Sei sulla pagina 1di 14

0

CONSIDERAES SOBRE RESDUOS SLIDOS DE SERVIO DE SADE NA INTERNAO DOMICILIAR. CONSIDERATIONS ABOUT HEALTH SOLID WASTE IN THE HOME-CARE. Antonio de O. Siqueira: Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnolgicas - IPT; Especializao em Percia e Auditoria Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnolgicas IPT; Tecnlogo em Gerenciamento Ambiental Industrial pela Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz. ngelo Jos Consoni: Doutorado em Geocincias e Meio Ambiente pelo IGCE/UNESP; Gelogo pelo Instituto de Geocincias da Universidade de So Paulo.

RESUMO O atendimento domiciliar sade vem crescendo significativamente nos ltimos anos. Em detrimento do manejo adequado de resduos se tratar de boa prtica, as empresas e profissionais que prestam este tipo de assistncia deixam de gerenci-lo da forma correta, seja por questes financeiras ou conhecimento. Estimativas indicam que a cidade de So Paulo pode ter 7,5 toneladas/dia de resduos potencialmente contaminados sendo encaminhados em conjunto com o resduo domstico. Em funo disso, no presente trabalho, discute-se a elaborao de uma ferramenta de gesto adaptada s condies de uma residncia. Como principais resultados destaca-se primeiramente a caracterizao dos resduos slidos de servios de sade gerados durante a assistncia domiciliar. O segundo resultado significativo foi a elaborao do Manual de Procedimentos para o Manejo de Resduos na Assistncia Domiciliar, baseado no Plano de Gerenciamento de Resduos de Servio de Sade PGRSS preconizado pela Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA, mas adaptado ao ambiente domiciliar. Palavras-chaves: Resduos slidos, Assistncia domiciliar, Plano de gerenciamento de resduos de servios de sade, Resduos de servios de sade, PGRSS. ABSTRACT The health home-care is growing fast in the last years, in Brazil. Despite adequate management of solid wastes is a mandatory practice, some organizations and professionals in the health-care sector are not doing the correct management of this waste, due to financial reasons or lack of information. Estimative indicates that in the Sao Paulo City about 7,5 tons/day of potentially contaminated health solid wastes generated in home-care services are disposed together with municipal wastes. By this reason, in this paper is presented a discussion about the elaboration of an instrument for waste management under residence conditions. As main results it is highlighted in the first place the characterization of health-care solid waste generated during health-care at home. The second significant result is the presentation of the Manual of Procedures to the Management of Health Solid Waste at Home-Care, according to recommendations of the Health Solid Waste Management Plan prescribed by ANVISA, the Brazilian National Agency for Sanitary Vigilance. Key words: Solid Waste, Home-Care, Health Solid Waste Management Plan, Health Solid Waste, PGRSS.

INTRODUO No s no Brasil, mas tambm nos demais pases em desenvolvimento, o servio de

assistncia domiciliar vem crescendo de forma significativa nos ltimos anos e o desenvolvimento desta assistncia teraputica, baseia-se na concepo de ao conjunta dos familiares com os profissionais da sade. Admite a possibilidade de os pacientes serem mantidos em seu prprio domiclio, utilizando equipe clnica multidisciplinar e alguns recursos hospitalares que assegurem a assistncia mdica, dividindo assim, com a famlia, os cuidados com o paciente, proporcionando apoio psicoafetivo e melhor qualidade de vida, dentro de suas limitaes, de acordo com Fernandes, Fernandes e Ribeiro Filho (2000). A assistncia domiciliar permite uma reduo de custos, em torno, de 52% em relao assistncia hospitalar, segundo Tavolari (2000); como indica Pereira (2001), a produo de um maior nmero de leitos, a reduo dos riscos de infeco hospitalar, a humanizao do atendimento e uma sensvel reduo nos custos, so justificativas para a adoo crescente da assistncia domiciliar; Vaz (2005) complementa as justificativas dizendo que a assistncia domiciliar oferece, ainda, maior dignidade para os pacientes terminais e seus familiares. Mais adiante, em avaliao aos efeitos dessa forma de atendimento feita por Nakagawa (2003), no que se refere utilizao do sistema de sade e seus custos, foram possveis algumas concluses importantes: reduo de 89% no nmero de atendimentos ambulatoriais; reduo de 46% nos exames diagnsticos; reduo de 89% na quantidade de internaes; reduo de 76% no custo de atendimento. Segundo Brasil (1998), o Servio nico de Sade - SUS estabeleceu critrios para a realizao da assistncia domiciliar, dentre os quais so consideradas condies prioritrias: pacientes com idade superior a 65 anos com pelo menos trs internaes pela mesma causa ou procedimento em um ano; pacientes portadores de condies crnicas tais como: insuficincia cardaca, doena pulmonar obstrutiva crnica, doena vascular cerebral e diabetes; pacientes acometidos por trauma com fratura ou afeco steo-articular em recuperao e pacientes portadores de neoplasias malignas. A assistncia domiciliar indicada tambm s crianas e idosos que se ressentem mais do afastamento familiar e de pacientes com problemas de sade mental, conforme Vaz (2005). Cerca de 20,6% dos pacientes em assistncia domiciliar tm infeces, ocorrendo 1/4 durante o perodo de cuidado domiciliar e 3/4 existindo previamente, de acordo com Fernandes, Fernandes e Ribeiro Filho (2000). imprescindvel que a equipe de sade oriente procedimentos sobre a manipulao do leito, tais como limpeza, troca de roupa, respeito s normas de biossegurana e precaues

