Sei sulla pagina 1di 42

g Infrastructure GE

Water & Process Techonologies

g
Tratamento de guas Industriais

g
TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

1. GERADORES DE VAPOR

Chamamos de gerador de vapor (caldeira), todo equipamento usado para aquecer a gua at que esta entre em ebulio e passe para a forma de vapor. Quando comeamos a aquecer a gua, esta inicialmente tem sua temperatura elevada at ser atingido o ponto de ebulio. A partir deste ponto, a gua comea a ser transformada do estado lquido para o estado de vapor. 1.1. GENERALIDADES

1.1.1.

1.1.2.

g
ALCALINIDADE ENERGIA E SUAS FORMAS A energia assume vrias formas, entre elas podemos citar: Energia calorfica Energia eltrica Energia mecnica Energia luminosa.
.1.

Na apostila de CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO, j abordamos TRATAMENTO PRIMRIO, e as expresses mais usadas na qumica da gua, tais como pH, ppm e solubilidade dos sais. Alm desses conceitos, seguem alguns a mais, que complementam a necessidade ao conhecimento da qumica da gua relacionada a gerao de vapor:

a concentrao (g/m3) de carbonatos e de hidroxila (soda custica) em uma gua. Controlamos dois tipos de alcalinidade: ALCALINIDADE HIDRXIDA - Expressa a concentrao (g/m3) de alcalinidade hidrxida (soda custica) na gua. ALCALINIDADE TOTAL - Expressa a concentrao de todas as alcalinidades da gua, isto , a soma da alcalinidade devida aos carbonatos com alcalinidade hidrxida.

Energia a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Como exemplo podemos dizer que quando falta energia a um homem ele diminui o seu ritmo de trabalho, isto , ele comea a se sentir fraco.

As formas de energia podem ser transformadas umas nas outras e nos usamos constantemente esta propriedade. Como exemplo podemos citar o processo de obteno de energia eltrica. Comeamos queimando lenha em uma caldeira e produzir energia calorfica. Esta energia evapora a gua produzindo vapor. Neste processo a energia que estava na madeira foi transferida para o vapor.
TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR
MSC-00/12-034-E

1.2.

1.3.

g
TIPOS DE GERADORES DE VAPOR CALDEIRA FLAMOTUBULAR
.2.

O vapor passa numa turbina que se move girando. A energia calorfica do vapor assim transformada em energia de movimento. O giro da turbina produz energia eltrica. Esta energia transmitida por meio de fios at uma lmpada onde se transforma em energia luminosa de enorme utilidade para ns. Se pensarmos sobre este processo veremos que a energia calorfica que estava acumulada na madeira foi transformada para iluminar o nosso meio ambiente.

Realizando a montagem da caldeira, constatamos que inicialmente a gua lmpida. A medida em que produzimos o vapor o nvel de gua vai diminuindo mas a quantidade de slidos no copo continua a mesma porque eles no saem com o vapor. Se, por exemplo, no incio tivssemos 200 gramas de gua e 10 gramas de slidos, teramos uma proporo de 20 para 1. A caldeira mais simples que podemos montar feita com um copo e um funil.

Quando tivermos evaporado 100 gramas de gua a proporo passa a ser de 100 gramas de gua que restou para as mesmas 10 gramas de slidos ou seja uma proporo de 10 para 1. Isto ocorre at um ponto em que a gua no consegue mais dissolver todos os slidos presentes no copo e quantidade excedente precipita formando lama. Se quisermos manter nossa caldeirinha operando precisamos repor a gua que evaporou e retirar a lama formada constantemente.

Estas caldeiras so constitudas de um cilindro de grande dimetro fechado nas extremidades por chapas chamadas de espelhos. Os tubos da caldeira so fixados nos espelhos. Nessas caldeiras a chama passa por dentro dos tubos e a gua fica por fora dos tubos, dentro do cilindro grande. Como essas caldeiras produzem uma pequena quantidade de vapor por m2, esto limitadas para produzir na maioria dos casos no mximo 10.000 Kg/h de vapor, a uma presso no maior que 12 Kgf/cm2.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

1.4.

g
CALDEIRA AQUATUBULAR
.3.

Essas caldeiras so constitudas de dois ou trs bales interligados por tubos. A gua circula dentro dos tubos e a chama externamente. O balo superior chamado de balo de vapor e o balo inferior de balo de lama, porque a lama formada nos tubos vai acumular-se nele devido ao seu peso e a circulao da gua. Essas caldeiras permitem produzir uma grande quantidade de vapor a grandes presses. O vapor produzido nessas caldeiras pode passar em uma serpentina colocada na fornalha e receber mais calor, ou seja, aumentar a energia carregada por ele. Essa serpentina chamada de superaquecedor e o vapor aps sair da serpentina chamado de vapor superaquecido.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

V VP VE C CP

g
ESQUEMA DE UMA UNIDADE GERADORA DE VAPOR Vapor Produzido Vapor Perdido Vapor de Escape Condensado Condensado Perdido R A D T q gua de Reposio gua de Alimentao Descarga Trabalho Aquecimento Esquema Simplificado
.4.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

g
1.5. 1.5.1.

g
CALDEIRA ELTRICA CALDEIRA DE ELETRODOS SUBMERSOS DE ALTA TENSO
1. ELETRODO 2. BLINDAGEM NEUTRA 3. ISOLADOR CO CONTROLE DE CARGA 4. CONJUNTO CONDUTOR DO ELETRODO 5. CILINDRO HIDRULICO ELEVADOR 6. CONJUNTO ELEVADOR 7. TUBO DE JATO 8. BOMBA DE CIRCULAO 9. COLUNA DE GUA 10. SADA DE VAPOR 11. VASO DE PRESSO 12. TUBO DE DISTRIBUIO R. TRAJETO DE CORRENTE

No Brasil, dois tipos principais de caldeiras eltricas foram colocadas no mercado pelas empresas fornecedoras:

Estas caldeiras operam com corrente alternada fluindo de fase para fase atravs do neutro para fase usando a gua como condutor. Desde que a gua tem resistncia eltrica o fluxo de corrente gera calor diretamente na gua. A quantidade de gua em contato com os eletrodos determina a produo de vapor e controlada, a depender do tipo de caldeira, pela variao do tipo de gua ou do movimento vertical de uma blindagem de isolamento.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

.5.

MSC-00/12-034-E

1.5.2. CALDEIRA ELTRICA A JATO DGUA

g
.6.

Este modelo de caldeira de alta voltagem gera calor pela passagem de uma corrente eltrica atravs da gua e usa a mesma como resistor. A gua retirada do fundo do vaso pela bomba de recirculao (9) forada pelo tubo coletor do centro para os bocais de pulverizao (5) de onde ela descarregada atravs dos mltiplos bicos para atingir o eletrodo (11). A corrente eltrica agora flui atravs de R1 e o fluxo da gua se dirige para o cilindro de injetores (4). O fluxo de gua excede em muito a taxa de vaporizao e a gua no vaporizada vai ao coletor do eletrodo e atravessa a placa perfurada (13) a qual forma o fundo do eletrodo. Quando a gua sai do eletrodo ela atinge o contra-eletrodo (12) e um segundo trajeto de corroso, R2 estabelecido. O movimento vertical (ascendente ou descendente) do defletor de jatos resulta numa mudana quase linear da vazo de vapor.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

g
2.

