Sei sulla pagina 1di 14

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S CURSO PEDAGOGIA

ANA PAULA FELIX DE SOUZA

Relatrio de Estgio Supervisionado Docente nas Sries Iniciais

Rio de Janeiro 2011

ANA PAULA FELIX DE SOUZA

Relatrio de Estgio Supervisionado Docente nas Sries Iniciais

Relatrio entregue universidade Estcio de S como pr-requisito para concluso de curso e obteno de nota na disciplina Estgio Supervisionado nas Sries Iniciais. Prof orientadora Solange Alves Monteiro Vieira

RIO DE JANEIRO 2011

a experincia ensina e investigaes confirmam que todos ns recordamos melhor aquilo que fazemos ativamente. (SALOMON, 1999, p. 127)

1. INTRODUO No curso de Pedagogia aprendemos teorias e meios de se formar indivduos,tendo em vista prepar-los para a vida social. Sendo assim, A cincia que investiga a teoria e a prtica da educao nos seus vnculos social e global a Pedagogia. O Estgio nas Sries iniciais um dos instrumentos utilizados unindo a teoria com a prtica, atravs das experincias, onde temos a oportunidade de vivenciar e trocar saberes dentro da sala de aula com os alunos e com o professor, e tambm de reconhecer a coerncia entre os objetivos educacionais da instituio e a prtica pedaggica do cotidiano, alm de refletir sobre a prtica docente real e ideal e seus determinantes, como nela atuar pedagogicamente numa perspectiva da transformao. O objetivo dessa prtica a participao, observao e o registro do desenvolvimento dos contedos em sala de aula, analisando a relao dos alunos entre si e a relao dos alunos e professores, como acontece nesse processo. Atravs deste relatrio pude analisar de forma coerente atravs de observaes e intervir o relacionamento entre professor, aluno e suas aprendizagens. Num local ideal, escola e famlia andam juntos, para que o ensinamento transmitido seja de forma adequada, prazerosa e integrada. Enquanto estagiria, acredito que tudo que aprendemos serve como base para apresentar em nossos trabalhos aquilo que acreditamos. A escola, mediante sua metodologia de ensino, deve dar suporte construo do conhecimento, e a ns, pedagogos cabe, envolver nossos alunos de forma ldica, fazendo-os refletir sobre o contedo trabalhado.

2. A INSTITUIO DE ENSINO O centro Educacional Evanglico Vieira Aguiar (CEEVA) uma instituio privada inscrita no CNPJ sob o n 04.047.381/0001-15 um estabelecimento de ensino que atende do Maternal ao 9 ano, localizada na Rua Av. Isabel Domingues, 420 Gardnia Azul Jacarepagu, Rio de Janeiro, RJ, tendo como proprietria e representante legal Elizabeth Vieira Aguiar. A escola foi criada em fevereiro de 1999. A principio era um galpo, e a partir da vontade da dona em ter uma escola preparada para sua filha que estava pra nascer, resolveu transform-lo em uma unidade escolar. Nesta poca, a escola funcionava em outro local, atendendo como creche e Educao Infantil. Com o alto crescimento por procura de vagas no passar dos anos e o aumento da clientela, tornando o espao pequeno e limitado. Visando ampliar o espao, ento foi construdo um prdio nesse galpo, oferecendo assim um espao bem mais amplo para seus alunos, com essa mudana ela passou a atender como unidade I e II, sendo a unidades I no local anterior e a unidade II neste local. O nome CEEVA (Centro Educacional Evanglico Vieira Aguiar) foi escolhido para que a escola seja um espao educacional, onde se fundamenta em uma proposta de parceria e construo de conhecimento, ocorrendo trocas constantes entre professor e aluno.

A escola atende nos seguintes horrio: Escola: Ensino Fundamental I ( 1 ao 5 ) Manh: 07:30h s 12:00h Tarde: 13H s 17:30h Ensino Fundamental II ( 6 ao 0 ano ) Manh: 7h s 12:20h Tarde: 13h s 18:20h Educao Infantil Manh: 8h s 12h Tarde: 13h s 17h

A escola possui trs andares com dez salas bem amplas, tem tambm, cantina, refeitrio, salo de jogos, sala de leitura, sala de professores, laboratrio de informtica, secretaria e parquinho. A escola possui as moblias, pisos e brinquedos rigorosamente adequados para cada turma.

