Sei sulla pagina 1di 12

CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: D. EMPRESARIAL RECUPERAO E FALNCIA (DERF) SEMESTRE: 2011.

.2 PROFESSOR: MARCUS KALIL Ponto 3: A RECUPERAO JUDICIAL 1 INTRODUO LF, art. 47. A recuperao judicial procura preservar a empresa mediante a superao da crise econmico-financeira do empresrio. Meio subsidirio do sistema de livre iniciativa para a soluo da crise empresarial nas hipteses de disfuno das estruturas de mercado.

1.1 A viabilidade da empresa A viabilidade da empresa condio necessria para a recuperao judicial (Princpio da viabilidade da empresa). 1.2 Os meios de recuperao da empresa 2 LF, art. 50. Lista exemplificativa. 1. Manuteno das garantias reais pr-constitudas. 2. Manuteno da variao cambial dos crditos em moeda estrangeira. OS RGOS DA RECUPERAO JUDICIAL A presidncia do processo de recuperao judicial compete ao juiz, que auxiliado por: administrador judicial (LF, arts. 21 e ss.); assemblia geral de credores (LF, arts. 35 e ss.); e, comit de credores (LF, arts. 26 e ss.).

-1-

O administrador judicial, a assemblia geral de credores e o comit de credores tm a natureza de rgos auxiliares da Justia no processo de recuperao de empresas.

Em razo de sua natureza pblica, os rgos da recuperao judicial devem atuar norteados pelos princpios que regem a administrao pblica (CF, art. 37): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (FAZZIO JNIOR, 2005, p. 328). O processo de recuperao judicial conta tambm com a participao do Ministrio Pblico, que atua como fiscal da lei, tendo em vista o interesse pblico inerente matria e o disposto nos arts. 8, 19, 30, 2, 52, V, 59, 2, e 189 da LF, c/c o 82, III, do CPC.
Art. 82. Compete ao Ministrio Pblico intervir: ... III nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte.

2.1 O administrador judicial O administrador judicial tem a funo bsica de auxiliar o juzo na fiscalizao das atividades do devedor e do cumprimento do plano de recuperao judicial (LF, art. 22, II, a). Outras atribuies do administrador judicial esto estabelecidas no art. 22, I e II, 28 e 37 da LF. O administrador judicial deve ser preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas, contador ou pessoa jurdica especializada, hiptese em que ser indicado o nome do profissional responsvel pela conduo do processo (LF, art. 21). So impedidas de exercerem a funo de administrador judicial as pessoas citadas no art. 30, caput e 1, da LF. O administrador judicial pode ser substitudo ou destitudo, a critrio do juzo. A substituio no implica sano e decorre de razes diversas que, sem culpa do profissional ou sociedade, o impossibilitem de continuar desempenhando a funo. A destituio sano pelo descumprimento de obrigaes inerentes funo (LF, art. 31).
-2-

As funes do administrador judicial so indelegveis, porm permite a lei que ele conte com o auxlio de outros profissionais (LF, art. 22, I, h).

O administrador judicial remunerado pelo devedor, de acordo com a complexidade do trabalho e com os valores praticados pelo mercado, e sua remunerao est limitada a 5% do total dos crditos submetidos recuperao judicial (LF, art. 24). O administrador judicial substitudo ser remunerado proporcionalmente ao trabalho realizado. No ter direito remunerao o administrador judicial que renunciar sem relevante razo, for destitudo ou tiver suas contas rejeitadas (LF, art. 24, 3 e 4).