padro, observando e orientando quanto aos cuidados no manejo dos resduos; orientando quanto aos cuidados com a gua, caso no haja saneamento bsico e quanto ao descarte de excrees, secrees e demais dejetos Fernandes, Fernandes e Ribeiro Filho (2000). Observa-se a necessidade de um melhor entendimento das questes que envolvem os resduos e a assistncia domiciliar, para que possa haver alguma contribuio efetiva, preveno e mitigao dos possveis impactos sade das pessoas e dos profissionais envolvidos, alm dos ambientais.

OBJETIVOS A finalidade do estudo, foi contribuir para o conhecimento na rea de gerenciamento

de RSSS, no que se refere aos resduos gerados na assistncia domiciliar, buscando contextualizar com as questes de sade, segurana ocupacional e ambiental. Alm disso, teve como objetivo geral conhecer a realidade da gerao dos resduos slidos de servios de sade RSSS na assistncia domiciliar e por meio desse conhecimento elaborar um Manual de Procedimentos para o Manejo de Resduos na Assistncia Domiciliar, destacando a ateno que os RSSS devem receber, para um manejo seguro.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A presente pesquisa pode ser classificada como um estudo exploratrio quanto aos

seus objetivos, uma vez que se prope a disponibilizar um mtodo para a gesto de RSSS de pacientes em assistncia domiciliar. Quanto aos meios, a pesquisa pode ser classificada como bibliogrfica e documental, no que se refere caracterizao dos RSSS oriundos da internao domiciliar na Regio Metropolitana de So Paulo RMSP, que embasa a elaborao dos demais produtos gerados, conforme Cervo e Bervian (2002) e Gil (2002). Os procedimentos metodolgicos utilizados foram baseados, principalmente, em: levantamento bibliogrfico abrangendo os ltimos dez anos; levantamento, tabulao, tratamento e anlise de dados primrios disponveis acerca dos resduos slidos e em particular dos RSSS do sistema de assistncia domiciliar da RMSP, obtidos das coletas realizadas pelo sistema de assistncia domiciliar de uma empresa com atuao na RMSP, cujos pacientes, em sua maioria, so idosos e portadores de doenas crnico-degenerativas; discusso, por meio de reviso bibliogrfica, das questes que envolvem os RSSS; levantamento, identificao e anlise da legislao sobre resduos slidos, RSSS e o PGRSS.