A gua para o gerador de vapor pode provir de rios, lagos, poos ou ainda da prpria rede de gua potvel. Seja qual for a fonte, contm impurezas. Existem vrios meios de se reduzir ou remover as impurezas contidas na gua. A escolha de qualquer um ou de um conjunto de diversos deles depende da concentrao das impurezas, da qualidade desejvel da gua e outras consideraes de ordem econmica. No intuito desse trabalho estudar com profundidade esses itens. Para dar uma idia generalizada dos diversos meios de remoo ou reduo de impurezas apresentamos, a seguir na tabela abaixo, uma sntese dos mtodos usados com mais freqncia:

M F D A S SD SS

g
TRATAMENTO DA GUA DE ALIMENTAO = = = = = = = Matria orgnica Ferro Dureza Alcalinidade do carbonato Slica Slidos dissolvidos Slidos em suspenso
.7.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

g
3.

Consideramos os conceitos abaixo aplicveis caldeiras que trabalham com presso menor que 450 psig. Basicamente podemos dizer que os trs principais problemas causados pelas impurezas contidas na gua so os seguintes: - Depsitos e incrustaes; - Corroso; - Arraste.

Em caldeiras convencionais do tipo aquatubular e flamatubular, nas quais temos de um lado a queima do combustvel e do outro, o vapor sendo gerado, esses problemas tero como conseqncia custos adicionais, tais como: diminuio na transferncia de calor, danos no equipamento, vapor com qualidade abaixo do necessrio, danos em equipamentos de seco ps-caldeira, perdas por parada de produo, etc. 3.1. INCRUSTAES E DEPSITOS

g
PROBLEMAS COMUNS EM GERADORES DE BAIXA PRESSO AGENTES FORMADORES DE DEPSITOS
.8.

Com a evaporao, a gua da caldeira sofre um processo de concentrao das impurezas introduzidas pela gua de reposio. Os slidos dissolvidos so elevados a um nvel em que a solubilidade de certos compostos excedida causando a precipitao dos mesmos. O tipo de depsito est relacionado com a qualidade da gua de reposio e tratamento qumico usado e com eventuais contaminaes do vapor/condensado e gua de alimentao. Os principais agentes formadores de depsitos e incrustaes so os slidos em suspenso, slidos dissolvidos e produtos de corroso. O quadro abaixo mostra os principais elementos contidos nessa diviso:

O efeito mais grave causado pelo depsito/incrustao, o isolamento trmico das superfcies metlicas, causando a deficincia na transferncia do calor, comprometendo assim a funo bsica da caldeira. O isolamento trmico causado pela incrustao pode chegar a tal ponto, que a gua no consegue mais refrigerar o metal do tubo. Neste estgio a temperatura do metal ultrapassa o ponto de amolecimento, causando a ruptura da tubulao.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

3.2.

g
RELAO ENTRE A ESPESSURA DO DEPSITO E A PERDA DO CALOR Os depsitos no lado da gua retardam transferncia de calor e causam superaquecimento dos tubos. O grfico 2 mostra as perdas de fluxo de calor devido a vrios tipos de incrustao. CORROSO INFLUNCIA DO pH NA CORROSO DO FERRO
.9.

A inibio da corroso em geradores de vapor e equipamentos auxiliares durante a operao essencial pelas razes obvias de impedir tanto as rupturas de tubos, com os perigos que elas representam, como danos ao equipamento que requerem consertos ou paradas com correspondente perda de produo. A corroso um processo eletroqumico no qual se estabelece uma diferena de potencial eltrico entre dois metais ou diferentes partes de um mesmo metal. Esta diferena de potencial permite a passagem de corrente atravs do metal causando reaes de corroso. O nodo a regio de potencial mais baixo. O ctodo ao contrrio, a regio de potencial mais alto. No nodo, ons metlicos entram em soluo. Em geral, quanto mais baixo o potencial do nodo, maior ser a dissoluo do metal e mais srio ser o problema de corroso.

3.2.1.

Em sistemas geradores de vapor, o metal da caldeira pode sofrer corroso por pH baixo e pelo ataque devido a presena de oxignio dissolvido na gua da caldeira.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

3.2.2.

3.2.3.

3.2.4.

g
OXIGNIO DISSOLVIDO EROSO OPERAO ON-OFF
.10.

O ferro apresenta um comportamento especfico quanto corroso em funo do pH, conforme pode ser observado na figura abaixo:

A presena do oxignio dissolvido na gua de sistemas geradores de vapor faz com que o ctodo da clula de corroso se despolarize iniciando o processo de corroso. A forma mais comum de ataque pelo oxignio em caldeiras e sistemas de vapor condensado a corroso puntiforme localizada, ou pitting. A presena de oxignio tambm um componente necessrio para outros mecanismos de corroso (ex.: ataque por amnia em ligas de cobre). portanto essencial, que a gua de alimentao esteja isenta de oxignio dissolvido para qualquer sistema gerador de vapor independente do seu tamanho, tipo ou presso de operao.

A corroso por eroso est associada a velocidade do fluido sobre a superfcie metlica. Tubulaes e cotovelos so exemplos de reas onde esse problema ocorre com mais intensidade.

Ainda que no seja uma causa qumica ou fsica dos problemas de corroso, a Operao ON-OFF das linhas de vapor e condensado pode ser a principal causadora da corroso ps-caldeira. Quando o equipamento colocado em OFF (parada), a taxa de corroso subir violentamente. Isto ir acontecer devido ao fato do equipamento permanecer mido, inativo e aberto a atmosfera. No momento em que o equipamento colocado em linha novamente, os produtos de corroso j estaro certamente formados sobre a superfcie metlica. Quando o vapor e condensado passar outra vez atravs do equipamento o teor de ferro aumentar. Com o passar do tempo a taxa de corroso tender a voltar ao nvel anterior, todavia, a quantidade de ferro que retorna para a caldeira junto com o condensado, imediatamente depois que o equipamento voltou a operar, poder favorecer a formao de depsitos.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

g
3.3.

3.3.1.

3.3.2.

g
ARRASTE Dentre as principais causas do arraste destacamos: - Arraste mecnico - Arraste qumico - Arraste voltil ARRASTE MECNICO Dentre os motivos operacionais causadores de arraste podemos citar os seguintes: FLUTUAES DE CARGA EXCESSIVA NVEL ALTO DE GUA NA CALDEIRA FALHAS NO APARELHO SEPARADOR DE GOTCULAS ARRASTE QUMICO
.11.

Arraste pode ser definido como uma condio na qual a gua sai da caldeira junto com o vapor, passando para a seo ps-caldeira, comprometendo a qualidade do vapor e danificando equipamentos. Dentre os efeitos causados pelo arraste destacamos: - Contaminao do condensado; - Depsitos no superaquecedor; - Danos em turbinas.

Perodos em que ocorrem aumento rpidos na demanda de vapor causaro uma sbita queda de presso da caldeira, fazendo com que haja formao de bolhas dentro de toda a massa de gua da caldeira.

Quando a caldeira opera com nvel de gua acima do projetado, o espao para a vaporizao fica inadequado, promovendo arraste de gotculas oriundas das bolhas formadas no incio da vaporizao.