2.2 A assemblia geral de credores A assemblia geral o rgo responsvel por manifestar a vontade coletiva dos credores do devedor em recuperao. atribuio da assemblia geral deliberar sobre a aprovao, rejeio ou modificao do plano de recuperao apresentado pelo devedor (alnea a), dentre outras matrias previstas no art. 35, I, da LF. A assemblia geral convocada pelo juiz, nas hipteses legais ou quando este julgar necessrio. Pode ser tambm convocada a requerimento do comit de credores (LF, art. 27, I, e) ou de credores que representem 25% do total dos crditos de uma determinada classe (LF, art. 36, 2). A convocao feita por edital publicado com, no mnimo, 15 dias de antecedncia na imprensa oficial e em jornais de grande circulao nos locais da sede e das filiais do devedor. Devem ser tambm afixadas cpias do aviso de convocao nas dependncias do devedor (LF, art. 36). A participao dos credores na assemblia geral Participam da assemblia-geral, com direito a voto, as pessoas arroladas (LF, art. 39): no quadro-geral de credores; ou, na relao apresentada pelo administrador judicial na fase inicial da verificao de crditos; ou, na relao apresentada pelo prprio devedor no pedido de autofalncia ou em suas informaes iniciais prestadas ao juzo falimentar.
-3-

2.2.1

Admite-se que participem da assemblia geral de credores, porm sem direito a voto: as pessoas referidas no art. 43 da LF; as pessoas referidas no art. 49, 3, da LF; o credor por adiantamento a contrato de cmbio para exportao (LF, arts. 49, 4, e 86, II).

Os credores trabalhistas podem ser representados na assemblia-geral pelos respectivos sindicatos de trabalhadores (LF, art. 37, 5 e 6). No ter direito a voto e no ser computado para fins de verificao de quorum de deliberao o credor que no tenha as condies originais de seu crdito afetadas pelo plano de recuperao judicial (LF, art. 45, 3). As classes de credores Classes de credores na assemblia-geral (LF, art. 41): titulares de crditos derivados da legislao do trabalho ou de acidentes de trabalho (inc. I); titulares de crditos com garantia real (inc. II); titulares de crditos quirografrios, com privilgio especial, com privilgio geral ou subordinados (inc. III).

2.2.2

Os credores trabalhistas votam na respectiva classe com o total de seu crdito, independentemente do valor, ou seja, no esto sujeitos ao limite do art. 83 da LF (LF, art. 41, 1). Os credores com garantia real votam com a classe do inciso II at o valor do bem gravado, e com a classe do inciso III pelo restante do valor do seu crdito.

2.2.3

Instalao e deliberao da assemblia geral de credores A assemblia geral de credores instala-se, em 1 convocao, com credores titulares de mais da metade dos crditos de cada classe e, em 2 convocao, com qualquer nmero de credores (LF, art. 37, 2).

-4-

As deliberaes da assemblia geral de credores so tomadas por credores que representem mais da metade do valor total dos crditos presentes (LF, art. 42), exceto nas deliberaes sobre: a composio do comit de credores, em que votam somente os credores de cada classe representada e a escolha se d por votos da maioria dos crditos desta classe (LF, arts. 26, 2, e 44); a aprovao, rejeio ou modificao do plano de recuperao judicial, que so tomadas por cada classe separadamente, exigindo-se, na classe I, a maioria dos credores e, nas classes II e III, a dupla maioria, por crdito e por cabea (LF, art. 45).

As deliberaes da assemblia geral de credores no so invalidadas por posteriores alteraes na composio desta (LF, art. 39, 2).

2.3 O comit de credores rgo facultativo, de natureza deliberativa e fiscalizadora, indicado apenas nas recuperaes judiciais de maior porte ou complexidade. As atribuies do comit de credores esto estabelecidas no art. 27 da LF, destacando-se, entre elas, a de fiscalizao das atividades do administrador judicial e do devedor. O comit de credores constitudo por deliberao da assemblia geral de credores e composto por 1 representante e 2 suplentes de cada uma das seguintes classes (LF, art. 26): credores trabalhistas; credores com garantia real ou com privilgios especiais; credores quirografrios ou com privilgios gerais. A incongruncia da LF na classificao dos credores para fins de composio do comit (art. 26) e para fins de deliberao na assemblia geral (art. 41). Os membros do comit de credores podem ser livremente substitudos por deliberao da maioria dos integrantes da respectiva classe de credores (LF, art. 26, 2, II). LF, art. 30. Impedimentos.
-5-

So passveis de destituio os membros do comit de credores, se desobedecerem os preceitos da LF, descumprirem seus deveres, forem omissos ou negligentes, ou praticarem atos lesivos s atividades do falido ou a terceiros (LF, art. 31). Na hiptese de destituio de algum membro, o respectivo suplente ser convocado para recompor o comit.

