Sei sulla pagina 1di 3

1) Durante a aula o professor tecia consideraes sobre a reflexo, a absoro, a reemisso e a transmisso da luz que incidisse numa superfcie.

Patrcia, que ouvia atentamente a explanao, fez a seguinte pergunta: O que ocorreria se o fenmeno da reflexo deixasse de existir? O professor, aproveitando o ensejo, estendeu a pergunta para a classe e as respostas foram anotadas na lousa: I. Os espelhos no mais funcionariam. II. No poderamos ver mais as flores nem a vegetao. III. A Lua nunca mais poderia ser vista. IV. S os corpos luminosos poderiam ser vistos. Com relao s respostas, podemos dizer que: a) Apenas I correta. b) Todas so corretas. c) Todas so incorretas. d) Apenas II e III so corretas. e) Apenas IV correta. 2) Durante a final da Copa do Mundo de 94, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da Azurra (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromtica. Quando a cena foi exibida ao pblico, a bandeira apareceu: a) verde e branca. b) verde e amarela. c) preta e branca. d) preta e amarela. e) azul e branca. 3) Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotogrficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do Sol. Ana Maria ir desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde vai desfilar ser iluminada agora com luz monocromtica verde, podemos afirmar que o pblico perceber seu vestido como sendo: a) verde, pois a cor que incidiu sobre o vestido. b) preto, porque o vestido s reflete a cor vermelha. c) de cor entre vermelha e verde, devido mistura das cores. d) vermelho, pois a cor do vestido independe da radiao incidente. 4) Em uma situao, ilustrada na figura 1, uma lmpada e um observador tm, entre si, uma lmina de vidro colorida. Em outra situao, ilustrada na figura 2, ambos, a lmpada e o observador, encontram-se frente de uma lmina de plstico colorida, lisa e opaca. Mesmo

sendo a lmpada emissora de luz branca, em ambas as situaes o observador enxerga as lminas como sendo de cor verde.

Pode-se afirmar que, predominantemente: a) o vidro reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plstico transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores. b) o vidro absorve a luz de cor verde, transmitindo as outras cores, e o plstico absorve a luz de cor verde, refletindo as outras cores. c) o vidro transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plstico absorve a luz de cor verde, refletindo as outras cores. d) o vidro transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plstico reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores. e) o vidro absorve a luz de cor verde, transmitindo as outras cores, e o plstico reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores. 5) Dois raios de luz, que se propagam num meio homogneo e transparente, interceptam-se num certo ponto. A partir deste ponto, pode-se afirmar que: a) os raios luminosos se cancelam. b) mudam a direo de propagao. c) continuam se propagando na mesma direo e sentido que antes. d) se propagam em trajetrias curvas. e) retornam em sentido oposto. 6) Um objeto de 4,0 m de altura colocado a 2,0 m de uma cmara escura de orifcio, que possui 20 cm de profundidade. Qual o tamanho da imagem formada no fundo da cmara escura? 7) No mundo artstico, as antigas cmaras escuras voltaram moda. Uma cmara escura uma caixa fechada de paredes opacas que possui um orifcio em uma de suas faces. Na face oposta do orifcio fica preso um filme fotogrfico, onde se formam as imagens dos objetos localizados no exterior da caixa, como mostra a figura.

Suponha que um objeto de 3m de altura esteja a uma distncia de 5m do orifcio, e que a distncia entre as faces seja de 6cm. Calcule a altura h da imagem. 8) Na figura a seguir, um observador est inicialmente na posio A, em frente a um espelho plano. Entre A e o espelho est situado o objeto O. O observador em A v a imagem virtual de O, localizada no ponto I. Onde estar a imagem de O, caso o observador se desloque at a posio B?

a) torna-se menor que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. b) torna-se maior que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. c) continua ajustada ao tamanho do espelho tal como visto pelo homem. d) desloca-se com o dobro da velocidade do homem. e) desloca-se com metade da velocidade do homem. 11) Analise as afirmaes seguintes sobre espelhos planos e esfricos. I. No espelho plano, a distncia da imagem virtual de um objeto at o espelho igual distncia do objeto ao espelho. II. Nos espelhos curvos, a distncia do foco ao espelho igual metade do raio da superfcie formada pelo espelho. III. Para o espelho cncavo, um objeto situado no infinito tem sua imagem formada sobre o foco do espelho.

a) I4 b) I3 c) I2 d) I1 e) I 9) A figura representa um espelho plano E vertical e dois segmentos de reta AB e CD perpendiculares ao espelho.

