Sei sulla pagina 1di 3

O motociclista salta o vo com certa velocidade u0 e alcana a plataforma inferior, tocando-a com as duas rodas da motocicleta ao mesmo tempo.

Sabendo-se que

Exerccio 15
Questo 01 Uma pequena esfera lanada horizontalmente do alto de um edifcio com velocidade

a distncia entre os eixos das rodas 1,0m e admitindo g=10 m/s , determine: a) o tempo gasto entre os instantes em que ele deixa a plataforma superior e atinge a inferior. b) qual a menor velocidade com que o motociclista deve deixar a plataforma superior, para que no caia no fosso. Questo 04 Num jogo de voleibol o levantador posiciona a bola a 3,0 m de altura, na direo vertical da rede. Um atacante salta e "crava" a bola na quadra adversria, com velocidade de 20 m/s e direo indicada na figura adiante, sem chance de defesa. Considerando cos = 0,6, sen = 0,8, massa da bola 0,25 kg e 2 acelerao da gravidade g = 10 m/s , calcule os itens a seguir.
2

mostra a velocidade v da esfera no ponto P da trajetria, t segundos aps o lanamento, e a escala utilizada para representar esse vetor (as linhas verticais do quadriculado so paralelas direo do vetor acelerao da gravidade g). 2 e desprezando a Considerando g = 10m/s resistncia oferecida pelo ar, determine, a partir da figura:

r v 0. A figura a seguir

a) o mdulo de v 0; b) o instante t em que a esfera passa pelo ponto P. Questo 02 Na ausncia de resistncia do ar, um objeto largado sob um avio voando em linha reta horizontal com velocidade constante: a) subir acima do avio e depois cair. b) rapidamente ficar para trs. c) rapidamente ultrapassar o avio. d) oscilar para frente e para trs do avio. e) permanecer sob o avio. Questo 03 Um motociclista deseja saltar um fosso de largura d=4,0m, que separa duas plataformas horizontais. As plataformas esto em nveis diferentes, sendo que a primeira encontra-se a uma altura h=1,25m acima do nvel da segunda, como mostra a figura.

a) Tempo de trnsito da bola desde a "cortada" at tocar o cho. b) Distncia horizontal d, a partir da rede (A) at onde a bola toca o cho (B). c) Supondo que o impacto da mo contra a bola tenha durado 0,002 s, qual ter sido a fora mdia de impacto mo-bola. Questo 05 Recentemente, o PAM (Programa Alimentar Mundial) efetuou lanamentos areos de 87 t de alimentos (sem uso de para-quedas) na localidade de Luvemba, em Angola. Os produtos foram ensacados e amarrados sobre placas de madeira para resistirem ao impacto da queda.
www.angola.org.

A figura ilustra o instante em que um desses pacotes abandonado do avio. Para um observador em repouso na Terra, o diagrama que melhor representa a trajetria do pacote depois de abandonado, :

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 15 (Exerccio 15)

a) I b) II c) III d) IV e) V Questo 06 Para determinar a velocidade de um projtil, um perito, devidamente autorizado, toma um pequeno bloco de madeira, com massa de 480 g e o coloca em repouso na borda de um balco horizontal de altura h = 1,25 m. A seguir, dispara o projtil, de massa 20 g, paralelamente ao balco. O projtil penetra no bloco, lanando-o ao solo, a uma distncia d = 5,0 m da borda do balco, como ilustrado na figura.

a) o saco deve ser a 100 m do alvo; b) o saco deve ser a 200 m do alvo; c) o saco deve ser a 300 m do alvo; d) o saco deve ser a 400 m do alvo; e) o saco deve ser a 500 m do alvo. Questo 09

lanado quando o avio se encontra lanado quando o avio se encontra lanado quando o avio se encontra lanado quando o avio se encontra lanado quando o avio se encontra

Considerando g = 10 m/s e desprezando os efeitos de atrito com o ar e o movimento de rotao do projtil e do bloco, calcule: a) a velocidade com que o bloco deixa o balco. b) a velocidade do projtil obtida pelo perito. Questo 07 Na figura a seguir, o objeto 1 parte da origem do sistema de coordenadas com velocidade v 1 na direo x e, no mesmo instante, o objeto 2 parte do repouso da posio x = d, realizando um movimento de queda livre. Ambos esto sob a ao da acelerao da gravidade, cujo mdulo g.

Um pacote do correio deixado cair de um avio que voa horizontalmente com velocidade constante. Podemos afirmar que (desprezando a resistncia do ar): a) um observador no avio e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento vertical do objeto. b) um observador no avio e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento horizontal do objeto. c) um observador no solo v apenas um movimento vertical do objeto, enquanto um observador no avio v o movimento horizontal e vertical. d) um observador no solo v apenas um movimento horizontal do objeto, enquanto um observador no avio v apenas um movimento vertical. e) um observador no solo v um movimento horizontal e vertical do objeto, enquanto um observador no avio v apenas um movimento vertical. Questo 10 Um avio, em trajetria retilnea paralela superfcie horizontal do solo, sobrevoa uma regio com velocidade constante igual a 360 km/h. Trs pequenas caixas so largadas, com velocidade inicial nula, de um compartimento na base do avio, uma a uma, a intervalos regulares iguais a 1 segundo. Desprezando-se os efeitos do ar no movimento de queda das caixas, determine as distncias entre os respectivos pontos de impacto das caixas no solo. GABARITO Questo 01 a) 10 m/s. b) 1,5 s.

Desprezando a resistncia do ar, determine as coordenadas x e y da posio (em funo de d, v1 e g) onde os objetos 1 e 2 encontrar-se-o. Questo 08 Em um campeonato recente de voo de preciso, os pilotos de avio deveriam "atirar" um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avio voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h e que o saco deixado cair do avio, ou seja, no instante do "tiro" a componente vertical do vetor velocidade zero, podemos afirmar 2 que: Considere a acelerao da gravidade g=10m/s e despreze a resistncia do ar)
Aprovao em tudo que voc faz. 2

Questo 02 Letra E. Questo 03 a) 0,50s b) 8,0m/s Questo 04 a) 0,18 s b) 2,2 m c) 2500 N


www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 15 (Exerccio 15)

Questo 05 Letra E. Questo 06 a) 10 m/s b) 250 m/s Questo 07 O encontro ocorre nas coordenadas (x,y) onde x = d 2 2 e y = -g.d /(2v1 ) Questo 08 Letra D. Resoluo O tempo de queda do saco de areia ser: 2 h = gt /2

t = 10 s Isto significa que o saco deve ser abandonado 10 s antes do avio sobrevoar do alvo. Como o avio est a 144 km/h ou 40 m/s, o saco dever ser abandonado a 40.10 = 400 m antes do alvo. Questo 09 Letra E. Desprezando a resistncia do ar o pacote fica sujeito apenas a fora peso. Como o pacote possui uma velocidade horizontal, pois estava dentro do avio em voo, sob a ao da fora peso ele apresentar dois movimentos, do ponto de vista de um observador no solo, mas apenas o movimento vertical para o observador no avio. Questo 10 Por inrcia as trs caixas continuaram em movimento com a mesma velocidade horizontal do avio de 360 km/h. Desta forma os impactos no solo ocorrero sobre a mesma linha reta, separadas pela distncia percorrida pelo avio durante aquele 1 s entre os lanamentos das caixas. A velocidade de 360 km/h corresponde a 100 m/s e desta forma a distncia entre os pontos de impacto ser de 100 m.

500 = 10.t /2 t = 100


2

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 15 (Exerccio 15)

Potrebbero piacerti anche