Na falta do comit de credores, suas atribuies so desempenhadas pelo administrador judicial e, nas incompatibilidades deste, pelo juiz (LF, art. 28). Os membros do comit de credores no so remunerados pelo devedor, porm admite-se, com autorizao do juiz, o ressarcimento das despesas incorridas para a realizao de seus atos legais (LF, art. 29). O PROCESSO DE RECUPERAO JUDICIAL

3.1 O pedido de recuperao judicial Legitimidade ativa: devedor empresrio (LF, art. 1) que exerce regularmente a atividade h mais de 2 anos (LF, art. 48), excetuadas as pessoas indicadas no art. 2. Outros legitimados: cnjuge sobrevivente, herdeiros do devedor,

inventariante ou scio remanescente (LF, art. 48, par. n.). No obstante as controvrsias, trata-se de uma faculdade do devedor, em respeito ao princpio constitucional da livre iniciativa. Ilegitimidade do credor e do Ministrio Pblico. LF, art. 48. Impedidos de requererem a recuperao judicial. Esto sujeitos recuperao judicial os crditos existentes poca do pedido, observadas as excees previstas na LF, art. 49, 3 e 4. LF, art. 51. Instruo da petio inicial. LF, art. 52. O deferimento do processamento da recuperao judicial e seus efeitos. A natureza interlocutria da deciso. Indisponibilidade do ativo permanente do devedor aps o ajuizamento do pedido de recuperao (LF, art. 66). Em respeito ao princpio da publicidade, a partir do deferimento do processamento da recuperao, o devedor deve acrescer ao seu nome empresarial a expresso em Recuperao Judicial (LF, art. 69).
-6-

3.2 A verificao dos crditos Tem, na recuperao judicial, a finalidade primordial de legitimao dos credores para participao nas assemblias gerais. Atribuio do administrador judicial, que deve observar os procedimentos previstos nos arts. 7 a 20 da LF. Tem como ponto de partida a relao de credores que instrui a petio inicial do processo de recuperao judicial (LF, art. 51, III) e que consta do edital publicado nos termos do art. 52, 1, da LF. 1 publicao da relao de credores (LF, art. 52, 1). Habilitaes e divergncias (LF, art. 7, 1). Apreciao pelo administrador judicial. Dispensa de advogado. Contedo da habilitao (LF, art. 9). 2 publicao da relao de credores (LF, art. 7, 2). Elaborada aps a anlise das habilitaes e divergncias. Indicao do local, horrio e prazo em que os documentos estaro disposio dos interessados. Impugnaes (LF, art. 8). Legitimidade ativa. Objeto. Postulao por advogado. Autuao em separado agrupadas em funo do objeto. Apreciao pelo juiz. Recurso: agravo (LF, art. 17). 3 publicao da relao de credores quadro geral de credores (LF, art. 18). Elaborado aps o julgamento das impugnaes. Homologado pelo juiz. No haver esta 3 publicao se no houver impugnaes (LF, art. 14). Habilitaes retardatrias (LF, art. 10). At a homologao do quadro geral de credores, devem ser apresentadas e processadas como impugnaes. Aps essa homologao, devem ser pleiteadas perante o juzo falimentar atravs da ao de habilitao de crdito do CPC (arts. 3.3 O plano de recuperao Deve ser apresentado pelo devedor no prazo de 60 dias da publicao da deciso que deferiu o processamento da recuperao e conter (LF, art. 53): discriminao dos meios de recuperao a serem empregados; demonstrao de sua viabilidade econmica;

-7-

laudo econmico-financeiro e de avaliao dos bens e ativos do devedor. O juzo publicar edital avisando aos credores do recebimento do plano de recuperao (LF, art. 53, par. n.). Tratamento especial para os crditos trabalhistas. LF, art. 54. A no apresentao do plano de recuperao no prazo legal implica a convolao da recuperao em falncia (LF, art. 53).

