corpo o assento. O tronco e a cabea devem estar alinhados, com a coluna ereta, e os quadris devem estar bem apoiados no encosto, sem, no entanto, fazer com que o abdome fique projetado para frente, ou o oposto, ficando com a coluna inclinada para frente. Em ambas as situaes haver comprometimento da respirao, e cansao em pouco tempo. Se se est sentado em uma cadeira com braos, no se deve apoiar os prprios braos sobre os da cadeira, pois haver maior sobrecarga nos ombros, prejudicando a coluna. 11. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 08 12. Lisley Viana 13. 8. O Sistema Respiratrio 14. O Sistema Respiratrio possui vrias funes, que vo alm da respirao, como a de defesa e a de fonao. importante, no entanto, saber que sua principal funo a realizao da entrada e sada de ar (gs) nos pulmes, processo chamado de ventilao. Desta forma, o sistema respiratrio comparado a uma "bomba vital" que trabalha 24 horas por dia, realizando suas funes sem que se tenha conscincia desse movimento. 15. A entrada do ar extremamente importante para o organismo, pois ele composto pelo Oxignio (21%), Nitrognio (75%), Gs Carbnico e outros gases. O metabolismo humano depende da contnua chegada de Oxignio (O2), retirado do meio ambiente.

16. 17. As necessidades bsicas de um adulto sadio em repouso, so em torno de 250 ml de 02. Por outro lado, necessrio que o Gs Carbnico (C02), produto final de inmeros processos metablicos, seja continuamente retirado do organismo. Com a ventilao, o 02 abundantemente oferecido ao corpo com a entrada de ar nos pulmes, enquanto que o CO2 retirado com a sada do ar. 18. 19. As Vias Respiratrias 20. O ar entra pelo nariz e pela boca; passa pela faringe; laringe; traquia; brnquios e bronquolos (no pulmo).

21. 22. Cada uma dessas estruturas possui uma significativa funo na respirao. O nariz, alm de servir de "porta de entrada e sada" do ar, o precondiciona de vrios modos, aquecendo-o (37), umidificando-o e limpando-o. A faringe, comumente chamada de garganta, divide-se em duas vias: na traquia e no esfago. nessa regio que o alimento separado do ar. O ar vai para a traquia, enquanto o alimento atinge o esfago. Essa separao controlada por reflexos nervosos. A laringe forma a transio das vias areas superiores e inferiores, e nela que se localizam as cordas vocais. 23. Continuando-se com a traquia, esto dois tubos de passagem de ar para cada pulmo, os brnquios. Estes tubos vo diminuindo de espessura e se dividindo cada vez mais medida em que entram nos pulmes, num total de 23 divises. 24. Ao final dessas divises, esto os bronquolos, que por sua vez dividem-se em bronquolos respiratrios. At esse ponto, a "rvore brnquica" j possui cerca de 1 milho de tubos. No entanto, a troca gasosa ocorre apenas em estruturas que encerram estas divises, os alvolos (explicados posteriormente). 25. 26. Os Pulmes 27. Os pulmes so rgos essenciais da respirao, localizados dentro da caixa torcica, um de cada lado do corao e revestidos por uma membrana muito delicada, a pleura.

28. 29. O volume pulmonar varia entre 4 a 6 litros, aproximadamente a quantidade de ar contida numa bola de basquete. 30. O peso aproximado dos pulmes de uma pessoa com dimenses mdias 1 kg. A rea de superfcie pulmonar considervel. Se o pulmo fosse estendido, o tecido cobriria cerca de 60 a 80 m2. Isto aproximadamente 35 vezes maior que a superfcie corporal da pessoa, e superfcie para cobrir quase a metade de uma quadra de tnis. 31. 32. Os Alvolos e as Trocas Gasosas 33. Os alvolos so sacos elsticos de parede muito fina, e em nmero de 300 milhes em cada pulmo. Na figura acima esto representados vrios deles. Cada pequeno globo um alvolo diferente.

34. 35. Nos alvolos, ocorrem as trocas gasosas, porque ao lado esto pequenos vasos sangneos, os capilares. O O2 passa atravs da parede do alvolo e da parede do capilar, indo parar na corrente sangnea; e o CO2 passa pela parede do capilar e pela do alvolo, sendo, ento, possvel elimin-lo do organismo. 36. Durante cada minuto em repouso, cerca de 250 ml de O2 deixam os alvolos e penetram no sangue, e aproximadamente 200 ml de CO2 saem dos capilares e entram nos alvolos.

37. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 09 Lisley Viana

9. Os Grupos Musculares da Respirao Existe uma diferena de presso entre o ar dentro dos pulmes e a superfcie de contato com a parede torcica, que faz com que os pulmes fiquem aderidos ao interior dessa parede. Por isso, os pulmes acompanham literalmente todos os movimentos, ou qualquer mudana no volume do trax. Sozinhos, os pulmes no conseguem alterar seu volume, pois, para isso, precisam dos msculos. Os movimentos da caixa torcica, assim como qualquer outro movimento corporal (andar, chutar, comer...) dependem de uma contrao muscular. O ato de respirar pode ser dividido em 2 momentos: a inspirao (entrada de ar) e a expirao (sada de ar).

Existe um grupo de msculos responsvel por cada uma das etapas. importante saber que nem todos eles so usados ao mesmo tempo, a depender da situao, torna-se necessria a presena de apenas alguns deles. No entanto, em cada grupo, existem aqueles que so os mais solicitados, e so tidos como os principais; e os demais, so tidos como acessrios. O grupo dos inspiratrios bem grande, com mais de 15 msculos, que elevam as costelas ao se contrarem. Eles podem ser classificados como: Msculos Inspiratrios Principais Diafragma (principal) Intercostais externos Msculos Inspiratrios Acessrios Esternocleidoccptomastoideo (ECOM) Escalenos outros O grupo dos expiratrios menor, com cerca de 8 msculos, que atuam no sentido de abaixar as costelas: Msculos Expiratrios Principais Intercostais Internos Msculos Expiratrios Acessrios Msculos abdominais Outros

A Respirao A diferena de presso que existe entre o ar ambiente e o ar de dentro do pulmo que faz com que o ar entre. Algo parecido acontece com uma seringa ou um aspirador de p.

Dentro do pulmo, a presso negativa, e devido gravidade, em uma pessoa sentada ou de p, a presso da parte de baixo mais prxima do zero que a da parte de cima. Por isso o ar entra primeiro na parte de baixo, e em seguida na de cima, e ao final da inspirao, todo o pulmo deve estar cheio por igual. Da a importncia de uma boa postura durante a inspirao, caso contrrio, no possvel usar toda a capacidade pulmonar, o que interfere diretamente no "flego" e nas trocas gasosas de uma pessoa.

Quando o processo dessas trocas termina, comea a expirao. A caixa torcica vai voltando sua posio inicial, empurrando o ar para fora. como um elstico esticado que tende a voltar ao normal.

A Inspirao

A contrao dos msculos inspiratrios aumenta o volume da caixa torcica, conseqentemente do pulmo. Um exemplo deste movimento a elevao da ala do balde, representado a inspirao. Isto causa aquele efeito da seringa, porque mais espao para o ar vai surgindo.

O principal responsvel por este efeito o diafragma, por ser o mais forte. Os intercostais tambm so muito importantes, principalmente para aqueles que precisam de muito ar, como os cantores. H dois tipos de inspirao: relaxada, a normalmente usada, e realizada pelos inspiradores principais; forada, feita pelos inspiradores principais mais os acessrios. Os msculos acessrios no devem ser usados na respirao normal, principalmente para quem canta. Como a maioria deles est localizada na regio do pescoo, e sua contrao (tenso) pode prejudicar o som produzido pelas cordas vocais.

O Diafragma O diafragma um msculo plano, amplo, em forma de guarda-chuva, que fica entre o trax e o abdome, e est preso nas costelas e na coluna.

Ao se contrair o diafragma, suas bordas levantam as costelas, enquanto o seu centro se abaixa, empurrando os rgos do abdome.

Intercostais Externos Os intercostais externos so, junto com o diafragma, fazem parte dos msculos inspiratrios principais. Eles esto localizados entre cada uma das costelas. Quando eles se contraem, eles elevam a caixa torcica, aumentando o seu volume, e promovendo a entrada do ar. Na figura abaixo, os intercostais externos esto representados pela cor vermelha. Leve em considerao que a ilustrao est indicando apenas um grupo de msculos, entre um par de costelas. Na verdade, eles esto presentes unindo todas as costelas.

Na cor verde, vemos os intercostais internos, responsveis pela expirao, explicada mais adiante. Observe na "viso superposta" como eles ficam posicionados atrs dos intercostais externos. O fato de eles serem inclinados em posies opostas causa os

movimentos opostos de inspirao e expirao. Os intercostais internos abaixam as costelas, fazendo com que o ar saia na expirao forada. Esses msculos esto entre as costelas e atuam para que todas elas faam o mesmo movimento durante a inspirao ou expirao e atuam para que todas elas faam o mesmo movimento durante a inspirao ou expirao.

Acessrios Estes msculos atuam no sentido de elevar as costelas na inspirao forada. Devem estar relaxados na hora de cantar. Na ilustrao fica mais visvel que existem dois ECOMs, um de cada lado; com os escalemos ocorre o mesmo, esto em pares.

