Sei sulla pagina 1di 10

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

Sumrio
1.0 - INTRODUO ................................................................................................................. 3 2.0 MTODOS DE DRENAGEM PROVISRIOS. .............................................................. 4 2.1 DRENAGEM PROVISRIA NOS SISTEMAS DE IRRIGAO. ............................ 4 2.2 DRENAGEM PROVISRIA NOS ATERROS SANITRIOS................................... 5 2.3 DRENAGEM PROVISRIA NOS ATERROS SANITRIOS................................... 7 2.3.1 DRENAGEM SUPERFICIAL. .............................................................................. 8 2.3.1 DRENAGEM SUBTERRNEA. .......................................................................... 9 2.3.3 DRENAGEM VERTICAL. .................................................................................... 9 2.3.4 - ELEVAO MECNICA (BOMBAS). ............................................................... 9 3.0 CONCLUSO. ................................................................................................................ 10 4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................... 11

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

1.0 - INTRODUO
A tcnica da drenagem provisria pode ser definida como sendo a aplicao de tcnicas baseadas em drenagem de guas pluviais, para promover solues, geralmente aplicadas a obras de terra, quer seja na parte de estradas, irrigao, abastecimento de gua, drenagem urbana, obras de conteno, etc. Tem a finalidade de desviar fluxos de guas superficiais, em quantidades adequadas, visando proporcionar a possibilidade da execuo da obra definitiva. Dessa forma, o objetivo que se pretende com a drenagem provisria satisfazer as necessidades instantneas, onde muitas vezes so executadas sem nenhum dimensionamento, sob forma de tentativa de corrigir impactos que sem elas estariam comprometendo os trabalhos.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

2.0 MTODOS DE DRENAGEM PROVISRIOS.

Os mecanismos de drenagem provisrios podem se dividirem em diversas reas sendo em sistema de irrigao, aterros sanitrios, construes de estradas entre outras reas.

2.1 DRENAGEM PROVISRIA NOS SISTEMAS DE IRRIGAO.

Com relao ao sistema de irrigao, geralmente, so realizadas para promover melhor a distribuio hdrica ao longo das culturas, aplicando a gua uniformemente e de forma eficiente disposio da cultura. Este objetivo deve ser alcanado sem alterar a fertilidade do solo e com mnima interferncia sobre os demais fatores necessrios produo. Seu objetivo retirar o excesso de gua aplicada na irrigao ou proveniente das chuvas, isto , controlar a elevao do lenol fretico, bem como possibilitar a lixiviao dos sais trazidos nas guas de irrigao, evitando a salinizao.

Figura 2.1 Drenagem Agrcola com valas.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

2.2 DRENAGEM PROVISRIA NOS ATERROS SANITRIOS.

Adicionalmente, esses dispositivos devem ser implantados nas ombreiras provisrias a fim de conter afluxos de guas superficiais oriundas de escoamentos superficiais a montante das praas de trabalho. Aps a ocorrncia de chuvas intensas, ou de longa durao, devem ser feitas inspees no sistema de drenagem e serem feitas restauraes dos locais onde ocorrerem quaisquer danos aos aterros (sulcos de eroso, entupimentos por solo ou outro material, etc.). O sistema de drenagem provisria, em geral, consiste na implantao de canaletas escavadas na camada de cobrimento de cada clula. Essas canaletas devem ser instaladas no contato de cada clula com as ombreiras e junto s bordas externas das clulas. Nos locais com declividade acentuada ou grande afluxo de gua, deve ser feito o revestimento com brita/pedra de mo e/ou sacos de solo/areia, a fim de serem evitadas constantes manutenes. Esses sistemas devem ser interligados ao sistema de drenagem definitiva j implantados. Drenagem Interna dos aterros sanitrios. medida que as camadas de lixo forem formando as clulas, ser necessria a construo de drenos internos horizontais e verticais, os quais devem ser interligados para melhor eficincia na drenagem dos gases e chorume, gerados na decomposio do lixo. O metano o gs produzido em maior volume dentre os gases liberados na decomposio do lixo, sendo explosivo e bastante voltil. Por isso, comum controlar seu escapamento atravs da queima, a qual se apresenta invisvel.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

Figura 2.2 Drenagem interna de gs e chorume.