Poder haver falhas de projeto do separador de gotculas, ou at mesmo separadores danificados pela m conservao do equipamento, que permitir a passagem de gotculas de gua para a linha de vapor, seguindo o mesmo processo descrito acima.

Quando o vapor gerado dentro da caldeira, pequenas bolhas de vapor formam-se na superfcie dos tubos e em seguida se misturam com a gua e so transportados por diferena de peso especfico para o balo de vapor. A partir da soltam-se para o nvel da gua, e sob condies normais, as bolhas coalescem e se quebram gerando o vapor. Se uma excessiva concentrao de alguns compostos qumicos estiverem na superfcie da gua, eles oporo resistncia ao fenmeno de coalescncia, devido ao efeito que esses constituintes tem sobre o filme superficial. Promovendo ento um aumento da tenso superficial da gua, e consequentemente provocando arraste.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

g
3.3.3.

4. 4.1.

g
ARRASTE VOLTIL PREVENO DOS PROBLEMAS PREVENO DA CORROSO ELIMINANDO O OXIGNIO DISSOLVIDO
.12.

A medida que a gerao de vapor for efetuada com PRESSES mais elevadas, outro tipo de problema comea a ocorrer: a volatilizao de alguns slidos em conseqncia das temperaturas mais elevadas. Esse fenmeno ocorre principalmente em caldeiras que operam com presses acima de 400 psig. Dentre os slidos que se volatilizam e so arrastados dissolvidos no vapor, o mais importante a slica.

A maior parte do oxignio dissolvido, presente na gua de alimentao normalmente removida mecanicamente atravs de equipamentos desaeradores. Em condies timas de operao (projeto), os desaeradores reduzem o teor de oxignio dissolvido a valores inferiores a 7 ppb. Na prtica, conveniente considerar essa reduo para 50 ppb.

Mesmo com a utilizao do desaerador, faz-se necessrio a garantia de ausncia total de oxignio dissolvido na gua residual da caldeira. Para eliminar quimicamente o oxignio dissolvido utilizamos produtos qumicos chamados sequestrante de oxignio. Esses produtos reagem estequiometricamente com o oxignio dissolvido gerando subprodutos inofensivos caldeira.
TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR
MSC-00/12-034-E

4.2.

g
Os principais sequestrantes de oxignio so: - Sulfito - Hidrazina CONTROLANDO O pH CORROSO NA SEO PS-CALDEIRA PREVENO DOS DEPSITOS TRATAMENTO CONVENCIONAL
.13.

Mantendo o pH da caldeira na faixa menos corrosiva ao ferro (10,5 a 11,5), conforme j vimos no item 3.2.1.

o ataque do condensado s tubulaes na seo ps-caldeira. Assim, como o oxignio, o gs carbnico se dissolve na gua e vai para dentro da caldeira. Quando a gua aquecida, este gs carbnico liberado com o vapor. O gs carbnico na linha de vapor baixa o pH do condensado, tornando-o mais agressivo e provocando a corroso das linhas. Para evitar essa corroso, recomenda-se administrar aminas neutralizantes na linha de gua de alimentao ou diretamente no gerador de vapor. Aminas neutralizantes so produtos qumicos que saem da caldeira junto com o vapor e elevam o pH do condensado quando este se forma. A ao das aminas impedem a corroso das linhas de vapor.

Evitamos as incrustaes, adicionando-se produtos qumicos chamados de anti-incrustantes. Podemos dividir em dois os tratamentos qumicos mais usados, que so:

Trata-se de um programa baseado em polifosfatos e lcalis. Os polifosfatos revertem a ortofosfato e juntamente com lcali, reagem com a dureza da gua para formar uma lama pouco aderente chamada de hidroxiapatita de clcio. Paralelamente, a slica reage com lcali e forma outra lama tambm pouco aderente chamada de serpentina. A hidroxiapatita de clcio e serpentina so expulsas do interior da caldeira por descarga de fundo. Esse tratamento, tambm chamado FORMADOR DE LAMAS, necessita do auxlio de um dispersante para condicionar a lama e facilitar a sua retirada da caldeira.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

4.3

g
TRATAMENTO DISPERSO-SOLUBILIZANTE (TDS) PREVENO DO ARRASTE Podemos evitar o arraste provocado por problemas qumicos da seguinte forma: No permitindo que o pH da gua fique acima do limite especificado. Adicionando, quando possvel, antiespumantes.
.14.

So programas baseados em associao de produtos orgnico sintticos altamentes estveis, que atuam em nvel no estequiomtrico para distorcer a estrutura entrelaada do depsito, inibindo o seu crescimento. Como exemplo, temos abaixo as cpias das fotos retratando cristais de sulfato de clcio sem tratamento e sob efeito do TDS.

Observamos tambm a ao do TRATAMENTO DISPERSO-SOLUBILIZANTE (TDS) sobre o silicato de clcio, nas cpias das fotos abaixo:

Mantendo as concentraes de slidos totais e de slica dentro dos limites, atravs do controle das descargas.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

5. CONTROLE E ADIO DE PRODUTOS QUMICOS

Um excesso ou falta de produto qumico, pode provocar srios problemas. Os produtos qumicos, quando em quantidades excessivas, podem ter efeito contrrio e provocam danos mais srios ainda. Um tratamento bem controlado e uma caldeira bem operada, garantem o sucesso do pessoal que cuida do equipamento. ADIO DOS PRODUTOS

O tratamento qumico feito adicionando-se os produtos na caixa de gua de alimentao ou diretamente caldeira. A maneira mais utilizada para introduo dos produtos qumicos, atravs de bombas dosadoras. A bomba de dosagem de produtos qumicos bastante precisa e sua vazo de sada, pode ser controlada automaticamente ou manualmente. CONTROLE DE DOSAGEM

As quantidades de produtos qumicos presentes na caldeira, devero ser avaliados pelos testes analticos. De acordo com estes resultados deve-se dosar os produtos. PREPARAO DA SOLUO DE PRODUTOS QUMICOS

Os produtos qumicos devem ser dosados na forma de uma soluo contendo 5 a 10% de produtos. Os produtos devem ser adicionados ao tanque de produtos qumicos, um de cada vez e aos poucos. A soluo deve ser constantemente agitada. Depois de pronta a soluo, no deve sobrar produto no fundo do tanque. Caso isto acontea, necessrio, aumentar a quantidade de gua usada para preparar a soluo. CUIDADOS O tanque de produtos qumicos, deve estar sempre limpo. Nunca se deve preparar soluo para mais de 24 horas. A soluo deve ser gasta no tempo estabelecido. Ao prepara a soluo, necessrio tomar cuidados com os olhos e as mos, usando culos de proteo e luvas de borracha para evitar acidentes. 6. DESCARGAS

g
.15.

