Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RAFAEL GBUR CARDOSO RAFAEL SAVARIS DE SOUZA RAFAELA DALCOMUNI STIPP RAISA DORED

HISTRIA DA ENGENHARIA

CURITIBA 2011

Resumo

No mundo atual, a expanso dos conhecimentos da engenharia fica evidente. Cada vez mais a sociedade se depara com novos projetos, inovadores, que h alguns anos no seriam possveis. Mas como chegaram nesse estgio em que a construo de um prdio com incontveis andares ou a construo de uma hidreltrica em que um vertedouro est projetado para ter uma vazo de 110 000 m/s se tornam reais? No trabalho a seguir, ser mostrado que a evoluo da engenharia ao longo dos sculos, fez com que esses projetos e tantos outros virassem realidade. A histria da engenharia pode ser dividida em dois momentos crucias. A engenharia antiga que, pode ser caracterizada pelos grandes esforos do homem para criar e aperfeioar dispositivos para aproveitar os recursos naturais- domnio do fogo e a fundio dos metais so exemplos claros a ser citados. E um segundo momento A engenharia moderna, que a aplicao generalizada de conhecimentos cientficos para a soluo de problemas da sociedade. Todas essas questes sero levantadas ao longo desse breve estudo sobre a Histria da Engenharia.

A histria da engenharia comea no perodo Paleoltico, ou seja, a histria da engenharia se confunde com a histria do homem, nesse perodo, onde o homem usa de significativos esforos para criar e aperfeioar equipamentos para o uso dos recursos naturais. A descoberta do fogo segundo historiadores foi um dos maiores avanos da humanidade, pois assim podia cozinhar a carne, espantar os animais selvagens e se aquecer nos tempos de frio. A partir da, ainda no perodo Paleoltico, surgem as primeiras ferramentas, feitas de madeira, ossos, ou pedra lascada. Estima-se que as mais antigas ferramentas foram fabricas h cerca de 1.750.000 anos pelos moradores da Tanznia.

Figura 1: Descoberta do fogo

No perodo Neoltico, o homem entra na fase do sedentarismo com o inicio da agricultura, domesticao dos animais, modelagem da cermica produo de ferramentas polidas. Alm das obras da engenharia mais significativas que temos conhecimento da poca, as pirmides de Giz: Miquerinos, Qufren e Quops. A maior delas, com 146,6 m de altura (49 andares), chamada Grande Pirmide e manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem at a construo da Torre Eiffel, em 1900, 4.400 anos depois da construo da pirmide. As teorias inventadas nos ltimos sculos para explicar a construo das pirmides sofrem todas de um problema comum: O desconhecimento da cincia egpcia do Antigo Imprio. Conhecimento este que foi recuperado apenas no final do sculo XX. A teoria que melhor explica as construes das pirmides sem encontrar contradies logsticas e sem invocar elementos extraterrenos a qumica, mais exatamente um ramo dela, a geopolimerizao. Deixando evidente a engenhosidade acima da mdia para a poca. Obras que se tornaram possveis com o avano da matemtica e da geometria. Alm das grandes pirmides os egpcios tambm dominavam a hidrulica, com o controle parcial do rio Nilo, e obtinham conhecimentos da engenharia naval, com a construo de embarcaes para carga ou para fins militares.

Figura 2: Pirmides de Giz

Figura 3: Pirmides de Giz

Aps as idades da pedra lascada e da pedra polida, o homem comea a utilizar os primeiros metais, cobre e estanho, utilizados principalmente na fabricao de instrumentos de caa e defesa. Este perodo fica conhecido como Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro). Uma das construes de suma importncia dessa poca foi a descoberta da roda. O ser humano comeava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a tcnica da fundio. Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou e se diversificou, atingindo o ferro, um dos metais que necessita de tcnicas mais aprimoradas para ser aproveitado, pois requer uma temperatura muito elevada para a sua fuso. O ferro era usado principalmente para a fabricao de armas. Nesse perodo, o crescimento da populao se acentuou em algumas regies do planeta. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem s mais significativas civilizaes da histria da humanidade. A Idade dos Metais ocorreu na pr-histria no perodo neoltico, onde se iniciou a fabricao de armas e o surgimento da escrita. Ocorrendo assim a mudana do tradicional sistema de ensinamento oral para o sistema escrito. Surgindo tambm a prensa e o livre acesso a informao com livros e folhetos. Ainda nessa poca, um marco foi o sistema subterrneo de fornecimento de gua em Jerusalm. Ao longo dos sculos, novas descobertas foram feitas e os conhecimentos foram se avolumando, sempre com base emprica. Praticamente por toda a fase inicial da evoluo da humanidade, as descobertas tcnicas eram tidas como presentes dos deuses ou privilgio de alguns, sendo apenas transmitidas aos escolhidos por eles. Na engenharia do passado, o especialista na soluo de problemas (o engenheiro) no se preocupava com fundamentos tericos, ocupava-se somente em construir dispositivos, estruturas, processos, com base em experincias passadas. Diferente da engenharia moderna.

Potrebbero piacerti anche