GERENCIAMENTO DOS RESDUOS NO DOMICLIO Apesar das indicaes dos cuidados que devem ser tomados com os resduos slidos

no seu manejo no ambiente domiciliar, as empresas e profissionais que prestam esse tipo de assistncia, deixam de gerenci-los da forma correta, por questes financeiras ou mesmo pela falta de conhecimento sobre o assunto, segundo Fernandes, Fernandes e Ribeiro Filho (2000). Um exemplo a citar o que ocorre no Japo, pois os resduos resultantes da assistncia domiciliar, so descartados como resduos comuns, mesmo sendo exigido por lei, que os resduos produzidos nos hospitais, clnicas e demais unidades de sade devam ser tratados e coletados de forma diferenciada, de acordo com Matsuda (2000). Em 1990, a Agncia de Proteo Ambiental dos Estados Unidos, em seu relatrio Gerenciamento de Resduos Mdicos, j demonstrava preocupao com o manejo desses resduos, segundo Environmental Protection Agency - EPA (1990). Essa preocupao somente produziu algum efeito prtico, oito anos depois da publicao desse relatrio, quando foi divulgado o documento com o ttulo: Disposal Tips for Home Health Care, cuja traduo livre : Guia para disposio de resduos da assistncia domiciliar, tendo como maior preocupao os perfurocortantes, de acordo com Environmental Protection Agency (1998). No Brasil, as medidas de gerenciamento dos resduos slidos resultantes da atividade de assistncia domiciliar, quando adotadas, so parcas, ou seja, grande parte das empresas enfoca apenas os resduos com caractersticas perfuro-cortantes. Outra parte das assistncias domiciliares no toma qualquer cuidado com os resduos em geral. Uma pequena frao, coleta a totalidade dos RSSS, mas no momento do transporte, o faz sem as garantias mnimas de segurana, utilizando-se de veculos particulares dos profissionais que esto em servio na residncia, ou ainda pior, transportando os resduos no mesmo veculo que supre as residncias com medicamentos e materiais descartveis.

A GERAO DOS RSSS NO DOMICLIO Levantamento mostra que, na cidade de So Paulo, 7,5 toneladas/dia de resduos dessa

atividade so destinados juntamente com o lixo domstico, conforme Siqueira (2003). Esta concluso foi possvel por meio do cruzamento das informaes das empresas ativas que prestam o servio de assistncia domiciliar e o nmero estimado de seus pacientes,

que multiplicado pela mdia de produo de resduos apurada, produziram, poca, 7.647,50 kg/dia (4025 pacientes x 1,90 kg/dia por paciente). Segundo So Paulo (2005), a Cidade de So Paulo gera cerca de 80,51 toneladas por dia de RSSS dos Grupos A, B e E, o que indica que os resduos produzidos durante a assistncia domiciliar equivalem, de forma relevante, 9,30% da gerao total desse resduo. Nessa produo total no esto sendo considerados os resduos da assistncia domiciliar e dos demais pacientes que no dispem de assistncia formal, cujo exemplo mais evidente so os diabticos, com auto-aplicao de insulina. Com relao situao japonesa, uma exceo questo da destinao inadequada o que ocorre com os resduos perfurocortantes, pois 78% dos portadores de diabetes que fazem a auto-aplicao de insulina em suas residncias, encaminham as seringas e agulhas usadas, aos hospitais, clnicas ou farmcias, conforme Matsuda (2000). Os pacientes assistidos no domiclio, so em sua maioria idosos portadores de doenas crnico-degenerativas; caracterstica semelhante do Japo, segundo Matsuda (2000). Conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE (2002) e Hebling (2005), at o ano 2022, poderemos ter no Brasil, uma populao de idosos na faixa de 30 milhes, o que representaria 13% do total; atualmente, esse percentual de aproximadamente 8,6%. Considerando-se as caractersticas dos resduos slidos de servios de sade - RSSS e o potencial de utilizao da modalidade de assistncia domiciliar no Pas, importante avaliar a gravidade de prosseguir misturando resduos potencialmente perigosos com resduos noperigosos, aumentando os riscos inerentes ao processo. Essa situao, como foi possvel observar, tem como protagonista o servio de assistncia domiciliar, pois nesta prtica no se tem adotado o gerenciamento adequado dos resduos, colocando em risco, no apenas os pacientes e familiares, mas o meio ambiente e a sociedade como um todo. Cabe ento, evitar que tal situao continue a ocorrer, produzindo e divulgando informaes que conduzam as empresas de assistncia domiciliar a implementarem o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade - PGRSS, apesar das particularidades do ambiente esses resduos so gerados. Ainda, segundo Ferreira e Anjos (2001), dando seguimento questo do PGRSS, as afirmaes de determinados profissionais a respeito da ausncia de riscos relacionados aos resduos no podem servir de justificativas para que as instituies de sade no estabeleam procedimentos gerenciais a fim de reduzir os riscos associados aos resduos.