Existem dois tipos de descargas em uma caldeira: a descarga de nvel e a descarga de fundo. A descarga de nvel tem a finalidade de retirar os slidos dissolvidos da gua. Algumas caldeiras no possuem esta descarga instalada. Esta descarga dada continuamente e regula-se a vazo para conservar os slidos dissolvidos no mximo em 3.000 ppm, ou conforme o limite permitido.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

A descarga de fundo tem a finalidade de retirar a lama formada no interior da caldeira. Quando no existe a descarga de nvel, permite-se ento que se retire os slidos dissolvidos atravs desta descarga deixando-se que saia bastante gua juntamente com a lama. Um dos segredos do sucesso de um tratamento a perfeita regulagem das descargas. Vamos analisar o que pode acontecer com as descargas: DESCARGAS INSUFICIENTES

Com descargas insuficientes aumentam as impurezas no interior da caldeira, possibilitando a formao de depsitos. Os produtos qumicos concentram-se exageradamente alterando todo o tratamento. DESCARGAS EXCESSIVAS

Com descargas excessivas eleva-se o custo da produo de vapor porque perde-se o calor que sai junto com a gua descarregada alm de diminuir o residual de produtos qumicos no interior da caldeira pondo em risco o tratamento. Assim vemos que as descargas precisam ser dadas exatamente na quantidade requerida pela caldeira de acordo com a recomendao do laboratrio. O nmero de descargas pode variar de caldeira para caldeira, mesmo que elas trabalhem juntas. COMO DAR UMA BOA DESCARGA DE FUNDO

Se a caldeira dispe, de uma vlvula de gaveta e uma vlvula de fecho rpido o procedimento deve ser o seguinte: Abrir totalmente a vlvula de gaveta. Abrir totalmente a vlvula de fecho rpido durante o tempo calculado. Fechar suavemente a vlvula de fecho rpido.

Quando a operao realizada desta forma, consegue-se retirar uma grande quantidade de lama com pouca quantidade de gua. Quando for necessrio retirar mais gua pela descarga de fundo, basta manter a vlvula de fecho rpido aberta por mais tempo. A garrafa de nvel deve ser drenada pelo menos uma vez a cada 8 horas.

g
Repetir a operao o nmero de vezes que for recomendado pelo laboratrio. Aps esta operao fechar a vlvula de gaveta.
.16.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

Fig. 8 Perodos de abertura e fechamento determinados experimentalmente (para vrios tipos de vlvulas).

g
Fig. 12 Perdas de gua durante a descarga da lama.
.17.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

g
7. 7.1.

7.2.

7.3.

g
PARTIDAS E PARADAS DE CALDEIRAS PARTIDAS PARADAS CALDEIRA FORA DE OPERAO SULFITO HIDRAZINA ALCALINIDADE HIDRXIDA 150 ppm a 200 ppm ou; 80 ppm a 100 ppm 400 ppm a 600 ppm
.18.

Muitos tratamentos qumicos bem controlados so seriamente prejudicados pela no observncia de algumas regras bsicas durante a partida ou parada de uma caldeira.

Quando uma caldeira estiver sendo preparada para operar, aps uma parada para manuteno, deve-se verificar se no foi esquecido material em seu interior, ferramentas, parafusos, estopas, etc.. Verifica-se tambm se todos os equipamentos esto funcionando normalmente: ventiladores, borboletas, vlvulas, bombas... Deve-se observar se nenhuma bomba foi montada ao contrrio. Aps esta inspeo inicia-se o enchimento da caldeira. A caldeira deve ser enchida pela bomba de alimentao at o nvel normal de operao. A gua usada j deve conter o tratamento qumico e deve ser fria se a caldeira estiver fria. Est provado que a freqncia e a rapidez em tirar e colocar uma caldeira em funcionamento estraga mais do que o nmero de horas em operao. Para diminuir os estragos deve-se fazer mudanas de temperatura lenta e uniforme, em torno de 60 oC por hora.

Durante as paradas deve-se tomar cuidado para prevenir que a lama formada pelo tratamento cole na superfcie do metal. Para isto procede-se da seguinte forma: Dois dias antes da parada dobrar o nmero de descargas de fundo. Dobra-se tambm a dosagem do condicionador de lama para impedir a aderncia de partculas slidas na parte de menor circulao. Quando a presso cair a zero e a temperatura estiver baixa, deve-se drenar a caldeira, abri-la e lav-la, de preferncia com gua quente. Inspecionar toda a caldeira. Quando a caldeira vai ficar fora de operao deve ser posto em prtica imediatamente as recomendaes para caldeiras fora de operao.

Quando a caldeira ficar fora de operao por longo tempo deve ser completamente enchida com gua com SULFITO ou HIDRAZINA e ALCALINIZANTE. Deve-se tomar cuidado para que no fiquem bolsas de ar no interior da tubulao. A cada semana deve-se ser coletada amostra de gua para anlise e os residuais que devem ser mantidos so os seguintes:

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

8. CLCULOS PARA SISTEMAS GERADORES DE VAPOR 8.1. CLCULO DO CICLO PERMITIDO C SiO2 = Slica permissvel SiO2 r - 0,4(Mg) r

PADRES DA ABMA

8.2.

g
C AT = . Alcalinidade total permitida . (Alc. Total)r - 1/2 (dureza total) C SS = Slidos Suspensos permissveis (Dureza Total) + (SS)r C STD = . STD permissveis . (STD)r + (cc/l 02 x 12,7) BALANO MATERIAL ESQUEMA SIMPLIFICADO: R = gua de reposio A = gua de alimentao C = Retorno de condensado D = Descargas necessria V = Vapor produzido P = Perdas pelo processo
.19.

Aps ter enchido completamente a caldeira deve-se verificar as vlvulas, drenos e conexes para evitar vazamentos. Sempre que necessrio deve-se baixar o nvel de gua e completar a dosagem de produtos qumicos. Nestes casos a caldeira dever ser levemente aquecida, sem gerar vapor, para promover uma boa mistura dos produtos.

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

MSC-00/12-034-E

g
.20.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

g
1.

1.1. REMOO FSICA DE MATRIA

1.1.1.

1.1.2.

1.1.3.

1.1.4.

1.2. EXPRESSES USADAS NA QUMICA DA GUA

1.2.1.

g
ESTAO DE TRATAMENTO PRIMRIO Filtrao atravs de tela: . . . . Crivo Tela de poo Tela fina Micro tela Cmara de Cascalho: . Cascalho . Areia mais fina Remoo de lama ou pr-clarificao. Clarificao: . Floculao . Sedimentao pH
.1.

A gua in natural nunca pura, mesmo quando proveniente de uma precipitao da chuva, teve contato com impurezas do ar. Devido ao grande poder de dissoluo, as impurezas contidas na gua da chuva, so substancialmente aumentadas no contato com o solo. Da, a necessidade de purificar e condicionar a gua antes do uso.

o processo que tem como objetivo retirar da gua a maior quantidade possvel de impurezas, cuja natureza ou dimenses tornam sua presena indesejvel.

Em tratamento de guas, usamos rotineiramente um vocabulrio especial. Alguns dos termos empregados esto aqui listados:

uma medida empregada para avaliar a agressividade da gua do circuito de resfriamento. O pH varia entre 0 (zero) e 14 (quatorze). Quanto mais baixo for o pH, mais agressiva ser a gua. A gua pura tem pH igual a 7,0 e dizemos que neutra. Quando o pH menor do que 7,0, dizemos que o meio cido. Ex.: o suco de limo tem pH = 4,0.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

1.2.2. ppm - partes por milho

1.2.3.Dureza

1.2.4. Slidos Suspensos

g
Quando o pH maior do que 7,0, dizemos que o meio alcalino. Ex.: a gua com sabo tem pH = 8,0. CIDO ALCALINO pH *_______________ _______________* 0 7 14 NEUTRO
.2.

uma unidade utilizada para expressar a concentrao (g/m3) de uma substncia. Um ppm igual a 1,0 grama de uma substncia colocada em 1 milho de gramas de gua. 1 ppm = 1 g/m3 = 1 mg/l Ex.: se encontrarmos numa anlise 20 ppm de clcio, isso quer dizer que para cada m3 de gua, teremos 20 gramas de clcio.