3. FORMAO DOS PROFESSORES Conforme exigido pela LDB, os professores possuem curso superior completo.

A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade normal. (LDB 1994, art. 62)

Os professores extras de Ingls, Informtica e Educao Fsica possuem formao especfica para o seu campo de atuao. As coordenadoras da Educao Infantil, Fundamental I e Fundamental II, tem formao em pedagogias.

4. PROJETO POLTICO PEDAGGICO A estagiria no teve acesso ao PPP da Instituio Escolar, e o texto a seguir foi tirado do site da mesma, WWW.centro educacionalevangelicovieiraaguiar.com. Proposta Pedaggica: O Centro Educacional Evanglico Vieira Aguiar, inspirado nos ideais de liberdade e solidariedade humana, tem como finalidade proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento integral de suas identidades, tornando-os capazes de crescerem como cidados crticos, autnomos e felizes, reconhecendo suas limitaes e desenvolvendo suas potencialidades. Desejamos que nossas crianas descubram que o conhecimento est em toda parte, e que por isso, ensinamos ao outro e aprendemos a todo instante com o mesmo. Estimulamos para que eles levem consigo o que vivenciam aqui, que busquem o desconhecido, experimentando um novo olhar para o que j conhece, despertando a curiosidade e aumentando as possibilidades de novas aprendizagens. Entendemos que o processo ensino aprendizagens uma via de mo dupla, em que o educando e o educador adquirem conhecimento atravs de parceria e cumplicidade.

5. O ESTAGIRIO: ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS 5.1. O PLANEJAMENTO DA ESCOLA A Direo junto com a coordenao e professores, debatem o que deve entrar na grade curricular de cada srie, segundo os pressupostos da proposta poltica-pedaggica da escola, com o cuidado de manter um planejamento coeso, entre os segmentos, Educao Infantil e Ensino Fundamental respeitando a idade e as necessidades de cada grupo no que diz respeito aos contedos programados. Os professores de cada srie se renem e debatem os temas a serem abordados na prpria semana, sempre seguindo os contedos pr-determinados para o bimestre.

5.2.

A ESCOLA COMO GRUPO SOCIAL A instituio tem uma boa relao com os responsveis de seus alunos, dando um atendimento individual com a Coordenao quando necessrio. O CEEVA tem como, objetivo primordial, desde sua formao, a construo de alunos-cidados. Buscando uma educao voltada para a cidadania e o desenvolvimento de cada criana, como um ser humano completo que formula hiptese e questiona, que exige respostas rpidas em uma linguagem ao seu alcance e, dessa forma, procura desenvolver suas potencialidades totais. Sua filosofia marcada por idia scio-interacionista, que entendem o valor das interaes para a construo de novos conhecimentos como um processo dinmico e ativo. As teorias da Aprendizagem desses dois pensadores, determinaro a filosofia educacional da escola, tendo em vista sua auto-realizao, inspirando-se nos princpios de liberdade e solidariedade. O Centro Educacional Evanglico Vieira Aguiar procura contribuir para que as crianas trilhem caminhos para uma moralidade saudvel e valores ticos que fundamental toda a existncia humana, ou seja, uma moralidade que faa parte de sua retrica, mas principalmente que esteja presente em suas atitudes, caminhando para a concretizao do bem. Concebem e educao

como espao de alfabetizao inter-pessoal, portanto, fecundo para lanar as bases da cidadania. Assim, permitir criana responsabilizar-se pela construo de formas de convivncia com seus colegas conceb-las como sujeito que pensa, que se afeta pelo outro e que capaz de discutir decises, desenvolvendo o sentido tico de escolher o melhor para todos quando decide o que melhor para si. Todas as professoras se relacionam bem, e constantemente acontecem reunies onde so discutidos os assuntos mais importantes de cada turma junto coordenao. Todos so muito prestativos, e existe muita interao entre os professores de todas as classes e os funcionrios dos outros setores. A turma onde se realizou o estgio de Docncia nas Sries Iniciais, foi na turma do 4 ano. O profissional regente da turma a professora Roseclea, formada em Pedagogia, com mais de cinco anos na instituio, possui uma tima relao professor-aluno, a professora bastante atenciosa, alegre e simptica, muito dinmica, buscando sempre a participao de todos nas atividades propostas alm de incentivar o entrosamento de toda a turma. Pode ser observado, que seu relacionamento com a turma, bastante agradvel, demonstrando aos seus alunos segurana no desenvolvimento do seu trabalho, oferecendo a eles, diversas situaes do dia a dia, oportunidades de participao ativa de toda turma. A professora cria em sala de aula, um clima muito bom de respeito e confiana na capacidade de cada um, e compreendendo a produo de cada aluno.

