Sei sulla pagina 1di 3

Exerccio 13

Questo 01 Um barco atravessa um rio de margens paralelas de largura d = 4 km. Devido correnteza, a componente da velocidade do barco ao longo das margens VA = 0,5 km/h em relao s margens. Na direo perpendicular s margens a componente da velocidade VB = 2 km/h. Pergunta-se: a) Quanto tempo leva o barco para atravessar o rio? b) Ao completar a travessia, qual o deslocamento do barco na direo das margens? Questo 02 Um homem, em p sobre uma plataforma que se move horizontalmente para a direita com velocidade constante v = 4,0 m/s, observa que, ao inclinar de 45 um tubo cilndrico oco, permite que uma gota de chuva, que cai verticalmente com velocidade c constante em relao ao solo, atravesse o tubo sem tocar em suas paredes. Determine a velocidade c da gota da chuva, em m/s.

a) Supondo que a direo do disparo perpendicular s laterais perfuradas da caixa e ao deslocamento do caminho e que o atirador estava parado na estrada, determine a velocidade da bala. b) Supondo, ainda, que o caminho se desloca para a direita, determine qual dos orifcios, A ou B o de entrada. Questo 04 A figura a seguir representa um mapa da cidade de Vectoria o qual indica a direo das mos do trfego. Devido ao congestionamento, os veculos trafegam com a velocidade mdia de 18 km/h. Cada quadra desta cidade mede 200 m por 200 m (do centro de uma rua ao centro de outra rua). Uma ambulncia localizada em A precisa pegar um doente localizado bem no meio da quadra em B, sem andar na contramo. a) Qual o menor tempo gasto (em minutos) no percurso de A para B? b) Qual o mdulo do vetor velocidade mdia (em km/h) entre os pontos A e B?

Questo 05 A figura a seguir mostra a rodovia que liga duas cidades A e B. A cidade A fica no quilmetro 280 e B no 340. Um automvel que realiza um movimento UNIFORME passa por A s 8h e chega a B s 11h, do mesmo dia.

Questo 03 Uma caixa de papelo vazia, transportada na carroceria de um caminho que trafega a 90 km/h num trecho reto de uma estrada, atravessada por uma bala perdida. A largura da caixa de 2,00 m, e a distncia entre as retas perpendiculares s duas laterais perfuradas da caixa e que passam, respectivamente, pelos orifcios de entrada e de sada da bala, ambos na mesma altura, de 0,20 m.

Com essas informaes, determine: a) A distncia sobre a trajetria que o automvel percorre ao ir de A at B. b) O tempo gasto pelo automvel para ir de A at B. c) Quantos quilmetros percorre em cada hora de movimento. d) A velocidade vetorial (rapidez + orientao) do automvel ao passar pela cidade A. e) A velocidade vetorial do automvel ao passar pela cidade B.
Aprovao em tudo que voc faz. 1 www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 13 (Exerccio 13)

Questo 06 Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade mxima de 8 quilmetro por hora. Se esse mesmo remador estiver num rio cujas guas correm para o oeste com uma velocidade de 5 quilmetros por hora determine a velocidade mxima que ele consegue atingir quando: a) rema no mesmo sentido da correnteza. b) rema no sentido oposto ao da correnteza. Questo 07 Os ponteiros de hora e minuto de um relgio suo tm, respectivamente, 1 cm e 2 cm. Supondo que cada ponteiro do relgio um vetor que sai do centro do relgio e aponta na direo dos nmeros na extremidade do relgio, determine o vetor resultante da soma dos dois vetores correspondentes aos ponteiros de hora e minuto quando o relgio marca 6 horas. a) O vetor tem mdulo 1 cm e aponta na direo do nmero 12 do relgio. b) O vetor tem mdulo 2 cm e aponta na direo do nmero 12 do relgio. c) O vetor tem mdulo 1 cm e aponta na direo do nmero 6 do relgio. d) O vetor tem mdulo 2 cm e aponta na direo do nmero 6 do relgio. e) O vetor tem mdulo 1,5 cm e aponta na direo do nmero 6 do relgio. Questo 08 Um avio em voo horizontal voa a favor do vento com velocidade de 180 km/h em relao ao solo. Na volta, ao voar contra o vento, o avio voa com velocidade de 150 km/h em relao ao solo. Sabendo-se que o vento e o mdulo da velocidade do avio (em relao ao ar) permanecem constantes, o mdulo da velocidade do avio e do vento durante o voo, respectivamente, so: a) 165 km/h e 15 km/h b) 160 km/h e 20 km/h c) 155 km/h e 25 km/h d) 150 km/h e 30 km/h e) 145 km/h e 35 km/h Questo 09 Um veleiro deixa o porto navegando 70 km em direo leste. Em seguida, para atingir seu destino, navega mais 100 km na direo nordeste. Desprezando a curvatura da terra admitindo que todos os deslocamentos so coplanares, determine o deslocamento total do veleiro em relao ao porto de origem. (Considere a) 106 km b) 34 km c) 154 km d) 284 km e) 217 km

TEXTO I Um barco tenta atravessar um rio navegando perpendicularmente em relao s suas margens na direo AB, saindo da posio A como mostra a figura. Como temos correnteza no rio, ele atinge a outra margem na posio C distante de A 50 metros, aps navegar durante 25 segundos. Sabe-se que a largura do rio de 30 metros. Com base nos dados, responda: COM BASE NO TEXTO I, RESPONDA A QUESTO 10. Questo 10

Qual a distncia de B a C? a) 30 m b) 40 m c) 50 m d) 80 m e) 100 m GABARITO Questo 01 a) t = 2,0 h. b) D = 1 km. Questo 02 c = 4,0 m/s. Questo 03 a) 900 km/h. b) A. Questo 04 a) 3 min. b) 10,0 km/h. Questo 05 a) 60 km b) 3 h c) 20 km/h d) 20 km/h (norte) e) 20 km/h (leste)
2 www.colegiocursointellectus.com.br

= 1,40 e

= 2,20)

Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 13 (Exerccio 13)

Questo 06 a) 13 km/h b) 3 km/h Questo 07 Letra A.

Questo 08 Letra A. Questo 09 Letra C. Questo 10 Letra B.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 13 (Exerccio 13)

Potrebbero piacerti anche