Sei sulla pagina 1di 5

HERBCEAS

herbceas: tm a estrutura um pouco mais flexvel e frgil, com caules verdes, devido a natureza de seus tecidos. Esto includos nesse grupo diversos tipos de plantas anuais (com vida de aproximadamente um ano) e perenes (com vida longa em perodo indeterminado), ex: forraes, bulbosas e alguns arbustos e trepadeiras Nome popular: Crista de galo. Famlia: Amaranthaceae. Origem: Amrica tropical. Porte: At 80 cm de altura. Flores: Primavera-Vero. Caractersticas: Herbcea anual, considerada flor de corte utilizada em arranjos florais. Desenvolve-s e pleno sol e prefere o calor ao frio intenso. Sua florao muito exuberante. Serve como bordadura em canteiros. Propagao: Por sementes em qualquer poca do ano. Nome popular: Crista de galo plumosa. Famlia: Amaranthaceae Origem: ndia Porte: de 30 a 40 cm de altura. Flores: Primavera. Caractersticas: Herbcea anual com flores em cores: creme, amarelas, laranjas, rosas e vermelhas. O colorido exuberante, desenvolve-se pleno sol e prefere as estaes mais quentes se cultivada em clima ameno. pouco resistente ao frio intenso. Como planta anual e floresce na primavera, no h inconvenientes em cultiv-la no Sul do pas. Propagao: Multiplica-se facilmente por sementes. Nome popular: Beijo pintado Famlia: Balsaminaceae Origem: Ilhas dos mares do Sul. Porte: 30 a 50 cm de altura. Flores: Quase o ano todo. Caractersticas: Herbcea perene de florescimento intenso meia-sombra. Necessita proteo contra vento. Pode ser cultivada em jardineiras ou em canteiros, em grupos ou bordaduras. Manter a terra sempre mida. Prefere clima quente e mido. Propagao: Por sementes. Nome popular: Dlia Famlia: Asteraceae (compositae). Origem: Mxico Porte: 20cm 1,50 metro de altura. Flores: Primavera-Vero. Caractersticas: Grande grupo de flores com formas e cores variadas, de caule ereto semi-herbceo e razes tuberosas. Entra em repouso no inverno e desenvolve-se pleno sol ou meia-sombra. flor de corte e pode ser cultivada sempre em grupos, para se obter um efeito visual melhor. bem aclimatada ao Sul e Sudeste do Brasil. Propagao: Por estaquia de ponta de galhos ou por diviso de suas razes tuberosas. Nome popular: Girassol de jardim. Famlia: Asteraceae (composta) Origem: EUA Porte: At 2 metros de altura.

Flores: Vero Caractersticas: Herbcea perene cultivada como anual por perder a boa aparncia no canteiro com o tempo. de pleno sol e exerce um apelo visual maior quando cultivada em grupo. bem aclimatada ao Sul do pas. Propagao: Por sementes. Nome popular: Cravina dos poetas. Famlia: Caryophyllaceae Origem: sia Porte: At 40 cm de altura. Flores: Primavera. Caractersticas: Herbcea perene entouceirada que presta-se bordaduras ou canteiros, pleno sol. As flores so muito vistosas, em tons rseos, vermelhos, violetas ou brancos. Prefere clima frio. Propagao: Por estacas. Nome popular: Beijo, Maria sem-vergonha. Famlia: Balsaminaceae Origem: frica Porte: At 60cm na espcie original e at 20cm nas variedades ans. Flores: Quase o ano todo, em diversas cores. Caractersticas: Herbcea perene muito utilizada em jardins no Brasil. meia-sombra floresce mais intensamente. utilizada em conjuntos, bordaduras ou como forrao nas variedades ans. D sempre um toque campestre ao jardim, com a delicadeza de suas flores. muito utilizada na regio Sul. No requer muitos cuidados. Propagao: Por sementes ou estacas, facilmente. Nome popular: Aguap Famlia: Pontederiaceae Origem: Amrica do Sul e Norte. Porte: At 1 metro de altura. Flores: Vero. Caractersticas: Herbcea aqutica emergente do Brasil. Prpria para guas rasas pois necessita do solo para desenvolver-se. de sol pleno e no Sul prefere os locais mais quentes (no resiste ao frio intenso). Propagao: Por filhotes que nascem junto planta me. Nome popular: Vinca, Boa noite. Famlia: Apocinaceae. Origem: frica. Porte: At 50cm de altura. Flores: Quase o ano todo. Caractersticas: Planta semi-herbcea perene, tratada como anual ou bienal porque toma mal aspecto com o tempo. Prefere clima quente e mido e sol pleno. Resiste melhor no Sudeste que no Sul, onde precisa ser cultivado em local mais protegido. Propagao: Por sementes e mudas Nome popular: Repolho ornamental Famlia: Cruciferae Origem: Europa Porte: At 30cm de altura. Caractersticas: Herbcea perene e que apresenta as folhas crespas variando do verde para as cores roxas, brancas e rseas durante as estaes mais frias em locais de clima ameno a frio, principalmente. O cultivo deve ser em locais de sombra, apenas com luz natural e sem incidncia direta da luz solar. Pode ser cultivada em vasos e tolera baixas temperaturas. Propagao: Por sementes postas a germinar durante o outono.