Expressa a concentrao (g/m3) de clcio e magnsio na gua. Diz-se que uma gua muito dura quando ela contm uma alta quantidade de clcio e magnsio, porque estas substncias formam incrustaes muito duras.

a concentrao (g/m3) dos slidos que ficam em suspenso na gua. Se filtrarmos com um bom filtro a gua, poderemos retirar os slidos que esto suspensos. Os materiais que ficam suspensos na gua, so entre outros: lama, ferrugem, areia, microorganismos, vegetais, matria oleosa, etc.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

1.2.5.

1.3. DESINFECO INDUSTRIAL

g
Solubilidade
Resumo:
.3.

Algumas substncias quando colocadas na gua, misturam-se to bem que no podem mais ser retiradas por simples filtrao. Nestes casos, dizemos que a substncia se dissolve na gua. Como exemplo disto, temos o sal de cozinha (cloreto de sdio) ou o acar. Quando adicionamos uma pequena quantidade de acar no caf, este se dissolve, isto , misturase bem com a gua que desaparece. Se continuarmos adicionando acar, chegar um ponto em que ele comear a depositar-se no fundo do copo. Isto ocorre porque a quantidade de acar ultrapassou a capacidade da gua de dissolver um slido. O mesmo ocorre com qualquer slido que se dissolva na gua. A gua tem um limite para sua capacidade de dissolver um slido.

Qualquer substncia presente na gua, ir precipitar quando sua concentrao atingir um valor tal que a gua no tenha mais condies de dissolv-la. A quantidade precipitada ser somente o que exceder a capacidade de dissoluo da gua. Ex.: para o sal de cozinha (cloreto de sdio), o limite de dissoluo de 30 gramas de sal para cada 100 gramas de gua. Se tivermos num copo 100 gramas de gua e colocarmos 35 gramas de sal, teremos que 5 gramas de sal ficaro precipitados no fundo.

So processos que tm como objetivo destruir microorganismos, bem como oxidar matria orgnica e ons metlicos. Os mtodos mais utilizados na desinfeco so:

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

1.3.1. Oznio uma forma gasosa instvel de O3, obtida pela ao ionizante de um campo
eltrico sobre o oxignio. Obs.: a ao esporicida e bactericida do oznio de 300 a 3000 vezes mais rpida que a do cloro.

1.3.2. Ultravioleta uma radiao eletromagntica em determinado comprimento de onda. 1.3.3. Microbiocidas so produtos txicos, usados para inibir a atividade microbiana. 1.4. ADSORO OU FILTRAO POR CARVO ATIVO

1.5. TROCA INICA

1.5.1. Troca de ctions ou abrandamento ciclo sdio

1.5.2. Deionizao

g
uma permuta de ons indesejveis por outros mais convenientes. uma permuta do clcio e magnsio da gua por ons de sdio da resina. Implica na remoo dos constituintes ionizados dissolvidos na gua.
.4.

Clorao simples: consiste na aplicao de cloro na gua, sem esta receber outro tipo de tratamento. Normalmente utilizada em gua do poo. Pr-clorao: consiste na dosagem de cloro na gua antes de algum outro processo de tratamento por unidade. Ps-clorao ou reclorao: consiste em aplicar novamente cloro aps todo o sistema de tratamento. Clorao ao ponto de suficincia (Breakpoint) ou superclorao: consiste em dosar cloro eliminando todos os microorganismos e proporcionando residual suficiente de cloro livre, de modo a controlar o desenvolvimento microbiolgico no sistema.

usado eventualmente como meio filtrante, adsorve traos de cloro, agentes oxidantes e substncias orgnicas. A finalidade principal de proteo aos leitos de resina de troca inica.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

g
2.

2.1. GUA DE RESFRIAMENTO

2.2. TIPOS DE SISTEMAS DE RESFRIAMENTO 2.2.1. Sistema de uma s passagem

2.2.2.Sistema semi-aberto de recirculao (condensadores evaporativos)

2.2.2.1. PISCINA DE REFRIGERAO

g
SISTEMA DE RESFRIAMENTO
Fonte de gua Trocador de calor outro uso

Em inmeros processos industriais que envolvem aquecimento e resfriamento, essencial um suprimento de gua fria contnuo e econmico. Vrios fatores tornam a gua um excelente meio de resfriamento. geralmente abundante, barata e pode ser facilmente transportada; pode absorver grandes quantidades de calor por unidade de volume, no se expande e nem se comprime significativamente dentro da faixa de temperatura normalmente usada, alm de no se decompor. Nas refinarias de petrleo, 80% a 90% da gua empregada usada para resfriamento.

Neste tipo de sistema, a gua de refrigerao passa pelo trocador de calor e no mais retorna, sendo descarregada no local de origem ou em outra parte qualquer (ver fig. abaixo).

Fig.: Sistema aberto sem circulao de gua.

A maioria dos projetos atualmente usados nas indstrias para troca de calor, do tipo semiaberto de recirculao. Ele tornou-se popular, a medida que os sistemas de uma s passa evidenciaram-se como agentes poluidores. A seguir, mostraremos a evoluo dos sistemas semi-abertos:

Neste primeiro mtodo de refrigerao por recirculao usado na indstria, a gua quente era introduzida na piscina e resfriada gradativamente por evaporao natural, radiao e conveco, at uma temperatura adequada para reutilizao. Eram necessrias piscinas muito grandes para atender as demandas normais, porque a refrigerao era conseguida muito lentamente e requeria o represamento de grandes volumes de gua.
.5.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

2.2.2.2. PISCINA DE NEBULIZAO

2.2.2.3. SISTEMAS INDUSTRIAIS DE TORRE DE REFRIGERAO

g
.6.

A piscina de nebulizao um meio simples de refrigerar a gua, se existir um terreno suficientemente grande, represando grandes volumes de gua, para compensar uma taxa de refrigerao relativamente baixa. O sistema de distribuio na entrada, cerca de 2 metros acima da superfcie de uma piscina ou lagoa, nebuliza para cima gua quente. A gua refrigerada a medida que se mistura com o ar, evaporando-se parte dele. Entretanto, o desempenho limitado por um tempo de contato relativamente baixo entre o ar e a gua nebulizada. A perda de gua tambm elevada e as impurezas entram facilmente na parte aberta do circuito de gua.

As primeiras torres de refrigerao eram do tipo de circulao natural, conforme mostrado na fig. 7-2. A gua era bombeada at o alto e nebulizada por bicos sobre a torre, aumentando a rea de contato da gua exposta a corrente de ar. A quantidade de ar que entrava na torre era controlada por venezianas nas paredes laterais. A medida que caa ao longo da torre, a gua entrava em contato com o ar e se evaporava. A gua resfriada acumulava-se na bandeja era bombeada de volta para a fbrica, para reutilizao. Inicialmente, era necessrio que as torres de circulao natural fossem construdas com grandes alturas e situadas em ngulo reto em relao ao vento dominante para se conseguir refrigerao suficiente. Descobriu-se mais tarde, que se fossem introduzidos obstculos no interior da torre, eles romperiam mais completamente as gotculas de gua e aumentariam a eficincia de refrigerao, a esse processo chamou-se enchimento.

