Sei sulla pagina 1di 2

Tutorial Montagem da Ilustrao Narrada (Figura que Fala)

Por Cristina de Souza Rezende

O que a Ilustrao Narrada (Figura que Fala)?

um artefato digital que utiliza diferentes recursos multimdias como imagens, sons (narraes) e vdeos. Com potencialidade de objeto de aprendizagem, possibilita sua utilizao em diferentes aplicaes mediante o contexto do usurio. Se torna um recurso pedaggico para a fabricao de materiais pelos prprios professores mediante as demandas da cultura local. Como objeto de aprendizagem a Figura que Fala, tem diversas

possibilidades de explorao pela caracterstica de sua reusabilidade, se torna muito fcil de aprender e dominar os recursos mnimos para sua confeco. Para usar o template o usurio precisa de configuraes mnimas em seu computador, acesso internet, microfone ,gravador de voz e recurso mnimos de manipulao de imagens. O Dowloand da figura que fala pode ser obtido no endereo :

http://ckirner.com/apoio/tca-mpec/down/Template-figfala.zip . Os recursos de gravao podem ser feitos por um programa simples de se instalar o em: FreeSound Recorder que pode ser encontrado para dowloand

http://free-sound-recorder.softonic.com.br/ e o recurso de manipulao de

imagem em : http://www.wisdom-soft.com/products/screenhunter_free.htm . Aps baixar e instalar estes programas seguir os passos bsicos para a elaborao da figura que fala e em poucos minutos o seu template personalizado estar pronto.

Ferramenta Figura que Fala:

Aps baixar o template extraia o arquivo da pasta. Acesse a pasta source, abra a o arquivo base2-fig-fala (power point) delete as imagens do modelo piloto e substitua pelas novas imagens capturadas atravs do screen hunter. Esse template pode ser manipulado de maneira que o usurio pode retirar e colocar as setas na direo que necessitar, contudo que a sua imagem utilize o interior demarcado, as setas devem ser na mesma quantidade de pontos vermelhos, que padro da figura. O usurio pode escolher em deixar alguns pontos inativos. Salve o arquivo. Utilizando o FreeScrenn hunter capture a nova imagem do template, em seguida acesse a pasta figura fala, v em imagens > imag1 > onde se encontra um arquivo de imagens nomeado figura fala, este arquivo deve ser substitudo pela nova figura trabalhada, copie a imagem para esta pasta, delete o arquivo figura fala e renomeie a nova imagem como figura fala. Retorne para as pastas. Acesse a pasta mp3 >fig fala ,neste local esto os arquivos de narraes da figura que fala, que devero ser substitudos pelas novas narraes para a nova figura. As narraes devem serem feitas em uma pasta a parte e nomeadas de acordo com os arquivos do modelo piloto. Delete os arquivos da pasta fig fala e copie para esta pasta as narraes novas. Retorne para as pastas e verifique se sua figura est funcionando abrindo o arquivo HTML, logo abaixo das pastas. Explore para verificar se as narraes e as imagens esto de acordo. As Ilustraes Narradas so uma ferramenta inovadora aos quais professores e alunos podem usar como recurso em apresentaes de contedos, apresentaes de trabalhos por sua reusabilidade propicia uso em diferentes contedos do ensino.

OBS : mantenha o mesmo nome de todos os arquivos.

Potrebbero piacerti anche