Sei sulla pagina 1di 45

UM CONVITE FILOSOFIA

A vida que no refletida no merece ser vivida Scrates _____________________________ Prof. Ms. Flvio Donizete Batista www.flaviobatista.com.br

Como entendemos o filosofar:


Como o ato de pensar Como sinnimo de saber viver virtuosamente Como o filosofar propriamente dito: a procura da validade dos prprios conhecimentos

Qual a coisa mais importante da vida?

Ns temos a necessidade de descobrir quem somos e por que vivemos. Tomamos conscincia de nossa condio

Plato acreditava que a filosofia era fruto da capacidade do homem de se admirar [indignar] com as coisas

Um(a) filsofo(a) nunca capaz de se habituar completamente com este mundo. Para ele ou para ela, o mundo continua a ter algo de incompreensvel, algo de enigmtico, de secreto. S os(as) filsofos(as) tm ousadia para se lanar nessa jornada rumo aos limites da linguagem e da existncia.

MITO E FILOSOFIA

O MITO E A FILOSOFIA
Tanto os mitos quanto a filosofia so formas que o homem utiliza para explicar o mundo. So explicaes que visam a responder aos questionamentos sobre o sentido da vida, o surgimento do universo e do homem, assim como justificar as normas que garantem a vida em comunidade.

Ao buscar essas explicaes, seja pela linguagem do mito, seja pela linguagem filosfica, o homem est tentando estabelecer a estrutura de sua cultura.

O PENSAMENTO MTICO
Consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores bsicos.

TICA

TICA
Estuda e fornece princpios norteadores para o agir humano Mas no apresenta respostas prontas sobre o agir nas diversas situaes Todo agir que no se orienta por princpios cego. Necessidade de reflexo sobre o agir humano

MORAL: Costumes. Valores e Normas aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento social TICA: Costume, modo de ser ou carter. Reflexo sobre esses valores e normas, visando descobrir-lhes os princpios gerais

TICA:
Reflexo terica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princpios que regem determinado sistema moral. Analisa os princpios vlidos para determinada sociedade ou instituio, pois h uma srie de padres que podem variar de uma sociedade para outra.

MORAL: Tudo aquilo que da dimenso do dever, da obrigatoriedade. Todas as sociedades tm um mnimo de regras e normas. No existe sociedade saudvel sem um mnimo de normas morais, do dever, que so internalizadas nos indivduos que a compem.

TICA: Pergunta sobre que vida vale a pena ser vivida e o que leva felicidade? Quais aes podero tornar nossos relacionamentos melhores? A tica refere-se a um projeto de vida em sociedade

Assim... tica como a reflexo que cada homem precisa fazer no seu diaa-dia, no seu encontro com as situaes concretas, para discernir e escolher livremente sobre o necessrio para garantir uma convivncia saudvel.

Diante da situao atual, quando todo o progresso mostrou-se incapaz de diminuir as injustias e garantir a vida para toda a humanidade, surge a urgente necessidade de uma tica da responsabilidade

No mais agir tendo como preocupao nica o bem para mim, mas o bem para todos, e que ele seja permanente.

Imperativo Kantiano: Age de tal maneira que o princpio de sua ao se transforme numa lei universal.

A tica da Responsabilidade prope um novo Imperativo: Age de tal maneira que os efeitos de sua ao sejam compatveis com a permanncia de uma vida humana autntica. (No coloque em perigo a continuidade indefinida da humanidade sobre a terra).

Apologia de Scrates

Scrates, ser que voc no pode ir embora, nos deixar em paz e ficar quieto, calado?

Nem no tribunal nem na guerra devemos, eu ou qualquer outro homem, tentar escapar da morte seja qual for o preo.

Mas, senhores, no difcil escapar morte, muito mais difcil escapar iniqidade, pois essa corre mais do que a morte. E agora, que sou velho e lento, me alcana a mais vagarosa das duas, enquanto meus acusadores, espertos e rpidos, sero alcanados pela mais veloz.