Entende-se ainda que estudos futuros acerca deste tema podero solucionar problemas to ou mais graves que os apresentados e que no foram considerados, que so os pacientes de entidades pblicas e os doentes sem assistncia formal, quando ento recebem cuidados de seus familiares e esto longe das estatsticas.

RESULTADOS E DISCUSSO Considera-se como adequada uma nova atitude de todos os envolvidos com o manejo

dos RSSS, quanto obedincia s legislaes que tratam do Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS, principalmente a Resoluo da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA RDC no 306/04 e do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA no 358/05, especialmente aqueles que lidam com os resduos gerados durante o atendimento aos pacientes em assitncia domiciliar. Diante dessas necessidades especiais relativas ao PGRSS para o ambiente domiciliar e observando sugesto de Matsuda (2000), que coloca como indispensvel a criao de um manual com o objetivo de oferecer informaes adequadas, que suscitou como resultado um manual para o manejo de resduos na assistncia domiciliar. Cabe observar ainda, que as preocupaes relacionadas aos resduos gerados no domiclio acabam ocorrendo em decorrncia da relevncia desses resduos.

6.1

A CARACTERIZAO DOS RSSS NA ASSISTNCIA DOMICILIAR Corroborando com a questo da importncia do procedimento de caracterizao dos

resduos, destaca-se que a caracterizao dos resduos o ponto bsico de todo o processo de gerenciamento, influenciando todas as etapas envolvidas (RISSO, 1993). A caracterizao dos RSSS na assistncia domiciliar foi possvel a partir do tratamento dos dados das coletas realizadas nas residncias atendidas pelo sistema de assistncia domiciliar de uma empresa com atuao na Regio Metropolitana de So Paulo RMSP. O perodo da coleta foi de 19.05.1999 at 30.09.2005, um tempo bastante significativo. Segundo informaes prestadas pela empresa, os pacientes, em sua maioria, so idosos e portadores de doenas crnico-degenerativas, que so caractersticas semelhantes s encontradas no Japo, como descreve Matsuda (2000). Quanto aos RSSS, podem ser estabelecidos como principais componentes: as secrees, excrees, materiais utilizados em curativos, exsudato e demais lquidos orgnicos

procedentes dos pacientes, restos de medicamentos, materiais perfurantes ou cortantes e demais materiais contaminados. De posse de relatrios gerenciais, as informaes foram sendo introduzidas em planilhas especficas de controle. Foram utilizados, basicamente, trs relatrios:

Controle do veculo de coleta: extrao de horrio de incio e trmino das atividades; o total de espao percorrido em km e a quantidade de dias de coleta. Comprovantes de pesagem: por onde se pode chegar ao peso (massa), em kg, em cada processo de destinao dos resduos para incinerao. Manifestos e comprovantes de coleta: forneceram a quantidade de coletas realizadas e a diversidade dos pacientes atendidos, para se chegar ao nmero mdio de coleta por paciente.

Assim, foi possvel a comparao dos pesos e volumes entre os perfurocortantes e os demais resduos durante a assistncia domiciliar. Dessa forma, foi constatado que: quanto ao peso (massa), os perfurocortantes representam apenas 0,60% do total de RSSS coletados; quanto ao volume, somente 0,56% de perfurocortantes. Considerando-se que resduos do Grupo C e D (radioativos e comuns) no so coletados nos servios de assistncia domiciliar, por diferena, tem-se o valor referente ao somatrio dos resduos dos Grupos A e B (com riscos biolgico e qumico). Com relao ao peso (massa), ao somatrio dos resduos dos Grupos A e B representam 99,4% do total coletado (100% - 0,60%). Quanto ao volume, 99,44% (100% - 0,56%), o somatrio dos resduos dos Grupos A e B. Portanto, a produo de resduos perfurocortantes absolutamente irrelevante quando comparados aos demais resduos em peso e volume. Apesar do pequeno percentual de perfurocortantes envolvidos, os mesmos devem ser submetidos aos cuidados preconizados pelas legislaes existentes. Considerando-se que boa parte do gerenciamento dos resduos feita apenas para os perfurocortantes e sua produo irrelevante, pode-se concluir que no existe um gerenciamento eficaz, havendo, assim a necessidade da implementao de um Plano de Manejo adequado para este tipo particular de unidade de sade. Deve-se destacar tambm, a necessidade de segregao dos resduos slidos com potencial de riscos biolgicos, qumicos ou radioativos dos resduos domsticos, quanto ao encaminhamento, tratamento e disposio final adequada s suas caractersticas, evitando-se possveis impactos ambientais e sanitrios negativos.