Figura 2.3 Drenagem superficial de aterros sanitrios.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

2.3 DRENAGEM PROVISRIA NOS ATERROS SANITRIOS.

A drenagem provisria em construo de estradas, esta ligada a construes de bueiros e galerias para dar escoamento regular s guas, como finalidade de liberao dos caminhos de servio, onde dependendo do volume e das caractersticas da rea a drenar, os mesmos podem ser dos tipos: Bueiros tubulares de concretos pr-moldados simples, duplos ou triplos;

Figura 2.4 Bueiro Triplo. Bueiros com tubos metlicos; Canaletas executadas no terreno natural com uso de geotxtil.

Figura 2.5 Canaleta com uso de geotxtil.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

Vantagens em revestir os canais: Diminuio das perdas por infiltrao; Proteo das deformaes nas bordas do canal; Diminuio da frequncia da manuteno; Aumento da velocidade da gua; Impedindo o crescimento de vegetao.

2.3.1 DRENAGEM SUPERFICIAL. utilizada mais adequadamente para terrenos planos, com capa superficial sustentvel e subsolo rochoso ou argiloso impermevel, impede o encharcamento do terreno, evita a saturao prolongada do solo e acelera a passagem de gua sem risco de eroso e acumulao de lama no leito. Consta dos seguintes servios: preparao da superfcie do terreno; melhoria dos leitos naturais das guas; e construo de valas.

Figura 2.6 Drenagem superficial com valas de concreto.

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

2.3.1 DRENAGEM SUBTERRNEA.

A drenagem subterrnea tem como objetivo descer o lenol fretico at um nvel que favorea os cultivos e garantir a estabilidade das estradas e a segurana das construes. A drenagem subterrnea, utilizando valas, aplicada nos casos em que no preciso descer o lenol fretico mais que 1,5m, isto porque o volume de terra a ser removido ser proporcional ao quadrado da profundidade da vala.

2.3.3 DRENAGEM VERTICAL.

utilizada em terrenos planos quase sem declive para que a gua drene, como nos pntanos e marisma. Estes terrenos possuem uma capa superficial encharcada por existir abaixo dela uma camada impermevel, impedindo, assim, a infiltrao. Realizada a drenagem atravs de perfurao de poos verticais, preenchidos com pedras, cascalho ou areia grossa, protegendo assim, a sua estabilidade. Deve-se tomar precaues, em decorrncia deste tipo de drenagem ocasionar risco de contaminao das guas subterrneas.

2.3.4 - ELEVAO MECNICA (BOMBAS).

utilizada nas seguintes situaes: quando o nvel da gua a ser bombeada inferior ao nvel do local destinado a receber o lquido; quando o lenol fretico do terreno elevado, sendo necessrio a perfurao de sistema de poos, e bombeado para as valas coletoras. 9

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

3.0 CONCLUSO.

Os resultados obtidos com os sistemas de drenagem provisria implantados em equipamentos urbanos ou rurais, tem se mostrado bastante favorveis. Pois, pode se optar pela execuo de pequenas drenagens instaladas ao longo do trecho, de baixo custo, criando estgios de conteno, favorecendo a manuteno e posterior desativao da mesma. Os sistemas de drenagem provisria, apesar de no atingir 100% de eficcia, as medidas implantadas resultaram em impactos de baixa magnitude e importncia, pois viabilizam a execuo das atividades afins.

10

MECANISMO DE DRENAGEM PROVISRIO.

4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APOSTILA I Curso de Projetos de Macrodrenagem para engenheiros da FNS com nfase em Malria. Robert Young, 1994. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Instrues para Projetos de Canalizae para Macrodrenagem Urbana. Rio de Janeiro : 1998. FENDRICH, R., OBLADEN, N.L., AISSE, M.M. Drenagem e controle da eroso urbana. Curitiba : Editora Universitria Champagnat, 1997. 485 p. TUCCI, C.E.M., PORTO, R.L., BARROS, M.T. (org.). Drenagem urbana. Porto Alegre : Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 1995. 429 p.

11

Potrebbero piacerti anche