Sei sulla pagina 1di 3

EXCLUSO SOCIAL E CRIMINALIDADE

Considera-se aqui a excluso social, essencialmente como: Uma situao de falta de acesso s oportunidade oferecidas pela sociedade aos seus membros. Desse modo, a excluso social pode implicar privao, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausncia de cidadania, se, por esta, se entender a participao plena na sociedade, aos diferentes nveis em que esta se organiza e se exprime: ambiental, cultural, econmico, poltico e social. Da que a exluso social seja necessariamente multidimensional e se exprima naqueles diferentes nveis (ambiental, cultural, econmico, poltico e social), no raramente sendo cumulativa, ou seja, compreendendo vrios deles ou mesmo todos. Este estudo focaliza o processo de excluso social e as conseqncias dele decorrentes. Destaca a criminalizao resultante da vulnerabilidade da populao procedente da pobreza. O panorama de nossa realidade se traduz em criminalizao da pobreza. O trabalho est diretamente ligado a esta triste realidade, pois na luta pela sobrevivncia, considerando as chances negadas, a situao catica e deteriorada do modo de vida, a vulnerabilidade leva a criminalizao, a criminalizao dos excludos. Os indicativos apontam que o ser humano, tendo o seu desenvolvimento desde a infncia, desprovido de parmetros norteadores para uma vida digna, estabelece uma relao permeada pelas leis de sobrevivncia de seu ambiente cultural com seus valores e regras distintas e muitos acabam inserindo-se no territrio da criminalidade. Tal situao nos indica que os mesmos fatores que geram misria, evoluo das desigualdades sociais e a grande concentrao de renda nas mos de uma minoria, contribuem no direcionamento ao criminal. Tais conseqncias tm implicaes com o modelo de desenvolvimento socioeconmico, ou seja, os determinantes econmicos, polticos e sociais so responsveis em grande parte pela intensificao da violncia, evidenciando que o aumento progressivo do problema nos ltimos anos, tem suas razes mais antigas. O papel do Estado mnimo mas o de represso passa a ser elevado, basta ver o crescimento desproporcional da populao carcerria, o que implica alm do aumento da misria, que a mentalidade do poder judicirio predominantemente punitiva.

As causas da injustia social do Brasil so inmeras, j o dissemos. Nossa herana escravocrata gerou uma mentalidade de indiferena em relao desigualdade, violncia e excluso e o Brasil acostumou-se s injustias, como se fosse natural a convivncia entre tanta desigualdade de alguns com a riqueza e prazeres de outros. O Brasil habituou-se a conviver com a violncia, com o lado feio da vida: o da excluso social. O incio se deu com os negros, logo aps a libertao, vindo a ser os primeiros excludos de nossa histria recente. O Brasil possui o triste papel de lder mundial em se tratando de desigualdades sociais. O

pas possui uma das piores seno a pior distribuio de renda do mundo, por razes que tm razes em seu passado histrico. A reduo da pobreza e da desigualdade poder ser alcanada atravs da gerao de empregos e de trabalho e a ampliao de oportunidades de renda. Os desajustes causados pela excluso de parte crescente da populao mundial dos benefcios da economia global e a progressiva concentrao de renda constituem-se no grande problema das sociedades atuais, sejam pobres ou ricas. O desemprego destri a vida familiar e a esperana para construir um futuro melhor. Suas conseqncias so o aumento da violncia, insegurana, crianas subnutridas, corrupo em geral, menos crianas nas escolas etc. Um salrio mnimo vergonhoso, que no pode suprir as necessidades bsicas e que a cada dia tem seu valor reduzido, a esperana diria de cada cidado brasileiro que no teve melhores condies para uma vida mais digna. O desemprego leva perda dos valores, da esperana e a vida humana reduzida mera "sobrevivncia". O desemprego que atualmente atinge o Brasil a causa de das manifestaes de descontentamento que vemos todos os dias e do aumento da massa de menos favorecidos. O desemprego, mal maior e causa de indignidade a que esta submetido o trabalhador brasileiro, um dos piores problemas de excluso social. Conseqentemente, gera maiores desigualdades e injustias sociais e coloca nosso pas no cenrio internacional com altos ndices de criminalidade, milhes de miserveis, carentes e subnutridos. uma realidade incontestvel, da qual nenhum de ns pode fugir ou negar.

Existe um estudo que nos permite acreditar que a meritocracia justifica o processo de excluso social. Isso se deve ao seguinte : Meritocracia, como j estudado, a recompensa de acordo com o mrito aplicado. De acordo com isso, pode-se concluir que quem no teve oportunidade de receber uma educaco de qualidade, o que um problema da excluso social, nao tem a oportunidade de se destacar em alguma profisso que seja bem remunerada, o que torna essa parte da populaco essencialmente desprivilegiada. claro que isso no uma constancia, e sim o caso da maioria. preciso muito investimento nas reas essencias, como sade e educaco. Com a ascenco economica do Brasil no cenrio mundial prevista a melhora nesses setores, e existem tambm diversos projetos que pretendem mudar a triste realidade atual. Se cada um respeitar a vida e individualidade dos outros e se preocupar em ajudar o pas como um todo a crescer, futuramente talvez poderemos ver o Brasil como um pas desenvolvido, que supre as necessidades de toda a populaco e visa um crescimento progressivo na economia e poltica mundial, estimulando os recursos que permitem tornar esse ideal possvel .

Isabella Marcon Marques de Oliveira H3

SOCIOLOGIA

Potrebbero piacerti anche