Nome popular: Beijo de moa. Famlia: Asteraceae Origem: Mxico. Porte: 1,20m de altura. Flores: Inverno ou Vero. Caractersticas: Herbcea anual de pleno sol, pouco exigente aos tratos culturais, de aparncia campestre. Tolera climas frios. Apresenta-se com flores em cores diversas. Para um melhor resultado visual, deve ser cultivada em grupos. Propagao: Por sementes. Nome popular: Margaridinha Famlia: Asteraceae Origem: EUA Porte: 50 a 90cm de altura. Flores: Vero. Caractersticas: Herbcea bienal de pleno sol e aspecto visual campestre quando cultivada em grupos. Bem aclimatada ao Sul do Brasil, prefere solos ricos em matria orgnica. Propagao: Por sementes semeadas no incio do outono. Nome popular: Alumnio, planta-alumnio, pilea-alumnio. Famlia: Urticaceae. Origem: Vietn. Porte: 30 cm de altura. Caractersticas: Herbcea perene de folhas mescladas em prateado, o que justifica o nome popular. Prestase muito bem para formao de macio meia-sombra, em terrenos ricos em matria orgnica, bem drenados e midos. Prefere clima ameno mas no suporta geadas. A folhagem muito ornamental. Propagao: Por estaquia de ramos em qualquer estao do ano. Nome popular: Colus, corao-magoado. Famlia: Lamiaceae. Origem: Java. Porte: 40 a 90 cm metros de altura. Flores: sem importncia ornamental. Caractersticas: Herbcea perene, pertence a um grande grupo de variedades de folhagens em tons e cores muito variadas. So bem apropriadas a conjuntos em meia-sombra e so comumente tratadas como bianuais pelos paisagistas por ficarem com aspecto esgalhado com o tempo. O clima deve ser quente e mido e o solo rico em matria orgnica e mantido mido. Propagao: Por estaquia de galhos. Nome popular: Begnia-sempre-florida, begnia, azedinha. Famlia: Begoniaceae. Origem: Amrica do sul, Brasil. Porte: 30 cm de altura. Flores: Quase o ano todo. Caractersticas: Herbcea perene utilizada em canteiros ou bordaduras (emoldurando caminhos, formando desenhos etc), pleno sol ou meia-sombra. Com a idade perde a beleza e necessita renovao do canteiro. As flores so brancas, rosas ou vermelhas, sempre muito delicadas. A terra deve ser mantida sempre mida e bem adubada. bem resistente ao clima do Sul do Brasil. Existem Begnias hbridas para vasos e interiores sombreados, estas possuem flores dobradas bem vist osas. Propagao: Por sementes. Nome popular: Begnia-asa-de-anjo. Famlia: Begoniaceae.