ECOM

Escalenos

Expirao Existem dois tipos de expirao, a normal e a forada. A expirao normal, relaxada uma ao natural, assim como a volta de um elstico puxado. O diafragma e os intercostais externos simplesmente voltam ao normal. Os msculos da expirao apenas devem entrar em ao quando se precisar de uma expirao forada, como soprar uma vela, numa tosse ou espirro, por exemplo. A expirao dura cerca de 2 a 3 vezes mais que a inspirao. Mas, mesmo assim, um cantor deve ter total controle sobre o relaxamento do diafragma, para que sua volta posio inicial seja o mais lenta possvel, de acordo com a necessidade, e para no soltar o ar de vez. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 10 Lisley Viana

10. Exerccios Treino da Utilizao Muscular

1. Respirao Diafragmtica Pessoa deitada com um livro no abdome. A inteno elevar o livro.

2. Diafragma e Intercostais Em p, fazendo a respirao diafragmtica, e expandindo as laterais do trax.

Treino do Aumento da Capacidade Pulmonar 1. Soluo Inspiratrio Inspirar aos poucos pelo nariz at encher o pulmo: inspirar - pausa - inspirar pausa inspirar o mximo - soltar o ar de vez pela boca. 2. Expirao Abreviada Inspirar fundo normalmente (nariz) e soltar um pouquinho; inspirar fundo outra vez e soltar um pouquinho; inspirar mais uma vez, at sentir o pulmo o mais cheio possvel, e soltar de vez pela boca. Treino do Controle Diafragmtico 1. Inspirao Profunda Inspirar profundamente pelo nariz, e soltar pela boca, em "SSS", demorando o maior tempo possvel. 2. Exerccio da vela Soprar a vela a uma pequena distncia (cerca de 1 palmo) sem apagar a chama, e mantendo-a em equilbrio na posio oblqua.

Prxima Parte Curso de Fisiologia da Voz - Parte 11 Lisley Viana

11. O Pigarro O Sistema Respiratrio tem um mecanismo muito interessante para se defender das muitas impurezas do ar respirado. Esse mecanismo formado por um sistema de clulas que possuem clio, de clulas que fabricam muco e de muco. O mecanismo funciona como uma esteira rolante, pois a sujeira do ar gruda no muco e os clios tratam de empurr-lo para cima, em direo da laringe.

Diariamente, a produo de muco chega a 100 - 150 ml em 24 horas. Sem o muco, os clios no funcionam, como no caso de uma desidratao sria. E o excesso de muco pode dificultar muito o trabalho dos clios, como nas infeces ou ao inalar substncias irritveis, como fumo, lcool ou sedativos. O ato de fumar modifica o efeito de esteira rolante, porque no fumante h perda de clios, e excesso de muco, entre outros problemas. Comumente, o muco chamado de pigarro quando interfere na voz, causa tosse etc. O muco ou pigarro precisa ser eliminado do organismo, e quando passa pelas cordas vocais, podem causar uma diferena na sua vibrao, modificando o som produzido. A forma que o corpo usa naturalmente para eliminar o pigarro atravs da tosse. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 12 Lisley Viana

12. Tosse A tosse existe para eliminar as secrees do Sistema Respiratrio, e por isso precisa ser eficiente. A melhor posio para tossir a sentada ou a inclinada para frente, com o pescoo voltado um pouco para baixo. A inspirao deve ser profunda, pelo diafragma. A expirao deve ser forada pelos msculos da barriga, os abdominais, podendo fazer um som de "Q" durante a tosse, que deve ser tripla, para ser mais eficiente. O cantor deve ter cuidado ao tossir, para no agredir suas cordas vocais com a fora da grande quantidade de ar que passa por elas. Curso de Fisiologia da Voz - Parte 13 Lisley Viana

BIBLIOGRAFIA

BETHLEM, Newton - Pneumologia. Atheneu. CALLAIS-GERMAIN, Blandine - Anatomia para o Movimento Vol I : Introduo Anlise das Tcnicas Corporais.Manole, So Paulo. CARVALHO, Paes de; COSTA, Fonseca - Circulao e Respirao. Cultura Mdica, 3 edio. DUARTE, Nolio - Apostila: Comunicando Atravs da Voz - Estratgias para o Uso Correto e Eficiente da Voz Cantada e Falada. Vox Edies, Rio de Janeiro. GOSS, Charles M. - Gray Anatomia. Guanabara Koogan, 29 edio. GUYTON, Arthur C. - Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenas. Guanabara Koogan, 5 edio. McARDLE, William D. e outros - Fisiologia do Exerccio. Guanabara Koogan, 3 edio.

Potrebbero piacerti anche