Sei sulla pagina 1di 3

Crescente como verdadeiro instrumental de abrigo previdencirio, o instituto da Desaposentao ganha formato prprio e abrangente, amoldando-se cada vez

mais no cenrio jurdico na realidade diria dos segurados tutelados.

De fato, sua justificao est inserida dentro do conceito de valor social, pois, o mago previdencirio encontra na dignidade humana um de seus principais aspectos propulsores.
1

Acerca da construo ftica desse objetivo, Epaminondas de Carvalho , em singular artigo cientfico sobre o tema, aborda que: O instituto da desaposentao objetiva uma melhor aposentadoria do cidado para que este elo previdencirio se aproxime, ao mximo, dos princpios da dignidade da pessoa humana e do mnimo existencial, refletindo o bem estar social.
2

Por sua vez, o Professor Theodoro Vicente Agostinho com especial maestria leciona acerca desse novel instituto: Urge ainda mencionar que a Desaposentao visa autenticamente o aprimoramento e concretizao da proteo individual, no tendo o condo de afetar qualquer preceito constitucional, pois, jamais deve ser utilizada para a desvantagem econmica de quem quer que seja. Tambm fato, que, por meio da Desaposentao, o indivduo, diante de realidades sociais e econmicas divergentes, almeja em si, tentar superar as dificuldades encontradas, pugnando pela busca incessante por uma condio de vida mais digna.

Percebe-se ento, que esse incontroverso instrumental, de extrema atualidade no momento jurdico atual, detm vrios caracteres que o coloca na condio de um autntico instituto de direito, ainda mais por se tratar de uma ferramenta de acesso ao sistema protetivo.

Neste ngulo, o estudo conceitual da Desaposentao, por si s, retrata suas nuanas diretivas e comprovadoras de sua absoluta legitimidade hodierna, ainda que contestada por alguns.

Sendo, pois, ferramenta do abrigo previdencirio, importante conhecer seus modulados caracteres, valendo destacar, pontualmente, os seguintes:

Ato Jurdico por excelncia, j que, de fato, a manifestao da Desaposentao, reflete essencialmente na ordem jurdica, sobretudo pelo fato que uma relao constitucional invocada, como exerccio de adequao de suas finalidades, onde a vontade hipottica ganha terreno, no plano fenomnico, alm, de que a aludida caracterstica insere o instrumental dentro do ordenamento ptrio, mitigado por um especfico ramo da cincia jurdica;

Ato Deliberativo Voluntrio, sendo plenamente invivel dissociar tal fato jurdico incontroversa deliberao voluntria do sujeito de direito, abrangido pela proteo previdenciria, onde o destinatrio do pacote previdencirio que manifesta seu interesse jurdico em desfazer uma situao jurdica existente, almejando uma correta adequao futura, tendo, o direito social da aposentadoria aprimorado, como finalidade direta justificadora;

Ato Temporal: como conceitualmente explicitado, o que se v, realmente a alterao temporal de um ato jurdico do presente, constitudo no passado, mas, com fim colimado de mudana para o futuro, isto , com efeitos jurdicos a serem sentidos a partir da alterao perpetrada;

Ato Personalssimo: j que o objeto da pretenso a ser desfeito, quer seja, a aposentadoria, tambm encontra individualidade do sujeito de direito, pois, esse interessado, manifesta o manejo de sua pretenso conexa sua personalidade jurdica;

Ato Subjetivo: na Desaposentao se perquiri as condies subjetivas do indivduo protegido, suas necessidades, especificidades, deliberaes, condies de vida, enfim, ao contrrio do objetivismo, perpetra manifestao de vontade oriunda de condies subjetivas por excelncia;

Ato Desconstitutivo: visa a desconstituio jurdica de uma relao atual, a modificao estrutural de um vnculo previdencirio para a formao e constituio de outro, melhor, mais vantajoso e em melhores condies econmicas;

Direito Patrimonial: por certo, integrante do patrimnio jurdico do sujeito de direitos tutelado pelo plano constitucional previdencirio, j que, seu fim, objeto jurdico a ser desfeito representa verdadeiro direito social que associa o patrimnio jurdico do trabalhador, razo de que, o inverso, tratante do mesmo objeto jurdico, no pode ter interpretao divergente. Oportuno, ressaltar que o Colendo Tribunal Especial, confirma essa caracterstica, ora apontada, PREVIDENCIRIO. RECURSO ESPECIAL. RENNCIA A BENEFCIO PREVIDENCIRIO. POSSIBILIDADE DIREITO DISPONVEL. ABDICAO DE APOSENTADORIA POR IDADE RURAL PARA CONCESSO DE APOSENTADORIA POR IDADE URBANA. 1. Tratando-se de direito patrimonial disponvel, cabvel a renncia aos benefcios previdencirios. 2. Faz jus o autor a renncia da

aposentadoria que atualmente percebe aposentadoria por idade, na qualidade de rurcola para o recebimento de outra mais vantajosa aposentadoria por idade de natureza urbana. 3. Recurso especial conhecido e provido.
3

Ato de Renncia Vinculado: como antes explicitado, implica em uma verdadeira renncia ao objeto da aposentao, mas de maneira vinculada ou conexa, isto , s se justificando para a ocorrncia de uma transmudao jurdica a dar novos contornos a relao previdenciria a que o interessado se encontra inserido, onde renuncia algo, mas, com projeo futura para a transformao positiva do objeto da reverso, razo de que, a renncia por si s implicaria desta forma na desistncia do exerccio de um direito, ao contrrio da Desaposentao, que ratifica o desejo por uma nova prestao previdenciria com novas perspectivas sociais;

Direito Disponvel: indubitavelmente, o ato positivo da aposentao ganha contornos jurdicos da disponibilidade, inserindo-se no patrimnio jurdico do tutelado como de direito disponvel, j que sua vontade, justificada pelo seu fim, ganha relevo dentro da essncia da tutela previdenciria.

Qualificando o ato positivo da aposentao, que resulta na aposentadoria, como um direito disponvel, o horizonte norteador da Desaposentao ganha os mesmos ares, j que o titular de direitos, delibera, a seu exclusivo crivo exercer ou no tal prerrogativa.

Em plena percepo acerca desta notria disponibilidade da aposentadoria previdenciria, o Colendo Superior Tribunal de Justia j h alguns anos, atravs de suas nclitas duas Turmas Julgadoras da matria, sedimentou acerca deste prisma, onde, o guardio da Legislao Federal, englobando a anlise de todos os diplomas jurdicos previdencirios correlatos, atravs de vrios e reiterados julgados asseverou sobre a disponibilidade jurdica da prestao previdenciria.

Neste nterim, vale conferir a compreenso do nclito Tribunal, APOSENTADORIA PREVIDENCIRIA. RENUNCIA. TEMPO. APOSENTADORIA ESTATUTRIA. A aposentadoria previdenciria, na qualidade de direito disponvel, pode sujeitar-se renncia, o que possibilita a contagem do respectivo tempo de servio para fins de aposentadoria estatutria. Note-se no haver justificativa plausvel que demande devolverem-se os valores j percebidos quele ttulo e, tambm, no se tratar de cumulao de benefcios, pois uma se iniciar quando finda a outra.4

Ato Instrumental: na sua essncia, a Desaposentao se revela como uma ferramenta, um verdadeiro utilitrio disponvel ao sujeito de direitos, abrigado pela tutela previdenciria, que tem ao seu dispor um mecanismo vlido de exerccio de um direito social a ser aprimorado.

que na Desaposentao ou desaposentadoria o que se cogita a modificao de um ato jurdico existente, inserido em uma prestao previdenciria plenamente validade e usufruda, razo de que para esta alterao h a necessidade de se percorrer pelo caminho deste utilitrio previdencirio, cuja instrumentalidade demonstra, de outro lado, sua imprescindibilidade;

Ato Judicial: diante do contexto vigente, ante a inexistncia de uma regulamentao expressa, cuja misso foi entregue constitucionalmente ao Poder Legislativo, aludido instrumental tem sido proclamado to somente por interveno do Poder Judicirio, razo de que postular no cenrio administrativo do gestor da prestao, seja pelo Regime Geral, seja pelo Regime Prprio de Previdncia, esbarrar em vrios entraves jurdicos restritivos que na verdade, exclui o interessado da prpria proteo previdenciria.

Neste mbito, importante e necessrio se torna uma anlise mais acurada desta caracterstica.

que a dimenso adjetiva da Desaposentao tem sido exaurida com todos os seus contornos pela tutela jurisdicional.

Essencialmente, ao que se percebe a Desaposentao ganha oxignio atravs da tutela jurisdicional, sendo inadimitida perante o gestor autrquico.

Referida qualidade do instituto, demonstra, nada mais, do que a complexidade do assunto, quando abordado em seu tecnicismo jurdico, quando os personagens integrantes da relao previdenciria, devedores da aplicao da tutela social fomentam discusses meramente tcnicas, dissociados dos fundamentos sociais do texto constitucional.

Logo, o atuar judicante, como verdadeiro guardio de direitos fundamentais e dirimidor de conflitos, contribui e muito para o exerccio dos at aqui explorados direitos sociais, pois, a natureza social, existencial e substancial da aposentadoria sempre destacada pelos pronunciamentos judiciais que do vida ao tema.

De outro lado, tal aspecto de atual visibilidade no cenrio jurdico vigente, tambm reflete a anlise restrita e fria dos gestores de Previdncia, que, invocam to somente o equilbrio atuarial como bice a pretenso, alm de vrios outros elementos.

Assim, sendo um ato exclusivo de atual pronunciamento judicial, a Desaposentao, acaba ganhando mais fora, coeso e eficcia, onde o Poder Judicirio, por j reiteradas vezes, consigna a plena viabilidade jurdica do instituto, reforando a tese de que a jurisprudncia, como nobre fonte do direito e resultante de interpretao judicante, contribui e muito para a efetivao de direitos fundamentais.

Ao que se v, como todo instituto da cincia jurdica, a Desaposentao possui caracteres prprios, especficos, que o legitimam no cenrio hodierno, dando coeso aos seus fundamentos originrios, o que, por si s, j afasta qualquer tentativa simplista e restritiva de sua atuao.

Portanto, mitigando a Desaposentao em seus caracteres aferir sua absoluta validade como utilitrio jurdico de concretizao de um iderio constitucional, que, nas palavras do Mestre e Doutor Miguel Horvath Jnior consistem em clausulas ptreas implcitas na categoria de normas intangveis relativas aos direitos fundamentais.
5

1 CARVALHO, Felipe Epaminondas de. Desaposentao: Uma Luz no Fim. Disponvel: httt//:forense.com.br/Artigos/Autor/Felipe Carvalho/desaposen-tacao.html. 2 AGOSTINHO, Theodoro Vicente/ SALVADOR, Srgio Henrique. Desaposentao Instrumento de Proteo Previdenciria. 1 Ed. So Paulo: Conceito, 2011. pg.38/39.

3 STJ, REsp n.310884/RS. 5 Turma. Relatora Ministra Laurita Vaz. DJ 26.09.05.

4 STJ, REsp n. 692.628-DF, Rel. Min. Nilson Naves, DJ 17.05.2005.

5 Revista de Direito Previdencirio da Escola Paulista de Direito. Ano II. Nmero 02. So Paulo: 2006. pg.247.

Potrebbero piacerti anche