Figura 7-2 - A torre atmosfrica alimentada por nebulizao possui bicos que nebulizam a gua para baixo. O fluxo de ar que atravessa a gua em queda depende das condies do vento. A nebulizao densa melhora a eficincia, colocando mais gotculas de gua em contato com o ar. A nebulizao confinada diminui a perda de gua.
TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO
MSC-00/12-034-E

g
O desenho de uma torre atmosfrica com enchimento mostrado na fig. 7-3.
.7.

Figura 7-3 - A torre atmosfrica com enchimento nebuliza para baixo a gua sobre os obstculos, o que aumenta a eficincia de refrigerao pelo fracionamento adicional das gotculas e exposio de mais superfcie ventilao. Venezianas abertas permitem que o ar exterior passe atravs da torre, ao longo de toda a sua altura.

Em torres de tiragem mecnica, o ar introduzido segundo um desses 2 mtodos: tiragem forada ou induzida. As torres de tiragem forada, mostradas na fig. 7-4, utilizam um ventilador situado na base ou nos lados da torre, para forar o ar a entrar horizontalmente e depois subir para encontrar as gotculas descendentes de gua. Eliminadores de gotculas no alto da torre, minimizam a quantidade de gua arrastada com a corrente de ar que sai.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

2.3. LAVADORES DE AR

3.

g
PROBLEMAS NA TORRE DE RESFRIAMENTO
.8.

Uma vez que nesse projeto, os ventiladores no se situam na zona de contato de tiragem induzida, puxam o ar para dentro da torre por meio de um exaustor localizado no seu topo. Esta concepo ainda subdividida em duas categorias, conforme mostrado nas figuras 7-5 e 7-6.

Em algumas instalaes industriais, crtico o controle da umidade e da temperatura do processo ou do ambiente da produo. Lavadores industriais de ar so utilizados para garantir condies regulamentares nessas situaes e adicionalmente, remover contaminantes carregados pelo ar. Estes contaminantes variam muito de composio, incluindo leos lubrificantes e do processo, fibras txteis e sujeira comum carregada pelo ar. As sees seguintes, contm abordagens sobre a operao de unidade tpica lavadora de ar por nebulizao de gua, bem como os problemas de corroso, entupimento e controle microbiolgico a ela inerentes. Em uma unidade lavadora de ar tpica por nebulizao de gua, o ar entra no lavador a partir dos ductos de retorno ou por aberturas que permitem entrada de ar externo. No obstante, antes de alcanar a cmara de nebulizao, o ar deve ser filtrado para remoo de contaminantes.

3.1. CORROSO
Corroso um ataque da gua ao metal (serpentina e tubulao) ou madeira do circuito de resfriamento. A corroso vai diminuindo a resistncia do metal, chegando a provocar o rompimento da tubulao e deteriorao da madeira. A extenso da corroso vai depender
TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO
MSC-00/12-034-E

3.2. DEPOSIO

3.3. ARRASTE EXCESSIVO

g
EFEITOS: Reduo do rendimento trmico; Corroso por deposio; Aumento de custo e paradas no programadas; Diminuio da vida til dos equipamentos. Como evitar? Polmero + Clcio > Substncia no aderente. CAUSAS: Danos no separador de gotculas; Bicos distribuidores e canaletas obstrudas; Vazo de recirculao alta demais; Fluxo de ar na torre elevada.
.9.

principalmente dos seguintes fatores: fsicos (temperatura e velocidade), qumicos (pH e sais dissolvidos) da gua e do tipo de material do sistema. guas ricas em slidos dissolvidos so mais condutores e causam problemas de incrustao (acarretando corroso por deposio) mais grave. Assim, a gua do mar geralmente mais incrustante que mananciais de gua doce. As formas de corroso mais comuns so: uniforme e localizada. Como evitar a corroso? Usando produtos qumicos com propriedades especficas, os quais, atuam como inibidores de corroso, formando uma pelcula protetora sobre o metal, aumentando sua resistncia e consequentemente sua vida til.

As impurezas contidas na gua, podem depositar-se e ficar presas nas tubulaes, provocando as chamadas incrustaes. CAUSAS: Impurezas como clcio, magnsio, ferro, slica, slidos suspensos (material biolgico); Contaminaes do processo; Tratamento inadequado; Ausncia de tratamento.

Evitamos as Incrustaes adicionando-se produtos qumicos chamados dispersantes (polmeros), os quais reagem com as partculas, evitando sua precipitao e aderncia as superfcies.

O arraste em uma torre a sada de gotas de gua, junto com o ar no topo. O arraste faz parte do projeto da torre, pois inerente ao processo de resfriamento. O arraste excessivo est ligado principalmente a problemas mecnicos e torna-se prejudicial ao sistema.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

3.4. CRESCIMENTO MICROBIOLGICO

g
EFEITOS: Como evitar? - Verificar problemas mecnicos; - Inspees peridicas nos bicos e canaletas. Algas: Fungos: Bactrias: CAUSAS: EFEITOS: Corroso microbiolgica; Deteriorao da madeira; Mau cheiro; Incrustao/deposio volumosa; Entupimento de tubulao; Perda de eficincia trmica; Reduo da vida til dos equipamentos. Como evitar? - Adio de biocidas apropriados no circuito; - gua de reposio de boa qualidade (desinfectada); - Limpeza mecnica (nas regies de baixa velocidade ou respingo de gua).
.10.

Diminuio da eficincia trmica; Aumento da umidade para a regio, acelerando o processo corrosivo externo; Favorece o crescimento microbiolgico na parte externa.

Os microorganismos so encontrados em toda parte da natureza, distribuem-se no ar, na gua e solo, e desempenham papis vitais no desenvolvimento dos seres vivos. Alguns microorganismos so benficos, enquanto outros causam vrias doenas. O microorganismo penetra no circuito de refrigerao atravs da gua de reposio e o ar que passa pela torre. Tipos de microorganismos: S crescem na presena de gua, luz e ar. A mais comum a alga verde. So considerados uma categoria abrangente para todos organismos nofotossintticos do reino vegetal. So microorganismos que podem existir como clula isolada ou coloniais multicelulares.

gua de reposio com alto teor de slidos em suspenso e contagem microbiolgica; gua com contaminao excessiva; gua de reposio sem processo de desinfeco (clorao, ozonizao).

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

3.5. DISTRIBUIDORES DE GUA OBSTRUDOS


CAUSAS:

4.

APLICAO DOS PRODUTOS

A dosagem inicial do inibidor de corroso e do dispersante deve ser feita na concentrao original dos produtos, diretamente na bacia da torre de resfriamento ou no tanque dos gelados. Para as dosagens dos produtos que devem ser aplicados em forma contnua, devem ser usados tanques com bomba dosadora ou dosador por gravidade que permita um fluxo constante e uniforme. A aplicao dos produtos deve ser feita no poo de suco das bombas de recirculao. O inibidor e o dispersante devem ser dosados individualmente em soluo com concentrao nunca superior a 5%, as solues devem ser preparadas e consumidas diariamente. O antiespumante deve ser usado sempre que houver espuma, adicionado na bacia da torre ou tanque do gelado. No caso do biocida, ele adicionado ao sistema na bacia da torre na concentrao original.