Outro risco evitvel com a correta aplicao do PGRSS, aquele referente ao transporte inadequado dos RSSS, oriundos da assistncia domiciliar, transporte este, feito pelo prprio corpo de enfermagem. Levando-se em considerao a gerao diria, pode-se verificar um nmero bastante expressivo, pois o paciente sob a assistncia domiciliar, gera diariamente cerca de 2,64 kg, que quando comparado quantidade produzida por pacientes internados em hospitais da Cidade de So Paulo, que de 3,77 kg, conforme Bidone e Povinelli (1999), constata-se que h uma diferena menor que 30% de produo. Comparando-se com o padro da Amrica Latina, onde a mdia de gerao de resduos varia entre 1,0 e 4,5 kg/leito/dia (CENTRO PAN-AMERICANO DE ENGENHARIA SANITRIA E CINCIAS DO AMBIENTE, 1997), conclui-se que a gerao dos RSSS na assistncia domiciliar est dentro de padres hospitalares, realando sua relevncia. Mas, se considerada apenas a nossa realidade local, como relatado por Bidone e Povinelli (1999), pode-se justificar uma produo de RSSS menor em cerca de 30% na assistncia domiciliar pelo fato de haver uma individualizao no processo de gesto dos resduos, o que por si s j produziria uma reduo, alm da inexistncia de grandes procedimentos como cirurgias, emergncias, laboratrios entre outros. Outro fator preponderante para o entendimento da similaridade de quantidade e caractersticas, entre os RSSS gerados na assistncia domiciliar e no atendimento convencional, est relacionado ao paciente, pois a mesma enfermidade tratada no domiclio tratada no hospital, cabendo, muitas vezes, a deciso pela transferncia, empresa de medicina de grupo, por questes de conteno de custos. Como abordado anteriormente, se comparadas as estatsticas da gerao de resduos dos Grupos A, B e E no Municpio de So Paulo, com as estimativas de gerao na assistncia domiciliar, segundo So Paulo (2005) e Siqueira (2003), respectivamente, observa-se mais claramente, luz das novas informaes, que os RSSS produzidos no domiclio so relevantes, pois representam cerca de 10% da produo diria do total de RSSS atualmente gerenciados pela Prefeitura do Municpio de So Paulo. No se pode deixar de considerar, ainda:

Que a produo de RSSS no atendimento domiciliar informal, altera qualquer tentativa de estatstica das quantidades geradas, pois no existem informaes acerca desse grupo de geradores; e

A conseqente destinao incorreta dos resduos, devido a ausncia de um Plano de Manejo adequado; fato que faz crer, que essa pequena parcela de resduos poder contaminar uma parte maior de outros resduos.

6.2

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O MANEJO DE RESDUOS NA ASSISTNCIA DOMICILIAR Levando-se em considerao as ponderaes feitas at aqui, foi identificado um

grande potencial de riscos, presente e futuro, ao qual a sociedade e o ambiente esto expostos, riscos estes de origem biolgica, qumica ou radioativa, como explica Takayanagui (2005). Aponta como de extrema necessidade, uma nova postura de todos os envolvidos, no sentido de fazer valer o que as legislaes preconizam para os RSSS, principalmente a Resoluo da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA RDC no 306/04 e do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA no 358/05, bem como de melhor adaptlas ao ambiente da assistncia domiciliar. O simples fato de os resduos gerados durante o perodo de assistncia domiciliar terem caractersticas semelhantes aos hospitalares j seria fator determinante para essa nova postura; porm, pode-se destacar outras situaes:

Se no havia legislao que vinculasse a assistncia domiciliar aos servios de sade, a partir da Resoluo ANVISA RDC no 33/03, esse vnculo passou a existir, sendo ratificado, no final de 2004, quando foi substituda pela RDC no 306, segundo informado em Brasil (2004). A prpria Consulta Pblica no 81 (10/10/2003) da ANVISA, que dispe sobre o regulamento tcnico e contm as normas de funcionamento de servios que prestam assistncia domiciliar, d destaque aos cuidados com esses resduos, conforme Brasil (2003). Diante da exigncia do PGRSS por resoluo federal, a no adoo dessa prtica configurase como crime ambiental, segundo o Artigo 60 da Lei Federal 9.605.

