Sei sulla pagina 1di 1

Lei da reunio de pais e mestres

Regular o comparecimento obrigatrio de pais e/ou responsveis em reunies de pais e mestres

Proposta de Lei
Obrigatoriedade de comparecimento, de pais e/ou responsveis por menor regularmente matriculado em Estabelecimento de Ensino da rede pblica ou particular, nas reunies bimestrais de pais e mestres.

Art. 1 Nas reunies bimestrais de pais e mestres, o comparecimento de pais ou responsveis por aluno menor, que esteja regularmente matriculado na rede pblica ou particular, ter carter obrigatrio. Art. 2 O Estabelecimento de Ensino responsvel pela reunio, dever providenciar o devido comprovante, a fim de que pais ou responsveis que compaream nas reunies citadas no artigo acima, possam se for necessrio, abonar a respectiva falta a sua atividade profissional. Art 3 O no comparecimento implicar em multa aos pais ou responsvel e suspenso do aluno.

Justificao / Exposio de Motivos


Proposta Comentrios Voltar ao Eu Legislador

Na Constituio da Repblica Federativa do Brasil consta o seguinte: Art. 205, Inciso nico: "A educao, direito de todos dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho". Art. 227, caput: " dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, a sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e a convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso".

Nesse sentido, o comparecimento de pais ou responsveis em muito ajudaria ao processo scio-educativo dos alunos, visto que ao professor cabe apenas observar e corrigir, de maneira generalizada, os comportamentos inadequados em sala de aula. O efetivo engajamento na correo das citadas atitudes cabe queles que convivem e so, legalmente, os responsveis pela conduta social dos menores sob sua responsabilidade. Dois outros fatores a serem observados so os seguintes: 1) No momento atual, onde a todo instante somos confrontados com atitudes extremas, que geralmente culminam com violncias inaceitveis praticadas por menores, imprescindvel que pais e/ou responsveis voltem a ter controle sobre queles por quem so responsveis. 2) A necessidade que nosso pas tem de melhorar seus indicadores scio-econmicos, visando finalmente ser inserido no rol dos pases desenvolvidos, por conseguinte, de capital importncia que o professor se dedique de forma integral a ensinar contedos escolares, e no se preocupar nica e exclusivamente com a socializao de alunos, coisa que deveria vir do bero.

Potrebbero piacerti anche