Origem: Amrica do sul, Brasil. Porte: At 1,50m de altura. Flores: Quase o ano todo. Caractersticas: Semi-herbcea perene, rizomatosa e entouceirada. A florao muito vistosa e as flores so pendentes e em tons rseos muito intensos. Prefere meia-sombra ou pleno-sol e cultivada em vasos, como espcie isolada ou em grupos, dependendo do espao disponvel. A terra deve ser rica em matria orgnica e mantida mida, alm de bem drenada, pois no tolera encharcamento. Propagao: Por diviso da planta. Nome popular: Slvia, Sangue de Ado. Famlia: Lamiaceae Origem: Brasil. Porte: 0,80 a 1,20m de altura. Flores: Quase o ano todo. Caractersticas: Herbcea perene, tratada como anual porque cresce muito e perde o bom aspecto no canteiro. Florescimento intenso sempre pleno sol. Existem espcies com flores vermelhas, brancas ou roxas. A planta muito utilizada quando ainda jovem em canteiros com pouca altura,apesar de perene, quando cresce seu canteiro costuma ser substitudo. planta muito utilizada em jardins no Sul do Brasil. No requer muitos cuidados. Propagao: Multiplica-se facilmente por sementes retiradas de suas flores quando adulta, em qualquer poca do ano. Nome popular: Aspargo pendente. Famlia: Liliaceae. Origem: frica do Sul. Porte: 40 a 60 cm de altura. Caractersticas: Herbcea perene e rizomatosa, de folhagem muito fina e pendente, adequada para cultivo em vasos ou jardineiras suspensas, a meia-sombra ou sombra. As flores so brancas e bem midas e os frutos so pequenos e redondos, na cor vermelha e com aspecto muito ornamental. Solo mido e rico em matria orgnica. Propagao: Por diviso de touceiras. Nome popular: antrio. Famlia: Araceae. Origem: Colmbia. Porte: 0,30 a 1,00m de altura. Flores: Primavera-vero. Caractersticas: Semi-herbcea perene, de meia-sombra ou sombra e de folhagem muito ornamental. As flores so brancas, creme ou esverdeadas formadas no centro de brcteas coloridas, normalmente rseas, vermelhas, brancas ou vinho. normalmente cultivada em vasos, em interiores prximos a iluminao natural ou em canteiros, formando conjuntos em locais sombreados. Prefere clima quente e mido e o solo deve ser rico em matria orgnica. As flores so de corte e muito durveis em arranjos decorativos. Quando a planta ganha muita altura, deve ser recortada em pedaos de caule para propagao de novas mudas e para a reduo do volume da planta original. Jamais deve ser utilizada em pleno-sol. Propagao: Multiplica-se por sementes, por mudas que surgem junto ao caule e por diviso do prprio caule. Nome popular: Boca-de-leo Famlia: Scrophulariaceae Origem: Europa - Mediterrneo Porte: 30 a 70 cm de altura (dependendo da variedade) Flores: inverno-primavera Caractersticas: Herbcea bi-anual tratada como anual, de pleno-sol com flores em diversas cores e que

apresenta uma variedade de pequeno porte, com altura de at 30 cm, ideal para bordadura ou em conjunto no canteiro ou jardineira. Prefere clima ameno a frio. Propagao: Multiplica-se por sementes semeadas no outono. Nome popular: Ave-do-paraso, flor-da-rainha, estrelitzia Famlia: Musaceae Origem: frica do Sul Porte: 1,20 a 1,50 m de altura. Flores: Praticamente o ano todo. Caractersticas: Herbcea rizomatosa, que forma touceira, caracterstica de clima ameno, mas que se adapta bem ao clima tropical. Apresenta florao muito ornamental, com maior intensidade no perodo do vero. Suas flores so utilizadas como flor de corte, para arranjos florais. Deve ser cultivada em pleno sol, de modo isolado, em vasos ou em canteiros formando renques ou conjuntos. O solo deve ser rico em nutrientes e mantido mido. Propagao: Multiplica-se por sementes e por diviso de touceira. Nome popular: abacaxi-roxo, Moiss-no-bero. Famlia: Commelinaceae. Origem: Originaria do Mxico. Porte: De 20 a 30 cm de altura. Flores: Pequenas brancas envolvidas por brcteas em forma de bero. Caractersticas: Herbcea de aspecto suculento tem como principal caracterstica a formao de touceiras com folhas roxas na parte inferior e verde-escura na parte superior. cultivada em pleno sol ou a meiasombra e h uma variedade de folhas estriadas de amarelo. Propagao: Pode ocorrer pela diviso da planta e raramente atravs de sementes. As flores possuem uma forma de bero justificando um de seus nomes populares. Folhagem muito utilizada como planta ornamental em canteiros ou em macios formando desenhos. Nome popular: Tornia, amor-perfeito-de-vero. Famlia: Scrophulariaceae. Origem: sia e Vietn. Porte: Ascendente ou ereta de ate 30 cm. Flores:Praticamente o ano todo. Caractersticas: Herbcea de folhas pequenas, serrilhadas e alongadas. Variedades de flores em brancas e rseas com florescimento prolongado, possue ramagem densa e tpica de regies frias, mas suporta o clima dos subtrpicos. Propagao: Multiplica-se por sementes. indica a germinao no outono para que floresa na primaveravero. Muito cultivada em vasos, jardineiras, bordaduras ou em canteiros. Por ser uma planta com florao longa muito indicada para o uso em projetos paisagsticos. Nome popular: Alpinia, gengibre concha. Famlia: Zingiberceas. Origem: sia, China e Japo. Porte: Entouceiras de ate 3 metros de altura. Flores: Vero e outono. Caractersticas: Herbcea vigorosa com folhas espassas de estrias brancas -amareladas. Flores grandes e brancas de corola rosada formadas em uma espiga recurvada. Deve ser regada periodicamente e cultivada em solo rico em matria orgnica, em sol pleno ou a maia sombra. Propagao: Multiplica-se por diviso de touceiras em qualquer poca do ano. Pode ser cultivada isolada ou renques, muito utilizada em canteiros em regies de climas mais quentes, no tolera geadas.

Potrebbero piacerti anche