3.4 A concesso da recuperao judicial No prazo de 30 dias da publicao do edital, os credores podem manifestar objeo ao plano de recuperao. Se no houver objeo ao plano e o devedor cumprir as exigncias da LF, o juzo conceder a recuperao judicial (LF, art. 58). Se houver objeo, o juzo convocar a assemblia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperao, podendo esta aprov-lo, alter-lo ou rejeit-lo. O juzo tem prazo de 150 dias, contados da publicao da deciso de processamento da recuperao, para convocar a assemblia geral de credores para deliberar sobre o plano (LF, art. 56, 1). As deliberaes da assemblia geral de credores sobre o plano de recuperao devem observar o quorum previsto no art. 45 da LF. A alteraes propostas pela assemblia geral esto sujeitas concordncia do devedor e no pode afetar apenas os direitos dos credores ausentes (LF, art. 56, 3). A rejeio do plano de recuperao implicar a decretao da falncia (LF, art. 56, 4). A hiptese excepcional de concesso da recuperao judicial no aprovada pela assemblia geral de credores (LF, art. 58, 1 e 2). A concesso da recuperao judicial recorrvel atravs de agravo por instrumento (LF, art. 59, 2). LF, arts. 57 e 68. Apresentao de certides negativas de dbitos tributrios. Falta de regulamentao do parcelamento dos crditos tributrios.
-8-

3.4.1

Efeitos da concesso da recuperao judicial Novao dos crditos anteriores ao pedido de recuperao judicial (LF, art. 59). Vinculao de todos os credores sujeitos ao plano de recuperao (LF, art. 59). Constituio do ttulo executivo judicial pela deciso que conceder a recuperao ( 1). Desonerao e inexistncia de sucesso na alienao judicial de unidades produtivas (estabelecimentos) realizada no mbito do plano de recuperao judicial (LF, art. 60).

Manuteno do devedor ou de seus administradores na conduo dos negcios, salvo se cometerem irregularidades (LF, art. 64), hiptese em que sero substitudos, respectivamente, por um gestor judicial (LF,art. 65), ou por outros administradores, na forma do plano de recuperao ou dos atos constitutivos (LF, art. 64, par. n.).

3.5 Encerramento da recuperao judicial O devedor permanece em estado de recuperao judicial pelo prazo mximo de 2 anos (LF, art. 61). Durante esse prazo, o descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano de recuperao implicar a convolao da recuperao judicial em falncia ( 1). Pagas as obrigaes vencidas no prazo da recuperao judicial, o juzo sentenciar, determinando o encerramento da recuperao, dissolvendo o comit de credores e exonerando o administrador judicial, com o pagamento do saldo de seus honorrios (LF, art. 63). Possibilidade do plano prever obrigaes com prazo superior, as quais, uma vez descumpridas, podero ser executadas com base na deciso concedente da recuperao (LF, art. 62).