Quero morrer muitas vezes se tudo isso for verdade (reencontrar todos os homens verdadeiros), pois acharia a vida l maravilhosa (...). E o maior prazer seria passar analisando e investigando as pessoas de l, como fao com as daqui, para descobrir quem sbio e quem pensa que no . Reunir-se e conversar com eles, estud-los, seria imensa felicidade.

Mas vocs tambm, juzes, devem encarar a morte com esperana e no perder de vista esta verdade nica: que nenhum mal pode atingir um homem bom, seja em vida ou aps a morte, pois Deus no o abandona.

Foi por essa razo que no houve nenhum sinal divino que me impedisse estar aqui, e no estou de forma alguma zangado com os que me condenaram ou acusaram. No entanto, no foi com isso em mente que eles me acusaram e condenaram mas pensando em me ferir. Pelo que merecem a culpa.

Punam meus filhos (...) caso lhes parea que eles se preocupam menos com a virtude do que com o dinheiro ou outra coisa qualquer e pensam ser mais do que so; repreendam-nos como eu repreendi vocs por se preocuparem com o que no deveriam e acharem que significam alguma coisa quando no valem nada. Se fizerem isso, tanto eu quanto meus filhos teremos recebido justo tratamento.

ALEGORIA DA CAVERNA

O que a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que o mundo exterior? O mundo das idias verdadeiras ou da verdadeira realidade.

O que a viso do mundo real iluminado? A filosofia.

Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filsofo (Plato est se referindo condenao de Scrates morte pela assemblia ateniense?) Porque imaginam que o mundo sensvel o mundo real e o nico verdadeiro.

CONSCINCIA CRTICA

TIPOS DE CONSCINCIA
Conscincia mgica: no percebe as verdadeiras causas dos acontecimentos Conscincia transitivo-ingnua: comea a perceber que os acontecimentos no so fruto do acaso. Conscincia crtica: supera os limites da ignorncia e da inrcia perante a realidade humana

O que conscincia?
a capacidade humana, e somente humana, de prever e planejar as prprias atividades, de refletir sobre elas no decorrer da ao, e de cotejar os resultados seja com os planos prvios, seja com princpios e ideais tericos ou prticos.

Conscincia Mgica
O homem acredita que os acontecimentos so frutos de foras extraterrenas, de malefcios, e s aceita intelectualmente as explicaes que reforcem este comportamento.

Crtico X Ingnuo
Atitude crtica contrria ingnua. Ingenuidade pode ser mtica, enquanto se baseia em explicaes fora da realidade, e muitas vezes participa simplesmente do senso comum. Senso comum: maneira habitual de pensar e de agir ou reagir dentro de uma coletividade humana.

Ideologia
Sistema de idias e valores de determinado grupo. Inconscientemente herdada ou dos antepassados ou do ambiente vital. Determina os comportamentos e a atitude profunda das pessoas que nasceram e se desenvolveram no seu seio. A educao da conscincia depende muito do ambiente em que grupo vive e se desenvolve.

Para que uma pessoa seja integrada ao grupo, precisa pensar e agir de acordo com o novo grupo. A ideologia de um grupo procura legitimar todas as atitudes que o grupo tem, e procura tornar aceitveis s pessoas as maneiras de agir e reagir impostas pelo grupo. Torna normal tudo aquilo que acontece, mesmo quando absurdas.

A ideologia, atravs de seus mecanismos, cria convices que escondem totalmente a realidade. Esta passa a ser interpretada no em funo do que , mas em base do que a ideologia afirma dela. Cria uma imagem distorcida da realidade.

A crtica tende a ser a superao da ideologia. A conscincia crtica se torna capaz de detectar os planos, a realizao e os resultados dos acontecimentos. A crtica deve ser, tambm, autocrtica, pois nada neutro.

Como nasce a conscincia crtica


A capacidade humana de planejar, executar, controlar e testar se exercita atravs da reflexo aliada atividade, maneira como se vive. A conscincia nasce com a capacidade de questionar os prprios pressupostos. A raiz da conscincia o confronto, o fundamento da crtica a humildade.

Potrebbero piacerti anche