Sei sulla pagina 1di 2

Tutorial

Montagem da Ilustração Narrada (Figura que Fala)

Por Cristina de Souza Rezende

O que é a Ilustração Narrada (Figura que Fala)?

É um artefato digital que utiliza diferentes recursos multimídias como imagens, sons (narrações) e vídeos. Com potencialidade de objeto de aprendizagem, possibilita sua utilização em diferentes aplicações mediante o contexto do usuário. Se torna um recurso pedagógico para a fabricação de materiais pelos próprios professores mediante as demandas da cultura local.

Como objeto de aprendizagem a “Figura que Fala”, tem diversas possibilidades de exploração pela característica de sua reusabilidade, se torna muito fácil de aprender e dominar os recursos mínimos para sua confecção.

Para usar o template o usuário precisa de configurações mínimas em seu computador, acesso à internet, microfone ,gravador de voz e recurso mínimos de manipulação de imagens.

O

Dowloand

da

figura

que

fala

pode

ser

obtido

no

endereço

:

Os recursos de gravação podem ser feitos por um programa simples de se instalar o FreeSound Recorder que pode ser encontrado para dowloand em: http://free-sound-recorder.softonic.com.br/ e o recurso de manipulação de imagem em : http://www.wisdom-soft.com/products/screenhunter_free.htm .

é seguir os passos básicos para a

elaboração da figura que fala e em poucos minutos o seu template personalizado estará pronto.

Após baixar e instalar estes programas

Ferramenta Figura que Fala:

Após baixar o template extraia o arquivo da pasta.

Acesse a pasta source, abra a o arquivo base2-fig-fala (power point) delete as imagens do modelo piloto e substitua pelas novas imagens capturadas através do screen hunter. Esse template pode ser manipulado de maneira que o usuário pode

retirar e colocar as setas na direção que necessitar, contudo que a sua imagem utilize

o interior demarcado, as setas devem ser na mesma quantidade de pontos vermelhos,

que é padrão da figura. O usuário pode escolher em deixar alguns pontos inativos.

Salve o arquivo. Utilizando o FreeScrenn hunter capture a nova imagem do template, em seguida acesse a pasta figura fala, vá em imagens > imag1 > onde se encontra um arquivo de imagens nomeado figura fala, este arquivo deve ser substituído pela nova figura trabalhada, copie a imagem para esta pasta, delete o arquivo figura fala e renomeie a nova imagem como figura fala.

Retorne para as pastas. Acesse a pasta mp3 >fig fala ,neste local estão os

arquivos de narrações da figura que fala, que deverão ser substituídos pelas novas narrações para a nova figura. As narrações devem serem feitas em uma pasta a parte

e nomeadas de acordo com os arquivos do modelo piloto. Delete os arquivos da pasta fig fala e copie para esta pasta as narrações novas.

Retorne para as pastas e verifique se sua figura está funcionando abrindo o arquivo HTML, logo abaixo das pastas. Explore para verificar se as narrações e as imagens estão de acordo.

As Ilustrações Narradas são uma ferramenta inovadora aos quais professores

e alunos podem usar como recurso em apresentações de conteúdos, apresentações

de trabalhos por sua reusabilidade propicia uso em diferentes conteúdos do ensino.

OBS : mantenha o mesmo nome de todos os arquivos.