Sei sulla pagina 1di 2

A ARTE MARAJOARA

LOCAL Maraj a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano atlntico. Localiza-se no estado de Par, regio norte do Brasil CARACTERSTICAS A Arte Marajoara nasce da necessidade de comunicar emoes, sentimentos, verdades, tradio. Altamente decoradas, essas peas
rituais retratam imagens estilizadas de humanos e animais - muitas vezes, corujas e aves noturnas - como expresso de mitos e crenas. A representao de rgos sexuais deixa entrever se as urnas so feitas para mulheres ou para homens. Smbolos geomtricos e padres simtricos so os motivos decorativos mais usuais. Representaes femininas so recorrentes no apenas nos potes funerrios, mas tambm nas estatuetas, podendo aparecer figuras ancestrais ou mticas, simultaneamente com traos animais e humanos.

Em muitas das Cermicas Marajoaras possvel encontrar corujas com seus olhos semicerrados ou arredondadas, que, segundo suas crenas, sugerem sono ou morte.

ORIGEM
As controvrsias em torno da origem da cultura marajoara se sucedem. Alguns estudiosos indicam que ela se inicia com grupos em alto estgio de desenvolvimento que emigram de outras regies da Amrica do Sul, provavelmente da rea subandina, para a Ilha de Maraj. Outros sugerem ter a cultura marajoara se originado localmente, fruto de mudanas culturais ocorridas entre as populaes que habitavam anteriormente a ilha. A Arte Marajoara se destacou na Cermica, e considerada a mais antiga do Brasil e uma das mais antigas das Amricas. Datada de 400 a 1350 d.c, caracterizase por suas tcnicas variadas e sofisticao, conseguindo ser um espelho de suas crenas e mitos. A fase marajoara termina em torno de 1350, abandonada ou absorvida pelos novos migrantes, os arus, presentes na ilha na chegada dos europeus. A cermica marajoara pode ser conhecida por meio das grandes colees do Museu Emlio Goeldi, em Belm; Museu Nacional, no Rio de Janeiro; Museu de Arqueologia e Etonologia da Universidade de So Paulo - MAE/USP, em So Paulo; alm de museus fora do Brasil, como o American Museum of Natural History, em Nova York, e o Barbier - Mueller, em Genebra.

SIGNIFICADO Seus desenhos esto intimamente ligados a fauna local e leva o imaginrio a desenhos que nos lembram labirintos, espirais, tringulos, crculos, retngulos e faces. Procuram representar seres mticos de uma maneira lgica, coerente e harmoniosa.

INFLUNCIAS Os traos da Arte Marajoara podem ser reconhecidos at hoje no artesanato local de Belm e na Ilha de Maraj. Diversos artesos,
sobretudo no distrito de Icoaraci, Belm, dedicam-se preservao e renovao da cultura marajoara. Fala-se ainda em um estilo marajoara aplicado arquitetura e pintura decorativa, que eclode em Belm acompanhando o boom da borracha, entre 1850 e 1910. Incorporaes de aspectos do art nouveau mesclam-se, no estilo decorativo marajoara, s representaes da natureza e do homem amaznicos e aos grafismos da arte marajoara tradicional, como indicam as peas de Theodoro Braga (1872 1953) e os trabalhos do portugus Fernando Correia Dias (1893 - 1935).

Potrebbero piacerti anche