-9-

RECUPERAO

JUDICIAL

DO

MICROEMPRESRIO

DO

EMPRESRIO DE PEQUENO PORTE Procedimento simplificado, destinado aos microempresrios e empresrios de pequeno porte, nos termos da legislao vigente, isto , da Lei Complementar n 123/2006 (LF, art. 70). uma faculdade do devedor, que deve expressar sua opo pela recuperao especial na petio inicial ( 1). O plano especial de recuperao judicial deve ser apresentado no prazo de 60 dias contados da data do deferimento do processamento da recuperao (LF, art. 53) e observar os seguintes requisitos (art. 71): abrange apenas os crditos quirografrios; deve prever o parcelamento do passivo em at 36 meses, com juros de 12% ao ano; deve prever o pagamento da 1 parcela no prazo mximo de 180 dias; subordina o aumento de despesas ou contratao de novos empregados do devedor autorizao judicial, aps a ouvida do administrador judicial e o comit de credores. Atendidas as demais exigncias da lei, o juiz deferir a recuperao judicial especial independentemente de aprovao pela assemblia geral de credores (LF, art. 72). No entanto, se houver objeo de credores titulares de mais da metade dos crditos abrangidos pela recuperao especial, o juiz julgar improcedente o pedido e decretar a falncia do devedor (LF, art. 72, par. n.). A CONVOLAO EM FALNCIA Consiste na transformao do processo de recuperao judicial em processo de falncia, em razo de fato superveniente que demonstre a incapacidade do devedor de superar sua crise e a necessidade de liquidar o seu patrimnio para a satisfao dos credores. As hipteses de convolao da recuperao em falncia esto previstas no art. 73: no apresentao do plano de recuperao no prazo do art. 53 (inc. II);
- 10 -

rejeio do plano de recuperao pela assemblia geral de credores (inc. III); deliberao da assemblia geral de credores (inc. I); descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano de recuperao (inc. IV). A falncia pode ser tambm decretada a pedido de credor de obrigao no sujeita ao plano de recuperao, ou se constatada a prtica de atos de falncia (LF, art. 94, III) pelo devedor (LF, art. 73, par. n.). Efeitos da convolao: reconstituio dos direitos e garantias dos credores que tenham sido alterados pelo plano de recuperao, deduzidos dos valores eventualmente pagos e ressalvados os atos validamente praticados no mbito da recuperao (LF, art. 61, 2); classificao como crditos extraconcursais das obrigaes contradas pelo devedor no mbito da recuperao judicial (LF, art. 67); reclassificao dos crditos quirografrios de credores que

continuaram fornecendo ao devedor durante a recuperao, at o valor dos bens ou produtos fornecidos (LF, art. 67, par. n.); Validao dos atos de administrao, endividamento, onerao e alienao praticados em conformidade com o plano de recuperao (LF, art. 74); Bibliografia bsica BRASIL. Lei n 11.101, de 9 de fevereiro de 2005 (Lei de Falncias), 2 ed. So Paulo: Atlas, 2006 (Coleo Manuais de Legislao Atlas). MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro: falncia e recuperao de empresas, v. 4, 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009. NEGRO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa, v. 3, 4 ed.. So Paulo: Saraiva, 2009.

- 11 -

Bibliografia complementar COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial, v. 3, 5 ed. rev. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil e a nova Lei de Falncias. So Paulo: Saraiva, 2005. ______. Comentrios Nova Lei de Falncias e de Recuperao de Empresas. So Paulo: Saraiva, 2005. DE LUCCA, Newton; DOMINGUES, Alessandra de Azevedo (Coord.). Direito Recuperacional: Aspectos tericos e prticos. So Paulo: Quatier Latin, 2009. DE LUCCA, Newton; SIMO FILHO, Adalberto (coord.). Comentrios Nova Lei de Recuperao de Empresas e de Falncias. So Paulo: Quatier Latin, 2005. FAZZIO JNIOR, Waldo. Nova Lei de Falncia e Recuperao de Empresas. So Paulo: Atlas, 2005. PACHECO, Jos da Silva. Processo de Recuperao Judicial, Extrajudicial e de Falncia, 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009. PAIVA, Luiz Fernando Valente de (Coord.). Direito Falimentar e a nova Lei de Falncias e Recuperao de Empresas. So Paulo: Quartier Latin, 2005. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Falimentar, v. 1, 17 ed. atualizada por Rubens Edmundo Requio. So Paulo: Saraiva, 1998. SIMIONATO, Frederico Augusto Monte. A reforma da lei de falncia frente reorganizao econmica da empresa. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro. So Paulo: Malheiros, n. 108, p.16-62, out-dez/1997. ______. Tratado de Direito Falimentar. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

- 12 -

Potrebbero piacerti anche