Pela definio da Norma da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, NBR 10.004/2004, os RSSS so perigosos. Pelo fato de as empresas responsveis por essa modalidade de servio no adotarem procedimentos para o manejo adequado, os resduos produzidos durante o tratamento so adicionados aos resduos domiciliares.

A populao mundial na faixa etria dos idosos est aumentando. Em particular, o Brasil ter a sexta maior populao de idosos em 2025, chegando ao nmero de 30 milhes, aproximadamente, conforme So Paulo (2005) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2002).

Como, em princpio, os idosos so a maioria beneficiada por essa modalidade de atendimento, tal fato potencializa cada vez mais a utilizao da assistncia domiciliar como ferramenta de diminuio de custos para as empresas de seguro sade e assistncia mdica; possibilitando aumentar a rotatividade dos leitos em hospitais e para uma melhor qualidade no atendimento.

Assim sendo, diante das observaes precedentes e ratificando as informaes anteriormente abordadas por sugesto de Matsuda (2000), que identifica como imprescindvel a concepo de um manual abordando o manejo dos RSSS durante o perodo do tratamento do paciente em sua residncia, foi elaborado o Manual de Procedimentos para o Manejo de Resduos na Assistncia Domiciliar, o qual deve ser considerado como o precursor de uma eventual discusso para sua adequao efetiva. certo que j h situaes que carecem de anlise adicional, ou seja:

A participao do morador: apesar de o morador no ter um papel estabelecido no Plano de Manejo, acaba participando e, por vezes at substituindo o cuidador, o que se entende como vivel, pois a enfermagem e o cuidador s devem centrar esforos e ateno ao paciente. Quando tal situao for necessria, deve-se ter uma srie de cuidados. Esse familiar deve ser treinado de tal forma que os resultados sejam satisfatrios e sem a criao de situaes de risco.

Lixeiras: de maneira geral, o que se percebe que a prpria famlia quem providencia a compra das lixeiras envolvidas no processo, seja pelo baixo custo, por necessidade ou para cobrir a falha na operao. Observa-se ainda que a quantidade de lixeiras varia muito, de residncia para residncia, de acordo com a quantidade dos resduos gerados, da forma que se administra as questes relativas aos resduos e principalmente quanto ao nmero de coletas semanais. Sugere-se a existncia de duas lixeiras, uma para o quarto, de tamanho pequeno para obrigar a retirada freqente dos resduos e outra lixeira maior no local onde ir ser feita a armazenagem dos resduos at a coleta externa, com possibilidade de acondicionar um volume maior que a instalado no quarto. A responsabilidade pelo fornecimento das lixeiras, em princpio, da empresa de assistncia domiciliar, porm poder

10

ser alvo de acerto comercial entre as partes, como ocorre com outros itens mais importantes, como medicamentos, fraldas etc.

O papel da municipalidade e dos conselhos de classe: a municipalidade e os conselhos, por meio dos rgos de comando e controle e das equipes de fiscalizao, tm papel fundamental no desenvolvimento equilibrado das operaes da assistncia domiciliar no Brasil, pois podem e devem exercer a sua funo de fiscalizador das condies de funcionamento das empresas, indo alm disso, permitindo somente a abertura e funcionamento de empresas que cumprem com as exigncias legais.

O gerador do resduo de servios de sade na assistncia domiciliar: do ponto de vista das legislaes existentes, h duas possibilidades de caracterizao dos responsveis pela gerao dos resduos (ser o paciente, sempre que estiver sem o amparo de qualquer empresa; ser a empresa de assistncia domiciliar, quando o paciente estiver sob os seus cuidados, como se cada residncia fosse um quarto de um hospital e a empresa de assistncia fosse o prprio hospital).