Podemos dizer que: a) Apenas I e II so corretas. b) Apenas I e III so corretas. c) Apenas II e III so corretas. d) I, II e III so corretas. e) I, II e III so erradas. 12) As afirmativas a seguir se referem a um espelho cncavo. I. Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal se reflete e passa pelo foco. II. Todo raio que incide ao passar pelo centro de curvatura se reflete sobre si mesmo. III. Todo raio que incide ao passar pelo foco se reflete sobre o eixo principal. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 13) Considere o esquema tico a seguir, onde V o vrtice do espelho cncavo, C seu centro de curvatura e F seu foco principal. Associe as colunas a seguir.

Supondo que um raio de luz parta de A e atinja C por reflexo no espelho, o ponto de incidncia do raio de luz no espelho dista de D, em centmetros, a) 48 b) 40 c) 32 d) 24 e) 16 10) Ao olhar-se num espelho plano, retangular, fixado no plano de uma parede vertical, um homem observa a imagem de sua face tangenciando as quatro bordas do espelho, isto , a imagem de sua face encontra-se ajustada ao tamanho do espelho. A seguir, o homem afasta-se, perpendicularmente parede, numa certa velocidade em relao ao espelho, continuando a observar sua imagem. Nestas condies, pode-se afirmar que essa imagem:

a) 3, 4, 1, 5, 3. b) 1, 3, 4, 5, 2. c) 5, 4, 2, 1, 3.

d) 1, 5, 4, 3, 2. e) 3, 4, 1, 2, 5. 14) Uma superfcie refletora esfrica cncava, cujo raio de curvatura de 30cm, usada para formar a imagem de um pequeno objeto localizado a 60cm da superfcie, conforme o esquema. A imagem se forma a uma distncia da superfcie que vale, em cm, a) 15 b) 20 c) 30 d) 45 e) 60 15) Um objeto real colocado sobre o eixo principal de um espelho esfrico cncavo a 4 cm de seu vrtice. A imagem conjugada desse objeto real e est situada a 12cm do vrtice do espelho, cujo raio de curvatura : a) 2 cm b) 3 cm c) 4 cm d) 5 cm e) 6 cm 16) Com o objetivo de obter mais visibilidade da rea interna do supermercado, facilitando o controle da movimentao de pessoas, so utilizados espelhos esfricos cuja distncia focal em mdulo igual a 25 cm. Um cliente de 1,6 m de altura est a 2,25 m de distncia do vrtice de um dos espelhos. a) Indique o tipo de espelho utilizado e a natureza da imagem por ele oferecida. b) Calcule a altura da imagem do cliente. 17) Um rapaz utiliza um espelho cncavo, de raio de curvatura igual a 40 cm, para barbearse. Quando o rosto do rapaz est a 10 cm do espelho, a ampliao da imagem produzida : a) 1,3 b) 1,5 c) 2,0 d) 4,0 e) 40 18) Um objeto, de 2,0cm de altura, colocado a 20 cm de um espelho esfrico. A imagem que se obtm virtual e possui 4,0mm de altura. O espelho utilizado : a) cncavo, de raio de curvatura igual a 10 cm. b) cncavo e a imagem se forma a 4,0 cm do espelho. c) convexo e a imagem obtida invertida. d) convexo, de distncia focal igual a 5,0 cm. e) convexo e a imagem se forma a 30 cm do objeto.

Potrebbero piacerti anche