Sei sulla pagina 1di 3

1. O QUE PMI?

? uma associao mundial sem fins lucrativos em gerenciamento de projetos, tem como objetivo promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizaes da rea. 2. O QUE PMBOK? um guia onde se descreve a somatria de conhecimento e as melhores prticas dentro da rea de gerencia de projetos. 3. OS GRUPOS DE PROCESSOS Iniciao a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade identificada, nessa fase a misso e objetivo do projeto so definidas. Planejamento a melhor fase responsvel por identificar e selecionar as melhores estratgias do projeto, detalhando tudo aquilo que ser realizado. Nessa fase os planos de comunicao, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos tambm so desenvolvidos. Execuo a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente, qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase Monitoramento e controle a fase que acontece paralelo ao planejamento e execuo do projeto. Tem o objetivo de acompanhar e controlar aquilo que est sendo realizado pelo projeto Encerramento a fase quando a execuo dos trabalhos avaliada atravs de uma auditoria (interna/externa). As falhas so discutidas e analisadas para que os erros no ocorram em novos projetos. 4. DEFINIO DE GERENCIAMENTO POR PROJETOS a aplicao de conhecimentos, habilidades, ferramentas e tcnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Ele pode ser melhor explicado atravs dos processos que o compem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - Iniciao, Planejamento, Execuo, Controle e Encerramento,e em nove reas de Conhecimento - Gerenciamento da Integrao do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projetos, Gerenciamento da Comunicao do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento dos Fornecimentos de Bens e Servios do Projeto. Gerencia da integrao: Garantir que todos os elementos dentro do projeto estejam devidamente coordenados e Integrados. Gerenciamento de risco: o processo sistemtico de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto. Maximiza os eventos positivos e minimiza os eventos negativos. Gerencia do escopo: Garantir que o projeto realize todo e somente o trabalho necessrio para o seu sucesso Gerencia do tempo: Garantir que o projeto termine no prazo desejado. Projetos fora do prazo geram insatisfao, aumentam os custos e a tenso da equipe. Gerencia dos custos: Garantir que o projeto seja executado dentro do oramento aprovado para o projeto. O projeto executado sob um oramento aprovado e limitado. Gerencia das aquisies:

Gerncia da aquisio de produtos e servios de fora da organizao para a Realizao do escopo do projeto. Gerencia de Recursos Humanos: Tem como objetivo fazer o melhor uso dos indivduos envolvidos no projeto. (Stakeholders) Indivduos e organizaes envolvidos no projeto, ou que sero afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final. Gerenciamento da Qualidade do Projeto Garantir que o projeto ser concludo dentro da qualidade desejada. Gerenciamento das Comunicaes Garantir que todas as informaes desejadas cheguem s pessoas corretas n tempo certo e de uma maneira economicamente vivel. A maioria dos problemas, so caracterizados por falhas de comunicao. Plano de gerenciamento de comunicao, composto por algumas questes: O que? Por que? Quando? Onde? Quem? Como? Quanto custa? O APQP O APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento e tambm como um padro para compartilhar resultados entre fornecedores e companhias. So especificadas trs fases: Desenvolvimento, Industrializao e Lanamento do Produto. Alm destas, existem 23 tpicos principais a serem monitorados, os quais devem ser completados antes do incio da produo. Aspectos como testes, processo de produo e especificaes de design, padres de inspeo de qualidade, capacidade de processos, produo, embalagem, testes de produo e planejamento de treinamento para operadores, entre outros. 1) Tm como foco: Planejamento da qualidade; Determinar se os consumidores esto satisfeitos, avaliando a melhoria contnua.

2) Consiste de cinco fases:

Planejamento e Programa de Definio; Projeto de Produto e Verificao de Desenvolvimento; Projeto de Processo e Verificao de Desenvolvimento; Validao de Processo e Produto; Lanamento, Feedback, Aes Corretivas e de Avaliao.

3) Consiste em cinco atividades principais;

Planejamento; Projeto de Produto e Desenvolvimento; Projeto de Processo e Desenvolvimento; Validao de Processo e Produto; Produo.

4) Contm sete elementos principais:

Compreenso da necessidade do consumidor; Feedback corretivo e aes corretivos; Projetar dentro das capacidades do processo. Anlise e tratamento de falhas; Verificao e Validao; Reviso de Projeto;

Controles especiais/caractersticas crticas.

Potrebbero piacerti anche