Sei sulla pagina 1di 5

OBRIGAO DE DAR COISA CERTA - ESQUEMA DA 5 AULA A obrigao de dar coisa certa obriga o devedor a: DAR (a coisa) = transferir

a propriedade da coisa ENTREGAR = transferir a posse ou deteno da coisa RESTITUIR = recuperar a posse ou deteno as coisa que foi entregue ao devedor De coisa certa, especfica e determinada. Exemplo: carro / ano / modelo Art. 313 O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. Ainda na entrega da coisa certa, vale o princpio de que o acessrio segue o principal. Exemplo: Se o automvel especificado anteriormente tiver equipamentos como ar condicionado, um cd player, etc., estes fazem parte da obrigao. EXCEO: Sendo estipulado de forma diferente, isto , constando expressamente que os referidos equipamentos no fazem parte da obrigao, estes podem ser retirados do automvel. Art. 233. A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso PERECIMENTO/DETERIORAO O risco de perecimento/deteriorao da coisa segue a regra do res perit domino, o que significa dizer que a coisa perece para o dono. Art. 237. At a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. Ento, em caso de deteriorao ou de perecimento o proprietrio quem arca com o prejuzo. So duas as hipteses que podem acontecer para o caso de perecimento ou deteriorao da coisa:

sem culpa do devedor com culpa do devedor

No caso de perecimento, isto , prejuzo total da coisa sem culpa do devedor, a lei define o seguinte:

ocorrendo antes da tradio ou pendente de condio suspensiva, a obrigao fica


resolvida para as partes e o prejuzo ser suportado pelo proprietrio. Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida* a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. *Respeita o status quo anterior Exemplo: O devedor tem que dar um colar de brilhantes. Mas, antes de entregar o colar, o ladro entra em sua casa e rouba este colar. A perda da coisa se deu sem a culpa do devedor. E segundo a lei, o devedor deve restituir ao credor, o valor que j havia sido pago, acrescido de correo monetria. Isto porque o prejuzo do dono.

Mas, digamos que este colar, antes da entrega, sem culpa do devedor, cai no cho, e perde alguns brilhantes. Neste exemplo, houve uma deteriorao da coisa, um prejuzo parcial. Para este caso, a lei diz que o credor pode desfazer o negcio e ter a restituio do valor pago, ou o credor pode aceitar o colar, mesmo faltando algumas pedras, desde que o devedor faa um abatimento no preo, proporcional ao prejuzo gerado na coisa. Art. 235. Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu. Para os casos de perecimento (prejuzo total) da coisa por culpa do devedor:

O Art. 234, na parte final diz o seguinte: se a perda resultar de culpa do devedor,
responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. Exemplo: Digamos que a obrigao fosse a entrega de um carro. E que, o devedor alcoolizado sai com o carro e se envolve em um acidente de transito, ocasionando a perda total do carro. Segundo a lei, o devedor dever devolver o valor pago corrigido e indenizar o credor pelas perdas e danos sofridos, apurados pelo prejuzo que efetivamente suportado pelo credor, como tambm, os lucros que por ventura deixou de perceber em virtude da perda da coisa. Ocorrendo a deteriorao (prejuzo parcial) por culpa do devedor, o art. 236 diz o seguinte: Sendo culpado o devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em

que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e danos. Ver art.402 Art. 402. Salvo as excees expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu*, o que razoavelmente deixou de lucrar**. * dano emergente/efetivo ** lucro cessante + danos morais/materiais

Exemplo: No caso do carro que acabamos de falar, o devedor alcoolizado se envolve em acidente de transito, mas o carro fica apenas amassado. O credor pode exigir o valor j pago corrigido ou aceitar receber o carro no estado em que se encontra, abatido de seu valor o estrago causado. E o credor ainda tem o direito, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos. RESTITUIR No caso da obrigao de dar coisa certa compreender a modalidade de RESTITUIR, isto significa dizer: a devoluo da coisa recebida pelo devedor. Por exemplo: o locatrio, o comodatrio deve restituir ao locador, ao comodante; a coisa recebida. O depositrio (devedor) deve restituir ao depositante (credor) aquilo que recebeu para guardar e conservar.

Quanto ao perecimento ou deteriorao da coisa a ser restituda, o Cdigo Civil prev o seguinte: Art. 238. Se a obrigao for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradio*, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda. * a restituio

Isto , se a coisa gerou frutos at a sua perda, e no teve a interferncia da vontade ou de despesas por parte do depositrio, e o mesmo j sabia que as utilidades pertenciam ao credor, ele (o credor) ter direito sobre elas at o momento da destruio fortuita da coisa principal. No caso da simples deteriorao da coisa sem culpa do devedor, o credor fica obrigado a receber a mesma no estado em que se encontra e sem direito a indenizao.

Art. 240. Se a coisa restituvel se deteriorar sem culpa do devedor, receb-la- o credor, tal qual se ache, sem direito a indenizao; (...). Porm, se a coisa a ser restituda se perder por culpa do devedor, este dever responder pelo equivalente mais perdas e danos. Art. 239. Se a coisa se perder por culpa do devedor, responder este pelo equivalente, mais perdas e danos. Sendo a deteriorao por culpa do devedor, vale a mesma regra do art. 239, ou seja, a imposio ao devedor de responder pelo equivalente, mais perdas e danos. Ocorrendo melhoramentos, acrscimos ou frutos nas obrigaes de restituir, e se estes se agregam a coisa principal sem que tenha havido vontade ou despesas por parte do devedor, o credor as receber e esta desobrigado de indenizar. Essa a dico do art. 241. Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acrscimo coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrar o credor, desobrigado de indenizao. Por outro lado, se houve trabalho ou dispndio por parte do devedor, devem ser aplicadas as regras que dizem respeito aos efeitos da posse, quanto as benfeitorias realizadas. Art. 242. Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispndio, o caso se regular pelas normas deste Cdigo atinentes s benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-f ou de m-f. Se forem benfeitorias necessrias ou teis, o devedor de boa-f ter direito indenizao. Sendo benfeitorias volupturias, o devedor poder retir-las se no for pago o valor devido, mas desde que no cause prejuzo a coisa principal. Sendo a ao do devedor de m-f, s ter direito a reclamar a ondenizao pelos acrscimos necessrios. No caso da obrigao de restituir gerar frutos, ser verificado o animo do devedor, ou seja, se sua ao foi de boa-f ou de m-f. Pargrafo nico do art. 242. Quanto aos frutos* percebidos, observar-se-, do mesmo modo, o disposto neste Cdigo, acerca do possuidor de boa-f ou de m-f. *naturais/industriais/civis/agropecurio Sendo de boa-f, ter direito aos frutos percebidos.

Exemplo: o comodatrio, a quem se impe a obrigao de restituir a coisa emprestada, fora reconhecido o direito, pelo comodante, de perceber os frutos das arvores que integram o imvel, at o final do prazo contratual. Mas os frutos pendentes devero ser restitudos, ao tempo que cessar a boa-f, deduzidas as despesas de produo e custeio. Estando o devedor de m-f, dever responder por todos os frutos colhidos e percebidos, e tambm pelos que deixou de perceber por sua culpa. No sendo possvel a restituio, dever indenizar o credor com o equivalente em dinheiro.

Potrebbero piacerti anche