5.3.

AS PRTICAS DOCENTES

A professora utiliza aulas expositivas, onde as informaes e tarefas so apresentadas ou demonstradas por ela, e nas atividades os alunos so receptivos. Essa prtica pode dar certo, desde que o professor consiga motivar a concentrao e reflexo do educando, e a associe a outros procedimentos, como o trabalho em grupo, independente e ao dilogo. A matria explicada atravs da exposio verbal, onde a professora utiliza sua voz para estimular sentimentos e a curiosidade em algumas circunstncias no h relao direta do aluno com o material de

estudo. A palavra do professor, em muitos casos, serve tambm como fora estimuladora para despertar nos alunos uma disposio motivadora para o assunto em questo (LIBNEO, 1994, p.161) A professora faz demonstrao dos contedos, atravs da realizao de passeios, da explicao coletiva de um fenmeno por meio de um experimento simples. Atravs dessa metodologia os alunos podem assimilar e vincular o conhecimento as experincias vivenciadas. Mas, o professor deve ter cuidado para no cometer prticas incorretas, conduzindo seus alunos a apenas memorizar fatos, regras e definies sem ter garantido a compreenso do assunto.

A experincia foi muito interessante e importante. A junta pedaggica e as professoras sempre buscam estar atualizadas, para que o aluno seja o privilegiado. Elas se mostram unidas e empenhadas em construir sempre auxiliando o professor, um ponto positivo para alcanar os objetivos proposto. Elas sempre incentivam os alunos a serem solidrios uns com os outros, visam o trabalho em grupo e a relao de afeto, onde se defende respeito mtuo tanto na relao aluno-aluno, como aluno-professor e aluno-funcionrio. H um interesse no s em transmitir o contedo,mas de verificar a cada dia como cada aluno est construindo o seu conhecimento, na formao desses alunos tambm como sujeitos crticos, solidrios. Esto sempre abertos a ouvir e numa determinada parte da entrevista me deteve a seguinte frase pedaggica; Crticas so bem vindas, pois delas que muitas vezes descobrimos nossos erros e podemos crescer e melhorar cada vez mais. Essa frase fica como recomendao no s para escolas, mas para o ser humano em geral que no decorrer da vida profissional ou at mesmo pessoal que v a crtica como algo destrutivo. Mas atravs de uma crtica podem-se descobrir as falhas e buscar as solues cabveis. A realizao do estgio foi muito vlida para ter contato com a prtica, pois pude compreender melhor o que acontece realmente dentro da sala de aula de uma turma de Ensino Fundamental de 4 ano, observar a atuao do educador, a resposta dos alunos e como trabalham o planejamento. A professora Roseclea tem muitos anos de experincias e demonstra firmeza em tudo o que diz e faz. Os alunos so muito carinhosos e se demonstram respeitosos a postura da professora e a minha presena em sala de aula. Mesmo o estgio tendo sido por um espao curto, tive a preocupao de ser til e a necessidade de aqueles momentos fossem proveitos para ambas as partes. Estava na sala de aula no s para observar, ajudar o aluno, criticar ou elogiar e depois escrever um relatrio, posso dizer que aprendi muito, ampliei meus conhecimentos.

6. REFERNCIAS

ALVES, Rubem. WWW.projetospedagogicosdinamicos.kit.net CURY, augusto. Pais brilhantes e Professores fascinantes. Rio de Janeiro, Sextante, 2003

WWW.centroeducacionalvieiraaguiar.com LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. 1996

Potrebbero piacerti anche