5. 5.1.

OPERAO DA TORRE DE REFRIGERAO

g
EFEITOS: Como evitar: - Eliminar fonte de contaminao; - INSPEES peridicas; - Parada para manuteno e limpeza das canaletas e bicos distribuidores; - Uso de dispersantes (polmeros).

As impurezas da gua so provenientes do ar (areia), contaminao do processo ou externa e detritos jogados no circuito (cigarro, fsforo, plstico, pano, borracha, etc.) e podem provocar entupimentos nos distribuidores de gua, principalmente se associado a substncias ligantes (leo e graxa). Reduo do rendimento da torre; Deposio/incrustao acentuada na regra abaixo do distribuidor obstrudo; Corroso localizada na serpentina.

CUIDADOS DIRIOS DO BOM OPERADOR

a) Verificar nvel da gua no interior da torre. Certificar-se do bom funcionamento do sistema medidor de nvel; b) Verificar se os ventiladores e bombas esto operando; c) Preparao e controle das Solues de produtos qumicos; d) Leitura das temperaturas de entrada e sada da gua (sistema fechado, se for necessrio); e) Inspecionar bicos distribuidores; f) Coleta de amostra da torre de resfriamento e reposio; g) Promoo de descarga, conforme indicao do controle analtico; h) Checar produtos qumicos recebidos e em uso.
.11.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

5.2. CONTROLE ANALTICO

ITENS pH

Alcalinidade Total Dureza Total

Cloretos, como Cl Slica, como SiO2

Ferro Total, como Fe Sl. Tot. Dissolvidos Tc ao-carbono Tc cobre Td ao-carbono Td cobre

Tc galvanizado N colnias/ml Cl2

Td galvanizado

NOTA:

O quadro de controle acima apenas orientativo, deve-se elaborar um quadro especfico para cada caso, baseando-se nos materiais de construo do sistema e tipo de tratamento recomendado. Uma parte da gua de refrigerao sofre evaporao e os slidos dissolvidos e em suspenso permanecem na bacia. A medida que a evaporao continua, a concentrao de slidos totais na gua aumenta e quando atinge o limite mximo de solubilidade, ocorre a formao de depsito/ incrustao.

g
PARMETROS DE CONTROLE PARA TORRES FAIXA AJUSTE 6,5 a 8,5 lcali mx. 250 ppm Descarga mx. 500 ppm C x Cl- rep. ppm mx. 150 ppm mx. 2,0 ppm < 3,0 mpy Descarga, dispersante Descarga Descarga Descarga, dispersante mx. 1.500 ppm < 2,0 mpd Descarga Chec. Tratamento GE Betz Chec. Tratamento GE Betz < 0,5 mpy Chec. Tratamento GE Betz Chec. Tratamento GE Betz Chec. Tratamento GE Betz Chec. Tratamento GE Betz < 0,1 mpd < 4,0 mpy < 2,0 mpd 5 x 104 Biocida 0,5 a 1,0 ppm Hipoclorito
.12.

Para que estejamos certos da boa qualidade da gua da torre, necessrio que sejam feitos testes analticos diariamente. Os resultados devem estar dentro da faixa limites indicados pelo programa de tratamento. atravs dos testes analticos que controlada a quantidade de descarga e a dosagem de produtos.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

g
= ____________________________________
cloretos (ppm) na gua de reposio cloretos (ppm) na gua da torre Note: Descargas insuficientes : Descarga excessivas: DESCARGA A PURGA DE FUNDO A DESCARGA CONTNUA
.13.

O efeito da concentrao pode ser impedido, removendo-se gua da torre e substituindo por gua menos concentrada, a este processo chamamos descarga. A variao de fluxo da descarga ir controlar o ciclo de concentrao da torre que medido pela relao abaixo:

Aumentam as impurezas no interior da torre de resfriamento, possibilitando a formao de deposio/incrustao. Aumento no custo do tratamento; Diminuio do residual de produto no interior da torre de resfriamento.

a remoo de uma pequena poro de gua concentrada da torre, para manter no sistema o nvel mximo permitido de impurezas.

muito eficiente na remoo de lodo, recomendamos uma purga de 1 minuto a cada turno por torre.

o meio mais eficiente e econmico de desconcentrar os sistemas; esta purga deve ser instalada no lado oposto a entrada de gua de reposio, e controlada mediante a determinao diria do teor de cloreto nos sistemas.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

g
1.

BALANO MATERIAL CWT

CICLOS MXIMOS PERMISSVEIS A) C SiO2 = SiO2 Permissveis (SiO2) rep.


B) MgSiO3 =

C) Ca = D) Fe =

2.

BALANO MATERIAL A = A% Q 100

TIRAGEM

Induzida Forada Natural Spray Pond Cond. Evap.

R=E+A+D

CT = E + A. A D= E C-1

g
35000 (Mg) rep. x SiO2 rep. .

1000 . (Ca) rep.


2

(Fe) Rep.

A% FAIXA 0,1 - 0,3 0,1 - 0,3 0,3 - 1,0 1,0 - 5,0 0,1 - 0,2

MDIA 0,2 0,2 0,5 2,5 0,1

USUAL 0,1 0,1 0,5 2,5 0,1

R=

E . 1-1 C

PL = A + D = E=%ExQ 100

E . C-1

-A

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

.14.

MSC-00/12-034-E

g
1.

TENDNCIA DA GUA DE RESFRIAMENTO


INTRODUO

Estudiosos criaram caminhos para determinao de ndices que determinam a tendncia do comportamento da gua de resfriamento. Esses ndices, baseados nos produtos de solubilidade dos sais e pH da gua, so bastantes teis na compreenso do processo corrosivo e incrustante. A verificao das tendncias da gua, com base nos ndices de estabilidade (tendncia a pitting) e agressividade ao fibrocimento, de grande importncia na diagnose de problemas e na recomendao e controle de um programa de tratamento. Conhecendo os limites de solubilidade para determinada gua, sob condies conhecidas de temperatura de pelcula em equipamentos, possvel, prever ou diagnosticar as causas de deposio/incrustao que no dependem do tipo de fluxo. 2. CONSIDERAES PRELIMINARES

As avaliaes de corrosividade consideradas referem-se, sobretudo, a metais ferrosos (ferro fundido e ao-carbono). Por outro lado, as tendncias incrustantes avaliadas referem-se, principalmente, formao de carbonato de clcio (CaCO3). necessrio que fique bem clara a distino entre as formaes de uma INCRUSTAO e de um DEPSITO SEDIMENTAR. Segundo o esquema apresentado na pgina seguinte, um processo incrustante envolve necessariamente a passagem por uma etapa de NUCLEAO (formao do cristal-semente) a partir da qual ocorrer o crescimento da formao cristalina, desenvolvendo-se um tipo de DEPSITO denominado INCRUSTAO VERDADEIRA (TRUE SCALE). Entretanto na maioria dos casos de guas superficiais, as deposies (cristalinas ou no) observadas so de natureza sedimentar. Nestes casos slidos em suspenso, inicialmente dispersos na gua, separam-se da fase aquosa, depositando-se sobre as superfcies metlicas, formando os chamados DEPSITOS SEDIMENTARES. Em algumas oportunidades, como nos casos que envolvem produtos de corroso, como o xido frrico (Fe2O3), podem ocorrer DEPOSIES envolvendo os dois mecanismos citados, originado DEPSITOS TIPO INCRUSTAO (SCALELIKE DEPOSITS) de natureza mista. Portanto, embora a maioria dos depsitos observados, em caso de guas superficiais, seja de natureza sedimentar (lama argilosa, fouling microbiano, etc) ou mista (lama argilosa com produtos de corroso, etc), importante que se possa avaliar o potencial corrosivo ou incrustante, sobretudo o primeiro, para um dado meio aquoso.

g
.15.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

g
.16.
MSC-00/12-034-E

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

g
3.