O transporte informal: apesar de freqente, o transporte inadequado deve deixar de ocorrer, pelos riscos envolvidos e pelas leis existentes. Indicadores de desempenho para gesto do RSSS domiciliar: devem ser encarados como grandes aliados no processo de gesto dos resduos e quanto mais adaptados realidade domiciliar, melhor sero os seus resultados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BIDONE, F. R. A.; POVINELLI, J. Conceitos bsicos de resduos slidos. So Carlos: EESC/USP, 1999. 120p. BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC no 306, de 07 dez. 2004. Aprimora, atualiza e complementa os procedimentos na Resoluo RDC no 33, de 25 de fevereiro de 2003. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/>. Acesso em: 14 jun. 2004. ____. Consulta Pblica da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria no 81, de 10 de outubro de 2003. Dispe sobre o regulamento tcnico contendo as normas de funcionamento de servios que prestam assistncia domiciliar. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 27 nov. 2003.

11

_____. Ministrio da Sade. Portaria no 2.416, de 23 mar. 1998. Estabelece requisitos para credenciamento de hospitais e critrios para realizao de internao domiciliar no SUS. Braslia: Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, 1998. CENTRO PAN-AMERICANO DE ENGENHARIA SANITRIA E CINCIAS DO AMBIENTE. Guia para o manejo interno de resduos slidos em estabelecimentos de sade. Traduo Carol Castillo Argello. Braslia: Organizao Pan-Americana de Sade, 1997. 64p. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 242p. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. Disposal tips for home health care. Washington: EPA, 1998. 10p. ____. Medical waste management in the United States: second interim report to congress executive summary. New York: EPA, 1990. 4p. FERNANDES, A. T. (Coord.); FERNANDES, M. O. V.; RIBEIRO FILHO, N. Infeco hospitalar e suas interfaces na rea da sade. So Paulo: Atheneu, 2000. 1806p. FERREIRA, J. A.; ANJOS, L. A. Aspectos da sade coletiva e ocupacional associados gesto dos resduos slidos municipais. Caderno de Sade Pblica, Janeiro, v.17, n.3, p.689-696, 2001. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002.175p. HEBLING, E. Direito de sorrir dos idosos. FOP UNICAMP, Campinas, 18 abr. 2005. Disponvel em: <http://www.fop.unicamp.br/portal/>. Acesso em: 14 jun. 2005. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Perfil dos municpios brasileiros: 2002. Pesquisa de informaes bsicas municipais: presso, estado e resposta: o meio ambiente em escala municipal. Rio de Janeiro: IBGE, 2005. MATSUDA, A. Proposals on the management of the wastes from the home health care. The Japanese Journal of Clinical Pathology. Supplement 112, p. 76-88, May 2000. NAKAGAWA, A. et al. Influncia do atendimento mdico domiciliar no tratamento de pacientes com doenas crnicas. Revista de Administrao em Sade, So Paulo, v.5, n.19, p.26-30, abr./jun. 2003. PEREIRA, M. J. B. O trabalho da enfermeira no servio de assistncia domiciliar: potncia para (re)construo da prtica de sade e de enfermagem. 2001. Tese (Doutorado) EERP/USP, Ribeiro Preto, 2001. Rio de

12

RISSO, W. M. Gerenciamento de resduos de servios de sade: a caracterizao como instrumento bsico para abordagem do problema. 1993. 162f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1993. SO PAULO. Secretaria de Servios e Obras. Departamento de Limpeza Urbana LIMPURB. Informaes sobre coleta, transporte e tratamento de RSSS e sobre homecare no Municpio de So Paulo. So Paulo: LIMPURB, 2005. (Relatrio tcnico) SIQUEIRA, A. O. Estatsticas Totallix. So Paulo: [s.n.], 2003. (Relatrios internos,

analticos e consolidados, sobre estimativas de produo de RSSS de pacientes em assitncia domiciliar). TAKAYANAGUI, A. M. M. Gerenciamento de resduos de servios de sade. In: PHILLIPI JR, A. (Editor). Saneamento, sade e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentvel. Barueri: Manole, 2005. p.323-374. TAVOLARI, C. E. L. et al. O desenvolvimento do Home Health Care no Brasil. Revista de Administrao em Sade, Rio de Janeiro, v.3, n.9, 2000. VAZ, J. C. Assistncia domiciliar sade. Rio de Janeiro: BNDES, 1994. Disponvel em: <http://www.federativo.bndes.gov.br/>. Acesso em: 14 out. 2005.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche