Sei sulla pagina 1di 5

ESCOLA SUPERIOR NUTICA INFANTE D.

HENRIQUE

MESTRADO EM GESTO PORTURIA

06-06-2011

Docentes: Eng. Dores Costa Eng. Nuno Vera Cruz

Alunos: Eurdice Borges n 10263 Manuel Ribeiro n 10226 Moiss Lopes n 10227 Pedro oliveira n 10250

ENIDH/MGP 2011

MGP

Sistema de Optimizao de Equipamentos Porturios

1. Qual o peso da factura elctrica nos terminais? (peso na estrutura dos custos) Para saber o peso da energia consumida pelos equipamentos porturios, necessrio que haja dispositivos para medir o consumo de energia, que so conhecidos como contadores monofsicos ou trifsicos, uma vez que nem sempre os equipamentos encontram-se em actividades. Assim sendo, h os contadores de dupla tarifa (funcionam para contar o consumo da energia nas horas de ponta e no restante tempo); contadores de mxima (indicam a energia total consumida e a maior potncia mdia gasta) e por fim os contadores de potncia activa (potncia consumida <=> Pact = P1+P2+P3), Aparente (potncia de conjunto associado impedncia <=> S= Q react. = Q1+Q2+Q3)1. Portanto, atravs desses dispositivos de medio de energia elctrica que se obtm a facturao e cobrana de energia activa de ponta, cheias, vazio, etc. O peso da factura elctrica, varia de terminal para terminal, de acordo com as actividades desenvolvidas, assim como o tipo de equipamentos, mquinas, sistemas de iluminao e sobretudo o sistema de ar condicionado nos edifcios das instalaes existentes. Por exemplo, segundo informaes obtidas na pgina do porto de Sines, diz-nos que o Porto de Sines recebe uma tenso de energia, ao nvel da mdia tenso (MT), sendo por isso necessria a instalao de postos de transformao (PT) que possibilitam o abastecimento aos centros de consumo em baixa tenso (BT). ) e reactiva

(associado ao campo magntico criado pela passagem da corrente no sistema.

A APS adquire a energia elctrica EDP, com uma potncia contratada que variou ao longo dos anos em estudo, e responsvel pela distribuio da energia elctrica aos concessionrios, que pagam a energia consumida ao Porto de Sines. E mostram que em 2008 a potncia contratada foi 4 650 kW.

Fig. 1. Total da energia consumida em 2008 pela APS.


1

Frmulas genricas dos sistemas trifsicos.

MGP

Sistema de Optimizao de Equipamentos Porturios

O maior consumo registado no Porto de Sines da responsabilidade do TMS (36%), seguido pelo TGL (18%) e pelo TXXI (17%). A APS o quarto maior consumidor de energia no porto, com 14% do consumo total. As perdas nos transformadores com medio em baixa tenso foram 2% e os erros acumulados no sistema de contagem consumo da organizao. Veja a figura:

fig. 2. Consumo de energia por postos de transformao na APS.

2. Como que se distribui as parcelas relativas ao consumo de energia nos terminais (iluminao, motores, outros etc) em termos de % preo e kW de consumo? O Porto de Sines recebe energia elctrica a partir da rede de distribuio de 30 kV propriedade da EDP Distribuio, SA. A subestao tem como objectivo transformar o 3

MGP

Sistema de Optimizao de Equipamentos Porturios

nvel de tenso de 30 kV para 15 kV, recorrendo para isso a dois transformadores com 6,5 MVA 30/15 kV, redundantes, bastando apenas um para assegurar a distribuio de energia a 15 kV. A rede de 30 kV tem como objectivo a distribuio de energia elctrica fora da rea do Terminal de Granis Lquidos, atravs de uma rede de postos de transformao dispostos ao longo da rea de jurisdio, uma vez que, as operaes nos terminais de graneis lquido no consomem tanta energia, isto porque, usualmente os navios LNGs, tm bombas prprias para carga e descarga dos produtos por eles transportados. No querendo com isso dizer que o terminal no tenha meios (bombas e outros dispositivos para tais operaes).

3. De que modo feita a optimizao e monitorizao dos consumos de energia elctrica? Caso a mesma seja feita, qual a poupana possvel em termos de % que se consegue? Falando sobre os sectores que ofereciam oportunidades para optimizao Rita Fernandes Guerreiro, no seu artigo sobre Eficincia Energtica na Administrao do Porto de Sines, salienta trs pontos: Climatizao; Reabilitao dos edifcios; Iluminao interior e exterior. Em alguns terminais, principalmente os novos terminais a optimizao pode ser feita tambm pela aquisio de mquinas e equipamentos com menos consumo de energia. Segundo o relatrio anual da APS (de 2009), fazia parte das suas aces a reduo dos gastos na iluminao do porto. Veja a citao. De forma a reduzir os consumos energticos so adquiridas lmpadas PLC, cat. B, economizadoras de energia. Encontra-se em estudo a substituio da iluminao das reas pblicas sob jurisdio da APS, no sentido da utilizao de equipamentos economizadores de energia (LEDs).

Rita F. Guerreiro, j mencionada, chegou a concluso que a alterao das lmpadas para mais econmicas, poderia provocar uma reduo de at 97,7% em termos de iluminao

MGP

Sistema de Optimizao de Equipamentos Porturios

exterior e interior. Duma forma Geral, os terminais de contentores consomem mais energia elctrica atravs da iluminao com relao a um terminal de graneis lquido.

Alm disso criou-se um sector que se responsabiliza pela gesto da energia que alm da monitorizao tem outras tarefas relacionadas a segurana, como se pode ver a seguir. A telegesto da Rede Elctrica (2. fase), com a transferncia da superviso de toda a rede elctrica para o sistema de telegesto da subestao, visou garantir condies de segurana e fiabilidade acrescidas em toda a rede, permitindo assim que a APS possa continuar a assumir o seu papel de distribuidor de energia elctrica com segurana e responsabilidade.
- Relatrio anual 2009, pag.78 (da APS)-

4. Como fazem uso eficiente da energia? O consumo eficiente da energia depende das polticas de boas-prticas promovidas pela empresa para que os funcionrios tenham hbitos mais voltados a economia de energia. A instalao de micro geradores e de equipamentos reguladores de tenso, assim como sensores de presena e reguladores de intensidade em funo da luz natural. Veja tabela a baixo. A APS tem adquirido ainda equipamentos electrnicos com o requisito Energy Star.

Fig. 3. Relatrio de Sustentabilidade 2009 (da APS).

Potrebbero piacerti anche