NDICES DE ESTABILIDADE EM RELAO AO CARBONATO DE CLCIO

Os ndices de Langelier, Ryznar e, mais recentemente, Puckorius definem o potencial corrosivoincrustante, respectivamente em relao ao ferro metlico e ao carbonato de clcio, a partir do denominado pH de saturao (pHs) para o carbonato de clcio. No equilbrio qumico bicarbonato-carbonato de clcio, valores de pH abaixo do pHs solubilizam o carbonato de clcio, expondo a superfcie metlica ao meio corrosivo. Por outro lado, valores de pH superiores ao pHs deslocam o equilbrio no sentido da formao da incrustao de carbonato de clcio. No pHs teramos o carbonato de clcio em soluo saturada, no limite de sua solubilidade ou no limiar de sua precipitao. A determinao do pHs realizada a partir dos teores de slidos totais dissolvidos, da temperatura do meio aquoso, da concentrao de clcio (dureza clcica) e da concentrao de bicarbonatos (alcalinidade total). Existem mtodos grficos e analticos bastante difundidos para determinaes do pHs. 4. NDICE DE CORROSIVIDADE DE LARSON-SKOLD

O ndice de Larson-Skold (ILS) foi desenvolvido especificamente para avaliao do grau de agressividade de guas corrosivas, havendo uma relao com boa proporcionalidade entre ILS e a taxa de corroso uniforme. O ILS calculado com base nas concentraes de cloreto, sulfato e bicarbonato (alcalinidade total), considerando a agressividade desses ons ao ao. O texto a seguir descreve uma das hipteses para influncia dos cloretos e sulfatos no processo corrosivo: Com a elevao dos teores dos cloretos e sulfatos, o processo corrosivo se acentua. A ao do cloreto j bem conhecida, mas o sulfato tambm pode tornar a gua de refrigerao mais agressiva, o que confirmado por Fischer, que afirma que guas com altos teores de sulfato so corrosivas para o ao. Fez esta afirmativa baseado em experincias realizadas com guas utilizadas em sistemas de refrigerao de algumas plantas industriais, onde o teor de sulfato era elevado, cerca de 332 ppm. Outra observao que pode ser apresentada para justificar o agravamento do processo corrosivo que o aumento da concentrao de cloreto ou sulfato, poderia, em certas regies ocasionar a corroso sob a forma de alvolos ou pites. Segundo Fontana uma das explicaes para a corroso por pites a seguinte: a dissoluo rpida do metal tende a produzir um excesso de cargas positivas nesta rea, o que resulta na migrao de ons cloreto ou sulfato para manter a eletroneutralidade. Com a migrao tem-se nestas reas altas concentraes de cloretos ou sulfatos do metal e, devido a hidrlise destes sais, altas concentraes de ons H+, segundo as equaes das reaes: 2FeCl3 + 6H2O > 2Fe(OH)3 + 6HCl HCl > H+ + Cl-

g
Fe2(SO4)3 + 6H2O > 2Fe(OH)3 + 3H2SO4 H2SO4 > 2H+ + SO =
4 + =

Os ons H , Cl e SO4 estimulam a dissoluo de mais metal, acelerando o processo corrosivo, e podendo-se observar ainda que o mesmo seria alto-cataltico.
TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

.17.

MSC-00/12-034-E

g
5.

CLCULO DOS NDICES

5.1 CARBONATO DE CLCIO LANGELIER (LSI), RYZNAR (RSI) e PUCKORIUS (PSI) pHs = 9,3 + A + B - ( C + D ) pHeq = 1,465 logAT* + 4,54

AT* = ppm Alc. Total, CaCO3 LSI = pH - pHs

RSI = 2pHs - pH

PSI = 2pHs - pHeq

5.2 NDICE DE CORROSO (PITTING)

IC = 1.408 x ppm Cl + 1.042 x ppm SO4= ppm Alc. Total, CaCO3 INTERPRETAO

Se IC < 1/2 ==> processo de corroso uniforme Se IC > 1/2 ==> processo de corroso por pites 5.3 NDICE DE AGRESSIVIDADE

Indica o grau de agressividade de uma gua ao material de fibrocimento. Al = pH + log (ppm Ca x Alc. Total) INTERPRETAO AI > 12 10 < AI < 11.9 AI < 10 ==> No agressiva ==> Moderada ==> Agressiva
.18.

g
INTERPRETAO LSI RSI/PSI 3.0 4.0 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 8.0 9.0 10.0 CONDIO 3.0 2.0 1.0 0.5 0.0 - 0.2 - 0.5 - 1.0 - 2.0 - 3.0 Extremamente severa Muito severa Severa Moderada gua estvel Sem incrustao, tendncia muito leve para dissolver Sem incrustao, leve tendncia para dissolver Sem incrustao, tendncia moderada para dissolver Sem incrustao, forte tendncia para dissolver Sem incrustao, tendncia muito forte para dissolver

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

MSC-00/12-034-E

g
TABELA PARA CLCULO DO pHs ( A ) SLIDOS TOTAIS 50 = 0.07 75 = 0.08 100 = 0.10 150 = 0.11 200 = 0.13 300 = 0.14 400 = 0.16 600 = 0.18 800 = 0.19 1000 = 0.20 1500 = 0.21 2000 = 0.22 ( B) TEMPERATURA 0C 0.0/2.10 = 2.6 2.2/5.80 = 2.5 6.7/8.90 = 2.4 10.0/13.3 = 2.3 14.4/16.7 = 2.2 17.0/21.1 = 2.1 22.2/26.7 = 2.0 27.8/30.1 = 1.9 30.2/33.7 = 1.8 37.8/43.0 = 1.7 44.6/50.0 = 1.6 51.5/53.5 = 1.5 53.8/63.6 = 1.4 ( D ) ALCALINIZANTE TOTAL 10/11 = 1.0 12/13 = 1.1 14/17 = 1.2 18/22 = 1.3 25/27 = 1.4 28/35 = 1.5 36/44 = 1.6 45/55 = 1.7 56/69 = 1.8 78/88 = 1.9 89/110 = 2.0 111/139 = 2.1 140/175 = 2.2 ( C ) DUREZA DE CLCIO 10/11 = 0.6 12/13 = 0.7 14/17 = 0.8 18/22 = 0.9 25/27 = 1.0 28/34 = 1.1 35/43 = 1.2 44/55 = 1.3 56/56 = 1.4 73/87 = 1.5 88/110 = 1.6 111/136 = 1.7 139/174 = 1.6
.19.
MSC-00/12-034-E

BIBLIOGRAFIA - DREW PRINCPIOS DE TRATAMENTO DE GUA INDUSTRIAL.

TRATAMENTO DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO

Potrebbero piacerti anche